You are on page 1of 9

PROJETO EDUCACIONAL

Desenvolvimento de Competncias Docentes Aperfeioamento


Cdigo Senac Rio XXXX Cdigo Senac DN 80

Eixo Tecnolgico: Apoio Educacional

2010

2
SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Administrao Regional no Estado do Rio de Janeiro

Sntese da Oferta
1. Identificao Segmento: 1D Especificao: Aperfeioamento Sigla: PDD Durao: 160h Gerncia de Produto: Educao Corporativa e Sustentabilidade Categoria: Formao Inicial e Continuada/Aperfeioamento Cdigo: (solicitar novo cdigo no SGA) Nome Completo: Desenvolvimento de Competncias Docentes Eixo Tecnolgico: Apoio Educacional

2.

Informaes

Resumo: Curso de aperfeioamento para instrutores de educao profissional do Senac Rio, com 160 horas (60 horas presenciais), destinado a desenvolver/aprimorar competncias relacionados ao planejamento da ao docente, mediao da aprendizagem, ao trabalho com projetos e avaliao de competncias profissionais. Pblico alvo: Instrutores do Senac Rio, profissionais de mercado que tenham experincia comprovada ou no na rea de Educao e professores de cursos de formao inicial e continuada, educao profissional tcnica de nvel mdio e educao superior, interessados em atuar na Rede Senac

Rio como instrutores.


Requisitos e documentos para inscrio: Para inscrio nesta oferta, o candidato deve ser instrutor

do Senac Rio, ou ser instrutor de educao profissional, ou ser profissional de mercado, com ou sem experincia docente em Educao profissional. O candidato dever tambm apresentar os seguintes documentos:

Documento oficial de identificao (cpia) CPF (cpia) Comprovante de contrato de trabalho no Senac Rio como instrutor, (cpia) Comprovante de prestao de servios na rea Educacional Comprovante de residncia (cpia) Ttulo de Eleitor ou comprovante de votao para maiores de 18 anos (somente apresentao)
Planejar o trabalho docente e desenhar situaes de aprendizagem que promovam a constituio de competncias desejadas, na perspectiva do trabalho sustentvel, selecionando e utilizando os necessrios procedimentos didticos, recursos pedaggicos e bases cientficas e tecnolgicas. Mediar situaes de aprendizagem utilizando alternativas metodolgicas focadas em desafios ou problemas acessveis que se remetem realidade, experincia ou a conhecimentos prvios dos estudantes, que sejam funcionais para a vida produtiva, que permitam promover a interao e a troca de ideias entre os participantes e que favoream a transferncia da aprendizagem e a aplicao dos saberes em situaes reais variadas. Avaliar segundo critrios e procedimentos operatrios que atuem como elementos de diagnstico e regulao do processo de aprendizagem e de constituio das competncias desejadas. Elaborar e propor mudanas no Plano de curso em que ir atuar. Promover e mediar situaes que propiciem ao estudante trabalhar em consonncia com os princpios da Sustentabilidade, visando a melhoria da comunidade.

Competncias:

Certificao: Certificado de Aperfeioamento em Desenvolvimento de Competncias Docentes Composio da oferta: ver item 5.1 e anexos 1 e 2

1. Resumo
Curso de aperfeioamento para instrutores de educao profissional do Senac Rio, com 160 horas (60 horas presenciais), destinando a desenvolver/aprimorar competncias relacionados ao planejamento da ao docente, mediao da aprendizagem, ao trabalho com projetos e avaliao de competncias profissionais.

GEDUC_COSE_2010

3
SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Administrao Regional no Estado do Rio de Janeiro

2. Pblico-alvo
Instrutores do Senac Rio, profissionais de mercado que tenham experincia comprovada ou no na rea de Educao e professores de cursos de formao inicial e continuada, educao profissional tcnica de nvel mdio e educao superior, interessados em atuar na Rede Senac Rio como instrutores.

3. Requisitos de acesso
Para inscrio nesta oferta, o candidato deve ser instrutor do Senac Rio, ou ser instrutor de educao profissional, ou ser profissional de mercado, com ou sem experincia docente em Educao profissional. O candidato dever tambm apresentar os seguintes documentos:

