You are on page 1of 3

TEMA 1 Modelo dos efeitos indirectos e limitados dos media no pblico.

Corrente emprica trata do estudo das alteraes induzidas aos comportamentos Indivduos do mesmo grupo = mesmas opinies Guias de opinio = comentadores (por ex.) Rieffel - efeitos da mediatizao sobre a vida poltica.

A influncia dos media no to importante e poderosa Consolidao de atitudes preexistentes e de predisposies polticas ou ainda ao despertar de opinies latentes. Mudanas de atitude e ou converses provocadas pelos media so bastante raras. Televiso: dominante essencial alterou a posio ocupada pela poltica a rdio e a imprensa, acompanham a televiso.

Impacto sobre governantes e governados Governantes: Imagem imagem que passam de si prprios. coerncia (critrio mais importante). imagem apresentada imagem apreendida = credibilidade abalada.

Trabalho actividade diria influenciada pelos media. constante verificao necessidade de justificaes sobre resultados eleitorais

Recrutamento - O poltico eleito pela forma: nvel de oratria fora das convices desempenho perante os media. opinio pblica = critrio de seleco.

Sobre os governados: aumento do nvel de conhecimentos em poltica. cidados melhor informados e, melhor preparados verificao da legitimidade dos polticos voto instantneo. interaco entre governantes e governados em tempo real estabelecimento da ordem do dia (agenda-setting function). desviam a ateno do pblico para certos temas dizer s pessoas aquilo em que devem pensar (em eleies no EUA isto acontece). influenciam comportamento eleitoral dos cidados. eleitores tm capacidade de seleco e de resistncia. reforam as convices preexistentes dos receptores tb podem provocar alteraes nas intenes de voto.

Aspectos negativos da comunicao de marketing: simplificao manipulao; Politica-espectculo; benefcio das ideias consensuais; Eliminao dos contedos opositores;

Preocupaes de curto prazo.

Conceito de agenda dos media (agenda setting).

Determinao que os media fazem dos acontecimentos do nosso quotidiano. Seleco de informaes impe sociedade os acontecimentos na ordem do dia A ateno do pblico desviada para determinados temas em detrimento de outros.

Em que medida a emergncia de uma sociedade dita de massas interferiu nas tcnicas de manipulao

o uso dos mesmos em benefcio de indivduos, grupos e partidos polticos interessados em


consolidar o seu poder sobre o povo (repetio, manipulao cognitiva, amlgama cognitiva efectiva) sofisticadas de manipulao e persuaso dos indivduos e das multides.

Publicidade (comercial) e a Propaganda (poltica).

Os efeitos da publicidade no pblico no so lineares. Explique porqu.

O pblico no passivo crtico. Comportamento varia consoante o grupo A influncia do meio e das relaes interpessoais superior ao da publicidade.

Propaganda baseia-se em: Conhecimento psicolgico do pblico (opinio, sentimentos); Conhecimento das correntes principais da sociedade (crenas, valores); Relao directa com a actualidade e regras: 1. Simplificao: utilizao de slogans e de palavras de ordem

2. 3. 4. 5.

Ampliao: eliminar todas as informaes que possam ser prejudiciais Orquestrao: repetio constante das ideias principais Transfuso: Fingir adoptar ideias do pblico-alvo e mold-las Contgio: criar uma iluso de uma concordncia - conformismo.

Desinformao: uma argumentao indirecta, conscientemente mentirosa e enganosa. O emissor faz parecer a informao segura e comprovada. Jogo de aparncias. Os directos permitem ser o primeiro a dar a notcia. Captao de audincias + importante que a verdade Informao comprovada posteriori. Mesmo que esta depois seja corrigida j se atingiram os objectivos pretendidos. Informaes incompletas ou falsas, fornecidas aos jornalistas.

Os media encontram-se, no centro da tenso democrtica, pois tentam descobrir o que os


poderosos tanto escondem. Rumor:

1. 2.

Implicao: emissor implicado na mensagem; Atribuio: testemunho de um testemunho;

3. Instabilidade: contedo altera-se por reduo, acentuao, adio, omisso, sntese dos
factos relatados;

4.

Negatividade: acontecimentos perturbadores ou dramticos enfatizados

Corrente crtica ideias chave no receptor

Efeitos no receptor directos e poderosos. Media manipulam, efectivamente os indivduos.

Media influenciam fortemente as atitudes e os comportamentos. Media controlados por uma elite. Receptores so passivos sujeitos ao domnio das indstrias culturais. Os media provocam um conformismo e uniformizao em direco ao consumismo e rentabilidade. Entre os anos 40 e 60 coexistem duas abordagens da influncia dos media sobre os indivduos: 1. Corrente Emprica: concepo redutora da realidade, privilegia o curto prazo, o contexto poltico, econmico e cultural que interfere com a recepo. 2. Corrente Crtica: tambm com uma concepo redutora da realidade, sobrevalorizava a manipulao dos indivduos. Foi necessria uma ruptura epistemolgica com estas correntes. Estes modelos eram muito limitativos. Corrente funcionalista: anlise mais psicolgica das relaes entre indivduos e os media, d pouca importncia ao facto de os media no satisfazerem constantemente necessidades. Insistiu na postura activa e na capacidade de iniciativa do leitor, ouvinte ou telespectador. Motivou novas reflexes durante os anos 60 e 70. Realidade social a partir dos media.

Estuda as dimenses culturais, simblicas e sociopolticas do contexto social em que se insere a recepo. O pblico constri a sua realidade social quotidiana baseada nas mensagens dos media. Estas mensagens esto inseridas num quadro cultural, simblico e sociopoltico e veiculam uma dada representao ideolgica e cultural dos fenmenos. Passou-se de um modelo que definia a aco dos media a partir das fontes, dos emissores (modelo dos efeitos), para um modelo que descobre a importncia dos receptores, isto , passa-se de um modelo unidireccional para um modelo conversacional da comunicao. Esta nova abordagem do comportamento do pblico dos media, rene empricos e crticos.

You might also like