You are on page 1of 16

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR PROF.

ALESSANDRO BASTOS

INTRODUO A PTICA GEOMTRICA


INTRODUO Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossvel viver. Afinal como seria o mundo sem luz ? Podemos dizer que a luz uma forma de energia radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnticas. o agente fsico responsvel pela produo da sensao visual. O estudo da luz realizado pela ptica, que dividida, em: PTICA GEOMTRICA - Estuda e analisa o comportamento e a trajetria da propagao luminosa. PTICA FSICA - Estuda a natureza da luz. FONTES DE LUZ Todos os corpos que emitem luz so chamados fontes de luz. Podemos distinguir dois tipos: Fontes primrias ou corpos luminosos so as fontes que possui luz prpria. Exemplos: O Sol, as estrelas, uma lmpada acesa, etc. Fontes secundrias ou corpos iluminados so as fontes que no tm luz prpria. Exemplos: a Lua, o livro, sua roupa, uma caneta, uma parede, etc. ATENO: Quanto as dimenses, as fontes de luz podem ser classificadas em: Fontes pontuais ou puntiformes, quando suas dimenses so desprezveis em relao a um ambiente em estudo ou uma fonte representada por um nico ponto emitindo infinitos raios de luz. Exemplo: uma pequena lmpada num estdio de futebol.

Fontes extensas, quando suas dimenses so relevantes a um ambiente em estudo ou uma fonte constituda de infinitos pontos de luz. Exemplos: Uma lmpada prxima a um livro, o Sol iluminando a Terra, etc.

Quanto ao tipo, classificamos a luz emitida pelas fontes em: Luz monocromtica ou simples a luz de uma nica cor, como a luz monocromtica amarela emitida pelo vapor de sdio, nas lmpadas. Luz policromtica ou luz composta a luz resultante da mistura de duas ou mais cores, como a luz branca do Sol ou a luz emitida pelo filamento incandescente da lmpada comum. A luz branca emitida pelo Sol, uma luz policromtica constituda por um nmero infinito de cores, as quais podem ser divididas em sete cores principais (as cores do arco ris) : vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. VELOCIDADE DA LUZ Para qualquer que seja o tipo de luz, verifica-se que sua velocidade de propagao no vcuo constante e, aproximadamente, igual a 300.000 km/s. Mas nos meios materiais a velocidade da luz assume valores diferentes, sempre menores que 300.000 km/s, e em qualquer meio decresce no sentido da luz vermelha para a violeta. ANO-LUZ uma unidade de comprimento muito utilizada para medir distncias astronmicas. O ano-luz corresponde a distncia que a luz percorre no perodo de um ano e equivale a aproximadamente 9,46 x 1015 m. A estrela Alfa da constelao do Centauro a estrela mais prxima do Sol, e dista "apenas" 4,3 anos-luz do Sol. RAIO DE LUZ Linha orientada que representa a trajetria seguida pela luz.

FEIXE LUMINOSO OU PINCEL DE LUZ um conjunto de raios luminosos. Existem trs tipos de feixes ( pincel ) luminosos.

MEIOS PTICOS Meio Transparente aquele meio que permite a propagao regular da luz possibilitando a formao de uma imagem ntida dos objetos. Exemplos: ar, vidro, papel celofane, etc. Meio Translcido o meio que permite a propagao irregular da luz e observador no v o objeto com nitidez atravs do meio. Exemplos: vidro fosco, papel vegetal, tecido fino, etc. Meio Opaco o meio que no permite a propagao da luz. Exemplos: parede, madeira, tijolo, etc. FENMENOS PTICOS Reflexo regular: a luz incidente em S volta ao mesmo meio, regularmente. Ocorre quando S uma superfcie metlica bem polida ( espelhos ).

Reflexo irregular ou Difuso: a luz incidente em S volta ao mesmo meio, irregularmente. Ocorre quando S uma superfcie rugosa.

Refrao: a luz incidente atravessa S e continua a se propagar no outro meio. Ocorre quando S separa dois meios transparentes (ar e gua, gua e vidro, etc.)

Absoro: a luz incidente em S no se reflete e nem se refrata. A luz, que uma forma de energia radiante, absorvida em S, aquecendo-a. Ocorre, por exemplo, nos corpos de superfcie preta ( corpos negros ).

