You are on page 1of 3

Vlvula Gaveta A principal caracterstica da vlvula gaveta est na sua mnima obstru...

Page 1 of 3

Vlvula Gaveta A principal caracterstica da vlvula gaveta est na sua mnima obstruo a passagem de fluxo, quando totalmente aberta, proporcionando baixa turbulncia, com um diferencial de presso quase insignificante. Isto possvel, porque o seu sistema de vedao (obturador) atua perpendicularmente a linha de fluxo. Normalmente as vlvulas gavetas so empregadas em processos onde no se necessitam operaes freqentes de abertura e fechamento, pois o seu manuseio mais lento quando comparado ao de outros tipos de vlvulas. No so aconselhveis para uso em regulagens e estrangulamentos, pois os obturadores em posio intermediria, como tambm as sedes, podem sofrer desgastes por eroso, em razo do brusco aumento de velocidade do fluido nessas circunstncias, proporcionando vibraes e rudos indesejveis. Vantagens Passagem totalmente desimpedida quando aberta Estanque para quaisquer tipos de fluidos Construo em ampla gama de tamanhos Aplicvel em ampla faixa de presso/temperatura Permite fluxo nos dois sentidos Desvantagens No indicada em operaes freqentes No se aplica a regulagem e estrangulamento do fluxo Ocupa grande volume devido ao movimento de translao do obturador Vlvulas Globo So normalmente empregadas em servios que requerem operaes freqentes de abertura e fechamento, bem como controle de vazo em qualquer graduao desejada. Estas vlvulas so caracterizadas em sua maioria pela forma globoidal do corpo. Permitem uma regulagem eficiente do fluido com desgastes mnimos por eroso, tanto na sede como no obturador e, em contrapartida, oferecem elevada perda de carga em virtude da brusca mudana da direo imposta ao fluido. Vantagens Permite o controle parcial do fluxo Abertura e fechamento mais rpido que da vlvula de gaveta As caractersticas construtivas da sede-obturador permitem estanqueidade total Manuteno favorecida pelo fcil acesso aos componentes internos, sem remover a vlvula da linha Aplicvel em ampla faixa de presso/temperatura Desvantagens No admite fluxo nos dois sentidos Perda de carga elevada

Vlvulas Angulares Possuem as mesmas caractersticas das vlvulas globo, exceto na configurao do corpo, onde as conexes de entrada e sada esto dispostas a 90 entre si. Estas vlvulas oferecem vantagens sobre a do tipo globo: Diminuem o nmero de conexes nas tubulaes de processo Propiciam perda de carga menor

Vlvulas Tipo Y Conhecidas tambm por vlvulas de passagem reta ou oblqua, possuem as mesmas caractersticas das vlvulas globo, exceto na configurao do corpo onde a sede, e conseqentemente, todo o sistema de abertura e fechamento, ficam em posio oblqua s conexes de entrada e sada dispostas axialmente. Estas vlvulas, alm de ocupar um espao menor do que as do tipo globo, proporcionam uma perda de carga menor do que as prprias angulares.

http://www.klappe.com.br/tipos_de_valv.htm

04/10/2011

Vlvula Gaveta A principal caracterstica da vlvula gaveta est na sua mnima obstru... Page 2 of 3

Vlvulas Agulha De funcionamento semelhante ao das vlvulas globo, diferem basicamente no elemento de vedao (plug agulha), que se caracteriza pela sua forma cnica aguda e pela brusca mudana de direo que sofre o fluido, em funo do posicionamento da sede no interior do corpo, acarretando elevada perda de carga. As vlvulas agulha so freqentemente utilizadas para regulagem fina, em sistema de vcuo, linha de vapor, ar, leo e lquidos em geral.

Vlvula de Reteno Horizontal Possui caractersticas semelhantes s das vlvulas globo e normalmente usada em conjunto como estas.Causa elevada perda de carga, decorrente da brusca mudana que sofre o fluido, e da necessidade de atravs da presso do fluido elevar o obturador e prover a abertura da vlvula. O fechamento ocorre quando h necessidade de inverso de sentido do fluxo, inexistindo presso do fluido no sentido de fechamento, acomodando-se sobre a sua sede. Vlvulas de reteno horizontal so utilizadas em linhas de alta velocidade de escoamento, para ar, gases, lquidos e vapores, no sendo recomendadas para fluido com teores elevados de slidos em suspenso. Para fluidos de alta viscosidade, os obturadores de esfera so os mais recomendveis.

Vlvula Reteno Tipo Y com Acionamento por Mola Tambm conhecida por vlvula de passagem reta ou tipo Y, possuem as mesmas caractersticas das vlvulas globo, exceto na configurao do corpo onde a sede, e, conseqentemente, o obturador fica em posio obliqua s conexes de entrada e sada dispostas axialmente. Esta construo proporciona uma menor perda de carga em relao do tipo globo.

Vlvula Reteno Vertical Seu principio de funcionamento idntico ao descrito anteriormente. Porm, a vlvula se posiciona verticalmente, e o obturador se alinha axialmente com as conexes de entrada e sada, o que no impe mudana na direo do fluxo. Assim, a perda de carga sofrida pelo fluido menor do que a acarretada pela execuo da horizontal.

Vlvula Reteno Portinhola Normalmente apresenta como obturador um disco (portinhola) fixo ao extremo de uma haste articulada, pilotada superiormente por um eixo paralelo sede da vlvula. A obstruo do escoamento se d quando o fluido no apresenta presso suficiente para manter a portinhola aberta (tendncia de inverso no sentido de escoamento). Esse tipo construtivo acarreta perda de carga mnima e recomendado para ser usado em conjunto com vlvulas de passagem livre. Reteno com portinhola indicada para operar em linhas de lquidos, gases e vapor saturado, sujeitas a pequenas tendncias de inverso de sentido do fluxo, visando-se evitar a vibrao que tais tendncias causariam, durante o escoamento do fluido, a este tipo construtivo. No se recomendam para fluxos pulsantes e/ou com alta velocidade de escoamento.

http://www.klappe.com.br/tipos_de_valv.htm

04/10/2011

Vlvula Gaveta A principal caracterstica da vlvula gaveta est na sua mnima obstru... Page 3 of 3

Vlvula Esfera Este tipo de vlvula normalmente utilizada para bloqueio em linhas de uso geral caracterizada pela forma esfrica do elemento de vedao. A vlvula esfera basicamente uma adaptao ou derivao da vlvula macho. Ao invs de ser usado um macho com formato cnico ou cilndrico usados uma esfera com orifcio. Esta gira entre sedes resilientes. Caracteriza-se tambm pela sua rapidez na operao necessrio apenas um quarto de volta para se operar este tipo de vlvula. Oferece tima estanqueidade, mesmo em alta presso e perda de carga quase desprezvel (quando construda em passagem plena). A vlvula esfera no recomendada para servios de regulagem de fluxo, devido a geometria do seu obturador esfera. Vantagens Abertura e fechamento rpidos As caractersticas construtivas do conjunto-sede, bem como os materiais utilizados neste conjunto, garantem acionamento suave e estanqueidade total. Baixa perda de carga, quando construda em passagem plena. Aplicveis em ampla gama de presses. Desvantagens A necessidade de utilizao de materiais resilientes nas sedes, limita a gama de temperatura de utilizao deste tipo de vlvula. No indicada sua utilizao em fluidos que possuam camadas slidas em suspenso. No so recomendadas para controles de vazo parciais.

http://www.klappe.com.br/tipos_de_valv.htm

04/10/2011

You might also like