You are on page 1of 25

QUARTA PARTE

A ORAO CRIST

SEGUNDA SECO
A ORAO DO SENHOR: PAI NOSSO

2759. Um dia, estava Jesus em orao, em certo lugar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discpulos: "Senhor, ensina-nos a orar, como Joo Baptista tambm ensinou os seus discpulos" (Lc 11, 1). Foi em resposta a este pedido que o Senhor confiou aos seus discpulos e sua Igreja a orao crist fundamental. So Lucas apresenta-nos um texto breve dessa orao (cinco peties)(1); So Mateus, uma verso mais desenvolvida (sete peties) (2). A tradio litrgica da Igreja reteve o texto de So Mateus (Mt 6, 9-13): Pai Nosso que estais nos cus, santificado seja o vosso Nome, venha a ns o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido, e no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do Mal. 2760. Bem cedo o uso litrgico concluiu a orao do Senhor por uma doxologia. Na Didak: Porque Vosso o poder e a glria, pelos sculos (3). A esta doxologia, as Constituies Apostlicas acrescentam no princpio: o Reino (4), e essa a frmula que se usa em nossos dias na orao ecumnica. A tradio bizantina acrescenta, depois de a glria: Pai, Filho e Esprito Santo. O Missal Romano amplia a ltima petio (5) na perspectiva explcita da expectativa da bem-aventurada esperana (6) e da vinda de Jesus Cristo nosso Senhor, seguindo-se a aclamao da assembleia que retoma a doxologia das Constituies Apostlicas. ARTIGO 1 O RESUMO DE TODO O EVANGELHO 2761. A orao dominical verdadeiramente o resumo de todo o Evangelho(7). Depois de o Senhor nos ter legado esta frmula de orao, acrescentou "Pedi e recebereis" (Jo 16, 24). Cada um pode, portanto, dirigir ao cu diversas oraes segundo as suas necessidades, mas comeando sempre pela orao do Senhor, que continua a ser a orao fundamental (8).

I. No centro da Sagrada Escritura 2762. Depois de ter mostrado como os Salmos so o alimento principal da orao crist e convergem para as peties do Pai-nosso, Santo Agostinho conclui: Percorrei todas as oraes que existem na Sagrada Escritura; no creio que possais encontrar uma s que no esteja includa e compendiada nesta orao dominical (9). 2763. Todas as Escrituras (a Lei, os Profetas e os Salmos) se cumpriram em Cristo (10). O Evangelho esta boa-nova. O seu primeiro anncio est resumido por So Mateus no sermo da montanha (11). Ora a orao do Pai-nosso est no centro deste anncio. E neste contexto que se elucida cada uma das peties da orao legada pelo Senhor: A orao dominical a mais perfeita das oraes [...]. Nela, no s pedimos tudo quanto podemos rectamente desejar, mas tambm segundo a ordem em que convm desej-lo. De modo que esta orao, no s nos ensina a pedir, mas tambm plasma todos os nossos afectos (12). 2764. O sermo da montanha doutrina de vida e a orao dominical prece; mas num e noutra, o Esprito do Senhor d uma forma nova aos nossos desejos, a esses movimentos interiores que animam a nossa vida. Jesus ensina-nos a vida nova com as suas palavras e ensina-nos a pedi-la pela orao. Da rectido da nossa orao depender a da nossa vida n' Ele. II. A orao do Senhor 2765. A expresso tradicional orao dominical (isto , orao do Senhor) significa que a prece dirigida ao nosso Pai nos foi ensinada e legada pelo Senhor Jesus. Tal orao, que nos vem de Jesus, verdadeiramente nica: do Senhor. Efectivamente, por um lado, nas palavras desta orao o Filho nico d-nos as palavras que o Pai Lhe deu (13): Ele o mestre da nossa orao. Por outro lado, sendo o Verbo encarnado, Ele conhece no seu corao de homem as necessidades dos seus irmos e irms humanos e revela-no-las: Ele o modelo da nossa orao. 2766. Mas Jesus no nos deixa uma frmula para ser repetida maquinalmente (14). Como em toda a orao vocal, pela Palavra de Deus que o Esprito Santo ensina os filhos de Deus a orar ao seu Pai. Jesus d-nos, no somente as palavras da nossa orao filial, mas tambm, ao mesmo tempo, o Esprito pelo qual elas se tornam em ns esprito e vida (Jo 6, 63). Mais ainda: a prova e a possibilidade da nossa orao filial que o Pai enviou aos nossos coraes o Esprito do seu Filho que clama: "Abb! Pai!" (Gl 4, 6). Uma vez que a nossa orao traduz os nossos desejos diante do Pai, ainda Aquele que sonda os coraes, o Pai, que conhece o desejo do Esprito, porque de acordo com Deus que o Esprito intercede pelos santos (Rm 8, 27). A orao ao nosso Pai insere-se na misso misteriosa do Filho e do Esprito. III. A orao da Igreja 2767. Esta ddiva indissocivel das palavras do Senhor e do Esprito Santo que lhes d vida no corao dos crentes foi recebida e vivida pela Igreja desde as origens. As

primeiras comunidades rezavam a orao do Senhor trs vezes por dia (15), em vez das dezoito bnos usadas pela piedade judaica. 2768. Segundo a Tradio apostlica, a orao do Senhor est essencialmente radicada na orao litrgica: O Senhor ensina-nos a fazer a nossa orao em comum por todos os nossos irmos. Porque Ele no diz meu Pai que ests nos cus, mas sim nosso Pai, para que a nossa orao seja, numa s alma, por todo o corpo da Igreja (16). Em todas as tradies litrgicas, a orao do Senhor parte integrante das horas principais do Ofcio Divino. Mas sobretudo nos trs sacramentos da iniciao crist que o seu carcter eclesial aparece com evidncia: 2769. No Baptismo e na Confirmao, a entrega (traditio) da orao do Senhor significa o novo nascimento para a vida divina. Uma vez que a orao crist consiste em falar a Deus com a prpria Palavra de Deus, aqueles que so regenerados [...] pela palavra do Deus vivo (1 Pe 1, 23) aprendem a invocar o seu Pai com a nica palavra que Ele escuta sempre. E podem faz-lo a partir de ento, porque o selo da uno do Esprito Santo foi gravado indelevelmente no seu corao, nos seus ouvidos, nos seus lbios, em todo o seu ser filial. por isso que a maior parte dos comentrios patrsticos ao Pai-nosso so dirigidos aos catecmenos e aos nefitos. Quando a Igreja reza a orao do Senhor, sempre o povo dos recm-nascidos que ora e alcana misericrdia (17). 2770. Na liturgia eucarstica, a orao do Senhor aparece como a orao de toda a Igreja. Ali se revela o seu sentido pleno e a sua eficcia. Situada entre a anfora (orao eucarstica) e a liturgia da comunho, recapitula, por um lado, todas as peties e intercesses expressas no movimento da epiclese; e por outro, bate porta do festim do Reino que a Comunho sacramental vai antecipar. 2771. Na Eucaristia, a orao do Senhor manifesta tambm o carcter escatolgico das suas peties. a orao prpria dos ltimos tempos, dos tempos da salvao que comearam com a efuso do Esprito Santo e terminaro com o regresso do Senhor. Os pedidos que fazemos ao nosso Pai, diferentemente das oraes da Antiga Aliana, apoiam-se no mistrio da salvao j realizada, duma vez para sempre, em Cristo crucificado e ressuscitado. 2772. Desta f inabalvel brota a esperana que suscita cada uma das sete peties. Estas exprimem os gemidos do tempo presente, este tempo da pacincia e da espera, durante o qual ainda no se manifestou o que havemos de ser (1 Jo 3, 2)(18). A Eucaristia e o Pai-nosso tendem para a vinda do Senhor, at que Ele venha! (1 Cor 11, 26). Resumindo: 2773. Em resposta ao pedido dos seus discpulos (Senhor, ensina-nos a orar: Lc 11, 1), Jesus confia-lhes a orao crist fundamental do Pai-nosso.

