You are on page 1of 28

electrolux

Obrigado pela sua preferncia Desejamos que fique satisfeito com o seu novo electrodomstico e esperamos poder voltar a contar com a sua preferncia no futuro. Leia atentamente este manual do utilizador e guarde-o ao longo de toda a vida til do produto como documento de referncia. O manual do utilizador deve ser entregue a eventuais futuros proprietrios do aparelho.

57

electrolux

ndice
Avisos e informaes de segurana importantes ......................................................................... 59 Descrio do aparelho ................................................................................................................ 61 Controlos ................................................................................................................................... 62 Antes de utilizar o forno pela primeira vez ................................................................................... 64 Utilizao do forno ...................................................................................................................... 65 Tabuleiros para assar e para cozer ............................................................................................ 69 Limpeza e manuteno ............................................................................................................... 71 Se algo no funcionar ................................................................................................................ 75 Dados tcnicos ........................................................................................................................... 76 Instrues para o instalador ........................................................................................................ 76 Instrues para encastrar ........................................................................................................... 78 Garantia/Assistncia tcnica ........................................................................................................ 79 Garantia europeia ...................................................................................................................... 81

Guia para uso do manual de instrues


Instrues de segurana

Instrues de funcionamento passo a passo Dicas e conselhos Este aparelho est em conformidade com as seguintes Directivas da CEE: 2006/95 (Directiva de baixa tenso); 89/336 (Directiva de Compatibilidade electromagntica); 93/68 (Directivas gerais); e alteraes seguintes.

FABRICANTE: ELECTROLUX HOME PRODUCTS ITALY S.P.A. Viale Bologna, 298 47100 Forl - Italia 58

electrolux

Portugus
Avisos e informaes de segurana importantes
Guarde sempre o manual de instrues fornecido com este aparelho. Caso o aparelho seja passado ou vendido a terceiros ou o aparelho seja deixado na casa antiga no caso de mudana, da mxima importncia que o novo utilizador possa ter acesso a este manual de instrues. Estas instrues destinam-se segurana do utilizador e daqueles que com ele habitam. Assim sendo, leia-as atentamente antes de ligar o aparelho e/ou de o colocar em funcionamento.

Instalao
A instalao tem de ser feita por pessoal qualificado, em conformidade com as normas em vigor. Os trabalhos de instalao encontram-se descritos nas instrues para o instalador. A instalao e ligao devem ser efectuadas por um tcnico qualificado e conhecedor das directivas em vigor. As modificaes que possam ser necessrias na alimentao de corrente devido instalao tm tambm de ser efectuadas por um tcnico qualificado.

Funcionamento
Este forno foi concebido para a preparao de alimentos; nunca o utilize para qualquer outro fim. Ao abrir a porta do forno, durante ou no fim da cozedura, tenha ateno ao fluxo de ar quente que libertado do forno. Tenha muito cuidado quando utilizar o fogo. Devido ao forte calor emanado pela resistncia, a grelha e as outras peas esto muito quentes. Se, por qualquer razo, necessitar de utilizar folha de alumnio para a preparao de alimentos, nunca deixe que esta entre em contacto com o fundo do forno.

Limpe o forno com cuidado: nunca borrife o filtro de gordura (se disponvel), a resistncia e o sensor do termstato. perigoso efectuar qualquer tipo de alterao neste aparelho ou nas suas caractersticas. Durante o processo de cozedura, a janela do forno e as restantes peas do forno ficam quentes. Por isso, mantenha as crianas afastadas do aparelho. Ao ligar aparelhos elctricos a tomadas prximo do forno, tenha ateno para que os cabos de alimentao no entrem em contacto com os focos quentes ou fiquem presos na porta do forno. Utilize sempre pegas para retirar tabuleiros e tachos quentes do forno. A limpeza regular evita a deteriorao do material da superfcie. Antes da limpeza do forno desligue a corrente ou retire a ficha da tomada. Verifique se o forno est na posio OFF, quando no estiver a ser utilizado. Este forno foi concebido, dependendo da verso, como aparelho autnomo ou em combinao com uma placa elctrica, para a ligao monofsica a 230 V. 59

electrolux O aparelho no pode ser limpo com uma mquina de limpeza com vapor quente ou de jacto de vapor. No utilize produtos abrasivos ou um raspador de metal afiado. pois podem riscar os vidros da porta, fazendo com que estilhacem.

