You are on page 1of 42

As revelaes de Quops, a Grande Pirmide

Posted:

24 Feb 2009 01:39 PM PST

O Pe. Moreux foi um sacerdote astrnomo que se interessou pela arqueologia. Segundo ele, a razo foi que as tbuas astronmicas dos povos mais remotos esclarecem muitos problemas relativos histria mais longnqua. Ele explica que os eclipses no duvidosos registrados pelos sbios da China no tm mais de 4400 anos. As tabelas dos indianos foram criadas a posteriori e mal calculadas. Os livros sagrados indianos os Vedas sem dvida so posteriores a Moiss, e a coleo Surya-Siddantha, que segundo os brmanes teria milhares de anos, na realidade no mximo do sculo XI d. C. A lenda de Chrishna um pasticho grosseiro dos Evangelhos. Na hora atual, ningum contesta que do lado do Egito que preciso procurar, gravados em pedra, os testemunhos mais longnquos de um pensamento escrito , conclui ele.

Quem eram os egpcios to presentes na Histria Sagrada? Por volta do ano 4.000 a.C. tribos errantes chegaram s ribeiras do Nilo. Elas vieram da Assria, a travs da Caldia. Sua ascendncia era semita mesclada com camitas oriundos do Oceano Indico e da Babilnia. A histria egpcia acaba no ano 525 a.C., quando Cambises, rei de Prsia, conquistou o reino, e acabou com a 25 e ltima dinastia. O interesse pelos egpcios por causa de sua civilizao, uma das maiores portadoras de tradies orais que vinham de Ado. Sem dvida, os transmissores mais fidedignos dessa tradio, sobretudo no campo moral e religioso formaram o filo que gerou Abrao. Outras estirpes e raas guardaram melhor outros aspectos. Os caldeus, a astronomia por exemplo. Os egpcios, a cincia, o simbolismo e a arquitetura.

H perguntas que ficam no ar. Todos esses povos, ainda muito pouco numerosos, estavam reunidos em torno da Torre de Babel. De algum modo, eles participaram naquela tentativa orgulhosa que deu num fracasso e a punio divina: eles no conseguiram mais se entender. Com a confuso das lnguas veio a disperso. Eles saram em todas as direes da Terra. Os egpcios estariam entre os arquitetos da Torre de Babel? Outra pergunta: os antepassados dos ndios que vieram Amrica o que faziam no tempo de Babel? Por certo, algumas tribos tinham grandes conhecimentos de arquitetura (como o provam as pirmides maias) e de astronomia (Machu Pichu).

Os ndios amaznicos formaram cidades com construes piramidais. Se eles esto como esto pela decadncia moral e cultural. Isto no espanta ningum. Os Maias ao que tudo indica, os mais cultos , decaram tambm, e ao ponto de desaparecerem. Os Incas estavam no ltimo ponto da queda quando chegaram os conquistadores espanhis. Os Astecas do Mxico tambm tinham templos e construes piramidais. Tudo isto sugere um tempo em que os povos os mais distantes, um dia estiveram reunidos e partilharam um mesmo saber e uma mesma cultura. I. , a humanidade de antes da Torre de Babel. Voltando ao Egito, o Pe. Moreux explica: os verdadeiros egiptlogos concentram toda sua ateno nos tmulos reais mais antigos, contemporneos de uma poca em que a civilizao ainda teve tempo de alterar as tradies primitivas. Acredita-se que Menes, primeiro fara, estabeleceu a unidade egpcia, mas se ignora quase tudo sobre ele, salvo que teria reinado por volta do ano 3.300 a.C. data sobre a qual no h consenso. O interesse histrico se concentra nos reis da IV dinastia, por volta de 2500 a.C.. Nesta poca surgiram as Grandes Pirmides de Quops, Qufren e Miquerinos.

A maior, Quops, o Khuvu das inscries hieroglficas, chama imediatamente a ateno pelas suas propores fantsticas, sublinha o

Pe. Moreux. Quops tem perto de 150 metros de altura e uma base de cinco hectares; pesa 6 milhes de toneladas e a riqueza do Egito [no ano em o Pe. Moreux escreveu o livro] no seria suficiente para pagar os operrios encarregados de demoli-la. Para constru-la, criou-se um enorme viaduto de 925 metros de extenso e 19 de largura, feito de pedras polidas e ornado com figuras de animais assim narrou o historiador grego Herdoto (II, 124). Alguns blocos tm 10 metros de extenso. Um deles supera os 170 metros cbicos e pesa mais de 470 toneladas. No se consegue passar o fio de uma faca entre pedra e pedra, de tal maneira esto bem encaixadas sem usar cimento algum.

As pirmides serviram de tmulos para faras e magnatas. Mas, a de Quops intrigante. Certamente jamais houve nela mmia alguma. Os nomes cmara do rei, cmara da rainha no caso de Quops so fantasiosos. No h inscries funerrias como nas outras. No local onde deveria haver um sarcfago, na cmara do rei, s h uma bacia de pedra admiravelmente entalhada. O Pe. Moreux sublinha:a Grande Pirmide no um tmulo.
Ento, com qual finalidade foi construda? Mistrio.

POSICIONAMENTO GEOGRAFICO Coordenadas do Nilo Durante a expedio de Napoleo, a misso cientfica que o acompanhava fez a triangulao do Egito, e usou a Grande Pirmide como ponto de referncia. Ento, constatou que a prolongao das diagonais dela encerra perfeitamente o delta do Nilo e que a linha Norte-Sul que passa por seu topo divide o delta em dois setores rigorosamente iguais.