2774. A Orao Dominical verdadeiramente o resumo de todo o Evangelho (19), a mais perfeita das oraes (20). Est no centro da Sagrada Escritura. 2775. chamada Orao Dominical, porque nos vem do Senhor Jesus, mestre e modelo da nossa orao. 2776. A Orao Dominical a orao da Igreja por excelncia. Faz parte integrante das horas principais do Ofcio Divino e dos sacramentos da iniciao crist: Baptismo, Confirmao e Eucaristia. Integrada na Eucaristia, manifesta o carcter escatolgico das suas peties, na esperana do Senhor, at que Ele venha (1 Cor 11, 26). ARTIGO 2 PAI NOSSO, QUE ESTAIS NOS CUS I. Ousar aproximar-se com toda a confiana 2777. Na liturgia romana, a assembleia eucarstica convidada a orar ao nosso Pai com ousadia filial. As liturgias orientais utilizam e desenvolvem expresses anlogas: Ousar com toda a segurana, tomai-nos dignos de. Diante da sara ardente foi dito a Moiss: No te aproximes. Descala as sandlias (Ex 3, 5). Este umbral da santidade divina, s Jesus o podia franquear, Ele que, tendo realizado a purificao dos pecados (Heb 1, 3), nos introduz perante a face do Pai: Eis-me, a mim e aos filhos que Deus Me deu! (Heb 2, 13): A conscincia que temos da nossa situao de escravos far-nos-ia sumir sob o cho, a nossa condio terrena dissolver-se-ia em p, se a autoridade do prprio Pai e o Esprito do Seu Filho no nos levasse a soltar este grito dizendo: "Deus mandou o Esprito do Seu Filho aos nossos coraes clamando Abba, Pai!" (Rm 8, 15) [...]. Quando que a fraqueza dum mortal se atreveria a chamar a Deus seu Pai, seno somente quando o ntimo do homem animado pelo poder do alto? (21). 2778. Este poder do Esprito que nos introduz na orao do Senhor expresso, nas liturgias do Oriente e do Ocidente, pela bela expresso tipicamente crist: parrsa, simplicidade sem desvio, confiana filial, segurana alegre, ousadia humilde, certeza de ser amado (22). II. Pai! 2779. Antes de fazermos nosso este primeiro impulso da orao do Senhor, convm purificar humildemente o nosso corao de certas falsas imagens deste mundo. A humildade faz-nos reconhecer que ningum conhece o Pai seno o Filho e aquele a quem o Filho Se dignar revel-Lo, quer dizer os pequeninos (Mt 11, 25-27). A purificao do corao refere-se s imagens paternas ou maternas provenientes da nossa histria pessoal e cultural, que influenciam o nosso relacionamento com Deus. que Deus, nosso Pai, transcende as categorias do mundo criado. Transpor para Ele ou contra Ele, as nossas ideias neste domnio, seria fabricar dolos, a adorar ou a derrubar. Orar ao Pai entrar no seu mistrio, tal como Ele e tal como o Filho no-Lo revelou:

A expresso Deus Pai nunca tinha sido revelada a ningum. Quando o prprio Moiss perguntou a Deus quem era, ouviu um nome diferente. A ns, este nome foi revelado no Filho; porque este nome (de Filho) implica o nome de Pai (23). 2780. Ns podemos invocar Deus como Pai, porque Ele nos foi revelado pelo seu Filho feito homem e porque o seu Esprito no-Lo faz conhecer. A relao pessoal do Filho com o Pai (24), que o homem no pode conceber nem os poderes anglicos podem entrever, eis que o Esprito do Filho nos faz participar dela, a ns que cremos que Jesus o Cristo e que nascemos de Deus (25). 2781. Quando oramos ao Pai, estamos em comunho com Ele e com o seu Filho Jesus Cristo (26). ento que O reconhecemos num encantamento sempre novo. A primeira palavra da orao do Senhor uma bno de adorao, antes de ser uma splica. Porque a glria de Deus que ns O reconheamos como Pai, Deus verdadeiro. Damos-Lhe graas por nos ter revelado o seu nome, por nos ter dado a graa de acreditar n'Ele, de sermos habitados pela sua presena. 2782. Ns podemos adorar o Pai porque Ele nos fez renascer para a sua vida adoptando-nos por seus filhos no seu Filho nico: pelo Baptismo, incorpora-nos no corpo do seu Cristo; e pela Uno do seu Esprito, que da Cabea se derrama pelos membros, faz de ns cristos: Deus, que nos predestinou para a adopo de filhos, tornou-nos conformes ao corpo glorioso de Cristo. Doravante, pois, participantes de Cristo, sois com todo o direito chamados "cristos" (27). O homem novo, que renasceu e foi restitudo ao seu Deus pela graa, comea por dizer, "Pai!", porque se tornou filho (28). 2783. Deste modo, pela orao do Senhor, ns somos revelados a ns prprios, ao mesmo tempo que nos revelado o Pai (29): homem, tu no ousavas levantar o teu rosto para o cu, baixavas os teus olhos para a terra, e de repente recebeste a graa de Cristo: todos os pecados te foram perdoados, de mau servo tornaste-te bom filho [...]. Portanto, ergue os olhos para o Pai que te resgatou pelo seu Filho e diz: Pai nosso [...]. Mas no reivindiques para ti algo de especial. S de Cristo que Ele Pai de modo especial, de todos ns Pai em comum; porque s a Ele gerou, ao passo que a ns, criou-nos. Portanto, por graa, diz tambm tu "Pai nosso", para mereceres ser filho (30). 2784. Este dom gratuito da adopo exige da nossa parte uma converso contnua e uma vida nova. Orar ao nosso Pai deve desenvolver em ns duas disposies fundamentais: O desejo e a vontade de nos parecermos com Ele. Criados sua imagem, pela graa que a semelhana nos restituda e a ela devemos corresponder. Devemos lembrar-nos de que, quando chamamos a Deus Pai nosso, temos de nos comportar como filhos de Deus (31). Vs no podeis chamar vosso Pai ao Deus de toda a bondade se conservardes um corao cruel e desumano; porque, nesse caso, j no tendes a marca da bondade do Pai

celeste (32). Devemos contemplar incessantemente a beleza do Pai e impregnar dela a nossa alma (33) 2785. Um corao humilde e confiante que nos faa voltar ao estado de crianas (Mt 18, 3): porque aos pequeninos que o Pai Se revela (Mt 11, 25): um estado que se forma contemplando a Deus somente, com o ardor da caridade. Nele, a alma funde-se e abisma-se em santa dileco e trata com Deus como com o seu prprio Pai, muito familiarmente, numa ternura de piedade muito particular (34). Pai nosso que haver de mais querido para os filhos do que o pai? Este nome suscita em ns ao mesmo tempo o amor, o afecto na orao, [...] e tambm a esperana de obter o que vamos pedir [...]. De facto, que pode Ele recusar splica dos seus filhos, quando j previamente lhes permitiu que fossem filhos seus? (35). III. Pai nosso 2786. Pai nosso refere-se a Deus. Pela nossa parte, o adjectivo nosso no exprime uma posse, mas sim uma relao totalmente nova com Deus. 2787. Quando dizemos Pai nosso, reconhecemos, antes de mais nada, que todas as suas promessas de amor, anunciadas pelos profetas, se cumpriram na Nova e eterna Aliana no seu Cristo: ns tornmo-nos o seu povo e Ele doravante o nosso Deus. Esta relao nova uma pertena mtua, dada gratuitamente: por amor e fidelidade (36) que temos de responder graa e verdade que nos foram dadas em Cristo Jesus (37). 2788. Uma vez que a orao do Senhor a do seu povo nos ltimos tempos, este nosso exprime tambm a certeza da nossa esperana na ltima promessa de Deus: na Jerusalm nova, Ele dir ao vencedor: Eu serei o seu Deus e ele ser o meu Filho (Ap 21, 7). 2789. Rezando ao nosso Pai, ao Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que ns nos dirigimos pessoalmente. No dividimos a divindade, pois que o Pai a sua fonte e origem, mas confessamos desse modo que o Filho por Ele gerado eternamente e que d'Ele procede o Esprito Santo. Tambm no confundimos as Pessoas, pois confessamos que a nossa comunho com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo no seu nico Esprito Santo. A Santssima Trindade consubstancial e indivisvel. Quando rezamos ao Pai, adoramo-Lo e glorificamo-Lo com o Filho e o Esprito Santo. 2790. Gramaticalmente, nosso qualifica uma realidade comum a vrios. H um s Deus, que reconhecido como Pai por aqueles que, pela f no seu Filho nico, renasceram d'Ele pela gua e pelo Esprito (38). A Igreja esta nova comunho de Deus com os homens; unida ao Filho nico, que se tornou o primognito de muitos irmos (Rm 8, 29), ela est em comunho com um s e mesmo Pai, num s e mesmo Esprito Santo (39). Ao rezar Pai nosso, cada baptizado reza nesta comunho: A multido dos que haviam abraado a f tinha um s corao e uma s alma (Act 4, 32).

