You are on page 1of 29

Sculo XV (ltima vintena)

Ano

Evento(s) D. Afonso V morre e D. Joo II torna-se rei de Portugal. Cortes de vora onde D. Joo II inicia uma luta fraticida contra o poderio da nobreza, defendendo a centralizao do poder.

1481

Casa da Mina instalada em Lisboa. Introduo da imprensa em Portugal. Cortes de Santarm. Construo do Castelo de So Jorge da Mina. Diogo Co chega ao Cabo do Lobo, na costa ocidental de frica, e descobre a foz do Rio Zaire.

1482

1483

1484

Chegada de Joo Afonso de Aveiro ao Benim, no interior do continente africano. Diogo Co atinge a foz do Rio Zaire e descobre, a seguir, a costa africana at Serra Parda. Comeam-se a erigir-se "padres" nas terras conquistadas com o intuito de se afirmar o domnio portugus.

1485

Cristvo Colombo apresenta a D. Joo II os seus planos de viagem at ndia, que so rejeitados. Cristovo Colombo pede apoio a Castela, depois de ver negado o seu pedido de ajuda para descobrir o caminho para a ndia, pelo ocidente.

D. Leonor manda construir o hospital termal das Caldas da Rainha. D.Joo II acrescenta o ttulo de Senhorio da Guin. As armas reais do escudo de Portugal so alteradas por D.Joo II. criada a Casa dos Escravos. A cidade marroquina de Azamor fica sob o domnio de D.Joo II. Joo Afonso de Aveiro chega ao reino de Benim, na costa do Malabar

1486

Preparativos da viagem ndia por parte de D. Joo II enviando, por terra, vrios emissrios para recolha de informaes. Destacam1487 se Afonso de Paiva(c. 1460 - c. 1490) e Pro da Covilh (c. 1450 c. 1530), cujos relatos chegam ao reino por Jos Lamego.

1488

Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas, rebaptizado pelo rei como Cabo da Boa Esperana. Bartolomeu Dias chega a Angras dos Vaqueiros. Casamento do infante Afonso de Portugal com Isabel de Arago. Cortes de vora. Morte do infante Afonso de Portugal. Viagem de Cristvo Colombo s Antilhas, descobrindo assim a Amrica. Criao do Hospital Real de Todos-os-Santos, em Lisboa. Os reis catlicos, Isabel e Fernando, aproveitam a vantagem sobre os ltimos governadores muulmanos da Espanha, completando assim aReconquista, com a tomada de Granada (2 de Janeiro). A Amrica seria descoberta a 12 de Outubro.

1490

1491 1492

1493 Segunda viagem de Cristvo Colombo Amrica.

Assinatura do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Castela em que se dividiu o mundo em duas zonas de influncia, uma portuguesa, a outra castelhana.

1494

Pro da Covilh chega Etipia. Morte de D. Joo II. D. Manuel aclamado rei de Portugal. Cortes de Montemor-o-Novo Epidemia de peste em vora.

1495

1496

Expulso dos judeus e dos Mouros que se recusam converso ao Cristianismo. Vasco da Gama parte do Restelo descoberta de um caminho martimo alternativo s rotas terrestres para a ndia.

1497

O arquiplago da Madeira includo nos territrios dominados pela Casa Real portuguesa. D. Manuel casa-se com Isabel de Arago. Cortes de Lisboa. D. Manuel jurado herdeiro da Coroa de Castela. Vasco da Gama chega ndia. D. Manuel doa a zona de Belm Ordem de So Jernimo, para a ser construdo um mosteiro. A Misericrdia de Lisboa fundada por D.Leonor. Morre D.Isabel.

1498

1499

Cortes de Lisboa. Fundao de uma feitoria real em Anturpia. So criadas as Misericrdias do Porto e de vora. Vasco da Gama aclamado sua chegada a Lisboa.

Sculo XVI
Ano

Evento(s) Descobrimento oficial do Brasil por Pedro lvares Cabral. Nascimento provvel de Garcia de Orta, mdico e naturalista. Casamento do rei d. D. Manuel I com D. Maria de Castela. Descobrimento da Terra Nova por Gaspar Corte Real. Incio da construo do Mosteiro dos Jernimos. Fundao da feitoria portuguesa de Cochim. Regimentos e reformas de D.Manuel I. Portugal recebe o primeiro carregamento de pau-brasil. nicio da construo do Mosteiro dos Jernimos. Nascimento provvel de Pedro Nunes, cosmgrafo e matemtico.

1500

1501

1502

1503 1505 1506

A feitoria de Cochim transformada em fortaleza. D. Francisco de Almeida torna-se o primeiro vice-rei da ndia (em substituio de Tristo da Cunha que se apresentava cego)

Chacina dos judeus em Lisboa Gil Vicente termina a custdia de Belm, lavrada em ouro dos tributos de Quloa.

1507 1508

Conquista de Ormuz por D.Afonso de Albuquerque. Ocupao da Ilha de Moambique Cerco de Arzila. Conquista de Safim. criada a cidade do Funchal.

1509

Publicado o Regimento das Casas da ndia e da Mina. Afonso de Albuquerque substitui D. Francisco de Almeida, como vice-rei da ndia.

1510 1511

Conquista de Goa por D.Afonso de Albuquerque.


Conquista de Malaca por D.Afonso de Albuquerque. Os portugueses instalam-se nas ilhas Molucas.

1512 1513

Incio da publicao das Ordenaes Manuelinas.


Faustosa embaixada corte do Papa Leo X. Conquista de Azamor.

1514 1515 1516

Incio da construo da Torre de Belm.


Conquista de Ormuz. Publicao do Livro de Duarte Barbosa. Ocupao de Timor.

1517 1518 1519 1520 1521

Os portugueses chegam a Canto na China.

Casamento de D.Manuel I com D.Leonor de ustria.

Inicia-se a viagem de circum-navegao de Ferno de Magalhes ao servio de Carlos V de Espanha. Termina a Reforma dos Forais.

Morre D. Manuel I e D. Joo III torna-se rei de Portugal. Ferno de Magalhes morre em combate, em Cebu, nas Filipinas.

1522 1524

A abbada do transepto do Mosteiro dos Jernimos fechada por Joo de Castilho.


