You are on page 1of 51

Mquinas e Ferramentas

Prof. Flvio Palma

Blumenau / 2005

2 SUMRIO

1. Introduo.....................................................................................................................3 2. Torneamento................................................................................................................5 2.1. Definio.........................................................................................................5 2.2. Mquina Torno................................................................................................7 2.3. Ferramenta para tornear...............................................................................17 3. Fresagem ou Fresamento..........................................................................................18 3.1. Definio.......................................................................................................18 3.2. Mquina Fresadora.......................................................................................19 3.3. Ferramenta para fresar.................................................................................34 4. Furao.......................................................................................................................40 4.1. Definio.......................................................................................................40 4.2. Mquina Furadeira........................................................................................40 4.3. Ferramenta para furar...................................................................................45 5. Referncias.................................................................................................................51

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

3 1. Introduo

Todos os conjuntos mecnicos que nos cercam so formados por uma poro de peas: eixos, anis, discos, rodas, engrenagens, juntas suportes, parafusos, carcaas... Para que essas peas sirvam s necessidades para as quais foram fabricadas, elas devem ter exatido de medidas e um determinado acabamento em sua superfcie. A maioria dos livros sobre processos de fabricao diz que possvel fabricar essas peas de dois modos: sem produo de cavacos, como nos processos metalrgicos (fundio, laminao, trefilao etc.), e com produo de cavacos, o que caracteriza todos os processos de usinagem.

COM PRODUO DE CAVACO

Figura 1: Processos de fabricao [5]

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

4 Na maioria dos casos, as peas fabricadas por fundio ou forjamento necessitam de alguma operao posterior de usinagem. O que acontece que geralmente essas peas apresentam superfcies grosseiras que precisam de melhor acabamento. Alm disso, elas tambm deixam de apresentar salincias, reentrncias, furos com rosca e outras caractersticas que s podem ser obtidas por meio da produo de cavacos, ou seja, da usinagem. Isso inclui ainda as peas que, por questo de produtividade e custos, no podem ser produzidas por processos de fabricao convencional. Assim, podemos dizer que a usinagem todo o processo pelo qual a forma de uma pea modificada pela remoo progressiva de cavacos ou aparas de material metlico ou no-metlico. Ela permite:

acabamento de peas fundidas ou conformadas, fornecendo melhor aspecto e dimenses com maior grau de exatido;

possibilidade de abertura de furos, roscas, rebaixos etc; custo mais baixo porque possibilita a produo de grandes quantidades de peas;

fabricao de somente uma pea com qualquer formato a partir de um bloco de material metlico ou no-metlico. Logo, a usinagem uma enorme famlia de operaes, tais como: torneamento,

aplainamento, furao, fresagem, serramento, roscamento, retificao, brunimento, polimento, afiao, limagem, brochamento, mandrilamento, lapidao etc. Essas operaes so realizadas manualmente ou por uma grande variedade de mquinas-ferramenta que empregam as mais variadas ferramentas.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

5 2. Torneamento 2.1. Definio O processo que se baseia no movimento da pea em torno de seu prprio eixo chama-se torneamento. O torneamento uma operao de usinagem que permite trabalhar peas cilndricas movidas por um movimento uniforme de rotao em torno de um eixo fixo.

Figura 2: Movimentos do torneamento [5] O torneamento, como todos os trabalhos executados com mquinas-ferramenta, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da pea trabalhada. O cavaco cortado por uma ferramenta de um s gume cortante, que deve ter uma dureza superior do material a ser cortado. No torneamento, a ferramenta penetra na pea, cujo movimento rotativo ao redor de seu eixo permite o corte contnuo e regular do material. A fora necessria para retirar o cavaco feita sobre a pea, enquanto a ferramenta, firmemente presa ao porta-ferramenta, contrabalana a reao dessa fora. Para realizar o torneamento, so necessrios trs movimentos relativos entra a pea e a ferramenta. So eles:

Movimento de corte: o movimento principal que permite cortar o material. O movimento rotativo e realizado pela pea.

Movimento de avano: o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfcie da pea.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

Movimento de penetrao: o movimento que determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direo ao interior da pea e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco. Variando os movimentos, a posio e o formato da ferramenta, possvel

realizar uma grande variedade de operaes: (a) Tornear superfcies externas e internas; (b) Tornear superfcies cnicas externas e internas; (c) Roscar superfcies externas e internas; (d) Perfilar superfcies. Alm dessas operaes, tambm possvel furar, alargar, recartilhar, roscar com machos e cossinetes, mediante o uso de acessrios prprios para a mquinaferramenta.

Figura 3: Operaes de torneamento [5]


Flvio Palma Mquinas e Ferramentas Agosto/2005

7 2.2. Mquina Torno O torno mais simples que existe o torno universal. Esse torno possui eixo e barramento horizontais e tem a capacidade de realizar todas as operaes j citadas. Todos os tornos, respeitando-se suas variaes de dispositivos, ou dimenses exigidas em cada caso, so compostos as seguintes partes: (1) Corpo da mquina: barramento, cabeote fixo e mvel, caixas de mudana de velocidade. (2) Sistema de transmisso de movimento do eixo: motor, polia, engrenagem, redutores. (3) Sistemas de deslocamento da ferramenta e de movimentao da ferramenta em diferentes velocidades: engrenagens, caixa de cmbio, inversores de marcha, fusos, vara, etc. (4) Sistema de fixao da ferramenta: torre, carro porta-ferramenta, carro transversal, carro principal ou longitudinal e da pea: placas, cabeote mvel. (5) Comandos dos movimentos e das velocidades: manivelas e alavancas.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

a - placa b - cabeote fixo c - caixa de engrenagens d - torre porta-ferramenta e - carro transversal

f - carro principal g - barramento h - cabeote mvel i - carro porta-ferramenta

Figura 4: Torno universal [5]

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

9 Essas partes componentes so comuns a todos os tornos. O que diferencia um dos outros a capacidade de produo, se automtico ou no, o tipo de comando: manual, hidrulico, eletrnico, por computador, etc. Nesse grupo enquadram-se os tornos revlver, copiadores, automticos, por comando numrico ou por comando numrico computadorizado.

