You are on page 1of 8

PRINCPIO DE PARETO

No fim do sculo XIX, o economista sociopoltico Vilfredo Pareto observou que havia uma distribuio desigual de riqueza e poder na populao total. Ele calculou matematicamente que 80% da riqueza estava em mos de 20% da populao.

Diagrama de Pareto
O diagrama de Pareto um recurso grfico utilizado para estabelecer uma ordenao nas causas de perdas que devem ser sanadas. O diagrama de Pareto torna visivelmente clara a relao ao/benefcio, ou seja, prioriza a ao que trar o melhor resultado. Ele consiste num grfico de barras que ordena as freqncias das ocorrncias da maior para a menor e permite a localizao de problemas vitais e a eliminao de perdas.

Como fazer o diagrama de Pareto?


Alguns passos importantes: 1. determine o tipo de perda que voc quer investigar. 2. especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que voc quer investigar. 3. organize uma folha de verificao com as categorias do aspecto que voc decidiu investigar 4. preencha a folha de verificao 5. faa as contagens, organize as categorias por ordem decrescente de freqncia, agrupe aquelas que ocorrem com baixa freqncia sob denominao outros e calcule o total. 6. calcule as freqncias relativas, as freqncias acumuladas e as freqncias relativas acumuladas. * Veja a animao mostrando um exemplo (slides de aula): http://www.brasilacademico.com/maxpt/links_goto.asp?id=1788

Ex.: Distribuio das peas segundo o tipo de defeitos Defeito A B C D E D Total Frequncia Freq. Acum. relativa 0,35 0,35 0,25 0,6 0,15 0,75 0,1 0,85 0,1 0,95 0,05 1 1

100% % DE DEFEITOS 80% 60% 40% 20% 0% A B C D E D Tipo de defeito

Algumas recomendaes: O diagrama de Pareto estabelece prioridades, isto , mostra em que ordem os problemas devem ser resolvidos. 1. verifique e teste diversas classificaes, antes de fazer o diagrama definitivo 2. estude o problema medindo-o em vrias escalas 3. quebre grandes problemas ou grandes causas em problemas ou causas especficas, estratificando ou subdividindo em aspectos mais especficos.

Exerccios

1. Uma pesquisa sobre satisfao do cliente com uma amostra de 210 indivduos que tiveram alta de um grande hospital urbano durante o ms de junho levou seguinte listagem de 384 reclamaes:

Motivo de reclamao Aborrecimento com outros pacientes/visitantes Atrasos para exames Barulho Falta de atendimento campainha Respostas inadequadas s perguntas Servio de alimentao precrio Tratamento rspido por parte do corpo de funcionrios Todos os outros

nmero 13 34 28 71 38 117 62 21

Total Construa um diagrama de Pareto Faa um resumo dos resultados que encontrou e sugira melhorias. 2. Os dados a seguir representam o consumo dirio de gua por domiclio em um subrbio, num vero recente: Fontes de consumo de gua Banho e ducha Beber e cozinhar Lavagem de loua Lavagem de roupa Regar o jardim Toalete Diversos Total Gales por dia 99 11 13 33 150 88 20 414

384

Analise os dados acima visando a seguinte ao: uma vez que a prefeitura da cidade est preocupada com o desabastecimento de gua, escreva uma carta com base nos resultados encontrados em sua anlise, destacando reas problemticas e propondo leis que visem economizar gua pela modificao de hbitos da populao. 3. Na tabela apresentada em seguida so dados a freqncia e o custo da recuperao de livros com defeitos, segundo o tipo de defeito, em 45 de 2.000 livros produzidos por uma grfica. Utilize o diagrama de Pareto para tentar detectar as principais fontes de problemas.

Tipos de defeitos Pginas em branco Pginas rasgadas M plastificao Mau refilamento Amarrotado Total

Freqncia 5 2 8 10 20 45

Custo 0,05 0,05 2,00 1,00 4,50

Diagrama de causa e efeito O que e para que serve ? Kaoru Ishikawa (1915-1989) Professor e autor de livros sobre qualidade.

O Diagrama de Causa e Efeito tambm conhecido como diagrama espinha de peixe ou de Ishikawa. Kaoru Ishikawa foi um dos pioneiros nas atividades de controle de qualidade no Japo. Em 1943 criou este diagrama que consiste de uma tcnica visual que interliga os resultados (efeitos) com os fatores (causas). O diagrama de Causa e Efeito a representao grfica das causas de um fenmeno. um instrumento muito usado para estudar: Os fatores que determinam resultados que desejamos obter (processo, desempenho, oportunidade); As causas de problemas que precisamos evitar (defeitos, falhas, variabilidade).

