You are on page 1of 8

CONGREGAO PARA A DOUTRINA DA F CONSIDERAES SOBRE OS PROJECTOS DE RECONHECIMENTO LEGAL DAS UNIES ENTRE PESSOAS HOMOSSEXUAIS INTRODUO 1.

Diversas questes relativas homossexualidade foram recentemente tratadas vrias vezes pelo Santo Padre Joo Paulo II e pelos competentes Dicastrios da Santa S.(1) Trata-se, com efeito, de um fenmeno moral e social preocupante, inclusive nos Pases onde ainda no se tornou relevante sob o ponto de vista do ordenamento jurdico. A preocupao , todavia, maior nos Pases que j concederam ou se propem conceder reconhecimento legal s unies homossexuais, alargando-o, em certos casos, mesmo habilitao para adoptar filhos. As presentes Consideraes no contm elementos doutrinais novos; entendem apenas recordar os pontos essenciais sobre o referido problema e fornecer algumas argumentaes de carcter racional, que possam ajudar os Bispos a formular intervenes mais especficas, de acordo com as situaes particulares das diferentes regies do mundo: intervenes destinadas a proteger e promover a dignidade do matrimnio, fundamento da famlia, e a solidez da sociedade, de que essa instituio parte constitutiva. Tm ainda por fim iluminar a actividade dos polticos catlicos, a quem se indicam as linhas de comportamento coerentes com a conscincia crist, quando tiverem de se confrontar com projectos de lei relativos a este problema.(2) Tratando-se de uma matria que diz respeito lei moral natural, as seguintes argumentaes so propostas no s aos crentes, mas a todos os que esto empenhados na promoo e defesa do bem comum da sociedade. I. NATUREZA E CARACTERSTICAS IRRENUNCIVEIS DO MATRIMNIO 2. O ensinamento da Igreja sobre o matrimnio e sobre a complementaridade dos sexos prope uma verdade, evidenciada pela recta razo e reconhecida como tal por todas as grandes culturas do mundo. O matrimnio no uma unio qualquer entre pessoas humanas. Foi fundado pelo Criador, com uma sua natureza, propriedades essenciais e finalidades.(3) Nenhuma ideologia pode cancelar do esprito humano a certeza de que s existe matrimnio entre duas pessoas de sexo diferente, que atravs da recproca doao pessoal, que lhes prpria e exclusiva, tendem comunho das suas pessoas. Assim se aperfeioam mutuamente para colaborar com Deus na gerao e educao de novas vidas. 3. A verdade natural sobre o matrimnio foi confirmada pela Revelao contida nas narraes bblicas da criao e que so, ao mesmo tempo, expresso da sabedoria humana originria, em que se faz ouvir a voz da prpria natureza. So trs os dados

fundamentais do plano criador relativamente ao matrimnio, de que fala o Livro do Gnesis. Em primeiro lugar, o homem, imagem de Deus, foi criado homem e mulher (Gn 1, 27). O homem e a mulher so iguais enquanto pessoas e complementares enquanto homem e mulher. A sexualidade, por um lado, faz parte da esfera biolgica e, por outro, elevada na criatura humana a um novo nvel, o pessoal, onde corpo e esprito se unem. Depois, o matrimnio institudo pelo Criador como forma de vida em que se realiza aquela comunho de pessoas que requer o exerccio da faculdade sexual. Por isso, o homem deixar o seu pai e a sua me e unir-se- sua mulher e os dois tornar-se-o uma s carne (Gn 2, 24). Por fim, Deus quis dar unio do homem e da mulher uma participao especial na sua obra criadora. Por isso, abenoou o homem e a mulher com as palavras: Sede fecundos e multiplicai-vos (Gn 1, 28). No plano do Criador, a complementaridade dos sexos e a fecundidade pertencem, portanto, prpria natureza da instituio do matrimnio. Alm disso, a unio matrimonial entre o homem e a mulher foi elevada por Cristo dignidade de sacramento. A Igreja ensina que o matrimnio cristo sinal eficaz da aliana de Cristo e da Igreja (cf. Ef 5, 32). Este significado cristo do matrimnio, longe de diminuir o valor profundamente humano da unio matrimonial entre o homem e a mulher, confirma-o e fortalece-o (cf. Mt 19, 3-12; Mc 10, 6-9). 4. No existe nenhum fundamento para equiparar ou estabelecer analogias, mesmo remotas, entre as unies homossexuais e o plano de Deus sobre o matrimnio e a famlia. O matrimnio santo, ao passo que as relaes homossexuais esto em contraste com a lei moral natural. Os actos homossexuais, de facto, fecham o acto sexual ao dom da vida. No so fruto de uma verdadeira complementaridade afectiva e sexual. No se podem, de maneira nenhuma, aprovar .(4) Na Sagrada Escritura, as relaes homossexuais so condenadas como graves depravaes... (cf. Rm 1, 24-27; 1 Cor 6, 10; 1 Tm 1, 10). Desse juzo da Escritura no se pode concluir que todos os que sofrem de semelhante anomalia sejam pessoalmente responsveis por ela, mas nele se afirma que os actos de homossexualidade so intrinsecamente desordenados .(5) Idntico juzo moral se encontra em muitos escritores eclesisticos dos primeiros sculos,(6) e foi unanimemente aceite pela Tradio catlica. Tambm segundo o ensinamento da Igreja, os homens e as mulheres com tendncias homossexuais devem ser acolhidos com respeito, compaixo e delicadeza. Deve evitar-se, para com eles, qualquer atitude de injusta discriminao .(7) Essas pessoas, por outro lado, so chamadas, como os demais cristos, a viver a castidade.(8) A inclinao homossexual , todavia, objectivamente desordenada ,(9) e as prticas homossexuais so pecados gravemente contrrios castidade .(10)

