You are on page 1of 64

Manual de Operao FLAG/WAVE e SoHo SXS

Bem Vindo ao Manual de Operao On-Line dos PABX's FLAG/WAVE e SoHo SXS. Este Manual tem como objetivo atender s suas necessidades para um amplo conhecimento do PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS. Leia atentamente todas as facilidades apresentadas neste manual e voc estar apto a utilizar todas as vantagens oferecidas por seu PABX. Selecione o assunto sobre o qual deseja obter informaes ou consulte o ndice. Captulo 1 - Sobre o Sistema de PABX FLAG/WAVE e SoHo SXS Captulo 2 - Operaes Bsicas Captulo 3 - Comandos Captulo 4 - Programaes do Usurio Captulo 5 - Programaes de Sistema Captulo 6 - Operaes do TSO Captulo 7 - Facilidades/Acessrios Opcionais Captulo 8 - Facilidades Exclusivas para Hotel / Condomnio Captulo 9 - Recomendaes Consulte tambm: Glossrio Resumo dos Cdigos de Programao Como Imprimir Atualizao

Entre em contato conosco

036M12R7 - 22/08/03

Captulo 1: Sobre o Sistema PABX FLAG/WAVE e SoHo SXS


Os equipamentos conhecidos como PABX-CPA so Centrais Telefnicas Privadas com tecnologia CPA - Controle por Programa Armazenado. Neste tipo de central os terminais internos so chamados de ramais e as linhas telefnicas externas que interligam o PABX central pblica so chamadas de linhas-tronco. As interligaes entre os ramais so feitas de maneira automtica e no precisam passar pela telefonista. Um ramal pode ter acesso externo tanto para fazer quanto para receber ligaes. As centrais do tipo PABX-CPA incorporam uma grande quantidade de facilidades que tem como objetivo agilizar e racionalizar o fluxo de informaes via telefone, alm de melhorar a comunicao interna e externa das organizaes. O PABX Modelo FLAG aplica-se quando se tem ramais externos e necessidade de utilizar cabos telefnicos (multipares) em sua rede de ramais internos. O PABX WAVE aplica-se quando se tem ramais mais prximos e utilizam-se fios de pares individuais (FI) em sua rede ramais internos. O PABX SoHo SXS destinado a residncias, pois sua capacidade mxima de 4 troncos e 12 ramais. O PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS um PABX -CPA Hbrido, com Terminais KS-HB Executive, fabricado pela Leucotron Equipamentos, com tecnologia totalmente nacional, e com caractersticas especiais de comutao. Neste equipamento uma discagem em modo decdico pode ser executada a qualquer momento (durante uma conversao, sobre o tom de ocupado, etc.), sem a necessidade de recolocar o monofone no gancho. No h necessidade de salas climatizadas para a instalao do equipamento. Opcionalmente no PABX Modelos FLAG/WAVE, pode ser oferecido um Terminal de Superviso e Operao - TSO - para a telefonista. O TSO bem sinalizado, de desenho ergomtrico e fcil operao.

Captulo 2: Operaes Bsicas

2.1 - Consulta Interna e Externa


Um ramal chamador que esteja em ligao interna ou externa, pode consultar outros ramais ou linhas-tronco. Durante a consulta, as ligaes anteriores ficaro em espera.

Consulta Interna
Efetuada por um ramal chamador. Para ramais decdicos basta discar o nmero do ramal desejado. Para ramais MF pressionar a tecla Flash e discar o nmero desejado. Para voltar a ligao interna em espera, nos ramais decdicos, basta ligar o nmero do ramal em espera. Nos ramais MF pressionar Flash e em seguida o nmero do ramal.

Consulta Externa
Para executar uma consulta externa em um ramal decdico basta discar 0 (zero), em ramal MF pressionar Flash e o nmero 0, acessando uma linha-tronco e ento discar o nmero desejado. Para retornar ligao externa basta discar 14 (comando de fila de espera), e no caso de ramais MF pressionar Flash seguido do nmero 14. Nota: Um ramal chamado pode fazer apenas uma consulta interna de cada vez. No ramal decdico o retorno ligao feito discando o nmero do ramal colocado em espera ou o nmero de seu prprio ramal. Para os ramais MF basta pressionar Flash seguido do nmero do ramal em espera, ou o nmero do prprio ramal.

2.2 - Interligao entre Ramal e Telefonista


Todos os ramais podem se comunicar com a telefonista discando 9 ou 20. Exceto quando o PABX opera com telefone comum na posio de telefonista, neste caso basta discar 20 para falar com a mesma. A telefonista nunca est ocupada para as ligaes externas. Este ramal no pode ser colocado em espera, portanto, qualquer ramal que estiver em conversao com a telefonista e executar qualquer discagem, estar desfazendo a ligao.

2.3 - Ligaes Externas


Os ramais privilegiados e semiprivilegiados tm acesso s ligaes externas atravs da telefonista ou discando 0 para tomar linha. A discagem do PABX FLAG inteligente, portanto no necessrio ouvir o tom da rede pblica para efetuar a discagem, basta discar 0 e discar o nmero desejado.

Consideraes sobre Ligaes Externas:


No deixar passar mais que 10 segundos entre os dgitos de um nmero telefnico externo, pois ao completar os 10 segundos o prximo dgito ser interpretado como uma ligao interna. Aps completar uma discagem externa necessrio deixar passar 10 segundos para efetuar qualquer operao interna, como por exemplo, transferncia. Este tempo sinalizado no ramal por um bip.

2.4 - Ligaes Internas


A partir de um ramal decdico:
Qualquer ramal decdico pode ligar para outro ramal bastando retirar o monofone do gancho e discar para o ramal desejado.

A partir de um ramal MF:


o mesmo procedimento de um ramal decdico, porm para a discagem em MF necessrio ouvir o tom de discar para efetu-la.

Observaes: No PABX Modelos FLAG/WAVE a numerao de ramal vai de 20 51. O ramal 20 o da posio de telefonista. No PABX Modelo SoHo SXS a numerao de ramal vai de 20 31.

2.5 - Transferncias Internas e Externas


Em transferncia interna (ramal para ramal) ou externa (linha-tronco para ramal) disque o nmero do ramal desejado e coloque o monofone no gancho. Se desejar consultar o ramal antes da transferncia, aps a consulta, disque o comando para transferncia. Observaes: Este procedimento no vlido quando o ramal que fez a transferncia est com uma ligao em espera. No h nenhum cdigo especial para se colocar ligaes internas ou externas em espera, basta discar qualquer nmero para aparelhos Decdicos ou Flash para aparelhos MF.

Captulo 3: Comandos

3.1 - Captura Chamada de Ramal (10 rr)


Uma ligao, interna ou externa, que esteja chegando em um ramal, pode ser capturada antes que esta seja atendida pelo comando 10 seguido do nmero do ramal. Este procedimento no vlido para ramal restrito que queira capturar ligao externa, pois o mesmo tem acesso apenas ligaes internas. Para ligaes externas o ramal capturador passa a ramal chamador, podendo assim executar qualquer tipo de comando. Notas: Um ramal pode ser bloqueado para no permitir a captura de suas ligaes por outro ramal. Veja mais: Ramal No Aceita Captura No caso de executar indevidamente uma transferncia, esta poder ser recuperada pelo ramal gerador da transferncia, atravs do comando 10 rr. A recuperao de transferncia processada mesmo em ramais protegidos contra captura.

3.2 - Captura Chamada Externa (12)


Uma chamada externa de entrada pode ser capturada por um ramal privilegiado, semiprivilegiado ou semi-restrito, discando o comando 12 assim que identificar o toque de chamada externo. No caso de chamada externa transferida a captura s ser aceita pelo comando de captura de ramal 10 rr.

3.3 - Conferncia (19)


Voc pode estar falando com um ramal ou uma linha-tronco e desejar que uma terceira pessoa (ramal ou linha-tronco) participe da conversao em conferncia. Para isto, estando voc falando com algum, disque o nmero do ramal ou linha-tronco desejado e assim que a pessoa atender, disque 19. Neste instante as 3 pessoas estaro em conferncia. Para um ramal chamado abandonar a conferncia s repor o monofone no gancho, os outros ramais e/ou linhas-tronco continuaro em conferncia. Se o ramal gerador abandona a conferncia esta condio ser assumida pelo ramal de menor nmero que estiver participando do grupo.

3.4 - Consulta de Saldo a Banco Eletrnico (1000)


Esta facilidade permite que um ramal privilegiado ou semiprivilegiado consulte o saldo de sua conta bancria, discando o cdigo 1000 seguido pelo nmero telefnico do banco. Nem todos os bancos oferecem este sistema e, em alguns deles o funcionamento deficiente se a discagem for efetuada a partir de um telefone comum (discagem decdica).

3.5 - Estacionamento de Ligaes


Esta facilidade permite a transferncia de uma ligao externa para uma "vaga de estacionamento" que voc escolhe, deixando a ligao em espera por 3 minutos at a sua retirada da vaga. Se a ligao no for atendida, esta rechamar no ramal da telefonista. Para estacionar uma ligao externa, basta discar: 70 + N da vaga . As vagas vo de 01 a 24. Para atender a ligao estacionada disque: 57 + N da vaga. Veja tambm com programar o tempo de estacionamento das ligaes externas.

3.6 - Intercalao de Telefonista (101)


A intercalao permite que a telefonista interfira em uma ligao em curso. Para executar intercalao basta chamar um ramal, ao receber o tom de ocupado disque 101. Neste instante a telefonista interfere na ligao em curso juntamente como o tom de intercalao, ento basta avisar sobre a ligao e depois transferi-la normalmente.

3.7 - Liberao de Linha-Tronco (15)


Este comando libera uma linha-tronco sem perder as outras ligaes que estiverem em espera. Discando o comando 15 a linha-tronco que estiver em conversao liberada. Esta liberao pode ser feita colocando o monofone no gancho, porm, neste caso, todas as ligaes que estiverem em reteno sero liberadas.

3.8 - Recuperao de Linha-Tronco em Espera (14)


Uma linha-tronco em espera pode ser recuperada discando 14 (fila de espera).

3.9 - Rediscagem (11)


O comando 11 permite a rediscagem automtica do ltimo nmero externo discado pelo ramal.

3.10 - Reserva de Linha-Tronco (18)


Aps discar 0 para tomar uma linha-tronco e receber tom de ocupado, basta discar 18 para reservar uma linha-tronco. O tom de confirmao indicar o sucesso da operao. No momento em que uma linha-tronco for liberada, seu ramal receber um toque diferenciado, indicando que h linha-tronco disponvel. Basta retirar o monofone do gancho e discar diretamente o nmero desejado.

3.11 - Retorno Automtico (18)


Se um ramal chama outro ramal e este est ocupado, o ramal chamador disca o comando 18, aguarda o tom de confirmao e recoloca o monofone no gancho. Quando o ramal chamado desocupar, o ramal chamador recebe um retorno de 4 toques, aps atender, o ramal chamado recebe toque interno e aps este atender a ligao estabelecida. Observaes: O PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS s inicia a chamada de retorno automtico se os ramais envolvidos estiverem desocupados. O retorno automtico desativado pelo cdigo 107. Se o ramal chamado ou chamador no atender a chamada em 90 segundos o retorno desativado. Enquanto o retorno automtico estiver ativado, os ramais ficam livres para efetuar quaisquer chamadas.

3.12 - Retorno Automtico de Urgncia (107)


Esta facilidade usada quando h urgncia em falar com um ramal ocupado. O procedimento o mesmo do retorno automtico comum. Quando o retorno de urgncia ativado, atravs do cdigo 107, o ramal ocupado passa a receber uma seqncia de 5 bips peridicos com intervalos de 5 segundos entre eles, e para desencade-lo basta que o ramal ocupado coloque o monofone no gancho. O retorno automtico de urgncia desativado tambm pelo cdigo 107.

3.13 - Retorno se Ausente (18)


Se um ramal disca para outro ramal e este no atende, quem originou a ligao disca o comando 18, aguarda o tom de confirmao e repe o monofone no gancho. Assim que houver qualquer operao no ramal chamado, o ramal que originou a ligao recebe uma chamada de 4 toques e ao atender, o ramal chamado tocar estabelecendo a conversao.

3.14 - Setor de Captura (16)


Esta facilidade agiliza a captura de ligaes, internas ou externas, dos ramais dentro de um mesmo ambiente (setor). Para capturar a ligao no necessrio saber o nmero do ramal que est tocando. Basta discar o cdigo 16 que a ligao ser capturada.

Acesso a Setor de Captura:


Esta facilidade tem o mesmo critrio de formao da captura de setor. Cdigo de acesso: #6s ou 79s Onde: s o setor de captura

3.15 - Tomada de Linha de Juno (6)


Este comando utilizado quando o PABX est conectado a outra central privada do tipo PABX ou PAX, por linha de juno. Neste caso para os ramais das duas centrais estabelecerem conversao entre si, basta discar o comando 6. Se houver mais de duas centrais conectadas, o comando de acesso passa a ser 6rta (rta o nmero da rota de sada de linha de juno de 1 a 8) seguido do nmero do ramal desejado. Observaes: O comando 56 atua abrindo a linha para uma nova discagem, independentemente se h ou no linhajuno programada O comando 6 atua exatamente como o comando 56, desde que no haja linha-juno programada.

3.16 - Tomada de Linha-Tronco (0)


Basta discar 0 (zero) para tomar uma linha-tronco e efetuar uma ligao externa. Veja como mudar a tomada de linha-tronco.

3.17 - Tomada de Linha-Tronco Especfica (55 t)


de grande utilidade quando se deseja testar uma linha-tronco ou em ambiente de telemarketing. Para tomar uma linha-tronco especfica basta discar 55 t, onde t o nmero da linha.

3.18 - Transferncia Ramal/Ramal (17)


A transferncia ramal/ ramal pode ser feita com consulta. Basta discar o nmero do ramal para o qual se deseja transferir a ligao, consult-lo, e em seguida discar o cdigo 17 (se for o ramal chamador). Quando a transferncia for feita pelo ramal chamado basta colocar o monofone no gancho.

3.19 - Transferncias Externas


H 4 formas diferentes para executar transferncia externa (de linha-tronco para ramal)

1 Transferncia sem consulta


A transferncia sem consulta feita discando o nmero do ramal desejado, assim que ouvir o tom de controle de chamada basta discar o cdigo 13.

2 Transferncia com consulta


O procedimento o mesmo da transferncia sem consulta. Consulta-se o ramal desejado e disca-se o comando 13.

3 Transferncia sobre ramal ocupado (13)


Para a transferncia sobre ramal ocupado, disque o nmero do ramal desejado, ao ouvir o tom de ocupado, disque o comando 13 e aguarde o tom de confirmao. O ramal ocupado passar a ouvir um bip de 10 em 10 segundos. O ramal que recebeu a transferncia pode atender a ligao atravs do comando 12 ou repondo o monofone no gancho e aguardando o toque de chamada externo. Veja como programar o tempo de transferncia sobre ramal ocupado.

4 Transferncia com retorno (109)


Este tipo de transferncia semelhante s descritas nos itens anteriores. Porm usa-se o comando 109, a ligao retornar ao ramal gerador da transferncia, quando o ramal que recebeu a ligao desligar. Observao: importante lembrar que para ramais programados como MF, a tecla Flash deve ser pressionada antes de qualquer discagem.

Como proceder em uma Transferncia no Atendida?


Ao transferir uma ligao externa para um ramal e este no atend-la, o PABX executa o seguinte procedimento: Chama o ramal por 60 segundos; Se no for atendido, retorna a ligao ao ramal gerador da transferncia; Se este no atender em 45 segundos a ligao vai para o ramal da posio de telefonista ou TSO, exceto quando a transferncia foi gerada pela telefonista. Para uma transferncia no atendida feita sobre um ramal ocupado, o procedimento o mesmo, porm a primeira etapa tem durao de 60 segundos.

Captulo 4: Programaes do Usurio 4.1 - Agenda de Ramal e de Sistema


No PABX h um espao reservado para a gravao de nmeros telefnicos que chamado de agenda, podendo ser de ramal ou de sistema. A agenda de ramal, numerada de 11 a 19, pode conter um nmero com at 16 dgitos. Cada ramal pode armazenar em sua agenda at 9 nmeros externos para discagem abreviada. Para armazenar um nmero telefnico na agenda basta discar: 87 mm + nmero telefnico + gancho, onde mm o nmero da agenda. Se voc receber tom de erro ao inserir um nmero na agenda significa que no h mais agenda disponvel. A posio de telefonista pode armazenar at 49 nmeros externos na agenda de sistema. Os nove primeiros (11 a 19) so de seu uso particular e os restantes (20 a 59) so de uso comum de todos os ramais. As memrias de uso comum (memrias de sistema) podem armazenar nmeros com at 16 dgitos e so muito teis para o armazenamento de nmeros telefnicos de fornecedores, por exemplo, pois vrias pessoas da empresa podem ter acesso. Para apagar uma agenda digite 87 mm + Gancho. Voc pode consultar a telefonista sobre a disponibilidade das agendas de sistema. A telefonista poder visualizar esta situao, atravs do TSO discando: F 87, aparecer a mensagem: Ramais com Agenda. Paralelamente sero apresentados no painel de ramais (LED's) os nmeros dos ramais com agenda. Disp xx Agendas, onde xx o nmero de agendas disponveis. Para apagar uma agenda basta digitar 88 mm + gancho.

4.2 - Cadeado Eletrnico (835 ssss)


Um ramal privilegiado ou semi-privilegiado passa a obedecer a tabela 5 de discriminadores de ligao externa quando a facilidade Cadeado Eletrnico estiver ativa.. Esta facilidade chamada de Cadeado Eletrnico porque enquanto estiver ativa, o ramal no conseguir efetuar ligaes externas. Para ativar o Cadeado Eletrnico basta discar no prprio ramal, o cdigo: 835 ssss - se houver senha 835 - se no houver senha Para desativar: 836 ssss - se houver senha 836 - se no houver senha Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 835 A mensagem: Cadeado Eletron, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao esto com cadeado eletrnico.

4.3 - Discagem Abreviada (7 mm)


A discagem abreviada muito simples, basta discar o cdigo 7 seguido pelo nmero da memria (mm). O PABX toma uma linha-tronco e disca para o nmero armazenado na memria escolhida. Para armazenar o ltimo nmero externo discado pelo ramal disque: 88 mm

4.4 - Linha Direta com Tempo de Espera (707)


Permite a rediscagem automtica do nmero armazenado na memria 17 do ramal. Para ativ-la basta discar o cdigo 707. Enquanto esta facilidade permanecer ativa, toda vez que o monofone do ramal for retirado do gancho, o PABX aguarda 4 segundos e se no houver discagem, toma uma linhatronco e disca o nmero contido na memria 17 do ramal. Se no houver nmero telefnico armazenado na memria 17, o PABX indica esta condio com tom de erro. Para desativar esta facilidade basta discar o cdigo 708.

4.5 - Linha Direta a Linha-Tronco (817)


Permite a rediscagem automtica do ltimo nmero externo discado. Para ativ-la basta discar o cdigo 817. Enquanto a facilidade permanecer ativa, toda vez que o monofone do ramal for retirado do gancho, o PABX toma uma linha-tronco, aguarda o tom de discar da central pblica e disca o ltimo nmero externo discado. Se no houver linha-tronco disponvel, o PABX indica esta condio com tom de ocupado. Para desativar esta facilidade basta discar o cdigo 818 e em ramais MF basta discar Flash + 818. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 817 A mensagem: Com Linha Direta, mostra no painel de ocupao os ramais que esto programados com a facilidade linha direta a linha-tronco. Nota: As facilidades: . Agenda de Ramal e de Sistema; . Discagem Abreviada; . Linha Direta com Tempo de Espera e; . Linha Direta a Linha-Tronco so exclusivas para ramais que acessam linha-tronco.

4.6 - No Perturbe (839 ssss)


Se voc no quiser ser interrompido por ligaes internas (de outros ramais) basta ativar o No Perturbe. O ramal programado com no perturbe recebe apenas as ligaes externas. Qualquer ramal que ligar para um ramal programado com No Perturbe receber o tom de No Perturbe. Para programar disque: 839 ssss - se o ramal tiver senha 839 - se o ramal no tiver senha Para desprogramar: 830 Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 839 Aparece a mensagem: Nao Perturbe, indicando que os ramais mostrados no painel de ocupao esto programados com no perturbe.

4.7 - Ramal No Aceita Captura (816)


Facilidade que impede que outros ramais possam capturar suas ligaes (internas ou externas). Para ativar disque no prprio ramal: 816 Esta programao pode ser feita tambm pelo TSO ou ramal da posio de telefonista, discando: 816 rr, onde rr o nmero do ramal. Para desativar a programao: 815 - no prprio ramal 815 rr - na posio de telefonista Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 815 A mensagem: Aceita Captura, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao aceitam captura.

4.8 - Senha (837 ssss)


Voc pode atribuir uma senha ao seu ramal, que utilizada como cdigo de acesso das facilidades: Siga-me No perturbe Cadeado eletrnico Para ativar a senha, basta discar: 837 ssss, onde ssss um nmero de 4 dgitos. Para mudar senha, deve discar: 837 sv sn, onde sv a senha velha e sn a senha nova. A senha s pode ser apagada na posio de telefonista, discando 838 rr, onde rr o nmero do ramal. Se o PABX estiver funcionando com TSO, a chave de programao deve ser aberta para apagar a senha.