Pontos cardeais Todas as pirmides deviam ter seus lados voltados para os pontos cardeais. Mas, com exceo de Quops, elas esto mal orientadas. Para no errar preciso vencer srias dificuldades, porque a bssola aponta para o Plo magntico e no para o Plo geogrfico. A estrela Polar indica muito imperfeitamente a posio do Plo, porque a Terra tem um movimento oscilatrio que modifica a posio aparente da abboda celeste.

O famoso astrnomo Tycho Brahe (1546-1601), errou em 18 minutos de arco a orientao do clebre Observatrio de Urianenbourg. Mas a Grande Pirmide apresenta um erro mnimo, como se seus arquitetos conhecessem o que milnios depois, a cincia estabeleceria com ingentes sacrifcios. O meridiano terrestre Hoje se utiliza o meridiano de Greenwich para dividir a Terra, iniciar os horrios e os dias. Porm o meridiano ideal o da Grande Pirmide. Porque o que atravessa mais continente e o mnimo
de mares. Alis, ele exclusivamente ocenico a partir do estreito de Behring e, coisa mais extraordinria ainda, se se calcula exatamente a

extenso de terras que o homem pode habitar, verifica-se que o famoso meridiano as divide em duas partes rigorosamente iguais.

Como os construtores da Grande Pirmide teriam podido mensurar a Terra toda? O paralelo mais terrestre
Puxemos um paralelo pelo grau 30 latitude Norte. O que constatamos? Esse crculo traado em volta do planeta abarca a maior extenso continental. Ora, precisamente sobre esse paralelo que foi construda a Grande Pirmide.

Pe.

Moreux

mostra

ainda

mais,

Quops

no

est

exatamente no paralelo 30 Norte mas no 29 58'51' N. E, de fato, quem olha o plo celeste desde essa posio o v como se estivesse exatamente no paralelo 30 N. A causa desta distoro a refrao atmosfrica. Porm, este fenmeno s foi descoberto milnios depois. Entretanto, os construtores da Pirmide agiram como se soubessem dele.

Na ordem geomtrica

Herdoto conta que os sacerdotes egpcios lhe ensinaram que as propores entre o lado da base e a altura, eram tais que o
quadrado construdo com base na altura vertical igualava exatamente a superfcie de cada uma de suas faces triangulares.

Esta referncia, segundo o sacerdote astrnomo, prova que desde sempre Quops foi calculada para materializar, para dizer assim,
noes numricas e relaes matemticas dignas de serem conservadas.

A quadratura do crculo e o nmero Pi uma velha preocupao descobrir por clculos geomtricomatemticos as propores de uma figura que tenha a mesma superfcie de uma figura diversa. Por exemplo, quanto medem os lados de um quadrado que tem a mesma superfcie de um tringulo dado. A dificuldade era imensa quando se tentava passar de uma figura retangular a outra circular, pois requer o nmero Pi que custou muitssimo definir. Mas encontra-se o nmero Pi na Grande Pirmide dividindo o permetro da base por duas vezes a altura. Este resultado no acidental, pois os ngulos dos lados foram modificados para produzir esse nmero. Quer dizer, conclui esta parte, o Pe Moreux, este
monumento nico no mundo bem a consagrao material de um valor importante que para obt-lo o esprito humano empreendeu esforos inimaginveis.

Mas as revelaes de Quops no ficam por aqui. Elas at so muito mais incrveis. Veremos isso no prximo post. http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com/2009/02/as-revelacoes-dequeops-grande-piramide.html

Segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2009

As pirmides do Egito e a cincia de Ado comparadas por um sacerdote astrnomo

Com freqncia ouve-se falar das pirmides do Egito. Associase a elas muitos mistrios. Alguns soam verossmeis, outros obscuros, e outros meras patacoadas. Por um lado, o tema explorado por uma literatura de rodoviria. Ponhamos de lado estes subprodutos da superstio e do sensacionalismo jornalstico. Por outro lado, o assunto arduamente estudado por altos cientistas, num patamar freqentemente muito difcil de acompanhar. De fato, o mistrio das pirmides envolve dogmas da religio crist e algum dos passos fundamentais da histria da Humanidade. Mas, ns no vemos aparecer do lado catlico quem aborde as questes levantadas pelos grandes monumentos do Egito antigo.

Entretanto, se bem analisados luz da cincia e da f, eles tm muita coisa para revelar. Quais coisas? Quo importantes? Um sacerdote apaixonado pela astronomia, o Pe. Thophile Moreux (1867-1954), membro da Academia Pontifcia de Cincias, criador de dois observatrios astronmicos na sua cidade natal Bourges, na Frana , escreveu incontveis obras de divulgao cientfica que o tornaram clebre pela sua preciso. A NASA deu o nome do padre cientista a uma cratera de Marte. (foto)

Para honrar a memria de seus excelentes trabalhos, foi montada uma exposio especial Un cur chez les savants no museu da prpria Bourges. A Sociedade Astronmica da Frana dedicou-lhe prestigiosa homenagem na sua revista LAstronomie de junho de 2004 , com destaque na capa e na editorial da publicao. O Pe. Moreux fez algo nico: estudou os monumentos egpcios antigos de um ponto de vista estritamente cientfico. Depois, conferiu os resultados com a Teologia e a Histria Sagrada. Dessas comparaes saram concordncias de deixar pasmo. Por qu? Para responder, entramos nos mistrios.