O smbolo

no aparelho e na embalagem

Segurana para crianas


Este aparelho foi concebido para ser utilizado por adultos. perigoso deixar crianas utilizlo ou brincar com ele. Mantenha as crianas afastadas enquanto o forno estiver a funcionar. Mesmo depois de o forno ter sido desligado, as portas mantm-se quentes durante algum tempo. Este aparelho no deve ser utilizado por crianas ou outras pessoas cujas capacidades fsicas, sensoriais ou mentais ou falta de experincia e conhecimento no as deixe utilizar o aparelho sem a superviso ou instrues de uma pessoa responsvel, que garanta que estas podem utilizar o aparelho em segurana.

indica que este produto no pode ser tratado como lixo domstico. Em vez disso, deve ser entregue ao centro de recolha selectiva para a reciclagem de equipamento elctrico e electrnico. Ao garantir uma eliminao adequada deste produto, estar a proteger o meio ambiente e a sade pblica que, de outra forma, poderiam ser prejudicados por um tratamento incorrecto do produto. Para mais informaes sobre a reciclagem deste produto, contacte os servios municipais locais, o servio de recolha de lixo ou a loja onde adquiriu o aparelho.

Assistncia tcnica
Os trabalhos de verificao e/ou reparao devem ser efectuados pelo servio de assistncia tcnica do fabricante ou por um servio autorizado. Utilize apenas peas sobressalentes originais. Em caso de falhas de funcionamento ou de danos, nunca tente reparar o aparelho. As reparaes por pessoas no qualificadas podem provocar danos ou ferimentos.

60

electrolux

Descrio do aparelho
32 1 7 8 9 10 4 65

11

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Painel de comandos Boto de controlo do termstato do forno Luz de controlo do termstato do forno Programador do final de cozedura Luz de controlo de funcionamento Boto de controlo do forno

7. Sadas de ar para ventoinha de arrefecimento 8. Grelhador 9. Luz do forno 10. Sonda do motor dochurrasco 11. Placa de caractersticas

Acessrios do forno
Garfos Espeto

Pingadeira

Grelha anti-derrame

Pega amovvel do espeto

Suporte do espeto

Espeto rotativo 61

electrolux

Controlos
Boto de controlo do forno

O forno est desligado Aquecimento superior e inferior - O calor produzido por resistncias em cima e em baixo, de forma a obter-se uma temperatura uniforme por todo o interior do forno. Aquecimento inferior - O calor produzido exclusivamente no fundo do forno. Aquecimento superior - O calor produzido exclusivamente por a resistncia em cima. Grill - Para grelhar pequenas quantidades.

Indicador de ligao corrente


A luz de ligao corrente acende-se quando se regula o boto de controlo do forno.

Boto de controlo do termstato


Rode o boto de controlo do termstato para a esquerda para seleccionar temperaturas entre 50C e 250C.

Indicador de controlo do termstato


O indicador de controlo do termstato acende-se quando se roda o boto de controlo do termstato. O indicador permanece aceso at a temperatura correcta ser atingida. Em seguida, acende-se e apaga-se alternadamente para indicar que a temperatura est a ser mantida.

62

electrolux

Programador do final de cozedura


Este dispositivo permite-lhe desligar automaticamente o forno quando terminar o tempo pr-estabelecido. Ouve-se um sinal acstico quando termina a cozedura. A durao da cozedura pode ser definida at um mximo de 90 minutos. Coloque os alimentos no forno e ligue o boto de controlo do forno e o boto de controlo do termstato para as posies pretendidas. Rode o boto do temporizador para a posio de tempo mximo (90); em seguida, rode para o tempo de cozedura pretendido. Quando terminar o tempo de cozedura, ouve-se um sinal acstico e o forno desliga-se automaticamente. Desligue o boto do temporizador para definir o forno para o funcionamento manual.

Termstato de segurana
Para evitar um sobreaquecimento perigoso (devido ao uso inadequado do aparelho ou a peas avariadas), o forno possui um termstato de segurana que interrompe a alimentao de energia. O forno volta a ligar-se automaticamente quando a temperatura baixar. Se o termstato de segurana disparar devido ao uso inadequado do aparelho, aps o arrefecimento do forno, basta eliminar a causa do erro; se, por outro lado, o termstato disparar devido a uma pea avariada, dirija-se ao servio de assistncia tcnica.

Ventilador
O forno est equipado com uma ventoinha de arrefecimento, que se destina a manter o painel frontal, os botes e o puxador da porta do forno frios. A ventoinha liga-se automaticamente quando o forno activado. O ar quente soprado para fora atravs da abertura junto ao puxador da porta do forno. A ventoinha desliga-se quando, aps a cozedura, o boto de controlo do forno rodado para a posio DESLIGADO 0. 63

electrolux

Antes de utilizar o forno pela primeira vez


Retire todo o material da embalagem, no interior e exterior do forno, antes de o utilizar. Antes da primeira utilizao, o forno deve ser aquecido sem alimentos no seu interior. Durante esta altura, poder ser sentido um odor desagradvel. Isso absolutamente normal e deve-se a resduos de produo. Assegure-se de que a cozinha est bem ventilada. 1. Rode o boto de controlo do forno para aquecimento superior e inferior .

2. Rode o boto de controlo do termstato para 250. 3. Abra uma janela para ventilao. 4. Deixe o forno funcionar vazio durante aprox. 45 minutos. Este procedimento deve ser repetido com a funo do grill durante aproximadamente 5-10 minutos. De seguida, deixe o forno arrefecer. Molhe um pano macio em gua quente e detergente suave e limpe o interior do forno. Antes da primeira utilizao, limpe tambm os acessrios.
Para abrir a porta do forno, agarre sempre na pega pela parte central.