10

Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 837 Aparece a mensagem: Ramal com Senha, indicando que os ramais mostrados no painel de ocupao tem senha.

4.9 - Siga-me
Desvia temporariamente as ligaes de seu ramal para um ramal pr-determinado.

4.9.1 - Siga-me Interno (821 rd ssss)


Para ativar o Siga-me digite: 821 rd ssss - em um ramal rr qualquer (quando o ramal tiver senha) 821 rd - em um ramal qualquer (quando o ramal no tiver senha) Todas as ligaes destinadas ao ramal rd sero desviadas para o ramal rr. O ramal desviado receber o tom de discar com um bip sobreposto para identificar que o Sigame est ativado. Um ramal rd pode ser programado para receber Siga-me de quantos ramais forem necessrios. O PABX no permite que a posio de telefonista seja desviada. Para desprogramar o Siga-me, basta discar: 822 - no ramal desviado 822 rd - na posio de telefonista Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 821 A mensagem: XX Siga-me para, indica que os ramais XX esto com siga-me para os ramais mostrados no painel de ocupao. Para verificar os outros ramais, basta utilizar a tecla FILA ESP.

4.9.2 - Siga-me Externo


Esta facilidade de Siga-me Externo programada no prprio ramal e s pode ser executada por ramal privilegiado ou semiprivilegiado. Desvia temporariamente as ligaes do seu ramal para um nmero externo, que deve estar gravado na agenda 18 do ramal. Cdigos de programao: 89031 - Programa Siga-me externo para chamadas externas 89041 - Programa Siga-me externo para chamadas internas 89051 - Programa Siga-me externo para chamadas do porteiro (Interface de porteiro RC) Para desativar o siga-me externo: 89030/89040/89050. Qualquer um destes cdigos desativa todas as condies de siga-me externo do ramal. Nota: Ramal principal no executa Siga-me externo. Facilidade somente para o PABX Modelos FLAG/WAVE.

11

Captulo 5: Programaes de Sistema


Uma programao de sistema aquela que pode ser feita apenas no TSO ou no ramal da posio de telefonista. As programaes de sistema definem a forma como o PABX vai operar, ou seja, o sistema de cada PABX pode ser programado de maneira diferente, de acordo com suas necessidades. Quando o PABX Modelos FLAG/WAVE est equipado com TSO, todas as programaes de configurao de sistema exigem a chave de programao e a chave de cdigo abertas (veja o quadro abaixo). Se o PABX estiver operando com um telefone comum na posio de telefonista, a programao de sistema exige apenas a chave de cdigo aberta. Notas: No PABX SoHo SXS no possvel utilizar o TSO. Quando o PABX est operando com TSO a programao efetuada atravs da tecla Prog. Representaremos a tecla Prog. pela letra P. Atravs do TSO possvel verificar as programaes atravs da tecla Funo que ser representada pela letra F. Se o PABX Modelos FLAG/WAVE estiver operando com um TSO na posio de telefonista, o nmero 8 para a programao deve ser substitudo pela tecla Prog.. Se a posio de telefonista for um telefone comum ou Terminal KS-HB Executive, e este possuir senha no ramal, a abertura da chave de cdigo passa a ter senha. Abrir a Chave de Cdigo: TSO: P601 Telefone Comum ou KS: 8601 Abrir a Chave de Programao: TSO: F009 Telefone Comum ou KS: No Aplicvel Fechar a Chave de Cdigo: TSO: P600 Telefone Comum ou KS: 8600 Fechar a Chave de Programao: TSO: F009 Telefone Comum ou KS: No Aplicvel

5.1 - Acertar Hora e Data


Quando se usam as facilidades de bilhetagem e/ou despertador, preciso acertar hora e data. A programao descrita a seguir. Para PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS equipado com telefone comum ou KS-HB Executive na posio de telefonista: 8973 aaaa - Acerta ano 8971 hh mm - Acerta hora 8972 DD MM - Acerta data Para verificar hora e data, necessrio ter uma impressora conectada ao PABX e discar do ramal da telefonista, o cdigo: 89003, com a chave de cdigo desativada. Para PABX Modelos FLAG/WAVE equipado com TSO F03 - Acerta hora (hhmm) F04 - Acerta data (DDMM) F01 - Verifica data e hora Observao: No PABX SoHo SXS, necessrio a Placa de Servio para executar esta facilidade.

5.2 - Atendedor Mudo (813 rr)


Esta facilidade muito til quando h mais de um ramal pertencente ao mesmo grupo atendedor no mesmo ambiente. Neste caso, basta que um dos ramais receba o sinal de toque para que todos os usurios saibam da ligao e qualquer um deles poder atend-la. Um ramal programado como atendedor mudo s receber toque externo, se todos os outros ramais estiverem ocupados. Se houver mais de um atendedor mudo desocupado, receber sinal de toque o ramal de maior nmero. Para programar um ramal como atendedor mudo, basta discar: 813 rr

12

Para desprogramar: 814 rr O atendedor mudo no poder ser programado na posio de telefonista. Em cada grupo atendedor deve haver pelo menos um atendedor que no esteja programado como mudo. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 813 A mensagem: Atendedor Mudo, indicando que os ramais mostrados no painel de ocupao esto com atendedor mudo.

5.3 - Ausncia Temporria de Telefonista (855091 rr 1/0)


Ativando esta facilidade, todas as ligaes internas ou externas, so direcionadas para at 2 ramais privilegiados ou semiprivilegiados, programados para auxiliar a telefonista durante sua ausncia. As ligaes externas tambm sero sinalizadas no TSO. No caso de ligaes internas, se os ramais estiverem ocupados, o chamador receber tom de ocupado. Nesta situao, se for feito retorno automtico, a ligao retornar ao ramal que foi o ltimo a ser programado no grupo. Para programar esta facilidade, basta digitar: 85509 1 rr 1 - Programa ramal rr para receber ligaes dirigidas ao TSO 1, durante a ausncia da telefonista 85509 1 rr 0 - Desprograma ramal rr para receber ligaes dirigidas ao TSO 1, durante a ausncia da telefonista Para ativar esta facilidade, basta discar: 843 - Ativa a facilidade Ausncia Temporria de Telefonista 844 - Desativa a facilidade Ausncia Temporria de Telefonista Para verificar os ramais que esto programados para auxiliar a telefonista em sua ausncia, basta digitar: F843, os ramais programados sero mostrados no painel do TSO e a mensagem: R. Telef. 1 Aus. Nota: Se o ramal da telefonista for um telefone comum ou Terminal KS-HB Executive, a programao efetuada normalmente, mudando o cdigo P pelo dgito 8.

5.4 - Bloqueia Redial para Nmero Externo (8609 rr 1/0)


Esta facilidade programa o ramal evitando o uso indevido da Tecla Redial para rediscagem de nmero externo. Para programa basta discar: 8609 rr 1 e para desprogramar: 8609 rr 0. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8609. A mensagem: Pausa Tom Disc., indica que os ramais mostrados no painel de ocupao bloqueia redial para nmero externo.

5.5 - Bloqueio de Retorno de Linha-Tronco Telefonista (8647 t 1/0)


Esta facilidade permite bloquear o retorno de linha-tronco telefonista (rechamada de linhatronco) quando o tempo de transferncia de uma ligao externa para um ramal qualquer vencido e este no atendeu. Ativando esta facilidade, quando um ramal no atender a uma ligao externa transferida, a linha tronco desligada automaticamente. Para programar, digite 8647 t 1 e para desprogramar 8647 t 0, onde t o nmero do tronco. A funo F 8647 verifica quais as linhas-tronco que no retornam para a telefonista em caso de transferncia. O TSO mostra a mensagem: Tr no Ret. Tel. Veja tambm: Distribuio de Atendimento de Ligaes Externas

5.6 - Categorizao de Ramais


Quando o PABX ligado pela primeira vez, todos os seus ramais assumem a categoria de semiprivilegiados. A redefinio dos ramais feita a partir dos cdigos a seguir: 851 rr - Programa ramal rr como privilegiado 852 rr n 1/0 - 1 programa e 0 desprograma o ramal rr como semiprivilegiado, pertencente ao discriminador n 853 rr - Programa ramal rr como semi-restrito 854 rr - Programa ramal rr como restrito

13

Para verificar as programaes, basta digitar no TSO: F 851 - A mensagem: Privilegiado, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao so privilegiados. F 852 - A mensagem: Semipr Disc IUx, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao so semiprivilegidos e pertencem ao discriminador x. Para verificar o restante dos ramais basta digitar a tecla FILA ESP. F 853 - A mensagem: Semi-restrito, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao so semirestritos. F 854 - A mensagem: Restrito, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao so restritos.

5.7 - Chamada Geral (85506 rr 1/0)


Permite chamar simultaneamente vrios ramais que pertenam ao mesmo grupo de chamada geral, podendo estabelecer uma conferncia com o mesmo. Para incluir ramais, no grupo de chamada geral, basta programar: 85506 rr 1 Para excluir ramais, no grupo de chamada geral: 85506 rr 0 Para chamar os ramais pertencentes ao grupo de chamada geral, basta discar 106 Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 85506 A mensagem: Chamada Geral, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao fazem parte do grupo de chamada geral.

5.8 - Chefe-Secretria (829 ch sc)


Permite definir um ramal como secretria de outro ramal. Quando esta facilidade ativada, todas as ligaes internas/ externas, destinadas ao ramal chefe, sero desviadas para o ramal secretria, com exceo do ramal da telefonista ou de outro chefe. Quando o chefe retirar o monofone do gancho e no discar nada, aps 4 segundos ser chamado o ramal da secretria. Um ramal pode ser programado para secretria de vrios chefes. Para programar: 829 ch sc Para desprogramar: 820 ch Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 829 A mensagem: XX Chef da Sec, indica que os ramais XX so chefes dos ramais mostrados no painel de ocupao. Para verificar os outros ramais, basta utilizar a tecla FILA ESP.

5.9 - Configurao de Sistema


Configurar o sistema significa definir a sua capacidade e informar ao PABX com quantos ramais e linhas-tronco ir trabalhar. Para configurar o sistema no PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS, basta discar, atravs do ramal da telefonista: 863 nt - Programa o nmero de linhas-tronco 862 nr - Programa o nmero de ramais Para verificar as programaes, basta digitar no TSO: F 862 A mensagem: Num Ramais = XX, indica o nmero de ramais que o PABX est funcionando. F 863 A mensagem: Num Troncos = X, indica o nmero de troncos que o PABX est funcionando. Em caso de perda dos dados referentes capacidade de operao do PABX a seguinte: PABX FLAG/WAVE passa a funcionar com a capacidade de 8 troncos e 32 ramais. PABX SoHo SXS passa a funcionar com a capacidade de 4 troncos e 12 ramais.

5.10 - Desvio
Esta facilidade permite que as chamadas enviadas ao seu ramal sejam atendidas por outro ramal, podendo ser programado de duas maneiras como a seguir. Observao: S possvel efetuar o desvio se ocupado e se no atende para ramais ocupados com Terminal KSHB Executive ou telefone comum.

14

5.10.1 - Desvio se Ocupado (823 rd rr)


Qualquer ramal pode ser programado, para que suas ligaes de entrada, internas ou externas, sejam desviadas para outro ramal, se o primeiro estiver ocupado. Um ramal pode receber desvio de quantos ramais forem necessrios. A programao siga-me tem prioridade sobre desvio se ocupado, ou seja, assim que o siga-me for desativado, o desvio se ocupado voltar a funcionar normalmente. A programao de desvio se ocupado feita da seguinte forma: 823 rd rr - Desvia o ramal rd para o ramal rr 824 rd - Desprograma desvio se ocupado Para verificar a programao, basta digitar: F 823 A mensagem: Desv XX se Ocup, indica que os ramais XX esto com desvio se ocupado para os ramais mostrados no painel de ocupao. Para verificar os outros ramais, basta utilizar a tecla FILA ESP.

5.10.2 - Desvio se No Atende (825 rd rr)


Aps 15 segundos ou 3 toques esta facilidade desvia uma chamada, interna ou externa, destinada ao ramal rd para o ramal rr. Para programar desvio se no atende, basta discar: 825 rd rr Para desprogramar: 826 rd Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 825 - A mensagem: Desv XX n Atend, indica que os ramais XX esto com desvio se no atende para os ramais mostrados no painel de ocupao. Para verificar os outros ramais, basta utilizar a tecla FILA ESP.

5.10.3 - Tempo de Desvio se Ocupado (89021 xx)


possvel programar o tempo mximo de espera para atendimento de ligaes transferidas sobre ramal ocupado, para isto basta digitar: 89021 xx, onde xx pode ser um valor entre 05 e 90 segundos. A programao default de 60 segundos.

5.10.4 - Tempo de Desvio se No Atende (89010 xx)


Para especificar o tempo do desvio se no atende basta discar: 89010 xx O valor de xx deve estar entre 5 e 60 segundos. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 89010 - A mensagem: t Desv n Atend x, indica o tempo programado para desvio se no atende.

5.11 - Discagem de Tronco Multifreqncial (8671 t 1/0)


Para habilitar esta facilidade, necessrio que a central pblica esteja preparada para aceitar discagem multifreqncial. A grande vantagem da discagem MF a rapidez com que uma discagem externa processada. Para programar basta discar: 8671 t 1 para ativar e 8671 t 0 para desativar, t o nmero da linha-tronco. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8671 A mensagem: T Disca Tom (MF), indica as linhas-tronco que discam MF.

5.12 - Discagem Decdica/ MF


O PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS possui programao automtica para ramal MF e Decdico. A partir do primeiro dgito discado por qualquer ramal, este passar a ser decdico ou MF automaticamente de acordo com o modo que o mesmo discou. Atravs do TSO digite F8558 para verificar os ramais que ainda esto no modo decdico. A programao automtica efetuada somente uma vez e para alterar o modo de discagem (de MF para Decdico) disque: P559 rr 1/0 - A partir do TSO 8559 1/0 - A partir do prprio ramal Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F8559, a mensagem: Ramais MF, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao esto programados com MF puro.

15

Observaes: A programao automtica vlida quando o PABX ligado pela primeira vez, ou quando o equipamento sofre uma limpeza dos dados de memria. Ao desprogramar um ramal MF, este automaticamente, passa a ser decdico.

5.13 - Discagem Semi-Inteligente (89000 xx)


No necessrio aguardar o tom de discar da central pblica para efetuar uma ligao externa. Basta programar o PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS com tempo de espera para o tom da central pblica. Vencido o tempo programado, a discagem liberada. Para programar o tempo de espera da discagem semi-inteligente, basta digitar: 89000 xx, onde xx tempo de espera de 01 a 20 segundos. O tempo de espera padro de 03 segundos. Para verificar esta programao no TSO, basta digitar: F 89000 Aparecer a mensagem no visor do TSO: t Redis Lin. xx

5.14 - Discriminador de Chamada a Cobrar (8674 t 1/0)


Esta facilidade bloqueia as chamadas diretas a cobrar. Para programar o discriminador de DDC, basta discar: 8674 t 1 e para desprogramar: 8674 t 0 Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8674 A mensagem: T Bloqueia DDC, indica os troncos com DDC no painel de ocupao. Observaes: Para que o PABX possa bloquear uma ligao a cobrar, h uma abertura de loop da linha-tronco, isto significa que o PABX "derruba" a ligao e logo em seguida a recupera. Se for uma ligao a cobrar, assim que o PABX abrir a linha esta ser "derrubada". Se a ligao no for a cobrar, o PABX a recupera. O tempo de espera para abertura de loop da linha-tronco, pode ser programado, digitando: 89005 xxxx, onde xxxx so 4 dgitos que indicam o tempo em milisegundos. Este tempo deve estar compreendido na faixa de 0100 a 2000 ms (milisegundos). Para verificar o tempo programado, usa a funo: F89005. O tempo mostrado no visor do TSO: Espera DDC xx s O tempo da abertura de loop da linha-tronco, tambm pode ser programado, digitando: 89006 xxxx, onde xxxx o tempo que deve estar compreendido na faixa de 0100 a 2000 ms. E para verificar o tempo programado, basta digitar o cdigo: F89006, onde o tempo mostrado no visor do TSO: Abert. DDC xx s De fbrica, os tempos pr-programados so: Tempo de espera para abertura de loop: 1000 milisegundos Tempo de abertura de loop: 2000 milisegundos

5.15 - Discriminador de Ligaes Externas


Quando um ramal semiprivilegiado faz uma ligao externa, antes de ser completada o PABX analisa os dgitos discados de acordo com as tabelas do discriminador para completar ou interromper a chamada. O PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS dispe de 8 tabelas com capacidade de armazenar at 10 prefixos em cada uma. Cada prefixo pode ter at 14 dgitos de acordo com o nmero da tabela.
Tabela 1 2 3 4 5 6 7 8 Quantidade de Prefixos 10 10 10 10 10 10 10 10 Nmero Mximo de Dgitos do Prefixo 4 4 8 8 10 10 14 14

16

Para liberar os prefixos para a discagem dos ramais semiprivilegiados necessrio programar nas tabelas acima todos os nmeros que sero permitidos para a discagem. Porm para simplificar esta operao pode-se usar as teclas " * " (para bloquear) e " # " (para liberar/bloquear a discagem). Por exemplo: Para bloquear o prefixo 035, basta inseri-lo na tabela do discriminador digitando 035*. Neste exemplo, todos os nmeros telefnicos iniciados por 035 sero bloqueados. Os nmeros terminados com " * " devem ser programados iniciando nas tabelas mais altas para as mais baixas (tabela 8, 7, 6..., tabela 1), pois o PABX inicia a pesquisa das tabelas de cima para baixo. Atravs da tecla " # " possvel combinar a restrio e a permisso da discagem de nmeros telefnicos. Para liberar a discagem dos prefixos 031, 032 e 034 basta inseri-lo na tabela do discriminador 1 digitando 03#. Note que neste caso qualquer dgito discado aps 03 ser liberado pelo discriminador. Veja tambm que no caso do exemplo anterior o dgito 5 (do prefixo 035) no ser aceito, pois est bloqueado pela tecla " * ". Da a importncia de inserir nas tabelas do discriminador primeiro os nmeros que sero bloqueados (nas tabelas mais altas) e em seguidas os nmeros que sero liberados. Com a criao da nova sistemtica de ligaes de longa distncia (nacionais e internacionais) torna-se necessrio escolher atravs de qual operadora sua chamada ser realizada. Portanto, o nmero de dois dgitos que acessa a operadora deve ser inserido na tabela do discriminador para que a chamada seja completada. Para habilitar uma ligao atravs de qualquer operadora para a cidade de So Paulo, insira na tabela do discriminador 0##11, onde o 0 indica ligao DDD, ## libera a discagem de dois dgitos qualquer para o acesso operadora e 11 o cdigo de rea de So Paulo. Se voc desejar que So Paulo seja acessado somente pela Embratel insira na tabela do discriminador 02111. O PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS sai de fbrica com a seguinte programao default: Tabela 1 - liberando para discagem os nmeros 0, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1. Tabelas 5 e 8 - bloqueando para discagem os nmeros 0900 e 00 Veja a seguir a programao dos prefixos no discriminador: 859 + Nmero do Tabela + Prefixo + Gancho Para excluir um prefixo determinado, basta discar: 850 n pppp+gancho, onde n o nmero da tabela e pppp o prefixo. Para excluir todos os prefixos de uma tabela digite: 8500 n Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 859 d A mensagem: Discrim IU d, indica os prefixos includos no discriminador d. Para verificar d. Para verificar todos os prefixo, basta utilizar a tecla FILA ESP. Notas: Algumas Centrais Pblicas atrasam no envio do tom de linha ao PABX (assinante). Quando isto ocorre e o usurio do PABX disca antes de ouvir o tom de linha, a Central Pblica no recebe a discagem corretamente, implicando em falhas na tarifao e no discriminador de interurbano. Para evitar estes conflitos, basta programar atravs do ramal da telefonista 8609 rr 1 para ativar e 8609 rr 0 para desativar. Esta programao por default sai de fbrica desativada. Quando um ramal est com o cadeado eletrnico ativado, as ligaes de sada podem ser realizadas de acordo com as permisses e/ou restries da tabela 5.