2791. por isso que, apesar das divises dos cristos, a orao ao nosso Pai continua a ser um bem comum e um apelo premente para todos os baptizados. Em comunho pela f em Cristo e pelo Baptismo, eles devem participar na orao de Jesus pela unidade dos seus discpulos (40). 2792. Por fim, se rezamos em verdade o Pai-nosso, samos do individualismo, pois o Amor que ns acolhemos dele nos liberta. O nosso do princpio da orao do Senhor, tal como o nos das quatro ltimas peties, no exclusivo de ningum. Para que seja dito em verdade (41), as nossas divises e oposies tm de ser superadas. 2793. Os baptizados no podem dizer Pai nosso, sem levar at junto d'Ele todos aqueles por quem Ele deu o seu Filho bem-amado. O amor de Deus sem fronteiras; a nossa orao deve s-lo tambm (42). Rezar Pai nosso abre-nos s dimenses do seu amor manifestado em Cristo: orar com e por todos os homens que ainda O no conhecem, para que sejam reunidos na unidade (43). Este cuidado divino por todos os homens e por toda a criao animou todos os grandes orantes; deve tambm dilatar a nossa orao num amor sem limites, quando ousamos dizer: Pai nosso. IV. Que estais nos cus 2794. Esta expresso bblica no significa um lugar (o espao), mas um modo de ser; no o distanciamento de Deus, mas a sua majestade. O nosso Pai no est algures, est para alm de tudo o que podemos conceber da sua santidade. E por ser trs vezes santo que Ele est mesmo junto do corao humilde e contrito: com razo que estas palavras: "Pai nosso que estais nos cus" se referem ao corao dos justos, nos quais Deus habita como em seu templo. Por isso, tambm aquele que ora h-de desejar ver morar em si Aquele a quem invoca (44). Os "cus" tambm poderiam muito bem ser aqueles que trazem em si a imagem do mundo celeste e em quem Deus mora e passeia (45). 2795. O smbolo dos cus remete-nos para o mistrio da Aliana que ns vivemos, quando rezamos ao Pai. Ele est nos cus: a sua morada. A casa do Pai , pois, a nossa ptria. Foi da terra da Aliana que o pecado nos exilou (46), e para o Pai, para o cu, que a converso do corao nos faz voltar (47). Ora, foi em Cristo que o cu e a terra se reconciliaram (48), porque o Filho desceu do cu, sozinho, e para l nos faz subir juntamente consigo, pela sua cruz, ressurreio e ascenso (49). 2796. Quando a Igreja reza Pai nosso que estais nos cus, professa que somos o povo de Deus j sentado nos cus em Cristo Jesus (50) escondidos com Cristo em Deus (51) e que, ao mesmo tempo, gememos nesta tenda, ansiando por revestir-nos da nossa habitao celeste (2 Cor 5, 2) (52): Os cristos esto na carne, mas no vivem segundo a carne. Passam a vida na terra, mas so cidados do cu (53). Resumindo: 2797. A confiana simples e fiel, a segurana humilde e alegre so as disposies que convm a quem reza o Pai-Nosso.

2798. Podemos invocar Deus como Pai, porque no-Lo revelou o Filho de Deus feito homem, em quem, pelo Baptismo, somos incorporados e adoptados como filhos de Deus. 2799. A orao do Senhor pe-nos em comunho com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. E, ao mesmo tempo, revela-nos a ns mesmos (54). 2800. Rezar ao nosso Pai deve fazer crescer em ns a vontade de nos parecermos com Ele e criar em ns um corao humilde e confiante. 2801. Ao dizermos Pai nosso, invocamos a Nova Aliana em Jesus Cristo, a comunho com a Santssima Trindade e a caridade divina que, atravs da Igreja, se estende s dimenses do mundo. 2802. A expresso que estais nos cus no designa um lugar, mas sim a majestade de Deus e a sua presena no corao dos justos. O cu, a Casa do Pai, constitui a verdadeira ptria, para onde caminhamos e qual desde j pertencemos. ARTIGO 3 AS SETE PETIES 2803. Depois de nos termos posto na presena de Deus nosso Pai para O adorarmos, amarmos e bendizermos, o Esprito filial faz brotar dos nossos coraes sete peties, que so sete bnos. As trs primeiras, mais teologais, atraem-nos para a glria do Pai; as quatro ltimas, como caminhos para Ele, expem a nossa misria sua graa. Abismo atrai abismo (Sl 42, 8). 2804. O primeiro conjunto leva-nos at Ele, para Ele: o vosso nome, o vosso Reino, a vossa vontade! prprio do amor pensar, em primeiro lugar, n' Aquele que amamos. Em cada um dos trs pedidos, ns no nos nomeamos, mas o que nos move o desejo ardente, mesmo a nsia do Filho bem-amado pela glria de seu Pai (55): Santificado seja [...]. Venha [...]. Seja feita.... Estas trs splicas j foram atendidas no sacrifcio de Cristo salvador, mas agora esto orientadas, na esperana, para o seu cumprimento final, enquanto Deus ainda no tudo em todos (56). 2805. O segundo conjunto de peties segue a dinmica de certas epicleses eucarsticas: oferenda das nossas expectativas e atrai o olhar do Pai das misericrdias. Parte de ns e diz-nos respeito j agora, neste mundo: Dai-nos [...], perdoai-nos [...], no nos deixeis [...], livrai-nos.... A quarta e quinta peties dizem respeito nossa vida, como tal, quer para a alimentar, quer para a curar do pecado. As duas ltimas dizem respeito ao nosso combate pela vitria da vida, que o prprio combate da orao. 2806. Pelas trs primeiras peties, somos confirmados na f, repletos de esperana e abrasados pela caridade. Criaturas e, para alm disso, pecadores, devemos pedir por ns um ns medida do mundo e da histria que entregamos ao amor sem medida do nosso Deus. Pois pelo nome do seu Cristo e pelo Reino do seu Esprito Santo que o nosso Pai realiza o seu desgnio de salvao para ns e para todo o mundo. I. Santificado seja o vosso nome

2807. A palavra santificar deve ser entendida, aqui, antes de mais, no no seu sentido causativo (s Deus santifica, torna santo), mas sobretudo num sentido estimativo: reconhecer como santo, tratar de um modo santo. assim que, na adorao, esta invocao por vezes entendida como louvor e aco de graas (57). Mas esta petio -nos ensinada por Jesus na forma optativa: um pedido, um desejo, e expectativa na qual Deus e o homem esto empenhados. Desde a primeira petio ao nosso Pai, mergulhamos no mistrio ntimo da sua divindade e no drama da salvao da nossa humanidade. Pedir-Lhe que o seu nome seja santificado envolvermo-nos no desgnio benevolente que Ele de antemo formou a nosso respeito (Ef 1, 9), para que sejamos santos e imaculados diante d'Ele, no amor (Ef 1, 4). 2808. Nos momentos decisivos da sua economia, Deus revela o seu nome; mas revela-o realizando a sua obra. Ora esta obra s se realiza, para ns e em ns, se o seu nome for santificado por ns e em ns. 2809. A santidade de Deus o foco inacessvel do seu mistrio eterno. Ao que dela se manifestou na criao e na histria, a Escritura chama Glria, a irradiao da sua majestade (58). Ao fazer o homem sua imagem e semelhana (Gn 1, 26), Deus coroa-o de glria (59), mas, ao pecar, o homem privado da glria de Deus (60). Desde ento, Deus vai manifestar a sua santidade revelando e dando o seu nome, para restaurar o homem imagem do seu Criador (Cl 3, 10). 2810. Na promessa feita a Abrao e no juramento que a acompanha (61), Deus compromete-Se a Si mesmo, mas sem revelar o seu nome. a Moiss que comea a revel-Lo (62), e manifesta-O aos olhos de todo o povo salvando-o dos Egpcios: revestiu-Se de glria (Ex 15, 1). A partir da Aliana do Sinai, este povo seu e deve ser uma nao santa (ou consagrada; em hebreu a mesma palavra) (63), porque o nome de Deus habita nela. 2811. Ora, apesar da Lei santa que o Deus santo lhe deu e tornou a dar (64), e muito embora o Senhor, por respeito pelo seu nome, usasse de pacincia, o povo desviou-se do Santo de Israel e profanou o seu nome entre as naes (65). Por isso, os justos da Antiga Aliana, os pobres retornados do exlio e os profetas arderam de paixo pelo Nome. 2812. Finalmente, em Jesus que o nome do Deus santo nos revelado e dado, na carne, como salvador (66): revelado pelo que Ele , pela sua Palavra e pelo seu sacrifcio (67). o corao da sua orao sacerdotal: Pai santo, [...] por eles Eu me consagro para que tambm eles sejam consagrados na verdade (Jo 17, 19). Porque Ele prprio santifica o seu nome (68), que Jesus nos manifesta o nome do Pai (69). No termo da sua Pscoa que o Pai Lhe d ento o nome que est acima de todo o nome: Jesus Senhor para glria de Deus Pai (70). 2813. Na gua do Baptismo, ns fomos purificados, santificados, justificados pelo nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Esprito do nosso Deus (1 Cor 6, 11). Em toda a nossa vida, o nosso Pai chama-nos santidade (1 Ts 4, 7) e, uma vez que por Ele que ns estamos em Cristo Jesus, o qual Se tornou para ns [...] santidade (1 Cor 1, 30), interessa sua glria e nossa vida que o seu nome seja santificado em ns e por ns. Tal a urgncia da nossa primeira petio.