Se os antiqssimos egpcios foram um povo de altssimos conhecimentos cientficos coisa que no mais posta em dvida de onde tiraram eles toda essa sapincia? Porque, dir-se-ia que se o homem descende do macaco, quanto mais antigos os povos, mais deveriam ser primitivos. Porm, eis um povo da gentilidade que ingressa na Histria ostentando uma cincia

que os homens modernos empenham imensos esforos, tcnicas e dinheiro para obter. Mas, se os homens no descendem por evoluo de um smio, e sim de Ado, homem perfeito e acabado, muitas coisas se explicariam. De Ado, a teologia diz que Deus lhe infundiu a cincia de todas as coisas que os homens deviam conhecer para fundar as civilizaes que cobririam a Terra. Nesse caso, Ado teria sido o homem que melhor conheceu a natureza, ordem do Universo e seus segredos. Sobre a cincia de Ado ensina So Toms de Aquino na acatada Suma Teolgica: a) o primeiro homem () tambm foi feito perfeito na sua alma para que pudesse instruir e governar aos demais. b) Porm, ningum pode instruir sem possuir cincia. Por isso mesmo, o primeiro homem foi criado por Deus de maneira que tivesse cincia de tudo aquilo em que o homem pode ser ensinado. Isto , de tudo o que existe virtualmente nos princpios evidentes por si mesmos; isto , de tudo o que o homem pode conhecer naturalmente. (So Toms de Aquino, Suma Teolgica; I, q. 94) Fonte (em espanhol).

Cristo resurrecto tira Ado do limbo dos justos para lev-lo ao Cu. Fra Angelico

Se foi assim, razovel supor que Ado contou a seus descendentes aquilo que sabia. E estes o foram transmitindo de gerao em gerao a seus respectivos filhos, como uma tradio oral herdada do primeiro pai. Nesse caso compreende-se que as civilizaes mais antigas conhecessem o fundamento mais profundo de muitas coisas. Fundamentos esses que no foram descobertos em laboratrio, mas que foram comunicados por Deus como primeiro impulso civilizao que Ado e sua prognie deviam construir. Ainda nessa linha de pensamento, seria preciso acrescentar que essa transmisso sofreu interferncias que a deformaram. Pois houve a realidade histrica da decadncia desses povos antiqssimos. Na medida em que passava o tempo, os conhecimentos iam se perdendo, ou se corrompendo. Entraram, ento, a superstio, o politesmo, os vcios morais... Ento se compreenderia que alguns dos detentores dessa sabedoria recebida por Ado, tivessem querido deixar inscritos em pedra os seus precisos conhecimentos antes de serem engolidos pela confuso. Se for assim, as pirmides no seriam, ento, smbolos monumentais de restos importantes dessa cincia que Deus deu a Ado? Eis a grande questo que o Pe. Moreux abordou num livro famoso. Este livro, quase um sculo depois de publicado, merece ainda muita ateno: A Cincia Misteriosa dos Faras (Pe. Thophile Moreux, "La Science Mystrieuse des Pharaons", Librairie Octave Doin, Gaston Doin diteur, Paris, 1925, 238pp.).

Quem revelou os conhecimentos cientficos contidos na pirmide de Quops? (III)


Posted:

09 Mar 2009 05:31 AM PDT

As pirmides do Egito so o testemunho registrado em pedra de que na origem da histria, como ensina a teologia catlica, Deus comunicou ao primeiro homem Ado conhecimentos naturais de alto nvel necessrios para fundar a civilizao. a tese defendida pelo Pe. Thophile Moreux, sacerdote famoso pela sua cincia astronmica. Ele a demonstrou partindo de uma anlise estritamente cientfica das pirmides. Segundo este ensinamento, explicado logicamente por Santo Toms de Aquino, improcedente supor que o homem tenha passado por pocas escuras em que foi saindo, por evoluo, de um estado animalesco at adquirir a inteligncia. A hiptese alm do mais achincalhante. Muito pelo contrrio, o ser humano tem uma origem muito alta que est de acordo com sua dignidade natural. Ele descende da obra prima de Criao divina: de Ado e Eva. E como Deus tudo faz com

perfeio, o primeiro casal foi de uma perfeio natural no-atingida depois.

No sem razo, a liturgia se refere a Jesus Cristo como o novo Ado. Pois razovel supor que foi o homem naturalmente mais parecido com o Salvador. Tambm a tradio catlica costume apresentar uma caveira e ossos embaixo do Redentor crucificado. Isso simboliza que, segundo a tradio, Ado est enterrado no Glgota, o monte onde se operou a Crucifixo e a Redeno do gnero humano. Isto o pecado original, praticado pelo mesmo Ado, foi redimido por Nosso Senhor, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Isto no pura teologia. Um povo antiqssimo hoje desaparecido habitou o Egito e construiu monumentos que at hoje surpreendem a Humanidade. Pois eles revelam uma cincia que s se conseguiu obter nos sculos recentes e com muitssimo esforo. Nos posts anteriores ns vemos a apresentao do problema. Mas, o Pe. Thophile Moreux, no fica por ali. Ele exaustivo, metdico, foi procura meticulosa, crtica dos dados inscritos nas pirmides. A exposio, ainda que muito resumida, dos resultados de sua investigao exigem ainda certo espao. AS REVELAES GEODSICAS DA GRANDE PIRMIDE O Pe. Moreux observa que o conhecimento preciso da forma e

das dimenses do planeta uma das conquistas modernas. Porm, foi difcil. Por isso, nos esforos para calcular as dimenses da Terra verifica-se, ao mesmo tempo, a engenhosidade e a pequenez do homem. (Na foto embaixo, a Terra vista desde o espao, Amrica do Sul no centro, NASA).