5.16 - Distribuio Automtica de Ligaes - DAL


O PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS permite definir um grupo de ramais para ter suas chamadas externas de entrada, distribudas segundo um critrio de tempo. O PABX registra e acumula, em cada ramal do grupo, o tempo de cada ligao chegada pelo DAL. Quando chega uma nova ligao de entrada, esta encaminhada para um ramal desocupado que no momento estiver com o menor tempo acumulado. O grupo de DAL de grande utilidade em Departamentos de Vendas Internas, Servios de Atendimento ao Cliente e outros casos semelhantes. Os cdigos para programao de DAL so descritos a seguir: 831 rr 1 - Inclui ramal rr no grupo DAL atravs do TSO 832 rr - Exclui ramal rr do grupo DAL atravs do TSO 8645 t 1 - Inclui tronco t no DAL atravs do TSO 8646 t - Exclui tronco t do DAL atravs do TSO 8565 rr 1 - Programa ramal de fuga de DAL 8565 rr 0 - Desprograma ramal de fuga de DAL Para verificar as programaes, basta digitar no TSO:

17

F 831 - A mensagem: Grupo X DAL, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao esto fazem parte do grupo X de DAL. F 8645 - A mensagem: Grupo 1 DAL, indica que os troncos mostrados no painel de ocupao fazem parte do DAL. F 8565 - A mensagem: XX Fuga de DAL, indica o ramal de fuga de DAL. Qualquer ramal (exceto a telefonista) pode fazer parte do grupo de DAL digitando 831 (mais a senha do ramal se houver), a partir do prprio ramal. Para sair do DAL, digite 832. Quando um novo ramal includo no grupo de DAL os tempos so zerados e a distribuio das chamadas entrantes definida por sorteio. Caso haja empate, no critrio de tempo, entre dois ou mais ramais, a ligao ser encaminhada para o ramal, que at o momento, tenha atendido o menor nmero de ligaes. possvel zerar os tempos do grupo de DAL atravs do cdigo: 8562 n - Onde n o nmero do grupo de DAL Uma ligao pode ser transferida para o grupo de DAL, atravs do cdigo 52. No necessrio discar o nmero do ramal. Quando no h ramal disponvel para atender uma ligao entrante pelo grupo de DAL, a mesma transferida para o ramal da telefonista. O tempo padro, de retorno da ligao ao ramal da telefonista de 15 segundos. Porm este tempo pode ser mudado com a seguinte programao: 89007 xx. XX o tempo deve estar na faixa de 15 a 99 segundos. Para conferir a programao, basta discar: F 89007, aparecer no visor do TSO a mensagem: t Transf Dal XX, onde XX o tempo de transferncia. Se o TSO fizer uma transferncia para o DAL e no houver ramal disponvel, receber a mensagem: Dal Ocupado Os ramais pertencentes ao grupo de DAL podem acessar todas as facilidades do equipamento.

5.17 - Distribuio de Atendimento de Ligaes Externas (8678 t 1/0)


Quando existem ramais programados para atender determinadas linhas-tronco e a telefonista no faz parte do grupo atendedor, aps 20 segundos se nenhum ramal atender uma chamada externa, a mesma passar a tocar tambm no ramal da telefonista. A programao default do PABX aplica toque no ramal da telefonista, sempre que um ramal no atende a uma chamada externa. Se voc desejar que a telefonista no participe do grupo atendedor, basta digitar 8678 t 1/0, onde 1 ativa e 0 desativa a programao. Para verificar os troncos que no convocam a telefonista para atender as chamadas, digite F8678. Aparecer a mensagem no TSO: Tr c/ Toque Excl (Tronco com Toque Exclusivo). Veja tambm: Bloqueio de Retorno de Linha-Tronco Telefonista

5.18 - Grupo Atendedor (811 rr t)


um ramal, ou um conjunto de ramais, destinados ao atendimento de chamadas externas entrantes. Cada linha-tronco pode ter um grupo atendedor associado. Para incluir um ramal num grupo atendedor, basta discar: 811 rr t. Com esta programao o PABX passar a encaminhar as ligaes de entrada do tronco t, para o ramal rr. Para excluir um ramal do grupo atendedor basta discar: 812 rr t. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 811. A mensagem: G Atend Diur XX, indica o primeiro ramal que faz parte do grupo atendedor. Para verificar os outros ramais basta movimentar a lista pressionando a tecla FILA ESP. Notas: Quando se programa ou desprograma um grupo atendedor com nmero de tronco 0 (zero), o PABX entende que o comando se refere a todos os troncos. Para um ramal participar do grupo atendedor, este no pode ser restrito. Um ramal pode fazer parte de mais de um grupo atendedor. Todos os ramais pertencentes a um grupo atendedor recebem o sinal de toque no caso de uma chamada entrante. O primeiro ramal que retirar o monofone do gancho, estabelecer conversao com a linha-tronco, e o sinal de toque cessar nos ramais restantes. Se uma chamada destinada a um grupo atendedor no for atendida em 20 segundos, passar a tocar, tambm na posio de telefonista. Se todos os ramais de um grupo atendedor estiverem ocupados, suas ligaes de entrada sero

18

encaminhadas telefonista.

5.19 - Grupo Atendimento de Distribuio para Tronco (8684 t g 1/0)


Quando duas ou mais linhas tocam ao mesmo tempo, mas s existe uma ligao chegando, deve ser usada esta programao para evitar o "atendimento fantasma". Por exemplo: em um grupo de distribuio onde diversos ramais tocam ao mesmo tempo e s tem uma ligao chegando. Isto geralmente ocorre quando se programa as duas linhas de uma interface ISDN para ter o mesmo nmero. Quando chega ligao o conversor ISDN analgico coloca ring nas duas sadas analgicas ao mesmo tempo, porm s tem uma ligao chegando. Esta facilidade usada para programar os dois ou mais troncos como um grupo (no caso de ISDN so s dois troncos). Esta programao determina em qual grupo o tronco faz parte da distribuio de ligaes de um outro sistema. Exemplo de sistema: Interface Analgica para ISDN, o DVI da Telemar. Para programar: 8684 t g 1 - Especifica qual o grupo que o tronco pertence (grupo de 1 a 8), o tronco pode pertencer a mais de um grupo. E para desprogramar o tronco do grupo: 8684 t g 0. Onde: t o tronco e g o grupo.

5.20 - Grupo de Tronco de Sada (8643 rr t)


Esta programao permite limitar um ramal ou um grupo de ramais a determinadas linhastronco, impedindo-lhes o acesso ao restante das linhas existentes no equipamento. A programao e desprogramao do grupo de tronco de sada descrita a seguir: 8643 rr t - Para programar 8644 rr t - Para desprogramar Os ramais no pertencentes ao grupo de tronco de sada podem tomar qualquer linha-tronco normalmente. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8643 A mensagem: Grupo Saida XX, indica que os troncos mostrados no painel de ocupao so exclusivos de sada do ramal xx. Para verificar todos os ramais basta usar a tecla FILA ESP.

5.21 - Habilitao de Ramal Comum para Programar Agenda de Sistema (8603 rr 1/0)
Esta facilidade permite que um ramal comum programe agenda de sistema (20 a 59). Para programar/ desprogramar basta digitar: 8603 rr 1/0, onde 1 programa e 0 desprograma. Para visualizar esta programao no TSO, basta digitar: F 8603 Aparecer a mensagem no visor do TSO: Programa Ag Sist

5.22 - Hot Line ou Ramal de Cabine de Posto Telefnico (85500 rr 1/0)


Esta facilidade muito til em Postos Telefnicos utilizada em conjunto com o Tarifador Leucotron. Toda vez que o monofone for retirado do gancho, uma linha-tronco tomada automaticamente. Para programar, disque do ramal da telefonista: 85500 rr 1. Para desprogramar, disque 85500 rr 0. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 85500 - A mensagem: R c/ Tr Imediato, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao esto programados como Cabine Telefnica. Pode-se programar o tempo de tomada de linha-tronco aps a retirada do monofone do gancho discando do ramal da telefonista: 89016 x, onde x o tempo em segundos (de 0 a 8 Seg.). Se nenhum tempo for programado, o PABX assume por default 0 seg.

5.23 - Limpeza das Programaes de um Ramal (8499 # rr)


Esta facilidade limpa todas as programaes de um ramal qualquer, fazendo com que passe a ficar com a programao default. Para isto basta discar, do ramal da Telefonista: 8499 # rr, onde rr o nmero do ramal, com a chave de programao aberta.

19

5.24 - Linha de Juno (865 t 1/0)


A programao de linha-juno permite a interligao automtica de um PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS com outro PABX ou com qualquer outra central privada do tipo PAX ou PABX. Uma linha-juno ocupa uma posio de linha-tronco no equipamento de origem e uma posio de ramal no equipamento destino. A quantidade de linha-juno limitada apenas pelo nmero de linhas-tronco instaladas. Para acessar a central destino basta discar da central origem o cdigo 6 seguido do nmero do ramal desejado. Para programar uma linha-juno: 865 t 1, onde t o nmero da linha-tronco. Para desprogramar a linha-juno: 865 t 0. Quando um ramal semi-privilegiado tiver acesso a linha externa via linha de juno este passa a obedecer a tabela 6 de discriminadores. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 865 A mensagem: Linha de Juncao, indica que as linhas-tronco mostradas no painel de ocupao so unidirecionais de entrada.

5.25 - Nmero de Toques para Ligao Externa de Entrada (8677 r)


Esta facilidade permite definir para que nmero de toques de uma ligao externa de entrada, o PABX interpretar como uma chamada. Para programar o nmero de toques, basta discar: 8677 r, onde r indica o nmero de toques da ligao que pode variar entre 1 e 8. O intervalo de tempo entre um toque e outro deve ser no mximo de 5 segundos, caso contrrio o PABX cancela a contagem. Entretanto se uma ligao for cancelada aps um toque ou mais e rediscada antes de 5 segundos, o PABX interpretar o toque da nova ligao como continuao da ligao anteriormente cancelada. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8677 A mensagem: Atender x Toques, indica o nmero de toques que o PABX interpretar como uma chamada.

5.26 - Script (87 N agenda * comando)


A programao de script ou programao de uma seqncia de comandos, permite que a partir de um cdigo, sejam ativados 1 ou mais comandos previamente programados, na agenda particular ou agenda de sistema. possvel, por exemplo, a partir de um cdigo, programar cadeado eletrnico e siga-me, digitando apenas o comando 7 mais o nmero da agenda. Para programar: 87 N da agenda * comando + Gancho. Observaes: O cone * indica a tecla Asterisco do aparelho telefnico. Esta facilidade possvel apenas em aparelhos telefnicos Multifreqnciais e Terminais KS-HB Executive. O comando Asterisco pode ser inserido entre comandos a fim de provocar uma pausa de 2 segundos na execuo do script. Esta facilidade agiliza muito a utilizao de Terminais KS-HB Executive, devido s suas teclas programveis. No possvel programar a facilidade Script atravs do TSO devido s suas caractersticas tcnicas.

5.27 - Proteo de Ramais para Transmisso de Dados (8551 rr 1/0)


Esta facilidade permite que um ramal, quando conectado a equipamentos de transmisso de dados, seja protegido contra interferncias provocadas pela operao do PABX. O toque e o tom de discagem interno passam a ser idnticos ao toque e tom de chamada externos. Para programar e desprogramar esta facilidade, basta discar: 8551 rr 1/0 Onde: 1programa e 0 desprograma proteo de ramal Para verificar a programao, basta digitar: F 8551 A mensagem: Prot Fax e Modem, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao esto programados com proteo para transmisso de dados.

20

5.28 - Ramal de Juno de DDR Analgico (8498 rr 1/0)


Para programar ramal de juno de DDR Analgico basta discar: 8498 rr 1. Para desprogramar: 8498 rr 0. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8498 A mensagem: Juncao de DDR, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao so de juno de DDR analgico.

5.29 - Ramal Econmico - Money Saver


Esta facilidade permite o controle efetivo do tempo mximo que um ramal pode ficar ligado a uma linha-tronco, nas ligaes de sada.

5.29.1 - Money Saver (85504 rr 1/0)


Atravs desta facilidade o PABX permite uma sensvel economia de tempo e dinheiro medindo o tempo da ligao automaticamente, avisando-o atravs de um bip, que a conversao est no limite de tempo disponvel. A partir da, voc dispe de 15 segundos para finalizar a conversao e desligar. Caso isso no ocorra, o PABX interrompe a ligao e libera a linha-tronco. Em casos de urgncia pode ser solicitado um tempo adicional, quando se ouvir o bip de alerta discando 14, o PABX conceder um tempo adicional e ao final deste tempo a desconexo ser efetuada. Para programar basta discar: 85504 rr 1/0 - 1 para programar e 0 para desprogramar. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 85504 - A mensagem: Money Saver, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao esto programados como Money Saver. Nota: Os ramais programados com proteo de dados no tero suas ligaes interrompidas com esta facilidade.

5.29.2 - Money Saver Executivo (85505 rr 1/0)


Indicado para usurios especiais. Neste caso, o PABX avisa com um bip a cada perodo de tempo sem derrubar a ligao. Para programar Money Saver Executivo, basta discar: 85505 rr 1/0 1 ativa a facilidade e o cdigo 0 desativa. Veja tambm a programao do Tempo Mximo para Money Saver. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 85505 A mensagem: Money Saver Exec, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao esto programados como Money Saver Executivo.

5.29.3 - Tempo Mximo para Money Saver (89018 xx)


Para programar o tempo mximo da ligao, basta discar: 89018 xx, onde xx indica o tempo em minutos. O tempo padro de 3 minutos. Porm, este tempo pode ser programado de 01 a 99 minutos. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 89018 - A mensagem: t M Saver xx min, indica o tempo mximo programado para Money Saver.

5.29.4 - Money Saver para Ligaes de Entrada


Esta facilidade faz com que o Money Saver atue ou no nas ligaes externas de entrada. 89071 - Ativa a facilidade de Money Saver para ter influncia tambm nas ligaes externas de entrada de um ramal qualquer, quando o ramal est com o Money Saver ativado. 89070 - Desativa a facilidade de Money Saver de ligaes externas de entrada de um ramal qualquer, quando o ramal est com o Money Saver ativado. Esta facilidade fica desativada aps limpeza e programao de dados do PABX.

21

5.30 - Recupera Linha em Espera (8605)


O PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS pode ser programado para recuperar a ltima linha que entrou em espera quando o monofone reposto ao gancho. Se houver mais de uma linha em espera, a ltima ser recuperada e as demais sero desconectadas. Para programar: 8605, e para desprogramar: 8606.

5.31 - Rota de Acesso de Longa Distncia


Esta facilidade habilita o PABX a operar com Troca de Operadora ou Auto-insero de Operadora, de forma que o sistema pode escolher automaticamente a operadora que se queira utilizar.

5.31.1 - Correo Automtica de Rota de Acesso a Longa Distncia (898 OP)


Esta facilidade permite fazer correes nas ligaes que exigem insero de rota de acesso, de acordo com uma tabela previamente programada. J existem algumas tabelas pr-programadas disponveis, a tabela escolhida deve ser uma operadora que presta servios na localidade de instalao do equipamento. Para programar a correo de rota de longa distncia disque, atravs do TSO, 898 OP. Para desativar esta facilidade, digite: 898 00. Onde OP representa o Cdigo da operadora (21 Embratel, 31 Telemar, etc.). Se OP for igual a # # (Operadora Genrica), ser carregado uma tabela contendo somente prefixos de restries de troca de operadora tais como, servio 0900, 0800, 900 e discagem a cobrar local. Esta programao destinada a Rota de Menor Custo e/ou Insero Automtica de Operadora. Para verificar atravs do TSO, digite: F 898 "Codigo Oper: XX"

5.31.2 - Tabela de Correo de Rota de Acesso de Longa Distncia (827)


possvel alterar a tabela em uso de correo de rota de acesso de longa distncia. A tabela tem 18 posies programveis de seis dgitos. Para inserir um novo cdigo nesta tabela, digite: 827 YYYYYY ZZZZZZ Para remover um cdigo desta tabela, digite: 828 YYYYYY YYYYYY - Cdigo dos seis primeiros dgitos discados. Pode ter coringa ("*") e finalizador de cdigo ("#") Coringa "*" - Serve como mscara do nmero discado. O finalizador de cdigo usado na programao de cdigos de restrio de troca. Portanto no necessrio digitar os demais cdigos aps o finalizador de cdigo. ZZZZZZ - Cdigo que ir substituir os seis primeiros dgitos discados. Para verificar atravs do TSO, digite: F 827 Use as teclas Fila de Espera e Atende Linha para verificar os cdigos que esto programados na tabela que est habilitada.

5.31.3 - Insero Automtica de Rota de Acesso (8648 OP 1/0)


Esta facilidade permite fazer discagens de longa distncia, sem se preocupar em inserir o cdigo da operadora. O PABX insere automaticamente o cdigo da operadora e posteriormente faz a correo da rota, caso seja necessrio. Esta facilidade somente ter efeito se a facilidade de correo de rota estiver ativada. Para programar a insero de rota de longa distncia disque, atravs do TSO, 8648 OP 1. Para desativar esta facilidade, digite: 8648 00 0. Onde OP representa o Cdigo da operadora (21 Embratel, 31 Telemar, etc.) a ser inserido automaticamente. Para verificar atravs do TSO, digite: F 8648 "Cdigo Oper: XX"

22

5.32 - Rota de Menor Custo (8680 1/0)


Esta facilidade habilita o PABX a operar com Troca de Operadora de acordo com o horrio de menor custo. Para ativar a rota de menor custo, digite: 8680 1, e para desativ-la, digite: 8680 0. Observao: Deve-se programar a operadora genrica. Veja: Correo Automtica de Rota de Acesso.

5.32.1 - Tabela de Rota de Menor Custo (8689 hh OP)


Manuteno na tabela de rota de menor custo, possvel alterar ou elaborar at 8 perodos do dia optando por qual operadora as ligaes sero encaminhadas em cada perodo. Isto deve obedecer aos critrios da tabela de correo de rota. Para programar esta facilidade o cdigo 8689 hh OP Onde: hh a hora de incio e OP o cdigo da Operadora Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8689 A mensagem: hi a ht Op: OP indica as posies da tabela de rota de menor custo, onde hi a hora de incio, ht a hora de trmino e OP o cdigo da Operadora. Para verifica as outras posies basta utilizar as teclas FILA ESPERA e ATENDE LINHA

5.33 - Rota de Sada de Linha de Juno (8649 t rta)


Esta facilidade permite a interligao automtica de um PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS a mais de um equipamento do tipo PAX ou PABX. Para um ramal da central de origem se comunicar com um ramal qualquer das centrais destino, necessrio informar ao PABX de origem, que rota do equipamento de destino deve ser tomada para estabelecer a comunicao. Para programar a rota de sada, basta discar: 8649 t rta, onde rta indica a rota (que vai de 1 a 8) de acordo com o nmero de centrais de destino. Para estabelecer comunicao entre os ramais de diferentes centrais, basta discar o cdigo 6 seguido do nmero da rota e do nmero do ramal desejado. Para desprogramar a rota: 8640 t Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8649 A mensagem: Rota Saida X, indica que as linhas-tronco mostradas no painel de ocupao esto operando como linha-juno de rota X. Para verificar as outras rotas basta usar a tecla FILA ESP. Observaes: Algumas Centrais Pblicas oferecem a facilidade de Atendimento de Ligaes Simultneas. Nesse caso, para atender a segunda ligao, basta discar o cdigo 6 mais o cdigo da Central Pblica (se no houver linha de juno programada), ou discar 56 mais o cdigo da Central Pblica (se houver linha de juno programada). Quando uma linha-tronco est programada para discagem MF e trabalha como linha de juno a central pblica precisa entender o Flash gerado pelo cdigo 6. Para alterar o tempo de Flash, basta digitar: 89015 xxxx. Onde xxx varia de 0100 ms 0800 ms. A alterao do tempo de Flash s permitida atravs da utilizao de linha-juno e dos comandos 6 ou 56.

5.34 - Servio Noturno


O servio noturno permite que nos horrios de menor movimento todas as chamadas externas entrantes sejam canalizadas para ramais pr-determinados. Para incluir ramais do grupo de servio noturno, basta discar: 833 rr t Para excluir ramais do servio noturno, basta discar: 834 rr t Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 833 A mensagem: G Atend Not XX, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao esto programados com servio noturno. Observao: No PABX SoHo SXS, necessrio a Placa de Servio para executar esta facilidade.

23

5.34.1 - Ativao do Servio Noturno


Aps a incluso dos ramais no servio noturno, necessrio ativ-lo. Os cdigos para ativar e desativar o servio noturno, so descritos a seguir: 841 - Ativa servio noturno 842 - Desativa servio noturno

5.34.2 - Ramais
Ramais Restritos e Semi-Restritos pertencentes ao Servio Noturno
Os ramais restritos e semi-restritos podem ser includos no servio noturno, e neste caso, passam a se comportar como ramais semiprivilegiados, voltando sua categoria original com a desativao do servio noturno. Quando estes ramais participam do servio noturno, o PABX deve ser informado sobre qual o discriminador (ou discriminadores) de ligao externa para os mesmos enquanto o servio noturno permanecer ativo. Esta programao feita digitando: 8599 d 1/0 - 1 ativa o discriminador e 0 desativa o discriminador Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8599 A mensagem: Discrim Notur, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao pertencem ao discriminador de interurbano. Observao: Se no houver nenhum discriminador programado, o PABX no assume nenhum discriminador como padro.

Ramais Semiprivilegiados
Quando um ramal semiprivilegiado participa do servio noturno, passar a operar com o discriminador(es) programado(s) para o servio noturno, alm dos discriminadores prprios desse ramal. 84903 rr 1/0 - Programa ramal Semi-privilegiado em Servio Noturno (obedece somente os critrios do servio noturno - tabela de discriminadores).

