You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TXTIL

PROFESSOR: CLOVIS DE MEDEIROS BEZERRA COMPONENTES: DANILO CUNHA OTTONI MARINA EMERENCIANO MOALLY JANNE DE B. SOARES TATIANA CELLY MEDEIROS NATAL, 27 DE NOVEMBRO DE 2003.

I CONCEITO o resultado de uma reao qumica exotrmica (liberao de calor) denominada combusto, tambm caracterizada pela presena de luz. Para que se processe esta reao necessria a presena de trs elementos: combustvel, comburente e temperatura de ignio. II DIFERENA ENTRE FOGO E INCNDIO O fogo a combusto sob controle, enquanto incndio toda e qualquer destruio ocasionada pelo fogo, que se processar fora do desejo e controle humano, com prejuzos considerveis e no previstos. III TRINGULO DO FOGO

a) COMBUSTVEL: toda matria susceptvel de queima, como por exemplo, madeira, papel, carvo, gasolina, lcool, ter, leo diesel, etc. b) COMBURENTE: todo agente qumico que conserva a combusto. Os comburentes mais conhecidos so: o Oxignio e, sob determinadas condies, o cloro. c) TEMPERATURA DE IGNIO: a temperatura em que os combustveis comeam a soltar vapores ou gases e, em contato com o ar, entram, se mantm em combusto e incentivam a sua propagao. 2

OBS: Percentual de O na atmosfera igual a 21%(ao nvel do mar); sendo menor que 16%, deixa de haver chamas(combusto incompleta), e se for inferior a 8% no haver combusto. IV-VOLATILIDADE DOS COMBUSTVEIS: a) COMBUSTVEL VOLTIL: quando temperatura ambiente o combustvel emana vapores capazes de se inflamar. EX: gasolina, nafta, ter, hexano, tolueno, benzeno, etc. OBS: todo produto que emana vapores temperatura ambiente denominado produto leve. b) COMBUSTVEL NO VOLATIL: quando temperatura ambiente o combustvel no emana vapores capazes de se inflamar. Ex: leo combustvel, leo lubrificante, leo diesel, querosene, etc. V-PONTOS DE FULGOR, COMBUSTO E IGNIO: a) PONTO DE FULGOR: a temperatura mnima na qual os elementos combustveis comeam a desprender vapores, que podem se incendiar em contato com uma fonte externa de calor. Neste tipo de reao, a combusto se interrompe quando se afasta a fonte externa de calor. b) PONTO DE COMBUSTO: E a temperatura mnima na qual os gases desprendidos dos elementos combustveis ao tomarem contato com uma fonte externa de calor, entram em combusto e continuam queimando ao se afastar da fonte de calor. c) PONTO DE IGNIO: a temperatura mnima na qual os gases desprendidos dos combustveis entram em combusto apenas pelo contato com o oxignio do ar independente de qualquer fonte de calor. OBS: a) ponto de ignio baixo = produto leve. c) Ponto de ignio alto = produto pesado.

VI-CLASSIFICAO DA COMBUSTO: A velocidade de combusto depende do grau de diviso da matria. mxima na exploso em que o combustvel se slido, tem que estar sob a forma de poeira e se o gs o vapor ocupar todo o espao do compartimento que o contm. De acordo com a velocidade em que se processa a reao qumica(exotrmica) a combusto pode ser classificada em:

