You are on page 1of 4

Fayol criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administrao de negcios comerciais, industriais e governamentais.

Dessa colaborao nasceram diferentes estudos, consignados na bibliografia e devidos a Wilbois, Vanuxem, Carlioz, Fayol, Schatz, Pouydraguin etc. O General Liautey distribui no Marrocos 2 000 exemplares de um folheto do Tenente-Coronel Bursaux, inspirado no fayolismo; Burnier criou, na Escola de Estudos Superiores Comerciais, vrios cursos de Administrao para oficiais da Intendncia; e, por ltimo, a doutrina e o mtodo de '1Fayol foram ensaiados com sucesso na Administrao Pblica, .adotados pelo Sub-secretrio de Estado francs, Lus Deschamps, .para o servio de Correios, Telgrafos e Telefones, e pelo Ministro da Defesa Nacional belga, Alberto Devze, para o departamento por ele dirigido. )( O [ayolismo teve um primordial cuidado em definir exatamente o chefe para isolar a funo direcional das atividades diversas com as quais anda sempre misturada e freqentemente confundida. Para o fayolismo, toda administrao significa previso, organizao, mando, coordenao e fiscalizao; . i.t1Nos comeos de sua carreira como engenheiro de minas de Commemry, em 1860, Fayol adquiriu o costume de anotar diariamente os fatos que chamavam sua ateno. Dessas notas, sua comparao e suas conseqncias, nasceu o renomado livro desse autor: "~ministrao _ge~ ral e In<!~trial~ base de sua doutrina e de sua escola. Apenas o livro sii li lume:fi um xito enorme. Sucederam-se as consultas, os pedidos de conferncias, a solicitao de criao de cursos, para responder a tantos pedidos. -("Minha doutrina administrativa," disse Fayol, "tem por objetivo facilitar a gerncia de Empresas, sejam industriais, militares ou de qualquer ndole. .Seus princpios, suas regras e seus processos devem, pois, corresponder tanto s necessidades do Exrcito como s da indstria." Para Fayol, "a-administrao no nem um - privilgio nem uma carga pessoal do chefe ou dos diretores da Empresa; uma funo que se reparte, como as outras funes especiais; entre -a cabea e-os membros do corpo social". O princpio-base do fayolismo este: "Em toda classe de Em resas a capacidade ial dos agentes inferiores a capacidade ~~~cLI~tJlos-.gran --,~!lc;:~~->_.L~~'p.a<:!_aae-administrativa.:'~ - Os princpios gerais da administrao, para o [ayolismo so: a diviso do trabalho, a autoridade, a responsabilidade, a disciplina, a unidade de mando, a convergncia de esforos, aestebldade de pessoal e a remune-rao adequada s capacidades.