Ano provvel de nascimento de Lus Vaz de Cames. Vasco da Gama nomeado vice-rei da ndia. Vasco da Gama morre em Cochim. Cortes de Torres Novas. Crescimento da explorao de sal no rio Sado Casamento de D.D. Joo III com D.Catarina da ustria. Morte da rainha Leonor de Portugal, rainha de Portugal entre 1481-1495.

1525

1527

D. Joo III ordena o primeiro "numeramento" feito populao portuguesa: 1.200.000 habitantes.

1528Antnio Tenreiro faz a viagem por terra da ndia para Portugal. 1529

1529 1531 1532 1534 1536 1537

Assinatura do Tratado de Saragoa sobre a posse das Ilhas Molucas D-se um terramoto em Lisboa. Colonizao do Brasil. O Brasil dividido em capitanias por D. Joo III Estabelecimento do Santo Ofcio em Portugal, pelo Papa Paulo III.

D. Joo III tranfere defenitivamente a Universidade para Coimbra. Tentou-se demarcar, de forma precisa, a fronteira lusocastelhana.

1539 1540

Incio da actividade do Santo Ofcio em Lisboa com o cardeal D. Henrique como inquisidor-mor.

Incio da censura pelo Santo Ofcio. Primeiros autos-de-f Instalao da Companhia de Jesus em Portugal. Criao do Tribunal do Santo Ofcio no Porto. Criao do bispado de Miranda do Douro Primeira viagem confirmada dos Portugueses ao Japo. Ferno Mendes Pinto ter tomado pela primeira vez conhecimento do ch, no Japo. Abandono das primeiras cidades conquistadas em frica.

1541

1542

1545 1549

Dom Henrique nomeado Cardeal. Tom de Sousa nomeado o primeiro governador-geral do Brasil

1554 1555

Nascimento de D. Sebastio, em Lisboa. Fundao de feitoria em Loureno Marques (actual Maputo)

1557 Macau cedido aos portugueses pelo imperador chins Chi-Tsung, como recompensa dos servios prestados na luta contra os piratas no Mar Amarelo.

Morte de D. Joo III D. Catarina assume a regncia de Portugal.

1559 1562 1565

Ocupao do nordeste do Brasil pelos holandeses. Cardeal D. Henrique assume a regncia aps o abandono de D. Catarina. Fundao da cidade do Rio de Janeiro, por Estcio de S.

1568 1572 1578

Aclamao de Dom Sebastio. Publicao da primeira edio de Os Lusadas.

Expedio a frica na tentativa de recuperar as cidades abandonadas por D. Joo III. Batalha de Alccer Quibir onde Portugal sofre uma pesada derrota e D. Sebastio I de Portugal morre criando um problema da sucesso.

Cardeal D. Henrique sucede a D. Sebastio, aps a morte deste. Nascimento de Filipe II de Portugal. Cortes de Almeirim inutilmente convocadas na tentativa de se encontrar sucessor do trono. Morte do Cardeal D. Henrique. D. Antnio, prior do Crato aclamado rei na vila de Santarm. Batalha de Alcntra. Invaso de Portugal por parte de Filipe II de Espanha, logo aps D. Antnio ter sido aclamado rei pelo povo. Portugal perde a independncia para a Espanha dos Habsburgos. As Cortes de Tomar declaram Filipe II rei de Portugal, com o ttulo de Filipe I de Portugal.

1580

1581

1583 1588

Entrega do governo de Portugal ao sobrinho do rei Filipe I de Portugal, o cardeal-arquiduque Alberto, e consquente partida do rei para {Madrid.

Derrota da "Armada Invencvel" pelos ingleses, no Canal da Mancha.

1595 1598

Compilao de todas as leis existentes no reino.

Incio das Invases holandesas do Brasil, com um ataque repelido da expedio de Olivier van Noort ao Rio de Janeiro. Morte de Filipe I, e consquente subida ao trono de Filipe II de Portugal.

Sculo XVII
Ano Evento(s)

1603 Publicao das Ordenaes Filipinas.


1604

Ataque dos holandeses a Moambique. Nascimento de Joo IV de Portugal.

1605 Nascimento de Filipe III de Portugal. 1608

Nascimento do Padre Antnio Vieira, prosador e orador. Nascimento de D. Francisco Manuel de Melo, escritor e dramaturgo.

1609 Ceilo tomada aos portugueses pelos holandeses. 1614 Primeira edio da Peregrinao (livro) de Ferno Mendes Pinto. 1617 Expulso dos portugueses do Japo, pelos holandeses. 1619 1621 1622 Os persas e ingleses conquistam Ormuz. 1624 Os holandeses conquistam Bahia no Brasil. 1625 Uma frota luso-espanhola recupera a cidade de Bahia. 1630 Os holandeses conquistam Olinda e Recife, na capitania de Pernambuco. 1633 Casamento de D. Joo IV com Lusa de Gusmo. 1634

Cortes de Lisboa onde o filho do rei reconhecido como herdeiro do trono. Morte de Filipe II de Portugal, e consequente subida ao trono de Filipe III de Portugal.

Ocupao de Paraba, no Brasil, pelos holandeses. Expulso dos portugueses da Etipia. O Castelo de So Jorge da Mina conquistado pelos holandeses. Revolta do Manuelinho que se desenrolada em vora, representa um dos maiores smbolos da resistncia popular ao domnio filipino.

1637

1638 Tomada de Arguim pelos holandeses.

1640

Revoluo do 1. de Dezembro que termina com o governo dos espanhis e origina a Restaurao da independncia de Portugal. Coroao do Rei D. Joo IV de Portugal. Nas cortes de Lisboa so tomadas medidas urgentes para reforar a defesa do reino. Malaca conquistada pelos holandeses. So Tom e Prncipe e Angola so conquistadas pelos holandeses.

1641

1642 Criao do Conselho Ultramarino. 1643 Nascimento do rei Afonso VI de Portugal. 1644

Derrota dos espanhis na Batalha do Montijo pelas foras portuguesas comandadas por Matias de Albuquerque. Os holandeses abandonam o Maranho, no Brasil.

Nossa Senhora da Conceio aclamada oficialmente Padroeira e Rainha de Portugal, em Vila Viosa, e a partir desta data, os reis 1646 deixam de usar coroa, uma vez que colocada na imagem de Nossa Senhora. 1648

Reconquista de So Tom e Prncipe e Angola aos holandeses. Nascimento do rei Pedro II de Portugal em Coimbra.

