You are on page 1of 7

Por: Yochanan Ben Efraym

muito comum ouvirmos das pessoas que abordam assuntos relacionados as Sagradas Escrituras, que em nosso viver devamos proceder de acordo com aquilo que professamos ou acreditamos. Ou seja, ser coerente com as nossas convices e princpios. Esse pensamento acertado, pois vai de encontro e est alinhado com o que lemos em Yaakov/Tiago 1:22:

E sede cumpridores da palavra, e no somente ouvintes, enganandovos com falsos discursos.


Mas afinal de contas, o que que a Torah nos pede para cumprir? Qual a essncia de cumprir Torah? Qual a finalidade da Torah? Pois bem,sabemos que a emunah(f) salva (Maaseh Shlichim/Atos 15:11), e que a Torah santifica (Vaycr/Levticos 12:44,19:2) e sem santificao, ningum ver a Adonai (Ivrit/Hebreus 12:14). Tendo isso bem claro em nossa mente, as Sagradas Escrituras nos faz saber ainda que, seu autor (YHWH/Yeshua) amor, justia e juizo.Sabemos tambm que, Hashem Gadol deseja que tenhamos em nosso viver os seus atributos (santidade), coforme vimos nas citaes acima. Vemos ainda que:

Agora, pois, permanecem a f, a esperana e o amor, estes trs, mas o maior destes o amor. (Corintyah Alef/1 Corintios 13:13).
Ao longo de toda Escritura, podemos ver vrios e vrios passukim/versculos, fazendo citaes e aluses acerca deste atributo (amor) do Criador do cu e da terra. Este um pequeno material que busca com base nas Sagradas Escrituras, entender o que , e qual a finalidade de termos esse importante atributo chamado amor. Para comearmos, vamos deixar que as Escrituras nos informe o que amor e nos diga ainda quais so os seus atributos, pois nos interessa aqui saber sobre o verdadeiro e nico amor, que o bblico. Vejamos:

Ainda que eu falasse as lnguas dos homens e dos anjos, e no tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistrios e toda a cincia, e ainda que tivesse toda a f, de maneira tal que transportasse os montes, e no tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribusse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e no tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor sofredor, benigno; o amor no invejoso; o amor no trata com leviandade, no se ensoberbece. No se porta com indecncia, no busca os seus interesses, no se irrita, no suspeita mal; No folga com a injustia, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, sero aniquiladas; havendo lnguas, cessaro; havendo cincia, desaparecer; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que perfeito, ento o que o em parte ser aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas ento veremos face a face; agora conheo em parte, mas ento conhecerei como tambm sou conhecido. Agora, pois, permanecem a f, a esperana e o amor, estes trs, mas o maior destes o amor. (Corintyah Alef/1 Corintios 13:1-13).
Notamos de forma bastante clara que, no passukim/versculos 4-8, o autor nos mostra o que o amor na essncia. Ou seja, ele sofredor, benigno; o

amor no invejoso; o amor no trata com leviandade, no se ensoberbece . No se porta com indecncia, no busca os seus interesses, no se irrita, no suspeita mal; No folga com a injustia, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha.....
Parece bvio em dizer que, NO H NADA de negativo dentre aquilo que compem a essncia do verdadeiro amor, bem como NADA de emocionalismo. Pare por um momento, e reflita em cada um dos componentes do amor e seus reais sentidos. Temos sofrido? Sofridos com o que? Temos sido benignos a cada segundo de nossas vidas com as pessoas, lembrado que Adonai no faz acepo? Invejamos (Sentimento de Satan) o nosso prximo? Estamos nos irritando facilmente com os nossos familiares (esposa,esposo,filhos,me e etc.) e com todas as outras pessoas? Temos sido pessoas mansas, calmas e de shalom? Andamos de cara

fechada e sobrancelha feia? O que tem sado de nossos lbios? Palavras speras com teor de dio, ironia ou de sabedoria? Temos tido misericrdia ou somos rpidos para julgar e sentenciar o nosso semelhante (lembrando que devemos reprovar sim o ato pecaminoso)? Como temos agido desde o momento em que o Criador nos permite levantarmos da cama, e diante de situaes a qual podemos praticar o assunto em questo e todos os seus atributos? Meditemos quantas vezes forem necessrias nisso, de preferncia todos os dias, e nos perguntemos se temos praticado aquilo que cremos. Agora vamos olhar para outro texto que vai nos ajudar no entendimento deste assunto importantssimo, que compreendo ser para ntem,hoje e sempre:

