You are on page 1of 12

__________________________________________________

COMIL

AERAO

MANUAL DE OPERAO E MANUTENO

Cd.: 046249

02/2008

COMIL
____________________________________________________

NDICE
PREZADO CLIENTE: ..........................................................................................................................................................3 AERAO: o que ?......................................................................................................................................................4 O que ocorre com os gros sem Aerao? .....................................................................................................4 O que ocorre com os gros quando aerados?................................................................................................4 Pode-se fazer aerao em dia de chuva?........................................................................................................9 TIPOS DE AERAO: ......................................................................................................................................................10 A B C D RESFRIAMENTO: ................................................................................................................................................10 MANUTENO: ..................................................................................................................................................11 AERAO CORRETIVA: ...................................................................................................................................12 AERAO COM SECAGEM: ............................................................................................................................12

COMIL
____________________________________________________ PREZADO CLIENTE:

A COMIL SILOS E SECADORES deseja inicialmente expressar sua satisfao em poder registr-lo como mais um proprietrio de seus produtos. Agradecemos sua preferncia e temos a certeza que ao escolher o nosso equipamento voc ficar satisfeito com a qualidade e eficincia comprovada deste produto. A seguir descreveremos o manual com instrues de operao e manuteno, que devidamente observadas sero garantia do bom funcionamento, com segurana e durabilidade do equipamento. Recomendamos a sua leitura atenta antes de colocar o equipamento em funcionamento.

Para dvidas ou esclarecimentos, utilize nossa assistncia tcnica, teremos a maior satisfao em atend-lo.
(045) 2101-5010 BR 277 KM 598 CEP 85804-200 - Cascavel - PR E-mail :assistncia@comil.com.br Site: www.comil.com.br

__________________________________________________ AERAO: o que ? Aerar consiste em forar o ar ambiente atravs da massa armazenada usando para isto um ou mais ventiladores, um sistema de dutos e chapas perfuradas adequadamente dimensionados para cada aplicao.

COMIL

O que ocorre com os gros sem Aerao?


Os gros so vivos e respiram e no processo de respirao liberam calor e gua. Por isto a massa sem aerao tende a aquecer-se e adquirir umidade.

O que ocorre com os gros quando aerados?


Quando promovemos a aerao nos gros, em um primeiro momento ocorrer o resfriamento (se o ar de aerao tiver temperatura mais baixa que os gros), e em um segundo momento obrigatoriamente ocorrero trocas de gua sob a forma de vapor. Ou seja, os gros que possuem certa umidade (quantidade de gua na forma de vapor) tendero a trocar esta gua com o ar que tambm possui uma quantidade de gua na forma de vapor. Estas trocas podem ocorrer no sentido gro consequentemente secando ou no sentido ar gros que como consequncia iro reumedecer. ar, ou seja, gros perdendo gua e gro ou seja, ar perdendo gua para os

IMPORTANTE:
O reumedecimento um processo bem mais lento que a secagem. Estas trocas ocorrem at o chamado Equilbrio Higroscpico, ou seja, at o momento em que ar e gros entram em equilbrio e cessam as trocas de gua.

COMIL
____________________________________________________ O Equilbrio Higroscpico um limite pr-definido e diferente para cada tipo de produto e est representado nas curvas e tabelas anexas.

FONTE: CENTREINAR

COMIL
____________________________________________________

FONTE: CENTREINAR

COMIL
____________________________________________________

FONTE: CENTREINAR

COMIL
____________________________________________________

FONTE: CENTREINAR

COMIL
____________________________________________________

EXEMPLOS:
Exemplo 1: Se tivermos ar a 20 oC e 70 % de Umidade Relativa, e SOJA armazenada com 15% b.u.. Ao fazermos aerao com que umidade tendero a ficar os gros? Cruzando as linhas de 20 oC com a de 70% de Umidade Relativa, vemos que se encontram na curva de 14% b.u.. Ou seja, o Soja tender a perder gua at o limite de 14% b.u..

IMPORTANTE:
Cuidar porque o processo de secagem com ar natural muito lento e sero necessrias muitas horas de aerao para reduzir a umidade dentro de toda a massa de gros. Exemplo 2: E se no exemplo anterior o produto fosse Milho? Cruzando as linhas de Temperatura e Umidade Relativa no grfico de Milho, vemos que o Equilbrio Higroscpico se d em 14,3 % b.u.. Exemplo 3: Ar: 20oC ; 80% UR Gros:Arroz 13 % b.u. Usando o processo anterior no grfico do arroz, vemos que os gros tendero a ficar com 15,3% b.u.. Ou seja, ocorrer um lento reumedecimento at 15,3% b.u. Atravs dos exemplos podemos ver como importante observar a qualidade do ar ambiente antes de acionar os ventiladores.