Fixao da pea Para realizar o torneamento, necessrio que tanto a pea quanto a ferramenta estejam devidamente fixadas. Quando as peas a serem torneadas so de pequenas dimenses, de formato cilndrico ou hexagonal regular, elas so presas por meio de um acessrio chamado de placa universal de trs castanhas.

Figura 5: Placa para torno [5] A pea presa por meio de trs castanhas, apertadas simultaneamente com o auxlio de uma chave. Cada castanha apresenta uma superfcie raiada que melhora a capacidade de fixao da castanha em relao pea. De acordo com os tipos de peas a serem fixadas, as castanhas podem ser usadas de diferentes formas: (1) Para peas cilndricas macias como eixos, por exemplo, a fixao feita por meio da parte raiada interna das castanhas voltadas para o eixo da placa universal. (2) Para peas com formato de anel, utiliza-se a parte raiada externa das castanhas.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

10 (3) Para peas em forma de disco, as castanhas normais so substitudas por castanhas invertidas.

Operaes de torneamento A primeira operao do torneamento , pois, fazer no material uma superfcie plana perpendicular ao eixo do torno, de modo que se obtenha uma face de referncia para as medidas que derivam dessa face. Essa operao chama-se facear: Essa operao de facear realizada do centro para a periferia da pea. Existe um tipo de ferramenta que permite facear em sentido contrrio. Depois do faceamento, pode-se executar o torneamento de superfcie cilndrica externa, que muito semelhante operao anterior. uma operao que consiste em dar um formato cilndrico a um material em rotao submetido ao de uma ferramenta de corte. Essa operao uma das mais executadas no torno e tem a finalidade de produzir eixos e buchas ou preparar material para outras operaes. Sua execuo tem as seguintes etapas:

Fixao da pea, deixando livre um comprimento maior do que a parte que ser torneada, e centralizando bem o material.

Montagem da ferramenta no porta-ferramenta de modo que a ponta da ferramenta fique na altura do centro do torno.

Regulagem do torno na rotao adequada, consultando a tabela especfica. Marcao, no material, do comprimento a ser torneado. Para isso, a ferramenta deve ser deslocada at o comprimento desejado e a medio deve ser feita com o paqumetro. A marcao feita acionando o torno e fazendo um risco de referncia.

Determinar a profundidade de corte:


o

ligar o torno e aproximar a ferramenta at marcar o incio do corte no material;

o o

deslocar a ferramenta para fora da pea; zerar o anel graduado e fazer a ferramenta penetrar no material a uma profundidade suficiente para remover a casca do material.

Execuo do torneamento:
Agosto/2005

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

11
o o o o o

fazer um rebaixo inicial; deslocar a ferramenta para fora da pea; desligar a mquina; verificar o dimetro obtido no rebaixo; tornear completando o passe at o comprimento determinado pela marca (deve-se usar fluido de corte onde for necessrio);

repetir quantas vezes for necessrio para atingir o dimetro desejado.

Cabeote mvel

Figura 6: Cabeote mvel [5] Para operaes de furar no torno, usa-se a broca e no uma ferramenta de corte. Para fixar a ferramenta para furar, escarear, alarcar e roscar, usa-se o cabeote mvel. O cabeote mvel a parte do torno que se desloca sobre o barramento. composto por:

base: apia-se no barramento e serve de apoio para o corpo; corpo: suporta os mecanismos do cabeote mvel. Pode ser deslocado lateralmente para permitir o alinhamento ou desalinhamento da contraponta;

mangote: que aloja a contraponta, mandril ou outras ferramentas para furar, escarear, alargar ou roscar. fixado por meio de uma trava e movimentado por

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

12 um eixo roscado acionado por um volante. Possui um anel graduado que permite controlar a pofundidade do furo, por exemplo;

parafusos de fixao e deslocamento do cabeote mvel.

O cabeote mvel tem as seguintes funes: (1) de suporte contraponta, destinada a apoiar uma das extremidades da pea a ser torneada. (2) fixar o mandril de haste cnica usado para prender brocas, escareadores, alargadores e machos. (3) suporte direto para ferramentas de corte de haste cnica como brocas e alargadores - serve tambm de apoio para operaes de rosqueamento manual; (4) deslocar a contraponta lateralmente, para o torneamento de peas longas de pequena conicidade. O torno permite a execuo de furos para: Abrir furos de forma de dimenses determinadas, chamados de furos de centro, em materiais que precisam ser trabalhados entre duas pontas ou entre a placa e a ponta. Esse tipo de furo tambm um passo prvio para se fazer um furo com broca comum.

Figura 7: Furos de centro [5] Fazer um furo cilndrico por deslocamento de uma broca montada no cabeote e com o material em rotao. um furo de preparao do material para operaes posteriores de alargamento, torneamento e roscamento interno.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

13

Figura 8: Furar em torno [5] Fazer um superfcie interna, passante ou no, pela ao de uma ferramenta deslocada paralelamente ao eixo do torno. Essa operao conhecida tamabm como broqueamento. Com ela, obtm-se furos cilndricos com dimetros exatos em buchas, polias, engrenagens e outras peas.

