You are on page 1of 42

IMPLANTAO DO CARNEIRO HIDRULICO NAS PROPRIEDADES DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL TCNICA AGRCOLA GUAPOR

ALUNA LCIA GIRARDI PROFESSOR RUBIE JOS GIORDANI

Professor Rubie Jos Giordani, orientador do projeto e a aluna Lcia Girardi, que teve a idia da implantao do Carneiro Hidrulico. E-mail rubie@ibest.com.br luciagirardi@ibest.com.br

IMPLANTAO DO CARNEIRO HIDRULICO NAS PROPRIEDADES DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL TCNICA AGRCOLA GUAPOR

ALUNA LCIA GIRARDI

PROFESSOR RUBIE JOS GIORDANI

DEDICATRIA Dedico os estudos e trabalhos realizados atravs deste projeto ao professor Luis Antnio Lima e o ps-graduado Antnio Carlos Barreto da Universidade Federal de Lavras MG e ao professor Geraldo Lcio Tiago Filho da Universidade Federal de Itajub MG, que desenvolveram um carneiro hidrulico a partir de peas e conexes encontradas em lojas de materiais de construo. Dedico tambm ao diretor Nestor Jorge Ortolan, aos professores e aos alunos da Escola Estadual Tcnica Agrcola Guapor, principalmente a aluna Lcia Girardi, que acreditaram na idia de economizar eletricidade na captao de gua com a utilizao do carneiro hidrulico. Enfim, dedico este trabalho a todos que valorizaram o projeto, em especial o Canal Rural e a empresa Massey Ferguson.

MENSAGEM

No existe algum que nunca teve um professor na vida, assim como no h ningum que nunca tenha tido um aluno. Se existem analfabetos, provavelmente no por vontade dos professores. Se existem letrados, porque um dia tiveram seus professores. Se existem Prmios Nobel, porque alunos superaram seus professores. Se existem grandes sbios, porque transcenderam suas funes de professores. Quanto mais se aprende, mais se quer ensinar. Quanto mais se ensina, mais se quer aprender.

(TIBA, Iami Ensinar aprendendo, 1998, p 03).

SUMRIO

O COMEO DE TUDO ..................................................................12 COMO O CARNEIRO HIDRULICO PODE SER FEITO ? ..........18 ONDE O CARNEIRO HIDRULICO PODE SER INSTALADO? .36 FONTES CONSULTADAS ............................................................42

O COMEO DE TUDO
Lembro-me que tempos atrs, quando era criana, eu ouvia umas batidas ritmadas l longe, no rio que cortava a propriedade dos meus avs. Todas as vezes que eu ia visit-los, perguntava para o meu av o que fazia aquele barulho, ele me dizia que era uma bomba dgua chamada carneiro hidrulico. Nunca tive a oportunidade de ir ver como era o tal de carneiro hidrulico e eu ficava imaginando como ele funcionava. Ficava me fazendo perguntas do tipo, por que carneiro, o que significava hidrulico, entre outras. O tempo passou e quando a curiosidade voltou, pedi para que o meu av me levasse no local onde o aparelho estava funcionando, mas ele j havia sido tirado de operao. Ele fora substitudo por uma bomba eltrica, pois com a chegada da eletricidade no meio rural muita coisa mudou. Ento decidi ir a procura de um. Tentei procurar em estabelecimentos que vendem tubulaes e bombas, mas no encontrei o aparelho em nenhuma loja da cidade. Perguntei se sabiam onde podia encontrar, mas ningum sabia onde. O tempo passou e minha mente se voltou para outros assuntos. Terminei o ensino mdio, prestei vestibular e fiz faculdade.

