You are on page 1of 3

SISTEMA URINRIO

Grande parte das excretas produzidas pelas clulas so eliminadas do organismo por meio do sistema urinrio. Alm disso, esse sistema auxilia a regular o volume de fluidos do corpo e a manter adequada a composio desses fluidos. O sistema urinrio do ser humano composto basicamente por DOIS RINS, DOIS URETERES, UMA BEXIGA URINRIA, e UMA URETRA. RINS: Os rins so rgos do sistema urinrio que se localizam na parte superior da cavidade abdominal; suas principais funes esto relacionadas filtragem do sangue e formao da urina. A urina o meio liquido pelo qual resduos produzidos pelas clulas do organismo so eliminadas do corpo. Alm dessas funes, os rins ajudam a regular o volume do sangue, determinando a quantidade de gua a ser eliminada. - ARTRIA RENAL transporta sangue a ser filtrado at o rim. - VEIA RENAL transporta sangue filtrado que sai do rim para outras partes do corpo. Nos rins, existem estruturas microscpicas denominadas nfrons. Os nfrons so responsveis pela produo da urina. Eles atuam filtrando o sangue. Nesse processo, eles permitem a passagem de algumas substncias para fora do sangue, eliminando resduos e formando a urina. Os nfrons so formados por duas partes: o corpsculo renal e os tbulos renais. - CORPSCULO RENAL: composto por duas partes, o glomrulo e a cpsula glomerular. O glomrulo uma rede de capilares sanguneo e a cpsula glomerular uma estrutura que envolve o glomrulo. URETERES: os ureteres so tubos musculares finos e longos. Em um ser humano adulto eles medem de 25 a 33 cm, aproximadamente. Eles ligam os rins bexiga urinria. Existem dois ureteres no corpo humano, cada um partindo de um dos rins. Sua principal funo transportar a urina produzida no rim at a bexiga urinria. Para isso, os ureteres podem realizar contraes e movimentos peristlticos. BEXIGA URINRIA: um rgo muscular que funciona como local de armazenamento temporrio da urina. A camada mucosa que reveste internamente a bexiga urinria tambm formada por camadas musculares que auxiliam na contrao e distenso do rgo e no controle da eliminao da urina para o meio externo. A bexiga capaz de armazenar cerca de 800 ml de urina. No entanto, quando a quantidade de urina na bexiga est em torno de 300 ml, geralmente a pessoa j sente vontade de urinar. URETRA: um tubo muscular que parte da bexiga para o meio externo. Ela tem a funo de conduzir a urina armazenada na bexiga para fora do corpo.

PRODUO DA URINA O processo de filtragem do sangue e formao da urina pode ser divido em trs etapas: a FILTRAO, a REABSORO e a SECREO. - Filtrao sangue passa pelos glomrulos. A parede dos capilares dos glomrulos funciona como uma membrana de filtragem. Em razo desse fato, substncias presentes no sangue, como gua, sais e algumas excretas conseguem atravessar a parede desses capilares. As substncias que atravessam as paredes dos capilares dos glomrulos formam um lquido denominado filtrado. Esse lquido recolhido pela cpsula glomerular e encaminhado aos tbulos renais. - Reabsoro ocorre nos tbulos renais. Grande parte do filtrado produzido na etapa anterior retorna ao sangue por meio do processo de reabsoro. Os tbulos renais esto envolvidos por uma grande quantidade de vasos sanguneos. Dessa forma, algumas substncias que formam o filtrado atravessam a parede desses tbulos e retornam ao sangue. As principais substncias reabsorvidas so a gua, alguns sais, aminocidos e glicose. A reabsoro da gua essencial para manuteno do volume sanguneo. Alm disso, as substncias reabsorvidas so teis ao organismo e, por isso, no so descartadas. O processo de reabsoro que ocorre nos tbulos renais influenciado por vrios fatores, como alguns hormnios presentes no sangue. - Secreo ocorre nas clulas epiteliais dos tbulos renais e nos tubos coletores. As excretas presentes no sangue dos capilares, os quais se encontram ao redor dos tbulos renais e coletores, so enviadas para o interior desses tbulos. Com isso, o corpo fica livre de determinadas toxinas. Aps passar por essas etapas, a gua e as excretas formam a urina. CONTROLE DA MICO O controle da mico realizado basicamente por dois msculos: o esfncter interno e o esfncter externo. - ESFNCTER INTERNO formado por msculo liso involuntrio, ou seja, que funciona independentemente da nossa vontade. - ESFNCTER EXTERNO formado por msculo esqueltico, que pode ser controlado de acordo com a nossa vontade. esse msculo que nos permite iniciar a mico por vontade prpria. INCONTINNCIA URINRIA Em crianas com menos de dois anos de idade, geralmente os mecanismos de controle voluntrio do sistema nervoso ainda no esto completamente desenvolvidos. Esse um dos motivos de a criana no conseguir controlar a vontade de urinar. A falta do controle voluntrio da

mico chamada incontinncia urinria. Apesar de ser mais comum em crianas, a incontinncia pode ocorrer em adultos devido a fatores como estresse emocional ou irritao da bexiga. Pessoas idosas tambm podem apresentar incontinncia devido ao enfraquecimento do esfncter externo e reduo da capacidade de contrao e relaxamento da bexiga urinria, entre outros fatores.

ALGUNS PROBLEMAS DO SISTEMA URINRIO - GLOMERULONEFRITE inflao dos glomrulos do rim. - INSUFICINCIA RENAL diminuio ou interrupo no processo de filtragem glomerular. - DOENA DO RIM POLICSTICO doena hereditria que se caracteriza pela formao de cistos nos tbulos renais. - PROTEINRIA presena de excesso de protenas na urina que pode significar deficincia no funcionamento dos rins. SUOR O suor uma substncia produzida pelas glndulas sudorparas. A principal funo dessa substncia auxiliar na regulao da temperatura corporal. Alm disso. O suor auxilia na eliminao de gua, cloreto de sdio e resduos produzidos pelas clulas, como ureia e o cido rico. As glndulas sudorparas so encontradas na pele, distribudas ao longo do corpo. No entanto, em determinadas partes do corpo, como axilas, palma das mos e planta dos ps, existe uma grande concentrao dessas glndulas.

You might also like