64

electrolux

Utilizao do forno
O forno est equipado com um sistema exclusivo que produz uma circulao natural do ar e a reciclagem constante do vapor. Este sistema permite cozinhar num ambiente com vapor e manter os pratos macios por dentro e crocantes por fora. Para alm disso, o tempo de cozedura e o consumo de energia so reduzidos ao mnimo. Durante a cozedura pode ser produzido vapor que pode ser libertado ao abrir a porta do forno. Isso absolutamente normal No entanto, afaste-se sempre um pouco do forno quando abrir a porta durante ou no fim da cozedura para permitir que qualquer vapor acumulado seja libertado. Ateno! - No coloque objectos na base do forno e no cubra nenhuma parte do forno com folha de alumnio durante a cozedura pois tal pode provocar um aumento da temperatura, que ir afectar os resultados da cozedura e danificar o esmalte do forno. Coloque sempre os recipientes, recipientes refractrios e tabuleiros de alumnio na grelha que foi inserida nas calhas telescpicas. Quando os alimentos so aquecidos produzem vapor da mesma forma que uma chaleira. Quando o vapor entra em contacto com o vidro da porta do forno, condensa-se e produz gotas de gua. Para reduzir a condensao, pr-aquea sempre o forno vazio durante 10 minutos. Aconselhamos que limpe a condensao produzida aps a cozedura dos alimentos. 4 3 2 1

Cozinhe sempre com a porta do forno fechada. Afaste-se quando abrir a porta do forno. No deixe que a porta caia ao abrir, apoie a porta atravs do puxador at que esteja completamente aberta. O forno possui quatro nveis de insero. As posies de insero so contadas a partir de baixo, tal como indicado na figura. importante que as grelhas sejam posicionadas correctamente, tal como indicado na figura. No coloque loia directamente sobre a base do forno.

Aquecimento inferior
Esta funo especialmente til para massas de tarte. Pode tambm ser usada para acabar quiches ou empadas para assegurar que a massa na base fica bem cozida. A luz de controlo do termstato permanece acesa at a temperatura correcta ser atingida. Em seguida, acende-se e apaga-se alternadamente para indicar que a temperatura est a ser mantida.

65

electrolux

Aquecimento superior
Esta funo decozedura pode ser usada para terminar de cozinhar osseus alimentos ou para aquecer a parte superior dosmesmos. Ajuste a prateleira nos nveis mais altos.

Cozedura tradicional
A posio intermdia permite a melhor distribuio do calor. Para alourar mais a base, basta colocar a grelha mais em baixo. Para alourar mais em cima, suba a grelha. - O material e acabamento da loia usada ir afectar a cor da base. Os utenslios de esmalte, escuros, pesados ou anti-aderentes do uma cor mais escura na base, enquanto que os tabuleiros de pirex, alumnio brilhante ou de ao polido reflectem o calor e do uma cor mais clara na base. - Coloque sempre os pratos no centro da grelha para assegurar uma cor uniforme. - Coloque os pratos em tabuleiros de cozedura com um tamanho adequado, para evitar derramamentos na base do forno e para facilitar a limpeza. - No coloque os pratos, formas ou tabuleiros directamente em cima da base do forno, uma vez que esta fica muito quente, podendo provocar danos. Ao usar esta funo, o calor originado tanto pelos elementos de cima como pelos de baixo. Isto permite-lhe cozinhar num nico nvel e particularmente indicado para pratos que requerem um alourar extra na base, como sejam quiches e empadas. Os gratinados, lasanhas e estufados, que requerem um alourar extra em cima ficam tambm bem cozinhados com esta funo.

Grelhar
A maioria dos alimentos deve ser colocada na grelha para permitir a mxima circulao de ar e manter os alimentos afastados das gorduras e molhos. Alimentos como peixe, fgado e rins podem ser colocados directamente no tabuleiro, se preferir. Deve secar cuidadosamente os alimentos antes de grelhar, para evitar salpicos. Pincele ligeiramente a carne e o peixe com um pouco de azeite ou manteiga derretida para os manter hmidos durante a cozedura. Os acompanhamentos como tomates e cogumelos podem ser colocados por baixo da grelha quando grelhar carne Quando torrar po, sugerimos a utilizao da calha superior. Os alimentos devem ser virados durante a cozedura conforme necessrio.

