You are on page 1of 4

Movimentos Sociais e Polticos do Sculo XIX - Exerccios Resolvidos...

http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvid...

Trabalhos EscolaresResumosDownload de LivrosExercciosProfisses

Cola da Web Exerccios Resolvidos Exerccios Resolvidos de Histria Movimentos Sociais e Polticos do Sculo XIX

Movimentos Sociais e Polticos do Sculo XIX

Exerccios sobre movimentos sociais e polticos do sculo XIX Leia o artigo: Histria das Idias Polticas

Questes:

01. A Europa da primeira metade do sculo XIX foi sacudida por significativos movimentos revolucionrios. Qual das alternativas abaixo expressa melhor o significado mais geral desse processo revolucionrio? a) Luta entre os partidrios do Antigo Regime e os adeptos da nova sociedade capitalista burguesa. b) Revolues de carter exclusivamente liberal. c) Revolues de carter exclusivamente nacional. d) Luta entre a burguesia vitoriosa e o proletariado nascente. e) Luta entre monarquistas e republicanos.

02. Conhecido como "o Heri dos Dois Mundos", Giuseppe Garibaldi lutou na Guerra dos Farrapos, no Brasil. Na Europa, Garibaldi destacou-se: a) na Unificao Alem; b) na Guerra dos Sete Anos; c) na Guerra dos Trinta Anos; d) na anexao dos territrios irredentos pela Itlia; e) na Unificao Italiana.

03. (FUVEST) "Os homens do sculo XIX ensurdecem a histria com o clamor de seus desejos (...) Longe dos odores do povo - conveniente arejar aps a permanncia prolongada da empregada, aps a visita da camponesa, aps a passagem da delegao operria - a burguesia, desajeitadamente, trata de purificar o hlito de casa. Latrinas, cozinha, gabinete de toalete pouco a pouco deixaro de exalar seus insistentes aromas (...) O que significa essa acentuao da sensibilidade? Que tramas sociais se escondem por detrs dessa mutao dos esquemas de apreciao? (A. CORBIN, Sabores e odores, S. Paulo, Cia das Letras, 1987) Responda s duas questes colocadas pelo autor.

04. (VUNESP) Assinale a alternativa incorreta sobre o Mundo Contemporneo: a) A Unificao Alem, realizada por Bismarck, deu origem a uma questo solucionada pelo Tratado de Latro (1929), que criou o Estado do Vaticano. b) A queda de Napoleo (1815) acarretou a reao absolutista na Europa, corporificada no Congresso de Viena. c) A Santa Aliana foi um pacto conservador de oposio aos movimentos liberais. d) Atravs da encclica Rerum Novarum, a Igreja procurou conciliar capital e trabalho. e) A imposio de Jos Bonaparte como rei da Espanha provocou uma insurreio que repercutiu na Amrica.

1 de 4

13/09/2011 14:04

Movimentos Sociais e Polticos do Sculo XIX - Exerccios Resolvidos...

http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvid...

05. (MACK) A unificao poltica da Alemanha (1870 - 1871) teve como conseqncias: a) a ruptura do equilbrio europeu, o revanchismo francs, a revoluo industrial alem e a "Poltica de Alianas"; b) o enfraquecimento da Alemanha e a misria de grande parte dos habitantes do Sul, responsvel pela onda emigratria do final do sculo XIX; c) a anexao da Alscia e Lorena, o empobrecimento do Zollverein e a retrao do capitalismo; d) a corrida colonial, o revanchismo francs, o enfraquecimento do Reich e a anexao da ustria; e) o equilbrio europeu, a aliana com a Frana, a formao da unio aduaneira e a Liga dos Trs Imperadores.

06. (PUC - RIO) O Congresso de Viena, concludo em 1815, aps a derrota de Napoleo Bonaparte, baseou-se em trs princpios polticos fundamentais. Assinale a opo que apresenta corretamente esses princpios: a) Liberalismo, democracia e industrialismo. b) Socialismo, totalitarismo e controle estatal. c) Restaurao, legitimidade e equilbrio europeu. d) Conservadorismo, tradicionalismo e positivismo. e) Constitucionalismo, federalismo e republicanismo.