ATUALIDADE DE HENRY,FAYOL
Afirma-se que os franceses no sabem vender, desenvolver, difundir ou impor o qu inventam. Essa ligao, esse ir-e-vir voluntr!o entre concepo, preparao e programao, que corresponde essnCia mesma ~o ato de administrar, no se ajustaria a seus talentos. Uma prova? A mais bela, talvez: o inventor da administrao foi um francs. Seu pensamento, elaborado e definido na segunda metade do Sculo XiX, s se Imps quando retomado pelas buslness schooIs americanas, nos anos 60. Este paradoxo merece ateno eo autor, reparao. ....,. odas as obras americanas. sobre histria da admin~strao e tcnicas T de gesto apresentam a biografia de Henri Fayol e, fr~q.uentement~, do-Ihe a mesma importncia que a Taylor. Na Frana, o dclonrlo Petit Robert no menciona o aspecto inovador da obra de Fayol, nem as Intuies de seu autor. Iaylor e Fayol, um americano, outro franc.;, o primeiro:. c.~ lebre - clbre ars: quem n- conhece o ta I rismo e, ho'e nao conife"na! ~ SflOUpIt pou conheci o o Izer, desC9nhe . lmen o vocar um o outro. !~bos nc m mesma peca, oca do .,. .' fB41~1925' a Ambos falam com experincia, pois, sendo en-gen eiros, trazem novas solues a problemas tcnlco~ ~ organizacionais: mquinas-ferramentas e organizao do trabalho nas oflclnas (Tayl~r), explorao das minas e gesto geral das empresas (Fayol):A eficcia eco~a confirma o vaLor de seus mtodos. ,,-Ume outro conhecem o sucesso ~ssional. Mas a fama de ambos difere. --Porqu? Lendo este livro, somos imediatamente I surpreendidos pela atualidade dos temas evocados e tratados por Fayol. ! Em primeiro lugar, a se cla rever, organizar comandar, coordena n ro ar aP. ne o ue en admlnls rar az ensar em muitas obr ercanas sto, em m . i os e s u cados elas ~ .~m a s textos explica-se a administrao por uma SqU!icla semelhante: pl&nnlng, organlzing, stafflng, dlrectlng, ControIling; ou, ainda: orgenlze to coordIneIe to controI. Alguns desses textos escritos no~ anos 60 o~ -70, no hesitam em se revestir de um tom inovador e em se apresentar como uma moderna e nova maneira de abordar o eesunto. Demos hoje a Csar... tanto mais que Fayol se interrogava: -~ preciso introduzir na lista tambm o comendot"

Da Enciclopdia Espasa Calpe,

to..... to

12

+
..L

Mas, alm desses aspectos histricos, assinalaremos de Imediato trs aspectos essenciais do pensamento de FayoJ: A administrao ou o III8IIIIg8meIIt um mtodo geral. A administrao diz respeito ao governo das organizaes. A administrao repousa sobre o conceito de sistema.

f;

H setenta ou cem anos atrs, isso no era evidente. , Os~.anglo-saxes, quando traduzem, aps a Segunda Guerra Mundlal,o titulo AdmInlstratlon Industrlelle Gnrale, hesitam pouco; administrao, , no sentido empregado por Fayol, igual a management. o gue diz Fayol ,~ . ,lido tanto ara ~ in 'st,.ri o o setor tercirio, tanto para as' atividades o uao economica como ara toda a -o co etiva organ . !,~~la modificar uas . ra frase tiizaa-'il"poc,, pal'8 tomar man esta sua atuali Coloquemos menagement em' lugar-de aamml raao, e organ iiIio em lugar de negcios: "O menagement desempenha na direo de todas as organizaes, grandes e pequenas; tndustriais, comerciais, polticas, religiosas ou outras, um papel muito i~por. tante." 'Julgaramos estar lendo o ncio de um anncio para um curso de E;dmini~tr~o geral, numa das mais prestigiosas busIness schooIs ameri canas. \ Fayol foi . iros se no o rlmeiro, a ter a lnt na si'd e se onstituir .. m ...corpo e sa er asea o e' u ~a.- ~J,le..1.Q.sse aperf~icci~dQ ::Ji~j;~sm1tidO .. J2lf'oi...que ,~m . de gerir ,ou: [ admlnlstrar uma.~m~99, s~j,eTif(jUiif1C?L.\ "A doutrina administrativa ~felta , diZ Fayol (p. 51). Ere prope a pedra fundamental . para construl-la. Percebeu perfeitamente o carter original dessa doutrina, bem como sua finalidade especfica, ou seja, ~ sntese entre as outras funes (tcnicas, comerciais, financeiras etc.), a otimizao entre elas, o impacto scio-tcnico de seus efeitos: "traar o programa geral de ao da empresa, constituir o corpo social, coordenar os esforos, harmonizar os atos". Embora faa distino entre direo, papel dos dirigentes e funo de administrao (de UBgement), presentes em todos os nveis e nos mais v!,riados graus, 'Fayol reco!!!,_~~~, gYl'La fLu:ltLde.admirti!!rl!(). tem lugar uao mar.Q!lnte ..PJlP.E!I ..d.Q amQJlt.e.ar que pode, s ."ez.~Lj)arec~f .qu _..,() .. ~se e.,apelepurll!JIerne adminJstr:.lltivo"~ E'm'outras palavras, dirlgilTlOs' e~ governamos graas administrao, e dominando sua doutrina. Cabe a Fayol dar uma 'definio de dirigir (" conduzir a empresa para atingir sua meta, procur~ndo aproveitar, da melhor maneira possvel, todos os recursos de que ela dispe"), que ser retomada pelos cibernticos e pelos tericos de sistema nos anos 50 e, em seguida, pela escola de administrao baseada na abordagem sistmica (J. Forrester, C. W. Churchman). Aps observarmos ~,que ponto, na sua concepo de administrao, Fayol esboara certos traos entre os mais modernos do General Management, ao prosseguirmos esta releitura notaremos de imediato um segundo tema de atualidade, ao qual d maior Importncia: o da fonnaio, que desenvolve de maneirarnlnuclosa, atravs de grande nmero de pginas (no pertencia ele ao eo.welho de Aperfeioamento da a:coledes Mines de Saint.a:tienne, ou ao do Conservatrio Nacional de Artes e Ofcios?).