Figura 9: Tornear interno [5]

Acessrios para o torno O torno tem vrios tipos de acessrios que ajudam a prender as peas de maior comprimento: pontas, contrapontas, placas arrastadoras e arrastador, lunetas fixas e mveis. As pontas e contrapontas so cones duplos retificados de ao temperado cujas extremidades se adaptam ao centro da pea a ser torneada para apoi-la. A contraponta apresentada em vrios tipos:

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

14

ponta fixa; ponta rotativa: reduz o atrito entre a pea e a ponta, pois gira suavemente e suporta esforos radiais e axiais ou longitudinais;

ponta rebaixada: facilita o completo faceamento do topo. A ponta semelhante a contraponta fixa e montada no eixo principal do torno

por meio da placa arrastadora.

Figura 10: Pontas para torno [5] A placa arrastadora um acessrio que transmite o movimento de rotao do eixo principal s peas que devem ser torneadas entre pontas. As placas arrastadoras podem ser: com ranhura, com pino ou placa de segurana. Em todas as placas usa-se o arrastador que firmemente preso pea, transmitindo-lhe movimento de rotao, funcionando como rgo intermedirio.

Figura 11: Placas arrastadoras [5] Os arrastadores podem ser de vrios tipos:

de haste reta: mais empregado na placa com pino na placa com dispositivo de segurana;

de haste curva: empregado com a placa com ranhura;

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

15

com dois parafusos: indicado para suportar esforos em usinagem de passes profundos.

Figura 12: Tipos de arrastador [5] A luneta outro dos acessrios usados para prender peas de grande comprimento e finas que, sem esse tipo de suporta adicional, tornariam a usinagem invivel, por causa da vibrao e flexo da pea devido ao grande vo entre os pontos. A luneta pode ser fixa ou mvel.

Figura 13: Lunetas fixa e mvel [5] A luneta fixa presa no barramento e possui trs castanhas regulveis por parafusos e a parte da pea que nela se apoia deve estar previamente torneada. Se a pea no puder ser torneada antes, o apoio deve ser lubrificado.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

16

Figura 14: Luneta fixa [5] A luneta mvel geralmente possui duas castanhas. Ela apia a pea durante todo o avano da ferramenta, pois est fixada no carro do torno.

Figura 15: Luneta mvel [5]

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

17 2.3. Ferramenta para tornear

Figura 16: Ferramenta de tornear principais denominaes [3]

Figura 17: Ferramenta de tornear principais ngulos [3]

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

18 3. Fresagem ou Fresamento 3.1. Definio A fresagem um processo de usinagem mecnica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. Na fresagem, a remoo do sobremetal da pea feita pela combinao de dois movimentos, realizados ao mesmo tempo. Um dos movimentos o de rotao da ferramenta, a fresa. O outro movimento da mesa da mquina, onde fixada a pea a ser usinada. o movimento da mesa da mquina ou movimento de avano que leva a pea at a fresa e torna possvel a opero de usinagem.

Figura 18: Fresagem [5] O movimento de avano pode levar a pea contra o movimento de giro do dente da fresa. o chamado movimento discordante. Quando o movimento da pea no mesmo sentido de movimento do dente da fresa, chamado de movimento concordante (Figura 19).

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

19

A maioria das fresadoras trabalham com o movimento de avano da mesa baseado em uma porca e um parafuso. Com o tempo e desgaste da mquina ocorre uma folga entre eles. No movimento concordante a folga empurrada pelo dente da fresa no mesmo sentido de deslocamento da mesa. Isto faz com que a mesa execute movimentos irregulares, que prejudicam o acabamento da pea e podem at quebrar o dente da fresa. No movimento discordante, a folga no influi no deslocamento da mesa. Por isso, a mesa tem um movimento de avano mais uniforme, gerando um melhor acabamento da pea. Quando a forma construtiva da mesa atravs de porca e parafuso, melhor o movimento discordante. Basta observar o sentido de giro da fresa e fazer a pea avanar contra o dente da fresa. A fresadora presta-se para usinar diversas superfcies planas, destacando-se pela rapidez, pois a fresa uma ferramenta multicortante.

3.2. Mquina Fresadora As mquinas fresadoras so classificadas, geralmente, de acordo com a posio do seu eixo-rvore (fixao da fresa) em relao mesa de trabalho (fixao da pea). Em relao ao eixo-rvore so classificadas em horizontal (paralelo mesa), vertical (perpendicular mesa) e universal (com dois eixos-rvore: horizontal e vertical).

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

20 Outros tipos de fresadoras so:

Fresadora copiadora, a qual trabalha com uma mesa e dois cabeotes- um cabeote apalpador e outro de usinagem.

Fresadora pantogrfica ou pantgrafo: permitem a cpia de um modelo, movimento de coordenadas operado manualmente, permitem trabalhar detalhes mais difceis de serem obtidos atravs da copiadora.

Fresadora CNC e as geradoras de engrenagens, requerem ateno especial por disporem de tecnologia mais diferenciada para comando e operao.

Figura 20: Mquina fresadora Principais componentes [6]


Flvio Palma Mquinas e Ferramentas Agosto/2005

21 Principais acessrios Os principais acessrios utilizados em operaes de fresamento relacionam-se fixao da pea na mesa de trabalho. So elas:

Figura 21: Parafusos e grampos de fixao [6]

Figura 22: Calos [6]

Figura 23: Cantoneiras de ngulo fixo ou ajustvel [6]

Figura 24: Morsas [6]

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

22

Figura 25: Mesa divisora [6]

