You are on page 1of 3

Dicas para dissertativa

Por: Erika

uma

tima

redao

Ultimamente, eu tenho percebido que muita gente anda se perguntando: "como posso fazer uma boa boa redao?" Bem, eu no sou ningum que possa te garantir a nota mxima do ENEM ou de alguma prova/trabalho escolar cujo objetivo seja escrever uma redao, pois isso s Deus pode. Mas, como uma boa aluna (modstia parte), acho que posso te dar uma ajuda. Claro que depende da pessoa e de como ela ENXERGA o assunto a ser abordado, mas se voc seguir bem esses itens, suas provas s tendem a melhorar:

-Tenha sempre uma boa CRTICA


A base para uma boa redao sempre saber criticar bem os assuntos tratados. Por isso, voc tem de estar bem informado, se realmente quiser criticar algo com sabedoria e razo. Saber discutir fatos ocorridos no Senado saber escolher entre o SIM e o NO - jamais fique no "talvez", "eu acho", "pode ser" no meio de uma redao, pois voc tem de ter OPINIO (claro que ela deve estar "tudo a ver" com o tema; caso contrrios voc no estar criticando nada, e sim estar assinando o contrato para ser criticado) - com sabedoria. Porm, faa isso sempre respeitando tudo, com CAUTELA e muita EDUCAO. Criticar no apenas falar coisas "ruins", e sim falar de coisas "boas" tambm.

-Tenha sempre uma boa rede de informaes


Bom, como disse anteriormente, para saber criticar, preciso estar bem informado, e estar a par de absolutamente todos os acontecimentos do mundo. Tente assistir todos os dias aos telejornais de qualidade, que discutam sobre assuntos variados - curiosidades, acidentes, futebol. Enfim, TUDO -, sempre nos mnimos detalhes. Navegue em sites de notcias que so atualizadas a cada minuto; leia jornais locais; compre revistas que comentem todo tipo de manchete; leia todo tipo de informativo que puder. Mesmo que voc encontre uma notcia "bananinha", leia-a com ateno; quem sabe lhe seja til em algo futuramente? No importa o que seja, leia, releia e leia de novo. Sem uma boa variedade de informaes, a pessoa no capaz nem de criticar, que a base para se produzir um bom texto.

-Escreva em portugus, no em grego nem alemo


Bem, a dica mais bvia essa: a sabedoria de portugus. Claro que a crtica e a criatividade so os mais importantes na hora da "apurao", digamos, dos pontos; porm, a gramtica essencial para qualquer coisa que se almeje na vida. No adianta a pessoa possuir uma boa crtica e boas opinies; saber escrever corretamente terminantemente fundamental. Em suma, basicamente todo bom redator deveria aprender com os prprios erros na escrita, e j deveria estar sabendo gramtica corretamente...

-Saiba "juntar" as informaes que voc tem


Vamos supor que a redao esteja 'pedindo' para voc escrever um texto sobre a TV Digital. Ento, voc sabe que a tecnologia possui maior e melhor resoluo em relao TV comum. E tambm sabe que o preo de um conversor agora no sai por menos de 700 reais. Ou seja, para voc "inserir" isso numa redao, voc teria que separar pargrafos falando desses pontos. Por exemplo; escreva ao lado da folha o seguinte: Pargrafo um [...]; pargrafo dois - falar dos benefcios da TV Digital em relao TV usual; pargrafo trs [...]; pargrafo quatro - comentar o preo de um conversor de TV Digital no Brasil; e por a vai. Ou seja, voc tem que fazer como num roteiro qualquer, separando cada ponto em um pargrafo diferente. Ou ento, voc pode optar por comentar pontos diferentes num mesmo pargrafo. Por exemplo; a TV Digital possui benefcios tal tal tal em relao TV comum, e bl bl bl. A novidade tima, porm o preo de um conversor atualmente no sai por menos de 700 reais, por isso, bl bl bl. Resumindo, voc comea com um assunto, mas de algum jeito acaba "partindo" para outro ponto relacionado ao que est em questo.

-Separe a redao em pontos e verifique a existncia da narrativa


Para as redaes cujo tema seja a criao de histrias/contos, a dica sempre verificar a existncia dos bsicos "apresentao, clmax e desfecho". H outros pontos tambm existentes, mas esses trs so os fundamentais para qualquer tipo de narrao. Faa sempre as perguntas para si mesmo: "Qual o clmax? Ele realmente existe? E o desfecho, d um 'ponto final' ao clmax? A apresentao realmente apresenta alguma coisa/algum?" Na realidade, h tambm conflitos que vm antes do clmax, que tambm so importantes. Verifique a existncia deles na redao, podem ser teis na hora do desenrolar da trama.