Pode-se fazer aerao em dia de chuva?


Sim. Desde que o produto dentro do silo esteja com temperatura mais alta que o ar de aerao. Neste caso no haver risco de reumedecer o produto pois os gros aquecidos j na primeira camada iro aquecer o ar de aerao e como consequncia reduzir sua umidade relativa (do ar).

S no recomendado ligar ventiladores se o produto estiver seco e frio.

COMIL
____________________________________________________ TIPOS DE AERAO:
A - RESFRIAMENTO:

O grande objetivo da aerao sempre o Resfriamento. Quanto mais frios esto os gros, tanto melhores so suas caractersticas. Isto pode ser observado no grfico de conservao abaixo:

FONTE: JEAN-CLAUDE LASSERAN

10

COMIL
____________________________________________________

IMPORTANTE:
Cabe salientar apenas que quando estamos fazendo o resfriamento de produto proveniente de secador, a primeira camada de gros deve ficar em repouso por 8 a 12 horas. Isto se faz necessrio para homogeneizar a massa e para que a umidade interna dos gros migre para a superfcie tornando possvel a sua remoo com a aerao. Esta preocupao existe somente para a primeira camada.
B - MANUTENO:

Aerao calculada para manter o produto armazenado com no mximo 14 % b.u. nas condies originais. Procedimento: Verificar as condies do ar ambiente, comparar com o grfico de Equilbrio Higroscpico e decidir se um momento bom de fazer aerao. ou Aguardar at que a massa fique com temperatura de 6oC acima da temperatura ambiente. Com este procedimento tem-se uma maior economia de energia. Porm, os clientes de regies com clima mais frio tero que conviver com um produto um pouco mais mido na base que no restante da massa e clientes de regies com temperaturas normalmente mais altas tero provavelmente uma super-secagem na primeira camada de gros. Se a opo for por este tipo de aerao, no importa a qualidade do ar de aerao (Umidade Relativa). Somente so importantes as Temperaturas. Em regies mais quentes, os horrios adequados so normalmente de madrugada.

IMPORTANTE:
Cuidar para que os gros no atinjam nunca temperaturas de 35 oC ou superiores. Temperaturas to altas comprometem com certeza a qualidade dos mesmos. Se a regio onde est instalado o silo for muito quente, resfriar o produto sempre que possvel, mesmo que a diferena entre a temperatura do ar e dos gros seja de por exemplo 3oC.

11

COMIL
____________________________________________________
C - AERAO CORRETIVA:

Quando ocorre um foco de aquecimento na massa armazenada, dizemos que se faz necessrio uma Aerao Corretiva para eliminar o problema. Neste caso, a aerao deve ser ligada 24 horas por dia at que o foco tenha sado da massa. O controle feito atravs da leitura peridica da termometria (neste caso recomendamos que seja feita ao menos duas vezes por dia).

D - AERAO COM SECAGEM:

Aerao calculada para conservar as qualidades originais do produto, este com umidade acima de 14% b.u. Neste tipo de aerao, a quantidade de ar dimensionada tal que mesmo o produto das camadas superiores mantm sua qualidade enquanto o produto das camadas inferiores vai perdendo umidade. Enquanto a umidade estiver acima de 15,5% b.u., a aerao deve ser feita durante 24 horas por dia. Exceto apenas os horrios em que a concessionria de Energia Eltrica no permitir o acionamento dos ventiladores. Estima-se que so necessrios em torno de 400 horas ininterruptas de aerao (quando produto entrar com at no mximo 17 % b.u). Depois deste perodo pode ser feita uma aerao de 8 a 12 horas por dia monitorando ar de aerao e a temperatura e umidade dos gros (atravs de amostras). Quando produto estiver com 14% b.u. em toda a massa pode-se iniciar o processo B Manuteno. o o o -

Produtos com mais de 17% b.u., recomendamos que sejam temporariamente conservados com aerao enquanto aguardam a secagem (em secador). Em silos pequenos, pode ser feita a aerao objetivando a secagem mesmo em umidades acima de 17% b.u., porm no recomendamos, pois a risco de perda de qualidade do produto.

12

You might also like