Formei-me em Matemtica e cursei disciplinas optativas de Fsica. O carneiro hidrulico ficou meio esquecido. Mas, como nada acontece por acaso, um belo dia deparei-me com a aluna Lcia Girardi a me mostrar uma questo do ENEM de 2006 que apresentava o carneiro hidrulico e relacionava o seu rendimento em funo das alturas de instalao. Foi a que surgiu a idia de implantar o carneiro hidrulico nas propriedades dos alunos da Escola Estadual Tcnica Agrcola Guapor. Como se tratava de um aparelho que exigia certas habilidades com ferramentas, ela me pediu ajuda na montagem do aparelho, bem como no desenvolvimento do projeto. Foi o suficiente para que as lembranas da infncia voltassem tona. A princpio achei que no ia dar em nada, pois atualmente as pessoas preferem mquinas mais rpidas, mas como ela insistiu, sentamos diante do computador e navegamos por entre as muitas pginas da Internet que faziam referncias ao carneiro hidrulico. Foram algumas horas de pesquisa e estudos at que pudssemos adquirir o conhecimento suficiente para montar o aparelho. O principal material utilizado por ns foram os trabalhos desenvolvidos pelo professor Luis Antnio Lima e o ps-graduado Antnio Carlos Barreto da Universidade Federal de Lavras MG, bem como o trabalho desenvolvido pelo professor Geraldo Lcio Tiago Filho da Universidade Federal de Itajub MG e outras bibliografias.

Aps o estudo e os testes, apresentei o aparelho e o projeto aos outros alunos. Todos ficaram fascinados com o funcionamento do aparelho e muitos alunos demonstraram interesse em instal-lo em suas propriedades a fim de economizar eletricidade na captao de gua. Vrios experimentaram reproduzir a inveno de John Whitehurst o que fez surgir diversas formas de constru-lo. Por isso eu apresento uma forma, baseada nas pesquisas, principalmente nessas fontes consultadas: http://www.cerpch.unifei.edu.br/menus/01/carneiro.htm 22 Nov. 2005. Barreto, A. C.; Lima, L. Revista Globo Rural. 31.ed. So Paulo: Globo, 1997. Ano 13, n.144. p.29, 30 e 31. http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_57.asp Gustavo Laredo. Revista Globo Rural. So Paulo: Globo, 2007. Ano 22, n.258. p.102. A bomba carneiro foi inventada por John Whitehurst em 1772, porm necessitava de um operador para faz-la funcionar. A partir desta inveno os irmos franceses Montgolfier tornaram o aparelho automtico. O nome arete era porque na Idade mdia havia um instrumento de guerra tambm chamado arete que era constitudo por uma tora de madeira reforada e com uma cabea de carneiro de metal em uma de suas extremidades. Veja a figura:

Esta arma era movida ritmicamente por soldados e era usada para golpear e derrubar portes ou muros de fortalezas. O nome carneiro hidrulico vem da relao entre o instinto do carneiro (animal) dar golpes com a cabea no que ou em quem ele v em sua frente e o fato de o aparelho em funcionamento emitir um som caracterstico, semelhante ao golpe do animal. A relao entre a arma arete e o arete hidrulico, vem justamente do fato de que a arma era usada para dar golpes, e quando

a gua escoa devido gravidade por um cano e sofre uma interrupo brusca, tambm surge um golpe. E esse fenmeno chamado golpe de arete. A bomba carneiro hidrulico utiliza este golpe de arete para bombear gua de um nvel mais baixo para um nvel mais alto. Utiliza a prpria fora da gravidade, para obter presso suficiente para elevar uma quantidade de gua para um reservatrio a uma determinada altura sem a necessidade de combustvel fssil ou uso de eletricidade. Seu funcionamento a princpio parece desafiar as leis da gravidade, mas muito simples: um fluxo de gua percorre um tubo de captao, atravessa o aparelho e quando atinge certa velocidade e presso uma vlvula se fecha, interrompendo bruscamente o fluxo de gua. Essa interrupo brusca do fluxo faz surgir o golpe de arete, provocando um aumento de presso no interior do conjunto e transformando a energia cintica da gua em energia potencial gravitacional. Esse aumento de presso suficiente para elevar a gua para um reservatrio a uma determinada altura. Seu rendimento pequeno, porm como seu funcionamento contnuo e a manuteno pequena vale a pena investir nesta forma de economizar eletricidade.

