You are on page 1of 2

Regina Alvarez; experiencia fotossensivel

E, certamente , eu terei prazer em ouvir seu cometarios a respeito de alguns pontos. Andreas Mller-Pohle (Teorico e critico de fotografia em carta a Regina-1986)

Regina Alvarez, nasceu em 1948 na cidade do Rio de Janeiro e desde muito cedo manifesta interesse pela fotografia : em 1969 ganha o Premio kodak de Fotografia Nos anos 70 estuda na Escola Nacional de Belas Artes e inicia sua atividades como arte educadora na escolinha de Artes do Brasil ,onde comea desenvolver pesquisa sobre tecnologia e o ensino de arte detectando importancia a inclusao visual na ento emergente sociedade tecnolgica. Operando na pratica o que o fisologo da imagem Vilm Flusser viria escrever uma decada depois: a inveao da maquina fotografia nos coloca na pos historia. A era da escrita visual, da comunicaao com imagens. Com uma bolsa de Concelho britnico Alvarez parte para o Reino Unido para estudar de na Cardiff Colege of Art, e posteriormente na Birmingham School of Art Education and Design em Londres. (75/77). Em Birmingham entra em contato com a pinhole e a fotografia hibrida e experimental. No seu retorno em 1978 , realiza na Escola de Artes Visuais do parque Lage a primeira oficina de pinhole do Brasil. Posteriormente, trabalha na FUNARTE , onde difunde seus conhecimentos por todo pas.

Conjuntamente a sua atuao de educadora regina constri robusta obra em fotografias, colagem e gravuras. Explorando uma fotografia sensvel e politica , elabora delicado painel fotogrfico sobre seu entorno e sua poca. Feminismo ,as transformao da maternidade,do corpo e da natureza se associam as transformaes que faz com as imagens, a politica ,a reforma agraria,o carnaval, ecologia , retratos de uma gerao que projetava uma sociedade alternativa. Arte e vida transitam harmoniosamente ora pelas lentes ora pelas no lentes de Regina. a parte visvel uma fotografia profundamente comprometida com a prospeco de alternativas visuais e uma reflexo apurada sobre os meios tcnicos de se produzir imagens. Morreu em em 2007 no bairro de Santa Teresa onde viveu e que tanto retratou. Na mostra Regina Alvarez : Experiencia Fotossessvel exibiremos trabalhos produzidos longo dos seus 30 anos de carreira . O foco dessa exposiao foi a artista e seu enfrentamento com a maquina e com a tecnologia, tendo como resultante um trabalho de alta carga poetica e de experiementalismo. Foi um processo de resgante que envolveu um processo de recuperaao , restauro e concervaao das fotografias expostas .

Como complemento a essa exibiao desenvolvemos o site : www.experienciafotosenssivel.com.. Obras como: os intrigantes audiovisuias da artista, os slides artesanais , documentaao das performances de realizava em praa publica, o seu envolvimento fotografico com o movimeto da reforma agraria portuguesa, estaro sendo digitalizados e esto disponilizados no site, Sem duvida um material amplo , surpreendente e complexo E essa, uma primeira e afetiva leitura . Denise Cathilina curadora (Foi aluna de Regina Alvarez nos anos 90, E curadora da sua ultima exposiao: Pelo buraco da Agulha -2000)

You might also like