You are on page 1of 19

22 de Maro de 2010

HISTRIA
DA CULTURA E DAS ARTES

O M UNDO M UULMANO

10. ano

ndice
Introduo....pg.3 Um pouco de histria...pg. 4 Caractersticas da religio muulmana.pg. 6 Calendrio islmico..pg. 7 Arte Islmicapg. 8 Arquitectura.....pg. 9 Escultura..pg. 14 Pintura......pg. 14 Artes Ornamentais....pg.15 Literatura, Dana e Msica..pg.17 Concluso.....pg.18 Bibliografia...pg.19

Introduo

Um pouco de Histria

A Religio
O Islamismo ( ) uma religio monotesta que foi fundada na Arbia, actual Arbia Saudita, em 662, pelo profeta Maom. Maom reuniu a base da f islmica num conjunto de versos, mais conhecido como Alcoro, segundo Maom as escrituras foram-lhe reveladas por Deus e pelo seu intermedirio o Anjo Gabriel. Esta religio possuiu quatro perodos de governao poltica, estes foram: 1 - Os 4 califas 2 - Dinastia Omada (657 a 750) 3 - Dinastia Abssida (750 a 1258) 4 - Califados ou Emirados Independentes Para se tornar muulmano ou islamita no preciso nascer muulmano, os homens e as cidades de qualquer local do planeta podem ser adeptos, professar os votos e tornar-se muulmano, bastante simples, depois dessa primeira converso comea um perodo de preparao e aprofundamento na f, em que estes so acompanhados e orientados por outro muulmano.

O Alcoro
O Alcoro uma longa sequncia de aforismos que pode ser lido tal qual se l um poema. Um Excerto do Alcoro: ''Tudo quanto existe sobre a terra, criamo-lo para ornament-la, a fim de experimentarmos e vermos aqueles, dentre eles, que melhor se comportam.'' (Alcoro Sagrado 18:7) ''Revesti-vos do vosso melhor atavio quando fordes s Mesquitas.'' (Alcoro Sagrado 7:31)

Criao do Islamismo
Da mesma forma que o cristianismo e o judasmo esto ligados ao profeta e ao patriarca Abrao. Maom seria tambm seu descendente. Abrao construiu a Caaba, em Meca, principal local sagrado do islamismo. No incio da formao do alcoro, Maom e poucos dos seus seguidores foram perseguidos por um grupo de rivais e tiveram que abandonar a cidade de Meca em rumo a Medina. Esta peregrinao tem como nome de Hgira, e ela que d incio ao calendrio muulmano. Alguns anos mais tarde Maom regressa a Meca, perdoa todos os seus inimigos e inicia a consolidao da religio muulmana. Algum tempo depois a religio j se tinha expandido em todo o mdio Oriente, Norte de frica e na Pennsula Ibrica, bem como na direco da Prsia e ndia.

As caractersticas desta religio


Os muulmanos tm por dever acreditar num s Deus (Shahada), rezar cinco vezes ao dia (Salat), fazer um jejum anual na altura do Ramado (Saum), dar esmolas (zakah) e ir a Meca pelo menos uma vez na vida (haj).

O Islo tem seis crenas principais, estas so: A crena em Al A crena nos anjos A crena nos livros sagrados como Tor, Salmos, o Evangelho, e sobretudo o Alcoro Na crena de vrios profetas enviados humanidade Na crena no dia do Julgamento Final, em que as aces de cada pessoa so avaliadas Na crena na predestinao, em que Al tem o poder de decidir tudo o que acontece a cada pessoa

Locais sagrados: Mesquita: Local onde os fiis realizavam as suas oraes. Madrasah: Escola, onde ensinava a religio islmica. Ribat: Local onde residiam os soldados da guerra santa Mausolu: Local onde eram enterrados os prncipes e outras pessoas importantes. Minarete: Coluna construda ao lado da mesquita e usada para chamar os fiis para a missa. O Cubo: (Al Masjid Al-Haram) um edifcio situado dentro da mesquita principal de Meca. Foi construdo por Abrao e tem como funo celebrar os rituais da peregrinao.

Calendrio Islmico

A Arte islmica
A arte muulmana apresenta duas caractersticas aparentemente antagnicas. Estas so a diversidade e a unidade.

Diversidade da Arte Muulmana


A diversidade resulta da juno das diferentes tendncias locais (materiais, tcnicas e formas) das vrias zonas do mundo onde o islamismo a religio predominante, destacando-se trs grandes influncias. O classicismo na Sria, a influncia oriental na Prsia (conhecida sobretudo pelas suas tapearias e peas de cermica) e o exotismo na Turquia. Isto leva-nos a entender a mistura de culturas que a arte muulmana alberga.