O sacerdote-astrnomo exemplifica com os estratagemas usados para calcular quanto mede em metros um grau do meridiano terrestre. E, de fato, durante sculos obtiveram-se os resultados os mais dispares, contraditrios e grosseiramente aproximados. Isto ficou patente quando se descobriu que a Terra achatada nos plos e mais larga no Equador. A Revoluo Francesa que acreditou ter a soluo para tudo, achou que descobriria a medida certa. E definiu ento o metro, unidade de medida universalmente aceita, que deveria equivaler dez-milionsima parte do quarto do meridiano. Foi um fiasco. A pretenso revolucionria falhou porque a Terra no igual. E o metro saiu errado. Mas, se segue usando o metro como uma unidade de pura conveno embora fundada num princpio manifestamente falso. A ningum ocorreu de tomar como grandeza linear o eixo da Terra que invarivel. Isso se compreende no tempo da Revoluo Francesa porque ningum sabia medi-lo, explica o astrnomo.

Entretanto, essa medida precisa e invarivel est inscrita na base da Grande Pirmide: o cvado sagrado (635,66 mm) que serviu de unidade de medida para seus sacerdotes arquitetos: multiplicado por 10 milhes fornece o raio polar da Terra (6.356,6 km). As medies mais atualizadas fixam essa distncia em 6.356,7523142 km. A diferena nfima, devendo se considerar ainda que neste ltimo nmero h uma pequena margem de incerteza. Neste ponto, o Pe. Moreux exclama quase gracejando vendo todo o esforo aplicado: recorrer a todas as cincias, gastar anos de esforos ao longo de sculos para chegar ... a uma descoberta velha de 4.000 anos!

O durao do ano

Existe o fenmeno da precesso: quer dizer, o eixo da Terra apresenta-se obliquo em relao ao Sol e girando lentamente, como um pio que vai perdendo velocidade. Por causa disso, o eixo da Terra aponta a diferentes estrelas atravs dos milnios. preciso aguardar 25.770 anos para que o eixo da Terra aponte novamente para a mesma estrela.Este nmero encontra-se implicitamente na Grande Pirmide: 25.800 polegadas piramidais. Uma conseqncia da precesso que o ano medido entre dois equincios de primavera (ano trpico) diferente do medido com base no tempo de rotao da Terra em torno seu eixo (ano sideral).

S o ano trpico serve para calcular a durao do ano. E a extenso da antecmara real medida em polegadas sagradas (25,4264 mm) e multiplicada por Pi fornece a durao do ano com uma preciso que nem gregos nem romanos, posteriores aos egpcios, conseguiram calcular. I. : 365,242 dias por ano. Alm do mais a durao do ano bissexto encontra-se em cada lado da base do monumento. A densidade da Terra

O volume de Quops multiplicado pela densidade mdia das pedras que a compem fornece a densidade da Terra: 5,52 (Nos clculos mais recentes 5,515103 kg/m). Tomando como unidade de medida o cvado sagrado cbico, em relao ao Planeta a Pirmide est na proporo de 1 a 1015, proporo estranhamente simples, como se Quops fosse a unidade de medida de toda a Terra. A temperatura da Terra A temperatura constante na Cmara do rei, no corao da Pirmide (20 Celsius) corresponde por muito pouco mdia da temperatura do planeta no paralelo 30 N sobre o qual est construda. A bacia No centro da Pirmide no h, pois, um sarcfago nem um tmulo. Mas, uma bacia retangular. Estranho sarcfago, alis, diz o Pe. Moreux que em nada parece com nenhum dos que tm sido

exumados. Imaginai uma bacia de granito vermelho maravilhosamente polida com ngulos retos, espcie de cofre sem tampa, sonora como um sino: ali vs tereis uma idia de este tmulo singular que jamais recebeu restos humanos! Ento, como explicar sua presena ali! Aqueles que a tem estudado vem nela, no sem razo, talvez uma obra de geometria e de cincia avanada

O volume exterior da bacia exatamente o dobro da capacidade interior. grande demais para ter sido introduzida pelo corredor que leva cmara. Por isso deve ter sido colocada ali, vazia e sem tampo, enquanto a Pirmide estava sendo construda. A profundidade de 0,85 metros extravagante para um sarcfago. Ela essencialmente um objeto geomtrico e mtrico. O peso da gua que cabe na bacia representaria a unidade de peso na escala da Grande Pirmide, equivalente livra inglesa (453,59 gramas). E esta livra est fundada na densidade do globo e uma frao do eixo polar terrestre, e uma das conquistas modernas em matria de critrio estvel e seguro.
AS REVELAES ASTRONMICAS DA GRANDE PIRMIDE

Distncia do Sol Terra Conhecer esta distncia capital, pois serve aos astrnomos como unidade de medida (Astronomical Unit AU). Um erro mnimo

prejudica os resultados finais num nmero enorme.