1654 Expulso definitiva dos holandeses do Brasil. 1656 Morre o Rei D.Joo IV, D. Lusa de Gusmo assume a regncia do reino. 1659 Derrota pesada para os espanhis na Batalha das Linhas de Elvas, pelas tropas portuguesas comandadas por D.Antnio Lus de Meneses 1662

D.Afonso VI atinge a maioridade torna-se rei de Portugal. Eleio do Conde de Castelo Melhor para primeiro-ministro, a quem o rei entrega o governo. Conquista de Cochim pelos holandeses.

1663 Batalha do Ameixial (Guerra da Restaurao). 1664 Batalha de Castelo Rodrigo (Guerra da Restaurao). 1665 Batalha de Montes Claros (Guerra da Restaurao). 1666 1667 Casamento de Afonso VI de Portugal com D. Maria Francisca Isabel de Sabia. D. Afonso VI abdica do trono a favor do seu irmo Pedro II de Portugal, que assume o poder como prncipe regente.

1668

Anulao do matrimnio entre D. Afonso VI e D. Maria de Sabia. Casamento de Pedro II de Portugal com a cunhada. D. Afonso VI desterrado para a Ilha Terceira, nos Aores. Fim da Guerra da Restaurao, com a assinatura de um tratado de paz em Lisboa entre Portugal e Espanha.

1674 Regresso de D. Afonso VI ao reino, encerramento em Sintra. 1677 Nascimento de Manuel da Maia, engenheiro militar. 1683 Morte de D. Afonso VI, e consquente subida ao trono de D. Pedro II. 1687 Casamento do rei D. Pedro II com Maria Sofia de Neuburgo (Segundo casamento do rei).

1689 Nascimento de Joo V de Portugal em Lisboa. 1697

Descoberta das minas de ouro e diamantes do Brasil Reunio das Cortes para garantir a sucesso ao trono do filho mais velho do rei, o futuro Joo V de Portugal.

1699 Chegada a Lisboa do primeiro carregamento de ouro vindo do Brasil.

Sculo XVIII
Ano Evento(s)

1703 Tratado de Methuen, acordo comercial entre Portugal e Inglaterra.

1706 Morte de D. Pedro II de Portugal.

1707 Aclamao do Rei D. Joo V de Portugal.

1708 Casamento de D. Joo V com D. Maria Ana da ustria.

1709 Inveno da passarola, por Bartolomeu de Gusmo.

1713 Assinatura do Tratado de Utreque com a Frana.

1714 Nascimento de D. Jos I de Portugal em Lisboa.

1715 Assinatura do Tratado de Utreque com a Espanha.


1717

Incio da construo do Palcio-Convento de Mafra. Incio da construo da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.

1720 Fundao da Academia Real de Histria Portuguesa. 1729 Casamento de D. Jos I com D. Mariana Vitria de Bourbon. 1731 Introduo da pera italiana em Portugal. 1732

Incio da construo do Aqueduto das guas Livres. Incio da construo da Igreja dos Clrigos.

1734 Nascimento de D. Maria I de Portugal em Lisboa. 1750

Morte de D. Joo V e aclamao de D. Jos I. Sebastio Jos de Carvalho e Melo, mais tarde conhecido como Marqus de Pombal, nomeado Secretrio de Estado dos Negcios Estrangeiros e da Guerra.

1751 Abolio da escravatura dos ndios do Brasil. 1755


Criao da Companhia do Gro-Par e Maranho. Terramoto de 1755 em Lisboa, a 1 de Novembro. Incio da reconstruo da Baixa Lisboeta.

1756

Criao da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.

1758 Atentado, em Belm, contra o rei. 1759

Expulso dos Jesutas. Criao da Companhia Geral de Comrcio de Pernambuco e Paraba.

1760 Casamento de D. Maria com D. Pedro III de Portugal, seu tio. 1761

Abolio do trfico de escravos em Portugal Continental. Fundao do Real Colgio dos Nobres.

1767 Nascimento de Joo VI de Portugal em Lisboa. 1777

Morte de D. Jos I e aclamao de D. Maria I. Afastamento do Marqus de Pombal.

1779 Fundao da Academia Real das Cincias. 1780 Fundao da Casa Pia de Lisboa.

1784 Inaugurao da iluminao pblica nas ruas de Lisboa. 1785 Casamento de D. Joo VI com D. Carlota Joaquina. 1786 Morte de D. Pedro III. 1792 Entrega do governo a D. Joo, seu filho, por doena. 1796 Fundao da Biblioteca Pblica de Lisboa. 1797 Introduo do papel-moeda em Portugal. 1798 Nascimento de D. Pedro IV de Portugal em Lisboa. 1799 D. Joo assume a regncia.

Sculo XIX
Ano Evento(s)

1802 1806 1807


Nascimento de D. Miguel I de Portugal em Queluz. Bloqueio Continental imposto por Napoleo. Assinatura do tratado secreto de Fontainebleau. Primeira invaso francesa comandada pelo general Junot. Partida de D. Maria I e toda a famlia real para o Brasil. O Rio de Janeiro passa a ser a sede do governo portugus e a capital do reino.

1808

Batalhas de Rolia e Vimeiro entre os exrcitos anglo-luso e francs. Conveno de Sintra onde Junot se compromete a sair de Portugal. Segunda invaso francesa comandada pelo general Soult. Retirada das foras napolenicas graas aco das tropas anglolusas.

1809

1810

Terceira invaso francesa comandada pelo general Massena. Batalha do Buaco e das Linhas de Torres que so decisivas na vitria contra os franceses. Nascimento de Alexandre Herculano, escritor. Morte de D. Maria e aclamao de D. Joo VI.

1816

1817

Conspirao liberal em Lisboa liderada por Gomes Freire de Andrade. D. Pedro, filho de D. Joo VI, recebe o ttulo de Prncipe do Brasil.

1818

Casamento de D. Pedro IV de Portugal com D. Maria Leopoldina de ustria.

1819 1820

Nascimento de D. Maria II de Portugal no Rio de Janeiro. Revoluo Liberal no Porto. Instaurao do regime constitucional-liberal. Regresso de D. Joo VI e da sua corte a Lisboa. D. Pedro permanece no Brasil como regente. Episdio do Grito do Ipiranga: D. Pedro proclama a independncia do Brasil. Aclamao de D. Pedro como Imperador e Defensor Perptuo do Brasil. D. Joo VI jura, em Lisboa, a Constituio Liberal. Vila-Francada, golpe de Estado conduzido por D. Miguel I de Portugal, filho do rei, com o intuito de pr fim ao regime liberal.