Ramal da Telefonista
O ramal da posio de telefonista participa do servio noturno (Default), portanto no precisa ser includo, mas pode ser excludo.

5.34.3 - Como Atender Ligaes no Servio Noturno


Com o servio noturno ativado qualquer ligao externa de chegada ser sinalizada em todos os ramais programados. Se algum deles estiver ocupado, receber um bip peridico de 5 segundos. Nesse caso, o atendimento de ligaes feito atravs do comando 12, ou repondo o monofone no gancho e aguardando o sinal de toque.

5.34.4 - Entrada Automtica do Servio Noturno


Para que o Servio Noturno entre automaticamente basta programar: 8581 hh mm - Programa o horrio de entrada automtica do Servio Noturno 8582 hh mm - Programa o horrio de sada automtica do Servio Noturno 85831 1/0 - 1 ativa a entrada do Servio Noturno e 0 desativa 85832 1/0 - 1 para ativar a sada do Servio Noturno automtica somente nos dias teis (Segunda a Sexta-Feira) e 0 para desativar a sada automtica.

5.35 - Servio Vigia


Utilizando a facilidade Telecardpio, possvel instalar o servio vigia em sua empresa. Basta que o funcionrio (guarda noturno ou porteiro), durante a viglia, disque o cdigo 8978 mais um nmero de 4 dgitos em ramais pr-determinados pela empresa, para registrar a viglia. O nmero de 4 dgitos pode representar o cdigo do funcionrio que estiver trabalhando no momento, ou qualquer cdigo que a empresa desejar. Assim como o Telecardpio, necessrio que o PABX esteja equipado com uma impressora ou

24

um computador operando com software de bilhetagem especfico. Aps a discagem do cdigo o tom de confirmao indica que a operao foi bem sucedida.

Como o registro ser apresentado?


1) Se o PABX estiver equipado com o software de bilhetagem para impressora, ser impresso a data, a hora, o nmero do ramal e o cdigo discado. 2) Se o PABX estiver equipado com o software de bilhetagem por computador, a informao ser enviada para o computador e armazenada em disco, em um arquivo especfico em DBASE, para que seja consultado por programa do cliente. No impresso automaticamente. Observao: No PABX SoHo SXS, necessrio a Placa de Servio para executar esta facilidade.

5.36 - Setor de Captura


Captura de Setor
Esta facilidade agiliza a captura de ligaes, internas ou externas, dos ramais dentro de um mesmo ambiente (setor). Para capturar a ligao no necessrio saber o nmero do ramal que est tocando. Basta discar o cdigo 16 que a ligao ser capturada. No existe limitao quanto ao nmero de ramais que podem ser includos em um mesmo setor de captura, podendo ser habilitados at 8 Setores. A programao feita como descrito abaixo: 819 rr, s 1 - Programa ramais rr no setor de captura s 819 rr, s 0 - Retira ramal rr do setor de captura s s setor de captura representado por um dgito de 1 a 8. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 819 A mensagem: Setor de Capt. x, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao esto programados com setor de captura.

Mtodo de Acesso ao Setor:


8909 1/0 Define se o acesso ser seqencial ou hierrquico (numerao crescente).

5.37 - Tempo da Tecla Flash para Discagem MF


Devido a grande faixa de variao de tempo de Flash de aparelhos telefnicos, de fabricante para fabricante, possvel programar atravs do PABX, o tempo de Flash individual, ou seja, de cada ramal para operar com tempo de Flash programado de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante do aparelho telefnico, evitando contratempos como, por exemplo, reteno de linha-tronco. Programao atravs do ramal da telefonista: 89008 rr xxx - Programa tempo de Flash mnimo para o ramal rr, xxx o tempo que varia de 060 a 280 milisegundos 89009 rr xxx - Programa tempo de Flash mximo para o ramal, xxx o tempo que varia de 300 a 980 milisegundos Para o auto reconhecimento do tempo, basta discar a partir do prprio ramal # # 1 + Flash, no sendo necessrio programar os tempos mnimo e mximo de flash do ramal. O tempo de flash mnimo do ramal ser ajustado para 60 ms menor do que o valor emitido pelo aparelho telefnico e tempo de flash mximo do ramal ser ajustado para 60 ms maior do que o valor emitido pelo aparelho telefnico, limitados entre 40 e 980 ms. Para verificar as programaes, basta digitar no TSO: F 89008 - A mensagem: Min FL Puro xxx, aparece indicando o tempo mnimo individual programado para a tecla Flash. F 89009 - A mensagem: Max FL Puro xxx, aparece indicando o tempo mximo individual programado para a tecla Flash. Notas: O PABX d prioridade programao de tempo de Flash de ramal geral, ou seja, o mesmo tempo de Flash para todos os ramais. Para a programao de Tempo de Flash Individual, o tempo mnimo deve ser menor que o tempo mnimo de Flash da programao geral. O mesmo acontece para o tempo mximo que deve ser maior que o tempo mximo de Flash da configurao geral.

25

5.38 - Tempo de Carncia (89011 x)


Para programar o tempo de carncia basta discar 89011 x, sendo que x deve estar entre 1 e 8 segundos. O tempo de carncia padro de 5 segundos. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 89011, e a mensagem: t Carencia x s, indica o tempo de carncia.

5.39 - Tempo de Estacionamento de Ligaes Externas (89022 xxx)


Para programar o tempo de estacionamento de ligaes externas, basta discar: 89022 xxx, onde xxx o tempo que pode variar entre 010 e 249 segundos.

5.40 - Tempo de Recebimento de Toque para Linhas Externas (89019 xx)


O PABX avisa a um ramal que reservou uma linha-tronco, atravs de um toque diferenciado. O tempo de recebimento de toque diferenciado poder ser programado, discando: 89019 xx, onde xx o tempo que pode variar de 01 a 61 segundos. Para verificar o tempo programado, basta digitar, atravs do TSO, a funo: F89019 - Visualiza o tempo programado, atravs da mensagem: t Reserv Lin xx

5.41 - Teste de Ring no Prprio Ramal (84904 rr 1/0)


Esta facilidade programa o ramal para que ele gere teste de ring, para isto basta discar: 84904 rr 1/0, sendo que rr o ramal desejado, 1 para programar e 0 para desprogramar. Para programar todos os ramais rr = 00. Ao discar o comando 840, assim que o ramal for para o gancho, o ramal passara receber uma seqncia de toque tipo externo por at 90 segundos, o toque tambm termina quando o ramal sair do estado de gancho.

5.42 - Tomada de Linha-Tronco (8683 1/0)


Esta facilidade altera a rotina de tomada de linha-tronco, podendo a tomada a linha ser seqencial ou linear (a primeira linha de ordem crescente disponvel ocupada). 86831 - Programa para que as linhas-tronco sejam tomadas seqencialmente (cclica) 86830 - Programa para que as linhas-tronco sejam tomadas linearmente, ocupa a primeira linha de ordem crescente desocupada

Bloqueio de Acesso Simultneo a Linha-Tronco:


84902 rr 1 - programa ramal para no ter acesso simultneo a mais de uma linha de sada. 84902 rr 0 - para desprogramar. Default: todos os ramais programados, exceto ramal principal. Aceita programao coletiva (rr = 00).

5.43 - Tronco Exclusivo de Sada (8641 rr t)


Um ramal pode ter uma linha-tronco exclusiva para suas ligaes de sada. Uma linha-tronco exclusiva pode ser programada para mais de um ramal. O ramal(is) programado(s) consegue(m) tomar outras linhas-tronco, caso o tronco exclusivo esteja ocupado. Veja a programao: 8641 rr t - Programa o tronco t como exclusivo de sada para o ramal rr 8642 rr t - Desprograma o tronco t como exclusivo do ramal rr Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8641 A mensagem: Tron Exclusi XX, indica que os troncos mostrados no painel de ocupao so exclusivos de sada do ramal xx. Para verificar todos os ramais basta usar a tecla FILA ESP.

26

5.44 - Tronco Unidirecional de Entrada (869 t 1/0)


Programa uma linha-tronco para apenas receber ligao externa, tornando-a unidirecional de entrada, no podendo efetuar ligaes de sada. Para programar um tronco como unidirecional de entrada: 869 t 1 Para desprogramar um tronco unidirecional: 869 t 0 Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 869 A mensagem: Unidir Entrada, indica que as linhas-tronco mostradas no painel de ocupao so unidirecionais de entrada.

27

Captulo 6: Operaes do TSO


Observao: Disponvel somente para o PABX Modelos FLAG/WAVE.

Descrio do TSO Descrio Geral


O PABX trata o TSO (Terminal de Superviso e Operao) como um ramal, mas com algumas caractersticas que o transformam num ramal especial. simples de operar, facilitando e agilizando o trabalho da telefonista. No TSO a operao de gancho feita colocando o monofone no suporte, ou apertando a tecla Gancho. Esta tecla muito til quando h linhas-tronco em reteno, pois ao pression-la as ligaes continuaro retidas, o que no ocorre quando o monofone colocado no suporte de gancho, neste caso, todas as linhas que estiverem em reteno sero derrubadas. Qualquer tecla de comando ou controle digitada tem interpretao imediata, desencadeando a ao desejada. A tecla Cancela envia ao PABX um novo comando que aborta informaes que no tenham sido totalmente processadas. Toda programao feita no TSO iniciada pela tecla de programao Prog. que est sendo representada neste manual pela letra P.

Painel de Ocupao e Controle


O TSO tem um painel de controle no qual cada linha-tronco e cada ramal esto representados por uma pequena lmpada, que so chamadas de LED's. Cada LED pode representar 4 estados diferentes, conforme descrito a seguir: Aceso - Indica que o ramal ou linha-tronco correspondente est ocupado (fora do gancho ou recebendo ligao). Piscando Lento - Indica que o ramal ou linha-tronco correspondente est chamando a telefonista, e acompanhado por um sinal sonoro que pode ser: toque interno, externo ou simultneo. Piscando Rpido - Indica que a linha-tronco ou ramal correspondente foi colocada em espera pela telefonista. Apagado - Indica que o ramal ou linha-tronco correspondente est livre.

Rechamada
Este LED pisca toda vez que ocorrer uma rechamada de linha-tronco.

Alarme Tronco
Este LED pisca sempre que houver falha em qualquer linha-tronco.

Sensores
So 3 LED's correspondentes a Alarmes: INC. - Este LED pisca quando o alarme de Incndio estiver disparado. ROU. - Este LED pisca quando o alarme de Roubo estiver disparado. SIST. - Este LED pisca toda vez que uma falha de dispositivo ou de dados detectada. Para apagar este LED digite P602.

Chave de Programao do PABX


O cadeado mostrado no visor do TSO abre toda vez que a chave de programao estiver ativada.

Chave de Cdigo
O cadeado mostrado no visor do TSO fica aberto e piscando, toda vez que a chave de cdigo estiver ativada.

Servio Noturno
A letra N aparece no visor do TSO piscando enquanto o servio noturno estiver ativo.

Impressora/ Computador
A letra B no visor indica o estado de operao na emisso de bilhetagem por impressora/ computador.

28

B aceso - Indica que a bilhetagem est ativa e que o PABX no tem problema para enviar dados. B piscando com X - Indica que a bilhetagem por impressora/ computador est ativa e o PABX est com problemas para enviar dados. B piscando com ! - Indica que sua capacidade de memorizar bilhetes est se esgotando (est com mais de 80% da memria ocupada) A letra B no aparece no visor quando a bilhetagem est desativada.

Visor Digital
O visor digital do TSO um display de cristal lquido onde so apresentadas todas as discagens e mensagens para a telefonista.

Mensagens
As mensagens que o PABX usa para se comunicar com a telefonista so apresentadas no visor do TSO, e para facilitar a operao, so sempre seguidas de algum tom, conforme descrito a seguir: Chamando rr - Aparece junto com o tom de controle de chamada e indica que a telefonista discou para o ramal rr, o qual est sendo chamado. Ocupado rr - Aparece junto com o tom de ocupado e indica que a telefonista discou para o ramal rr, o qual est ocupado. No Perturbe - Aparece junto com o tom de no perturbe e indica que a telefonista discou para o ramal rr, o qual est programado com no perturbe. Confirmado - Aparece junto com o tom de confirmao indicando que a operao executada foi aceita. Erro de Operao - Esta mensagem aparece junto com o tom de erro indicando uma operao incorreta.

Teclado
O teclado do TSO, completa a intercomunicao entre a telefonista e o PABX. O teclado composto por 3 grupos de teclas que, conforme sua funo, podem ser classificadas em: - Teclas Numricas - Teclas de Comando - Teclas de Controle

Teclas Numricas
As teclas numricas esto dispostas de forma idntica ao teclado de um aparelho telefnico comum.

0a9

Servem para fazer as discagens, internas e externas, e discagens dos cdigos e programaes. O dgito 0 atua tambm, para tomar linha-tronco.

Teclas de Controle
As teclas de controle colocam automaticamente ligaes anteriores em espera e iniciam a ao solicitada. So 5 teclas que ocupam a parte superior do teclado, dispostas numa fileira entre as teclas de comando e as teclas numricas.

Cancela
Cancela uma operao em andamento e torna o PABX disponvel para iniciar uma nova operao.

Gancho
Pressionar esta tecla produz o mesmo efeito que colocar o monofone do TSO no gancho, porm sem derrubar as ligaes que esto em reteno.

Prog.
a tecla que inicia todos os cdigos para a programao do PABX Modelos FLAG/WAVE.

Funo
Atravs desta tecla possvel verificar e visualizar as programaes que foram efetuadas no PABX.

Tecla !
Sem utilizao.

29

Teclas de Comando
So 7 teclas dispostas em 2 colunas. As teclas de comando colocam automaticamente em espera as ligaes que estiverem em andamento e iniciam a nova ao solicitada.

TRANSF.
Tecla de Transferncia. Basta pressionar esta tecla para transferir uma ligao.

LINHA ESP.
Linha de Espera. Atende a linha-tronco escolhida pela telefonista, bastando discar o nmero da linha-tronco que estiver em reteno.

B. PESSOA
Busca Pessoa. Pressionando esta tecla possvel transmitir mensagens, atravs de um sistema de som, dentro da empresa.

AT. LINHA
Atende Linha. Atende as chamadas externas entrantes ou rechamadas para o TSO. O atendimento feito na ordem de chegada das ligaes.

AT. RAMAL
Atende Ramal. Usada para atender um ramal que esteja chamando a telefonista.

LIB. LINHA
Libera Linha. Pressionando esta tecla a telefonista libera a linha-tronco em que estiver conectada.

FILA ESP.
Fila de Espera. Atende a linha-tronco que estiver h mais tempo em espera.

Veja tambm:

6.1 - Mensagens de Falha


Eventualmente pode acontecer algum problema que ocasione uma parada no funcionamento do PABX. Nestes casos, a ocorrncia comunicada atravs de uma mensagem no visor do TSO. As mensagens de falha no so armazenadas na memria do PABX. Estas mensagens de falha auxiliam o diagnstico - F08. Aps solucionar o problema, as mensagens de falha podem ser apagadas pelo cdigo P602.

Como Interpretar as Mensagens de Falha


Assim que a funo diagnstico ativada, aparece a mensagem Diagnstico no visor do TSO. As mensagens de falha e seus respectivos significados, esto escritos na tabela a seguir.

Tabela de Mensagens de Falha de Dispositivo


Diagnstico F.Fonte Relgio Falha Relgio Rst uP=n Rst V uP=n U.F.O = n U.F.O (V) = n Rst Hard = n Falha de Dados Dados de Ramal A funo Diagnstico foi ativada Falha no circuito que alimenta o relgio Falha no circuito de relgio Nmero de vezes que o software residente foi reiniciado Nmero de vezes que o software residente foi reiniciado, desde a ltima vez que o PABX foi ligado Nmero de vezes que se encontrou mensagens desconhecidas Nmero de vezes que se encontrou mensagens desconhecidas, desde a ltima vez que o PABX foi ligado Nmero de vezes que o hardware foi reinicializado, desde a ltima vez que o PABX foi ligado Falhas de dados que so listadas a seguir Falha na programao de ramal. Os ramais indicados no painel de ocupao

30

nnn Progs Limpas Dados de Tronco

Agenda de Ramal

Agendas 20 a 29 Agendas 30 a 39 Agendas 40 a 49 Agendas 50 a 59 Discriminador IU Servio Noturno Tron, Ram e Enl Prog Bilhetagem Progs Hbridos Teclas Hibr Num Config Hib Num <A> Reprog Hibr <C> Reprog Hibr Recados de Hibr FAC = n Use Atende Linha

tiveram seus dados de configurao apagados. So considerados dados de configurao de ramais as seguintes programaes: Grupo Atendedor Chefe-Secretria Atendedor Mudo Cadeado Eletrnico Ramal no Aceita Captura Senha Desvio se Ocupado Categoria de Ramal Desvio se no atende Inclui Ramal no DAL Inclui Ramal no Servio Noturno Nmero de falhas de dados Falha de programao de linha-tronco Os dados de configurao das linhas-tronco foram apagados. So dados de configurao de linhas-tronco as seguintes programaes: Tronco Exclusivo Inclui Tronco na Linha-Juno Inclui Tronco no DAL Tronco Unidirecional Falha de agenda de ramal Os ramais indicados no painel de ocupao tiveram suas agendas pessoais apagadas Falha de Agenda de Sistema entre os nmeros nn e mm. Somente devem ser reprogramadas as memrias indicadas. Falha de agenda entre os nmeros 20 a 29 Falha de agenda entre os nmeros 30 a 39 Falha de agenda entre os nmeros 40 a 49 Falha de agenda entre os nmeros 50 a 59 Falha de prefixos do discriminador de ligaes externas Falha no controle do servio noturno na sua ativao. O servio automaticamente desligado quando ocorre esta falha Falha na programao na configurao bsica do sistema Falha na programao da bilhetagem Problemas quanto a programao do Terminal Hbrido Perda de configurao das teclas Perda de configurao do Terminal Hbrido Falha de Programao de Hbrido Falha de Programao de Hbrido Perda de Mensagem do Terminal Hbrido Mensagem sem sentido direto para o usurio. Serve apenas como informao estatstica para a Leucotron Fim da Lista

Observaes: As mensagens com exceo da primeira (diagnstico) e da ltima (Use Atende Linha), s aparecem quando alguma falha for detectada. Existem algumas falhas do sistema que tambm so sinalizadas atravs de mensagens, estas falhas so descritas a seguir.

Tabela de Mensagens de Falha de Sistema


FLH Tx Falha de Transmisso. Identifica falha na via de transmisso entre o PABX e o TSO FLH Rx Falha de Recepo. Identifica uma falha na via de recepo entre o PABX e o TSO

6.2 - Operao
Para pedir informaes sobre ramais, linhas-tronco ou enlaces existem comandos apropriados que, quando usados, mostram o estado atual e/ou ligaes da entidade (ramal, linha-tronco ou enlace), dependendo da informao solicitada. A partir deste ponto pode-se avanar ou retroceder, procurando a prxima entidade. Para isto so usadas as teclas Fila de Espera e Atende Linha.

Exemplo:
Quando se tecla F24, aparece a mensagem no visor do TSO: R24 Lig ECM e e os LED's associados apresentam o seguinte estado de funcionamento: LED 24 - Aceso LED 28 - Piscando Significa que o ramal 28 est na espera do ramal 24 e o ramal 24 est ouvindo teste de espera com msica. Nestas condies digitando a tecla Fila de Espera, se no houver nenhum ramal entre 24 e 28

31

sendo usado, aparecer no visor a mensagem: R 24 Ligado : E no painel de LED's, a situao: LED 24 - Aceso LED 28 - Piscando interessante ressaltar que o TSO sempre mostra as ligaes em espera com a mensagem discando.

Mostra Novamente as Informaes de uma Entidade


Para atualizar o painel com novas informaes deve-se usar a tecla LIB. LINHA.

Mostra Ligaes de um Ramal (Funo rr)


Basta digitar o cdigo: F rr e a seguir a Linha Esper, para visualizar os enlaces utilizados pelo ramal. Os LED's de tronco indicam os enlaces aos quais o ramal est ligado. Esta funo muito til para verificar se o nmero de enlaces est programado corretamente. Por exemplo: O ramal 28 liga para o ramal 33, o ramal 33 atende a ligao, porm no se consegue estabelecer conversao entre eles. Aps digitada a funo mencionada acima, o LED do ramal 33 estar aceso, e se o LED de tronco 12 tambm estiver aceso, indica, que no momento, o enlace 12 est sendo ocupado, portanto no est disponvel e o nmero de enlaces no est programado corretamente.