Documento oficial de identificao (cpia) CPF (cpia) Comprovante de contrato de trabalho no Senac Rio como instrutor, (cpia) Comprovante de prestao de servios na rea Educacional. Comprovante de residncia (cpia) Ttulo de Eleitor ou comprovante de votao para maiores de 18 anos (somente apresentao) Planejar o trabalho docente e desenhar situaes de aprendizagem que promovam a constituio de competncias desejadas, na perspectiva do trabalho sustentvel, selecionando e utilizando os necessrios procedimentos didticos, recursos pedaggicos e bases cientficas e tecnolgicas. Mediar situaes de aprendizagem utilizando alternativas metodolgicas focadas em desafios ou problemas acessveis que se remetem realidade, experincia ou a conhecimentos prvios dos estudantes, que sejam funcionais para a vida produtiva, que permitam promover a interao e a troca de ideias entre os participantes o desenvolvimento de competncias na perspectiva do trabalho sustentvel e que favoream a transferncia da aprendizagem e a aplicao dos saberes em situaes reais variadas de trabalho. Avaliar segundo critrios e procedimentos operatrios que atuem como elementos de diagnstico e regulao do processo de aprendizagem e de constituio das competncias desejadas.

4. Competncias

5. Organizao curricular
Uma oferta de servio educacional faz parte de um percurso de desenvolvimento do indivduo, por isso no pode ser vista de forma isolada. De fato, considera-se que o indivduo traz para uma etapa de aprendizagem profissional tudo o que conquistou anteriormente. E nesta nova etapa espera constituir novas competncias que lhe permitiro prosseguir em seu desenvolvimento como pessoa, como profissional e cidado, e ter sucesso no mercado de trabalho, no cenrio produtivo atual. Nessa perspectiva, o Senac Rio prope ofertas articuladas entre si, seguindo a lgica do processo de trabalho, de modo a compor um portflio integrado e cumulativo de opes de itinerrios de desenvolvimento profissional. A durao dessas ofertas varivel, de acordo com as demandas do mercado e as competncias a constituir. As unidades que compem a matriz de estrutura da oferta tambm tero durao varivel e podero ser articuladas por aes especiais ou projetos relacionados diretamente com uma situao tpica do trabalho da rea/subrea em que a oferta est inserida.

5.1. Composio da oferta (ver fluxo no anexo 1)


Unidades curriculares Durao em horas

GEDUC_COSE_2010

4
SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Administrao Regional no Estado do Rio de Janeiro

PDD Ambientao Planejamento da ao docente Mediao Avaliao da aprendizagem DURAO TOTAL

40 60 60 160

5.2. Detalhamento das Unidades Curriculares (ver anexo 2) 5.3. Matriz de articulao (anexo 2)

6. Indicaes Metodolgicas
A metodologia adotada deve envolver anlise e soluo de problemas, estudo de casos, projetos, pesquisas e outras estratgias que integrem teoria e prtica e focalizem o contexto do trabalho, de modo a estimular a percepo analtica e a contextualizao de informaes, o raciocnio hipottico, a soluo de problemas, a apropriao de conhecimentos prvios e a construo de novos valores e saberes. Nesse sentido: A prtica pedaggica deve oferecer desafios acessveis aos participantes, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados realidade, experincia e/ou a conhecimentos prvios destes, facilitando a atribuio de significado.

As perguntas e atividades devem ser voltadas aplicao em situaes reais de trabalho. Sero estimulados estudos em ambientes de aprendizagem, atividades em laboratrio, atividades
prticas monitoradas, visitas tcnicas a empresas e organizaes do setor, estgio profissional supervisionado, quando necessrio.

importante propiciar condies para a troca de ideias entre os participantes, estimulando-os a


encontrar novas possibilidades de aplicao dos conhecimentos em situaes reais do contexto profissional.

A metodologia deve favorecer a dinmica ao-reflexo-ao, a partir de situaes desafiadoras e


contextualizadas.

7. Aproveitamento de estudos
De acordo com a legislao educacional em vigor, possvel aproveitar conhecimentos e experincias anteriores dos educandos, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de concluso do presente programa. O aproveitamento de competncias anteriormente adquiridas pelo estudante, atravs da educao formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, ser feito mediante protocolo de avaliao de competncias, conforme as diretrizes legais e orientaes organizacionais vigentes.

8. Avaliao
8.1 Perspectiva de Avaliao A avaliao do desempenho ser contnua e cumulativa, possibilitando o diagnstico sistemtico da aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados obtidos ao longo do processo de aprendizagem. Sero priorizados instrumentos de avaliao estimuladores da autonomia na aprendizagem, que envolvam atividades realizadas individualmente e em grupo e forneam indicadores da aplicao, no contexto profissional, das competncias adquiridas. 8.2 Processo e Registro de Avaliao A avaliao do participante incidir sobre o aproveitamento. Resultados: Aprovado no curso Considera-se aprovado no curso, o estudante que tiver comparecido a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das sesses de aprendizagem e tiver obtido o conceito Suficiente, prevalecendo
GEDUC_COSE_2010