Por quem poderia Deus ser santificado se Ele prprio quem santifica? Mas porque Ele mesmo disse: "sede santos, porque Eu sou santo" (Lv 14, 44), ns que fomos santificados no Baptismo, pedimos e rogamos para perseverar no que comemos a ser. E isso ns o pedimos todos os dias. Precisamos de uma santificao quotidiana para que, incorrendo em faltas todos os dias, todos os dias sejamos delas purificados por uma santificao assdua [...] Portanto, oramos para que esta santificao permanea em ns (71). 2814. Depende inseparavelmente da nossa vida e da nossa orao que o seu nome seja santificado entre as naes: Pedimos a Deus que o seu nome seja santificado, porque pela santidade que Ele salva e santifica toda a criao. [...] Este o nome que d a salvao ao mundo perdido. Mas ns pedimos que este nome de Deus seja santificado em ns pela nossa actuao. Porque se ns agirmos bem, o nome de Deus bendito; mas blasfemado se agirmos mal. Escuta o que diz o Apstolo: "O nome de Deus blasfemado entre as naes, por causa de vs" (Rm 2, 24) 72. Ns, portanto, pedimos para merecermos ter nos nossos costumes tanta santidade, quanto santo o nome de Deus (73). Quando dizemos: "Santificado seja o vosso nome", pedimos que ele seja santificado em ns que estamos n'Ele, mas tambm nos outros, por quem a graa de Deus ainda est espera, para nos conformarmos com o preceito que nos obriga a orar por todos, mesmo pelos nossos inimigos. por isso que ns no dizemos expressamente: santificado seja o vosso nome "em ns", porque pedimos que o seja em todos os homens (74). 2815. Esta petio, que as inclui todas, atendida pela orao de Cristo, como as restantes seis peties que se seguem. A orao que fazemos ao nosso Pai nossa, se for rezada em nome de Jesus (75). Na sua orao sacerdotal, Jesus pede: Pai santo, guarda em teu nome aqueles que Me deste (Jo 17, 11). II. Venha a ns o vosso Reino 2816. No Novo Testamento, a mesma palavra basileia pode traduzir-se por realeza (nome abstracto), reino (nome concreto) ou reinado (nome de aco). O Reino de Deus est diante de ns. Aproximou-se no Verbo encarnado, foi anunciado atravs de todo o Evangelho, veio na morte e ressurreio de Cristo. O Reino de Deus vem desde a santa ceia e, na Eucaristia, est no meio de ns. O Reino vir na glria, quando Cristo o entregar a seu Pai: mesmo possvel [...] que o Reino de Deus signifique o prprio Cristo, a Quem todos os dias desejamos que venha e cuja Vinda queremos que acontea depressa. Do mesmo modo que Ele a nossa ressurreio, pois n'Ele ressuscitamos, assim tambm pode ser Ele prprio o Reino de Deus, porque n'Ele reinaremos (76). 2817. Esta petio o Marana Tha, o clamor do Esprito e da esposa: Vem, Senhor Jesus!: Mesmo que esta orao no nos tivesse imposto o dever de pedir a vinda deste Reino, teramos espontaneamente soltado este grito, com pressa de irmos abraar o objecto das

nossas esperanas. As almas dos mrtires, sob o altar de Deus, invocam o Senhor com grandes gritos: "At quando, Senhor, at quando tardars em pedir contas do nosso sangue aos habitantes da terra?" (Ap 6, 10). Eles devem, com efeito, alcanar justia, no fim dos tempos. Apressa, portanto, Senhor, a vinda do Teu Reino! (77). 2818. Na orao do Senhor, trata-se principalmente da vinda final do Reino de Deus pelo regresso de Cristo (78). Mas este desejo no distrai a Igreja da sua misso neste mundo, antes a empenha nela. Porque, desde o Pentecostes, a vinda do Reino obra do Esprito do Senhor, para continuar a sua obra no mundo e consumar toda a santificao (79). 2819. O Reino de Deus [...] justia, paz e alegria no Esprito Santo (Rm 14, 17). Os ltimos tempos em que nos encontramos so os da efuso do Esprito Santo. Trava-se desde ento um combate decisivo entre a carne e o Esprito (80): S um corao puro pode dizer com confiana: "Venha a ns o vosso Reino". preciso ter passado pela escola de Paulo para dizer: "Que o pecado deixe de reinar no vosso corpo mortal" (Rm 6, 12). Quem se conserva puro nos seus actos, pensamentos e palavras que pode dizer a Deus: "Venha a ns o vosso Reino!" (81). 2820. Discernindo segundo o Esprito, os cristos devem distinguir entre o crescimento do Reino de Deus e o progresso da cultura e da sociedade em que esto inseridos. Esta distino no uma separao. A vocao do homem para a vida eterna no suprime, antes refora, o seu dever de aplicar as energias e os meios recebidos do Criador no servio da justia e da paz neste mundo (82). 2821. Esta petio feita e atendida na orao de Jesus (83), presente e eficaz na Eucaristia; ela produz o seu fruto na vida nova segundo as bem-aventuranas (84). III. Seja feita a vossa vontade assim na terra como no cu 2822. vontade do nosso Pai que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Tm 2, 3-4). Ele usa de pacincia [...], no querendo que ningum se perca (2 Pe 3, 9) (85). O seu mandamento, que resume todos os outros e nos diz toda a sua vontade, que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou (86). 2823. Ele manifestou-nos o mistrio da sua vontade, segundo o beneplcito que nele de antemo estabeleceu [...]: instaurar todas as coisas em Cristo [...]. Foi n'Ele tambm que fomos escolhidos como sua herana, predestinados de acordo com o desgnio daquele que tudo opera de acordo com a deciso da sua vontade (Ef 1, 9-11). Ns pedimos com empenho que este plano benevolente se realize por completo na terra, como j se cumpre no cu. 2824. Foi em Cristo e pela sua vontade humana que a vontade do Pai se cumpriu perfeitamente e duma vez para sempre. Ao entrar neste mundo, Jesus disse: Eu venho, [...] Deus, para fazer a tua vontade (Heb 10, 7) (87). S Jesus pode dizer: Fao sempre o que do seu agrado (Jo 8, 29). Na orao da sua agonia, Ele conforma-Se totalmente com esta vontade: No se faa a minha vontade, mas a tua (Lc 22, 42) (88). Eis por que Jesus Se entregou pelos nossos pecados [...] consoante a vontade de