Mostra Ligaes de um Tronco (Funo 29 t)


Digitando a funo: F 29 t, os ramais ligados a um tronco determinado, alm de suas ligaes com msica de espera, sero mostrados no visor do TSO. Onde t o nmero do tronco que se deseja visualizar

Mostra Ligaes de Enlaces (Funo 27 e)


Visualiza os ramais ligados a um enlace, assim como suas ligaes com teste de msica de espera. Basta digitar: F 27e Onde e o nmero do enlace que se deseja visualizar

Erros
O TSO tem capacidade para detectar uma srie de erros, informando atravs de uma mensagem no visor. Erro 2 - Indica que uma informao vinda do PABX Modelos FLAG/WAVE no faz parte da tabela de cdigos que so analisados pelo TSO Erro 4 - Informa que os parmetros de uma informao vinda do PABX Modelos FLAG/WAVE est fora dos limites que so analisados pelo TSO

Tratamento dos Ramais:


O tratamento dos ramais pelo TSO muito semelhante ao tratamento dos telefones comuns. Para atender um ramal a telefonista pode agir de duas maneiras: 1) Pressionando a tecla AT. RAMAL. Se mais de um ramal estiver chamando, ser atendido o de nmero menor. No visor aparecer a mensagem: ramal xx 2) Discando o nmero do ramal que est chamando. Permite que a telefonista selecione o ramal a ser atendido, quando h mais de um ramal chamando. A transferncia de uma linha-tronco para um ramal pode ser feita pela tecla TRANSF. Basta discar o nmero do ramal desejado, deixando a linha-tronco em reteno e ento digitar a tecla TRANSF. A transferncia pode ser executada antes do ramal chamado atender e mesmo que este esteja ocupado. O visor mostra a mensagem: Transfere

Tratamento de Linhas-Tronco:
Discagem Externa Para efetuar uma discagem externa, basta digitar a tecla 0 para tomar uma linha-tronco e em seguida discar o nmero desejado. Atendimento de Chamada Externa Para atender uma chamada externa se usa a tecla AT. LINHA. Assim que a ligao for atendida, a mensagem Atd linha mostrada no visor. Se uma linha-tronco no for atendida, num tempo mximo de 60 segundos, h uma rechamada da ligao. A rechamada sinalizada da mesma forma que uma chamada externa, alm do LED de rechamada que comea a piscar. Quando a rechamada for atendida, aparecer no visor, a mensagem:

32

Rech Espera T t Existem outros dois tipos de rechamadas que so sinalizadas da mesma forma, porm com mensagens diferentes. 1) Quando o TSO transfere uma ligao externa a um ramal, e este no a atende ao final de 60 segundos, a ligao voltar ao TSO e no visor aparecer a mensagem de rechamada: Rech TSO T t 2) Quando um ramal transfere uma ligao externa para outro ramal, e este ltimo no atende, a ligao volta ao ramal gerador da transferncia e se este tambm no atende, a telefonista rechamada e no visor aparecer a seguinte mensagem: Rech Ramal T t O atendimento da rechamada se processa de modo idntico ao utilizado para atender uma chamada. Onde: T significa Tronco e t indica o nmero do tronco da rechamada.

6.3 - Posio de Telefonista


A posio de telefonista no PABX Modelos FLAG/WAVE pode ser ocupada por um aparelho telefnico comum, um TSO ou um Terminal KS-HB Executive e no PABX Modelo SoHo SXS por um aparelho comum ou um TSO. As principais caractersticas destas alternativas so:

Telefone Comum
Quando a posio de telefonista ocupada por um telefone comum, a sua operao semelhante qualquer ramal, com algumas pequenas diferenas: 1) Nunca estar ocupado para ligaes externas; 2) Tem acesso a todas as programaes da posio de telefonista. 3) Dispensa o uso da chave de programao nas funes onde necessria a abertura desta chave, quando opera com TSO. 4) necessria a utilizao da chave de cdigo.

TSO (Terminal de Superviso e Operao)


Acessrio opcional que foi desenvolvido para facilitar e agilizar a operao da telefonista, funciona como um ramal comum, com algumas vantagens, como por exemplo: 1) Nunca est ocupado para qualquer tipo de ligao (interna ou externa). 3) Tem acesso a todas as programaes da posio de telefonista. 4) Emite mensagens comunicando eventuais falhas e estado de operao. 5) Permite verificaes de programaes. 6) Mostra hora e data. 7) Permite recuperar as linhas-tronco em espera em qualquer seqncia. 8) Tem teclas especiais para funes especficas.

Terminal KS-HB Executive


Acessrio opcional, atua entre um telefone comum e um TSO. Tem acesso todas as programaes do PABX, que so efetuadas conforme em um aparelho telefnico comum, porm possvel visualizar mensagens e ocupao de linhas-tronco e ramais.

6.4 - Reteno
Uma ligao externa pode ser posta em reteno pelo TSO, executando qualquer operao durante a conversao. A retomada de uma ligao em reteno pode ser feita de duas formas:

1) Pressionando a tecla FILA ESP.:


Desta forma se recupera a ligao que est a mais tempo em espera.

2) Pressionando a tecla LINHA ESP + o nmero de uma linha-tronco:


Desta forma a ligao correspondente a linha especificada recuperada, ou seja, possvel dar prioridade recuperao das ligaes externas em reteno. Em ambos os casos, quando a ligao recuperada, aparece no visor a mensagem: Tronco Espera t

33

6.5 - Significado das Mensagens


A seguir, apresentamos a tabela de significados das mensagens do relatrio de trfego, na ordem em que aparecem no TSO. A primeira e a ltima mensagem aparecem sempre que as funes diagnstico ou trfego so chamadas.

Mensagens de Trfego
Incio do relatrio de trfego Mostra a quantidade total de ligaes recebidas Mostra a quantidade total de ligaes externas atendidas pelo TSO Mostra a quantidade total de ligaes internas atendidas pelo TSO Mostra a quantidade total de ligaes atendidas pelo grupo atendedor Trfego Perodo Lig Entrante At TSO INTERNAS TEL 1 Grupo At

Sinalizao de Apresentao das Mensagens:


O PABX fornece informaes sobre as ligaes em curso, atravs do painel de LED's e do visor do TSO. Por exemplo, se no visor aparece a mensagem: R 23 LIGADO A, significa que o ramal 23 est ligado aos ramais e/ou linhas-tronco cujos LED's estejam acesos. Se o LED estiver piscando, significa que o ramal ou tronco est na espera do ramal 23. Alm dos LED's, do painel de LED's de ramais, existem os LED's referentes aos troncos e servios, que so importantes para os tcnicos.

Mensagens Apresentadas no Visor:


Todas as mensagens referentes a troncos, ramais e enlaces so acompanhadas por sinalizao de LED's, exceto nos casos de livre e no gancho. A tabela a seguir est dividida em 4 partes, discriminando as mensagens que so apresentadas no visor do TSO.

1) Mensagens Referentes aos Ramais


R rr ligado R rr no gancho R rr discando R rr Ret Autom R rr Toq Port R rr Tom Conf R rr Tom Discar R rr Tom Erro R rr Tom Ocup R rr Toq Inter R rr Toq Exter R rr Toq DAL R rr Men Alar R rr Enlaces Ramal ligado aos ramais ou troncos indicados pelos LED's acesos ou piscando Ramal est no gancho Ramal est discando Ramal com retorno automtico Ramal com toque de porteiro Ramal com tom de confirmao Ramal com tom de discar Ramal com tom de erro Ramal com tom de ocupado Ramal com toque interno Ramal com toque externo Ramal com toque de ligao DAL Ramal ligado ao udio do alarme Ramal ligado aos enlaces indicados pelos LED's de tronco

2) Mensagens Referentes aos Troncos


Tr t ligado Tr t lig ECM e Tr t lig Porteiro Tr t Livre Tronco ligado aos ramais ou troncos indicados pelos LED's acesos ou piscando Tronco ligado a espera com msica Tronco ligado ao porteiro Tronco disponvel (no ligado)

3) Mensagens Referentes aos Enlaces


En e ligado En e Lig ECM e En e Porteiro En e Livre Enlace ligado aos ramais ou troncos indicados pelos LED's Enlace ligado espera com msica Enlace ligado ao porteiro Enlace Livre

4) Mensagens Gerais
Tecla incorreta Na operao desta facilidade a tecla digitada no aceita

34

6.6 - Teclas e Funes do TSO


Funes
O TSO tem capacidade de executar uma srie de funes como, utilizao do relgio, verificao de diagnsticos, testes, etc. Para estas funes necessrio digitar a tecla de controle Funo. A tecla funo ser representada pela letra F. Segue a seguir, as aplicaes e caractersticas operacionais das funes. Mostra Relgio (Funo 01) A funo 01 - Mostra Relgio, ativa a entrada automtica do relgio no visor do TSO. Isto permite que, sempre que transcorram 10 segundos, contados do momento em que a ltima tecla foi digitada, aparea o relgio no visor, apresentando a data e hora correntes no seguinte formato: DD/MM hh:mm Desativa Entrada do Relgio (Funo 02) Esta funo desativa a entrada do relgio, o qual s poder ser visualizado novamente se for reativado pela Funo 01. interessante observar que o relgio continua funcionando, porm sem ser mostrado. Acerta Hora (Funo 03 hhmm) Esta funo permite o ajuste das horas. Para acertar o relgio, basta digitar: F03. Aparecer no visor a mensagem: Hora hh - mm. Digite a hora e os minutos. Acerta Data (Funo 04 DDMM) Esta funo permite acertar a data. Para ajustar o calendrio, basta digitar: F04. Aparecer no visor a mensagem: Data DD - MM. Digite o dia e o ms. Teste LED's e Volume de Toque (Funo 05) Esta funo tem a finalidade de testar os LED's e ajustar o volume de toque do TSO. Para isso, basta digitar: F05 Aps a digitao, todos os LED's se acendem e no visor aparece a mensagem: Toque 1 2 3 4 Onde: 1, 2, 3 e 4 representam o ajuste de toque. Para cancelar o teste, basta digitar qualquer tecla, com exceo das numricas. Testa Linhas-Tronco (Funo 06) Quando esta funo ativada, o teclado bloqueado, e o PABX inicia o teste de todas as linhastronco, recebendo um tom de confirmao e uma mensagem no visor. Aps testar todos os troncos, aparece a mensagem no visor do TSO: Confirmado Neste momento a tecla Cancela deve ser pressionada para sair do teste e liberar o teclado. Se nenhuma falha for detectada, o teste estar completo e o PABX voltar a seu estado normal. Se alguma falha tiver sido detectada o(s) LED(s) correspondente(s) a(s) linha(s) tronco que apresentar(em) falha(s) comear a piscar. Uma linha-tronco reconhecida com falhas no ser acessada pelo PABX. Assim que o problema for solucionado, dever ser feito um novo teste de linhas-tronco, para que o PABX seja informado da soluo do problema. As ligaes em curso no so afetadas pelo teste de linhas-tronco. Verifica Verso (Funo 07) Esta funo informa a data da verso dos programas do PABX e do TSO. Basta digitar: F07, para que aparea a mensagem no visor. Diagnstico (Funo 08) A funo diagnstico permite a visualizao no visor do TSO de falhas detectadas pelo PABX. As falhas so apresentadas no visor do TSO, uma por vez. Quando a funo ativada, o teclado bloqueado, com exceo de trs teclas, as quais sero usadas para operar e analisar a relao de falhas. As teclas que permanecem ativas so: FILA ESP. A tecla Fila de Espera permite o avano de linhas na relao de falhas, ou seja, digitando-a, a linha seguinte apresentada. A tecla Atende Linha permite que se volte linha anterior na relao de falhas.

AT. LINHA

35

Cancela

A tecla Cancela permite desativar a funo diagnstico, fazendo com que o TSO volte a sua condio normal de funcionamento.

Existem dois tipos bsicos de falhas: De Dispositivo: Falhas nos circuitos internos do PABX Modelos FLAG/WAVE. De Dados: Se refere s informaes de configurao perdidas. Sempre que uma falha de dispositivo ou de dados detectada, o LED SIST. comea a piscar. Para apagar o relatrio de ocorrncia de falhas, basta ativar a chave de programao (F009) e em seguida, digitar: P 602 Nota: O cdigo P602 no corrige as falhas, apenas apaga o relatrio de falhas. Portanto, certifique-se de tomar as providncias cabveis, para corrigir as falhas detectadas, antes de apagar o relatrio. Algumas dessas falhas podem ser sanadas atravs dos recursos de programao. Mostra Memria (Funo 7 mm, rr) A funo mostra memria permite telefonista verificar o contedo das memrias de ramal e das memrias de sistema, bastando digitar o cdigo: F 7 mm rr 7 o cdigo da funo e mm o nmero da memria que se deseja verificar. No visor do TSO ser mostrado o contedo da memria. Se no houver nenhum nmero programado, aparecer a mensagem: Posio Limpa! Mostra Programao (Funo 8xx) Esta funo permite visualizar todas as programaes vigentes no PABX. O cdigo xx se refere ao cdigo da funo que se deseja verificar. As programaes so apresentadas no visor uma por vez. Quando esta funo ativada, o teclado bloqueado, com exceo de trs teclas, as quais so usadas para analisar a relao de programaes. FILA ESP. A tecla Fila de Espera permite o avano de linhas na relao de programao, ou seja, digitando-a, a linha seguinte apresentada. A tecla Atende Linha permite que se volte linha anterior na relao de programao. A tecla Cancela permite desativar a funo mostra programao, fazendo com que o TSO volte a sua condio normal de funcionamento.

AT. LINHA Cancela

Trfego (Funo 09) Quando esta funo ativada, apresenta o relatrio de trfego telefnico.

Teclas
Gancho Coloca o TSO no gancho atravs de software Prog. Substitui o dgito 8 nos cdigos de programao Cancela Cancela a ltima operao Funo Deve ser pressionada antes do cdigo das funes especiais --> Mostra a centena de ramais (2 ou 3) AT. RAMAL Atende ligao entrante de ramal LIB. LINHA Libera a ligao externa em curso TRANSF. Transfere linha-tronco B. PESSOA Ativa busca pessoa polo sistema de alto-falantes AT. LINHA Atende ligao entrante de linha-tronco FILA ESP. Estabelece conversao com a primeira linha-tronco deixada em espera LINHA ESP. Estabelece conversao com a primeira linha-tronco em espera

36

Captulo 7: Facilidades/Acessrios Opcionais


A Placa Servio um acessrio opcional no PABX SoHo SXS, e com ela possvel voc obter as seguintes facilidades: Despertador; Bilhetagem; Conexo com VPM Local pra programao da central; e alimentao para Terminal KS-HB Executive.

7.1 - Atendedor Digital


A interface de Atendimento Digital (DISA) pode ser instalada nos PABX Modelos FLAG/WAVE cuja reviso da PCI seja superior ou igual 036501R2, e a verso de Firmware superior a 036A11I0. E no PABX Modelo SoHo SXS. Observaes: Se ocorrer a entrada de uma ligao e o mecanismo de auto-atendimento j estiver ocupado, ser obedecido os critrios de distribuio de ligao de entrada. Se no houver nenhum ramal como alternativa de atendimento a interface ir fazer o auto-atendimento assim que desocupar da tarefa anterior. Para que a interface de atendimento digital faa o encaminhamento por setor, deve ser realizada a programao de setor do PABX. As ligaes atendidas pela interface so bilhetadas com ligaes recebidas para o elemento (ramal) 19.

7.1.1 - Programao do Tronco para Atendimento Digital (8685 t 1/0)


8685 t 1 - Programa o tronco para que a placa de atendimento digital intercepte a distribuio de ligaes de entrada. 8685 t 0 - Programa o tronco para que a placa de atendimento digital no intercepte a distribuio de ligaes de entrada. Default: todos os troncos desativados. Pode ser feita a programao coletiva, basta fazer t = 0.

7.1.2 - Programao do Mecanismo de Atendimento Digital (8686 1/0)


8686 1 - Programa o mecanismo de atendimento digital para que o acesso de transferncia seja somente por setor. 8686 0 - Programa o mecanismo de atendimento digital para que o acesso de transferncia seja por ramal e/ou setor (setores 1, 6, 7 e 8, e ramais 20 a 51 e 9 para telefonista). Default: Transferncia para ramal ou setor.

7.1.3 - Programao do Ramal de Transbordo


8687 rr t - Programa o ramal de transbordo para Servio Diurno do tronco especificado. Este ramal serve para que o sistema de auto-atendimento encaminhe as ligaes quando o usurio no disca o ramal (ou setor) desejado e aguarda para que o sistema tome a deciso. Default: Ramal 20 Se desejar retirar o ramal de transbordo, faa: rr = 00. Pode ser feita a programao coletiva, basta fazer t = 0. 8688 rr t - Programa o ramal de transbordo para o Servio Noturno do tronco especificado. Este ramal serve para que o sistema de auto-atendimento encaminhe as ligaes quando o usurio no disca o ramal (ou setor) desejado e aguarda para que o sistema tome a deciso em servio noturno. Default: No tem nenhum ramal. Se desejar retirar o ramal de transbordo, faa: rr = 00. Pode ser feita a programao coletiva, basta fazer: t = 0.

37

7.1.4 - Programao das Mensagens


Programao da Mensagem para Servio Noturno e Diurno:
89799 - Informa ao mecanismo de atendimento digital que a mensagem de servio noturno deve ser a mesma usada pelo servio diurno. 89790 - Informa ao mecanismo de atendimento digital que a mensagem de servio noturno deve ser diferenciada da mensagem do servio diurno.

Programa quais Mensagens sero usadas:


89709 - Informa ao mecanismo de atendimento digital que as mensagens a serem usadas pelo sistema de auto-atendimento so as mensagens reservadas para gravao personalizada do usurio (MSG2 e MSG4). 89700 - Informa ao mecanismo de atendimento digital que as mensagens a serem usadas pelo sistema de auto-atendimento so as mensagens padres gravadas em fbrica (MSG1 e MSG3).

Gravao da Mensagem:
89793 - Usurio grava MSG2 o atendimento digital diurno (13 segundos) 89797 - Usurio grava MSG4 o atendimento digital noturno (13 segundos)

Verificao das Mensagens:


89701 89703 89705 89707 Verifica MSG1 do atendedor digital diurno (mensagem de fbrica - 13 segundos) Verifica MSG2 do atendedor digital diurno (mensagem do usurio - 13 segundos) Verifica MSG3 do atendedor digital noturno (mensagem de fbrica - 13 segundos) Verifica MSG4 do atendedor digital noturno (mensagem do usurio - 13 segundos)

Nota: As mensagens podem ser gravadas e verificadas a partir da telefonista ou de um ramal previamente habilitado atravs da programao (8603 rr 1/0) e com chave de programao do PABX habilitada.

7.1.5 - Bloqueia Ramal para No Receber Transferncia por DISA (8491 rr 1/0)
Para que um ramal no receba ligaes transferidas por DISA basta programar: 8491 rr 1. E para desprogramar: 8491 rr 0.

7.1.6 - Programao Remota (Somente para o PABX Modelo SoHo SXS)


Esta facilidade permite que o PABX Modelo SoHo SXS possa ser programado remotamente atravs do DISA. Para isto necessrio criar uma senha (PassWord Call) para o ramal virtual 00 atravs do cdigo 8977 ssss 00. Depois de programada a senha possvel acessar o modo de programao remotamente via DISA. Para isto necessrio discar: # # 00 ssss. Assim que receber o tom de confirmado pode-se abrir a chave do PABX (8601) e executar todas as programaes necessrias. Ao finalizar as programaes, para sair do modo de programao basta discar: # # 1 - o DISA vai para o modo de transbordo ou # # 2 - desconecta a linha-tronco. Notas: Para desprogramar a senha do ramal virtual 00, basta discar: 8977 0000 00. possvel entrar no modo de programao via DISA atravs do comando de transferncia # # 00 ssss. Quando estiver no modo de programao e fizer uma programao parcial, por exemplo programar nmero na agenda ou discriminador de ligaes, o PABX aguarda por 4 segundos aps o ltimo dgito para validar o que foi digitado e armazenar a programao. Aps este tempo, ou entre uma programao e outra o PABX aguarda por 15 segundos, se no for digitado mais nada o DISA vai para o modo de transbordo.

38

7.2 - Bilhetagem
O PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS podem opcionalmente, registrar todas as ligaes efetuadas ou recebidas pelas linhas-tronco. Este registro pode ser gravado em disco de um computador externo acoplado ao PABX ou impresso em forma de relatrio diretamente na impressora. Esta facilidade chamada bilhetagem e, para utiliz-la, necessrio que o PABX tenha disponvel uma impressora e um computador compatvel com IBM PC XT/AT/386/486/Pentium. Observaes: necessrio que os equipamentos externos tambm estejam ligados a um sistema ininterrupto de energia, do tipo no-break ou short-break, para poder receber os dados mesmo na falta de energia da rede. imprescindvel que os equipamentos externos sejam aterrados no mesmo terra do PABX conectados a ele atravs do Isolador ptico Leucotron, para o PABX Modelos FLAG/WAVE. Veja:

7.2.1 - Ativao do Registro de Ligaes Recebidas


Registro de Ligaes Externas Recebidas
O PABX pode ser programado para no registrar as ligaes recebidas se esta informao no for relevante, economizando linhas impressas e espao em disco. Para bilhetar as ligaes entrantes, basta digitar: 89002 1 - Ativa o registro das chamadas recebidas 89002 0 - Desativa o registro de chamadas recebidas A qualquer momento possvel verificar a programao desta funo digitando no TSO: F 89002 No visor do TSO aparecer a mensagem: Bilheta Lig Rec - Programado para registrar as chamadas recebidas. No Bilh Lig Rec - Programado para no registrar as chamadas recebidas.