ft.

'I. F~,QLap'!:'e~~I]!1hn~.l;,s~~,J2~!1selhos. rec0'!lenda.!'sl1}ltle~ ~o adaptaao do ~!!10' no sentid,().,d~qu~-Wtambm um ~parao para a vida proliSSimili-sus propsitos fazem lembrar pontos C1e vista em perflta consorilin~m os de alguns homens de vis'o hoje, cemo Alfred Sauvy, que insiste sobre o fato de que, no desenvolvimento 14

econmico, "o fator essencial no o capital, mas ~ saber, acompanhado do saber fazer". Mas no se deve, por isso, atrlbulr a Fayol uma vl~ao tecnocrtica da questo: "Comete-se um grande erro ,q.uando se s~c~lf~ca, durante quatro ou cinco anos, a cultura geral necessana em benefcio de um excesso de matemtica." Com efeito, o leitor corre o risco de surpreender-se com a crtic~ lo, quaz que Fayol j fazia ao ensino ~inistrado nas e~colas de engenh~rI~, e a sua inadequao s futuras funoes do engenheiro. Quem poderl~ ,!adlvinhar em "leitura cega", que suas pginas a esse respeito foram redigidas h setenta anos e repousam sobre uma experincia vivida h ce;m ano~ . _ pois Fayol tinha 75 anos quando o texto apareceu? Com que Vigor Critica ele a preponderncia exclusiva da matemtica: "Abusa-se da matemtica na crena de que, quanto mais a dominamos, mais aptos estamos para gerir os negcios e de que se~ estudo, mais que qualquer outro, desenvolv e retifica a capacidade de Julgar. Trata-se de erros que causam grandes prejuzos a nosso pas; parece-me til combat-los." E zomba da iluso que encerra a frase: "O valor dos engenheiros e dos chefes de indstria est diretamente relacionado ao nmero de anos que consagram ao estudo das matemticas." Sensibilizado com-- exclusivismQ._.c1,~~.a matemtica d>mliiori_.rlos....>I~ID'lfI~'s Elscolasde~~enharl_~. Cl:mS-su'Tricultura em ..cincias polticas, eccnmcas. e .SO_CJalSr-ele'~ Ci'Sll"'.-.. s chefes de incjstria,eos engenheiros ... tm necessid~. llrs1JerfataT1!-eSCrever;:-/: a regra de trs sempre bastou aos homens "ie--nQci:--A i1tciatiV;'s ener~ia, o ~entido da~ prop?res, a ,c?ragen:! de assumir responsabilidades, sao qualidades mutto mais necessarlas ... , "Umslonga experincia pessoal. ensinou-me qu"e o emprego das maternaticas superiores intil para gem os neqocios. Pe~q.Ulsasrecent~s sobre a atividade concreta e o emprego do tempo dos dirigentes confirmam o p010 de vista de Fayol. . Engenheiro da a:cole des Mines de Santi-Etienne (de onde saiu com 19 anos, em 1860), ele no pregava o obscurantismo, mas uma formao equilibrada, adaptada. ~t.lL_sen!id. desejava o s~gujnte; ".que.osp;roaramas Jl materm3tica sejam r~Auzjdos eque~e_!ntr.?duzam noensl!l~ .~ _... ... '(... ' ld d __ a- Isfo'pS ter de nooes de _~minl~!ra~o..... ~~llElntl oe. "_~,?,,.. ..u!, ..... ....." ..,-, d ~.ad~ "a in.orTerena. u,e.,s.e q .. ....~~.!!1.JP.e.la. .n .I.lcI.a ~.as g. ande.~.ElSco.,. ..... o ..ab.I.. .. c t ..~). .... r a , ess'ftand que ~saber comprar e vender.~~},lio. Il!'porta!'l!e.gYlinto S@:er fabricar bem". \ Henri Fayol, primeiro admmlstraor francs? Sem dvida algJPR8. Por que ele no foi ouvido? Por que este "mau fr~ncs". se m~nifestou, apesar de uma trajetria apoiada num sucesso tndustrtal brilhante (quando se tornou diretor geral da Commentry-Fourchambault, em 1888, a ccmpanhia estava passando por um perodo difcil; em 1918 ele .se aposentou deixando-a numa excelente situao financeira)? O prprio Fayoi coloca' esta questo e d a resposta: "A nica ~xplicao plausvel, que encontrei, para o prestgio das mat~mticas superiores em no~s.o.~als,. a seguinte: a escola politcnica... Por causa de seu prestigio ~~ltO grande e justificado", todas as instituies querem .imit~.la; "as famlias. os dirigentes do ensino orientam. todas ~s crianas mte~lgentes para est~ fim, a: preciso que se tome aqui o efeito pela causa, pois sem os p~l' vilgios reservados pelo governo aos alunos desta escola.. seu prestigio? teria desaparecido logo; no seria a matemtica que o Iria sustentar .: Fayol acrescenta, no sem ironia: "Fiquei triste ao cons~atar que a OPInio geral atribui esta prtica'" facilidade de_cl~ssi~icaao que as matemticas do aos examinadores. Alguns poderao mcnnar-se a pensar Que,