1821

1822

1823

1824

Abrilada, segunda tentativa de golpe de Estado da autoria do mesmo portugus, D. Miguel sai do pas e fixa-se na ustria.

1825

Fundao das Escolas Rgias de Cirurgia de Lisboa e Porto. Reconhecimento oficial da independncia do Brasil, por parte de D. Joo VI. Nascimento de Camilo Castelo Branco, escritor. Morte de D. Joo VI. O Conselho de Regncia, presidido pela Infanta D. Isabel Maria, escolhe D. Pedro como sucessor da coroa portuguesa sob o ttulo de D. Pedro IV de Portugal.

1826

D. Pedro IV declara a Carta Constitucional. O rei, por ser Imperador do Brasil, abdica do trono a favor da filha, na condio desta vir a casar com o tio, D. Miguel I.

1828

Novo regresso a Portugal de D. Miguel I. As Cortes de Lisboa aclamam D. Miguel rei absoluto.

1830 1832

Nascimento de Joo de Deus, poeta e pedagogo. Incio da guerra civil que se prolongar por dois anos. Desembarque dos liberais no Mindelo e ocupao do Porto. Ocupao de Lisboa pelo Duque da Terceira, comandante dos liberais. D. Miguel transfere o governo para Santarm. Derrota das tropas de D. Miguel nas batalhas de Almoster e Asseiceira. Conveno de vora-Monte que termina com a guerra entre liberais e absolutistas. Deposio das armas e partida para o exlio de D. Miguel. Morte de D. Pedro IV. Aclamao de D. Maria II de Portugal. Casamento de D. Maria com o prncipe Augusto de Beauharnais, que morre dois meses depois.

1833

1834

1835

1836

Casamento da rainha com D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha. Revoluo de Setembro que restabelece a Constituio de 1822. Reformas na Instruo Pblica no governo de Passos Manuel. Criao de liceus. Fundao das Academias Reais de Belas-Artes de Lisboa e Porto. Belenzada: golpe de Estado envolvendo a prpria rainha, com inteno de recuperar os poderes que lhe haviam sido retirados pelo governo setembrista.

Revolta dos Marechais como reaco Revoluo de Setembro. Nascimento de D. Pedro V de Portugal em Lisboa. D. Maria II jura a nova Constituio. Nascimento de D. Lus I de Portugal. Novo golpe de Estado, liderado por Costa Cabral, com o intuito de derrubar a Constituio de 1838 e restaurar a Carta Constitucional. Promulgao do novo Cdigo Administrativo. Reorganizao da Guarda Nacional. Reforma das Cmaras Municipais. Nascimento de Antero de Quintal, escritor, poeta e filsofo.

1837 1838

1842

1843 1844 1845

Incio da construo do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. Reforma do ensino. Nascimento de Ea de Queirs, escritor. Nascimento de Oliveira Martins, historiador. Revolta da Maria da Fonte que faz cair o governo de Costa Cabral e o obriga a exilar-se. Nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro, caricaturista, ilustrador e ceramista.

1846

1849 1851

Costa Cabral regressa e preside novamente ao Ministrio. Revolta do marechal Saldanha, a Regenerao, com inteno de reformar a Carta Constitucional e demitir Costa Cabral.

1852 1853

Abolio da pena de morte para os crimes polticos. Emisso do primeiro selo postal portugus. Morte de D. Maria II; D. Fernando, pai de D. Pedro V, fica regente na menoridade deste.

1855

Aclamao de D. Pedro V. Inaugurao do 1 telgrafo elctrico do pas Inaugurao do primeiro troo de caminho-de-ferro portugus entre Lisboa-Carregado.

1856

1857 1858 1859 1860

Nascimento de Columbano Bordalo Pinheiro, pintor. Casamento do rei com D. Estefnia de Hohenzollern-Sigmaringen. Fundao do Curso Superior de Letras. Fundao do Hospital D. Estefnia, em Lisboa, em cumprimento do desejo da rainha.

1861

Morte de D. Pedro V, e consequente subida ao trono do seu irmo D. Lus I de Portugal, por no ter deixado descendncia.

1862 1863 1864

Casamento de D. Lus I com D. Maria Pia de Sabia. Nascimento de D. Carlos I em Lisboa. Publicao do primeiro Cdigo Civil portugus. Abolio da pena de morte para os crimes civis.

1865

Aparecimento da Questo Coimbr. Fundao do Partido Reformista. Morte de D. Miguel I, no exlio. Motim Janeirinha, devido ao novo imposto geral de consumo. Abolio da escravatura em todos os territrios portugueses. Suspenso das Conferncias Democrticas do Casino. Fundao do Partido Socialista Portugus, com o nome de Partido Operrio Socialista.

1866 1867 1869 1871 1875

1876 1877

Fundao do Partido Progressista. Inaugurao da Ponte D. Maria Pia no Porto. Primeira travessia de Angola ao Oceano ndico, por Serpa Pinto. Incio da construo da Ponte Dom Lus I no Porto. Realizao do Comisso Organizadora do Partido Republicano. Travessia de frica (Angola-Moambique) por Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens. Criao do projecto mapa cor-de-rosa apresentado no Congresso de Berlim.

1881 1883 1884

1886 1887

Casamento de D. Carlos I com D. Amlia de Orlees. Nascimento do Prncipe Lus Filipe, Prncipe Real de Portugal em Lisboa.

1889

Morte de D. Lus I, e consequente aclamao de D. Carlos I de Portugal. Nascimento de D. Manuel II de Portugal em Lisboa.

1890

Ultimato britnico obriga Portugal a abandonar o territrio entre Angola e Moambique. Governo progressista cai e Antnio de Serpa Pimentel nomeado para formar novo governo. Composio da marcha A Portuguesa por Alfredo Keil, futuro hino nacional de Portugal. Eleies legislativas, tumultos causam 10 mortos e mais de 40 feridos. Eleitos 3 deputados republicanos por Lisboa. Tratado de Londres assinado com a Gr-Bretanha define limites territoriais de Angola e Moambique. Remessas dos emigrantes no Brasil caem 80%, contribuindo para grave crise financeira.