Numerao no Registro de Bilhetagem:


Esta facilidade permite escolher entre numerao flexvel ou nmero fsico do ramal a ser emitido no registro de bilhetagem de ligaes. A programao padro emite nmero fsico. 8908 1 - Emite nmero flexvel do ramal na bilhetagem se existir. No vlido para bilhete no formato parcial (linha CPC) 8908 0 - Emite somente o nmero fsico do ramal na bilhetagem

7.2.2 - Ativao do Tipo de Bilhetagem Modo Impressora


Para emitir relatrios de bilhetagem, basta conectar uma impressora serial diretamente ao PABX de um cabo apropriado fornecido pela Leucotron. Com a impressora ligada, no ramal da telefonista digite o cdigo: 893 No TSO: F 893 - A mensagem: Bilh Limite XXX, indica a quantidade de bilhetes que podem ser armazenados na memria do PABX. Observaes: importante que a impressora seja ligada ao short-break, para garantir que numa eventual falha de energia na rede, as informaes no sejam perdidas. A impressora no deve ser desligada enquanto a bilhetagem estiver ativada. A bilhetagem deve permanecer sempre ativada. A data e hora precisam estar sempre certas.

Bilhetagem por Computador


A bilhetagem por computador permite montar um banco de dados, que pode ser armazenado em disco. A Leucotron Equipamentos oferece os recursos de software e os acessrios necessrios para uma perfeita interao entre o PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS e um microcomputador IBM PC XT/AT, ou compatvel, funcionando com o sistema operacional MS-DOS. A comunicao de dados entre o PABX e o computador realizada por um programa especfico, que deve ficar residente na memria do computador e que no interfere no seu funcionamento normal.

39

possvel gerar relatrios de qualquer espcie: agrupando ligaes, avaliando tarifas ou fazendo anlises estatsticas. Para programar a bilhetagem por computador, basta digitar: 895 Para desativar a bilhetagem: 894 No TSO: F 895 - A mensagem: Bilhetes Mem XXX, indica a quantidade de bilhetes existentes na memria do PABX.

7.2.3 - Proteo de Burla de Bilhetagem (84901 rr 1/0)


Esta facilidade programa o ramal para que seja bilhetado no mnimo 3 dgitos de uma ligao de sada, caso contrrio a linha ser derrubada aps o trmino da janela de discagem (isto vlido quando a bilhetagem est ativada). Para programar: 84901 rr 1 e para desprogramar: 84901 rr 0. Default: todos os ramais programados. Aceita programao coletiva (rr = 00).

7.2.4 - Registro de Transferncia


Quando uma ligao externa transferida entre ramais, cada transferncia, ou segmento da conversao bilhetada. Neste caso so gerados muitos bilhetes. prtica comum que telefonistas e secretrias: Atendam as ligaes de entrada e faam a transferncia logo a seguir Faam as ligaes, transferindo-as ao solicitante assim que a ligao se completar. Nesses casos, o PABX pode ser programado para registrar na bilhetagem somente os segmentos de ligao que tiverem durao de, no mnimo xx segundos. Assim reduz-se consideravelmente o nmero de bilhetes. Para programar o tempo mnimo de transferncia para registro de bilhetagem, basta digitar: 89004 xx, onde xx o tempo em segundos. Para verificar a programao, basta digitar: F 89004, no visor do TSO aparecer a mensagem: t Transf Bi xx s, onde: t Bi significa o tempo de transferncia para bilhetagem e xx representa o tempo programado.

7.2.5 - Relatrio de Bilhetagem


Cada vez que um ramal acessa uma linha-tronco para fazer ou receber ligaes externas, receber transferncia de ligaes externas so gerados bilhetes que acompanham a ligao at o fim. Estes bilhetes podem ser impressos diretamente numa impressora serial ou armazenados na memria de um computador para serem tratados posteriormente. Voc pode bilhetar ou no as ligaes recebidas, programar parmetros de controle de gerao dos bilhetes, etc. so registrados os seguintes dados: Nmero do ramal que fez a ligao externa; Data da ligao; Horrio de incio da ligao; Durao da ligao; Nmero da linha-tronco ocupada na conversao; Nmero do telefone chamado (se for ligao de sada), ou a expresso "Lig.Receb" no caso de ligao recebida; Nmero do ramal que recebeu a ligao por transferncia; Eventualmente a expresso CAP junto ao nmero discado indica que a ligao foi capturada.

Exemplo de Relatrio de Bilhetagem do PABX FLAG/WAVE e SOHO SXS


Sistema PABX FLAG verso - 08/09/02 - Incio de Impresso: 10/09 15:35
Ramal 21 28 26 Data 10/09 10/09 10/09 Hora 11:15 14:30 17:00 Durao 1:15 2:25 1:00 Li 2 2 1 Nmero Discado 0354712098 0354711888 0112842448 transf 28

7.2.6 - Tempo de Incio de Bilhetagem (89003 xx)


Quando uma ligao externa gerada, o momento do atendimento do outro lado importante para o disparo do cronmetro da bilhetagem. Como nem sempre esse momento conhecido, o espera

40

um tempo predeterminado (30 segundos) aps a discagem do ltimo nmero e assume que a ligao foi atendida. O tempo padronizado pode ser alterado via TSO, digitando: 89003 xx Onde xx o tempo de espera em segundos. Para verificar a programao, basta digitar: F 89003 No visor do TSO, aparecer a mensagem: t Inic Bi xx s, onde t Inic Bi indica o tempo de bilhetagem e xx o tempo de espera programado para atendimento.

7.2.7 - Teste de Bilhetagem


Quando o comando de teste de bilhetagem ativado, emite uma linha de bilhetagem sem a necessidade de tomar uma linha-tronco e fazer uma chamada para simular a condio de bilhetagem. Existem diversas maneiras de executar este teste: 1) Pelo TSO com a chave de cdigo aberta, aps a programao de tempo de incio de bilhetagem aparecer no visor a mensagem: Teste Bilhetagem 2) Pelo TSO com a chave de cdigo e/ou chave de programao fechada. Nesta condio, digitando P9003, no haver programao do tempo de incio de bilhetagem e o teste de bilhetagem ser emitido. 3) Por qualquer ramal, digitando: 89003, ser emitido o teste de bilhetagem. 4) Pelo computador com sistema operacional MS-DOS, basta utilizar o programa CPCINFO do sistema de bilhetagem para solicitar o teste de bilhetagem.

Formato do Teste de Bilhetagem


Quando o teste de bilhetagem ativado, gera uma linha com as seguintes informaes: - Nmero de ramais - Nmero de troncos - Nmero de enlaces - Nmero do ramal que solicitou o teste - Data - Hora - Tempo de espera para incio do registro na bilhetagem - Tempo para registro de transferncias - Informao sobre o registro ou no das ligaes recebidas Exemplo: N.R=30 N.T=1 N.E=6 23 05/04 09:00 T.Bi=20 T.T.Bi10 Bilh.Rec.

7.2.8 - Velocidade de Transmisso de Dados (891 1/2)


possvel programar a velocidade da transmisso de dados para a bilhetagem, para isso, basta discar, a partir do ramal da telefonista: 891 1 - Programa velocidade de transmisso de dados para 300 BPS 891 2 - Programa velocidade de transmisso de dados para 1200 BPS A programao default de 1200 BPS. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 891 A mensagem: Com. Bilh XXXX, indica a velocidade de transmisso de dados.

7.3 - Busca Pessoa (108)


A facilidade Busca Pessoa est disponvel, apenas para o PABX Modelos FLAG/WAVE, para todos os ramais, independente de sua categoria, e sua implantao exige a instalao da placa de expanso para que esta facilidade seja habilitada. Tambm necessria a implantao de um sistema de som externo, composto por amplificadores e alto-falantes. Para acionar o sistema de Busca Pessoa, basta discar, atravs de qualquer ramal, o cdigo 108. O ramal acessar o sistema de som para passar qualquer aviso ou mensagem. O PABX Modelos FLAG/WAVE sai programado de fbrica para que todos os ramais acessem o sistema de Busca Pessoa. Entretanto possvel bloquear um ramal ao acesso do sistema de Busca Pessoa, bastando discar, atravs do ramal da telefonista, o cdigo 8557 rr 0 e para desprogramar 8557 rr 1. Para verificar a programao, basta digitar: F 8557 A mensagem: Busca Pessoa, indica no painel de ocupao os ramais programados para acessar ao Busca Pessoa. Nos ramais equipados com o Terminal KS-HB Executive possvel programar para que o Busca Pessoa seja ouvido pelo alta voz do KS, bastando discar, 84999 rr 1 e 84999 rr 0 para desprogramar.

41

7.4 - Configurao de Tronco para Deteco de Inverso de Polaridade (8675 t 1/0)


No PABX Modelos FLAG/WAVE, esta facilidade opcional. Para que a bilhetagem do tempo de ligao seja exata, necessrio que o PABX esteja equipado com a Placa 2 Troncos IDC, para que seja feita a deteco de polaridade. Para programar a linha-tronco que ter detetor de inverso de polaridade disque: 8675 t 1. E para desativar a configurao, digite: 8675 t 0. Para verificar os troncos programados para detectar inverso de polaridade, digite F 8675. A mensagem apresentada : Bilhe por Polari O tempo de espera de inverso de polaridade para incio de bilhetagem poder ser programado discando 89012 xxx, sendo que xxx deve estar entre 010 a 240 segundos. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 89012 A mensagem: t M.Inv. Pol. xxxs, indica o tempo mnimo de espera para inverso de polaridade.

7.5 - Espera com Msica


Rdio FM:
O PABX j vem equipado com msica eletrnica na espera. Se voc preferir pode instalar a placa opcional de Rdio FM Slim para os Modelos FLAG/WAVE. O PABX Modelos FLAG/WAVE tem entrada para fonte de msica externa e quando esta instalada, a msica eletrnica cancelada automaticamente. Para verificar a fonte de msica, basta discar de qualquer ramal o cdigo 8975. A fonte de msica (eletrnica ou fonte externa) ser ouvida no ramal.

Msica Ambiente:
Existe a possibilidade de usar uma fonte de msica externa, como rdio, gravador e etc, para espera com msica. No caso do PABX Modelos FLAG/WAVE, a placa de servio deve ser equipada com um circuito amplificador cuja sada pode ser comutada para Espera com Msica ou Som Ambiente. E no PABX SoHo SXS deve-se entrar com a msica externa na Entrada de Msica Externa, ao lado do Porteiro. Para verificar a msica em espera em qualquer ramal, inclusive no TSO, basta discar: 8975

7.6 - Identificador de Chamadas


Para ativar esta funo, necessrio ter uma interface de tronco especfica instalada no PABX Modelos FLAG/WAVE e uma Placa IDC no PABX Modelo SoHo SXS e obter habilitao da Companhia Telefnica, com o objetivo de identificar o nmero chamado. A programao descrita abaixo:

Habilitao da Interface de tronco com Identificador de Chamadas:


8679 t 1/0 - Informa ao PABX o tipo de interface de tronco (comum ou equipada para identificar chamadas) F 8679 - Atravs do TSO, verifica os troncos programados com interface de tronco Identificador de Chamadas. A mensagem apresentada no visor do TSO ser: Tr com IDC

Habilitao do Ramal para receber a identificao do nmero externo chamador:


8495 rr 1/0 - Programa/ Desprograma o ramal rr para receber identificao de chamada F 8495 - Verifica, atravs do TSO, os ramais programados para receber identificao de chamada. A mensagem apresentada : Ramal recebe IDC F 55 t - Mostra o nmero chamador da ltima ligao recebida no tronco especificado Nota: No Terminal KS-HB Executive necessrio fazer a programao para que as ligaes entrantes sejam registradas em uma posio de memria na caixa postal (10 posies); caso no seja feita a programao, o nmero somente aparecer no display. O uso de identificao de chamada com Bina comum, s pode ser feita na distribuio com no mximo 2 ramais, dependendo das condies de trfego, podem ser usados 3 ramais com identificao de chamada simultaneamente.

42

Em ramais comuns possvel receber a identificao do nmero chamador instalando um identificador comercial padro DTMF (BINA).

Habilitao do Relatrio de Bilhetagem:


892 1 - Programa o PABX para emitir Relatrio de Bilhetagem no formato ACTIVE F 892 - Informa o tipo de relatrio de Bilhetagem 8973 AA - Programa o ano corrente para uso no relatrio de bilhetagem

7.7 - Interface para Porteiro Eletrnico


O PABX Modelo FLAG/WAVE e SoHo SXS pode ser ligado a um porteiro eletrnico da marca HDL (modelo F5). Para implantar esta facilidade tambm necessria a instalao do mdulo de servio Porteiro Eletrnico. O Ramal de Porteiro tem as seguintes caractersticas: um ramal restrito, ou seja, no acessa linha-tronco; um ramal fechado, ou seja, no se comunica com outros ramais; no possvel deix-lo em espera, apenas discando * * ou 54; no possvel transferir linha-tronco para ele.

7.7.1 - Atendimento do Porteiro


Quando a campainha do porteiro acionada, os ramais programados recebero um toque longo. Para atender basta digitar: 53. Mesmo que a campainha do porteiro no tenha sido acionada, o comando de atendimento do porteiro eletrnico (53), permitem ouvir o que acontece nas proximidades do(s) porteiro(s). Para abrir a fechadura eletromagntica do porteiro, basta discar: 54, para o PABX Modelos FLAG/WAVE e Flash + 54, para o PABX Modelo SoHo SXS. Caso exista senha programada no ramal da telefonista, basta discar a senha aps o comando. O comando de abertura da fechadura eletromagntica s aceito aps a discagem do comando de atendimento do porteiro. Observaes: A Leucotron Equipamentos no se responsabiliza pela abertura acidental da fechadura eletromagntica. recomendvel instalar uma chave de segurana para bloquear eletronicamente o acionamento da fechadura. Em caso de perodos de ausncia longos, crianas que fiquem sozinhas e outras ocasies onde possa ocorrer abertura acidental da fechadura eletromagntica, a chave de segurana dever ser ligada. No ato da instalao de suma importncia seguir as instrues do Manual do Porteiro Eletrnico em questo. possvel programar o tempo de acionamento da Fechadura Eletromagntica do Porteiro Eletrnico atravs do cdigo 89017 xx, onde xx o tempo que varia de 1 a 8 segundos. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 89017 aparecer a mensagem: T Ab Fechadura x, indicando o tempo.

7.7.2 - Porteiro Eletrnico TEL-PA


O Porteiro Eletrnico TEL-PA um telefone viva-voz com fio que funciona ligado em uma posio de ramal do PABX. Para maiores detalhes, consulte o Manual de Operao do Porteiro Eletrnico TEL-PA. Para que os ramais decdicos e TSO possam executar o comando de abertura de fechadura magntica do Porteiro Eletrnico TEL-PA equipado com a placa CONEXMF2, deve-se programar 8608 rr 1 - Programa o ramal 8608 rr 0 - Desprograma o ramal Programao de abertura de fechadura magntica de Porteiro Eletrnico TEL-PA configurado na placa CONEXMF2. 8496 CC N, onde CC deve ser igual ao cdigo que est configurado na placa CONEXMF2 do Porteiro Eletrnico TEL-PA e N o nmero do cdigo, que pode ser 1 ou 2.

43

Para verificar as programaes, basta digitar no TSO: F 8608 - A mensagem: Ramal Porteiro, indica no painel do ocupao os ramais programados como ramal de porteiro. F 8496 N - A mensagem: Cod. Fech. XX, indica se tem e qual o cdigo programado para abertura da Fechadura Magntica.

7.7.3 - Programao de Ramais para Atender Porteiro


A programao define quais sero os ramais que recebero toque quando a campainha do porteiro for acionada. A programao feita no TSO com a chave de programao aberta ou no ramal da posio de telefonista com a chave de cdigo aberta. O porteiro eletrnico pode ser programado para servio noturno ou diurno. Para executar a programao, basta discar: 8553 rr - Programa ramal rr para atendimento noturno do porteiro eletrnico 8554 rr - Desprograma ramal rr para atendimento noturno do porteiro eletrnico 8555 rr - Programa ramal rr para atendimento diurno do porteiro eletrnico 8556 rr - Desprograma ramal rr para atendimento diurno do porteiro eletrnico Para verificar as programaes, basta digitar no TSO: F 8553 - A mensagem: Porteiro Notur, indica no painel de ocupao os ramais programados para atendimento noturno do porteiro. F 8555 - A mensagem: Porteiro Diur, indica no painel de ocupao os ramais programados para atendimento diurno do porteiro.

7.8 - Placa de Mensagem de Espera


A Placa Mensagem Espera tem como objetivo a repetio continua da mensagem gravada (Playback Looping), que ouvida pelo usurio que se encontra alocado em um tronco enquanto aguarda a transferncia para o ramal desejado. Esta mensagem tem uma durao mxima de 57 segundos. A Placa j apresenta uma Mensagem Padro: - Aguarde um momento, estamos transferindo a sua ligao. - Espera digital, por favor, aguarde um instante. - Por favor, aguarde. Para Edio e Gravao de nova mensagem deve-se seguir as recomendaes.

7.8.1 - Edio de Mensagem


A edio da mensagem a ser gravada pode ser feita via computador usando os softwares padres de reproduo e gravao de udio existentes em ambiente Windows ou por fita magntica via gravador tradicional, sendo que em ambos os casos a mesma deve ser feita em formato streo. Os arquivos editados via computador podem ter formato WAVE, MP3, etc.

7.8.2 - Gravao de Mensagem


Aps a edio da mensagem, a mesma pode ser gravada de duas maneiras: por reproduo de udio de gravador tradicional ou pelo computador. O nvel de udio de entrada para gravao deve ser em torno de 50 mVpp para evitar saturao, o que feito pelo Controle de volume de sada do gravador tradicional ou computador.

Gravao via Computador


Pr - requisitos: necessrio, antes de comear a gravao que o strap S2 esteja na posio "G" e a chave S1

44

na posio "HR". Depois disso utilize: - Conjunto de fiao de udio e de Gravao da Placa de Mensagem de Espera; - Bateria de 9 Vcc; - Kit Multimdia (sada de udio para arquivo a ser gravado); - Software de reproduo/gravao de udio em Multimdia; - Arquivo editado em formato streo. Procedimento para Gravao da Mensagem: - Abrir o software de operao que est instalado no PC e o arquivo editado (.WAV, .MP3, etc.); - Conectar uma ponta do conjunto de fiao de udio no conector CN2 da Placa de Mensagem de Espera e a outra ponta na sada de udio do PC; - Conectar a Bateria 9 Vcc no Conector CN1 atravs do conjunto de fiao de Gravao da Placa de Mensagem de Espera; - Posicionar a Chave S1 em "HG" e em seguida clicar sobre o cone "Play"; - Verificar o tempo de gravao e aps o trmino posicionar a chave S1 em "HR"; - Retirar do Conector CN1, o Cabo de Alimentao para gravao; - Retirar o Conjunto de fiao de udio da Placa de Mensagem de Espera.

Gravao via Gravador Tradicional


Pr - requisitos: necessrio, antes de comear a gravao que o strap S2 esteja na posio "G" e a chave S1 na posio "HR". Depois disso utilize: - Conjunto de fiao de udio e de Gravao da Placa de Mensagem de Espera; - Bateria de 9 Vcc (no acompanha o Kit); - Gravador tradicional com sada de udio (fone, out, etc.); - Edio do udio gravado na fita magntica ou CD em formato streo. Procedimento para Gravao da Mensagem: - Posicionar a fita ou CD na posio da mensagem; - Conectar uma ponta do conjunto de fiao de udio no conector CN2 da Placa de Mensagem de Espera e a outra ponta na sada de udio do gravador tradicional; - Conectar a bateria de 9 Vcc no Conector CN1 atravs do conjunto de fiao de Gravao; - Posicionar a Chave S1 em "HG" e em seguida acionar a tecla "Play" ou liberar a tecla "Pausa"; - Verificar o tempo de gravao e aps o trmino posicionar a chave S1 em "HR"; - Retirar do Conector CN1 o Cabo de Alimentao para gravao; - Retirar o Conjunto de fiao de udio. OBS: Caso o tempo de gravao ultrapasse 57 segundos, o Led indicativo existente na Placa acender indicando o trmino da gravao, toda mensagem que ultrapassar este tempo no ser gravada pela placa.

7.8.3 - Verificao da Gravao


Passos: - Posicionar a Chave S1 em "HG"; - Posicionar o strap S2 em "R"; - Conectar uma ponta do conjunto de fiao de udio no conector CN2 da Placa de Mensagem de Espera e a outra ponta no conector J1 da Placa de Sistema do PABX Modelo FLAG/WAVE ou no conector JK1 do PABX Modelo SoHo SXS; - Conectar o Conjunto de fiao de Alimentao no conector CN4 da Placa de Fonte do PABX Modelos FLAG/WAVE no conector CN1 da Placa de Mensagem Espera. No PABX Modelo SoHo SXS necessrio conectar a Placa de Mensagem de Espera na Placa de Sistema do PABX; - Estando o PABX ligado usar a funo 8975 para ouvir a Reproduo gravada e verificar se a mensagem est coerente com a gravao. Recomendaes para Instalao: Os Conjuntos de fiao da Placa de Mensagem de Espera possuem polaridade e devem ser observados atravs da guia na coneco. A placa de Mensagem de Espera deve ser instalada nos PABX Modelos FLAG/WAVE no local da placa de Rdio FM, e no PABX Modelo SoHo SXS em cima do conector de Entrada de Espera com Msica.