-LENTAS: So as combustes em que o processo da reao se dar muito lentamente e no h produo de chama. Essa lentido ocorre em decorrncia da temperatura ser baixa. o caso, por exemplo, das oxidaes produzindo a ferrugem. -VIVAS: So as combustes que o processo da reao se d com maior velocidade, havendo ai, alm da produo de calor mais acentuada e bastante sensvel, provocando a queima, h tambm a produo da chama. Podemos distinguir dois aspectos de combusto viva: as chamas e a incandescncia. As chamas so uma mistura de gases combustveis e ar, em combusto viva, devendo a palavra inflamabilidade, ser reservadas aos fenmenos em que se verifica a produo de chamas. A incandescncia produzida pela forma de combusto viva dos corpos slidos; este fenmeno revela-se pelo aparecimento de sinais luminosos no slido. A energia desenvolvida pela combusto dissipada sob a forma de radiao. -MUITO VIVA: So as combustes (deflagraes) em que o processo da reao se d com grande velocidade, mais mesmo assim, inferior a 300m/s. Tambm a h a produo do calor e da chama. E o caso, por exemplo, da combusto da carga de projeo (plvora qumica) das munies dos armamentos. -INSTANTNEAS: So a combusto que se processam conforme o nome est dizendo, instantaneamente, com uma velocidade superior a 300m/s, e atinge de forma sbita, toda a massa do combustvel. Alguns autores chamam de o quarto estgio do fogo. No sucede sempre. E, entretanto, um perigo sempre presente na maioria dos incndios. VII-EVOLUO DA COMBUSTO Consideremos um pedao de carvo, o qual para entrar em combusto exige uma fonte de calor que faa elevar a temperatura at o ponto de ignio. Antes se produz uma combusto lenta, mas a quantidade de calor liberada insuficiente para, por si s, manter a temperatura. Retirando a fonte de calor, a combusto cessa. Se puser a fonte de calor se mantm, a temperatura eleva-se mais, a liberao de calor passa a ser suficiente no s para manter o carvo em combusto, mais tambm para conseguir um progressivo aumento de temperatura. A combusto lenta transforma-se em combusto viva. Aparecem ento os primeiros sinais luminosos. VIII-MTODOS DE TRANSMISSO DE CALOR a) IRRADIAO: a forma de transmisso de calor por meio de ondas calorficas que atravessam o ar. b) CONDUO: a forma de transmisso de calor que se processa de um elemento para outro, de molcula a molcula. c) CONVECO: a forma de transmisso de calor atravs da circulao de um meio transmissor gasoso ou lquido.

IX-CAUSAS DE INCNDIO So trs as classificaes das causas de incndio:

a) Causas Naturais: so aquelas que provocam incndios sem a interveno do homem. Exemplo: Vulces, terremotos, raios, etc. b) Causas Acidentais: So inmeras. Exemplo: eletricidade, chama exposta, etc. c) Causas Criminosas: so os incndios propositais ou criminosos, so inmeros e variveis. Exemplo: pode ser por inveja, vingana, para receber seguros, loucura, etc. X-MTODOS DE EXTINO DE INCNDIOS Quando se retira um dos elementos que compe o tringulo do fogo, est se processando a extino do incndio.Assim, a extino pode ser por abafamento, resfriamento ou retirada de combustvel. Tecnicamente, a extino provocada pelo desequilbrio na proporo dos elementos da combusto. a) ABAFAMENTO: Consiste em impossibilitar a chegada de oxignio(comburente) combusto, diminuindo seu percentual necessrio queima, extinguindo-a. b) RESFRIAMENTO: Consiste em diminuir a temperatura de queima, at o limite em que a temperatura de ignio do combustvel no seja proporcional para que ocorra a combusto. c) RETIRADA DO COMBUSTVEL: Consiste em retirar do local da queima o combustvel, que poder ser total ou parcial, diminuindo o tempo de combusto ou extinguindo-o. XI-AGENTES EXTINTORES a) GUA: As propriedades fsicas da gua so particulamentes importantes, quando consideramos a gua como agente extintor as seguintes propriedades: -Em temperaturas ordinrias, apresenta-se como lquido estvel e pesado; -Calor de fuso um grama de gelo para se fundir retira do ambiente 79,8cal; -Calor especifico a elevao de 1oC na temperatura de um grama de gua exige o fornecimento de uma caloria; -Calor de evaporao cada grama ao se vaporizar, retira do meio ambiente 539cal. No existe outro material no seu estado normal e praticamente utilizvel que tenha capacidade de resfriamento com as caractersticas acima. Apesar da gua ser o mais comum dos agentes extintores, possui limitaes quando usada em certos tipos de incndio. Algumas dessas limitaes podem ser ultrapassadas total ou parcialmente pelo uso de aditivos(concentrado sinttico a base de agentes fluoretados) que alteram as propriedades fsicas da gua. A gua no pode ser usada em materiais como perxidos, sdios metlicos, poeira de magnsio, etc No entanto, devemos acrescentar que a gua no pode ser utilizada como agente extintor quando os combustveis sejam: metais alcalinos e alcalinos-terrosos(potssio, sdio, clcio, etc), metais em p, metais em fuso, anidridos fosfrico e sulfrico, cido sulfurico concentrado, fosforeto de clcio, carbonato de clcio, cloreto de alumnio, etc. Por ser condutora no deve ser aplicada em fogo envolvendo equipamentos eltrico, a intensidade da corrente pode ocasionar eventuais choques.

