You are on page 1of 3

Blog

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Um blog (portugus brasileiro) ou blogue (portugus europeu)[1][2] (contrao do termo ingls Web log, dirio da Web) um site cuja estrutura permite a atualizao rpida a partir de acrscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes so, em geral, organizados de forma cronolgica inversa, tendo como foco a temtica proposta do blog, podendo ser escritos por um nmero varivel de pessoas, de acordo com a poltica do blog. Muitos blogs fornecem comentrios ou notcias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como dirios online. Um blog tpico combina texto, imagens e links para outros blogs, pginas da Web e mdias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentrios de forma a interagir com o autor e outros leitores uma parte importante de muitos blogs. Alguns sistemas de criao e edio de blogs so muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas prprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs so primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vdeos, msica ou udio, formando uma ampla rede de mdias sociais. Outro formato o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos. Em dezembro de 2007, o motor de busca de blogs Technorati rastreou a existncia de mais de 112 milhes de blogs.[3] Com o advento do videoblog, a palavra blog assumiu um significado ainda mais amplo, implicando qualquer tipo de mdia onde um indivduo expresse sua opinio ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer.

Histria
O termo weblog foi criado por Jorn Barger[4] em 17 de dezembro de 1997. A abreviao blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("ns blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999.[5][6][7] Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog"), aplicando a palavra blogger em conjuno com o servio Blogger, da Pyra Labs, o que levou popularizao dos termos.[8]
Origens

Antes do formato blog se tornar amplamente conhecido, havia vrios formatos de comunidades digitais como o Usenet, servios comerciais online como o GEnie, BiX e Compuserve, alm das listas de discusso e do Bulletim Board System (BBS). Em 1990, softwares de fruns de discusso como o WebEx criaram os dilogos via threads.

O blog atual uma evoluo dos dirios online, onde pessoas mantinham informaes constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no prprio cdigo da pgina. A evoluo das ferramentas que facilitavam a produo e manuteno de artigos postados em ordem cronolgica facilitaram o processo de publicao, ajudando em muito na popularizao do formato. Isso levou ao aperfeioamento de ferramentas e hospedagem prprios para blogs.
Popularizao

A mensagem passou a modelar o meio, quando no incio de 2000, o Blogger introduziu uma inovao o permalink, conhecido em portugus como ligao permanente ou apontador permanente que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicao num blog uma localizao permanente - uma URL que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperao em arquivos de blogs s era garantida atravs da navegao livre (ou cronolgica). O permalink permitia ento que os blogueiros pudessem referenciar publicaes especficas em qualquer blog. Em seguida, hackers criaram programas de comentrios aplicveis aos sistemas de publicao de blogs que ainda no ofereciam tal capacidade. O processo de se comentar em blogs significou uma democratizao da publicao, consequentemente reduzindo as barreiras para que leitores se tornassem escritores. A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o nmero de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de trs anos depois, os nmeros saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhes. Atualmente existem cerca de 112 milhes de blogs e cerca de 120 mil so criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.[9]

Tipos
Existem diversos tipos de blogs atualmente. Entretanto possvel dividi-los em trs grandes ramos:
Blogs pessoais

Os blogs pessoais so os mais populares, normalmente so usados como um gnero de dirio com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opinies do usurio. Tambm so largamente utilizados por celebridades que buscam manter um canal de comunicao com seus fs. Exemplos disso so os blogs de Marcelo Tas e Ivete Sangalo.
Blogs corporativos e organizacionais

Muitas empresas vm utilizando blogs como ferramentas de divulgao e contato com clientes[10]. A empresa lder em blogs pelo mundo a Microsoft com um total de 4500 blogs.

Blogs de gnero

Por fim h blogs com um gnero especfico, que tratam de um assunto dominado pelo o usurio, ou grupo de usurios. Estes so os blogs com o maior nmero de acessos. Sendo que eles podem apresentar contedos variados, como humorsticos, notcias, informativos ou o de variedades, com contos, opinies polticas e poesias.

Componentes do blog
Blogger

O Wikcionrio possui o verbete blogueiro

Blogueiro (portugus brasileiro) ou bloguista (portugus europeu) ou ainda blguer ou blogger so palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que est relacionado a este grupo e este grupo em si) conhecido como blogosfera. No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog (portugus brasileiro) ou Dia do Blogue (portugus europeu) (devido a semelhana da data 31.08 com a palavra blog), que se prope a promover a descoberta de novos blogues e de novos blogueiros (portugus brasileiro) ou bloguistas (portugus europeu) .
Artigos

Conhecidos tambm como post, a forma substantiva anglfona do verbo "postar", refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog. As postagens so organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa na pgina, de forma que as informaes mais atualizadas aparecem primeiro, ou colocada ao contrrio, a postagem mais antiga aparece em primeiro, sendo opo do blogueiro. Um artigo deve seguir a temtica proposta pelo blog e, embora permita uma enorme liberdade opinativa, seu contedo est sujeito s mesmas regras legais de outras fontes, de modo que seu autor pode vir a ser responsabilizado juridicamente por aquilo que escreve. Atualmente, a maioria dos blogs compatvel com o recurso de insero de imagens, vdeos, udio nos artigos.
Comentrios

Um recurso caracterstico dos blogs a possibilidade de interao do visitante, respondendo ou opinando em relao aos artigos publicados

You might also like