II. ATITUDES PERANTE O PROBLEMA DAS UNIES HOMOSSEXUAIS 5. Em relao ao fenmeno das unies homossexuais, existentes de facto, as autoridades civis assumem diversas atitudes: por vezes, limitam-se a tolerar o fenmeno; outras vezes, promovem o reconhecimento legal dessas unies, com o pretexto de evitar, relativamente a certos direitos, a discriminao de quem convive com uma pessoa do mesmo sexo; nalguns casos, chegam mesmo a favorecer a equivalncia legal das unies homossexuais com o matrimnio propriamente dito, sem excluir o reconhecimento da capacidade jurdica de vir a adoptar filhos. Onde o Estado assume uma poltica de tolerncia de facto, sem implicar a existncia de uma lei que explicitamente conceda um reconhecimento legal de tais formas de vida, h que discernir bem os diversos aspectos do problema. imperativo da conscincia moral dar, em todas as ocasies, testemunho da verdade moral integral, contra a qual se opem tanto a aprovao das relaes homossexuais como a injusta discriminao para com as pessoas homossexuais. So teis, portanto, intervenes discretas e prudentes, cujo contedo poderia ser, por exemplo, o seguinte: desmascarar o uso instrumental ou ideolgico que se possa fazer de dita tolerncia; afirmar com clareza o carcter imoral desse tipo de unio; advertir o Estado para a necessidade de conter o fenmeno dentro de limites que no ponham em perigo o tecido da moral pblica e que, sobretudo, no exponham as jovens geraes a uma viso errada da sexualidade e do matrimnio, que os privaria das defesas necessrias e, ao mesmo tempo, contribuiria para difundir o prprio fenmeno. queles que, em nome dessa tolerncia, entendessem chegar legitimao de especficos direitos para as pessoas homossexuais conviventes, h que lembrar que a tolerncia do mal muito diferente da aprovao ou legalizao do mal. Em presena do reconhecimento legal das unies homossexuais ou da equiparao legal das mesmas ao matrimnio, com acesso aos direitos prprios deste ltimo, um dever opor-se-lhe de modo claro e incisivo. H que abster-se de qualquer forma de cooperao formal na promulgao ou aplicao de leis to gravemente injustas e, na medida do possvel, abster-se tambm da cooperao material no plano da aplicao. Nesta matria, cada qual pode reivindicar o direito objeco de conscincia. III. ARGUMENTAES RACIONAIS CONTRA O RECONHECIMENTO LEGAL DAS UNIES HOMOSSEXUAIS 6. A compreenso das razes que inspiram o dever de se opor desta forma s instncias que visem legalizar as unies homossexuais exige algumas consideraes ticas especficas, que so de diversa ordem.

