You are on page 1of 1

A PEDRA BRUTA

direita e esquerda do Quadro do Aprendiz figuram uma Pedra Bruta e uma Pedra Cbica pontiaguda. Se certos smbolos manicos provocaram poucos comentrios, a Pedra bruta e a Pedra cbica no esto nesse caso. Aqui as dissertaes abundam e os cursos de moral se inflam, transformando-se em rios. A Pedra Bruta simboliza as imperfeies do esprito e do corao que o Maom deve se esforar por corrigir. A Pedra bruta, com efeito, pode ser considerada como o smbolo da Liberdade, e a Pedra talhada como o smbolo da Escravido. Vemos o profano apresentar-se porta do Templo e pedir Luz. Uma Loja, justa e perfeita, proporciona-lhe essa Luz e, ao mesmo tempo, liberta-o iniciaticamente da servido. Livre, o nefito simbolizar sua liberdade por uma pedra bruta, com a qual se identificar. E a Pedra talhada, terminada, feita de todos os preconceitos, de todas as paixes, de toda intransigncia das frmulas absolutas, aceitas sem controle como expresso de uma verdade inexpugnvel e nica, fazem do homem o escravo de seu meio. Sim, o Aprendiz, pela Iniciao manica, que um novo nascimento, reencontra o estado da natureza; ele se liberta de tudo o que ela lhe tirou de espontneo e de bom. (No hermetismo, a pedra bruta simboliza a primeira matria, a matria-prima que servir para a elaborao da Pedra Filosofal. Hermetismo Doutrina esotrica que tira o seu nome de Hermes Trismegisto e que os primitivos gregos teriam ensinado aos iniciados). Ele reencontra a Liberdade de Pensamento, e, com os Instrumentos que lhe so fornecidos, desbastar ele prprio a sua pedra e conseguir torn-la perfeita, imprimindo-lhe um carter de personalidade que ser seu e nico. Na Maonaria, contrariamente ao que ocorre na maioria dos outros agrupamentos humanos, cada Irmo conserva sua inteira liberdade; ele no pode nem deve receber nenhuma palavra de ordem suscetvel de influenciar seus atos. Os anti-maons, que pretendem o contrrio, mostram com isso um desconhecimento total acerca da verdadeira Maonaria.

Templo Manico a atmosfera de amor, de verdade e de justia formada pela unio de coraes vidos das mesmas esperanas sequiosos de idnticas aspiraes porque sem esse isocronismo de ao, sem essa elevao, poder haver quando muito, grupos de homens, nunca porm Maonaria.

Fontes consultadas: - Ritual do Aprendiz Maom; - A Simblica Manica Jules Boucher; - O DESPERTAR PARA A VIDA MANICA - Valdemar Sanso

You might also like