x..

15

. j

sem esta .polmica, sem esta crtica de uma instituio essencial persistncia' dp sistema. tradicional de poder na sociedade francesa, a obra de Fayol talvez tivesse s.do amplamente difundida e, conseqentemente, a i administrao moderna que ela traz dentro de si ter-se-ia desenvolvido antes na Frana que nos Estados Unidos. . Com efeito, a administrao vai tornar-se fundamental para o desen volvimento. econmico: "I: preciso, pois. estabelecer uma doutrina administrativa o mais cedo possvel." Em 150 pginas, Fayol esboa as orientaes para esta doturina. Por exemplo:

daes que faz aos futuros engenheiros, incluindo a o prprio casamento ("vocs pertencem elite intelectual"). Ser que s de.vemos ver uma atitude paternalista em suas observaes referentes aos trabalhadores? .. "diante dos operrios. observar uma atitude de polidez e de receptividade... lembrem-se de que em todos os meios sociais encontram-se pessoas inteligentes". Afinal de contas. preciso ressaltar estas palavras. numa poca de industrializao selvagem. de realizaes sociais difceis em face de um patronato francs que fez de tudo - contrariamente ao patronato ingls e alemo - para no ter de reconhecer o mundo operrio como interlocutor. Alm do mais. convm lembrar que Fayol recomenda um conhecimento aprofundado do pessoal e das convenes que ligam a empresa e seus. agentes. bem como as inspees peridicas do corpo social. Essas indicaes permanecem ainda vlidas para muitas empresas de hoje. Se tivessem sido ouvidas e aplicadas na poca. a face do mundo industrial francs talvez sofresse mudanas. Diante dessa premonio. dessas intuies. desse modernismo, pode-se perguntar: Por que Fayol. o precursor, no conheceu o sucesso, a fama qual parecia destinado pela publicao de um texto com tanta riqueza em potencial? Fayol estava, sem dvida, muito alm de seu tempo. No se sentia, ento. a necessidade de uma teoria geral da administrao. de uma doutrina administrativa. Em parte, por causa do sucesso do taylorlsmo: em parte, tambm, por causa da Primeira Guerra Mundial. Como narra Claude S. George, em sua excelente obra The History of Management Thought (Prentice-Hall, Inc.. 1968): Um engenheiro francs, Charles de la Poix, de Frminville, havia encontrado Taylor em 1912 e. impressionado, convertera-se ao taylorismo, difundindo lia Frana os princpios e os mtodos de organizao taylorista do trabalho. Taylor tambm devia contar, na Frana, com um outro promotor muito ativo de suas idias, o qumico e metalurgista Henry Le Chatelier, especialista em estruturas metlicas e em ligas. Alm disso, o Ministro da Guerra, Georges Clmenceau. recomendou vivamente a utilizao dos princpios do taylorismo para acelerar a produo militar; e o Ministro dos Armamentos. Albert Thornas, deputado socialista e colaborador de Jaurs, organizou a mobilizao industrial, impondo o taylorismo. principalmente nos setores de metalurgia e mecnica. Na Frana. a eficcia das tropas americanas na construo de docas. de estradas de ferro e no planejamento de campos acabou por assegurar o prestgio dos mtodos do taylorismo. Para