Uma impreciso de uma dcima de segundo, quer dizer o arco formado por um fio de cabelo visto a 240 metros de distncia, produz um erro final de clculo de perto de 500 quilmetros. Precisar essa distancia foi dificlimo. Tycho Brahe a estimou em 8 milhes de quilmetros. Em 1672, Cassini e Richer calcularam 140 milhes. Flamsteed, na mesma poca, 130. Picard achou que eram 66 milhes e La Hire 219 milhes. Halley em 1676 ficou perto da verdadeira distncia. Em 1752, Lacaille concluiu 132 milhes. S aps 1860 foi-se atingindo um consenso prximo da realidade. Agora bem, resulta que a altura da pirmide multiplicada por um milho nos fornece o nmero de 148.208.000 quilmetros, isto , algo muito perto do que os cientistas conseguiram aps sculos de fatigantes e meritrios estudos no sculo XIX. No incio do sculo XX, aps inmeros trabalhos chegou-se ao nmero de 149.400.000 quilmetros com uma incerteza equivalente a duas vezes o raio do globo terrestre. A NASA calcula hoje 149.597.870,691 quilmetros em mdia. A rbita da Terra Multiplicando a polegada sagrada por cem bilhes tira-se a distncia percorrida pela Terra num dia de 24 horas.

A estrela polar O corredor de entrada de Quops mirava a estrela polar na posio da poca em que a pirmide foi erigida. O paradoxo: eles sabiam tudo isso, mas eram incapazes de deduzi-lo. Muitos e complexos dados poderiam ser expostos, escreve o Pe. Moreux. Mas, estes j so suficientes para definir a magnitude do mistrio.

Pois, o mais perplexitante que se os antigos egpcios conheciam tudo isso, eles deviam ter tratados, ou mtodos, dos quais tiraram esses conhecimentos. Porm, como sublinha o Pe. Moreux, nada sugere a existncia desses tratados ou mtodos entre os egpcios. Antes bem, pode se dizer que eles eram incapazes de concluir essa cincia por deduo. Seja o que for essas revelaes ficam ainda mais misteriosas considerando que os historiadores so unnimes na afirmao dos fatos seguintes: Os antigos egpcios em parte alguma fazem aluso relao

entre a circunferncia e o dimetro, nem ao nmero Pi ; (...) nada nos permite supor que eles conhecessem as relaes entre a latitude com a altura do plo, nem que eles tivessem uma idia clara da refrao devida s camadas do ar; eles ignoravam sem dvida a largura da Terra; eles no empregavam habitualmente o cvado sagrado e eles estavam longe de achar que este cvado representasse uma frao exata do raio polar de nosso globo; com mais razo ainda eles no puderam avaliar em cvados piramidais a distncia percorrida pela Terra numa revoluo em torno do Sol; eles no tinham mensurado a esfera terrestre nem medido a distncia da Terra ao Sol; o peso da Terra e sua temperatura mdia estavam fora do alcance de seu pensamento; suas unidades de capacidade e de peso no foram deduzidas dos dados piramidais; eles no mencionam jamais a estrela Polar nem os anos da precesso, etc., etc..

Por tudo isso, luz da investigao ou da conhecimento dessas propores e nmeros inexplicvel. Entretanto, os construtores de Quops inscritas num monumento colossal... Ento, s fica a esses conhecimentos resultassem de uma revelao. De quem?

deduo, o naturalmente as deixaram hiptese que

Para quem? Continuaremos...

http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com/2009/03/quem-revelou-osconhecimentos.html

Tera-feira, 7 de Abril de 2009

Investigando a cincia dos antigos. Os mistrios do Egito e das civilizaes desaparecidas (IV)

A ptica dos antigos


As investigaes do Pe Moreux nas pirmides deram resultados inesperados. O mtodo empregado era rigoroso e os resultados slidos. Porm, o sacerdote-astrnomo, como cientista que pe em s dvida os seus prprios achados, perguntava-se se no haveria uma outra explicao possvel.

Ele avanou os resultados de seus estudos a colegas especializados em outras faixas do saber. Uma dvida o assaltava especialmente. Se os sacerdotes que construram Quops tinham um conhecimento to avanado da esfera celeste, eles em qualquer caso, precisariam de instrumentos de observao para aplicar corretamente o seu saber na hora de erguer o monumento. Mas, o Pe Moreux no vira indcios da existncia desse instrumental. Problema anlogo, e tal vez mais cruciante, pe-se a respeito da astronomia dos caldeus, altamente desenvolvida: e os instrumentos de observao? Por certo, no pode se duvidar que os antigos conhecessem o vidro e a ptica. No seu tratado da ptica, Ptolomeu inseriu uma Tbua de Refraes cujos nmeros divergem pouco das tbuas modernas.

No Cabinet des Mdailles, em Paris, existe um selo que contm 15 figuras gravadas numa superfcie circular de 7 milmetros, no sendo visveis a olho nu. Ccero fala de uma Ilada de Homero escrita num pergaminho leve que cabia numa casca de noz. Plinio, o historiador, menciona uma escultura em marfim representando uma quadriga que uma mosca encobria com suas asas.

As lupas de Cartago e Nnive A concluso dos cientistas que ao menos na Grcia e Roma, conhecia-se a propriedade amplificadora das lupas e a tcnicas para fabric-las. Em 1905, o Pe. Moreux foi designado pelo governo francs para estudar um eclipse total de Sol, visvel desde Sfax, Tunsia. Ele aproveitou a ocasio para visitar um museu mantido pelos Padres Brancos e dirigido pelo Pe. Delattre. Diante de camafeus minsculos da antiga Cartago, o Pe. Moreux perguntou a queima-roupa se no havia lupas no acervo do museu. O Pe. Delattre lhe apresentou vrias, que atendiam s diversas exigncias. O Pe. Moreux comunicou o achado a cientistas amigos e tomou uma surpresa. J em 1852, Sir David Brewster, clebre fsico ingls, tinha apresentado em Bedford, Inglaterra, uma lente descoberta em Nnive, portanto fabricada em tempos bblicos.