Deus (Gl 1, 4). Em virtude dessa mesma vontade que ns fomos santificados, pela oferenda do corpo de Jesus Cristo (Heb 10, 10). 2825. Jesus, apesar de ser Filho, aprendeu, por aquilo que sofreu, o que obedecer (Heb 5, 8). Com quanto mais razo ns, criaturas e pecadores, que n'Ele nos tornamos filhos de adopo! Ns pedimos ao nosso Pai que una a nossa vontade do seu Filho, para que se cumpra a vontade d'Ele, o seu plano de salvao para a vida do mundo. Somos radicalmente impotentes para tal, mas unidos a Jesus e com o poder do seu Esprito Santo, podemos entregar-Lhe a nossa vontade e decidir escolher o que o seu Filho sempre escolheu: fazer o que do agrado do Pai (89): Aderindo a Cristo, podemos tornar-nos um s esprito com Ele e assim cumprir a sua vontade; desse modo, ela ser feita na terra como no cu (90). Considerai como Jesus Cristo nos ensina a ser humildes, fazendo-nos ver que a nossa virtude no depende s do nosso trabalho, mas da graa de Deus. Aqui, Ele ordena a todo o fiel que ora a fazlo de modo universal, por toda a terra. Porque no diz "seja feita a vossa vontade" em mim ou em vs, mas "em toda a terra": para que dela seja banido o erro e nela reine a verdade, o vcio seja destrudo e a virtude refloresa, e para que a terra deixe de ser diferente do cu (91). 2826. pela orao que podemos discernir qual a vontade de Deus (92) e obter perseverana para a cumprir (93). Jesus ensina-nos que se entra no Reino dos cus, no por palavras, mas fazendo a vontade do meu Pai que est nos cus (Mt 7, 21). 2827. Se algum honrar a Deus e cumprir a sua vontade, Ele o atende (Jo 9, 31) (94). Tal o poder da orao da Igreja feita em nome do seu Senhor, sobretudo na Eucaristia; ela comunho de intercesso com a santssima Me de Deus (95) e com todos os santos que foram agradveis ao Senhor por no terem querido seno a sua vontade: Podemos ainda, sem trair a verdade, traduzir estas palavras: "seja feita a vossa vontade assim na terra como no cu" por estoutras: na Igreja como em nosso Senhor Jesus Cristo; na esposa que Lhe foi desposada, como no esposo que cumpriu a vontade do Pai (96). IV. O po nosso de cada dia nos dai hoje 2828. Dai-nos: como bela a confiana dos filhos, que tudo esperam do Pai! Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e chover sobre justos e injustos (Mt 5, 45); d a todos os seres vivos de comer a seu tempo (Sl 104, 27). Jesus quem nos ensina esta petio que, de facto, glorifica o nosso Pai porque o reconhecimento de quanto Ele bom, acima de toda a bondade. 2829. Dai-nos tambm expresso da Aliana: ns somos d'Ele e Ele nosso, para ns. Mas este ns reconhece-O tambm como Pai de todos os homens, e ns pedimos-Lhe por todos, solidrios com as suas necessidades e os seus sofrimentos. 2830. O po nosso. O Pai que nos d a vida no pode deixar de nos dar o alimento necessrio para a vida e todos os bens convenientes, materiais e espirituais. No sermo da montanha, Jesus insiste nesta confiana filial que coopera com a providncia do nosso Pai (97). No nos incita a qualquer espcie de passividade (98), mas quer

libertar-nos de toda a inquietao ansiosa e de qualquer preocupao. Assim o abandono filial dos filhos de Deus: queles que procuram o Reino e a justia de Deus, Ele promete dar tudo por acrscimo. Com efeito, tudo pertence a Deus: nada faltar quele que possui a Deus se ele prprio no faltar a Deus(99). 2831. Mas a presena daqueles que tm fome por falta de po revela outra profundidade desta petio. O drama da fome no mundo chama os cristos que oram com sinceridade a assumir uma responsabilidade efectiva em relao aos seus irmos, tanto nos seus comportamentos pessoais como na solidariedade para com a famlia humana. Esta petio da orao do Senhor no pode ser isolada das parbolas do pobre Lzaro (100) e do Juzo final (101). 2832. Tal como o fermento na massa, a novidade do Reino deve levedar a terra com o Esprito de Cristo (102). H-de manifestar-se pela instaurao da justia nas relaes pessoais e sociais, econmicas e internacionais, sem nunca esquecer que no h nenhuma estrutura justa sem homens que queiram ser justos. 2833. Trata-se do nosso po, de um para muitos. A pobreza das bemaventuranas a virtude da partilha. Ela convida a comunicar e a partilhar os bens materiais e espirituais, no por coaco, mas por amor, para que a abundncia de uns remedeie s necessidades dos outros (103). 2834. Ora e trabalha (104). Orai como se tudo dependesse de Deus, e trabalhai como se tudo dependesse de vs (105). Tendo ns feito o nosso trabalho, o alimento continua a ser uma ddiva do nosso Pai; bom pedir-Lho dando-Lhe graas por ele. Tal o sentido da bno da mesa numa famlia crist. 2835. Esta petio e a responsabilidade que comporta valem tambm para outra fome de que os homens morrem: O homem no vive s de po, mas de toda a palavra que sai da boca do Deus (Mt 4, 4) (106), quer dizer, da sua Palavra e do seu Sopro. Os cristos devem mobilizar todos os esforos para anunciar o Evangelho aos pobres. H uma fome na terra que no fome de po nem sede de gua, mas de ouvir a Palavra do Senhor (Am 8, 11). por isso que o sentido especificamente cristo desta quarta petio tem a ver com o Po da Vida: a Palavra de Deus, que deve ser acolhida na f, e o corpo de Cristo, recebido na Eucaristia (107). 2836. Hoje outra expresso de confiana. o Senhor que no-la ensina (108); a nossa presuno no poderia invent-la. Tratando-se sobretudo da sua Palavra e do corpo do seu Filho, este hoje no somente o do nosso tempo mortal: o Hoje de Deus: Se em cada dia recebes o po, cada dia hoje para ti. Se Cristo para ti hoje, todos os dias Ele ressuscita para ti. Como isso? "Tu s o Meu Filho, Eu hoje Te gerei" (Sl 2, 7). Hoje quer dizer: quando Cristo ressuscita (109). 2837. De cada dia. Esta palavra epiosios no usada em mais lado nenhum no Novo Testamento. Tomada num sentido temporal, uma repetio pedaggica do hoje (110) para nos confirmar numa confiana sem reservas. Tomada no sentido

qualitativo, significa o necessrio para a vida e, de um modo mais abrangente, todo o bem suficiente para a subsistncia (111). Tomada letra (epiosios, sobresubstancial), designa directamente o Po da Vida, o corpo de Cristo, remdio de imortalidade (112), sem o qual no temos a vida em ns (113). Enfim, ligado ao antecedente, evidente o sentido celestial: este dia o do Senhor, o do banquete do Reino, antecipado na Eucaristia que j o antegozo do Reino que vem. por isso conveniente que a liturgia Eucarstica seja celebrada em cada dia. A Eucaristia o nosso po de cada dia [...]. A virtude prpria deste alimento a de realizar a unidade a fim de que, reunidos no corpo de Cristo, tornados seus membros, sejamos o que recebemos. [...] E tambm so po de cada dia as leituras que em cada dia ouvis na igreja; e os hinos que escutais e cantais, so po de cada dia. Estes so os mantimentos necessrios para a nossa peregrinao (114). O Pai celeste exorta-nos a pedir, como filhos do cu, o Po celeste (115). Cristo Ele mesmo o Po que, semeado na Virgem, levedado na carne, amassado na paixo, cozido no forno do sepulcro, guardado em reserva na Igreja, levado aos altares, fornece cada dia aos fiis um alimento celeste (116). V. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido 2838. Esta petio surpreendente. Se comportasse somente o primeiro membro da frase Perdoai-nos as nossas ofensas poderia estar includa implicitamente nas trs primeiras peties da orao do Senhor, pois que o sacrifcio de Cristo para a remisso dos pecados. Mas, de acordo com o segundo membro da frase, a nossa petio no ser atendida sem que primeiro tenhamos satisfeito uma exigncia. uma petio voltada para o futuro e a nossa resposta deve t-la precedido; liga-as uma expresso: assim como. PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS... 2839. Comemos a orar ao nosso Pai com um sentimento de audaciosa confiana. Suplicando-Lhe que o seu nome seja santificado, pedimos-Lhe para sermos cada vez mais santificados. Mas, apesar de revestidos da veste baptismal, no deixmos de pecar, de nos desviar de Deus. Agora, nesta nova petio, voltamos para Ele, como o filho prdigo (117), e reconhecemo-nos pecadores na sua presena, como o publicano (118). A nossa petio comea por uma confisso na qual, ao mesmo tempo, confessamos a nossa misria e a sua misericrdia. A nossa esperana firme, pois que em seu Filho ns temos a redeno, a remisso dos nossos pecados (Cl 1, 14) (119). E encontramos nos sacramentos da sua Igreja o sinal eficaz e indubitvel do seu perdo (120). 2840. Ora, e isso temvel, esta onda de misericrdia no pode penetrar nos nossos coraes enquanto no tivermos perdoado queles que nos ofenderam. O amor, como o corpo de Cristo, indivisvel: ns no podemos amar a Deus, a quem no vemos, se no amarmos o irmo ou a irm, que vemos (121). Recusando perdoar aos nossos irmos ou irms, o nosso corao fecha-se, a sua dureza torna-o impermevel ao amor misericordioso do Pai. Na confisso do nosso pecado, o nosso corao abre-se sua graa.