07. (UNIP) As Revolues de 1848 foram provocadas por diversos fatores, destacando-se, entre outros: a) o fascismo, o comunismo e o positivismo; b) a social-democracia, o anarquismo e o comunismo; c) o sindicalismo, o republicanismo e o conservadorismo; d) o liberalismo, o nacionalismo e o socialismo. e) o populismo, a social-democracia e o parlamentarismo.

08. "O amor vem por princpio, a ordem por base; O progresso que deve vir por fim. Desprezaste esta lei de Augusto Comte E foste ser feliz longe de mim." (Noel Rosa / Orestes Barbosa) Estes versos referem-se a uma das novas idias espalhadas pelas classes urbanas da sociedade brasileira, no final do sculo XIX. Assinale a alternativa que diz respeito filosofia mencionada nos versos: a) Positivismo b) Socialismo c) Existencialismo d) Marxismo e) Liberalismo

09. No incio do sculo XIX, Saint-Simon, Robert Owen e outros propuseram reformas, para atenuar os males causados pelo fortalecimento da ordem burguesa sobre os operrios e para distribuir melhor a riqueza. Como esperassem medidas humanitrias dos governos burgueses, Karl Marx chamou-os de: a) social-democratas b) socialistas utpicos c) sindicalistas radicais d) comunistas ortodoxos e) anarquistas romnticos.

10. O cartismo ingls, movimento operrio que surgiu na dcada de 1830, reivindicava: a) o estabelecimento do socialismo na Inglaterra; b) a organizao dos trabalhadores em ligas operrias; c) a luta armada para a realizao do socialismo; d) a destruio das mquinas nas fbricas; e) benefcios trabalhistas e eleitorais.

Resoluo:
01. A 02. E 03. O texto refere-se ao contexto do sculo XIX e s mudanas provocadas pela ascenso da burguesia. 04. A 08. A
Anncios Google

05. A 09. B
Exercicios

06. C 10. E
Europa

07. D

Alem Inoar

Comida Alem

2 de 4

13/09/2011 14:04

Movimentos Sociais e Polticos do Sculo XIX - Exerccios Resolvidos...

http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvid...

Exerccios Resolvidos Exerccios de Biologia Exerccios de Fsica Exerccios de Geografia Exerccios de Histria Exerccios de Ingls Exerccios de Matemtica Exerccios de Portugus Exerccios de Qumica Trabalhos Escolares Artes Astronomia Biologia Educao fsica Filosofia Fsica Geografia Geral Geografia do Brasil Histria Geral Histria do Brasil Informtica Ingls Literatura Matemtica Portugus Psicologia Qumica Redao Sociologia Trabalhos Acadmicos Administrao Arquitetura Contabilidade Direito Economia Engenharia Farmcia Marketing Medicina e Enfermagem Pedagogia Pesquisas Autores Biografias Continentes Corpo Humano Cultura Curiosidades Doenas Drogas Estados Brasileiros Globalizao

3 de 4

13/09/2011 14:04

Movimentos Sociais e Polticos do Sculo XIX - Exerccios Resolvidos...

http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvid...

Guerras Pases Poltica Mapas Mitologia Religio Sade Vestibular ENEM - ProUni Exerccios Resolvidos Guia de Profisses Livros Download de Livros Resumos de Livros Links
Anncios Google Viagem Europa Questes Socialismo Anarquismo

Poltica de Privacidade Anuncie Fale Conosco Enviar Trabalho Todos os direitos reservados Cola da Web.com Interao:

O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadmica ajudando voc em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NO faz a venda de monografia e TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos assim como NO apia e NO APROVA a quem quer comprar Trabalhos Prontos, ns incentivamos o usurio a desenvolver por conta prpria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.

4 de 4

13/09/2011 14:04

You might also like