As lentes achadas em Cartago e Nnive mostram um grau de tecnologia superior s usadas por Galileu Galilei ou por seu predecessor nas observaes astronmicas, John Lippersey. Arquimedes utilizou no sitio de Siracusa espelhos cncavos que incendiavam os navios do inimigo Marcellus, concentrando a luz solar. Ptolomeu montou no sculo III a.C. um instrumento que permitia ver navios a grande distncia.

Os grafites do observatrio de Meroe


O professor John Garstang, de Liverpool, fez escavaes na antiga cidade real de Meroe. L tirou luz os fundamentos de um monumento que atentamente analisado revelou ser um observatrio astronmico. Numa coluna esto inscritas as direes do Sol num perodo determinado do ano na latitude de Meroe. Nos muros h grafites que contem equaes numricas descrevendo fenmenos astronmicos acontecidos 200 anos antes da era crist. Numa das muralhas encontra-se um desenho feito s pressas que representa a silhueta de dois personagens. Um deles parece ocupado em analisar a posio dos astros usando um instrumento que lembra fortemente nossos observatrios e seu instrumental azimutal. Os instrumentos ento existiram.

Na Antiguidade encontra-se mostra sempre homens inteligentes e religiosos O Pe. Moreux registra uma contradio e tira uma concluso relevante. A contradio consiste em que por um lado, se fazem todos os esforos para provar que o homem descende de um animal por via de evoluo. Mas, de outro lado: por mais longe que ns nos remontemos no passado, o homem nos aparece sempre com o mesmo grau de inteligncia e religiosidade. (...) que homens entregues a si prprios, obrigados a lutar por sua supervivncia material contra uma natureza hostil, tenham podido formar esses aldeamentos cujos restos nos vemos em volta das cavernas pr-histricas; que eles nos tenham deixado sinais de uma indstria e de uma cincia rudimentares, isso no prova absolutamente nada pro ou contra sua inteligncia..

As pinturas das cavernas mostram que entre seus freqentadores havia artistas que competem com os modernos. H desenhos que reproduzem com realismo e vivacidade impressionante a vida cotidiana fala. Tratou-se de artistas de notvel talento. eram humanides ou simiides, mas homens de altas qualidades, embora muito decados. Ento, de duas coisas uma: ou bem os homens ascenderam do estado selvagem at a civilizao, ou bem ns estamos diante de linhagens degradadas.

Todas as religies ligadas ao Cristianismo, inclusive a religio judaica, ensinaram que o homem foi criado por Deus num estado de perfeio, portanto de avanada civilizao (...) aparece como sendo mais natural considerar os homens da idade de pedra como autnticos decadentes do que acreditar que eles estejam ainda num estado selvagem primitivo.

Falam nesse sentido tambm os trabalhos antropolgicos na Polinesia (poderamos ns no sculo XXI acrescentar os ndios amaznicos). Os evolucionistas pretendem que as tribos da NovaGuin (ou da Amaznia) vivem num estado primordial. Mas, observa o Pe. Moreux, se hoje h homens que vivem como na pr-histria, logo a Idade de Pedra de todas as pocas e no uma fase da evoluo. A Idade da Pedra no se identifica com um perodo determinado do tempo, mas com um estado cultural, que normalmente se define com o termo decadncia. Decados de onde? Do qu?

Tera-feira, 2 de Junho de 2009

O mistrio das pirmides (fim): uma revelao feita a Ado transmitida

oralmente que os egpcios gravaram na pedra

Os sacerdotes-arquitetos das Pirmides utilizavam como unidade de medida o cvado sagrado, diferente do cvado comum ou real. Segundo o Pe. Moreux, o mesmo cvado dos hebreus. E foram estes que o aportaram ao Egito. No podemos fugir da concluso, escreveu o Pe Moreux, de que antes da ereo da Grande Pirmide, existia sobre a Terra um povo que possua esse cvado sagrado e que transmitiu essa medida aos construtores desse monumento nico, e aos antecessores do povo de Israel. Ento voltamos mesma questo: de onde esse povo desconhecido tirou essa medida qual as naes modernas sero um dia obrigadas a adotar porque invarivel? H uma enorme semelhana entre a capacidade da Arca da Aliana e a urna da Grande Pirmide. Mas, uma assimilao entre ambas parece grotesca, inverossmil e fantasiosa. Moiss, que conhecia a cincia dos sacerdotes egpcios, jamais penetrou como, alis, ningum em Quops. Ela ficou inviolada at nossa poca. A fechadura quebrava ao tentar abri-la.

H mais: dita capacidade era a mesma do mar de bronze, bacia feita por Hiro para o Templo de Salomo. Trata-se de uma proporo que se repete nos sculos sem que se possa perceber o mecanismo de transmisso. Como explicar esses dados meteorolgicos comuns a esses trs grandes personagens: o arquiteto da Grande Pirmide, Moiss e Salomo: dados que implicavam uma unidade de medida idntica, igual dez-milionsima parte do eixo polar da Terra, quer dizer, relaes to profundas e escondidas com os atributos do Globo que uma cincia antiga ainda que avanadssima, deveria ser incapaz de descobrir?