5
SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Administrao Regional no Estado do Rio de Janeiro

os resultados e o desempenho do estudante na Unidade Curricular Projeto ou Ao Integradora, sobre os resultados das unidades curriculares isoladas. Quando o estudante tiver obtido o conceito Insuficiente em uma ou mais unidades curriculares do Curso e conceito Suficiente no Projeto ou Ao Integradora, o resultado final dever ser analisado e decidido pelo Conselho Pedaggico. Reprovado no curso Est automaticamente reprovado no curso o estudante que: Obtiver meno Insuficiente na Unidade Curricular Projeto ou Ao Integradora, aps estudos de recuperao. Tiver frequncia inferior a 75% do total de horas do curso. Tiver meno Sem Avaliao no sistema. Os participantes devero ter pleno conhecimento dos critrios e procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso, bem como sobre as normas regimentais de avaliao, recuperao, frequncia e promoo. 8.3. Recuperao A recuperao ser imediata constatao das dificuldades do participante. Desde que oportunos, podem tambm ser adotados recursos de EAD e outros, bem como aes de monitoria, efetuadas por participantes que j constituram determinadas competncias.

9. Estgio
O Estgio Supervisionado tem por finalidade propiciar condies para a integrao dos estudantes no mercado de trabalho. uma atividade de prtica profissional, realizada em situao real de trabalho, que permite maior integrao entre teoria e prtica e possibilita melhor compreenso do processo produtivo. Conforme previsto em legislao vigente, o estgio pode integrar ou no a estrutura curricular dos cursos. Ser obrigatrio quando assim o determinar a legislao que regulamenta a atividade profissional na rea. E nos cursos em que o estgio no obrigatrio, poder ser facultado aos estudantes por demanda do mercado de trabalho ou do prprio estudante. No presente curso, o estgio no obrigatrio. Desse modo, somente ser realizado pelo estudante que desejar.

10. Instalaes e equipamentos/recursos


Para obter os resultados educacionais esperados, a execuo dessa oferta requer uma infraestrutura com ambientes de aprendizagem convencionais, adequadamente mobiliados, alm de recursos de apoio didtico, como: computador, projetor multimdia, flip chart, lousa e outros. Sero tambm utilizadas instalaes de organizaes parceiras, sobretudo como suporte para atividades voltadas prtica profissional, como pesquisas, projetos comunitrios etc. Contar ainda com ambiente para estudo e pesquisa, com livros, peridicos, CDs, vdeos etc. Bibliografia:

COLL, Csar S. et alii. Os contedos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. RONCA, Paulo A. & TERZI, Cleide A. A prova operatria. 11.ed. So Paulo: Edesplan, 1995. ZABALLA, Antoni. A prtica educativa: como ensinar. Trad. de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998.

11. Perfil do Docente


O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experincia profissional significativa em metodologia de ensino para a educao profissional.

12. Certificao
GEDUC_COSE_2010

6
SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Administrao Regional no Estado do Rio de Janeiro

quele que concluir este programa, ser conferido o certificado de Aperfeioamento em Desenvolvimento de Competncias Docentes.

GEDUC_COSE_2010

7
SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Administrao Regional no Estado do Rio de Janeiro

Anexo 1: Fluxo do PDD 2010


docentePDD Ambientao Planejamento da ao

PDDA Encontro presencial na Unidade 8h

Jogo Caminho Docente

PDDA Auto-estudo com texto de apoio 32h (20 dias)


Livro PDD A

(Textos, Dicas, Guias de Orientao, filmes, CD etc.)Insumos GEDUC

Mediao

Encontro 1 (24h) Mediao na Metodologia Senac Rio: recursos e estratgias


Acompanhamento da prtica docente pelo Coordenador Educacional 12h

Superviso Educacional (GEDUC/COSUPE)

Visitas consultivas da GEDUC/COSE

Encontro 2 (12h) Mediao: trabalhando com projetos


Acompanhamento da prtica docente pelo Coordenador Educacional 12h

Avaliao da aprendizagem

Encontro 3 (24h) Avaliao da aprendizagem: como e quando


Acompanhamento da prtica docente pelo Coordenador Educacional 36h

GEDUC_COSE_2010

Anexo 2: Matriz de articulao entre competncias e unidades curriculares


Competncias

Unidades curriculares

Planejar o trabalho docente e desenhar situaes de aprendizagem que promovam a constituio de competncias desejadas, na perspectiva do trabalho sustentvel, selecionando e utilizando os necessrios procedimentos didticos, recursos pedaggicos e bases cientficas e tecnolgicas.
Analisar o Projeto Pedaggico do curso no qual atua, na perspectiva da educao para o desenvolvimento de competncias e para a sustentabilidade. Elaborar o cronograma de trabalho a partir da identificao das competncias previstas. Elaborar um plano de trabalho Elaborar plano de trabalho da primeira sesso de aprendizagem de uma Unidade curricular pela qual responsvel. Elaborar e propor mudanas no Plano de curso em que ir atuar Metodologia Senac Rio. Competncias e aprendizagem. Aes docentes: planejar, mediar e avaliar.