b) ESPUMAS: A espuma empregada no combate a incndio um agregado de bolhas cheias de gs, formadas a parti de emulses aquosas, apresentando menor densidade que o mais leve dos lquidos inflamveis. Ela usada para formar uma cobertura consistente que flutua no liquido inflamvel extinguindo o fogo por abafamento do combustvel, ao mesmo tempo fazendo cessar a vaporizao do liquido e evitando o acesso de oxignio ao combustvel. As principais vantagens so: -a formao de uma pelcula aquosa; -extino super rpida; -aplicao em jato slido ou neblina; -compatvel com p qumico; -menor taxa de aplicao; -pode ser estocado com pr-mistura (gua+AFFF); c) DIOXIDO DE CARBONO (CO): Gs mais pesado que o ar, temperatura e presso um gs inerte, sem cheiro, sem cor, no conduz eletricidade. Deve ser usado para extino de incndio onde exigido um meio extintor no condutor de eletricidade ou que no deixe resduos, ou ainda que no tenha ao prejudicial sobre o equipamento ou sobre o pessoal, s no em casa de fora de alta tenso, devido umidade e baixa temperatura do CO , onde ocorre o fechamento do arco voltagem, causando a descarga eltrica. d) P QUMICO SECO: Podemos dizer que o p qumico seco possui as seguintes qualidades: -antioxgena, substncia que no estando presente na combusto impede o seu prosseguimento, evitando que o oxignio se combine com a substncia combustvel; -formao de nuvem em p; -abafamento, obtida pela formao de uma substncia separadora dos gases, ao entrar em contato com o foco de incndio; -insensibilidade contra a umidade atmosfrica; -repelente da gua, o que permite a sua conservao, sem perda de eficincia; -no txico nem abrasivo; -no condutor da corrente eltrica.

XII-EXTINTORES

So aparelhos de uso imediato, necessrios proteo contra incndios de pequenas propores. Para isso necessrio que sejam adequados e possuam carga compatvel como o fim que se destina. Existem extintores de incndio manuais e sobre rodas, especialmente construdos para a extino de incndios em sua fase inicial. So projetados para uso bastante rpido e para isso so indispensveis, mesmo onde existem meios mais complexos de proteo contra incndios, tais como: hidrantes, sprinklers, detectores de incndio, etc. So fabricados em vrios tipos e diferentes tamanhos, indicados, segundo suas caractersticas, para uma ou mais classes de incndio. So, portanto, recipientes que comportam o produto 6

destinado a combater princpios de incndios em determinado local, onde o risco se manifesta. Devem ser instalados em locais visveis, de fcil acesso e ao alcance de qualquer pessoa que eventualmente tenha que us-los. Sua localidade deve ser bem assinalada para que possa ser visto facilmente. Seu uso no difcil, mas preciso que o operador o conhea bem e saiba manuse-lo com habilidade. O extintor de incndio deve ser fixado em um local determinado onde s deva ser retirado para trs finalidades: para uso em caso de princpio de incndios, para exerccio e para treinamento, e para manuteno. Aps isso o aparelho deve ser revisado e recarregado, se for o caso. O tipo e a quantidade de extintores de incndio devem ser previstos, levando-se em considerao o risco e a rea a serem protegidos. Os extintores de incndio so tambm considerados portteis (manuais) e sobre rodas. Existem tambm extintores de incndio denominados estacionrios; neste caso so um conjunto de aparelhos com acionamento automtico e conhecido com "bateria de extintores". Os tipos mais comuns de extintores de incndio so: gua, gs carbnico, p qumico seco, espuma e halon. Para atender riscos estimados e rea considerada, os extintores de incndio devem conter carga compatvel com o risco a proteger. Em assim sendo, estes aparelhos so denominados unidades extintoras, que so as capacidades mnimas que cada extintor de incndio deva possuir: CO2, 6 Kg; p qumico seco, 6 Kg; gua, 10 litros e espuma 10 litros. Os extintores de incndio de halon so mais tcnicos e obedecem a um estudo mais detalhado. Em outra pagina irei apresentar um quadro referente aplicao de cada extintor de incndio.