De ordem relativa recta razo A funo da lei civil certamente mais limitada que a da lei moral.(11) A lei civil, todavia, no pode entrar em contradio com a recta razo sob pena de perder a fora de obrigar a conscincia.(12) Qualquer lei feita pelos homens tem razo de lei na medida que estiver em conformidade com a lei moral natural, reconhecida pela recta razo, e sobretudo na medida que respeitar os direitos inalienveis de toda a pessoa.(13) As legislaes que favorecem as unies homossexuais so contrrias recta razo, porque do unio entre duas pessoas do mesmo sexo garantias jurdicas anlogas s da instituio matrimonial. Considerando os valores em causa, o Estado no pode legalizar tais unies sem faltar ao seu dever de promover e tutelar uma instituio essencial ao bem comum, como o matrimnio. Poder perguntar-se como pode ser contrria ao bem comum uma lei que no impe nenhum comportamento particular, mas apenas se limita a legalizar uma realidade de facto, que aparentemente parece no comportar injustia para com ningum. A tal propsito convm reflectir, antes de mais, na diferena que existe entre o comportamento homossexual como fenmeno privado, e o mesmo comportamento como relao social legalmente prevista e aprovada, a ponto de se tornar numa das instituies do ordenamento jurdico. O segundo fenmeno, no s mais grave, mas assume uma relevncia ainda mais vasta e profunda, e acabaria por introduzir alteraes na inteira organizao social, que se tornariam contrrias ao bem comum. As leis civis so princpios que estruturam a vida do homem no seio da sociedade, para o bem ou para o mal. Desempenham uma funo muito importante, e por vezes determinante, na promoo de uma mentalidade e de um costume .(14) As formas de vida e os modelos que nela se exprimem no s configuram externamente a vida social, mas ao mesmo tempo tendem a modificar, nas novas geraes, a compreenso e avaliao dos comportamentos. A legalizao das unies homossexuais acabaria, portanto, por ofuscar a percepo de alguns valores morais fundamentais e desvalorizar a instituio matrimonial. De ordem biolgica e antropolgica 7. Nas unies homossexuais esto totalmente ausentes os elementos biolgicos e antropolgicos do matrimnio e da famlia, que poderiam dar um fundamento racional ao reconhecimento legal dessas unies. Estas no se encontram em condio de garantir de modo adequado a procriao e a sobrevivncia da espcie humana. A eventual utilizao dos meios postos sua disposio pelas recentes descobertas no campo da fecundao artificial, alm de comportar graves faltas de respeito dignidade humana,(15) no alteraria minimamente essa sua inadequao. Nas unies homossexuais est totalmente ausente a dimenso conjugal, que representa a forma humana e ordenada das relaes sexuais. Estas, de facto, so humanas, quando e enquanto exprimem e promovem a mtua ajuda dos sexos no matrimnio e se mantm abertas transmisso da vida. Como a experincia confirma, a falta da bipolaridade sexual cria obstculos ao desenvolvimento normal das crianas eventualmente inseridas no interior dessas

unies. Falta-lhes, de facto, a experincia da maternidade ou paternidade. Inserir crianas nas unies homossexuais atravs da adopo significa, na realidade, praticar a violncia sobre essas crianas, no sentido que se aproveita do seu estado de fraqueza para introduzi-las em ambientes que no favorecem o seu pleno desenvolvimento humano. No h dvida que uma tal prtica seria gravemente imoral e pr-se-ia em aberta contradio com o princpio reconhecido tambm pela Conveno internacional da ONU sobre os direitos da criana, segundo o qual, o interesse superior a tutelar sempre o da criana, que a parte mais fraca e indefesa. De ordem social 8. A sociedade deve a sua sobrevivncia famlia fundada sobre o matrimnio. , portanto, uma contradio equiparar clula fundamental da sociedade o que constitui a sua negao. A consequncia imediata e inevitvel do reconhecimento legal das unies homossexuais seria a redefinio do matrimnio, o qual se converteria numa instituio que, na sua essncia legalmente reconhecida, perderia a referncia essencial aos factores ligados heterossexualidade, como so, por exemplo, as funes procriadora e educadora. Se, do ponto de vista legal, o matrimnio entre duas pessoas de sexo diferente for considerado apenas como um dos matrimnios possveis, o conceito de matrimnio sofrer uma alterao radical, com grave prejuzo para o bem comum. Colocando a unio homossexual num plano jurdico anlogo ao do matrimnio ou da famlia, o Estado comporta-se de modo arbitrrio e entra em contradio com os prprios deveres. Em defesa da legalizao das unies homossexuais no se pode invocar o princpio do respeito e da no discriminao de quem quer que seja. Uma distino entre pessoas ou a negao de um reconhecimento ou de uma prestao social s so inaceitveis quando contrrias justia.(16) No atribuir o estatuto social e jurdico de matrimnio a formas de vida que no so nem podem ser matrimoniais, no contra a justia; antes, uma sua exigncia. Nem to pouco se pode razoavelmente invocar o princpio da justa autonomia pessoal. Uma coisa todo o cidado poder realizar livremente actividades do seu interesse, e que essas actividades que reentrem genericamente nos comuns direitos civis de liberdade, e outra muito diferente que actividades que no representam um significativo e positivo contributo para o desenvolvimento da pessoa e da sociedade possam receber do Estado um reconhecimento legal especifico e qualificado. As unies homossexuais no desempenham, nem mesmo em sentido analgico remoto, as funes pelas quais o matrimnio e a famlia merecem um reconhecimento especfico e qualificado. H, pelo contrrio, razes vlidas para afirmar que tais unies so nocivas a um recto progresso da sociedade humana, sobretudo se aumentasse a sua efectiva incidncia sobre o tecido social.