Mediar situaes de aprendizagem utilizando alternativas metodolgicas focadas em desafios ou problemas acessveis que se remetem realidade, experincia ou a conhecimentos prvios dos estudantes, que sejam funcionais para a vida produtiva, que permitam promover a interao e a troca de ideias entre os participantes o desenvolvimento de competncias na perspectiva do trabalho sustentvel e que favoream a transferncia da aprendizagem e a aplicao dos saberes em situaes reais variadas de trabalho

Avaliar segundo critrios e procedimentos operatrios que atuem como elementos de diagnstico e regulao do processo de aprendizagem e de constituio das competncias desejadas

PDD Ambientao Planejamento da ao docente

Competncias

Propor situaes de aprendizagem que favoream a constituio das competncias focalizadas no plano de trabalho docente, e indicando os recursos didticos pertinentes.

Sugerir procedimento para avaliar a competncia focalizada no Plano de Trabalho Docente de uma unidade curricular e/ou sesso de aprendizagem.

Bases tecnolgica

Prtica docente na mediao da aprendizagem no paradigma de competncias. Aplicar alternativas metodolgicas de mediao da aprendizagem nas quais o contedo, visto como insumo, seja trabalhado de modo a favorecer a aprendizagem com autonomia. Mediar situaes que propiciem ao estudante a trabalhar em consonncia com o tema Sustentabilidade, garantindo o desenvolvimento de aes, visando a melhoria na comunidade, no ambiente de trabalho Propor, preparar e utilizar recursos didticos que favoream a constituio das competncias focalizadas no plano de trabalho docente. Orientar os estudantes em situaes de aprendizagem no mbito de projetos integradores.

Prtica docente na avaliao da aprendizagem no paradigma de competncias.

Mediao: recursos e trabalho com projetos

Competncias

Elaborar Plano de Trabalho Docente da(s) Unidade(s) curricular(es) pela(s) qual(is) responsvel, propondo situaes de aprendizagem que favoream a constituio das competncias prevista, indicando os recursos didticos pertinentes e selecionando as bases tecnolgicas e cientficas essenciais para promover a aprendizagem.

Bases tecnolgicas e cientficas

Contribuio das cincias da aprendizagem para o processo de planejamento e organizao curricular. Do paradigma do contedo ao paradigma de competncias. Aprendizagem com autonomia. Prtica docente no planejamento educacional, na mediao e na avaliao da aprendizagem no paradigma de competncias. Desenvolvimento de competncias profissionais na perspectiva do trabalho sustentvel.

Do paradigma do contedo ao paradigma de competncias. Aprendizagem com autonomia. Prtica docente no planejamento educacional, na mediao e na avaliao da aprendizagem no paradigma de competncias.

9
SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Administrao Regional no Estado do Rio de Janeiro Definir critrios de avaliao, a partir da anlise das competncias contidas no perfil desejado. Determinar quais indicadores demonstram que o estudante constituiu cada competncia. Definir os instrumentos mais adequados para avaliar tais indicadores (o qu), os momentos em que isso ser feito (quando) e os procedimentos adotados (como). Montar/ elaborar instrumentos de avaliao. Propor melhoria em Planos de Curso, para devida adequao ao mercado de trabalho. Prtica docente no planejamento educacional, na mediao e na avaliao da aprendizagem no paradigma de competncias. Critrios, prticas e instrumentos operatrios de avaliao. Avaliao do Plano de Curso - pontos fortes e pontos fracos.

Avaliao da aprendizagem

Competncias

Elaborar Plano de Trabalho da(s) Unidade(s) curricular(es) pela(s) qual(is) responsvel, propondo procedimentos e instrumentos de avaliao das competncias previstas.

Fornecer feedback aos estudantes, a partir da anlise do desempenho em situaes de avaliao, de modo a suplantar dificuldades de aprendizagem

Bases tecnolgicas e cientficas

Prtica docente no planejamento educacional, na mediao e na avaliao da aprendizagem no paradigma de competncias.

Prtica docente no planejamento educacional, na mediao e na avaliao da aprendizagem no paradigma de competncias.

GEDUC_COSE_2010

You might also like