Figura 26: Divisor universal e contraponto [6] muito importante ressaltar que a instalao de alguns acessrios, na mesa de trabalho da fresadora, devem ser realizadas com muita ateno para evitar erros dimensionais na usinagem. O exemplo clssico a instalao de uma morsa. Aps sua fixao na mesa deve-se fazer seu alinhamento, com auxlio de um relgio comparador, apalpando o seu mordente fixo que dever ficar paralelo ao movimento da mesa. Tambm necessrio verificar se no h cavacos que mantenham a morsa ligeiramente inclinada no plano paralelo ao cho. Um outro conjunto de acessrios de grande importncia est relacionado com a fixao das ferramentas. Como j foi mencionado, o eixo rvore possui em sua extremidade um cone e chavetas. Neste cone pode-se fixar um mandril ou uma ferramenta de haste cnica. Para garantir a fixao utiliza-se uma haste roscada que atravessa a rvore. As chavetas evitam o deslizamento. H ferramentas de haste cnica que podem ser fixadas diretamente no cone de fixao do eixo-rvore, que pode ser Morse (menor esforo) ou ISO (maior fixao). Normalmente se tratam de ferramentas relativamente grandes. Para fixar-se ferramentas menores, que possuem outra dimenso de cone, utiliza-se um mandril

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

23 adaptador, como mostrado na Figura 27. Nesta mesma figura pode-se observar na ponta do mandril a rosca onde fixa-se a haste roscada.

Figura 27: Mandril adaptador para ferramentas de haste cnica [6] Com relao ao mandril, pode-se ter trs tipos: universal (Jacobs), porta-pina e porta-ferramenta. O mandril universal muito utilizado em furadeiras manuais, mas tambm pode ser utilizado em fresadoras, mas com ressalvas. S podem ser fixadas ferramentas de haste cilndrica e cujo esforo no seja elevado, pois a presso no ser suficiente. A Figura 28 apresenta um mandril Jacobs.

Figura 28: Mandril universal tipo Jacobs [6] O mandril porta-pina possui modo de trabalho similar ao jacobs, mas permite uma fora de fixao maior. Tambm indicado para ferramentas de haste cilndrica. A pina uma pea nica com um furo central no dimetro da haste a ser fixada e com diversos cortes longitudinais que lhe do flexibilidade de fechar este furo em alguns dcimos de milmetro. Este mandril composto de duas partes. A primeira, que o mandril propriamente dito, possui uma cavidade que receber a pina. Esta cavidade possui uma superfcie cnica de igual formato da pina. A segunda parte denominada de porca, e rosqueada no mandril. A Figura 29 ilustra um mandril porta-pina e dois modelos de pina. Durante o rosqueamento a porca fora a pina a entrar na cavidade do mandril, e devido a forma cnica, obriga a pina a se fechar e fixar a ferramenta.
Flvio Palma Mquinas e Ferramentas Agosto/2005

24

Figura 29: Mandril porta pina e dois modelos de pinas [6] Para ferramentas de maior porte, e consequentemente, maior esforo de usinagem, necessrio uma maior garantia de que no haja um deslizamento entre o mandril e a prpria ferramenta. Nestes casos o mandril possui chavetas, que podem ser transversais (quando o mandril curto) ou longitudinais. A Figura 30 apresenta alguns modelos de mandril.

Figura 30: Alguns modelos de mandril [6] A Figura 31 apresenta um mandril curto com chaveta longitudinal. A Figura 32 ilustra o mandril curto com chaveta transversal. A Figura 33 apresenta um mandril porta-fresa longo com chaveta longitudinal, tambm denominado de eixo porta-fresa dehaste longa.

Figura 31: Mandril porta-fresa curto com chaveta longitudinal [6]


Flvio Palma Mquinas e Ferramentas Agosto/2005

25

Figura 32: Mandril porta-fresa curto com chaveta transversal [6]

Figura 33: Mandril porta-fresa longo com chaveta longitudinal [6]

Fresando com aparelho divisor O aparelho divisor um acessrio utilizado na mquina fresadora para fazer divises no movimento de giro da pea. As divises so muito mais teis, quando se quer fresar com preciso superfcies, que devem guardar uma distncia angular igual distncia angular de uma outra superfcie, tomada como referncia. Permite dessa forma, usinar quadrados, hexgonos, rodas dentadas ou outros perfis que dificilmente poderiam ser obtidos de outra maneira. Ao fixar a pea, uma das superfcies deve ser presa na placa do cabeote divisor. Caso o comprimento da pea (L) seja maior que 1,5 vezes o dimetro da pea (D), deve-se usar na outra extremidade um contraponta. A extremidade da pea a ser fixada pelo contraponta, deve ser furada no torno com uma broca de centro.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

26

Figura 34: Aparelho divisor [5]

Fresando engrenagens cilndricas de dentes retos Existem mquinas especiais que so empregadas para produzir engrenagens. Nas fresadoras, as mesmas so fabricadas com fresas de perfil constante chamadas de fresa mdulo.

Figura 35: Fresagem de engrenagem de dentes retos [5] O mdulo de uma engrenagem o quociente entre o dimetro primitivo e o nmero de dentes (Figura 36).

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

27

Figura 36: Engrenagem de dentes retos [5] As dimenses de uma engrenagem so parametrizadas (dependentes) do mdulo. A partir do ponto de contato para transmisso entre o par de engrenagens, traado o dimetro primitivo de cada engrenagem. Nesse ponto determina-se, pelo perfil da fresa mdulo, o chamado ngulo de presso. Em geral esse ngulo de presso 20 (Figura 37).