Grelha interior
A grelha interior permite obter um aquecimento directo rpido na zona central do tabuleiro de grelhar. A utilizao da grelha interior para cozinhar pequenas quantidades permite-lhe poupar energia. 1. Ligue o boto de controlo do forno . 2. Rode o boto de controlo do termstato para a temperatura desejada. 3. Ajuste a posio da calha do tabuleiro e da grelha para permitir diferentes espessuras de alimentos e siga as instrues para grelhar. A resistncia da grelha controlada pelo termstato. Durante a cozedura, a grelha liga e desliga para evitar o sobreaquecimento. 66

electrolux

Espeto rotativo
Manter a porta do forno sempre fechada. Ter em ateno as seguintes instrues: - Empurrar a carne no espeto rotativo e fixar com os garfos. - Colocar o espeto sobre o suporte e inserir tudo no segundo nvel inferior. - Inserir a ponta do espeto na abertura do motor do mesmo, na parede traseira do forno. - Desaparafusar a pega do espeto. - Colocar o tabuleiro de recolha de gorduras, com aprox. 1/2 l de gua, no primeiro nvel. - Rodar o interruptor de seleco de funo para a posio desejada. e regular a temperatura

Dicas e conselhos
A posio intermdia permite a melhor distribuio do calor. Para alourar mais a base, basta colocar a grelha mais em baixo. Para alourar mais em cima, suba a grelha. O material e acabamento da loia usada ir afectar a cor da base. Os utenslios de esmalte, escuros, pesados ou anti-aderentes do uma cor mais escura na base, enquanto que os tabuleiros de pirex, alumnio brilhante ou de ao polido reflectem o calor e do uma cor mais clara na base. Coloque sempre os pratos no centro da grelha para assegurar uma cor uniforme. Coloque os pratos em tabuleiros de cozedura com um tamanho adequado, para evitar derramamentos na base do forno e para facilitar a limpeza.

67

electrolux No coloque os pratos, formas ou tabuleiros directamente em cima da base do forno, uma vez que esta fica muito quente, podendo provocar danos. Para pastelaria: Em geral, os bolos requerem uma temperatura moderada (150C-200C), sendo, por isso, necessrio pr-aquecer o forno durante aprox. 10 minutos. No abra a porta do forno at terem decorrido 3/ 4 do tempo de cozedura. A massa amanteigada cozida numa forma de mola ou na chapa at 2/3 do tempo de cozedura e recheada antes de estar totalmente cozida. Este tempo de cozedura adicional depende do tipo e da quantidade do recheio. As massas de bolo devem aderir colher. Se ficarem muito lquidas, o tempo de cozedura ser prolongado desnecessariamente. Se forem introduzidos dois tabuleiros com bolos em simultneo no forno, entre os dois tabuleiros deve ficar uma calha livre. Se forem introduzidos dois tabuleiros com bolos em simultneo no forno, os tabuleiros tm de ser mudados de cima para baixo e virados a 2/3 do tempo de cozedura. Para assar: No asse alimentos com menos de 1 kg. Pedaos mais pequenos podem secar enquanto assam. A carne vermelha, que deve ficar bem cozinhada por fora mas que por dentro deve ficar mal passada, tem de ser cozinhada a uma temperatura mais elevada (200C-250C). Por outro lado, a carne branca, aves e peixe necessitam de uma temperatura mais baixa (150C-175C). Os ingredientes para o molho s so adicionados no incio se os tempos de cozedura forem curtos. Caso contrrio, so adicionados na ltima meia hora de cozedura. Pode verificar se a carne est cozida com uma colher: se esta no entrar na carne porque est cozida. O rosbife e o lombo assado, que devem 68 ficar mal passados por dentro, tm de ser cozinhados com uma temperatura mais elevada e durante menos tempo. Ao cozinhar pratos de peixe directamente sobre a grelha, coloque o tabuleiro para recolha de gorduras nas calhas de baixo para recolher o suco libertado. Antes de cortar, deixe o assado ficar dentro do forno no mnimo 15 minutos para que o suco da carne no possa sair. Para evitar a formao de fumo dentro do forno, recomendamos que deite um pouco de gua no tabuleiro para recolha de gorduras. Para evitar a formao de condensao, adicione gua vrias vezes. Os pratos podem ser mantidos quentes dentro do forno temperatura mnima. Cuidado! No revista o forno com folha de alumnio nem coloque recipientes nem o tabuleiro para recolha de gorduras no fundo, pois pode danificar o esmalte do forno devido acumulao de calor.

Tempos de cozedura
Os tempos de cozedura podem variar em funo da diferente composio e quantidade de ingredientes e lquidos de cada receita. Anote os dados programados do primeiro cozinhado ou de experincias feitas para ganhar experincia para a preparao posterior dos mesmos pratos. Com base na sua prpria experincia, pode alterar os valores indicados individualmente.