De ordem jurdico 9. Porque as cpias matrimoniais tm a funo de garantir a ordem das geraes e, portanto, so de relevante interesse pblico, o direito civil confere-lhes um reconhecimento institucional. As unies homossexuais, invs, no exigem uma especfica ateno por parte do ordenamento jurdico, porque no desempenham essa funo em ordem ao bem comum. No verdadeira a argumentao, segundo a qual, o reconhecimento legal das unies homossexuais tornar-se-ia necessrio para evitar que os conviventes homossexuais viessem a perder, pelo simples facto de conviverem, o efectivo reconhecimento dos direitos comuns que gozam enquanto pessoas e enquanto cidados. Na realidade, eles podem sempre recorrer como todos os cidados e a partir da sua autonomia privada ao direito comum para tutelar situaes jurdicas de interesse recproco. Constitui porm uma grave injustia sacrificar o bem comum e o recto direito de famlia a pretexto de bens que podem e devem ser garantidos por vias no nocivas generalidade do corpo social.(17) IV. COMPORTAMENTOS DOS POLTICOS CATLICOS PERANTE LEGISLAES FAVORVEIS S UNIES HOMOSSEXUAIS 10. Se todos os fiis so obrigados a opor-se ao reconhecimento legal das unies homossexuais, os polticos catlicos so-no de modo especial, na linha da responsabilidade que lhes prpria. Na presena de projectos de lei favorveis s unies homossexuais, h que ter presentes as seguintes indicaes ticas. No caso que se proponha pela primeira vez Assembleia legislativa um projecto de lei favorvel ao reconhecimento legal das unies homossexuais, o parlamentar catlico tem o dever moral de manifestar clara e publicamente o seu desacordo e votar contra esse projecto de lei. Conceder o sufrgio do prprio voto a um texto legislativo to nocivo ao bem comum da sociedade um acto gravemente imoral. No caso de o parlamentar catlico se encontrar perante uma lei favorvel s unies homossexuais j em vigor, deve opor-se-lhe, nos modos que lhe forem possveis, e tornar conhecida a sua oposio: trata-se de um acto devido de testemunho da verdade. Se no for possvel revogar completamente uma lei desse gnero, o parlamentar catlico, atendo-se s orientaes dadas pela Encclica Evangelium vitae, poderia dar licitamente o seu apoio a propostas destinadas a limitar os danos de uma tal lei e diminuir os seus efeitos negativos no plano da cultura e da moralidade pblica , com a condio de ser clara e por todos conhecida a sua pessoal e absoluta oposio a tais leis, e que se evite o perigo de escndalo.(18) Isso no significa que, nesta matria, uma lei mais restritiva possa considerar-se uma lei justa ou, pelo menos, aceitvel; trata-se, pelo contrrio, da tentativa legtima e obrigatria de proceder revogao, pelo menos parcial, de uma lei injusta, quando a revogao total no por enquanto possvel.

