You are on page 1of 4

Tecnologia da Informao (TI) Conceitos: Recursos tecnolgicos e computacionais para gerao e uso da informao.

Todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informaes, tanto de forma sistmica, como espordica, quer esteja aplicada ao produto, quer seja aplicada no processo Tecnologia (do grego "ofcio" e "estudo") um termo que envolve o conhecimento tcnico e cientfico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. A Tecnologia da Informao (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as actividades e solues providas por recursos de computao. Na verdade, as aplicaes para TI so tantas - esto ligadas s mais diversas reas - que existem vrias definies e nenhuma consegue determin-la por completo. Tambm utilizada para designar o conjunto de recursos no humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicao da informao, bem como o modo como esses recursos esto organizados em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. A TI no se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicao de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informtica, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produo e operao, ao suporte de hardware, etc. A sigla TI, tecnologia da informao, abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informtica. a difuso social da informao em larga escala de transmisso, a partir destes sistemas tecnolgicos inteligentes.

Componentes da TI Hardware e seus dispositivos perifricos; Software e seus recursos; Sistemas de telecomunicaes; Gesto de dados e informaes. Para efetiva gesto da Tecnologia da Informao fundamental a anlise da viabilidade (custos, benefcios mensurveis e no mensurveis e respectivos resultados). Alm da anlise de custos, benefcios, riscos e viabilidade, ainda ser necessrio dar ateno para mais estes itens: Respeitar a legislao vigente, evitando a pirataria; Estabelecer um plano de necessidade e de contingncia para atender a eventuais deficincias de funcionrios; Focar a inteligncia empresarial e no a tecnologia propriamente dita;

Elaborar um plano de gesto da mudana decorrente da introduo da tecnologia no contexto organizacional Porque voc precisa aprender sobre TI? Os impactos organizacionais da TI esto crescendo rapidamente, especialmente com a introduo da Internet e do Comrcio Eletrnico. Estamos nos tornando mais e mais dependentes dos sistemas de informao. Uma funo importante ser um facilitador de atividades e processos organizacionais. Esse papel se tornar mais importante com o passar do tempo. Portanto necessrio que cada gerente e membro profissional da equipe aprenda sobre a TI. Finalmente voc precisa da TI porque conhecer a respeito da tecnologia da informao tambm podem aumentar suas oportunidades de emprego. Embora a informtica elimine algumas carreiras, ela tambm cria muitas outras. Referncias Bibliogrficas Tecnologia da informao transformando as organizaes e o trabalho. Fernando Guilherme Tenrio. FGV Editora, 2007 Tecnologia da Informaao para Gestao. EFRAIM TURBAN, JAMES C. WETHERBE, EPHRAIM MCLEAN Edio 3 Bookman, 2002. O Manual da Internet- LAQUEY, Tracy- Rio de JaneiroCampus-1994 Introduo Informtica- NORTON, Peter- So Paulo- Makron Books-1997 Tecnologia de Informao: o uso de TI pelas empresas que obtm vantagem competitiva/ Richard E. Walton; traduo: Edson Luiz Riccio. So Paulo: Atlas,1993; Como elaborar e implementar o planejamento estratgico de sistemas de informao / Jos Davi Furlan. So Paulo: Makron, McGraw-Hill,1991; Administrao de Tecnologia da Informao, teoria e prtica. Efraim Turban; R. Kelly Rainer Jr.; Richard E. Potter. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

You might also like