electrolux

Tabuleiros para assar e para cozer


Cozedura tradicional
Os tempos indicados no incluem o pr-aquecimento. Pr-aquea sempre o forno vazio durante 10 minutos. TIPO DE ALIMENTO
BOLOS Massas batidas Massa amanteigada Cheesecake Bolo de ma (tarte de ma) Strudel Torta de geleia Bolo ingls Po-de-l Bolo de natal Bolo de ameixa Bolo pequeno Biscoitos Merengues Pezinhos de leite Pastis: Choux Tortas PO E PIZZA Po de trigo Po de centeio Pes Pizza PUDINS Massa de pudim Pudim de vegetais Quiches Lasanha Canelones CARNE Vaca Porco Vitela Rosbife mal passado mdio bem passado P de porco Lombo de porco Borrego Frango Per Pato Ganso Coelho Lebre Faiso Rolo de carne PEIXE Truta/Sargo Atum/Salmo Cozedura tradicional
4 3 2 1

temp C 170 170 175 170 180 190 170 170 150 175 170 160 135 200 210 180 195 190 200 200 200 200 210 200 200 190 180 190 210 210 210 180 180 190 190 180 175 175 190 190 190 180 190 190

Tempos de cozedura em minutos

NOTAS

2 2 1 1 2 2 2 1 1 1 3 2 2 2 2ou3 2 1 1 2 2 2 2 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2

45-60 20-30 60-80 90-120 60-80 40-45 60-70 30-40 120-150 50-60 20-35 20-30 60-90 12~20 25-35 45-70 60-70 30-45 25-40 20-30 40-50 45-60 30-40 25-35 25-35 50-70 100-130 90-120 50-60 60-70 70-80 120-150 100-120 110-130 70-85 210-240 120-150 150-200 60-80 150-200 90-120 tot.150 40-55 35-60

Em forma Em forma Em forma Em forma Em tabuleiro Em forma Em forma Em forma Em forma Em tabuleiro Em tabuleiro Em tabuleiro Em tabuleiro Em tabuleiro Em tabuleiro Em forma Em tabuleiro Em tabuleiro Em tabuleiro Em Em Em Em Em forma forma forma forma forma

Na grelha Na grelha Na grelha Na grelha Na grelha Na grelha Com pele 2 pedaos Perna Inteiro Inteiro Inteiro Inteiro Em pedaos Em pedaos Inteiro em tabuleiro 3-4 peixes 4-6 filetes

As temperaturas indicadas so valores de referncia. Estas podem ter de ser adaptadas s exigncias pessoais.

69

electrolux

Grelhar
Os tempos indicados no incluem o pr-aquecimento. Pr-aquea sempre o forno vazio durante 10 minutos.

TIPO DE ALIMENTO
Bifes Bifes de vaca Salsichas Costeletas de porco Frango (em metades) Espetadas Frango (peito) Hamburger* *Pr-aquecer durante 500' Peixe (filetes) Sanduches Tostas 4 4 8 4 2 4 4 6

Quantidade N. de peas g. 800 600 / 600 1000 / 400 600 400 / /


4 3 2 1

Grelhar temp.C 250 250 250 250 250 250 250 250 250 250 250

Tempo de cozedura em minutos 1 lado 12~15 10~12 12~15 12~16 30~35 10~15 12~15 20-30 12~14 5~7 2~4 2 lados 12~14 6~8 10~12 12~14 25~30 10~12 12~14 10~12 / 2~3

3 3 3 3 3 3 3 2 3 3 3

4 4~6 4~6

As temperaturas indicadas so valores de referncia. Estas podem ter de ser adaptadas s exigncias pessoais.

Cozinhar com o espeto


Os tempos indicados no incluem o pr-aquecimento. Pr-aquea sempre o forno vazio durante 10 minutos. Nvel da grelha Tipo de alimento
Aves Assados

Quantidade Gr.
1000 800 2 2

4 3 2 1

Temperatura
C
200 200

Tempo de cozedura (minutos)


50/60 50/60

As temperaturas indicadas so valores de referncia. Estas podem ter de ser adaptadas s exigncias pessoais.

70

electrolux

Limpeza e manuteno
Antes de limpar o forno, desligue-o e deixe arrefecer. O aparelho no pode ser limpo com uma mquina de limpeza com vapor quente ou de jacto de vapor. Importante: Antes de cada limpeza, desligue o aparelho da corrente elctrica. Para garantir uma vida til longa do aparelho, necessrio efectuar os seguintes trabalhos de limpeza regularmente: - Limpe o forno apenas quando este estiver frio. - Limpe as partes esmaltadas com gua e sabo. - No utilize produtos abrasivos. - Seque as peas de ao inoxidvel e os vidros com um pano suave. - Em caso de ndoas resistentes, utilize um detergente comum ou vinagre quente. O esmalte do forno facilmente mantido e no muito sensvel. No entanto, os cidos de fruta quentes (limo, ameixa ou semelhante) podem deixar manchas baas e escuras nas superfcies esmaltadas. Estas manchas nas superfcies brilhantes do esmalte no prejudicam o funcionamento do forno. Limpe bem o forno aps cada utilizao. Dessa forma, muito mais fcil eliminar a sujidade, evitando-se que fique ressequida. acabamento da superfcie. Devem tambm evitarse abrasivos speros.