Exemplos de diagramas de causa e efeito Os dois exemplos a seguir ilustram os dois tipos de diagrama de causa e efeito. O primeiro diagrama (Causa e Efeito: Desempenho Desejado) refere-se a algo que desejamos, isto , um bom restaurante. Os fatores que determinam um bom restaurante so: instalaes, comida, localizao e atendimento. Para que a comida seja boa, precisamos ter higiene, bom paladar e variedade. A higiene, por sua vez, depende dos ingredientes (saudveis, bem conservados) e do preparo (receita, cuidado, etc). O diagrama detalhado colocando as causas do efeito desejado, depois adicionando as causas destas e assim por diante at que fique bem claro como obter o objetivo visado.

O segundo diagrama (Diagrama Causa e Efeito: Problema) refere-se a um efeito indesejado, o consumo excessivo de combustvel por um automvel.

Como fazer o diagrama de causa e efeito 1. Defina o problema a ser estudado e o que se deseja obter (o que deve acontecer ou o que deve ser evitado). 2. Procure conhecer e entender o processo: observe, documente, fale com pessoas envolvidas, leia. 3. Reuna um grupo para discutir o problema, apresente os fatos conhecidos, incentive as pessoas a dar suas opinies, faa um brainstorming. 4. Organize as informaes obtidas, estabelea as causas principais, secundrias, tercirias, etc. (hierarquia das causas), elimine informaes irrelevantes, monte o diagrama, confira, discuta com os envolvidos. 5. Assinale os fatores mais importantes para obteno do objetivo visado (fatores chave, fatores de desempenho, fatores crticos). Para organizar o diagrama de causa e efeito, voc pode usar as seguintes classificaes de causas: Os 7 Ms: 1. Mo de obra 2. Mtodo 3. Material 4. Mquina 5. Meio ambiente 6. Medio 7. "Management" (gesto) Os 4 Ps: 1. Polticas 2. Procedimentos 3. Pessoal 4. Planta

* Veja a animao mostrando um exemplo (slides de aula): http://www.brasilacademico.com/maxpt/links_goto.asp?id=1788 Exerccios 1. Aquisio de uma boa filmadora: crie um diagrama de causa e efeito com os fatores principais que levam a aquisio de uma filmadora para gravar casamentos e outros eventos. 2. Sucesso na carreira profissional: prepare um diagrama de causa e efeito descrevendo os fatores que levam uma pessoa a ter sucesso em sua carreira profissional. 3. Prepare um diagrama de causa e efeito sobre os fatores que levam os alunos a chegarem atrasados nas aulas. 4. Perda de registros de um Banco de Dados: desenhar um diagrama de causa e efeito que mostre os fatores que levaram a Blonde Fashion a perder dados de trabalho no servidor. Algumas regras bsicas: 1. Defina o problema que voc pretende investigar de forma precisa, isto , evite termos abstratos e idias muito genricas. 2. Identifique as causas do problema sob investigao em reunies ou em sesses de brainstorm. Convide para a reunio todas as pessoas envolvidas no processo. 3. Resuma sugestes em poucas palavras 4. Concentre-se nas causas passveis de serem sanadas. Afinal, se as causas de um problema no podem ser removidas, o diagrama de causa e efeito ser simples exerccio intelectual, sem qualquer aplicao prtica.

O 5W1H O 3Q1POC ou 5W1H um tipo de lista de verificao utilizada para informar e assegurar o cumprimento de um conjunto de planos de ao, diagnosticar um problema e planejar solues. Esta tcnica consiste em equacionar o problema, descrevendo-o por escrito, da forma como sentido naquele momento particular: como afeta o processo, as pessoas, que situao desagradvel o problema causa. Com a mudana do final da pergunta podemos utiliza-los tambm como um plano de ao para implementao das solues escolhidas. O quadro abaixo resume estas perguntas e suas variaes para aplic-las no levantamento dos problemas ou em sua soluo. Observao:Ultimamente tem se incluido o Quanto Custa (How Much) nas questes. Talvez sendo mais adequado denominarmos a tcnica de 5W2H. Perguntas O qu / What Por qu / Why Quando / When Onde / Where Quem / Who Como / How Quanto Custa / How Much Problemas o problema? ocorre ? (desde quando) ele ocorre? ele se encontra? est envolvido? surgiu o problema? ter este problema? Solues vai ser feito? Qual a ao? foi definida esta soluo? ser feito? ser implantada? ser o responsvel? vai ser implementada? esta soluo?

A Gomes Home Page agora

Comunidade Brasil Acadmico Venha fazer parte acessando www.BrasilAcademico.com. Ajude a tornar o Brasil mais acadmico. Contribua indicando links, participando dos fruns, chats, criticando, debatendo, sugerindo, tirando suas dvidas etc.

You might also like