Figura 37: ngulo de presso [5]


Flvio Palma Mquinas e Ferramentas Agosto/2005

28 Em geral, conforme a necessidade de projeto essas caractersticas so previamente determinada e encomendadas para a fabricao. O operador da fresadora deve ser informado, atravs do desenho, o mdulo e o nmero de dentes das engrenagens a serem usinadas. As engrenagens cilndricas de dentes retos, tm forma de disco e os dentes so paralelos ao cubo da engrenagem. Os parmetros, para conferir se pea, obtida a partir do torno esto corretas so as seguintes: dp = m Z dp: dimetro primitivo

de = dp + 2 m de: dimetro externo b=8m h = 2,166 m b: comprimento do dente h: altura do dente

O prximo passo montar e preparar o cabeote divisor. Para tanto, faz-se o clculo do nmero de furos que o disco deve ter. Atravs da diviso indireta, h a possibilidade de um maior nmero de divises; essa nomenclatura deve-se ao sistema de transmisso de movimento do manpulo para a rvore. Atravs da expresso abaixo determina-se essa diviso indireta: n = ( RD / Z ) RD = relao do divisor Z = nmero de divises a efetuar

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

29

Figura 38: Divisor universal [5] A relao do divisor de 40:1 - 60:1 - 80:1 - 120:1. A mais utilizada, e dsponvel 40:1, RD=40.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

30 Como resultado obtido, tem-se que preciso dar uma volta e mais 15 furos em um disco de 25 furos. No existindo disco com circunferncia de 25 furos, faz-se uma simplificao da equao 15/25 = 3/5 procurando uma circunferncia cuja quantidade de furos seja mltiplo do denominador, deve-se escolher a o maior valor. Dessa forma est feita a seleo do dimetro com a quantidade de furos para a usinagem da engrenagem desejada. Tabela 1: Disco divisor [5] DISCO DIVISOR 1 15 16 17 18 19 20 2 21 23 27 29 31 33 3 37 39 41 43 47 49

Tabela 2: Engrenagens com mdulo <= 10 [5] ENGRENAGENS COM m <= 10 Fresa Mdulo 1 2 3 4 5 6 7 8 Nmero de dentes da engrenagem 12 e 13 14 e 16 17 e 20 21 e 25 26 e 34 35 e 54 55 e 134 >135 e cremalheira

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

31 Tabela 3: Engrenagens com mdulo > 10 [5] ENGRENAGENS COM m > 10 Fresa Mdulo 1 1 1/2 2 2 1/2 3 3 1/2 4 4 1/2 5 5 1/2 6 6 1/2 7 7 1/2 8 Nmero de dentes da engrenagem 12 13 14 15 e 16 17 e 18 19 e 20 21 e 22 23 e 25 26 e 29 30 e 34 35 e 41 42 e 54 55 e 79 80 e 134 > 135

Fresando engrenagens cilndricas de dentes helicoidais Para a fresagem de engrenagens cilndricas de dentes helicoidais, faz-se necessrio conhecer os parmetros geomtricos de uma hlice. Esses parmetros iniciais so: ngulo de inclinao (), passo normal (pn), passo frontal (pf) e passo da hlice (ph).

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

32 A expresso para o clculo do passo da hlice:

Figura 39: Passo da hlice [5] Deve-se fazer a seleo de um conjunto de engrenagens para obter o movimento sincronizado entre o aparelho divisor, cujo cabeote fixa-se o disco da engrenagem a ser usinada, com o movimento da mesa para fabricao da hlice.

Figura 40: Inclinao da mesa [5]


Flvio Palma Mquinas e Ferramentas Agosto/2005

33 Determina-se o chamado passo constante da fresadora (pc), conhecendo-se antecipadamente a relao do divisor (RD) e o passo do fuso da mesa (pF).

A escolha da fresa mdulo ser, para manter o mesmo procedimento para a usinagem de engrenagens cilndricas de dentes retos, a partir da tabela relacionando o nmero de dentes da engrenagem a ser usinada, com o seu respectivo mdulo. Entretanto, ser usado o nmero de dentes imaginrios (Zi):

A coleo de engrenagens, mais comumente utilizadas nas fresadoras so: 25 30 40 50 55 60 70 80 90 100 127

Figura 41: Engrenages do divisor [5]

Clculo do mdulo frontal (mf):

Clculo do dimetro primitivo (dp):

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

34 Clculo do dimetro externo (de), a partir dessa expresso o mdulo da engrenagem ser designado como mdulo normal (mn):

Clculo da altura do dente (h):

Clculo da largura da engrenagem (b):

3.3. Ferramenta para fresar a ferramenta empregada pela fresadora, a qual apresenta uma vantagem em relao a outros tipos de ferramentas de corte, pois os dentes que no esto trabalhando esto sendo resfriados, reduzindo o desgaste da ferramenta. Conforme o ngulo de cunha das fresas, elas so classificadas em tipos: W, N e H:

A fresa tipo W empregada para usinagem de materiais no ferrosos de baixa dureza: alumnio, bronze e plstico.

A fresa tipo N, empregada para materiais de dureza mdia, ou seja, menores de 700 N/mm2 de resistncia trao.

A fresa tipo H, recomendada para usinar materiais quebradios ou duros, com mais de 700 N/mm2. A quantidade de dentes entre as fresas deve-se a capacidade de conseguir

usinar materiais mais resistentes.

Fresas de perfil constante Utilizadas para abrir canais, superfcies cncavas e convexas ou gerar engrenagens.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

35 Fresas planas Empregadas para trabalhar superfcies planas, abrir rasgos e canais. Fresas angulares Utilizadas para usinagem de perfis em ngulo, tais como rasgos prismticos e encaixes tipo rab-de-andorinha. Fresas para rasgos Para rasgos de chaveta, ranhura reta ou em perfil T. Fresas dentes postios Mais conhecidas como cabeotes de fresamento, empregam pastilhas de metal duro fixadas por parafusos , pinos ou garras de fcil substituio. Fresas para desbaste Utilizadas para desbaste de grande quantidade de material de uma pea. As fresas podem ser classificadas de vrias maneiras. A primeira delas seria quanto a forma geral. As fresas podem ser cilndricas, cnicas ou ainda de forma. A Figura 42 apresenta fresas cilndricas. As ferramentas mais estreitas so tambm chamadas de fresas de disco, enquanto as ferramentas que possuem haste prpria so denominadas de fresas de haste ou fresas de topo (lado direito da Figura 42).