O Pe. Moreux aprofunda diversos episdios bblicos. E conclui da famosa interpretao do sonho do Fara sobre as vacas gordas e magras que Jos possua uma cincia astronmica acabada. Por sua parte, o ciclo enunciado pelo profeta Daniel corresponde perfeitamente a durao do ano: 365 dias, 5 horas, 48 minutos, 55 segundos. Hoje em dia atribu-se o mesmo valor com uma diferena de muito poucos segundos.

Assim, a cincia de que fez prova o profeta hebreu quase to desconcertante quanto os feitos incrveis da Grande Pirmide. De um lado, um estudo aprofundado dos movimentos celestes que at atualmente provoca nossa admirao e cujas concluses s sero redescobertas muito tempo depois; de outro um monumento imorredouro que inaugura a era da arquitetura, no com um comeo insignificante, destinado a crescer a travs dos sculos em forma de progressos lentos e continuados, mas por um impulso inicial de cincia, majestade e excelncia incomparveis, atingindo de uma s vez um ideal que, tal vez, a humanidade jamais superar. As Escrituras so o depsito da Revelao primitiva Todos os povos no teriam primitivamente se alimentado de uma tradio comum, transmitida primeiramente de modo oral a traves de uma longa srie de sculos, e depois afixada de modo irrevogvel numa certa poca com a ajuda da escritura em cada nao em particular? Esta teoria explicaria as divergncias e os pontos de contacto. As narrativas pags da Criao elucidam este aspecto, pois contm notveis semelhanas com o relato bblico, mas o deformam misturando-o com deuses. Sinal desta deformao que s os hebreus usaram a semana de sete dias em que se divide a Criao. A origem de nossa semana bem de ordem religioso e no astronmico. Todos os outros povos dividiram seus meses em trs partes de dez dias cada uma (...) Entretanto, a tradio popular, sempre lenta para ser destruda, no a tinha esquecido (...) Para os Babilnios, por exemplo, os dias 7,14, 21, 28 de cada ms eram considerados nefastos;era preciso nesses dias se abster de certos atos bem definidos (...)." O tesouro e a fonte dessa tradio primordial se encontra nas Escrituras.

Como o autor dos Salmos, do Livro de J, e o prprio Moiss, puderam, cada um na sua poca, perceber o passado de nosso globo? Como puderam eles saber o que nossa cincia nos ensina como a coisa mais certa? Admitir que eles tivessem adquirido esses conhecimentos por via cientfica no defensvel; eles no fizeram seno fixar uma tradio que se remontava s primeiras pocas de humanidade, e a prova que nos encontramos as linhas mestras dessa mesma tradio em todas as cosmogonias dos povos orientais.

Sim, quando se l sem preconceitos o primeiro captulo do Gnesis, pode se constatar em seu autor uma cincia to profunda que supera de cem cvados todas as noes dos sbios de sua poca, uma cincia ainda mais inexplicvel, humanamente, que a dos construtores da Grande Pirmide e ao mesmo tempo, uma adivinhao incrvel dos fatos os mais certos e autnticos revelados pela Cincia. O astrnomo Piazzi-Smith, que dedicou uma parte de sua vida s pirmides, concluiu: ou bem os construtores desse monumento nico no mundo possuam uma cincia to avanada quanto a nossa, coisa que extravagante e quase incrvel, ou bem agindo como guardies de uma tradio que se remontava s pocas primeiras, quiseram fixar na pedra, dados depositados pela Revelao no esprito do primeiro homem (...) assim se explicaria, pensava ele, como se transmitiram de poca em poca os secretos relativos a dados cientficos brutos, por meio de castas privilegiadas. Tal seria a origem, por meio dos

sacerdotes egpcios, do que eu chamei de cincia misteriosa dos Faras. Se tudo tivesse acontecido como imaginava Piazzi-Smith, no seria inverossmil acreditar que uma parte pelo menos desta cincia hiertica transudou nas inscries hieroglficas dessas pocas remotas.

Por certo, as teses do Pe. Moreux causaram polmica. E ainda causaro. Nessa polmica tal vez haja dados ou consideraes a corrigir, retirar ou acrescentar. No ser de espantar, prprio da cincia. Mas, no se pode negar suas posies levantam problemas muito importantes. E levantar indagaes e at polmicas que induzem a novos e srios estudos e aprofundamentos j um mrito inconteste nos mbitos cientficos. (Fonte: Pe. Thophile Moreux, La Science Mystrieuse des Pharaons, Librairie Octave Doin, Gaston Doin diteur, Paris, 1925, 238pp.)
POSTADO POR LUIS DUFAUR S 16:55

http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com/

Tera-feira, 19 de Maio de 2009

Os nomes do Zodaco: indcio da unio primignia dos homens e de sua posterior disperso? (V)

O Pe. Thoophile Moreux como astrnomo tinha paixo pelo Cu e pela histria da prpria astronomia. Este interesse o ps diante de realidades surpreendente. dado certo que os documentos mais remotos sobre o Zodaco so caldeus. O Zodaco o conjunto de constelaes cortadas pelo caminho aparente percorrido pelo Sol durante o ano. Est composto de 13 constelaes a 13 foi acrescentada em 1930 pela Unio Astronmica Internacional. Elas evocam, com esta ou aquela dose de imaginao, certas figuras de onde tiram o nome. Estes nomes apareceram 3.000 anos antes de Cristo. Mas, o estudo das constelaes mostra que h uma posio terrestre para v-las de modo que coincidam com o nome. Esse estudo conduz a um local de observao bastante aproximado. No nem a ndia, nem o Egito, mas a sia Menor, mais provavelmente a

Armnia. Os armnios teriam dado esses nomes s formaes estelares com maior ou menor fantasia.