A COR DOS OBJETOS A cor apresentada por um corpo, ao ser iluminado, depende do tipo de luz que ele reflete difusamente. A luz branca constituda por uma infinidade de cores que podem ser divididas em sete cores: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. Um observador v cada corpo com uma determinada cor, da seguinte maneira: se a luz incidente no corpo branca ( composta de todas as cores ) e o corpo absorve toda a gama de cores, refletindo apenas a azul, o corpo de cor azul. Ento, o corpo branco aquele que reflete difusamente toda a luz branca incidente e o corpo negro aquele que absorve todas as cores, no refletindo difusamente nenhuma cor.

PRINCPIOS DA PTICA GEOMTRICA Nossos estudos sobre a ptica feito basicamente atravs do conceito do raio de luz e princpios da propagao geomtrica. So estes: Princpio da propagao retilnea da luz "Nos meios transparentes e homogneos a luz se propaga em linha reta." Exemplo: A formao de sombras e penumbras. Princpio da independncia dos raios luminosos "Se dois ou mais raios de luz, vindos de fontes diferentes, se cruzam, eles seguem suas trajetrias de forma independente, como se os outros no existissem." Exemplo: O uso simultneo de vrios refletores durante um show. Princpio da reversibilidade dos raios de luz "Se um raio de luz se propaga em uma direo e em sentido arbitrrios, outro poder propagar-se na mesma direo e em sentido oposto." Exemplo: o que observamos quando olhamos pelo espelho de um retrovisor e percebemos que algum nos observa atravs dele." SOMBRA E PENUMBRA Sombra uma regio do espao que no recebe a luz direta da fonte. Penumbra uma regio que recebe apenas parte da luz direta da fonte.

ECLIPSE DO SOL E DA LUA A palavra eclipse significa "ocultao", total ou parcial, de um astro pela interposio de um outro, entre o astro e o observador, ou entre um astro luminoso e outro iluminado.

Eclipse total do Sol visualizado quando o observador se encontra numa regio de sombra da Lua. Eclipse parcial do Sol visualizado quando o observador se encontra numa regio de penumbra da Lua. Eclipse total da Lua visualizado quando o observador se encontra numa regio de sombra da Terra. Eclipse parcial da Lua visualizado quando o observador se encontra numa regio de penumbra da Terra. FASES DA LUA O movimento de translao da Lua ao redor da Terra tem durao aproximada de 27,3 dias e, durante esse movimento, a face da Lua voltada para a Terra pode no coincidir com aquela iluminada pela luz solar. Quando a face da Lua voltada para a Terra a no-iluminada pelo Sol temos a fase da lua nova. A fase da lua cheia ocorre quando a face voltada pela Terra a face iluminada pelo Sol. Na passagem da lua nova para a lua cheia temos a fase do quarto crescente, quando apenas um quarto da superfcie da Lua visvel, e na passagem da lua cheia para a lua nova, a fase do quarto minguante.

CMARA ESCURA Esta cmara uma aplicao prtica do princpio de propagao retilnea da luz. Podemos associar esta cmara a uma mquina fotogrfica rudimentar. A cmara possui um pequeno orifcio para a entrada da luz que vai incidir num anteparo ( onde formada a imagem do objeto).
o ..... tamanho do objeto i ...... tamanho da imagem formada no anteparo da cmara D ..... distncia do objeto at a cmara d ..... comprimento profundidade da cmara ) ( ou

REFLEXO DA LUZ E ESPELHOS PLANOS


INTRODUO A reflexo da luz o fenmeno ptico no qual um raio luminoso, aps incidir sobre uma superfcie polida, retorna ao meio de origem. Pode ser classificada em: reflexo regular e reflexo difusa. A reflexo regular ocorre quando um feixe de raios paralelos incide sobre uma superfcie polida (como um espelho)e volta ao meio inicial, mantendo o paralelismo entre os raios refletidos.

A reflexo difusa ocorre quando um feixe de raios paralelos incide sobre uma superfcie no polida, como uma parede pintada ou uma pgina de um livro.\

Os raios luminosos retornam ao meio de origem espalhados em todas as direes.

LEIS DA REFLEXO N ... reta normal i ... ngulo de incidncia r ... ngulo de reflexo.