-No seja uma mquina de xerox


Criatividade nessa parte, certamente, indispensvel. No adianta copiar um trecho de algum lugar em que voc o tenha lido, caso esteja relacionado ao assunto, pois voc no saber como terminar seu texto. os mesmo que escrever o seguinte trecho, o qual voc copiou de algum lugar: "Dona Rosinha saiu para passear, e de repente teve um atque cardaco no meio da neve por onde passava" (OK, exagerei um pouco nessa). Voc obviamente ter de explicar o motivo do ataque cardaco, e nem sempre as pessoas sabem a origem da doena. E no adianta dar um desfecho histria sem essa explicao, pois tal ato implicar na descontagem de valiosos pontos.

-Saiba IMPROVISAR
importante saber que, ao escrever algo, ocorre um inesperado logo no meio do texto. E, muitas vezes, preciso apagar desde o incio, e comear tudo novamente. Certamente d muita raiva quando acontece isto, e para que no ocorra mais, preciso saber "improvisar". Sempre que voc tiver uma "idia revolucionria" na cabea, h grandes chances de no dar certo. E, pior: voc s descobre isso quando est no finalzinho da redao. E voc logo pensa: "Vou ter de apagar tudo de novo!". Mas nem sempre isso necessrio. A sua "idia revolucionria" revolucionria pois criativa e tem tudo para te salvar da nota vermelha, sendo assim, aps pensar em apagar tudo e recomear, teria que desmanchar essa mesma idia e criar uma nova. Ou seja, vai ter que finjir que a idia revolucionria nem existiu. 2

Mas nunca opte por outra. Se voc gostou da sua histria s por causa dessa idia, no vale a pena priorizar outros pontos da trama que nem eram to legais e ter de apagar justo a nica coisa fez a sua redao realmente valer a pena. Ento, prefira APAGAR TUDO O QUE "NO BATE" com a idia, e fazer com que esses itens se tornem "tudo a ver" com o pensamento principal. O intruso no a idia, e sim esses itens "nada a ver" com ela. Resumindo, quando voc tem uma boa idia (desde que ela seja revolucionria mesmo, se no, no valer a pena), no desista dela, e ao invs de apagar o Messias da sua redao, apague os intrusos que se opem a ele. Entende?

-Leia, leia e leia! Ouvir tambm, alis...


Dizem que o bom redator aquele que l incansavelmente livros e textos de todo o tipo. E eu concordo totalmente com isso. S aprendi a fazer redaes lendo muito, e acho que muitos tambm passaram por isto. Ento, a dica que prevalesce sobre todas as outras LER tudo o que voc for capaz. Livros, revistas, jornais, folhetos, anncios, enfim, leia TUDO, sobre assuntos variados, como eu j citei l em cima, no incio. Ao ler, voc acaba "pegando o jeito" do autor. Passa a escrever mais ou menos como ele, acredite. E, se ele escreve bem, melhor ainda. Voc estar passando a escrever BEM COMO ELE. Outra coisa que tambm importante; oua rdios (noticirios, digo), debates, podcasts, e tudo o que voc achar que envolva formalidade. A pessoa acaba escrevendo tudo formalmente tambm, principalmente se o que ela estiver escrevendo for uma crtica. Passa a criticar melhor, e com mais formalidade.

-E, a dica final... faa tudo com muito entusiasmo!


Concorda comigo que, quando est feliz, uma pessoa faz tudo bem melhor e mais bem feito? Numa prova, por exemplo, a pessoa acerta logo as primeiras cinco questes com facilidade. Esse "entusiasmo" vai servir como um "combustvel" para ela terminar a prova sem nervosismo, e tambm a incentivar a fazer todas as questes com calma, pois v que completamente capaz. Pois , na redao simplesmente a mesmssima coisa. Bom, resumindo tudo agora. Para se escrever uma boa redao, preciso: -saber criticar -estar sempre bem informado de tudo o que acontece no mundo -saber o bsico de gramtica e lngua portuguesa -saber "juntar" tudo o que voc sabe do assunto pedido na prova/trabalho -no caso de histrias, separar a redao em pontos como apresentao, clmax e desfecho; alm de se perguntar se h a presena dos mesmos -ser criativo e no copiar -ter bons improvisos -ler e ouvir tudo o que voc puder, de livros a simples folhetos -ter entusiasmo em tudo o que fizer -e, o principal: seguir tudo isso, alm de ter uma boa percepo para poder discutir tudo o que for necessrio! E me desculpem qualquer confuso... qualquer dvida s perguntar.
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1396/1/Dicas-para-uma-otima-redacaodissertativa/Paacutegina1.html

You might also like