You are on page 1of 5

Petrleo Atualmente, o petrleo um dos recursos naturais (no renovveis) dos quais a nossa sociedade bastante dependente, mas

as o que ? A palavra petrleo vem do latim petrus, pedra, e oleum , leo. Segundo uma das teorias mais aceitas, tudo comeou h milhes de anos, quando restos de animais e vegetais mortos se depositaram no fundo de mares, nas vizinhanas de terra firme. Esses restos foram sendo lentamente cobertos por sedimentos (detritos rochosos como fragmentos de calcrio e areia), que, com o passar dos anos, se transformaram em rochas, chamadas de rochas sedimentares. Abaixo da superfcie, sob o efeito da alta temperatura e presso a existentes, os restos orgnicos dos animais e vegetais sofreram, ao longo de milhes de anos que se seguiram, transformaes qumicas bastante complexas, formando o que conhecemos hoje como petrleo, um lquido viscoso e geralmente de colorao escura. a) Ocorrncia e Extrao O petrleo encontrado em bolses profundos, s vezes em terra firme, outras vezes em baixo do fundo do mar. Acredita-se que 50% das jazidas mundiais de petrleo estejam sob o mar. A prospeco do petrleo (o trabalho da sua localizao) feita de vrias maneiras. Os tcnicos e gelogos seguem algumas evidncias durante este processo, uma das quais o tipo de solo, pois como j foi dito, forma-se em terrenos sedimentares. O relevo da regio pode ser sondado por meio de fotografias areas ou por satlite e, caso essa anlise apresente resultados positivos, ento ser feito um estudo do subsolo e s ento o poo perfurado com razovel probabilidade de obter o petrleo. Em geral, o petrleo encontrado sobre gua salgada, o que lembra sua origem marinha, e embaixo de uma camada gasosa, formada por metano (CH4) e etano (C2H6) em altas presses. O gs natural uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participao superior a 70 % em volume. A composio do gs natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gs produzido, processo de produo, condicionamento, processamento, e transporte. O gs natural um combustvel fssil e uma energia no-renovvel.

b) O petrleo no mundo As jazidas de petrleo podem ser encontradas em todos os continentes, mas a distribuio desigual. Das reservas conhecidas atualmente, estimadas em mais de mil bilhes de barris, as mais expressivas esto localizadas no Oriente Mdio, onde se concentra mais da metade do total de barris.

c) Composio do petrleo O petrleo constitudo fundamentalmente por compostos que contm apenas carbono e hidrognio, chamados hidrocarbonetos.

d) Aplicaes do petrleo e processamento A primeira delas como fonte de combustveis, ou seja, de substncias que so queimadas e cuja energia liberada nessa queima utilizada para finalidades prticas. A segunda como fonte de matrias-primas, substncias que servem como reagentes em reaes qumicas que, realizadas de modo controlado em indstrias adequadamente equipadas, permitem a obteno de novas substncias de interesse da sociedade. Em ambos os casos, o petrleo bruto (aquele que sai do poo) deve passar por uma separao de seus componentes. Essa separao pode ser bastante geral e fornecer as fraes do petrleo, que so misturas de substncias nele presentes e que tm pontos de ebulio relativamente prximos. Entre as fraes mais conhecidas esto o gs de cozinha (GLP), a gasolina, o querosene e o leo diesel. O processamento do petrleo visando obteno de suas fraes realizado em uma refinaria atravs do emprego da destilao fracionada, executada com o auxilio de uma torre de fracionamento.

A produo de gasolina e o craqueamento cataltico. Para atender ao grande consumo de gasolina, as refinarias processam muito petrleo e, em consequncia, sobra leo. No haveria algum meio de transformar esse excesso de leo em mais gasolina? A resposta sim, bastando quebrar, por exemplo, uma molcula de leo com 16 tomos de carbono em duas molculas com 8 tomos, que corresponde gasolina. Essa quebra, feita sob aquecimento e utilizando um catalisador apropriado, chamada de pirlise ou craqueamento cataltico.

You might also like