Limpeza externa
Limpe regularmente o painel de comandos, a porta do forno e a junta com um pano macio embebido em gua quente a que se adicionou um pouco de detergente lquido. Para no danificar ou enfraquecer os painis de vidro da porta, evite usar o seguinte: Lixvias e detergentes domsticos Esfreges impregnados no indicados para tachos anti-aderentes Esfreges de palha-de-ao Esfreges qumicos para forno ou aerossis Produtos para remover a ferrugem Detergentes para cozinha/casa de banho Limpe o interior e o exterior do vidro da porta com gua quente com sabo. Quando o vidro interno da porta ficar muito sujo, recomendvel a utilizao de um produto de limpeza como, por exemplo, o Hob Brite. No utilize raspadores de tinta para retirar a sujidade. NO limpe a porta do forno enquanto os painis de vidro estiverem quentes. Se no tomar esta precauo, o painel de vidro pode estalar. Se o vidro da porta ficar lascado ou com riscos profundos, o vidro torna-se mais fraco e deve ser substitudo para evitar que o painel quebre. Para mais informaes, contacte o Centro de Assistncia local.

Produtos de limpeza
Antes de utilizar qualquer produto de limpeza no seu forno, verifique se so adequados e se a sua utilizao recomendada pelo fabricante. Os produtos de limpeza que contm lixvia NO devem ser utilizados, pois podem tirar o brilho do

Compartimento do forno
Para melhores resultados, a base esmaltada do

71

electrolux compartimento do forno deve ser limpa enquanto estiver ainda morna. Limpe o forno com um pano macio embebido em gua com detergente morna aps cada utilizao. Regularmente, ser necessrio efectuar uma limpeza mais profunda, usando um detergente indicado para fornos.

Prateleiras do forno e suporte das prateleiras


Para limpar as prateleiras do forno, ponha-as de molho em gua quente com sabo e retire as manchas mais persistentes com um esfrego humedecido impregnado com sabo. Enxage bem e seque com um pano macio. Os suportes das prateleiras podem ser retirados para facilitar a limpeza. Proceda do seguinte modo: 1. retire o parafuso da frente mantendo o suporte da prateleira na posio com a outra mo; 2. desengate o gancho traseiro e retire o suporte da prateleira; 3. depois de terminar a limpeza, volte a instalar os suportes seguindo o procedimento na ordem inversa. Assegure-se de que as porcas de fixao esto apertadas quando instalar o suporte da prateleira.

Limpeza da porta do forno


Antes de limpar a porta do forno, aconselhvel

72

electrolux retir-la do forno. Proceda do seguinte modo: 1. abra completamente a porta do forno; 2. localize as dobradias que ligam a porta ao forno (Fig. A); 3. desbloqueie e rode as pequenas alavancas localizadas nas duas dobradias (Fig. B); 4. segure a porta pelo lado esquerdo e direito, depois rode-a lentamente na direco do forno at que fique entreaberta (Fig. C); 5. retire cuidadosamente a porta do lugar (Fig. C); 6. coloque-a sobre uma superfcie estvel; Limpe a porta do forno apenas com gua quente e um pano macio. Nunca utilize abrasivos speros. Terminada a limpeza, volte a colocar a porta do forno, seguindo o procedimento descrito na ordem inversa. Aparelhos em ao inoxidvel ou alumnio: aconselhvel limpar a porta do forno apenas com uma esponja molhada e secar com um pano macio. Nunca utilize palha-de-ao, cidos ou produtos abrasivos, pois podem danificar a superfcie do forno. Limpe o painel de comandos do forno seguindo as mesmas precaues. NO limpe a porta do forno enquanto os painis de vidro estiverem quentes. Se no tomar esta precauo, o painel de vidro pode estalar. Se o vidro da porta ficar lascado ou com riscos profundos, o vidro torna-se mais fraco e deve ser substitudo para evitar que o painel quebre. Para mais informaes, contacte o Centro de Assistncia local.

Fig. A

Fig. B

Fig. C

73

electrolux

Substituio da lmpada do forno


Desligue o aparelho Se for necessrio substituir a lmpada do forno, esta deve estar de acordo com as especificaes seguintes: - Potncia elctrica: 15 W/25 W, - Tenso nominal: 230 V, 50 Hz, - Resistncia a temperaturas de 300C, - Tipo de ligao: E14. Estas lmpadas esto disponveis no Centro de Assistncia da sua rea. Para substituir a lmpada fundida: 1. Certifique-se de que o forno est desligado da corrente elctrica. 2. Puxe e rode a cobertura de vidro para a esquerda. 3. Retire a lmpada fundida e substitua-a pela nova. 4. Volte a colocar a cobertura de vidro e ligue o aparelho corrente elctrica.