Revolta de 31 de Janeiro: primeira tentativa de instaurar o regime republicano. Bancarrota do Estado portugus. Papel moeda desvaloriza cerca de 10%.

1891

1894

Primeiro jogo de futebol Porto-Lisboa. definido o Plano Geral das Vias Frreas a norte do Mondego. 39 eleies gerais portuguesas, com nova vitria do partido no governo. As listas monrquicas vencem em Lisboa e no Porto, no sendo eleitos deputados republicanos, mesmo que a sua votao tenha aumentado.

1900

Sculo XX
Ano

Evento(s) Fundao do Sport Clube de Belas, colectividade da qual nasceria o Sporting Clube de Portugal.

1902

As Companhias Reunidas de Gs e Electricidade alargam a toda a cidade de Lisboa a iluminao elctrica.

1903

O rei Eduardo VII, de Inglaterra, visita oficialmente Portugal, reforando as relaes luso-britnicas.

28 de Fevereiro - Fundado o Sport Lisboa e Benfica. 16 de Novembro - Visita de Estado do Rei D. Carlos a Inglaterra, onde assina, com Eduardo VII, o Segundo Tratado de Windsor. Inaugurao do Salo Ideal, a primeira sala de cinema da cidade de Lisboa.

1904

23 de Fevereiro - Denunciado, em Portugal, o contrato do monoplio do tabaco, detido pela Companhia de Henri Burnay, desde 1891. A concesso ser renovada, fixando-se a renda fixa de 6520 contos de reis, por 25 anos, e sem hiptese de alterao.

1905

Nomeao de Joo Franco para formar governo, comeando, ento, um regime ditatorial. 1 de Julho - Fundao do Sporting Clube de Portugal. 16 de Fevereiro - So apreendidos, em Lisboa, os jornais "A Pardia", "Novidades" e "O Liberal", por criticas ao Governo. 14 de Outubro - Primeira competio organizada de uma prova de natao em Portugal.

1906

Primeiro jogo de futebol entre Benfica e Sporting, com vitria leonina por 2-1. Greve Acadmica de 1907 na Universidade de Coimbra. 1 de Fevereiro - O rei Carlos I de Portugal e o seu filho mais velho Lus Filipe, Duque de Bragana so assassinados no Terreiro do Pao em Lisboa por militantes Republicanos.

1907

Aclamao de D. Manuel II de Portugal, por morte do seu pai e do seu irmo. Demisso de Joo Franco e nomeao de um governo de coligao. 2 de Outubro - Primeira vitria do Benfica frente ao Sporting. 2-0 no Campo da Feiteira.

1908

Em Fevereiro realizou-se um jogo que seria considerado o maior acontecimento desportivo da dcada, opondo uma equipa de Lisboa - que contava com oito jogadores do Benfica e trs do

1909

Sporting - aos ingleses do Carcavelos. Vitria dos portugueses por 4-1.

2 de Fevereiro - Fundao do Fayal Sport Clube, na cidade da Horta. Foi o 1. clube a ser fundado nos Aores e o 5. a ser

fundado em Portugal.

1 de Abril - Fundao do Sporting Clube Farense, o mais antigo clube de futebol algarvio. 3 de Outubro - Revoluo republicana em Lisboa. 5 de Outubro - Implantao da Repblica Portuguesa, constituindo-se o Governo Provisrio sob a presidncia do Dr. Tefilo Braga. Fim da Monarquia Constitucional Portuguesa.

1910

D. Manuel II e D. Amlia vo para o exlio na Inglaterra. 6 de Dezembro - Decreto de Brito Camacho reconhecendo o direito greve e ao lock-out.

10 de Janeiro - Em Portugal decretado o descanso semanal obrigatrio ao domingo. 30 de Janeiro - Morte de Jos Monteiro da Costa, um dos fundadores do FC Porto. 15 de Fevereiro - O Governo portugus cria a Comisso para o Estudo da Reforma Ortogrfica. 23 de Fevereiro - Os bispos portugueses contestam as medidas anticlericais da 1 Repblica: A expulso das congregaes, a Lei do divrcio, a criao do registo civil e o fim do juramento religioso nos tribunais.

29 de Maro - Reorganizao dos servios de instruo primria em Portugal. Criado o ensino infantil para os dois sexos. 22 de Maio - O Escudo institudo como moeda oficial portuguesa, substituindo o real. 21 de Agosto - Promulgao da Constituio da Repblica, aprovada pela Assembleia Constituinte portuguesa. 24 de Agosto - Manuel de Arriaga torna-se no primeiro Presidente da Repblica. Incio da 1 Repblica 11 de Outubro - Manuel Teixeira Gomes apresenta credenciais de embaixador de Portugal no Reino Unido. 25 de Novembro - D. Manuel Vieira Matos, bispo da Guarda entregue ao poder judicial, acusado de desrespeitar a Lei da Separao do Estado da Igreja.

1911

Albino Forjaz de Sampaio publica Prosa Vil e Como se Implantou a Repblica em Portugal.

1913 Casamento de D. Manuel II com D. Augusta Vitria.

1 de Maro - O Boavista vence a primeira edio do Campeonato Distrital do Porto. 14 de Agosto - Fundao do Portimonense Sporting Clube. 25 de Agosto - Primeira Guerra Mundial: Em Moambique d-se o primeiro incidente de fronteira, com o ataque alemo ao posto fronteirio de Mazia, na fronteira do Rovuma, tendo sido morto o chefe do posto, sendo incendiado o posto e as palhotas vizinhas.

1914

Reduo dos custos de armazenagem dos gneros alimentcios no porto de Lisboa.

29 de Maio - Tefilo Braga torna-se no 2 Presidente da Repblica. 5 de Agosto - Bernardino Machado torna-se no 3 Presidente da Repblica.

1915

23 de Fevereiro - Primeira Guerra Mundial: Portugal apreende os 1916 navios alemes nos portos portugueses, para serem colocados ao servio da causa luso-britnica.

23 de Fevereiro - Primeira Guerra Mundial: O segundo contingente do CEP (Corpo Expedicionrio Portugus) parte para Frana.

13 de Maio - Trs crianas (pastorinhos) declaram ter visto uma apario da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova de Iria, perto de Ftima (1. apario).