2841. Esta petio to importante que a nica na qual o Senhor volta a insistir, desenvolvendo-a no sermo da montanha (122). Esta exigncia crucial do mistrio da Aliana impossvel para o homem. Mas a Deus tudo possvel (Mt 19, 26). ASSIM COMO NS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO 2842. Este como no nico no ensinamento de Jesus. Sede perfeitos como o vosso Pai celeste perfeito (Mt 5, 48); sede misericordiosos como o vosso Pai misericordioso (Lc 6, 36); dou-vos um mandamento novo: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei (Jo 13, 34). Observar o mandamento do Senhor impossvel, quando se trata de imitar, do exterior, o modelo divino. Trata-se duma participao vital, vinda do fundo do corao, na santidade, na misericrdia e no amor do nosso Deus. S o Esprito, que nossa vida (Gl 5, 25), pode fazer nossos os mesmos sentimentos que existiram em Cristo Jesus (123). Ento, a unidade do perdo torna-se possvel, perdoando-nos mutuamente como Deus nos perdoou em Cristo (Ef 4, 32). 2843. Assim ganham vida as palavras do Senhor sobre o perdo, sobre este amor que ama at ao extremo do amor (124). A parbola do servo desapiedado, que conclui o ensinamento do Senhor sobre a comunho eclesial (125), termina com estas palavras: Assim proceder convosco o meu Pai celeste, se cada um de vs no perdoar a seu irmo do fundo do corao. a, de facto, no fundo do corao, que tudo se ata e desata. No est no nosso poder deixar de sentir e esquecer a ofensa; mas o corao que se entrega ao Esprito Santo muda a ferida em compaixo e purifica a memria, transformando a ofensa em intercesso. 2844. A orao crist vai at ao perdo dos inimigos (126). Transfigura o discpulo, configurando-o com o seu Mestre. O perdo o cume da orao crist; o dom da orao s pode ser recebido num corao em sintonia com a compaixo divina. O perdo testemunha tambm que, no nosso mundo, o amor mais forte que o pecado. Os mrtires de ontem e de hoje do este testemunho de Jesus. O perdo a condio fundamental da reconciliao (127) dos filhos de Deus com o seu Pai e dos homens entre si (128). 2845. No h limite nem medida para este perdo essencialmente divino (129). Quando se trata de ofensas (de pecados, segundo Lc 11, 4, ou de dvidas segundo Mt 6, 12), de facto ns somos sempre devedores: No devais a ningum coisa alguma, a no ser o amor de uns para com os outros (Rm 13, 8). A comunho da Santssima Trindade a fonte e o critrio da verdade de toda a relao (130). E vivida na orao, sobretudo na Eucaristia (131): Deus no aceita o sacrifcio do dissidente e manda-o retirar-se do altar e reconciliar-se primeiro com o irmo: s com oraes pacficas se podem fazer as pazes com Deus. O maior sacrifcio para Deus a nossa paz, a concrdia fraterna e um povo reunido na unidade do Pai e do Filho e do Esprito Santo (132). VI. No nos deixeis cair em tentao 2846. Esta petio atinge a raiz da precedente, porque os nossos pecados so fruto do consentimento na tentao. Ns pedimos ao nosso Pai que no nos deixe cair na tentao. Traduzir numa s palavra o termo grego difcil. Significa no permitas que

entre em (133), no nos deixes sucumbir tentao. Deus no tentado pelo mal, nem tenta ningum (Tg 1, 13). Pelo contrrio, Ele quer livrar-nos do mal. O que Lhe pedimos que no nos deixe seguir pelo caminho que conduz ao pecado. Ns andamos empenhados no combate entre a carne e o Esprito. Esta petio implora o Esprito de discernimento e de fortaleza. 2847. O Esprito Santo permite-nos discernir entre a provao, necessria ao crescimento do homem interior (134) em vista duma virtude comprovada (135) e a tentao que conduz ao pecado e morte (136). Devemos tambm distinguir entre ser tentado e consentir na tentao. Finalmente, o discernimento desmascara a mentira da tentao: aparentemente, o seu objecto bom, agradvel vista, desejvel (Gn 3, 6), quando, na realidade, o seu fruto a morte. Deus no quer impor o bem, quer seres livres [...]. Para alguma coisa serve a tentao. Ningum, seno Deus, sabe o que a nossa alma recebeu de Deus, nem ns prprios. Mas a tentao manifesta-o para nos ensinar a conhecermo-nos e desse modo descobrir a nossa misria e obrigar-nos a dar graas pelos bens que a tentao nos manifestou (137). 2848. No entrar em tentao implica uma deciso do corao: Onde estiver o teu tesouro, a estar tambm o teu corao [...] Ningum pode servir a dois senhores (Mt 6, 21, 24). Se vivemos pelo Esprito, caminhemos tambm segundo o Esprito (Gl 5, 25). neste consentimento ao Esprito Santo que o Pai nos d a fora. No vos surpreendeu nenhuma tentao que tivesse ultrapassado a medida humana. Deus fiel e no permitir que sejais tentados acima das vossas foras, mas, com a tentao, vos dar os meios de sair dela e a fora para a suportar (1 Cor 10, 13). 2849. Ora um tal combate e uma tal vitria s so possveis pela orao. Foi pela orao que Jesus venceu o Tentador desde o princpio (138) e no ltimo combate da sua agonia (139). Foi ao seu combate e sua agonia que Cristo nos uniu nesta petio ao nosso Pai. A vigilncia do corao lembrada com insistncia (140) em comunho com a sua. A vigilncia a guarda do corao e Jesus pede ao Pai que nos guarde em seu nome (141). O Esprito Santo procura incessantemente despertar-nos para esta vigilncia (142). Esta petio adquire todo o seu sentido dramtico, quando relacionada com a tentao final do nosso combate na terra: ela pede a perseverana final. Olhai que vou chegar como um ladro: feliz de quem estiver vigilante! (Ap 16, 15). VII. Mas livrai-nos do Mal 2850. A ltima petio ao nosso Pai tambm est includa na orao de Jesus: No peo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno (Jo 17, 15). Ela diz-nos respeito, a cada um pessoalmente, mas somos sempre ns que rezamos, em comunho com toda a Igreja, pela libertao de toda a famlia humana. A orao do Senhor no cessa de nos abrir s dimenses da economia da salvao. A nossa interdependncia no drama do pecado e da morte transforma-se em solidariedade no corpo de Cristo, em comunho dos santos (143). 2851. Nesta petio, o Mal no uma abstraco, mas designa uma pessoa, Satans, o Maligno, o anjo que se ope a Deus. O Diabo (dia-bolos) aquele que se atravessa no desgnio de Deus e na sua obra de salvao realizada em Cristo.

