You are on page 1of 3

_________________ Nome: ____________________________________________________________________________ Classe: ________________________________________ N de Matrcula:

Ensino Mdio
Disciplina:

Srie:

2 -

Bimestre:

3 -

Data:

14/09/2010
Verso:

Prova:

rea:

BIOLOGIA

PE-2/TARDE

TODAS

ALFA

TESTES
1. (F1) Observe a figura a seguir.
ESSES SO ANIMAIS QUE NASCEM DE OVOS. COITADOS... TODOS VM DE LARES DESFEITOS!

I, II e III podem ser, respectivamente, cortes de animais, como por exemplo: a) b) c) d) e) planria, lombriga e mosca. planria, mosca e lombriga. lombriga, planria e mosca. mosca, lombriga e planria. mosca, planria e lombriga.

MUSEU

(O Estado de S. Paulo, 28.03.2008)

3. (F2) O esquema a seguir apresenta as possveis transfuses entre indivduos dos grupos sanguneos do sistema ABO:

O que Frank e Ernest no sabem que os ovos possuem vrios anexos embrionrios que permitiram o completo desenvolvimento desses animais e foram importantes na conquista do ambiente terrestre. O anexo presente no interior do ovo o: a) saco vitelnico, que armazena a clara, rica em albumina, e atua como reservatrio de aminocidos. b) crio, que armazena um lquido que envolve o embrio, protegendo-o contra desidrataes. c) alantoide, cuja funo nutrir o embrio durante o seu desenvolvimento. d) saco vitelnico, primeiro anexo a ser formado e que tem por funo armazenar excretas nitrogenadas. e) crio, cuja funo realizar trocas gasosas juntamente com o alantoide. 2. (F1) (UNESP - modificado) Os desenhos a seguir representam os cortes transversais de trs animais (acelomados, pseudocelomados e celomados).

AB A A AB O O
A partir dele, podemos concluir que: a) B tem aglutinognio B e aglutinina B. b) A tem aglutinognio A e aglutinina A. c) O tem aglutininas A e B. d) AB no tem aglutinognios. e) A, B, AB e O no possuem aglutininas. 4. (F2) Em suas duas primeiras gestaes, Solange no procurou o devido acompanhamento mdico. Seus dois filhos nasceram em casa e, felizmente, saudveis. Apenas no final de sua terceira gestao, submeteu-se aos exames pr-natais. J na primeira consulta, o obstetra solicitou uma srie de exames complementares, os quais confirmaram sua suspeita: o feto havia desenvolvido eritroblastose

B B

I - Acelomados

II - Pseudocelomados

III - Celomados

por incompatibilidade de Rh.

BIOLOGIA - II ANO - PE-2 - TARDE - ALFA - 1

Pode-se dizer que a criana dessa terceira gestao do tipo sanguneo: a) Rh+, e a eritroblastose desenvolveu-se devido presena de anticorpos no sangue do feto contra antgenos das hemcias da me. b) Rh-, e a eritroblastose desenvolveu-se devido presena de anticorpos no sangue do feto contra antgenos das hemcias da me. c) Rh-, e a eritroblastose desenvolveu-se devido presena de anticorpos no sangue da me contra antgenos das hemcias do feto. d) Rh+, e a eritroblastose desenvolveu-se devido presena de anticorpos no sangue da me contra antgenos das hemcias do feto. e) Rh-, e a eritroblastose desenvolveu-se devido ausncia de anticorpos no sangue da me contra antgenos das hemcias do feto.

2. (F1) O ovo de mamferos placentrios do tipo oligolcito e possui segmentao holoblstica e igual. No entanto, j no estgio de blstula ocorre uma diferenciao celular, conforme mostra o esquema a seguir.

II

QUESTES DISCURSIVAS
1. (F1) Os espongirios ou porferos so animais primitivos com cerca de 15 mil espcies, todas de ambiente aqutico, sendo a maioria marinha. Ssseis, imveis, se alimentam por filtrao e no apresentam tecido especializado. Podem se reproduzir sexuada ou assexuadamente. Observe a estrutura de uma esponja asconoide.
Amebcito sculo Coancito Poro inalante trio Porcito Espcula Pinaccito

A) Como so denominados os tipos celulares I e II, respectivamente?

B) O que essas clulas originam?

3. (F1) A placenta um anexo embrionrio exclusivo de mamferos eutrios que desempenha vrias funes. Uma delas a troca de substncias entre a me e o feto, como por exemplo: nutrientes, O2 e H2O. Cite outras duas funes da placenta.

Poro inalante

4. (F1) O estudo embriolgico dos animais se faz necessrio, pois, j nos primeiros estgios de desenvolvimento, os diferentes filos animais apresentam diferenciaes em seus embries. Um exemplo clssico a evoluo do blastporo, orifcio que se forma no estgio de gstrula e faz a comunicao entre o intestino primitivo do embrio e o meio externo. Em alguns animais, o blastporo origina a boca e, em outros, o nus.
Ectoderma Mesoderma

Dentre os tipos celulares que formam uma esponja, destacam-se: I. Coancitos. II. Amebcitos. III.Pinaccitos. IV.Espculas. D a(s) funo(es) de cada tipo celular destacado.
Gstrula de animal triploblstico

Endoderma

Blastporo

BIOLOGIA - II ANO - PE-2 - TARDE - ALFA - 2

Em uma gstrula de ourio-do-mar, injetou-se uma substncia radioativa nas clulas que circundam o blastporo. Essa substncia permanece nessas clulas e pode ser evidenciada no animal em fase adulta. A) Como classificado o ourio-do-mar, de acordo com a evoluo do blastporo?

B) Em que local ser evidenciada a radioatividade na fase adulta desse animal?

5. (F2) Marcelo possui sangue tipo A- e casa-se com Roberta, que do tipo B+. Seus dois primeiros filhos, Jean e Paula, so, respectivamente, dos tipos sanguneos A+ e O-. Qual a probabilidade de o terceiro filho desse casal pertencer ao grupo AB+? Justifique sua resposta com esquemas.

. 6. (F2) Para a realizao de transfuses sanguneas, leva-se em considerao apenas o efeito do soro do receptor sobre as hemcias do doador. A ao contrria, entre as hemcias do receptor e o soro do doador, pode ser desprezada, atendendo-se ao pequeno volume de sangue do doador em relao ao receptor, ou seja, sua diluio. Por isso, em situaes de emergncia, na falta de sangue do mesmo tipo, podem ser feitas transfuses de pequenos volumes de sangue O para pacientes dos grupos A, B ou AB. No entanto, podem ocorrer problemas se forem fornecidos grandes volumes de sangue O para pacientes A, B ou AB. Que problemas so esses?

BIOLOGIA - II ANO - PE-2 - SCH - 3

You might also like