13 de Junho - Segunda apario de Nossa Senhora aos pastorinhos. 24 de Junho - fundado em Setbal o Unio Futebol Comrcio e Indstria 13 de Julho - Terceira apario de Nossa Senhora aos pastorinhos. 13 de Setembro - Quarta apario de Nossa Senhora aos pastorinhos. 13 de Outubro - Quinta e ltima apario de Nossa Senhora aos pastorinhos; milhares de pessoas de todo o pas vo Cova da Iria em peregrinao e d-se o "Milagre do Sol".

1917

26 de Novembro - Primeira Guerra Mundial: A Segunda Diviso do Corpo Expedicionrio Portugus assume a responsabilidade da sua parte do Sector Portugus na frente.

Egas Moniz nomeado embaixador de Portugal em Espanha.

28 de Abril - Sidnio Pais torna-se no 4 Presidente da Repblica. 14 de Dezembro - Conselho de Ministros chefiado por Canto e Castro, chefia a Repblica. 16 de Dezembro - Canto e Castro torna-se no 5 Presidente da Repblica.

1918

23 de Fevereiro - Fundado o jornal A Batalha, em Portugal. 5 de Outubro - Antnio Jos de Almeida torna-se no 6 Presidente da Repblica.

1919

1922 1923

17 de Junho - Chegada de Gago Coutinho e Sacadura Cabral ao 8Rio de Janeiro como meta para a primeira travessia area do Atlntico Sul 6 de Outubro - Manuel Teixeira Gomes torna-se no 7 Presidente da Repblica.

25 de Novembro - Em Portugal extinto o Ministrio do Trabalho. 11 de Dezembro - Bernardino Machado torna-se no 8 Presidente da Repblica. 17 de Dezembro - Manuel Teixeira Gomes abandona definitivamente Portugal.

1925

28 de Maio - Um golpe de estado leva queda da I Repblica e abre caminho implantao do Estado Novo (Regime Ditatorial 2 Repblica).

31 de Maio - Mendes Cabeadas torna-se no 9 Presidente da Repblica. 17 de Junho - Gomes da Costa torna-se no 10 Presidente da Repblica. 16 de Novembro - scar Carmona torna-se no 11 Presidente da Repblica.

1926

1927 9 de Janeiro - Rebelio militar em Lisboa. 14 de Fevereiro - Imposto em Portugal, o condicionamento industrial, 1931 que determina a necessidade de autorizao ministerial para a abertura de novas fbricas e montagem ou substituio de mquinas. 1932

5 de Julho - Salazar torna-se Primeiro-Ministro. Morte de D. Manuel II, em Inglaterra. 7 de Novembro - Estreia em Portugal o popular filme A Cano de Lisboa. Inaugurao da Estufa Fria, em Lisboa.

1933

1934 1940

18 de Janeiro - Os trabalhadores vidreiros da Marinha Grande revoltam-se contra o governo de Salazar. Celebrao de uma Concordata entre a Repblica Portuguesa e a Santa S sobre vrios aspectos entre a Igreja e o Estado.

Criado, em Portugal, o Secretariado Nacional de Informao, Cultura Popular e Turismo, novo nome do Secretariado da Propraganda Nacional, na dependncia directa de Oliveira Salazar.

1944

10 de Junho - inaugurado o Estdio Nacional Portugus no vale do Jamor.

O Atltico Clube de Portugal dotou Lisboa de magnfico campo de jogos. A inaugurao da Tapadinha, qual assistiram 35 mil pessoas, 1945 foi uma festa interessante. Sobre o novo relvado jogaram, nesse dia, Benfica e Belenenses (4-4) e Sporting e Atltico (6-0).

18 de Fevereiro - Consistrio presidido pelo Papa Pio XII, cria 32 novos cardeais, entre eles os brasileiros Jaime de Barros Cmara e Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, e o portugus Teodsio Clemente de Gouveia.

1946

criada a "provncia ultramarina" do Estado da ndia Portuguesa.

25 de Fevereiro - O Governo portugus determina que cessem as 1947 restries ao consumo de energia elctrica, em vigor desde a Segunda Guerra Mundial. 2 de Janeiro - Morre no crcere Milito Ribeiro, comunista portugus 1950 (comeou sua militncia no Brasil), heri da resistncia ditadura de Salazar.

18 de Abril - Salazar ocupa temporariamente a chefia do Estado at nova eleio. 21 de Julho - Craveiro Lopes torna-se no 12 Presidente da Repblica.

1951

4 de Setembro - disputado, no Estdio Nacional de Portugal, o 1955 primeiro jogo da Taa dos Campees Europeus de Futebol, entre o Sporting Clube de Portugal e o Partizan de Belgrado.

Erupo do Vulco dos Capelinhos, junto freguesia do Capelo, ilha do Faial, Aores. 7 de Maro - Primeira transmisso em directo e incio das emisses regulares da RTP.

1957

9 de Agosto - Amrico Toms torna-se no 13 Presidente da Repblica. 26 de Novembro - Priso de Delgado Azevedo Gomes, Vieira de Almeida, Jaime Corteso e Antnio Srgio, quatro destacados organizadores da campanha eleitoral de Humberto Delgado.

1958

12 de Outubro - Guerra Colonial (antecedentes): Directiva do Estado-Maior do Exrcito sobre a definio da poltica militar do Exrcito Portugus, iniciando a preparao da defesa do Ultramar, face j ento prevista ecloso de aces de guerra subversiva.

1959

29 de Dezembro - Inaugurado o Metro de Lisboa.

1960

3 de Janeiro - lvaro Cunhal poltico portugues foge da priso de Peniche.

21 de Janeiro - Assalto ao paquete "Santa Maria" por um comando ligado ao Directrio Ibrico de Libertao chefiado por Henrique Galvo.

4 de Fevereiro - Assalto cadeia de Luanda e a uma esquadra da polcia por parte de militantes do MPLA, causando alguns mortos, e que marcou o incio da luta armada pela independncia daquela antiga colnia portuguesa, e o nicio da Guerra Colonial Portuguesa, j que pouco tempo depois o conflito alastrou-se s restantes colnias africanas. O actual Aeroporto Internacional de Luanda tem o nome de "4 de Fevereiro" para assinalar essa data histrica.

1961

23 de Fevereiro - O Conselho de Segurana da ONU emite a primeira resoluo condenatria da poltica colonialista de Antnio de Oliveira Salazar.

