You are on page 1of 2

E.E.E.F.M. Professor Francisco Coelho vila Jnior.

Aluno (a): Srie: Turma: Turno: Data: Disciplina: Biologia Professora: Adriana Bighi ENSINO MDIO Recuperao Trimestral

Questo 1) ( UFRJ) Podemos dizer que o fentipo de um indivduo dado por suas caractersticas: a) unicamente morfolgicas. b) morfolgicas e fisiolgicas apenas. c) estruturais, funcionais e comportamentais. d) herdveis e no herdveis. e) hereditrias Questo2) (UFES) Um gato preto(A) foi cruzado com duas gatas( B e C) tambm pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. A analise desses resultados permite concluir que: a) a cor preta dominante, A e C so homozigotos. b) a cor preta dominante, A e B so homozigotos. c) a cor preta dominante, A e C so heterozigotos. d) a cor preta e recessiva, A e C so homozigotos. e) a cor preta recessiva, B e C so heterozigticas. Questo 3) Nos coelhos, a cor preta dos plos dominante em relao cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Destes, o nmero de heterozigotos provavelmente : a) 0 b) 90 c) 180 d) 270 e) 360. Questo 4) Qual a probabilidade do primeiro filho de um homem albino e de uma mulher normal, mas heterozigtica, ser albino? a) nula. b) 25% c) 50% d) 75% e) 100% Questo 5) A probabilidade de um casal de heterozigotos para um par de alelos ter descendentes do sexo feminino homozigoto dominante : a) 3/4 b) 1/2 c) 3/8 d) 1/4 e) 1/8. Questo 6) A ervilha de cheiro Pisum sativum pode apresentar sementes lisas ou rugosas, nas cores amarelas ou verdes. Os caracteres amarelo e liso so caractersticas dominantes. Cruzando-se plantas homozigotas dominantes, tanto para textura das sementes como para cor da semente, com uma planta recessiva para os dois caracteres, obtm-se uma gerao F1. Cruzando-se as plantas de gerao F1, correto afirmar que as sementes da gerao F2 apresentaro fentipos. (FAA O CRUZAMENTO PARA VALIDAR SUA RESPOSTA): a) amarelo-liso e amarelo-rugoso b) somente liso. c) amarelo-liso, amarelo-rugoso, verde-liso e verde-rugoso.

d) amarelo-rugoso e verde-liso. Questo 7) (UFRRJ) No heredograma a seguir, os smbolos em preto representam indivduos afetados pela polidactilia e os smbolos em branco, indivduos normais. Conclui-se, desse heredograma, que, em relao polidactilia:

a) os indivduos afetados sempre so homozigotos. b) os indivduos normais sempre so heterozigotos. c) os indivduos heterozigotos so apenas de um dos dois sexos. d) pais normais originam indivduos homozigotos recessivos. e) pais normais originam individuos heterozigotos. Questo 8) ( UFMG) Algumas pessoas demonstram uma transpirao excessiva mesmo em condies ambientais normais. Esse carter determinado por gene dominante S. Como ser o gentipo de uma pessoa normal? a) ss b) SS c) Ss d) S e) s Questo 9) Que tipos de gametas podem ser formados por um indivduo de gentipo Aa? a) Aa. e Aa. b) AA, Aa e aa. c) A e a. d) Aa e A. Questo 10) ( IFES/ 09) O heredograma representado abaixo refere-se a uma famlia com casos de albinismo (anomalia que se caracteriza por total ausncia do pigmento melanina na pele).

Baseando-se na genealogia, podemos afirmar: a) O albinismo um carter dominante, sendo os indivduos albinos todos homozigotos. b) O albinismo um carter dominante, sendo os indivduos albinos todos heterozigotos. c) O albinismo um carter recessivo, sendo os indivduos de nmeros 2 e 6 ( no grfico ) heterozigotos. d) O albinismo um carter recessivo, sendo os indivduos normais todos heterozigotos. e) O albinismo um carter dominante porque o indivduo de nmero

You might also like