Agora bem, acontece que os mesmos nomes aparecem em civilizaes existentes em locais onde as estrelas no formam as figuras que os nomes indicam. Os nomes so basicamente os mesmos, mas os arranjos estelares vistos desde diferentes latitudes e continentes positivamente no so os mesmos. Exemplo tpico so os ndios da Amrica: quando os primeiros europeus chegaram ao continente verificaram, no sem pasmo, que eles dividiam o cu com mais ou menos os mesmos nomes que os caldeus. Porm, olhando as estrelas desde as Amricas, os nomes pouco tm a ver com o que se observa. Deste fato tiram-se vrias concluses elencadas pelo Pe. Moreux. A primeira que as tradies astronmicas de civilizaes muito diferentes devem se remontar a um tempo em que os homens todos estavam reunidos e compartiam os mesmos conceitos e observaes. Aquele mundo possua uma cincia aprofundada.

Em segundo lugar, que naquele mundo anterior unido houve uma ruptura brusca. Como resultado, os homens perderam contato uns com os outros. Em terceiro lugar, os povos dispersos conservaram nomes e tradies cientficas. Porm, depois da separao decaram. Aceitaram incongruncias. No fim, esqueceram o valor astronmico do Zodaco que, entretanto, continua muito vlido e sob seu nome instalou-se a superstio astrolgica. A tradio do Paraso, do pecado original e do dilvio Essas concluses apontam para um fato consignado, sob diferentes formas, nas culturas mais longnquas: a catstrofe representada pelo dilvio de que fala a Bblia. A geologia nos ensina que o homem vivia na Terra muito antes das civilizaes egpcia e caldeia (...) As primeiras pocas da humanidade no teriam sido separadas dos perodos histricos seguintes por um grande cataclismo, como se teria produzido no prprio perodo quaternrio? pergunta o sacerdote-astrnomo.

A apresentao do problema nos aproxima da questo do Dilvio. Na disperso as tradies cientficas passaram para os Assrios e Caldeus. S estes as conservaram por escrito. Dos Caldeus passou para Medos, Persas, Hindus, Egpcios e Gregos. Por meio destes vieram at ns. A difuso foi o suficientemente grande para chegar at as Amricas sculos antes do desembarco dos evangelizadores. Existiu, portanto, uma emigrao que partiu da sia numa poca relativamente pouco afastada da era crist, explica o cientista. Ele escreve: Se, como ns acreditamos, a origem da humanidade nica coisa cada vez mais confirmada pela cincia certos ensinamentos religiosos, assim como os fatos histricos relativos a nosso passado remoto, puderam se transmitir de gerao em gerao; muitos deles perderam-se no caminho do xodo dos povos, e evidentemente deformaram-se no curso dos sculos; da mesma maneira que as lnguas irms cujas razes ficaram como prova garantida de uma origem comum. As noes semelhantes que se encontram em vrias religies no podem, pois, serem apontadas como sinal de relao entre umas e outras, mas apenas como indcios de uma origem comum em tempos os mais afastados.

Todas as religies da Antiguidade estavam certas de serem mais perfeitas quanto mais se ligavam ao passado. Agora bem, no fim os caldeus e egpcios acabaram adorando toda espcie de animais. Porm, quanto mais antigos so os seus documentos menos se mostram politestas. Por exemplo, as pirmides da III e IV dinastias falam de um deus nico. A moral do Livro dos mortos, obra da alta antigidade, muito elevada. A sua teodiceia muito mais pura que as seguintes. As invocaes que a alma deve fazer ao Juiz celeste so um exemplo: Louvado seja, Deus grande, Senhor da Verdade e da Justia! Eu venho at Ti, meu Mestre, eu me apresento diante de Ti para contemplar tuas perfeies.

O mais velho livro conhecido do mundo o Papyrus Prisse fala de um personagem em quem no muito difcil reconhecer o Ado das Escrituras, embora algum tanto deformado e apresentado com pai de todos os deuses e de todos os homens. A histria do pecado original aparece deformada pelos pagos na ndia e na Grcia. A mulher com a serpente (a tentao de Eva) aparece nos mais velhos monumentos mexicanos. Os egpcios falavam do Drago celeste (Satans), da rvore da vida (do Paraso). Os assrios e babilnios foram os que mais pintaram a rvore sagrada. Tradies anlogas se encontram entre os persas, iranianos, sabinos, etc.

A tradio universal por excelncia, sublinha o sacerdoteastrnomo, a do Dilvio. Ela tem sido encontrada at nas Ilhas Fiji. Por sinal, o signo zodiacal Aqurio se refere onda vingadora e ao rei do abismo. No tempo de Abrao, os caldeus j tinham deformado a histria. De acordo com suas inscries, pode se afirmar que 3.000 anos a. C. eles ainda mantinham a tradio do Dilvio degenerada e amalgamada com mitos astrolgicos de feitio humano.

Tudo indica que Moiss recolheu uma tradio antes de tudo oral, fielmente transmitida pelos patriarcas. Dos povos da Antiguidade s os hebreus conservaram o culto verdadeiro a Deus at a chegada do Messias, Nosso Senhor Jesus Cristo em que se realizou a plenitude da Lei.

Desejaria receber atualizaes instantneas e gratuitas de 'Cincia confirma a Igreja' no meu Email
POSTADO POR LUIS DUFAUR S 12:42 1

You might also like