A ningum devais coisa alguma, a no ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: No adulterars, no matars, no furtars, no dars falso testemunho, no cobiars; e se h algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amars ao teu prximo como a ti mesmo. O amor no faz mal ao prximo. De sorte que o cumprimento da lei o amor (Rohumayah/Romanos 13:8-10)
Percebemos aqui novamente que, Shaul/Paulo portador da Ruach HaKodesh (Esprito de Santidade) se preocupa em no deixar dvidas acerca de como sermos pessoas no verdadeiro amor.Repare ainda que se voc no ama (olhe o tpico anterior que aborda o que o amor), voc no cumpre a Torah e ambas as coisas (Lei/Amor) esto intrinsecamente ligadas.Ento no nos deixemos enganar achando que,porque estamos usando tzit-tzit, guardando o shabat, circunciso, comemorando os moedim/festas fixas,comendo alimentos kasher ,falando hebraico e aramaico e etc, voc est agindo conforma a Torah em sua plenitude. Pois se no tiver amor bblico......? Veja que coisa serssima, o que Yaakov/Tiago diz acerca disso:

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropear em um s ponto, tornou-se culpado de todos. (Yaakov/Tiago 2:10) .
QUEM NO AMA (BIBLICAMENTE) EST TRANSGREDINDO!!! Yeshua est as portas, como estamos achim/irmos? Sem santidade NINGUM ver ao Eterno. Por uma questo de brevidade no citarei aqui as bem aventuranas, mas sugiro impressendivelmente a leitura de Matityahu/Mateus 5:2-14, para abrir o nosso entendimento do que estamos tratando aqui. Voltaremos a tratar de algumas coisas deste captulo mais adiante.

Agora vejamos em Galutyah/Galatas 5:19-26 mais algumas coisas para o nosso entendimento e reflexo conjuntamente:

Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: adultrio, prostituio, impureza, lascvia, Idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, Invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como j antes vos disse, que os que cometem tais coisas no herdaro o reino de YHWH. Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. Contra estas coisas no h lei. E os que so do Mashiach executaram a carne com as suas paixes e concupiscncias. Se vivemos em Esprito, andemos tambm em Esprito. No sejamos cobiosos de vanglrias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Pode-se notar de forma muito explcita, o antagonismo de um ser que est na carne de outro que est na Ruach/Esprito.Observe que Shaul/Paulo ao detalhar as obras da Ruach/Esprito inicia com amor.Conhecidncia? NO! Veja tambm que os demais atributos da Ruach/Esprito,nada mais so do que os mesmo atributos do amor , conforme vimos em Corintyah Alef/1 Corintios 13. Estamos na ruach/espirito ou na carne? Outro ponto a ser pensando, a questo da ansiedade. Sabemos que a ansiedade, nada mais que um estado de desequilbrio que pode causar a impacincia e conseqentemente o nervosismo e estresse. por isso que Yeshua Adon VGoel (Senhor e Redentor) diz:

No andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
E Shaul/Paulo:

No estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas peties sejam em tudo conhecidas diante de YHWH pela orao e splica, com ao de graas. (Filipissayah/Filipenses 4:6)
Quando estamos em obedincia, somos espirituais e conseqentemente amamos e anulamos a raiva,o dio,a ra e o mau em todos os sentidos em nosso corao:

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor de YHWH; e qualquer que ama nascido de YHWH e conhece a YHWH. (Yochanan Alef/1Joo 4:7)
Agora podemos comear a entender porque Shauh HaShaliach (Paulo o Emissrio), agentou tantas coisas Corintyah Beit/2 Corintios 11:24-27). Se Shaul/Paulo no tivesse em esptiro (amor), no suportaria nada disso e teria sucumbido em sua misso.Olha que baita lio para ns todos! Recomendo ainda que leia Ruhomayah/Romanos 6:4-9 e note os elementos do amor conforme vimos anteriormente em Corintyah Alef/1 Corintios 13. Para finalizar vejamos o que Kefa/Pedro nos diz:

E vs tambm, pondo nisto mesmo toda a diligncia, acrescentai vossa f a virtude, e virtude a cincia, E cincia a temperana, e temperana a pacincia, e pacincia a piedade, E piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vs houver e abundarem estas coisas, no vos deixaro ociosos nem estreis no conhecimento de nosso Senhor Yeshua HaMashiach.
Observemos juntos aqui, quantas coisa so produzidas quando AGIMOS E PRATICAMOS o AMOR/TORAH!! Bem! Acho que agora podemos comear a entender o que Shaul/Paulo quiz dizer:

Porque o amor do Mashiach nos constrange.....


Tambm podemos entender que ,quando agimos com amor (bblico),anulamos os ardis de HaSatan e suas hostes. Agindo com amor (biblico) as pessoas vero Yeshua em ns e:

Assim resplandea a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que est nos cus. (Matityahu/Mateus 5:16)
Oremos intensamente e nos esforcemos para termos esses atributos achim/irmos.Pois o Eternos AMOR,mas tambm justia e juizo. Creio que agora podemos comear a entender quando Yeshua diz que:

o amor de muitos esfriar.....

Concluso O amor no faz mal ao prximo. De sorte que o cumprimento da Torah o amor. (Ruhomayah/Romanos 13:10)

You might also like