Figura 42: Fresas cilndricas [6]

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

36 As fresas cnicas ou angulares podem possuir apenas um ngulo, como as fresas para encaixes tipo cauda-de-andorinha, ou possuir dois ngulos. Neste segundo caso podem ser classificadas como simtricas (ngulos iguais) ou biangulares (ngulos diferentes). Normalmente as fresas para cauda-de-andorinha possuem haste incorporada, enquanto as biangulares no. A Figura 43 ilustra estas ferramentas.

Figura 43: Fresa cauda-de-andorinha e fresa biangular simtrica [6] As fresas de forma possuem o perfil de seus dentes afiados para gerar superfcies especiais tais como dentes de engrenagens (fresa mdulo), superfcies cncavas ou convexas, raios de concordncia e outras formas especficas de cada caso, e so denominadas fresas especiais. Alguns autores classificam as fresas cnicas como fresas de forma. As fresas especiais normalmente so fabricadas pela prpria empresa que as utiliza, no setor denominado de ferramentaria, ou so encomendadas em empresas especializadas em ferramentas. A Figura 44 ilustra algumas fresas de forma.

Figura 44: Fresa para perfil convexo, cncavo, dentes de engrenagens e especiais [6]
Flvio Palma Mquinas e Ferramentas Agosto/2005

37 Quanto ao sentido de corte a classificao simples, pois trata do sentido de giro da ferramenta, observado do lado do acionamento (de cima para baixo). Tem-se as fresas de corte direita (horrio) e as fresas de corte esquerda (anti-horrio). Obviamente esta classificao s se emprega em fresas fixas de haste fixa. As fresas que no possuem haste podem, normalmente, ser fixadas tanto em um sentido como em outro. Quanto aos dentes estes podem ser retos, helicoidais ou bihelicoidais, como mostra a Figura 45. Os dentes helicoidais tem como vantagem uma menor vibrao durante a usinagem, ou seja, o corte mais suave pois o dente no atinge a pea de uma s vez como acontece com os dentes retos. Os dentes helicoidais geram uma fora axial, e para compensar esta fora pode-se recorrer a uma fresa bihelicoidal, ou seja, uma ferramenta que possui um dente afiado em um sentido e o dente seguinte afiado no sentido inverso.

Figura 45: Fresas de dentes retos, helicoidal e bihelicoidal [6] Mas fresas bihelicoidais s so possveis em espessuras relativamente pequenas e com ngulos reduzidos de hlice. Para possibilitar usinagem de grandes superfcies sem o efeito da fora axial deve-se recorrer a uma montagem de duas fresas de mesmo dimetro e nmero de dentes, mas com hlices invertidas, como na Figura 46.

Figura 46: Montagem bihelicoidal [6]


Flvio Palma Mquinas e Ferramentas Agosto/2005

38 Quanto construo pode-se classificar as fresas como interirias, onde toda a ferramenta construda de um mesmo material. As mais comuns so as de ao rpido e metal duro. H tambm a fresa calada onde o corpo da ferramenta de um material mais simples e os gumes de corte, soldados ao corpo, so de um material mais nobre, como ao rpido ou metal duro. Finalmente h as fresas com dentes postios que so similares as fresas caladas. A diferena que os dentes de ao rpido, metal duro, diamante ou cermicos podem ser trocados em caso de quebra ou desgaste. A Figura 47 apresenta exemplos destas fresas.

Figura 47: Fresa calada, fresa de dentes postios e detalhe da fixao da pastilha [6] As fresas tambm podem ser classificadas quanto s faces de corte ( o nmero de superfcies com afiao) e que definem em que direo a ferramenta pode avanar, ou seja, se poder executar uma fresagem tangencial (eixo paralelo pea) e/ou uma fresagem frontal (eixo perpendicular pea). Tem-se fresas de um, dois e trs cortes. A fresa de um corte possui em uma de suas faces e em sua superfcie cilndrica. Uma fresa de trs cortes possui afiao nas duas faces e tambm na superfcie cilndrica. A Figura 48 ilustra uma fresa de dois cortes.

Figura 48: Fresa de dois cortes e os sentidos em que pode usinar [6]
Flvio Palma Mquinas e Ferramentas Agosto/2005

39 Quanto a aplicao as fresas so classificadas em tipo W ( =8, =57 e =25) indicada para materiais de baixa dureza como alumnio, bronze e plsticos. O tipo N ( =7, =73 e =10) indicada para materiais de mdia dureza, como os aos at 700N/mm2. As fresas do tipo H ( =4, =81 e =4) so indicadas para materiais duros, como os aos acima de 700N/mm2. A Figura 49 apresenta uma comparao entre estas fresas.

Figura 49: Tipos de fresas [6] Observa-se que fresas para materiais mais macios podem ter dentes menos resistentes, o que significa possuir um ngulo de cunha menor. Isto permite colocar menos dentes na ferramenta. Em uma fresa para materiais de alta dureza cada dente remove pouco material. Desta forma necessrio que a fresa possua muitos dentes que, em uma volta, remova uma quantidade significativa de material. Alm disto os dentes devero ter um ngulo de cunha maior para lhes conferir maior resistncia. Quanto a fixao pode-se ter fresas de haste cilndrica ou cnica e fresas para mandril com chaveta longitudinal ou transversal. A Figura 50 apresenta algumas delas.

Figura 50: Fresas de haste (cnica e cilndrica) e de chaveta (transversal e longitudinal) [6]

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

40 4. Furao 4.1. Definio Na rea de usinagem metal-mecnica existem diversas formas de se obter furos em peas. Pode-se destacar os seguintes meios: puncionamento, fundio, forjamento, serra copo, eletroeroso, oxiacetileno e por meio de brocas. Ser focada a ateno apenas na obteno de furos atravs de brocas, pois o meio mais largamente utilizado na indstria, devido sua versatilidade, baixo custo envolvido e tambm a simplicidade de operao.