74

electrolux

Se algo no funcionar
Se o aparelho no estiver a funcionar correctamente, antes de se dirigir ao servio de assistncia tcnica da Electrolux, verifique o seguinte: PROBLEMA # O forno no se liga. SOLUO "Verifique que o forno est em operao manual e tanto a funo de cozedura como a temperatura foram seleccionadas . ou "Verifique se o aparelho est bem ligado e se o interruptor ou a alimentao de corrente esto LIGADOS. "Seleccione uma temperatura com o boto de controlo do termstato. ou "Seleccione uma funo com o boto de controlo do forno. "Seleccione uma funo de cozedura. ou " Verifique a lmpada e substitua-a, se necessrio (ver Substituio da lmpada do forno). " Pode ser necessrio ajustar a temperatura. ou "Consulte este manual, em especial o captulo Utilizao do forno. "Quando a cozedura terminar, no deixe os pratos permanecer dentro do forno durante mais de 1520 minutos.

# A luz da temperatura do forno no funciona.

# A luz do forno no funciona.

# A preparao dos pratos demora demasiado tempo ou estes cozinham demasiado rpido. # O vapor e a gua condensada depositam-se sobre os alimentos e na cavidade do forno.

75

electrolux

Dados tcnicos
Potncia de aquecimento
Resistncia inferior Resistncia superior Aquecimento total (superior+inferior) Grill Lmpada do forno Ventoinha de arrefecimento Motor do espeto Corrente total Tenso de servio (50 Hz) 1000 W 800 W 1800 W 1650 W 25 W 25 W 4W 1850 W 230 V Largura Profundidade

Dimenses do nicho
Altura sob o topo em coluna mm 593 mm 580 mm 560 mm 550

Forno
Altura Largura Profundidade Capacidade do forno mm 335 mm 395 mm 410 56 l

Instrues para o instalador


A montagem e instalao devem ser efectuadas em conformidade com as normas em vigor. Qualquer interveno deve ser efectuada com o aparelho desligado. As intervenes s podem ser executadas por tcnicos autorizados. O fabricante declina qualquer responsabilidade se as medidas de segurana no forem observadas. tinuar acessveis aps a instalao do aparelho. Este aparelho est equipado com um cabo de alimentao elctrica. Deve instalar no cabo uma ficha adequada de acordo com a carga elctrica especificada na placa de dados. A ficha deve ser introduzida numa tomada de parede adequada. Em caso de uma ligao directa rede elctrica (principal), ser necessrio instalar entre o aparelho e a rede um interruptor omnipolar, com um mnimo de abertura entre contactos de 3 mm, adequado carga necessria e de acordo com as leis em vigor. O cabo de terra amarelo/verde no dever ser interrompido pelo interruptor e deve ter mais 2-3 cm que os outros cabos. O cabo de alimentao com ficha deve ser ligado a uma tomada com ligao terra (230 V~, 50 Hz). A tomada com ligao terra tem de ser instalada de acordo com as normas.

Ligao elctrica
Antes da ligao, observe o seguinte: - O fusvel e a instalao domstica tm de ser compatveis com a carga mx. do aparelho (ver placa de caractersticas). - A instalao domstica tem de estar equipada com ligao terra aprovada e de acordo com as normas em vigor. - A tomada ou o disjuntor multipolar tm de con76

electrolux Os seguintes tipos de cabos so adequados como cabos de alimentao, em funo da respectiva seco nominal necessria: H07 RN-F, H05 RN-F, H05 RR-F, H05 VV-F, H05 V2V2-F (T90), H05 BB-F. O cabo de ligao tem de ser sempre instalado de forma a no atingir em qualquer lado 50C (acima da temperatura ambiente). Depois de efectuada a ligao, as resistncias tm de ser verificadas, colocando-as, para tal, em funcionamento durante aprox. 3 minutos.

Bloco de terminais
Este forno est equipado com um bloco de terminais acessvel com uma tenso de alimentao monofsica de 230 V. Letra L Letra N Terminal activo Terminal neutro Terminal de terra

ou E -

77

electrolux

Instrues para encastrar


Para garantir o funcionamento sem problemas do aparelho encastrado, o mvel de encastrar ou o nicho onde o aparelho est encastrado tm de ter as dimenses adequadas. De acordo com as normas em vigor, todas as peas que garantem a proteco das peas condutoras de corrente tm de ser fixas de forma a no poderem ser retiradas sem ferramentas. Isto inclui tambm a fixao de possveis disjuntores no incio ou no fim de uma linha de instalao. A proteco contra choques elctricos tem sempre de estar garantida pela instalao. O aparelho pode ser instalado com a parede traseira ou uma parede lateral encostada a mveis, aparelhos ou paredes. No entanto, as outras paredes laterais tm de ficar encostadas a outros aparelhos ou mveis da mesma altura.

Fig. A

Fig. B

Dimenses do forno (Fig. A) Instrues para encastrar


Para garantir o funcionamento sem problemas do aparelho encastrado, o mvel de encastrar ou o nicho onde o aparelho est encastrado tm de ter as dimenses adequadas (Fig. B-C).

593

550 M

IN

560

100 80

- 57

Fixao num mvel


Abra a porta do forno; fixe o forno ao mvel colocando as quatro buchas fornecidas com o aparelho (Fig.D - A) que cabem na perfeio nos orifcios na armao e, a seguir, coloque os quatro parafusos para madeira (Fig. D - B).