No momento da regulagem, deve-se apertar ou afrouxar o parafuso de modo que o fluxo de gua feche e abra a vlvula de poo de 40 a 50 vezes por minuto. Aparelho instalado na Escola Estadual Tcnica Agrcola Guapor. Tubo de captao de gua que deve ser de PVC ou de preferncia de metal Mangueira que conduz a gua recalcada para o reservatrio

Vlvula sendo regulada para abrir e fechar automaticamente de 40 a 50 vezes por minuto, conforme o fluxo de gua

COMO O CARNEIRO HIDRULICO PODE SER FEITO?

Para voc montar o seu carneiro hidrulico vai precisar das seguintes peas, encontradas em lojas de conexes:

Pea
Ts galvanizados de 1 polegada Niples de bronze de 1 polegada Vlvula de reteno vertical de 1 polegada Vlvula de poo de 1 polegada Bucha de bronze re reduo de 1 polegada para de polegada Adaptador para mangueira de para Parafuso com 2 porcas Mola Fita veda rosca Cola para cano PVC Garrafa PET de 2 litros

Quantidade
2 3 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Para que voc conhea as peas antes de ir compr-las, apresento-as aqui:

T galvanizado de 1 polegada

Niple de bronze de 1 polegada

Bucha de Bronze com reduo de 1 polegada para

Vlvula de reteno vertical de 1 polegada

A vlvula de poo deve ter uma das partes quebradas com um alicate ou cortadas, assim:

Vlvula de Poo de 1 polegada j adaptada conforme as instrues na pgina 23

Adaptador de para mangueira

Para montar o seu carneiro hidrulico proceda da seguinte forma:

Passe fita veda rosca em todas as peas para evitar vazamentos. Para que as peas fiquem bem rosqueadas, aperte com uma chave de cano.

Adapte o primeiro niple ao T de 1 polegada

Para fazer a modificao necessria vlvula de poo deve-se ter um parafuso com duas porcas e uma mola, que no enferruja, do mesmo dimetro que o parafuso.

Para facilitar na hora de apertar o parafuso, soldamos um pedacinho de ferro na porca, mas isso opcional. A mola deve ter o mesmo dimetro que o parafuso para que ela seja rosqueada na ponta do parafuso. Antes de montar na vlvula de poo, voc deve testar se a mola se encaixa ao parafuso, assim:

Depois de fazer o teste se a mola se adapta ao parafuso sem se soltar, tire-a da e coloque o parafuso no buraco da vlvula de poo com as duas porcas conforme a figura.

Agora vem a parte mais complicada. Rosquear a mola na ponta do parafuso que j est na vlvula de poo. Use o dedo ou um alicate de fico fino.

Deve ficar assim:

Caso voc no encontre uma mola que tenha o mesmo dimetro que o parafuso, pode se um pouco maior, e para prend-la, utilize solda fria. A mola deve estar bem fixa na ponta do parafuso, pois se ela se mexer ir comprometer o funcionamento da vlvula de poo e tambm a regulagem.

No momento da regulagem, voc deve apertar ou afrouxar o parafuso de modo que o fluxo de gua feche e abra a vlvula de poo de 40 a 50 vezes por minuto.

Adapte a vlvula de poo j modificada ao niple adaptado ao T

Adapte o segundo niple na parte superior do T

Encaixe a vlvula de reteno vertical ao niple adaptado no T

Adapte o segundo T ao niple

Adapte a bucha de reduo ao T

Adapte o adaptador para mangueira na bucha de reduo

Faa um furo de uns 2 cm de dimetro na tampa da garrafa PET e adapte-a na parte superior do T

O carneiro hidrulico pronto deve ficar assim:

Quando o Carneiro Hidrulico estiver pronto e instalado temos: Vlvula de poo fechada

Vlvula de poo aberta

ONDE O CARNEIRO HIDRULICO PODE SER INSTALADO?