2852. Assassino desde o princpio, [...] mentiroso e pai da mentira (Jo 8, 44), Satans, que seduz o universo inteiro (Ap 12, 9), foi por ele que o pecado e a morte entraram no mundo, e pela sua derrota definitiva que toda a criao ser liberta do pecado e da morte (144). Sabemos que ningum que nasceu de Deus peca, porque o preserva Aquele que foi gerado por Deus, e o Maligno, assim, no o atinge. Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro est sujeito ao Maligno (1 Jo 5, 18-19): O Senhor, que tirou o vosso pecado e perdoou as vossas faltas, tem poder para vos proteger e guardar contra as insdias do Diabo que vos combate, para que no vos surpreenda o inimigo que tem o hbito de engendrar a culpa. Mas quem a Deus se entrega no tem medo do Diabo. Porque "se Deus est por ns, quem contra ns?" (Rm 8, 31) (145). 2853. A vitria sobre o prncipe deste mundo (146) foi alcanada, duma vez para sempre, na Hora em que Jesus livremente Se entregou morte para nos dar a sua vida. Foi o julgamento deste mundo, e o prncipe deste mundo foi lanado fora (147). Ps-se a perseguir a Mulher(Ap 12, 13) (148), mas no logrou alcan-la: a nova Eva, cheia da graa do Esprito Santo, foi preservada do pecado e da corrupo da morte (Imaculada Conceio e Assuno da santssima Me de Deus, Maria, sempre Virgem). Ento, furioso contra a Mulher, foi fazer guerra contra o resto da sua descendncia (Ap 12, 17). Eis porque o Esprito e a Igreja rogam: Vem, Senhor Jesus! (Ap 22, 17.20), j que a sua vinda nos libertar do Maligno. 2854. Ao pedirmos para sermos libertados do Maligno, pedimos igualmente para sermos livres de todos os males, presentes, passados e futuros, dos quais ele autor ou instigador. Nesta ltima petio, a Igreja leva presena do Pai toda a desolao do mundo. Com a libertao dos males que pesam sobre a humanidade, a Igreja implora o dom precioso da paz e a graa da espera perseverante do regresso de Cristo. Orando assim, antecipa na humildade da f a recapitulao de todos e de tudo, n'Aquele que tem as chaves da morte e da morada dos mortos (Ap 1, 18), Aquele que , que era e que h-de vir, o Todo-Poderoso (Ap 1, 8) (149): Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericrdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbao, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador (150) A DOXOLOGIA FINAL 2855. A doxologia final Porque Vosso o Reino, o poder e a glria retoma, por incluso, as trs primeiras peties do Pai-nosso: a glorificao do seu nome, a vinda do seu Reino e o poder da sua vontade salvfica. Mas esta repetio faz-se agora sob a forma de aco de graas, como na liturgia celeste (151). O prncipe deste mundo tinhase atribudo mentirosamente este trs ttulos de realeza, de poder e de glria (152). Cristo, o Senhor, restitui-os ao seu e nosso Pai, at que Ele Lhe entregue o Reino, quando estiver definitivamente consumado o mistrio da salvao e Deus for tudo em todos (153). 2856. Depois, acabada a orao, dizes: men, subscrevendo com esta palavra, que significa Assim seja (154), o contedo desta orao que Deus nos ensinou (155).

Resumindo: 2857. No Pai-nosso, as trs primeiras peties tm por objecto a glria do Pai: a santificao do Nome, a vinda do Reino e o cumprimento da divina vontade. As outras quatro peties apresentam-Lhe os nossos desejos: pedidos concernentes nossa vida para a alimentar ou para a curar do pecado, ou relativos ao nosso combate para a vitria do Bem sobre o Mal. 2858. Ao pedirmos: santificado seja o vosso nome, entramos no desgnio de Deus, que a santificao do seu nome revelado a Moiss e depois em Jesus por ns e em ns, bem como em todas as naes e em cada homem. 2859. Na segunda petio, a Igreja tem em vista principalmente o regresso de Cristo e a vinda final do reinado de Deus. Reza tambm pelo crescimento do Reino de Deus no hoje das nossas vidas. 2860. Na terceira petio, pedimos ao Pai que una a nossa vontade do Seu Filho para cumprir o seu desgnio de salvao na vida do mundo. 2861. Na quarta petio, ao dizer dai-nos, exprimimos, em comunho com os nossos irmos, a nossa confiana filial no nosso Pai dos cus. O po nosso designa o alimento terrestre necessrio subsistncia de ns todos, mas tambm significa o Po da Vida: a Palavra de Deus e o Corpo de Cristo. Ele recebido no Hoje de Deus, como alimento indispensvel e (sobre) substancial do banquete do Reino, antecipado na Eucaristia. 2862. A quinta petio implora para as nossas ofensas a misericrdia de Deus, a qual no pode penetrar no nosso corao sem ns termos sido capazes de perdoar aos nossos inimigos, a exemplo e com a ajuda de Cristo. 2863. Ao dizermos: no nos deixeis cair em tentao, pedimos a Deus que no permita que enveredemos pelo caminho que conduz ao pecado. Esta petio implora o Esprito de discernimento e de fortaleza; solicita a graa da vigilncia e a perseverana final. 2864. Na ltima petio: mas livrai-nos do Mal, o cristo roga a Deus, com a Igreja, que manifeste a vitria, j alcanada por Cristo, sobre o prncipe deste mundo, Satans, o anjo que se ope pessoalmente a Deus e ao seu plano de salvao. 2865. Pelo men final, exprimimos o nosso fiat em relao s sete peties: Assim seja....

1. Cf. Lc 11, 2-4. 2 Cf. Mt 6, 9-13. 3. Didak 8, 2: SC 248, 174 (Funk, Patres apostolici 1, 20)

4. Constitutiones apostolicae 7, 24, 1: SC 336, 174 (Fink, Didascalia et Constitutiones Apostolorum 1, 410). 5. Cf. Rito da Comunho, [Embolismo]: Missale Romanum, editio typica (Typis Polyglottis Vaticanis 1970), p. 472 [Missal Romano, Grfica de Coimbra 1992, p. 545]. 6. Cf. Tt 2, 13. 7. Tertuliano, De Oratione, 1, 6: CCL 1, 258 (PL 1, 1255). 8. Tertuliano, De Oratione, 10: CCL 1, 263 (PL 1, 1268-1269). 9. Santo Agostinho, Epistula 130, 12, 22: CSEL 44, 66 (PL 33, 502). 10. Cf. Lc 24, 44. 11. Cf. Mt 5-7. 12. So Toms de Aquino, Summa theologiae, 2-2, q. 83, a. 9, c: Ed. Leon. 9, 201. 13. Cf. Jo 17, 7. 14 Cf. Mt 6, 7; 1 Rs 18, 26-29. 15. Didak 8, 3: SC 284, 174 (Funk, Patres Apostolici, 1, 20). 16. So Joo Crisstomo, In Matthaeum, homilia 19, 4: PG 57, 278. 17. Cf. 1 Pe 2, 1-10. 18. Cf. Cl 3, 4. 19. Tertuliano, De oratione, 1, 6: CCL 1, 258 (PL 1, 1255). 20. So Toms de Aquino, Summa theologiae, 2-2, q. 83, a. 9, c: Ed. Leon. 9, 201. 21. So Pedro Crislogo, Sermo 71, 3: CCL 24A, 425 (PL 52, 401). 22. Cf. Ef 3, 12; Heb 3, 6; 4, 16; 10, 19; 1 Jo 2, 28; 3, 21; 5, 14. 23. Tertuliano, De oratione, 3, 1: CCL 1, 258-259 (PL 1, 1257). 24. Cf. Jo 1, 1. 11 25. Cf. 1 Jo 5, 1. 26. Cf. 1 Jo 1, 3. 27. So Cirilo de Jerusalm, Catecheses mystagogicae, 3, 1: SC 126, 120 (PG 33, 1088).

28. So Cipriano de Catargo, De dominica oratione, 9: CCL 3A, 94 (PL 4, 541). 29. Cf. II Conclio do Vaticano, Const. past. Gaudium et spes, 22: AAS 58 (1966) 1042. 30. Santo Ambrsio, De sacramentas, 5, 19: CSEL 73, 66 (PL 16, 450). 31. So Cirpiano de Cartago, De dominica oratione, 11: CCL 3A, 96 (PL 4, 543). 32. So Joo Crisstomo, De angusta porta et in Orationem dominicam, 3: PG 51, 44. 33. So Gregrio de Nissa, Homiliae in Orationem dominicam, 2: Gregorii Nysseni opera, ed. W. Jaeger-H. Langerbeck, v. 7/2 (leiden 1992) p. 30 (PG 44, 1148). 34. So Joo Cassiano, Conlatio, 9, 18, 1: CSEL 13, 265-266 (PL 49, 788). 35. Santo Agostinho, De sermone Domini in monte, 2, 4, 16: CCL 35, 106 (PL 34, 1276). 36. Cf. Os 2, 21-22; 6, 1-6. 37. Cf. Jo 1, 17. 38. Cf. 1 Jo 5, 1; Jo 3, 5. 39. Cf. Ef 4, 4-6. 40. Cf. II Conclio do Vaticano, Decr. Unitatis redintegratio, 8: AAS 57 (1965) 98; Ibid., 22: AAS 57 (1965) 105-106. 41. Cf. Mt 5, 23-24; 6, 14-15. 42. Cf. II Conclio do Vaticano, Decl. Nostra aetate, 5: AAS 58 (1966) 743-744. 43. Cf. Jo 11, 52. 44. Santo Agostinho, De sermone Domini in monte, 2, 5, 18: CCL 35, 108-109 (PL 34, 1277). 45. So Cirilo de Jerusalm, Catecheses mystagogicae, 5, 11: SC 126, 160 (PG 33, 1117). 46. Cf. Gn 3. 47. Cf. Jr 3, 19 4, 1 a; Lc 15, 18.21. 48. Cf. Is 45, 8; Sl 85, 12. 49. Cf. Jo 12, 32; 14, 2-3; 16, 28; 20, 17; Ef 4, 9-10; Heb 1, 3; 2, 13. 50. Cf. Ef 2, 6.