TIPOS DE EXTINTORES

a) Extintor de gua Pressurizada: extingue o fogo por resfriamento, no dever ser usado em aparelhos eltricos energizados. Modo de Usar: Transport-lo at as proximidades do fogo, soltar a trava de segurana e apontar o mangotinho para a base do fogo apertando o gatilho. b) Extintor de Gs Carbnico: mais indicado para equipamentos eltricos energizados. Modo de Usar: Transport-lo at as proximidades do fogo, retirar o pino de segurana, apontar o difusor para a base da chama e apertar o gatilho, movimentar o difusor de um lado para o outro. c) Extintor de P Qumico Seco: uma mistura de ps, principalmente, bicarbonato de sdio(carbonato cido de sdio NaHCO3) com vrios aditivos para melhorar suas caractersticas quanto ao armazenamento e escoamento. Dentre os principais aditivos figuram os estearatos metlicos e o fosfato triclcico que so usados para evitar a absoro de umidade pela mistura e o conseqente empedramento do bicarbonato de sdio. Embora as aes precedentes contribuam na ao extintora do p qumico seco, estudos revelaram que outro fator que, provavelmente, teria maior efeito que todos esses combinados, deveria estar presente. Desenvolveu-se ento, a teoria da reao em cadeia que apresenta o fator extintor desconhecido e se baseia no seguinte: os radicais livres esto presentes zona de combusto e as 7

reaes dessas partculas entre si so necessrias para a continuidade da combusto. Dessa forma supe-se que a descarga de p qumico sobre a chama impea que essas partculas se aproximem para continuar a reao em cadeia da combusto. Modo de Usar: Transport-lo at as proximidades do fogo, soltar a trava de segurana, apontar o difusor para a base do mesmo e apertar o gatilho, fazer movimentos de um lado. XIII-CLASSES DE INCNDIO a) INCNDIO DE CLASSE A: So os que produzem sobre combustveis slidos, geralmente de natureza orgnica, nos quais a combusto se faz com a formao de brasas (incandescncia), tais como a madeira, tecido, papeis, couro, algodo, borracha, palha, cereais, serragem, fibras, etc. b) INCNDIO DE CLASSE B: So os que ocorrem nos combustveis lquidos, tais comolcool, graxa, parafina, teres, acetonas, tintas,leos, gases liquefeitos, leo diesel, lubrificantes, gasolina, querosene, tolueno, bichano, xileno, eteno, propendo. Esta classe pode-se subdividir em quatro subgrupos conforme a temperatura de inflamao e sua solubilidade na gua. c)INCNDIO DE CLASSE C: So os que ocorrem em correntes eltricas, ou equivalentes eltricos, sob carga, tais como queima de geradores, motores, tomadas, aparelhos domsticos,etc. Desligando-se a corrente eltrica passam a ser classificados em classe A. d) INCNDIO DE CLASSE D: So os que ocorrem em ligas metlicas combustveis, e para os quais a gua e outros produtos extintores esto impedidos, exigindo a extino por produtos ou processos especiais. Exemplo: ligas de magnsio, zircnio, litnio, urnio, sdio, potssio.

XIV-CONCLUSO: O fogo conhecido desde a pr-histria e desde aquele tempo tem trazido inmeros benefcios ao homem, ele nos aquece e serve para preparar alimentos, mas o fogo quando foge ao controle do homem recebe o nome de Incndio, e causa inmeros danos para as pessoas, o incndio exige pessoal e material especializado para extingui-los, por isso simultaneamente com as primeiras medidas de combate e salvamento chame os bombeiros com rapidez, ensine as crianas como se salvarem no caso de incndio em sua residncia.

XV-BIBLIOGRAFIA: -www.bombeiroemergencia.com.br -www.geosites.com.br -Tcnica e maneabilidade de incndio Franklin Arajo de Souza


Luiz Monteiro da Silva Jnior

You might also like