You are on page 1of 3

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Curso de Pedagogia a Distncia na modalidade distncia. Disciplina: Fundamentos da Educao a Distncia.

. Plo: Blumenau. Aluna: Precila Andrade Tadiotto Villar. Atividade 1 Histria da Educao a Distncia. Histria da Educao a Distncia no Brasil: do surgimento atualidade Nos ltimos anos podemos observar muitas mudanas que atingiram e continuam atingindo todos os mbitos sociais. Com a Revoluo Tecnolgica, possvel acompanhar mudanas que transformaram completamente a maneira como as pessoas se relacionam entre si e com o mundo. Porm preciso compreender que essas mudanas, de certa maneira recentes, no ocorreram do nada, antes delas ainda havia necessidades que no poderiam ser supridas sem o fornecimento de oportunidades que abrangessem as necessidades regionais de nosso pas, era preciso ser criativo para que as oportunidades de conhecimento pudessem atingir distncias longas onde no houvesse oportunidades de estudar ou realizar determinado curso. No Brasil essa retrospectiva nos possibilita identificar os acontecimentos que impulsionaram a Educao Distncia (EAD). Existem trs aspectos que impulsionaram as mudanas educativas das ltimas dcadas, a globalizao, a multiculturalidade e a sociedade da informao. Esses aspectos possibilitaram a propagao da informao, bem como a facilidade de acesso mesma e proporcionou a criao de um movimento histrico-cultural constitui a Prtica Pedaggica concebida como eixo articulador no processo de formao, contemplando em todas as fases do curso a relao entre ensino, pesquisa e extenso. (VALLEJO, 2007 apud GOEDERT; SILVA; MACIEL, 2011, p. 19-21, grifo das autoras). Assim a EAD apresenta muitas possibilidades e conseguem atender necessidades de adequao regionalizada, englobando diversas camadas sociais e

possibilitando

acesso

educacional

de

pessoas

indistintamente.

Dentre

as

caractersticas podemos destacar:


[...] flexibilidade (espao, tempo, currculo); multiplicidade de recursos contribuindo para facilitar a construo do conhecimento; mediatizao das relaes; eficcia dos aspectos organizacionais; autonomia dos estudantes na definio do tempo e espao para dedicao aos estudos, entre outros. Tais caractersticas so apontadas como motivos suficientes para consideramos a EaD uma forte aliada ao sistema de educao em seus diferentes nveis: graduao, ps-graduao, extenso e tambm no aperfeioamento profissional (cursos tcnicos e livres, por exemplo). (LITWIN, 2001 apud GOEDERT; SILVA; MACIEL, 2011, p. 23).

No mbito legislativo, a realidade de ocorrncia da EAD s foi possvel com a promulgao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN) Lei n. 9.394/1996 porm, sua ocorrncia s efetivou nove anos depois da LDBEN atravs do Decreto 5.622/2005. (GOEDERT; SILVA; MACIEL, 2011, p. 23-24). preciso compreender o que efetivamente a EAD, ento, como explica Moran (2002, p. 01):
Educao a distncia o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos esto separados espacial e/ou temporalmente. ensino/aprendizagem onde professores e alunos no esto normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemticas, como a Internet. Mas tambm podem ser utilizados o correio, o rdio, a televiso, o vdeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

A educao distncia uma modalidade de ensino que permite ao aluno que no tem possibilidades financeiras estendidas e no possui tempo de frequentar uma escola normalmente a chance de realizar o ensino que deseja de modo diferenciado tanto no tempo quanto no espao, essas noes (espacial e temporal) so diferenciadas e adaptadas para que aja a efetivao da aprendizagem e do ensino desejado. O ensino de modalidade distncia sempre sofreu preconceito por parte da sociedade, pois, de acordo com diversos autores desde 1972 o Congresso Nacional havia recebido propostas de lei para implantao de um sistema nacional de EAD, mas tal proposta somente foi possibilitada em 1996 com o advento da LDBEN.

No Brasil o incio da EAD deu-se por volta do final do sculo XIX e incio do sculo XX (entre 1900 e 1904). A evoluo da EAD segundo Moore (2007) apud Goedert, Silva e Maciel (2011, p. 29) pode ser apresentada em geraes: na primeira gerao temos o incio do processo de educao na modalidade distncia e envolvendo meios de comunicao como textos e educao por correspondncia; na segunda gerao podemos destacar o ensino envolvendo rdio e televiso; na terceira gerao refere-se criao de modalidade de educao em modalidades abertas; na quarta gerao podemos destacar a interao em tempo real a distncia por udio e videoconferncia, transmitidos por telefone, satlite, cabo e redes de computadores e; em quinta e ltima gerao temos a modalidade de ensino que envolvem ensino e aprendizagem on-line em ambientes virtuais baseados em tecnologias da internet. Ento, historicamente, apesar dos entraves estabelecidos pela situao poltica, dos preconceitos e das impossibilidades a EAD persistiu no tempo e superou barreiras, essa superao no se deu de maneira fcil e desmedida, foi uma transformao longa e difcil, com realizao de procedimentos que tiveram que acompanhar a evoluo social e, principalmente, das tecnologias que foram surgindo nos ltimos anos, ainda, foram mudanas que, especialmente, no mbito educacional precisaram e precisam superar barreiras preconceituosas, vivemos em constantes transformaes sociais e efetivao da EAD no Brasil tem se tornado mecanismo de promoo da cidadania e da igualdade social, afinal de contas, esses so seus principais objetivos. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS GOEDERT, Lidiane; SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da; MACIEL, Vanessa de Almeida; VIVIANI, Daniela (design instrucional). Fundamentos da educao distncia: caderno pedaggico. 2. ed. Florianpolis: CEAD/UDESC/UAB, 2011. MORAN, Jos Manuel. O que educao distncia. Publicado em out./dez. 2004 e atualizado em 2002. Disponvel em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm >. Acesso em: 06 out. 2011.

You might also like