You are on page 1of 5

A L A UU AL A

47 Precipitar, o que isso?


l l

47

Formao de precipitados Concentrar e diluir solues

O que voc vai aprender

O que significa solvel e insolvel O que so hidrxidos e carbonatos O que reao qumica O que so ctions e nions

Seria bom j saber

Quanta coisa til se faz com o petrleo. Plsticos de todas as espcies, detergentes, tintas, fibras de tecidos, sem esquecer dos combustveis, para carros, para indstria e at o gs de cozinha. Os plsticos tm propriedades diferentes que esto relacionadas com a estrutura deles. As estruturas por sua vez, dependem das condies em que eles so preparados. Mesmo usando a mesma matria-prima possvel obter polmeros diferentes. Existem vrios tipos de polmeros: os polietilenos, o poliestireno, o PVC etc. Todas essas matrias-primas, etileno, estireno e cloreto de vinila, so fabricadas a partir do petrleo. Substncias extradas do petrleo so usadas tambm na fabricao de detergentes. Os sabes so fabricados com gorduras de origem animal ou vegetal. Voc teve oportunidade at de preparar um sabo seguindo uma receita que foi dada na Aula 44. Foi observado que o sabo no espuma ao lavar as mos sujas com cal. A explicao est na formao de um composto insolvel com o clcio contido na cal. O clcio um on que forma composto insolvel com o on carbonato. O composto insolvel que se forma o carbonato de clcio, que, quando existe na natureza, chamado de calcrio ou mrmore. O carbonato de clcio se forma tambm quando se deixa a soluo de cal ao ar livre. Forma-se um slido branco na superfcie da soluo, que parece uma casquinha. Se essa mistura for agitada, o slido ir misturar-se com a soluo, mas no se dissolver. insolvel.

Isto lhe interessa

A U L A

47

Voc deve estar pensando: como se forma o carbonato de clcio, se a cal dissolvida em gua no foi misturada com nada? Para acontecer uma reao preciso misturar duas substncias. Ento, se no houver mistura, como pde acontecer uma reao? Se o composto insolvel se formou na superfcie da soluo, quer dizer que a soluo deve ter reagido com alguma coisa que existe no ar. Nesse caso a soluo de cal reagiu com o gs carbnico do ar. A reao a seguinte:

CaO cal

H2O gua

Ca(OH)2 hidrxido de clcio

Ca(OH)2 + hidrxido de clcio

CO2 gs carbnico

CaCO3 carbonato de clcio

O slido branco o carbonato de clcio que precipitou.

Ns, qumicos, usamos a palavra precipitar quando queremos dizer que se formou uma substncia insolvel como resultado de uma reao qumica. O slido insolvel chamado de precipitado. (Veja no dicionrio o significado da palavra: precipitado .) Veja

Existem muitos outros carbonatos que so insolveis. Por exemplo: carbonato de cobre, que o slido azulado que se forma na superfcie dos objetos de cobre. Pode formar-se um precipitado na reao de duas solues.

Exerccio 1 ons de cobre reagem com ons de carbonato, resultando em carbonato de cobre. Escreva essa reao usando frmulas qumicas. Exerccio 2 ons de ferro reagem com ons de carbonato, formando carbonato de ferro. Escreva essa reao usando frmulas qumicas. Alm dos carbonatos, alguns hidrxidos so insolveis. Por exemplo: hidrxido de ferro, hidrxido de cobre, hidrxido de magnsio etc. Exerccio 3 Escreva essas reaes de formao de hidrxidos usando frmulas qumicas.

A U L A

Quando se formam precipitados, a soluo que fica em cima ainda contm ons dissolvidos, apesar de a soluo ficar lmpida. Lembre-se de que a transparncia no quer dizer que a gua seja pura. Quando se precipita hidrxido de cobre, o lquido que fica em cima ainda contm ons de cobre. Se esse lquido for separado e se adicionarmos mais um pouco de soluo de hidrxido de sdio, precipitar mais hidrxido de cobre. Isso quer dizer que ainda havia ons de cobre sobrando na soluo. Ser ento que eram os ons hidrxido que tinham acabado? Na realidade, na soluo existem os dois ons, o cobre e o hidrxido. Mas a concentrao deles to baixa que no precipitaram mais. Em qualquer precipitao, a soluo que est acima do precipitado contm os ons que formam o precipitado, em concentrao muito baixa. Hoje voc aprendeu que, quando se mistura duas solues, pode haver a formao de um composto insolvel. Esses compostos insolveis que se formam so chamados, em qumica, de precipitados. A soluo que fica em cima dos precipitados ainda tem ons dissolvidos.