45

7.9 - Ramal de Internet


Este um ramal, do PABX SoHo SXS, para acesso direto a Internet, que conecta o "modem" diretamente linha garantindo a velocidade no acesso. Recomendaes para os ramais com acesso a Internet: Programar o ramal com proteo de dados; Acessa a linha atravs do comando 50, quando o tronco 2 estiver disponvel; Ramal a ser utilizado: 25;

7.10 - Ramal de Voice Mail (85502 rr 1/0)


Esta facilidade permite a instalao de Placas de Correio de Voz para Atendimento telefnico da empresa. Para programar os ramais atendedores da placa de Correio de Voz basta discar, atravs da telefonista, 85502 rr 1 para ativar e 85502 rr 0 para desativar. Para acessar o Menu Principal do Correio de Voz, basta discar do prprio ramal o cdigo 1001. Para acessar a Caixa Postal 1002. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 85502 A mensagem: Ramal Voice Mail, indica que os ramais mostrados no painel de ocupao esto programados como correio de voz (Voice Mail). Nota: Para maiores informaes consulte o Manual do Voice Mail (Correio de Voz).

7.11 - Restrio de Ramais - Alterao em caso de problemas na Comunicao (8552 rr 1/0)


Este recurso particularmente importante em condomnios e hotis, onde, s vezes, plenamente justificvel evitar o acesso de pessoas s linhas-tronco, quando algum problema tcnico pode impedir o controle necessrio para que as despesas de ligaes telefnicas sejam convenientemente cobrados do responsvel pela mesma. O PABX s utilizar este recurso em casos extremos, quando sua capacidade de armazenamento de informaes estiver chegando ao fim (80% de memria ocupada ou, 80% de 300 bilhetes). Este recurso se aplicar a ramais previamente selecionados. Quando h ramais programados com este recurso, a partir do momento em que um o cone " ! " comea a piscar sobre a letra B no visor do TSO (indicando que a memria est quase cheia), estes ramais passaro a receber tom de ocupado, ao discar 0 (zero) para tomar linha-tronco. Para programar a restrio dos ramais, basta discar do ramal da telefonista: 8552 rr 1 - Inclui ramal rr na lista de ramais com restrio de acesso s linhas-tronco em caso de problema 8552 rr 0 - Exclui ramal rr da lista Para incluir ou excluir todos os ramais na lista de restrio, pode-se usar 00 como nmero de ramal. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8552 A mensagem: Prot Bilhetagem, indica no painel de ocupao os ramais que sofrem mudana automtica de categoria.

7.12 - Terminal KS-HB Executive


No necessrio programar uma posio de ramal para operar com Terminal KS-HB Executive, basta conect-lo em uma posio de ramal e o PABX automaticamente identifica a situao. Note que uma vez conectado o KS-HB Executive, mesmo aps desconect-lo o PABX identificar este ramal como KS. Para desprogramar a posio de KS-HB Executive digite 8494 rr a partir do ramal principal.

Terminal KS-HB Executive operando como Posio de Atendimento


uma facilidade que pode ser incorporada ao PABX Leucotron para que o Terminal KS-HB Executive opere em posio de atendimento. Esta facilidade muito interessante quando o KS usado como um ramal de telemarketing, por exemplo. O visor do KS mostrar o cone de um telefone indicando a situao do mesmo: no gancho e

46

fora do gancho. A tecla de navegao N3 (superior direita) do KS passa a operar como se fosse uma tecla gancho. A programao efetuada a partir do ramal principal. Para programar: 8607 rr 1 e para desprogramar: 8607 rr 0 Nota: O Terminal KS-HB Executive no pode ser ligado como Ramal Externo. Podem ser conectados at 05 Terminais KS-HB Executive no PABX Modelos FLAG/WAVE atravs de uma Interface. No PABX Modelo SoHo SXS podem ser conectados at 4 Terminais KS-HB Executive atravs da Placa de Servios.

47

Captulo 8: Facilidades Exclusivas para Hotel / Condomnio 8.1 - Criao de Senhas


A utilizao da facilidade PassWord Call exige a programao prvia de senha. No caso de ramais comuns a programao de senha feita atravs do cdigo 837 no prprio ramal. A senha pode ser criada tambm atravs da telefonista, discando o cdigo a seguir: 8977 ssss rr. Para atribuio de senhas operando com ramal flexvel, a programao : 8977 ssss * aaaa Para um ramal operando como ramal virtual o cdigo : 8977 ssss vv Para apagar a senha de um ramal a partir da telefonista, o cdigo : 838 rr

8.2 - Discagem Abreviada de Servio - DAS (8499d rr)


Esta facilidade permite associar ramais de servio (copa, cozinha, portaria, zelador, etc.) discagem de apenas 1 dgito. Assim para um hspede chamar a copa, por exemplo, preciso discar apenas um dgito. A programao de ramais de servio exige 2 passos: 1 - Programao do dgito para discagem abreviada. Associa o ramal de servio ao dgito desejado. Os dgitos programveis so: 1, 2, 3, 6, 7 e 8 Para programar: 8499d rr, onde d o dgito abreviado. Para desprogramar o dgito abreviado, basta discar: 8499 d 00 2 - Especificar em quais ramais se deseja a discagem abreviada de servio. Normalmente so programados os ramais de apartamentos. Para programar/ desprogramar: 84990 rr 1/0 Esta programao habilita o ramal rr para fazer discagem abreviada. Para verificar a programao, atravs do TSO, basta digitar: F 8499. No painel do TSO, aparecem os nmeros dos ramais programados para discagem abreviada. Nota: Os ramais programados para fazer discagem abreviada ficam naturalmente impedidos de discar cdigos de programao ou comandos. Se os ramais da administrao do hotel/ condomnio tambm forem programados com DAS, sugere-se que os dgitos 1 e 8 no sejam programados no DAS, de forma que esses ramais possam executar comandos e programaes.

8.3 - Numerao Flexvel (84994 rr)


Normalmente os hotis e/ou condomnios tm uma forma padro de numerao dos apartamentos, relacionando-os aos andares do prdio. interessante que a numerao dos ramais dos apartamentos siga o mesmo critrio de numerao dos apartamentos de forma a facilitar a memorizao da relao apartamento/ ramal, principalmente em prdios verticais e de muitos andares. A numerao flexvel uma facilidade que permite relacionar o nmero de um apartamento a um ramal qualquer do PABX. Assim, tanto os funcionrios do hotel como os hspedes, no precisam memorizar o nmero do ramal de determinado apartamento. Essa relao fica armazenada no prprio PABX. Dessa forma para chamar o apartamento 103, basta discar *103. A tecla asterisco " * " indica ao PABX que ser discado o nmero de um apartamento. Nesse caso, o apartamento chamado foi o 103. O PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS aceita nmeros de apartamento de 1 a 9999. O ramal no perde sua personalidade, portanto se for discado o nmero do prprio ramal, o apartamento ser chamado. Quando a telefonista, atravs do TSO no PABX Modelos FLAG/WAVE, digita a tecla " * ", aparece a mensagem: Qual o apto ? Assim que inserido o nmero do apartamento, aparece a mensagem: Cham Apto <n Apto> Quando um ramal chama o TSO, assim que a ligao atendida, o visor do TSO mostra o nmero do apartamento que est chamando atravs da mensagem: Apto <n Apto> Para programar ramal flexvel no PABX Modelos FLAG/WAVE, basta digitar: P 4994 rr. No visor do TSO mostrada a mensagem: R rr Apto? <n Apto> Deve-se digitar o nmero do apartamento associado ao ramal e apertar a tecla Gancho. Se j houver um apartamento programado para esse ramal, aparece no visor o nmero do ramal. Para retirar

48

ou modificar a associao de um ramal ao nmero de um apartamento, basta discar o cdigo de programao seguido de quatro dgitos 0 (0000) e em seguida programar o novo nmero. Durante a programao, depois de digitado o nmero do apartamento, o visor do TSO mostra o nmero do prximo ramal a ser programado. Caso esse ramal no seja de apartamento, ou no se deseje programar, basta apertar a tecla Gancho para ser mostrado o nmero do prximo ramal a ser programado. Para verificar quais os ramais esto associados aos apartamentos, basta digitar F 84994. No painel de controle os LED's indicam quais os ramais esto operando com nmero flexvel e no visor aparece a mensagem: Numero Flex E no PABX SoHo SXS, para programar ramal flexvel, basta digitar: 84995 rrrr, onde rrrr o nmero do apartamento. Se o nmero do apartamento no tiver 4 dgitos complete com 0 (zero) esquerda. Esta programao no pode ser feita remotamente no PABX SoHo SXS. Observaes: Para qualquer programao que deva ser feita no ramal de nmero flexvel, juntamente com o cdigo de programao deve ser digitado o nmero do ramal. O ramal 20 no aceita a programao de Ramal Fechado ou Ramal de Apartamento. O ramal programado como Nmero Flexvel assume automaticamente como Ramal de Apartamento e Ramal de Discagem Abreviada de Servio (DAS), porm, se as facilidades de Ramal de Apartamento e Ramal de Discagem Abreviada, forem desprogramadas, o ramal assume apenas a posio de Ramal Flexvel e sua operao exatamente igual a de um ramal comum.

8.4 - PassWord Call


Permite que um hspede de um hotel ou um morador de um condomnio, mesmo estando fora de seu apartamento, possa fazer ligaes externas e tendo o valor da ligao atribuda seu prprio ramal rr, do ponto de vista de bilhetagem. A seguir, sero mostradas todas as possibilidades da facilidade Password Call. Para o PABX como se a ligao tivesse sendo gerada do ramal rr.

8.4.1 - Modo Convencional


Cdigo: 58 ssss rr Onde: 58 - Cdigo que solicita ao PABX acesso a linha-tronco de modo especial ssss - Senha de quatro dgitos atribuda previamente a cada ramal, atravs do TSO ou do prprio ramal rr - Ramal desejado Para esta facilidade no h rediscagem, reserva de linha-tronco ou discagem abreviada. O cdigo dever ser discado toda vez que desejar fazer ou refazer uma ligao externa. No relatrio de bilhetagem, a ligao externa gerada atravs do password call, ser atribuda ao ramal rr e no campo do nmero discado aparecer a inscrio PWC (PassWord Call), indicando a utilizao indireta do ramal. Se no houver senha programada voc recebe tom de erro e a operao cancelada. Caso este comando seja usado no prprio ramal, o PABX interpreta como uma tomada de linha normal.

8.4.2 - Modo Ramal Flexvel


Este modo de operao semelhante ao anterior e o cdigo de acesso : 58 ssss * aaaa. Onde aaaa o nmero do apartamento, segundo a tabela de nmeros flexveis.

8.4.3 - Modo Ramal Virtual


Suponha o exemplo de uma empresa de advocacia que liga sempre para os mesmos nmeros telefnicos. Deseja-se porm contabilizar as ligaes aos diversos clientes. Nesse caso, cria-se um ramal virtual e senha para cada cliente. O cdigo de acesso : 58 ssss vv, onde vv o nmero do ramal virtual ente 52 e 99. Dessa forma, as ligaes sero bilhetadas para o ramal virtual vv. E para desprogramar basta fazer a senha igual a 0000: 58 0000 vv.

49

Nota: Quando o PABX Modelos FLAG/WAVE est equipado com TSO, a facilidade Password Call no aceita para o ramal da telefonista.

8.5 - Ramal de Apartamento (85507 rr 1/0)


Esta facilidade impede que o usurio de condomnio e hspedes de hotis tenham acesso programaes acessveis a ramais comuns. Independente da categoria do ramal (Privilegiado, Semiprivilegiado, Semi-Restrito ou Restrito) esta facilidade cria uma nova categoria para o ramal. O ramal programado como ramal de apartamento assume as seguintes caractersticas: No permitida a reteno de uma ligao originada pelo ramal No permitido acessar mais de uma linha-tronco por vez No permitida a transferncia de ligaes externas originadas pelo ramal No permitida a transferncia de ramal/ ramal No permitido fazer qualquer programao de ramal comum, como, por exemplo, SIGA-ME, ou qualquer programao iniciada pelo dgito 8. So aceitos os comandos de 11 a 18, salvo em situaes que so contrrias as caractersticas acima. Para todos os demais comandos o ramal recebe tom de erro. A programao de um Ramal de Apartamento feita a partir do TSO. Para programar: 85507 rr 1/0 Para verificar os ramais programados como Ramal de Apartamento, basta digitar: F 85507. Os LED's correspondentes aos ramais programados, no painel de controle do TSO, acendero.

8.6 - Ramal Fechado (85508 rr 1/0)


A programao de Ramal Fechado cria uma nova categoria de ramal, assumindo caractersticas prprias. A principal caracterstica de um ramal fechado a de ser impedido de ligar para outros ramais fechados. Porm permitida a ligao para ramais que no so caracterizados como ramal fechado. Para programar um ramal como Ramal Fechado, basta digitar: 85508 rr 1/0 Para verificar esta programao, basta discar: F 85508. Os LED's no painel de controle do TSO, correspondentes ao ramal fechado, acendero.

8.7 - Ramal sem Disco (85503 rr 1/0)


Atravs desta facilidade permitido ao hspede retirar o monofone do gancho e j ser atendido pela telefonista, sem precisar discar. Em hotis que usam aparelhos telefnicos sem disco, a troca desses aparelhos no precisa ser imediata, pois a troca de equipamento exige investimento. Para programar um ramal sem disco, basta digitar: 85503 rr 1/0 Para verificar os ramais programados como ramal sem disco, basta digitar: F 85503

8.8 - Servio Despertador (59 hh mm)


Em geral, em hotis que no possuem servio de despertador automtico, o hspede informa a telefonista o horrio que deseja acordar. Na hora marcada, a telefonista liga para os apartamentos marcados. O PABX j possui o servio de despertador automtico. A programao pode ser feita atravs do prprio ramal do apartamento ou atravs do ramal da telefonista. Se houver uma impressora ou computador conectado ao PABX, ser impresso um relatrio contendo informaes de solicitao de servio despertador para fins de registro. Para programar atravs prprio ramal: 59 hh mm. O tom de confirmao avisa que a programao est correta e foi aceita. Para desprogramar atravs do ramal, basta discar: 59 8888 Para programar atravs do TSO: 59 hhmm * aaaa + Gancho. Onde: aaaa o nmero do apartamento. Para desprogramar o servio despertador atravs do TSO, basta digitar: 59 8888 * aaaa + Gancho. A funo que mostra os ramais programados com o servio despertador : F 59. No visor do TSO, aparece a mensagem: Apto aaaa hh:mm ou rr hh:mm

50

Para continuar a visualizao dos ramais programados, basta digitar as teclas AT. LINHA e FILA ESP. Notas: No possvel programar mais de um horrio para despertar num mesmo ramal ou apartamento. Para verificar a programao, basta digitar no TSO: F 8976 - A mensagem: Serv Despertador, indica os ramais programados com este servio. No PABX SoHo SXS necessrio a Placa de Servio pra executar esta facilidade.

8.9 - Telecardpio
Atravs da facilidade de Telecardpio, o hspede pode fazer seu pedido copa ou restaurante apenas discando cdigos no prprio ramal do apartamento. necessrio que o PABX esteja equipado com uma impressora ou um computador operando com software e bilhetagem especfico. Para fazer um pedido, o hspede disca o cdigo 8978 seguido de quatro dgitos. O primeiro dgito aps o cdigo indica a quantidade e os outros trs dgitos representam o cdigo da bebida ou prato desejado. Para cada pedido bem sucedido recebe o tom de confirmao. Exemplo: Um hspede pede 1 hambrger e 2 sucos de laranja. Suponha que o cdigo do suco de laranja seja 125 e do hambrger seja 256. Dever discar: 8978 2125 - para pedir 2 sucos de laranja 8978 1256 - para pedir o hambrger Como o pedido apresentado na copa? 1) Para PABX equipado com o software de bilhetagem para impressora. Neste caso ser impresso a data, a hora, o nmero do ramal, o nmero do apartamento (se programado), quantidade e cdigo do item pedido. 2) Para PABX equipado com o software de bilhetagem por computador. Neste caso, o pedido enviado para o computador e armazenado em disco, em um arquivo especfico em DBASE, para que seja consultado por programa do cliente. No impresso automaticamente. 3) Para PABX conectado a um computador equipado com o software Taritron Evolution - Hotel e dispondo de impressora especfica para a funo. Neste caso, o software tem uma funo especfica chamada Teleservio. Veja mais detalhes no Help do Taritron.

51

Captulo 9: Recomendaes 9.1 - Recomendaes Finais


Nunca execute, nem permita que terceiros no autorizados pela Leucotron, executem reparos no seu PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS. Caso apresente um eventual problema siga as instrues de Soluo de Eventuais Defeitos e se o problema persistir, chame o servio tcnico autorizado. Nunca puxe pelo fio os cabos de linha dos aparelhos telefnicos e do TSO. Caso seja preciso desligar os aparelhos, puxe-os pelo plug. No instale o PABX perto de fontes de calor como fornos, aquecedores, etc. O PABX no precisa de salas climatizadas. Contudo, deve ser evitada a exposio luz solar direta, poeira e umidade excessiva. Nunca instale seu equipamento em locais sujeitos a chuvas e intempries, pois podem danificar o equipamento. Nunca utilize lcool, thinner, acetona, benzina, removedores e outros solventes para limpar o PABX, o TSO e os telefones. Esses produtos podem causar danos irreparveis ao equipamento. Para limpeza externa do PABX, incluindo os aparelhos telefnicos e o TSO, utilize um pano macio, que no solte muitos fiapos, levemente umedecido. Se for necessrio pode-se usar sabo neutro.

Tipo de Rede a Utilizar Considerando as possveis falhas no abastecimento de energia eltrica, sugerimos a instalao de um sistema de proteo contra falhas de energia eltrica tipo No-Break.

9.2 - Soluo de Eventuais Defeitos (Antes de Chamar o Servio Tcnico)


A Leucotron Equipamentos seleciona suas concessionrias submetendo-as a rigorosos critrios tcnicos de avaliao antes de fazer seu credenciamento. Aps uma concessionria ser credenciada, seu corpo tcnico treinado na fbrica pela prpria Leucotron. Isto , mais uma garantia para os nossos clientes, que tero um atendimento eficiente e rpido em caso de eventuais defeitos. Contudo, recomendvel verificar se o problema pode ser resolvido, ou evitado, consultando a tabela de SOLUO DE EVENTUAIS DEFEITOS - antes de chamar o Servio Tcnico Autorizado. Durante o funcionamento, podem ocorrer pequenos defeitos, ou problemas que, s vezes, podem ser resolvidos internamente sem requerer a presena de um tcnico. Muitas vezes, o que parece um problema tcnico, pode ser apenas um pequeno ajuste, uso indevido, programao acidental, etc. A tabela de soluo de eventuais problemas, pode lhe ajudar a solucionar muitas destas ocorrncias, economizando tempo e dinheiro. Se, aps esta verificao, o problema continuar, chame o servio tcnico autorizado. A tabela a seguir, mostra as ocorrncias, as causas provveis e as providncias que devero ser tomadas. Contate o SAT Leucotron

52

TABELA DE SOLUO DE EVENTUAIS DEFEITOS OCORRNCIA CAUSA PROVVEL O cabo da energia eltrica pode estar desligado da tomada No h energia eltrica na tomada Problema no cabo de energia eltrica Problema de funcionamento no programa residente do PABX PROVIDNCIAS Verificar se cabo de energia eltrica est ligado tomada, se no estiver, lig-lo. Verificar se h energia eltrica na tomada Chamar o servio tcnico Verificar se o LED lateral da CPU est piscando. Caso esteja apenas apagado, ou aceso, chame o servio tcnico. Substituir o aparelho telefnico chame o servio tcnico Retirar o monofone do gancho do ramal que no sinaliza. Observar que existe um bip no tom de discar, em caso afirmativo discar: 822 Discar novamente para o ramal desejado Para desativar, no prprio ramal discar: 818 Para desativar a programao no prprio ramal discar: 708 Verificar se as teclas esto travadas. Caso estejam, substituir o aparelho telefnico. Do prprio ramal discar: 836 + senha Verificar a categoria do ramal na carta de programao Chame o servio tcnico Consulte no manual como acertar data e hora

PABX no liga

PABX liga, porm nenhum ramal d tom de discar Ramal mudo (sem tom de discar)

Aparelho telefnico com defeito Problema na fiao Ramal chamado est programado com siga-me

Usurio disca para um ramal mas sinaliza em outro

Discagem errada O ramal est programado com linha-direta linha-tronco O ramal est programado com linha direta com tempo de espera Caso o aparelho do ramal seja um telefone de teclas, estas podem estar travadas O ramal est programado com cadeado eletrnico A categoria do ramal pode impedir ligaes externas Problema com o aterramento do PABX A data e o horrio no foram acertados A linha externa abandonou a conferncia antes que a mesma terminasse. Isto no problema, a condio normal de funcionamento do PABX

Usurio retira o monofone do gancho e o PABX disca automaticamente um nmero O ramal no efetua ligaes externas O ramal no recebe ligaes externas A conversao externa do ramal est sendo retida automaticamente O relatrio de Bilhetagem est com horas e datas erradas Uma linha externa abandona uma conferncia e os demais ramais ficam com o tom de ocupado

Uma linha externa s deve abandonar uma conferncia quando esta terminar.

