You are on page 1of 3

FISEXP III

ATIVIDADE EXPERIMENTAL I: PROCESSOS DE ELETRIZAO


19/08/2010

Adonis de Freitas Saidler 200901278192 Alex de Freitas Saidler 200901278192 Gelson Souza - 200902059419 Magno de Barros Conholato - 200901257421 Washington

1 - Objetivos Gerais
Compreender como funciona na prtica os processos de eletrizao por atrito, contato e induo.

2 - Introduo terica
Os processos de eletrizao ocorrem na natureza constantemente, e consistem na transferncia de cargas eltricas entre os corpos. Essa transferncia pode ocorrer por trs processos conhecidos: por atrito, por contato e por induo. 2.1 Atrito Eletrizao por atrito ocorre quando materiais no condutores so atritados uns contra outros. Nesse processo, um dos materiais perde eltrons e outro ganha, de modo que um tipo de material fica positivo e outro fica negativo. 2.2 Contato Quando um corpo neutro colocado em contato com um corpo eletrizado, por meio de um fio condutor, o corpo neutro se eletriza. 2.3 Induo Quando um corpo neutro colocado prximo de um corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles, o corpo neutro se eletriza.

3 - Material necessrio
Para os experimentos, foram usados: - Canudos; - Papel higinico; - Lata de alumnio; - Linha de costura; - Flanela.

4 Experimento I
4.1 Procedimento Experimental Uma linha de costura comum foi amarrada na ponta do primeiro canudo. Em seguida, o canudo foi atritado com um pedao de papel higinico.

Posteriormente, o segundo canudo foi atritado do mesmo modo, e ento aproximado do primeiro canudo. 4.2 Resultados do experimento O papel e o canudo se eletrizaram positiva e negativamente. Por terem se eletrizado com cargas diferentes, o papel e o canudo se atraram, e os dois canudos se repeliram; qualquer um poderia estar positivo ou negativo. Os canudos se repeliram pelo processo da induo.

5 Experimento II
5.1 Procedimento Experimental O primeiro passo do experimento consiste em atritar o canudo com um pedao de papel higinico. Em seguida, colaca-se o canudo contra a parede. 5.2 Resultados do experimento Quando o canudo, antes de ser atritado, cai, s h a fora peso puxando-o para baixo, logo, Fe < P. A partir do momento que atrita-se o canudo e coloca-se o mesmo contra a parede, ele gruda, pois Fe > P. Isso acontece devido eletrizao do canudo pelo atrito a que foi submetido com o papel. Quando em contato com a parede, as cargas iguais s do canudo so repelidas e a regio junto ao canudo passa a ter cargas opostas. Como cargas de diferentes sinais se atraem, o canudo fica preso parede at que as cargas se neutralizem.

6 Experimento III
O terceiro experimento no pde ser realizado devido ao excesso de umidade no ar no dia da experincia.

7 Concluso
Observamos, por meio dos experimentos anteriores, os processos de eletrizao por induo, atrito e contato. Pudemos constatar que sempre que atritamos dois corpos de substncias diferentes surgem, na regio atritada, cargas eltricas de sinais opostos. No caso do canudo e do papel, no podemos dizer com certeza, com os instrumentos disponveis, qual o sinal da carga em cada um. vlido notar que nunca h perda de cargas, mas sim, uma troca, tornando evidente o princpio de conservao das cargas eltricas, que o segundo princpio da eletrosttica.

You might also like