CONCLUSO 11. A Igreja ensina que o respeito para com as pessoas homossexuais no pode levar, de modo nenhum, aprovao do comportamento homossexual ou ao reconhecimento legal das unies homossexuais. O bem comum exige que as leis reconheam, favoream e protejam a unio matrimonial como base da famlia, clula primria da sociedade. Reconhecer legalmente as unies homossexuais ou equipar-las ao matrimnio, significaria, no s aprovar um comportamento errado, com a consequncia de convert-lo num modelo para a sociedade actual, mas tambm ofuscar valores fundamentais que fazem parte do patrimnio comum da humanidade. A Igreja no pode abdicar de defender tais valores, para o bem dos homens e de toda a sociedade. O Sumo Pontfice Joo Paulo II, na Audincia concedida a 28 de Maro de 2003 ao abaixo-assinado Cardeal Prefeito, aprovou as presentes Consideraes, decididas na Sesso Ordinria desta Congregao, e mandou que fossem publicadas. Roma, sede da Congregao para a Doutrina da F, 3 de Junho de 2003, memria de So Carlos Lwanga e companheiros, mrtires. Joseph Card. Ratzinger Prefeito Angelo Amato, S.D.B. Arcebispo titular de Sila Secretrio (1) Cf. Joo Paulo II, Alocues por ocasio da recitao do Angelus, 20 de Fevereiro de 1994 e 19 de Junho de 1994; Discurso aos participantes na Assembleia Plenria do Conselho Pontifcio para a Famlia, 24 de Maro de 1999; Catecismo da Igreja Catlica, nn. 2357-2359, 2396; Congregao para a Doutrina da F, Declarao Persona humana, 29 de Dezembro de 1975, n. 8; Carta sobre a cura pastoral das pessoas homossexuais, 1 de Outubro de 1986; Algumas Consideraes sobre a Resposta a propostas de lei em matria de no discriminao das pessoas homossexuais, 24 de Julho de 1992; Conselho Pontifcio para a Famlia, Carta aos Presidentes das Conferncias Episcopais da Europa sobre a resoluo do Parlamento Europeu em matria de cpias homossexuais, 25 de Maro de 1994; Famlia, matrimnio e unies de facto , 26 de Julho de 2000, n. 23. (2) Cf. Congregao para a Doutrina da F, Nota doutrinal sobre algumas questes relativas ao empenho e comportamento dos catlicos na vida poltica, 24 de Novembro de 2002, n. 4. (3) Cf. Conclio Vaticano II, Constituio pastoral Gaudium et spes, n. 48.

(4) Catecismo da Igreja Catlica, n. 2357. (5) Congregao para a Doutrina da F, Declarao Persona humana, 29 de Dezembro de 1975, n. 8. (6) Cf. por exemplo, S. Policarpo, Carta aos Filipenses, V, 3; S. Justino, Primeira Apologia, 27, 1-4; Atengoras, Splica em favor dos cristos, 34. (7) Catecismo da Igreja Catlica, n. 2358; cf. Congregao para a Doutrina da F, Carta sobre a cura pastoral das pessoas homossexuais, 1 de Outubro de 1986, n. 10. (8) Cf. Catecismo da Igreja Catlica, n. 2359; Congregao para a Doutrina da F, Carta sobre a cura pastoral das pessoas homossexuais, 1 de Outubro de 1986, n. 12. (9) Catecismo da Igreja Catlica, n. 2358. (10) Ibid., n. 2396. (11) Cf. Joo Paulo II, Carta encclica Evangelium vitae, 25 de Maro de 1995, n. 71. (12) Cf. ibid., n. 72. (13) Cf. S. Toms de Aquino, Summa Theologiae, I-II, q. 95, a. 2. (14) Joo Paulo II, Carta encclica Evangelium vitae, 25 de Maro de 1995, n. 90. (15) Cf. Congregao para a Doutrina da F, Instruo Donum vitae, 22 de Fevereiro de 1987, II. A. 1-3. (16) Cf. S. Toms de Aquino, Summa Theologiae, II-II, q. 63, a. 1, c. (17) Deve, alm disso, ter-se presente que existe sempre o perigo de uma legislao, que faa da homossexualidade uma base para garantir direitos, poder vir de facto a encorajar uma pessoa com tendncias homossexuais a declarar a sua homossexualidade ou mesmo a procurar um parceiro para tirar proveito das disposies da lei (Congregao para a Doutrina da F, Algumas Consideraes sobre a Resposta a propostas de lei em matria de no discriminao das pessoas homossexuais, 24 de Julho de 1992, n. 14). (18) Joo Paulo II, Carta encclica Evangelium vitae, 25 de Maro de 1995, n. 73.

You might also like