9.3 - Comutao de Emergncia Tronco/ Ramal


Nos Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS a linha externa nmero 1 automaticamente comutada para o ramal 21 em caso de falta de energia eltrica. Opcionalmente pode-se comutar mais 2 linhas-tronco para 2 ramais quaisquer atravs da instalao de uma placa de comutao. E no PABX SoHo SXS, todos os troncos so automaticamente comutados para o terceiro ramal de cada placa em caso de falta de energia eltrica. Exemplo: O tronco 1 comutar para o ramal 22, o tronco 2 comutar para o ramal 25.

53

Glossrio
Bip
Indica a ativao de um comando ou programao. Tem diferentes intervalos para cada uma das programaes ou comandos.

Chave de Cdigo
aberta ou fechada por comando na posio de telefonista. necessrio que esta chave esteja aberta para fazer a programao do sistema. Nos equipamentos com TSO antes de abrir chave de cdigo necessrio ativar a chave de programao.

Chave de Programao
aberta por comando na posio de telefonista.

Comandos
uma operao que produz ao imediata. O seu cdigo quase sempre iniciado por 1.

Configurao de Sistema
Determina as caractersticas bsicas do sistema, informando ao PABX o nmero de enlaces, troncos e ramais com suas respectivas categorias, alm de outras informaes que o equipamento dever reconhecer. O seu cdigo sempre iniciado por 8 e s pode ser programado na posio de telefonista. Se o ramal da telefonista for o TSO, a chave de programao dever ser ativada, e o nmero 8 substitudo pela tecla Prog.

Discagem Decdica
um dgito ou seqncia de dgitos enviados por um ramal ao PABX. O intervalo de tempo entre os dgitos no deve ser maior que 10 segundos. Um ramal decdico tem sua discagem interpretada pelo PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS sempre que estiver: Com tom de discar Com tom de ocupado Com tom de controle de chamada Com tom de erro ou operao incorreta Com tom de confirmao Em conversao

Discagem Multifreqncial (MF)


formada pela emisso de 1 par de tons para cada nmero discado, e s pode ser efetuada quando houver tom de discar no ramal. Na operao MF, o tom de ocupado indica que os detetores MF no esto disponveis, neste caso a operao deve ser reiniciada pressionando a tecla Flash. Esta operao no derruba a ligao, desde que seja efetuada dentro da faixa padro de tempos da tecla flash.

Programao
uma instruo para que o PABX Modelos FLAG/WAVE e SoHo SXS execute uma programao. Seu cdigo sempre iniciado por 8.

Ramal Chamado
o que recebe uma ligao. Um ramal chamado pode executar apenas uma consulta de cada vez.

Ramal Chamador
aquele que gera uma ligao interna ou externa, e pode fazer vrias consultas ao mesmo tempo.

Ramal Gerador de Conferncia


Pode agregar a sua ligao outros ramais e/ou linhas-tronco estabelecendo conversao simultnea.

54

Ramal Gerador de Transferncia


o ramal que numa ligao com linha-tronco, pode transferir a ligao para um outro ramal.

Ramal Privilegiado
Tem acesso total e irrestrito rede pblica, nas ligaes de entrada e sada, atravs das linhastronco.

Ramal Restrito
No tem acesso rede pblica, nem por transferncia. Comunica-se apenas com outros ramais.

Ramal Semiprivilegiado
O ramal tem acesso rede pblica, nas ligaes de entrada e nas ligaes de sada, porm nas de sada pode ser bloqueado para efetuar ligaes regionais, interurbanas, internacionais ou ainda para prefixos pr-determinados.

Ramal Semi-Restrito
Tem acesso rede pblica somente nas ligaes de entrada, ou por transferncia.

Ramal Virtual
um ramal "fantasma" criado para facilitar a administrao de uma empresa, podendo ser atribudo a eles nmeros entre 52 e 99. Isso permite empresa gerenciar as ligaes telefnicas para efeito de bilhetagem dos diversos assuntos exclusivos para clientes diferentes.

Tecla FLASH
uma tecla especial existente nos telefones MF. Usada para avisar ao PABX que h uma inteno de discagem multifreqncial e que ele deve preparar-se para tal.

Tom de Confirmao
Tem a cadncia mais lenta, indica que uma programao foi aceita pelo PABX.

Tom de Controle de Chamada


Indica ao ramal chamador que o ramal chamado est desocupado.

Tom de Discar Diferenciado


Indica que um ramal est com uma ligao em espera, seja interna ou externa.

Tom de Discar Interno


o tom que se ouve ao retirar o monofone do gancho. Em ramais MF o tom de discar permanece por 10 segundos, seguido de tom de ocupado por tempo indefinido.

Tom de Erro ou Operao Incorreta


De cadncia rpida este tom indica que alguma operao est sendo executada de forma incorreta.

Tom de No Perturbe
Tem a mesma cadncia do tom de ocupado e aparece quando este comando ativado.

Tom de Ocupado
o tom que se ouve ao ligar para um ramal que est ocupado.

Toque de Porteiro Eletrnico


Toque longo de aproximadamente 3 segundos indica que o porteiro eletrnico foi acionado.

Toque de Retorno Automtico / Reserva de Linha Tronco / Retorno se Ausente


Seqncia de 4 toques rpidos que aparece no ramal que ativou o respectivo comando.

Toque Externo
Toque simples com intervalos de 5 segundos, o mesmo toque convencional das centrais pblicas. Indica que um ramal est recebendo uma ligao externa.

55

Toque Interno
Toque duplo com intervalos de 5 segundos. Indica que um ramal est recebendo uma ligao interna. Veja tambm:

Convenes Adotadas no Texto


rr rd ch sc t s ssss sn sv mm mi mf nr nt ne o (n ) rta Port vv x y Indica a discagem de 2 dgitos correspondentes ao nmero de um ramal. Indica a discagem de 2 dgitos correspondentes ao nmero de um ramal desviado. Indica a discagem de 2 dgitos correspondentes ao nmero do ramal do chefe. Indica a discagem de 2 dgitos correspondentes ao nmero do ramal da secretria. Indica a discagem de 1 dgito correspondente ao nmero de um tronco. Indica a discagem de 1 dgito correspondente ao nmero do setor de captura. Indica a discagem de 4 dgitos correspondentes a uma senha de acesso. Indica a discagem de 4 dgitos correspondentes a uma nova senha. Indica a discagem de 4 dgitos correspondentes a senha antiga. Indica a discagem de 2 dgitos correspondentes a um nmero de memria. Indica a discagem de 2 dgitos correspondentes ao nmero da memria inicial. Indica a discagem de 2 dgitos correspondentes ao nmero da memria final. Indica a discagem de 2 dgitos correspondentes ao nmero de ramais disponveis. Indica a discagem de 1 dgito correspondente ao nmero de linhas-tronco disponveis. Indica a discagem dos dgitos correspondentes ao nmero de enlaces internos disponveis. Um nmero entre parnteses indica o cdigo de operao para a funo. Indica a rota de sada da linha de juno. Indica a programao de porteiro eletrnico. Indica o nmero da vaga em que est estacionada a ligao Indica um espao de tempo entre a digitao do cdigo que ativa o alarme e a sua real ativao. Indica um espao de tempo entre o instante em que o sensor do alarme foi acionado e sua atuao. n Indica o nmero de um dos discriminadores de ligaes externas. 1/0 Indica a situao para programar (1) e desprogramar (0). MF Multifreqncial. P Programao (PROG) pppp Indica a discagem dos dgitos contidos nos discriminadores de ligaes externas. hhmm Indica a discagem de 4 dgitos. hh - hora, mm - minutos DDMM Indica a discagem de 4 dgitos. DD - dia, MM - ms OP Cdigo da Operadora

56

Resumo dos Cdigos de Programao


Cdigos de Comandos
1002 1001 #6s ou 79s 108 12 10 rr 16 9 ou 20/201 106 19 1000 1007 52 70 vv 101 15 53/533 54 ssss 14 57 vv 11 18 18 107 107 18 55 t 6 0 109 17 13 89003 8975 Acessa caixa postal do Correio de Voz Acessa menu do Correio de Voz (Voice Mail) Acessa Setor de Captura Aciona sistema de Busca Pessoa Captura Chamada Externa Captura Chamada de Ramal Captura ramal do Setor de Captura Chama Telefonista Chamada Geral Conferncia Consulta Saldo a Bancos Eletrnicos Discagem Automtica para Consulta de Saldo Distribuio Automtica de Ligaes - DAL Estacionamento de Ligaes Externas Intercalao de Telefonista Liberao de Linha-Tronco Porteiro Eletrnico - Atender Porteiro Eletrnico - Abrir Fechadura Recuperao de Linha-Tronco em Espera Recuperao de Ligao Estacionada Rediscagem (ltimo nmero externo discado) Reserva de Linha-Tronco Retorno Automtico - Ativa Retorno Automtico - Desativa Retorno Automtico de Urgncia Retorno se Ausente Tomada de Linha Especfica Tomada de Linha de Juno Tomada de Linha-Tronco Transferncia com Retorno Transferncia Ramal/ Ramal Transferncia sobre Ramal Ocupado Verifica Data/ Hora (sem TSO) Verifica Fonte de Msica

Cdigos de Programao
P609 rr 1/0 Bloqueia Redial para Nmero Externo P647 t 1/0 Bloqueio de Retorno de Linha-Tronco Telefonista P5506 rr 1/0 Chamada Geral (Programa/Desprograma) 8972 DD,MM Data (Programa sem TSO) 7 mm Discagem Abreviada p/ N da Memria mm P9000 xx Discagem Semi-Inteligente (Programa) P599 n 1/0 Discriminador de Servio Noturno P678 t 1/0 Distribuio de Atendimento de Ligaes Externas (sem retorno para a Telefonista) 8971 hh,mm Hora/Minutos (Programa sem TSO) P5500 rr 1/0 Hot-Line ou Ramal de Cabine de Posto Telefnico (Programa) P65 t 1/0 Linha-Juno - Programa/Desprograma P551 rr 1/0 Prot. Ramais para Transmisso Dados - Prog./Desp. P7 N agenda Script (Programa) * comando 8978 Servio Vigia / Telecardpio (Programa) Agenda: 87 mm + n 88 mm P603 rr 1/0

Armazena n de Telefone na memria mm Armazena ltimo n externo discado na memria mm Habilitao de Ramal Comum para Programao de Agenda de Sistema

57

Alarme: P9001 x y

Programa Tempos

P45ssss/P47ssss Ativa P46ssss/P48ssss Desativa P57mimf/P58mimf Programa Memrias

P602

Apaga Relatrio de Falhas

Atendedor Mudo: P13 rr Programa P14 rr Desprograma Bilhetagem: P93 P95 P9002 1/0 P94 89003 P9003 xx P9004 xx P552 rr 1/0 P908 1/0 P91 1;2

Ativa modo Impressora Ativa modo Computador Ativa/Desat. Ligaes Recebidas Desativa Ativa Linha de Teste Prog. Tempo Mn. de Bilhet. Prog. Tempo Mn. de Trans. Restrio Ramais N Flexvel ou Fsico Ramal Programa Velocidade de Transmisso de Dados

Busca Pessoa: P557 rr 1 Programa Acesso P557 rr 0 Bloqueia um Ramal ao Acesso P4999 rr 1/0 Prog./ Desp. Acesso atravs do alta voz do KS Cadeado Eletrnico: 835 ssss Ativa 836 ssss Desativa Chave de Cdigo: 8601 Abrir 8600 Fechar Chefe-Secretria: P29 ch sc Programa Ramal P20 ch Desprograma Ramal DDC: P674 t 1/0 Ativa/Desativa P9005 xxxx Tempo de Espera p/ Abertura P9006 xxxx Tempo de Abertura de Loop Desvio se No Atende: P25 rd,rr Programa Ramal P26 rd Desprograma Ramal Desvio se Ocupado: P23 rd, rr Programa Ramal P24 rr Desprograma Ramal Discriminador Ligao Externa: P59n pppp+G Inclui prefixos e/ou telefone P50n pppp+G Exclui prefixos e/ou telefone Distribuidor Automtico de Ligaes - DAL: P31 rr 1 Inclui Ramal P32 rr Exclui Ramal P645 t 1 Inclui Tronco P646 t Exclui Tronco P565 rr 1/0 Programa Ramal de Fuga

58

P9007 x

Tempo de Superviso de Transferncia

Grupo Atendedor: P11 rr t Inclui Ramal P12 rr t Exclui Ramal Grupo Tronco de Sada: P643 rr t Programa P644 rr t Desprograma Interface Tie-Line E&M: P681 rr t Prog. Linha de Juno com Sinalizao E&M P682 t Desp. Linha de Juno com Sinalizao E&M Linha Direta a Linha-Tronco: 817 Ativa 818 Desativa Linha Direta com Tempo de Espera: 707 Ativa 708 Desativa Money Saver: P5504 rr 1/0 P9018 xx P5505 rr 1/0 P907 1/0

Ativa/Desativa Prog. Tempo Mx Ligao Executivo para Liagaes de Entrada

No Perturbe: 839 ssss Ativa 830 Desativa Nmero: P63 nt de Linhas-Tronco Instaladas P62 nr de Ramais Instalados P677 r de Toques para Ligao Externa de Entrada (Programa) Porteiro Eletrnico: P555 rr Port Servio Diurno / Prog. Ramais P556 rr Port Servio Diurno / Desp. Ramais P553 rr Port Servio Noturno/ Prog. Ramais P554 rr Port Servio Noturno/ Desp. Ramais P608 rr 1/0 Ramal com TEL-PA P496 CC N Abrir Fechadura TEL-PA Ramal: P498 rr 1/0 P5502 rr 1/0 P51 rr P52 rr n 1/0 P53 rr P54 rr Ramal MF: 8559 1/ 0 P559 rr 1/0

de Juno DDR Analgico (Prog.) para Atender Correio de Voz (Prog.) Privilegiado Semiprivilegiado (Prog./Desp.) Semi-Restrito Restrito

Prog./Desp. no Prprio Ramal Prog./Desp. no TSO

Ramal No Aceita Captura: P16 rr Programa P15 rr Desprograma

59

Rota de Acesso: P98 XX P28 YYYYYY P648 XX 1/0 P680 1/0 P689 hh OP

Correo Automtica Remover Cdigo da Tabela Insero Automtica Rota de Menor Custo Tabela Rota de Menor Custo

P27 YYYYYY ZZZZZZ Inserir Cdigo na Tabela

Rota de Linha de Juno: P649 t rta Programa P640 t rta Desprograma Senha: 837 ssss Programa 837 sv sn Altera P38 rr Telefonista apaga senha Ramal Servio Noturno: P41 Ativa Entrada Manual P42 Desativa Entrada Manual P33 rr t Inclui ramal p/atender tronco t P34 rr t Exclui ramal p/atender tronco t P599 n 1/0 Discriminador P581 hh mm Prog. horrio de entrada automtica P582 hh mm Prog. horrio de sada automtica P5831 1/0 Ativa/Desativa entrada e sada automtica P5832 1/0 Ativa sada automtica somente nos dias teis P4903 rr 1/0 Ramal Semi-privilegiado Setor de Captura: P909 1 Acesso Seqencial P909 2 Acesso Hierrquico (numerao cresc.) P19 rr, s 1 Programa Setor Siga-me: 821 rd ssss 822 P22 rd 89031 89041 89051
89030/89040/89050

Ativa Destino Desativa origem Desativa Telefonista Externo - Para Chamada Externas (Prog.) Externo - Para Chamadas Internas (Prog.) Externo - Para Chamadas do Porteiro (Prog.) Externo - Desativa qualquer condio

Telefonista Ausente: P43 Ativa P44 Desativa P55091 rr 1 Programa P55092 rr 1 Tempo: P9011 x P9010 xx P9021 xx P9012 xxx P9022 xxx P9015 xx P9019 xx P9014 xxx P9009 xxx P9013 xxx P9008 xxx P9017 xx P9016 xx

Carncia Desvio se No Atende Desvio se Ocupado Espera de Inverso de Polaridade Estacionamento de Ligaes Externas Flash para Linha de Juno Recebimento de toque diferenciado p/ Reserva de Linha Tronco (Prog.) Mximo de Flash p/ Ramal MF (Prog.) Mx. de Flash p/ Ramal MF Individual (Prog.) Mnimo de Flash p/ Ramal MF (Prog.) Mn. de Flash p/ Ramal MF Individual (Prog.) Acionamento da Fechadura do Porteiro Eletrnico (Prog.) Tomada de Linha-Tronco em Ramal de Cabine de Posto Telefnico (Prog.)

60

Terminal KS-HB Executive: P494 rr Desprograma P607 rr 1/0 Programa como Posio de Atendimento Tomada de Linha-Tronco: P6831 Sequencial (cclica) P6830 Linear (1 linha crescente) Tronco: P671 t 1/0 P679 t 1/0 P69 t 1/0 P641 rr t P642 rr t

MF (Programa/Desprograma) para Identificar Chamada (Prog.) Unidirecional de Entrada (Prog./Desp.) Exclusivo de Sada - Programa Exclusivo de Sada - Desprograma

Cdigos de Programao para Hotel/ Condomnio


P4990 rr 1/0 Discagem Abreviada de Servio (DAS) - Inclui / Exclui Ramal P4994 rr apto Numerao Flexvel 58 ssss rr Password Call P499 d rr Programa Dgito para Discagem Abreviada de Servio (DAS) P5507 rr 1/0 Ramal de Apartamento P5508 rr 1/0 Ramal Fechado P5503 rr 1/0 Ramal sem Disco Senha de Apartamento: P977 ssss * aaaaProg. no TSO P38 rr Telefonista apaga senha apto. Servio Despertador: 59 hh mm Prog. no prprio ramal 59 8888 Desp. no prprio ramal 59 hh mm * aaaa+G Prog. no TSO

61

Como Imprimir
O arquivo Operacao Flag-Wave e Soho SXS.pdf est disponvel para facilitar a impresso completa do manual. Isto pode ser feito usando o Acrobat Reader, verso 4.05 ou superior, que pode ser encontrado no site da Adobe. ! Dicas de Utilizao do Acrobat Reader

Atualizao
As programaes descritas neste manual referem-se a verso de Firmware do PABX superior a: Flag/Wave - 05F3 SoHo SXS - 27F3 Para que voc possa verificar a verso do seu PABX basta verificar o nmero que se encontra na etiqueta colada na EPROM, dentro do PABX ou atravs do TSO. Veja: Verificar Verso O Manual pode ser atualizado a partir do site da Leucotron.

62

Dicas de Utilizao do Acrobat Reader


Existem vrias maneiras de manipular as informaes apresentadas no formato PDF, estamos relacionando abaixo as mais utilizadas: Links: Todos os links esto destacados nas cores verde ou azul para facilitar sua visualizao e utilizao. Para ir para outra pgina: Para ir para a prxima pgina, clique no boto Prxima pgina na barra de ferramentas de navegao ou percorra a barra de rolagem na lateral direita do documento. Para ir para a pgina anterior, clique no boto Pgina anterior na barra de ferramentas de navegao ou percorra a barra de rolagem na lateral direita do documento. Para descer uma linha, pressione a tecla seta para baixo ou percorra a barra de rolagem na lateral direita do documento. Para subir uma linha, pressione a tecla seta para cima ou percorra a barra de rolagem na lateral direita do documento. Observao: As teclas seta para baixo e para cima movem o documento uma linha por vez quando voc no est na visualizao Ajustar janela. Na visualizao Ajustar janela, essas teclas movem o documento uma pgina por vez. Para descer uma tela inteira, pressione a tecla Page Down ou Enter. Para subir uma tela inteira, pressione a tecla Page Up ou Shift+Enter. Para ir para a primeira pgina, onde voc encontrar o ndice do manual, clique no boto Primeira pgina na barra de ferramentas de navegao.

Para ir para a ltima pgina, onde voc encontrar o endereo de contato, clique no boto ltima pgina na barra de ferramentas de navegao.

Para fazer o caminho de visualizao inverso: Para fazer o caminho inverso clique no boto Ir para a visualizao anterior ferramentas de navegao. na barra de

Voc tambm poder utilizar o boto Ir para a prxima visualizao , utilizando o exemplo anterior, ao utilizar esta tecla voc voltaria a consultar o manual na pgina que estava consultando.

63

Leucotron Equipamentos Ltda.


Rua Jorge Dionzio Barboza, 312 - Cx. Postal 40 CEP 37540-000 - Santa Rita do Sapuca - MG Fone: (35) 3471-9500 - FAX: (35) 3471-9550 SAC - Setor de Atendimento ao Consumidor Ligao Gratuita: 0800 35 8000 E-mail: sac@leucotron.com.br www.leucotron.com.br

64

You might also like