Unidade da Arte Muulmana


A arte islmica tem um ponto unificador; esse ponto a religio. Esta responsvel pela maioria das caractersticas estticas desta arte, como a fidelidade temtica e formal aos preceitos do Coro, a valorizao da arquitectura, o aniconismo (recusa da representao figurativa), a tendncia para a geometria (existente na arquitectura no traado das plantas, mas tambm nas restantes artes, sobretudo na decorao, onde encontramos a existncia de arabescos - pequenos ornamentos abstractos, naturalistas e animalistas-), a dedicao s artes aplicadas (cermica, azulejos e tapetes), e o gosto pela exuberncia e pelo luxo (visvel na grande ornamentao dos objectos e na sua viva policromia).

Caractersticas Gerais:
Para alm da diversidade e unidade, existem outras caractersticas presentes na arte islmica, estas so: o horror ao vazio, a importncia dos jardins e a integrao no espao ambiente (arquitectura paisagstica).

Arquitectura
A cidade rabe era um lugar fechado como um santurio, no qual os edifcios se viravam para dentro. A arquitectura a arte mais venerada pelos muulmanos, os elementos mais importantes so:

Arcos: Com formas muitos variadas e criativas, permitindo sobreposies e


entrelaamentos. Os arcos tm vrias tipologias sendo as mais importantes, o arco de ferradura, arco de ferradura pontiaguda, arco pontiagudo realado, arco trilobado, arco polilobado.

Abbadas e Cpulas: So os sistemas de cobertura mais utilizados e


frequentes, decoradas com muqarnas (pequenas salincias organizadas em escada).

Colunas: Sustentavam as construes, o seu fuste era liso e os capitis eram


profundamente decorados com rendilhados e arabescos.

As principais tipologias (Ver pg.6 Definies)


A Mesquita

10

A Madrasah

O Ribat

11

O Mausolu

O Minarete

12

O Palcio

Os principais exemplos destas tipologias so: Mesquistas: Grande Mesquita de Damasco, Mesquita de Crdova, Mesquita de Omar, Mesquita de Caiuro. Madrasahs: Madrasah de Mustansiriyya, Madrasah de Bu Inaniyya. Ribats: Ribat de Susa. Mausolus: Taj Mahal. Minaretes: Minarete El-Malwya, Minarete da grande Mesquita de Caiuro.

13

Escultura e Pintura
difcil encontrar registos da escultura e pintura muulmana, isto, devido ao aniconismo.

Escultura:
As peas de escultura eram sobretudo feitas em metal, marfim, bronze, madeira e vidro. As tcnicas usadas eram o relevo, o buril e a moldagem.

Pintura:
A pintura islmica tambm se baseava no aniconismo, o que origina pouca divulgao desta arte. Um dos pontos mais fortes desta arte a miniatura; a pintura decorativa dos livros, feita com cores vivas e baseada sobretudo em motivos vegetalistas e geomtricos. Era frequente ver nas raras pinturas as figuras humanas com a cara tapada por um tecido branco.

14

Artes Ornamentais
Azulejos:
O azulejo uma arte minimal e simples, baseada em temas florais e geomtricos, a cor azul muito comum. Mesmo depois da expulso dos rabes dos lugares que conquistaram as pessoas continuam a usar estes azulejos na decorao dos edifcios.

Cermica:
Na cermica islmica so usadas cores terra e esverdeadas, os elementos representados so geomtricos, animalistas e vegetalistas. A cermica muulmana tem uma particularidade, vidrada, ou seja, possui uma pelcula de vidro envolta da pintura. A cermica mais comum na Prsia, tal como a tapearia.

15

Tapearia:
A tapearia islmica bastante geomtrica e as cores usadas so muito vivas. A tapearia proveniente sobretudo da Prsia. Os tapetes eram divididos em trs grupos, dependendo da tcnica usada, de ns, tecidos, e bordados. Existiam oficinas onde os tapetes eram manufacturados e a tcnica usada variava de regio para regio, apesar de o rebordo de formato de moldura em volta dos tapetes estarem sempre presentes.

16

Literatura, Dana e Msica


Literatura:
Existem vrios contos baseados na cultura islmica, os mais conhecidos esto compilados no livro 1001 Noites. Nesta compilao encontram-se os contos de Ali Bab e os quarenta ladres, Aladin e a lmpada mgica, Omar e Yasmin, e Smbad. Para alm deste livro existem muitos contos muulmanos, vrios relacionados com Portugal, sendo o mais famoso A lenda das Amendoeiras.

Dana e Msica:
Na cultura rabe as festas costumam ser animadas pela dana e pela msica. Nomeadamente a dana do ventre oriunda deste povo. A msica animada e cantada em rabe.

17

Concluso

18

Bibliografia

19

You might also like