4.2. Mquina Furadeira As mquinas de furar, ou simplesmente furadeiras, consistem basicamente de uma rvore, que gira com velocidades determinadas, onde se fixa a ferramenta. Esta rvore pode deslizar na direo de seu eixo. Tambm se pode ter uma mesa onde se fixa e movimenta-se a pea. As partes principais de uma furadeira variam de acordo com a sua estrutura. Para uma furadeira de coluna podem-se destacar partes, ilustradas pela Figura 51.

Figura 51: Furadeira vertical [6]


Flvio Palma Mquinas e Ferramentas Agosto/2005

41 Normalmente na extremidade inferior da rvore de trabalho h um furo cnico (cone Morse ou ISO), que uma das carctersticas importantes da mquina. Neste cone podem-se fixar diretamente ferramentas de haste cnica ou um mandril universal tipo Jacobs, como o mostrado pela Figura 52, para fixao de ferramentas de haste cilndrica.

Figura 52: Mandril universal tipo Jacobs [6] Como a fixao em cone Morse ocorre por fora de presso, a retirada de uma ferramenta ou de um mandril porta ferramenta feita por meio de uma cunha introduzida em uma ranhura existente na rvore, como na Figura 53.

Figura 53: Retirada de mandril ou ferramenta do cone Morse [6] A variedade de detalhes em furadeiras bastante grande. Algumas mquinas possuem avano automtico com limitadores de profundidade. Outras mquinas possuem mesa giratria. H equipamentos que dispem de inverso de rotao e avano sincronizado, que permitem execuo de roscas com machos.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

42 Tipos de furadeiras Podem-se classificar as furadeiras de diversas maneiras. Quanto ao sistema de avano pode-se classificar como manual (ou sensitiva) ou automtica (eltrico ou hidrulico). Ao contrrio do que possa parecer as furadeiras sensitivas possuem grande aplicao no meio industrial. Quanto ao tipo de mquina pode-se classificar como: porttil, de coluna, de bancada, radial e horizontal. A furadeira de coluna apresenta pela Figura 51, a mais encontrada em oficinas de manuteno e de produo sob encomenda devido a sua versatilidade. A furadeira de bancada e a furadeira radial podem ser observadas na Figura 54. A furadeira de bancada bastante similar furadeira de coluna, como pode ser observado pela comparao das figuras.

Figura 54: Furadeira de bancada e furadeira radial [6] Enquanto as furadeiras de bancada so utilizadas em pequenos servios, as furadeiras radiais so empregadas na furao de grandes peas. O brao possui movimento vertical na coluna, normalmente atravs de um motor. O brao tambm possui movimento de giro em torno da coluna, que feito manualmente na maioria das vezes. Um carro com o sistema de acionamento da rvore principal movimenta-se pelo brao para posicionar a ferramenta. A furadeira radial pode possuir mais de uma mesa, que permite trabalhar em uma pea enquanto se est fixando outra. Tambm comum deixar um fosso em um dos lados da mquina de modo a permitir trabalhar peas grandes.
Flvio Palma Mquinas e Ferramentas Agosto/2005

43 Quanto ao nmero de rvore podem-se classificar as furadeiras como: simples, quando possuem apenas uma rvore, gmea como na Figura 55, que possui duas rvores e mltipla quando possui trs ou mais rvores.

Figura 55: Furadeira gmea [6] No caso de furadeiras de mltiplas rvores podem-se ter, basicamente, dois tipos distintos de acordo com o motor. Podem-se ter mquinas onde cada rvore possui seu prprio motor, como mostra a Figura 56 esquerda. O outro caso quando as rvores compartilham de um mesmo motor. Este caso ilustrado pela Figura 56, direita.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

44 Figura 56: Furadeiras de mltiplas rvores [6] As furadeiras mltiplas so as mquinas utilizadas nas linhas de produo pois aceleram a fabricao. Pode ser ajustadas para executar as vrias etapas de um furo, como furar, alargar, escarear, rebaixar etc, em seqncia. Tambm podem ser ajustadas para efetuar diversos furos em uma s operao. Em algumas destas mquinas pode-se ajustar cada rvore livremente, dentro de seus limites, e ter sua prpria velocidade de rotao. As furadeiras horizontais tem campo de atuao similar ao das furadeiras radiais, ou seja, indicadas para executar furos em peas de grandes dimenses que, mesmo no fosso da radial no poderiam ser trabalhadas.

Dispositivos de sujeio de peas Os dispositivos de fixao depeas utilizados nas furadeiras so similares, e muitas vezes os mesmos, utilizados nas fresadoras, como mostra a Figura 57. Utilizase cantoneiras, morsas, grampos, blocos e gabaritos.

Figura 57: Dispositivos de fixao [6]

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

45 Destaca-se, no caso de furadeiras, o uso comum de gabaritos de furao, que tem a finalidade de guiar a broca e garantir a preciso/repetibilidade das coordenadas dos furos. Nos gabaritos os furos so de ao endurecido e podem ser substitudos quando desgastados.

4.3. Ferramenta para furar As brocas so as ferramentas de abertura de furos. Possuem de 2 at 4 arestas de corte e sulcos helicoidais por onde corre o cavaco. O ngulo da ponta varia de 90 150 de acordo com a dureza do material a furar, sendo o ngulo de 120 o mais comum de se encontrar. Os elementos de uma broca esto destacados na Figura 58.