1a Lei
i=r

2a Lei
A reta normal. O raio incidente e o raio refletido so coplanares IMAGEM DE UM OBJETO PONTUAL EM UM ESPELHO PLANO
O objeto e a imagem so simtricos em relao ao espelho, isto , se encontram mesma distncia dele.

Quando a imagem formada pelos prolongamentos dos raios refletidos, ela dita virtual

IMAGEM DE UM CORPO EXTENSO


O tamanho do objeto igual ao tamanho da imagem

Para um observador na frente do espelho, tudo se passa como se a luz recebida por ele tivesse origem no ponto A'.

Geometricamente a imagem do coelho fica localizada atrs do espelho, sendo formada pelo prolongamento dos raios refletidos (imagem virtual).

DESLOCAMENTO E VELOCIDADE DA IMAGEM Translao de um Espelho Plano


Quando temos um objeto fixo diante de um espelho e provocarmos o deslocamento do espelho na horizontal, como mostramos na figura abaixo, dizemos que o espelho sofreu uma translao. Este deslocamento provoca a mudana de posio da imagem. Veja a figura a seguir.

ROTAO DE UM ESPELHO PLANO


Se um espelho sofre uma rotao de um ngulo refletido sofre uma rotao 2 . , o raio

CAMPO VISUAL DE UM ESPELHO PLANO Consideremos um observador diante de um espelho plano. Por reflexo no espelho, o observador v certa regio do espao. Essa regio chama-se campo visual do espelho em relao ao olho O do observador.
O observador v por reflexo apenas os pontos 3 e 4 que esto localizados exatamente no campo visual do espelho em relao ao olho O do observador.

ASSOCIAO DE ESPELHOS PLANOS Quando a luz, refletida por um espelho atingir um outro, dizemos que os espelhos esto associados. Existem dois tipos de associao, que veremos a seguir: a) Associao em paralelo O nmero de imagens formadas infinito, pois, cada imagem de um espelho faz o papel de um novo objeto para o outro espelho, e assim sucessivamente. b) Associao Angular

Considerando o ngulo formado por dois espelhos planos com as superfcies refletoras se defrontando, teremos um nmero de imagens N.

Exemplo 05
(E. E. Mau) Um ponto luminoso A est distncia b de um espelho plano horizontal e 2b de um espelho plano vertical. Lana um raio de luz que se reflete no espelho horizontal, depois no vertical e atinge um ponto B, situado distncia 2b do espelho horizontal e b do espelho vertical. Calcule a distncia por ele percorrida.

Soluo

Exerccio 01
(UFES) Num salo quadrado, de lado a, o cabelereiro situa-se no ponto P, defronte a um espelho plano pendurado no meio da parede AN. Se a distncia do cabelereiro parede b, qual deve ser a largura mnima do espelho para que ele possa visualizar toda a largura L da porta de entrada, s suas costas ? a) L.b/a b) L.b/(a - b) c) L.b/(a + b) d) L.(a - b)/b e) L.(a + b)/b

Exerccio 02
(Fatec-SP) Antnio est de p, diante de um espelho plano vertical; a distncia entre ambos 2,5 m. Antnio observa sua imagem. Benedito empurra o espelho em direo a Antnio; a distncia entre Antnio e o espelho diminui para 1,5 m. a) A distncia de Antnio sua imagem diminui de 2,0 m. b) A altura da imagem de Antnio aumenta. c) A distancia de Antnio sua imagem diminui de 1,0 m. d) O ngulo visual da imagem de Antnio diminui. e) Nenhuma das anteriores.

Exerccio 03
(ITA-SP) Um raio luminoso incide com um ngulo em relao normal, sobre um espelho plano refletor. Se esse espelho girar de um ngulo igual a em torno de um eixo que passa pelo ponto P e perpendicular ao plano da figura, qual o ngulo de rotao do raio refletido?

a) b) 3,5 c) 2,1 d) 2,0 e) 4,0

Exerccio 04
(UFPA) Um ponto luminoso est colocado entre dois espelhos planos que formam entre si ngulo de 45. O nmero de imagens desse ponto luminoso igual a: a) 8 b) 7 c) 10 d) 11 e) 12

Exerccio 05
(PUC-RJ) Quais dos objetos A, B, C, D e E so vistos pelo observador P ao olhar para o espelho plano esquematizado ?

a) A, B, C, D e E b) A, E e B c) A, B e C d) B, C e D e) C, D e E

You might also like