Para instalar o carneiro hidrulico necessrio obedecer algumas regras e fazer alguns clculos. A altura H que a gua pode ser recalcada para o reservatrio depende do comprimento L e da altura (desnvel) h do tubo de captao, entre a fonte de gua e o local de instalao do carneiro hidrulico. Se o local de instalao apresenta algum limite de desnvel ou comprimento do tubo de captao, deve-se calcular a altura H de recalque que a gua pode atingir em funo desses limites de altura (desnvel) h e de comprimento L do tubo de captao, usando-se essa frmula: Lh H = 0,3 + h Se no h limites de desnvel e de comprimento em funo tipo de terreno, para que a gua seja recalcada a uma altura H desejada, o

comprimento do tubo de captao deve ser calculado pela seguinte frmula:

H Lcaptao = 0,3 + H h

Para cada uma das frmulas acima, L o comprimento do tubo de captao, H a altura que se deseja que a gua seja recalcada at o reservatrio e h a altura (desnvel) da fonte de alimentao at o aparelho. O tubo de captao dever ser preferencialmente de metal e o mais reto possvel a fim de evitar perdas de eficincia, porm pode ser de PVC. Na ponta de entrada da gua do tubo de captao deve-se colocar uma rede para que no entre nenhum pedao de galho ou folha, que pode obstruir as vlvulas. Se o nvel da nascente ou crrego variar, deve-se construir uma pequena represa ou reservatrio, a fim de evitar a entrada de ar pelo tubo de captao, o que compromete o funcionamento do aparelho. A eficincia do carneiro hidrulico depende exclusivamente da altura H de recalque da gua at o reservatrio, da altura (desnvel) h da fonte de gua at o aparelho e do comprimento L do tubo de captao e varia conforme a tabela seguinte:

PROPORO DA ALTURA h EM RELAAO A ALTURA H 1/2 1/3 1/4 1/5 1/6 1/7 1/8 1/9 1/10

APROVEITAMENTO 60 % 55 % 50 % 45 % 40 % 35 % 30 % 25 % 20 %

Isso significa que se o tubo de captao for instalado com um desnvel h de 1 metro, a gua poder ser recalcada a uma altura H de 2 metros com um aproveitamento de 60 %, ou seja, nessa condio, se entrar 100 litros de gua pelo aparelho, 60 litros sero recalcadas para o reservatrio. Mas se o tubo de captao for instalado com um desnvel h de 1 metro, a gua poder ser recalcada a uma altura H de 10 metros com um aproveitamento de 20 %, ou seja, nessa condio, se entrar 100 litros de gua pelo aparelho, 20 litros sero recalcadas para o reservatrio.

Uma relao de 1/10 significa que se o desnvel h for de 10 metros, a gua poder ser recalcada a altura H de 100 metros (10/100=1/10), com a mesma eficincia de 20 %. Isso parece pouco, mas levando em considerao que o carneiro hidrulico funciona 24 horas por dia sem necessidade de nenhum tipo de combustvel e muito menos eletricidade, faz sentido investir nessa forma ecolgica de se bombear gua. Veja o esquema de instalao abaixo:

Reservatrio abastecido com a gua bombeada

tubo de recalque

Rio
captao de gua
tubo de captao

h
carneiro hidrulico

O dia da gravao na Escola Tcnica Agrcola Guapor. Da esquerda para a direita: A equipe de gravao do Canal Rural, Professor orientador do projeto Rubie Jos Giordani, a aluna Lcia Girardi, que teve a idia de implantar o Carneiro hidrulico na escola e propriedades dos alunos e o professor Geraldo Lcio Tiago Filho de Minas Gerais.

O Carneiro Hidrulico em pleno funcionamento na escola.

Carneiro Hidrulico instalado na Propriedade dos Gasparrini em Anta Gorda

FONTES CONSULTADAS
CERPCH Centro Nacional de Referncia em Pequenos Aproveitamentos Hidroenergticos. http://www.cerpch.unifei.edu.br/menus/01/carneiro.htm 22 Nov. 2005. Acessado em 02/07/08 Barreto, A. C.; Lima, L. Revista Globo Rural. 31.ed. So Paulo: Globo, 1997. Ano 13, n.144. p.29, 30 e 31. Gustavo Laredo. Revista Globo Rural. So Paulo: Globo, 2007. Ano 22, n.258. p.102. http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_57.asp 09/07/08 Acessado

You might also like