25 de Fevereiro - assinado o contrato para a construo da Ponte sobre o Tejo, em Lisboa, com a United States Steel Export Company.

24 de Agosto - Guerra Colonial: Incio de uma operao conjunta, com aviao, pra-quedistas e foras terrestres, na serra de Canda (Angola).

1962

8 de Fevereiro - O navio escola NRP Sagres incorporado na Marinha de Guerra Portuguesa.

Janeiro - Incio dos confrontos do Partido Africano para a Independncia da Guin e Cabo Verde com Portugal, marcando o 1963 comeo da Guerra da Libertao da Guin-Bissau, abrindo mais uma frente na Guerra Colonial Portuguesa.

24 de Fevereiro - Incio das campanhas da FRELIMO para a luta armada de independncia. moambicana de Portugal, abrindo mais uma frente na Guerra Colonial Portuguesa.

1964

25 de Novembro - Guerra Colonial: O Comit de Libertao da OUA reconhece o MPLA como nico representante do povo angolano.

Maio - Visita do Papa Paulo VI a Portugal. 25 de Outubro - Guerra Colonial: Catlicos divulgam o Manifesto dos 101, reclamando o respeito pelo princpio da autodeterminao dos povos.

1965

1966

6 de Agosto - Inagurao da ponte sobre o Tejo (Ponte 25 de Abril), com o nome de Ponte Salazar.

17 de Maio - Assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz, numa primeira aco da LUAR (Liga de Unidade e Aco Revolucionria). O golpe dirigido por Hermnio da Palma Incio; Assalto sede da 3 Regio Militar em vora: desvio de armas pela LUAR.

1967

1 de Outubro - Entrada ao servio do NRP Albacora (S163) na Marinha Portuguesa. 26 de Novembro - Grandes cheias da regio de Lisboa. As inundaes, associadas s precrias condies de habitao e falta de ordenamento causam cerca de 500 mortos e deixam milhares de pessoas sem abrigo.

27 de Setembro - Marcello Caetano torna-se primeiro-ministro de Portugal. 26 de Novembro - Intervindo pela primeira vez na Assemblia Nacional, Marcello Caetano pronuncia-se a favor da manuteno da presena portuguesa em frica.

1968

6 de Fevereiro - Desastre do Che-Che na travessia do rio Corubal, durante a retirada de Madina do Bo. (Guerra Colonial Portuguesa).

1969

26 de Novembro - Guerra Colonial: Os adidos militares em Lisboa dos Estados Unidos, Gr-Bretanha, Frana e Alemanha visitam

Angola e Moambique.

18 de Setembro - Nascimento do MRPP (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado), em Benfica - Lisboa, Portugal.

1970

19 de Abril - Fundado o Partido Socialista. Mrio Soares eleito secretrio-geral. 24 de Setembro - A Guin-Bissau declara a independncia. 12 de Outubro - Guerra Colonial: O Governo Portugus revoga os polmicos diplomas sobre as carreiras no Exrcito (decretos de S Viana Rebelo sobre os milicianos) e nomeia uma comisso para estudar o assunto.

1973

Os confrontos ocorridos no norte de Moambique, em Janeiro, justificam o lanamento do primeiro comunicado do Movimento dos Capites, na defesa da democracia e de uma soluo poltica para a "questo ultramarina".

25 de Abril - Revoluo dos Cravos em Portugal depe a ditadura. Incio da 3. Repblica. A Junta de Salvao Nacional assume a chefia do estado.

1 de Maio - Mrio Soares regressa a Lisboa, vindo do exlio em Frana. 15 de Maio - Antnio de Spnola torna-se no 14 Presidente da Rrepblica. O seu antecessor, Amrico Toms, tinha sido deposto a 25 de Abril.

1974

7 de Setembro - assinados os Acordos de Lusaka, entre o governo portugus e a FRELIMO, que terminaram ao termo da Luta Armada de Libertao Nacional e levaram independncia de Moambique.

10 de Setembro - Portugal reconhece a independncia da GuinBissau. 28 de Setembro - Tentativa de golpe de estado em Portugal que visa restaurar a Ditadura ou, no mnimo, dar fora direita. A esquerda aproveita para ocupar de forma decisiva os lugares chave do Estado.

30 de Setembro - O general Costa Gomes torna-se no 15 Presidente da Repblica. 25 de Novembro - Assinatura, em Argel, entre Portugal e o

MLSTP, de um acordo para a independncia do respectivo arquiplago.

27 de Fevereiro - Em Portugal aprovada a construo do Complexo Petroqumico de Sines. 11 de Maro- tentativa de golpe de estado de direita em Portugal liderada pelo general Antnio de Spnola, que acaba fugindo para Espanha depois de roubar diverso material de guerra ao exrcito portugus.

25 de Abril- Eleio da Assembleia Constituinte Portuguesa. 25 de Junho - Independncia de Moambique. 5 de Julho - Independncia de Cabo Verde. 12 de Julho - Independncia de So Tom e Prncipe. 11 de Novembro - Independncia de Angola. Tentativa de golpe de estado em Portugal por parte das foras de direita, que pretendia dar a entender terem sido as foras de esquerda a organiz-la. O pas fica beira da guerra civil. Emerge a figura do general Ramalho Eanes que, sabe-se hoje, atravs de documentos tornados pblicos, disse numa reunio "isto tem que parecer obra dos comunistas".

1975

28 de Novembro - Timor-Leste declara a independncia. Mrio Soares torna-se ministro dos negcios estrangeiros de Portugal .

2 de Abril - A Assembleia Constituinte aprova o texto da Constituio Portuguesa. 14 de Julho - Ramalho Eanes torna-se no 16 Presidente da Repblica.

1976

27 de Fevereiro - A Presidncia, a Assembleia e o Governo da Repblica Portuguesa repudiam o pedido do dirigente lbio Muammar al-Gaddafi para a independncia da ilha da Madeira, considerada pela Organizao de Unidade Africana como pertencendo a frica.

1978

1979

8 de Fevereiro - Portugal estabelece relaes diplomticas com a Repblica Popular da China.

1 de Janeiro Terremoto de grande intensidade Grupo Central do arquiplago dos Aores, que destruiu cerca de 80% dos edifcios da cidade de Angra do Herosmo causando enormes danos no s

1980

na ilha Terceira mas tambm em na ilha de So Jorge na ilha Graciosa.