47

Voc precisa saber


l

Precisamos sempre lembrar de que as substncias que esto no ar, principalmente oxignio e gs carbnico, podem reagir com outras substncias. Precipitado uma substncia slida insolvel, que se forma numa reao. Precipitao a formao de uma substncia slida insolvel, durante uma reao. Quando se borbulha gs carbnico pela soluo de certas substncias, precipitam-se carbonatos. Quando se adiciona hidrxido de sdio na soluo de certos sais, precipitamse hidrxidos. Quando uma substncia precipita-se, isto , forma um slido insolvel, ainda sobram ons dessa substncia na soluo. Isso quer dizer que parte da substncia ainda est dissolvida.

l l

Precipitado uma substncia slida insolvel, que se forma numa reao. Geralmente o precipitado vai para o fundo do recipiente. Por isso ele pode ser separado do resto da soluo por decantao. Essa separao tambm pode ser feita por filtrao, que mais rpida. Vamos escrever a equao de algumas das reaes vistas na seo Isto lhe interessa. interessa

Vamos pensar mais

A U L A

47

Quando se adiciona soluo de carbonato de sdio a uma soluo de cloreto de clcio, precipita carbonato de clcio: CaCl2 + Na2CO3 CaCO3 + 2NaCl

Cloreto de clcio, CaCl2, solvel em gua, assim como carbonato de sdio, Na2CO3. O carbonato de clcio, CaCO3, porm, insolvel e precipita-se. O cloreto de sdio, NaCl, que tambm se forma nessa reao, solvel; ele no se precipita. Note que a equao est com os coeficientes acertados; verifique que h o mesmo nmero de tomos de cada tipo do lado dos reagentes (antes da seta) e do lado dos produtos ( direita da seta). Foi preciso escrever um 2 na frente do NaCl, porque do lado dos reagentes o Na e o Cl aparecem duas vezes. Quando se adiciona soluo de hidrxido de sdio a uma soluo de sulfato de cobre, precipita-se hidrxido de cobre. CuSO4 + 2NaOH Cu (OH)2 + Na2SO4

O sulfato de cobre, CuSO4, solvel em gua, dando uma soluo azul. O hidrxido de sdio, NaOH, solvel, mas o hidrxido de cobre, Cu(OH)2, insolvel e precipita-se. O precipitado azul. O sulfato de sdio, Na2SO4, solvel. Note que a equao est com os coeficientes acertados.

Agora eu sei

o o o o o o

Em que forma carbonato de clcio existe na natureza.

Que uma soluo de cal reage com o gs carbnico do ar e o que se forma nessa reao.

O que significa precipitar em qumica.

O que um precipitado.

Citar dois carbonatos insolveis.

Que a soluo que fica junto com um precipitado ainda contm os ons que formam o precipitado.

Exerccio 4 Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes a seguir: a) ( ) Hidrxido de sdio uma base. b) ( ) Numa reao onde h formao de precipitado, a mistura resultante uma soluo. c) ( ) Todo precipitado um slido branco. d) ( ) Carbonato de sdio um sal. e) ( ) Para concentrar uma soluo adiciona-se mais soluto. Exerccio 5 Quando se mistura uma soluo de carbonato de sdio em gua com outra de cloreto de cobre, obtm-se um preciptado azul de carbonato de cobre. a) Escreva, com palavras, a equao para essa reao. b) Os produtos dessa reao so solveis ou no em gua? Por qu? Exerccio 6 O que voc entende por formao de precipitado numa reao qumica? Exerccio 7 Quando se mistura soluo de hidrxido de sdio com soluo de cloreto de ferro, obtm-se um precipitado. O que deve ser esse composto? Explique. Exerccio 8 Num frasco existe uma soluo de hidrxido de sdio em gua. a) Como fazer para concentrar essa soluo? b) E para diluir?

Vamos A A U L exercitar

47

You might also like