todos. a produtividade e a eficcia tinham sua fonte exclusiva em Taylor. Se excetuarmos alguns espsclallstas, entre eles est Fayol. Seus escritos. publicados na revista la Bulletim de La Socit de l'lndustrie MI~rale, em 1916 s foram editados em 1925. ano de sua morte. Da mesma forma que a doutrina de Fayol difundiu-se entre os experts americanos, assim tambm os anglo-saxes. com espanto e admirao. descobriram, a partir de 1949 (data da primeira edio em lngua inglesa),1 The French Pionner, bem como o valor de suas proposies. Reconhecem hoje que Fayol foi o primeiro a estabelecer "a cornprehenslve statement of genend theory of menagement". Como explicam. os dois grandes tericos da administrao estabeleceram mais ou' manos paralelamente suas doutrinas, um partindo do alto (Fayol) e. o outro, da base (Taylor). Como inicialmente havia necessidade de organizar a produo. as oficinas, a tendncia foi seguir a doutrina de Taylor, donde o seu sucesso. Mas hoje
1.

~.

~.

ln1Jortncia da previso: sistemas de previso anual, de longo prazo, mensal, especial. fundidos e harrnonlzados num programa geral; e mesmo a Fayol mostra seu senso administrativo: "ao fazer este trabalho. o pessoal aumenta seu valor de ano para ano e, no fim de certo tempo, achar-se- superior ao que era antes". Preocupeio de combater a burocratizlllio: favorecer as relaes face a face ("sempre que possvel, as relaes devem ser verbais. Com isto. ganha-se em rapidez, clareza e harmonia"; evitar a multiplicao dos escales intermedirios; lutar contra a irresponsabilidade da hierarquia e dos dirigentes ("sem estabilidade do pessoal dirigente no pode haver bom programa em andamento"; e mais: "no se concebe autoridade sem responsabilidade, isto , sem uma sano - recompensa ou penalidade - que acompanha o exerccio do poder". Esta luta contra a burocracia e a irresponsabilidade pode. exigir o afastamento "de um antigo funcionrio muito bem posicionado: o que no est "ao alcance do primeiro que chga'\ I: preciso lembrar. a este respeito, que Fayol tambm autor de um livro publicado em 1921 L'lncapBcit IIIdustrIeIIe de 1'~18t: Les P.T.T., em que retoma sua linha de estudo sobre este tipo de administrao, cujas principais insuficincias coloca em pauta desde as primeiras pginas: "Na direo. um Subsecretrio de Estado instvel e incompetente, nenhum programa de ao de longo prazo; nenhum balano; Interveno abusiva e excessiva dos parlamentares; nenhum estmulo para o zelo; nenhuma recompensa pelos servios prestados; ausncia de responsabilidade." PnlgmatIsmo: "A diviso do trabalho tem limites que a experincia, acompanhada de esprito propenso a efetuar medies, ensina a no transpor." Havia tambm pragmatismo na maneira pela qual elaborou sua doutrina, a partir de 1861, anotando diariamente, durante 50 anos, o ensinamento, a regra gerei que podia tirar de todos os inCidentes observados em sua atividade profissional. Necessidade de recorrer a contIVllers de gesto e a frmulas de controle rpidas. para prevenir "contra surpresas desagradvel$,que poderiam degenerar-se em catstrofes".