Abril - Primeiro nmero da primeira revista mensal do Mickey publicada em Portugal, lanada pela Editora Morumbi. 7 de Maro - Primeira transmisso regular a cores (da televiso) em Portugal (RTP).

1982 Maio - Visita de Joo Paulo II a Portugal.

Maro - Visita de Joo Paulo II a Portugal. 26 de Novembro - Assinatura em Lisboa de um acordo de cooperao econmica, tcnica, cientfica e cultural com a Repblica da Mauritnia.

1983

No vero de 1984, so abertos os Jogos Olmpicos em Los Angeles, no qual Carlos Lopes se sagra campeo olmpico na maratona, establecendo o recorde olmpico, que ainda hoje permanece como o 1984 actual recorde olmpico da maratona. Rosa Mota na maratona consegue o 3 lugar, antecipando de certa forma o feito que faria mais tarde nos Jogos Olmpicos de Seul. Antnio Leito, nos 5000m ganha a medalha de bronze.

1 de Janeiro - Portugal e Espanha entram na Unio Europeia. 9 de Maro - Mrio Soares torna-se no 17 Presidente da Repblica.

1986

1991 1992

Maio - Visita de Joo paulo II a Portugal.

Primeira presidncia de Portugal no Conselho Europeu, por Cavaco Silva.

2 de Fevereiro - Portugal na "lista negra" da Amnistia Internacional devido violncia repressiva dos agentes de autoridade.

12 de Maio - O Regimento de Artilharia de Lisboa (Portugal) (RALIS) encerrado. 27 de Agosto - Alberto Joo Jardim expulsa dirigentes do PSD do Machico e estes comparam-no a Salazar. 20 de Setembro - Ferrer Correia eleito presidente da Fundao Calouste Gulbenkian, em Portugal. 21 de Setembro - O Rei Hassan II de Marrocos inicia uma visita oficial a Portugal. 10 de Novembro - Yasser Arafat visita Lisboa, Portugal, em vista de apoio poltico e econmico. Dezembro - realizado o Congresso Extraordinrio da Unio

1993

Democrtica Timorense, partido poltico de Timor-Leste, no qual se procedeu a uma grande reestruturao interna. Realizado no exlio, em Lisboa.

4 de Janeiro - O PS acusa o Governo de Cavaco Silva de fazer uma gesto de desemprego. 6 de Janeiro - O maior temporal dos ltimos anos atinge Portugal: Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Cantanhede, Oliveira do Hospital, a Guarda e a Serra do Maro foram as regies mais atingidas.

15 de Maro - Em protesto contra o regime prisional, duas dezenas de reclusos de Caxias iniciam uma greve de fome. 25 de Maro - Vtor Constncio recusa o convite de Guterres para encabear a lista do Partido Socialista s eleies europeias. 4 de Abril - Mrio Soares inicia em Setbal mais uma Presidncia Aberta, desta vez consagrada ao ambiente e qualidade de vida. 11 de Abril - Num encontro com Cavaco Silva em Pequim, o chefe do Governo chins, Li Peng, reconhece que Portugal ajudou a China a recuperar um estatuto internacional depois do massacre de Tiananmen.

1994

20 de Maio - Xanana Gusmo declara que s sair da priso para tomar parte nas negociaes entre Portugal e a Indonsia. 26 de Agosto - A televiso de Cabo Verde inicia a transmisso em directo da programao da RTP Internacional.

1996 Jorge Sampaio torna-se no 18 Presidente da Repblica. 1997 7 de Fevereiro - assinado o Tratado da Unio Europeia, na cidade holandesa de Maastricht.

4 de Abril - Inaugurada a Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, a maior ponte da Europa. 18 de Maio - Inaugurao da Linha do Oriente do Metropolitano de Lisboa. 22 de Maio - Expo 98 em Lisboa. 1 de Janeiro - O Euro comea a ser usado em transaces electrnicas, em onze pases membros da Unio Europia, designadamente a Alemanha, a ustria, a Blgica, a Espanha, a Finlndia, a Frana, a Holanda, a Irlanda, a Itlia, o Luxemburgo e Portugal.

1998

1999

4 de janeiro - Bolsa de Valores de Lisboa (BVL) negocia em euros. 27 de Fevereiro - Fim do XXII Congresso do PSD, com reeleio de Duro Barroso. Maio - Visita de Joo Paulo II a Portugal; em Ftima beatifica os pastorinhos Francisco Marto e Jacinta Marto.

2000

Sculo XX
Ano Evento(s)

2000

Segunda presidncia de Portugal no Conselho Europeu, por Antnio Guterres.

2001 Realiza-se o recenseamento geral da populao em Portugal.

2002 1 de Janeiro - Entram em circulao as notas e moedas de euro.

2004

Campeonato Europeu de Futebol 2004 em Portugal, com a vitria da seleco da Grcia.

29 de Janeiro - Neva em Lisboa pela primeira vez em sessenta anos. 19 de Fevereiro - Trasladao do corpo da Irm Lcia (a ltima dos trs pastores de Ftima) para o Santurio de Ftima. 9 de Maro - Cavaco Silva torna-se no 19 Presidente da Repblica.

2006

24 de Abril - Anunciada pela Frana, Portugal e Sua a descoberta do planeta Gliese 581 c. 7 de Julho - Reveladas em Lisboa as novas "Sete maravilhas do mundo moderno" e as "Sete maravilhas de Portugal". Segundo Semestre - Terceira presidncia de Portugal no Conselho Europeu, por Jos Scrates. 19 de Setembro - Restos mortais de Aquilino Ribeiro transladados para o Panteo Nacional, em Lisboa, sendo o dcimo portugus sepultado no local.

2007

12 de Outubro - inaugurada a Igreja da Santssima Trindade em Ftima, inserido nas comemoraes dos 90 anos das aparies da Virgem.

13 de Dezembro - Assinatura do Tratado de Lisboa, no Mosteiro dos Jernimos. 17 de Dezembro - Primeiro caso conhecido de chegada de imigrantes marroquinos e subsarianos (23 indivduos) a Portugal (Ilha da Culatra, Algarve).

19 de Dezembro - Inauguradas as estaes do Terreiro do Pao e Santa Apolnia, do Metropolitano de Lisboa.

2008 23 de Abril - Portugal ratifica o Tratado de Lisboa.

You might also like