Fig. C

Fig. D 78

electrolux

Garantia/Assistncia tcnica
Estimado Cliente:
Queremos felicit-lo pela sua compra e agradecer a confiana depositada na nossa empresa. O seu electrodomstico dispe de uma garantia de 24 meses para mo-de-obra e peas. Se durante o perodo de garantia o seu electrodomstico tiver uma avaria, contacte o Servio Tcnico Oficial. ASSISTNCIA TCNICA OFICIAL 21 440 39 39 SERVIO DE APOIO AO CLIENTE 21 440 39 00 (de 2a a 6a feira. das 10H13H e das 14H17H)

CONDIES DE GARANTIA
1. O aparelho que acaba de adquirir possui uma garantia de dois anos a partir da data de aquisio. Os pedidos de assistncia na garantia so gratuitos, mediante apresentao do respectivo certificado juntamente com a factura de compra. 2. A presente garantia do fabricante (2 anos) cobre a substituio de peas, mo-de-obra e deslocao. 3. Em caso de imobilizao do seu aparelho por perodo superior a 15 dias, a garantia ser prolongada adicionando o tempo de imobilizao data de entrega nos nossos servios. 4. Nos pedidos de assistncia na garantia de Pequenos Electrodomsticos, os aparelhos a reparar devero ser entregues directamente no ponto de assistncia.

EXCLUSES DE GARANTIA
Substituies de peas danificadas por mau manuseamento, instalao incorrecta, danos de transporte e danos provocados por condies atmosfricas adversas; Intervenes por pessoal tcnico no autorizado pelo ELECTROLUX SERVICE; substituies de lmpadas, filtros, juntas de borracha, vidros, botes, puxadores e acessrios de aspiradores; Todos os servios de manuteno provocados pelo desgaste ou pela utilizao do aparelho; Pedidos de demonstrao de montagem e explicaes de funcionamento; Danos no esmalte e/ou na pintura provocados por cortes ou pancadas; Uso intensivo em locais pblicos ou profissionais, a menos que se trate de um produto adequado para o efeito; Desobstruo de bombas de limpeza e filtros. - MANIPULAO nos dados da placa de caractersticasdo presente aparelho ou deste certificado. - INSTALAO INCORRECTA E NO REGULAMENTAR (tenso, presso de gs ou de gua, ligaes elctricas ou hidrulicas no adequadas). Assistncia Tcnica - ELECTROLUX SERVICE - Quinta da Fonte, Edifcio Gonalves Zarco - Q 35, 2774-518 Pao de Arcos. NOTA 1: Deve conservar a factura de compra junto deste Certificado de Garantia NOTA 2: Para a validade desta garantia, no momento da interveno tcnica absolutamente imprescindvel apresentar ao pessoal autorizado o presente certificado juntamente com a factura legal de compra do aparelho devidamente preenchida.

79

electrolux Se, depois de efectuar as verificaes indicadas no captulo "Se algo no funcionar", o aparelho continuar a no funcionar correctamente, contacte o seu Servio de Assistncia, especificando o tipo de avaria, o modelo do aparelho (Mod.), o nmero do produto (Prod. N.) e o nmero de srie (N. de Srie) indicados na chapa de identificao. Esta placa est colocada na extremidade externa dianteira da cavidade do forno. As peas sobresselentes originais, certificadas pelo fabricante do produto e contendo este smbolo, s se encontram disponveis no Servio de Assistncia e nas lojas de peas autorizadas.

80

electrolux

Garantia europeia
Este aparelho possui garantia da Electrolux em cada um dos pases listados na parte de trs deste manual, para o perodo especificado na garantia do seu aparelho ou, caso contrrio, pela lei. Se mudar de um destes pases para outro dos pases listados em baixo, a garantia do aparelho mudar tambm, estando sujeita aos seguintes requisitos: A garantia do seu aparelho tem incio na data em que adquiriu o aparelho, a qual ter como prova o documento vlido de compra emitido pelo vendedor do aparelho. A garantia do aparelho vlida para o mesmo perodo de tempo e para o mesmo tipo de trabalho e peas existente no seu novo pas de residncia para este modelo em particular ou gama de aparelhos. A garantia do aparelho pessoal, para o comprador original, e no pode ser transferida para outro utilizador. O aparelho deve ser instalado e usado de acordo com as instrues emitidas pela Electrolux e destina-se apenas ao uso domstico, ou seja, no deve ser usado para fins comerciais. O aparelho deve ser instalado de acordo com todas as normas relevantes em vigor no seu novo pas de residncia. As condies desta Garantia Europeia no afecta nenhum dos seus direitos concedidos por lei.

81

electrolux

82

electrolux

ZOB 341

0,79 kWh

56

43 min.

1130 cm

83

electrolux

www.zanussi.be www.zanussi.com.es www.zanussi.nl

84

35696-1101

05/07 R.0

You might also like