51. Cf. Cl 3, 3. 52. Cf. Fl 3, 21; Heb 13, 14. 53. Epstola a Diogneto, 5, 8-9: SC 33, 62-64 (Funk, 1, 398). 54. Cf. II Conclio do Vaticano, Const. past. Gaudium et spes, 22: AAS 58 (1966) 1042. 55. Cf. Lc 22, 15; 12, 50. 56. Cf. 1 Cor 15, 28. 57. Cf. Sl 111, 9; Lc 1, 49. 58. Sl 8; Is 6, 3. 59. Cf. Sl 8, 6. 60. Cf. Rm 3, 23. 61. Cf. Heb 6, 13. 62. Cf. Ex 3, 14. 63. Cf. Ex 19, 5-6. 64. Cf. Lv 19, 2: Sede santos, porque Eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 65. Cf. Ez 20; 36. 66. Cf. Mt 1, 21; Lc 1, 31. 67. Cf. Jo 8, 28; 17, 8; 17, 17-19. 68. Cf. Ez 20, 39; 36, 20-21. 69. Cf. Jo 17, 6. 70. Cf. Fl 2, 9-11. 71. So Cipriano de Cartago, De dominica oratione, 12: CCL 3A, 96-97 (PL 4, 544). 72. Cf. Ez 36, 20-22. 73. So Pedro Crislogo, Sermo 71, 4: CCL 24A, 425 (PL 52, 402). 74. Tertuliano, De oratione, 3, 4: CCL 1, 259 (PL 1, 1259). 75. Cf. Jo 14, 13; 15, 16; 16, 24.26.

76. So Cipriano de Cartago, De dominica oratione, 13: CCL 3A, 97 (PL 4, 545). 77. Tertuliano, De oratione, 5, 2-4: CCL 1, 260 (PL I, 1261-1262). 78. Cf. Tt 2, 13. 79. Cf. Orao Eucarstica IV, 118: Missale Romanum, editio typica (Typis Polyglottis Vaticanis 1970), p. 468 [Missal Romano, Grfica de Coimbra 1992, p. 539]. 80. Cf. Gl 5, 16-25. 81. So Cirilo de Jerusalm, Catecheses mystagogicae, 5, 13: SC 126, 162 (PG 33, 1120). 82. Cf. II Conclio do Vaticano, Const. past. Gaudium et spes, 22: AAS 58 (1966) 10421044; Ibid., 32: AAS 58 (1966) 1057; Ibid., 45: AAS 58 (1966) 1065-1066; Paulo VI, Ex. ap. Evangelii nuntiandi, 31: AAS 68 (1976) 26-27. 83. Cf. Jo 17, 17-20. 84. Cf. Mt 5, 13-16; 6, 24; 7, 12-13. 85. Cf. Mt 18, 14. 86. Cf. Jo 13, 34; 1 Jo 3; 4; Lc 10, 25-37. 87. Cf. Sl 40, 8-9. 88. Cf. Jo 4, 34; 5, 30; 6, 38. 89. Cf. Jo 8, 29. 90. Orgenes, De oratione, 26, 3: GCS 3, 361 (PG 11, 501). 91. So Joo Crisstomo, In Matthaeum homilia l9, 5: PG 57, 280. 92. Cf. Rm 12, 2; Ef 5, 17. 93. Cf. Heb 10, 36. 94. Cf. 1 Jo 5, 14. 95. Cf. Lc 1, 38.49. 96. Santo Agostinho, De sermone Domini in monte, 2, 6, 24: CCL 35, 113 (PL34, 1279). 97. Cf. Mt 6, 25-34. 98. Cf. 2 Ts 3, 6-13.

99. So Cipriano de Cartago, De dominica oratione, 21: CCL 3A, 103 (PL 4, 551). 100. Cf. Lc 16, 19-31. 10.1 Cf. Mt 25, 31-46. 102. Cf. II Conclio do Vaticano, Decr. Apostolicam actuositatem, 5: AAS 58 (1966) 842. 103. Cf. 2 Cor 8, 1-15. 104. Da tradio beneditina. Cf. So Bento, Regra 20;48: CSEL 75, 75-76.114-119 (PL 66, 479-480.703-704). 105. Dito atribudo a Santo Incio de Loyola; cf. Petrus de Ribadeneyra, Tractatus de modo gubernandi sancti Ignatii, c. 6, 14: MHSI 85, 631. 106. Cf. Dt 8, 3. 107. Cf. Jo 6, 26-58. 108. Cf. Mt 6, 34; Ex 16, 19. 109. Santo Ambrsio, De Sacramentis, 5, 26: CSEL 73, 70 (PL 16, 453). 110. Cf. Ex 16, 19-21. 111. Cf. 1 Tm 6, 8. 112. Santo Incio de Antioquia, Epistula ad Ephesios 20, 2: SC 10bis, 76 (Funk 1, 230). 113. Cf. Jo 6, 53-56. 114. Santo Agostinho, Sermo 57, 7, 7: PL 38, 389-390. 115. Cf. Jo 6, 51. 116. So Pedro Crislogo, Sermo 67, 7: CCL 24A, 404-405 (PL52, 402). 117. Cf. Lc 15, 11-32. 118. Cf. Lc 18, 13. 119. Cf. Ef 1, 7. 120. Cf. Mt 26, 28; Jo 20, 23. 121. Cf. 1 Jo 4, 20.

122. Cf. Mt 5, 23-34; 6, 14-15; Mc 11, 25. 123. Cf. Fl 2, 1.5. 124. Cf. Jo 13, 1. 125. Cf. Mt 18, 23-35. 126. Cf. Mt 5, 43-44. 127. Cf. 2 Cor 5, 18-21. 128. Cf. Joo Paulo II, Enc. Dives in misericordia, 14: AAS 72 (1980) 1221-1228. 129 Cf. Mt 18, 21-22; Lc 17, 3-4. 130. Cf. 1 Jo 3, 19-24. 131. Cf. Mt 5, 23-24. 132. So Cipriano de Cartago, De dominica oratione, 23: CCL 3A, 105 (PL 4, 535536). 133. Cf. Mt 26, 41. 134. Cf. Lc 8, 13-15; Act 14, 22; 2 Tm 3, 12. 135. Cf. Rm 5, 3-5. 136. Cf. Tg 1, 14-15. 137. Orgenes, De oratione, 29, 15 e 17: GCS 3, 390-391 (PG 11, 541-544). 138. Cf. Mt 4, 1-11. 139. Cf. Mt 26, 36-44. 140. Cf. Mc 13, 9.23.33-37; 14, 38; Lc 12, 35-40. 141. Cf. Jo 17, 11. 142. Cf. 1 Cor 16, 13; Cl 4, 2; 1 Ts 5, 6; 1 Pe 5, 8. 143. Cf. Joo Paulo II, Ex. ap. Reconciliatio et paenitentia, 16: AAS 77 (1985) 214-215. 144. Orao eucarstica IV, 123: Missale Romanum, editio typica (Typis Polyglottis Vaticanis 1970), p. 471 [Missal Romano, Grfica de Coimbra 1992, 543]. 145. Santo Ambrsio, De sacramentis, 5, 30: CSEL 73, 71-72 (PL 16, 454).

146. Cf. Jo 14, 30. 147. Cf. Jo 12, 31; Ap 12, 10. 148. Cf. Ap 12, 13-16. 149. Cf. Ap 1, 4. 150. Rito da Comunho [Embolismo]: Missale Romanum, editio typica (Typis Polyglottis Vaticanis 1970), p. 472 [Missal Romano, Grfica de Coimbra 1992, p. 545]. 151. Cf. Ap 1, 6; 4, 11; 5, 13. 152. Cf. Lc 4, 5-6. 153. Cf. 1 Cor 15, 24-28. 154. Cf. Lc 1, 38. 155. So Cirilo de Jerusalm, Catecheses mystagogicae, 5, 18: SC 126, 168 (PG 33, 1124)

You might also like