You are on page 1of 2

Abolio do Trfico de Escravos

A escravatura era uma tradio dos povos germnicos que se fixaram na Pennsula Ibrica no sculo V, embora j fosse praticada entre as civilizaes clssicas. Para os romanos, por exemplo, o escravo era o cativo de guerra, ficando merc do vencedor, que decidia ento o seu destino. Era, por assim dizer, uma propriedade ou um objeto do seu senhor. Os visigodos continuaram a usar o nome romano servi, mas a sua definio de escravo era distinta da dos romanos. Para este povo, eram escravos os filhos de mes escravas e tambm os filhos resultantes de unies entre escravos e homens livres. Eram tidos como pessoas civis; contudo, podiam perfeitamente ser doados ou vendidos.

No perodo da Reconquista Crist, o nascimento a origem da escravatura, mas ela pode surgir tambm pelo cumprimento de penas judiciais. Para alm disso, surgem muitos escravos de origem mourisca. Nos sculos IX e X, o servo ascendeu a uma nova categoria, a de colono adscrito, e o liberto passa a ser um homem livre. No sculo seguinte, o servo no tem possibilidade de abandonar a gleba e, passado um sculo, o adscrito passa categoria de colono livre. Numa poca em que era preciso gente para se proceder ao repovoamento do territrio, somente os escravos mouros continuaram a perpetuar a condio servil. Em 1341, no reinado de D. Afonso IV, atingiram-se as Canrias, um arquiplago disputado entre Portugal e Espanha, onde se fizeram cativos entre os nativos, os guanches. A colonizao da Madeira e a produo de acar levaram ao aparecimento de escravos oriundos das Canrias, os quais tiveram um papel importante nestas ilhas; todavia, fora delas no tiveram grande desempenho, pois os espanhis ocuparam o arquiplago canrio aps luta feroz com os portugueses.

Em 1441, chegaram a Portugal continental os primeiros escravos negros que aqui desempenharam trabalhos agrcolas e domsticos. J nas ilhas Atlntica, e depois no Brasil, foram empregados nas plantaes de acar.

Embora no tenham sido os inventores da escravatura, os portugueses usaram-na com muita frequncia no perodo dos Descobrimentos, altura em que desenvolveram amplamente este tipo de trfico. Todos os pases colonialistas recorreram mo de obra escrava para trabalhar nos seus imprios, pois era simultaneamente barata e muito lucrativa. Com a descoberta do Brasil, a costa ocidental africana foi parcialmente despovoada, porque a sua populao era encaminhada para as Amricas. Portugal, Espanha e outras potncias martimas envolveram-se assim neste trfico vital para as suas economias.

A escravatura s veio a terminar no decurso do sculo XIX, com o triunfo da ideologia da Revoluo Francesa aliado ao avano do capitalismo e ao de alguns idelogos muito interventivos. Durante o governo de Pombal, os ndios do Brasil j tinham sido considerados livres. Certas leis decretaram, entretanto, a restrio crescente da escravatura no imprio portugus e deram aos africanos direitos iguais aos dos portugueses. As razes no eram filantrpicas, mas prticas: era necessrio prender os escravos negros no Brasil, incentiv-los a ficar. Aquando da assinatura do Tratado de Viena em 1815, Portugal e Inglaterra acordaram regulamentar este trfico. Contudo, a interveno mais importante foi a do visconde de S da Bandeira, que, por decreto de 10 de dezembro de 1836, proibiu a transao de escravos nas colnias portuguesas a sul do Equador.

O Baro de Ribeira Sabrosa continuou as negociaes com a Inglaterra e, em 1842, o duque de Palmela e Lorde Howard de Walden, embaixador britnico em Lisboa, acordaram abolir o trfico de escravos nas possesses dos dois pases, apesar dos prejuzos que tal medida iria acarretar sobre a economia ultramarina.

Contudo, s a 23 de fevereiro de 1869 seria decretada a extino da escravatura em todo o territrio portugus.

A 23 de agosto, comemora-se o Dia Internacional de Recordao do Trfico de Escravos e da sua Abolio

You might also like