'.
I

No h dvida de que .hoje podemos criticar Fayol por importantes lapsos em seu esboo, ou pela submisso excessiva ao esprito da poca e ideologia burguesa de ento. Elaborado no fim do Sculo XIX, seu livro traz as marcas desse perodo: moralismo ultrapassado, apelo aos valores tradicionais ..,..... tr~lho.famlia, ptria - para regulamentar os problemas da industrlaliz~. Pode ser at engraada leitura das recomen-

a...1 ...

Industrial

~,

Pltmen. 1949 (trllduio de Constance Storra).

16

17

estuda-se Fayol nas escolas de administrao americanas, pois o pai da administrao moderna um francs. O patronato, os dirigentes, os engenheiros franceses no souberam aproveitar esta oportunidade. E, cmulo da ironia, quando eram' questionados sobre administrao, quando ainda hoje se toca no assunto, alguns deles exclamam: americanismo, bom para americanos.,. R. Braun, Secretrio Geral do Comit Internacional da Organizao Cientfica, por ocasio do cinqentenrio da publicao da doutrina de Fayol, constatou: Por uma estranha ironia do destino. os conselheiros americanos que foram Frana aps a Segunda Guerra Mundial - durante o perodo da reconstruo e do Plano Marshall - para ajudar no reerguimento industrial, ensinaram aos dirigentes franceses o que o francs Fayol publicara trinta anos antes, na Frana", E tal ensinamento continuou sendo reforado com o estgio de franceses nas escolas de administrao americanas. Alguns, para explicar a cegueira em relao ao fayolismo, recorrero burocracia: os franceses decididamente no teriam o gnio da indstria, do business, do desenvolvimento econmico, da ousadia, da concorrncia. Eles s se submeteriam a isto constrangidos e forados. Neste sentido, no souberam perceber, antes dos outros, a arma dos tempos modernos, da disciplina vlida para todos: a administrao. E no reconheceram o precursor, o pioneiro entre eles: um deles, Henri Fayol..

PREFCIO DO AUTOR
A administrao constitui um fator de grande importncia na direo dos negcios: de todos os negcios, grandes ou pequenos, industriais comerciais, polticos, religiosos ou de outra qualquer ndole. Exponho neste livro minhas idias relativas maneira por que ela deveria ser exercida.
...

Pierre Morin Diretor Adjunto do Instituto para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos da Empresa Paris, 1979.

Meu trabalho ser dividido em quatro partes: 1.


& -

Necessidade e possibilidade de um ensino administrativo. Princpios e elementos de administrao Observaes e experincias pessoais. Lies da guerra. I

2.& 3.& 4;&

As duas primeiras partes constituem o desenvolvimento de uma conferncia que fiz por ocasio do cinqentenrio da "Societ de l'Industrie Minrate", em St.-Etienne, em 1908. A 3.& e a 4.& partes formaro um 2. volume, que pretendo publicar a seguir."

Autor

1 1.' Guerra Mundial, 19141918. (N. do T.) 2 O 2. volume nAo foi publicado .

. 18

19

You might also like