Figura 58: Partes de uma broca helicoidal [6] Os tipos de brocas mais comuns so: broca cilndrica, como a da Figura 58, broca de centro, broca calada com pastilha e broca mltipla. A broca de centro tem sua aparncia representada pela Figura 59. uma broca curta e de dimetro relativamente grande. Sua alta rigidez impede que ocorra uma flambagem e que o furo seja executado fora do local correto. Sua funo a de iniciar o furo de uma pea, ou seja, fazer um pequeno furo para que a ponta da broca no se desloque-se da posio.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

46 Figura 59: Broca de centro [6] As brocas caladas com pastilhas so indicadas para furao de materiais de maior dureza e/ou para obter-se rendimentos superiores. A Figura 60 apresenta a aparncia deste tipo de broca onde possvel perceber que as pastilhas so soldadas ao corpo.

Figura 60: Broca calada [6] Similares s brocas caladas h as brocas com pastilhas intercambiveis, largamente utilizadas em altas produes e em mquinas CNC, devido a rapidez e simplicidade em se manter a afiao do gume cortante. A Figura 61 apresenta dois exemplos desta ferramenta.

Figura 61: Brocas com dentes postios [6] As brocas canho, que tem um nico fio cortante, so indicadas para execuo de furos profundos, entre 10 e 100 vezes o seu dimetro. A Figura 62 ilustra essa broca.

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

47 Figura 62: Brocas canho [6] As brocas mltiplas so especialmente afiadas para executar furos complexos em apenas uma operao. Como pode ser observado na Figura 63. As possibilidades so muito grandes. Sua aplicao voltada para grandes produes onde o custo de preparao de brocas especiais acaba se diluindo na execuo de grandes lotes em tempo mais reduzidos.

Figura 63: Brocas mltiplas [6] Tambm deve-se citar as brocas com furos para fludo refrigerante. Como podese observar na Figura 64 o refrigerante enviado diretamente para a regio de formao do cavaco, evitando o superaquecimento da ferramenta e auxiliando na remoo do cavaco. Essa ferramenta permite a usinagem de furos relativamente profundos em um nico aprofundamento.

Figura 63: Brocas com furos para refrigerao [6]

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

48 Existem tambm as brocas anulares, como na Figura 64, que permitem executar furos de grandes dimetros com menor gerao de cavaco. Esta broca remove apenas um anel de material e a cpsula resultante pode at ser utilizada como matria prima.

Figura 64: Brocas anular [6]

Caractersticas geomtricas das brocas As caractersticas de uma broca, alm de sua forma, so: dimenso, material e os ngulos (de hlice, de folga e de ponta). O ngulo de hlice () auxilia no desprendimento do cavaco. Deve ser determinado de acordo com o material a ser usinado. Quanto mais duro o material menor deve ser o ngulo, que pode ser observado pela Figura 65 ( esquerda). O ngulo de incidncia ou ngulo de folga () tem a funo de reduzir o atrito entre a broca e a pea e facilitar sua penetrao no material, variando entre 6 e 15. Este ngulo tambm deve ser determinado de acordo com o material da pea a ser furada. Quanto mais duro p material menor deve ser o ngulo de incidncia. A Figura 65 (ao centro) ilustra este ngulo. O ngulo de ponta () corresponde ao ngulo formado pelos gumes da broca, que devem ter o mesmo comprimento. Este ngulo tambm determinado pela dureza do material que ser usinado, e pode ser observado na Figura 65 ( direita).

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

49

Figura 65: ngulos caractersticos de uma broca [6] De uma maneira geral as brocas, como as fresas, so classificadas como H, N e W. As brocas do tipo H so indicadas para materiais duros, tenazes e/ou que produzem cavaco curto (descontnuo). A Tabela 4 destaca suas caractersticas. Tabela 4: Broca tipo H

As brocas tipo N so indicadas para materiais de tenacidade e dureza normais (medianos). A Tabela 5 apresenta maiores detalhes. Tabela 5: Broca tipo N

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

50 As brocas tipo W so indicadas para materiais macios e/ou que produzem cavaco longo. A Tabela 6 destaca maiores informaes. Tabela 6: Broca tipo W

Quando uma broca comum no proporciona um rendimento satisfatrio em um trabalho especfico e a quantidade de furos no justifica a compra de uma broca especial, pode-se fazer algumas modificaes nas brocas tipo N e obter resultados melhores. Pode-se modificar o ngulo da ponta, tornando-o mais obtuso e melhorando os resultados na furao de materiais duros, como aos de alto carbono (Figura 66 esquerda). Na furao de chapas finas tem-se frequentemente duas dificuldades: furos no redondos e muitas rebarbas. A reafiao da broca para que fique com um ngulo bastante obtuso reduz grandemente estes problemas (Figura 66 centro). Para a usinagem de ferro fundido recomenda-se utilizar uma broca com ngulo de 118 com a parte externa dos gumes (cerca de 1/3 do comprimento) afiados com cerca de 90 (Figura 66 direita).

Figura 66: Alterao em brocas tipo N [6]

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

51 5. Referncias [1] Diniz, Anselmo Eduardo; Marcondes, Francisco Carlos; Coppini, Nivaldo Lemos. Tecnologia da Usinagem dos Materiais. Artliber. 4a ed. (2003) So Paulo. [2] Ferraresi, Dino. Usinagem dos Metais. Edgard Blcher. (1977) So Paulo.

[3]

Schroeter, Rolf Bertrand; Weingaertner, Walter Lindolfo. Tecnologia da Usinagem com Ferramentas de Corte de Geometria Definida Parte I. Editora da UFSC. (2002) Florianpolis.

[4]

Stemmer, Caspar Erich. Ferramentas de Corte I. Editora da UFSC. 3 ed. (1993) Florianpolis.

[5] [6]

www.em.pucrs.br www.iem.efei.br

Flvio Palma Mquinas e Ferramentas

Agosto/2005

You might also like