You are on page 1of 9

Psicologia Distrbios Alimentares

Ana Rita 2011/2012 Escola Secundria D. Dinis

Distrbios Alimentares
Distrbios alimentares mais frequentes:

Anorexia Bulimia - Obesidade

Anorexia
uma perturbao psicolgica e com implicaes fsicas emocionais graves. Afecta predominantemente as adolescentes com maior risco de incidncia entre os 14-18 anos, podendo iniciar-se mais cedo. Embora seja predominante no sexo feminino, surge tambm no sexo masculino. Caracteriza-se essencialmente por um medo intenso de engordar mesmo quando muito magra. A pessoa que sofre de anorexia por mais magra que seja, sempre que se olha ao espelho, v -se como uma pessoa extremamente gorda algo que no corresponde ao seu aspecto fsico real, bem pelo contrrio. Trata-se de um transtorno da alimentao ao qual se d actualmente muito mais importncia do que no passado.

Sintomas: o o o o o o o o o o o o o o Emagrecimento rpido sem causa aparente; Reduo na quantidade de alimentos ingeridos ou escolha de produtos magros ou de baixo valor calrico (dieta); Desculpas frequentes para no comer ou para o fazer isoladamente; Praticar exerccio fsico em excesso; Amenorreia nas raparigas e perda de ereco nos rapazes; Desenvolvimento de comportamentos ritualizados refeio (ex. cortar a comida aos bocadinhos); No assumir a fome; Isolamento social; Atitude extremamente critica em relao imagem e forma corporal; Grandes oscilaes de peso; Comer frequentemente grandes quantidades de comida de forma compulsiva; Comportamentos compensatrios do ganho de peso (ex. vmito); Utilizao de laxantes ou diurticos; Instabilidade emocional (alterao de humor).

As causas da anorexia so vrias mas podemos considerar: o o o


o

Uma alimentao pouco saudvel; Uma auto-estima muito baixa; A influncia dos meios de comunicao; Comentrios de amigos ou de familiares.

A pessoa sente-se gorda, apesar de estar extremamente magra, acabando por se tornar escrava das calorias e de rituais em relao comida. A pessoa anorxica fica cada vez mais triste, irritada e ansiosa. Dificilmente, a pessoa admite ter problemas e no aceita ajuda de forma alguma. As pessoas com anorexia nervosa podem no receber tratamento mdico, at que tenham se tornado perigosamente magras e desnutridas.

O tratamento deve ser realizado por uma psiquiatra, um psiclogo, um pediatra, um clnico e um nutricionista, em funo da complexa interaco de problemas emocionais e fisiolgicos nos transtornos alimentares; O mdico deve avaliar o estado da doena e tentar impedir que esta avance; O objectivo principal do tratamento a recuperao do peso corporal atravs de uma reeducao alimentar com apoio psicolgico; O tratamento da anorexia nervosa costuma ser demorado e difcil. O paciente deve permanecer em acompanhamento aps melhora dos sintomas, para prevenir recadas.

Bulimia
A bulimia nervosa pode ser considerada uma consequncia da anorexia. Uma pessoa com bulimia (bulmica) ingere grandes quantidades de alimentos para em seguida livrar-se deles, vomitando-os.

Sintomas: o o o o Causas: o o o o o o o As bulmicas tm vergonha do corpo que tm; Uma auto-estima muito baixa; A influncia dos meios de comunicao; Comentrios de amigos ou de familiares. Pode provocar cries e doenas nas gengivas; Pode provocar a queda do cabelo; Os corpos desnutridos procuram manter a temperatura desenvolvendo uma camada de pelos finos no rosto, ombros e costas. Episdios repetidos de ingestes muito abundantes de alimentos em muito pouco tempo; Medo de no poder deixar de comer durante esses episdios; Uso regular de clisteres, provocao de vmitos e dietas rigorosas ou abstinncia para compensar os efeitos da ingesto demasiada de alimentos; A principal causa para uma pessoa comear a desenvolver a bulimia o achar-se gorda;

Obesidade
A obesidade pode definir-se como um aumento da quantidade de energia armazenada como gordura.Este aumento de energia depende de factores como a idade, o sexo, o estado de sade, a herana gentica e o ambiente.

Causas: o o o o o o o o o o o o Aumento do ndice de massa corporal; Aumento da percentagem de gordura subcutnea a partir da prega subcutnea; No conseguir permanecer em p muito tempo; Cansao; Consumo excessivo de alimentos empacotados (gomas, bolos,); Consumo de alimentos hiper-calricos (fast-food); Ingesto rpida de alimentos; Beber grande quantidade de refrigerantes (Coca-Cola / sumos); Ter alimentao desmedida e sem regras. Aumento de peso; Maior gordura acumulada; Maior risco de desenvolver doenas como a hipertenso, diabetes, cancro, AVC ou leses no esqueleto.

O tratamento da obesidade baseia-se num plano diettico e de exerccio para reduzir o peso e obter um crescimento correcto. tambm necessrio um forte apoio afectivo; Entre 80% e 90% dos indivduos voltam ao peso anteri

or.

Bibliografia
Imagens: o o o o o o o http://catiadaniela15.blog.pt/files/2011/06/Obesidade1.gif http://2.bp.blogspot.com/-tpqx3ntlgls/TdBai3kS4wI/AAAAAAAAAJI/gMxKLeCZoM/s1600/anorexia2.jpg http://files.problemaspsicologicos.webnode.pt/200000013-4d3e44dbb7/anorexia.jpg http://deodeth.files.wordpress.com/2011/05/anorexia_tambem_afeta_o_universo_m asculino.jpg http://www.fotosantesedepois.com/wp-content/uploads/2011/01/obesidade.jpg http://files.alimentacao8a.webnode.pt/200000004-24b27252dc/bulimia.jpg http://3.bp.blogspot.com/6NNUfomizL8/TZR8duCE8TI/AAAAAAAAACs/YitM9yFseLw/s1600/Bulimia-03.jpg

Informao: o o o http://www.psicosite.com.br/tra/ali/anorexia.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulimia_nervosa http://www.minsaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/obesidade/causaseconsequencias daobesidade.htm http://obesidade.com.sapo.pt/

You might also like