You are on page 1of 4

UNIVIX MEDICINA MONITORIA DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Monitor: Ramon S. F.

F. Tardin ROTEIRO PARA ESTUDAR: A VIA GLICOLTICA O que ocorre com os carboidratos no organismo? Os carboidratos, as biomolculas mais abundantes na natureza, so as fontes universais de nutrientes para as clulas humanas. A glicose o carboidrato mais importante. Nas clulas, a glicose degradada ou armazenada por diferentes vias. Vrios processos ocorrem com a glicose no organismo: A ____________________transforma a glicose em duas molculas de piruvato (ou lactato) posteriormente, degradado para a produo de energia. O glicognio, a forma de armazenamento da glicose nos mamferos, sintetizado pela ____________ As reaes da __________________________ transformam o glicognio em glicose. tambm possvel sintetizar glicose a partir de precursores no carboidratos pelo mecanismo chamado ___________________________________________ A __________________________________ converte a glicose em ribose5fosfato (o acar utilizado para a sntese dos nucleotdeos e cidos nuclicos) e outros tipos de monossacardeos. O NADPH, um importante agente redutor celular, tambm produzido por essa via. A Gliclise: a via central do catabolismo da ______________________________ em uma seqncia de dez reaes enzimticas que ocorrem no(a) _______________________de todas as clulas humanas. Cada molcula de glicose convertida em __________________ molculas de __________________, cada uma com trs tomos de carbonos em processo no qual vrios tomos de carbono so oxidados. Parte da energia livre liberada da glicose conservada na forma de ATP e de NADH. Compreende dois estgios: Primeiro estgio ou ___________________ Compreendem cinco reaes nas quais a glicose fosforilada por ___________________ATP e convertida em _________________molculas de gliceraldedo3fosfato. Segundo estgio ___________________________ As duas molculas de gliceraldedo3fosfato so oxidadas pelo NAD+ e fosforiladas em reao que emprega o fosfato inorgnico. O resultado lquido do processo total de gliclise a formao de_____________ATP, _____________NADH e ____________piruvato, s custas de uma molcula de __________________________. Todas as reaes da gliclise com formao de piruvato (ou lactato) so catalisadas por enzimas presentes no citoplasma. Para cada molcula de glicose so consumidas ______________molculas de ATP no primeiro estgio e no segundo estgio so produzidas __________________ATP e ________________NADH. Os eltrons oriundos da reoxidao do NADH em NAD+ em condies aerbicas, so transferidos para o oxignio ________________________________________________ que libera a energia livre para a sntese de _________________pela ________________________

FASE PREPARATRIA: 1 reao: Glicose em glicose-6-fostato A glicose transformada em glicose-6-fosfato. catalisada pela enzima: _______________________. A reao _____________________________Para ocorrer, h dependncia de um on _____________ Um grupo _______________________do ATP se liga ao carbono n _______________da glicose. Quem determina o funcionamento da hexoquinase? ____________________________________________.

2 reao: Converso da glicose-6-fosfato em frutose6fosfato (F6P) uma _________________________ realizada pela enzima ___________________________. O produto formado a __________________________________. 3 reao: a converso da frutose-6-fosfato em frutose-1,6-bifosfato. utilizada uma molcula de ATP. Lembre-se que um ATP uma molcula de enrgica, com 3 fosfatos. A enzima ________________ retira um ____________________ da molcula de ATP e o insere no carbono ________________________da molcula de frutose-6-fosfato, transformando-a em _________________________________. A enzima fosfofrutoquinase-1, tambm chamada de ____________ o ponto de ___________________ da via glicoltica. Ela ativada ou inibida por vrias substncias.

Sobre a frutose-2,6-bifosfato: CAI MUITO EM PROVA! um potente __________________da fosfofrutoquinase-1. Quando os nveis de______________no sangue esto elevados, h um aumento da liberao hormonal de ______________. Este hormnio ir ativar a desfosforilao da enzima _________________________ Como isso, a fosfofrutoquinase-2 vai comear a atuar. Ela transforma ________________________ em ________________. A frutose-2,6-bifosfato, ento, vai ativar a PFK-1. Isso acontece porque os nveis de glicose no sangue esto elevados. Deve-se aumentar a gliclise para gastar mais energia ou armazena-la em reaes posteriores a estas. Lembre que quem controla a via glicoltica a _________________________________! 4 reao da fase de preparao: a transformao da frutose-6-fosfato em duas trioses: A frutose-1,6-bifosfato clivada entre os carbonos 3 e 4 para produzir duas trioses: ____________________________ e ________________________ pela ao da enzima _______________.

IMPORTANTE: 5 reao: A diidroxicetona-fosfato no _________________pelas enzimas que seguiro na via glicoltica. necessrio o trabalho da enzima _____________________. Ela vai converter a ____________________________em gliceraldeido-3-fosfato. Ele, ento, poder seguir pela via glicoltica. 6 reao e ltima da fase de preparao: Oxidao do gliceraldedo3fosfato a 1,3bifosfoglicerato. Essa etapa a nica reao de __________________da gliclise. O gliceraldedo3fosfato oxidado a ____________________________ com a concomitante reduo de um ________________________ a __________________, pela enzima _________________________________________________________. O NADH formado necessita ser _________________________ para a continuao da via glicoltica, que ocorre por duas vias: (a) a oxidao pela cadeia mitocondrial transportadora de eltrons ou (b) pela transformao do piruvato em lactato. Importante: A partir do 1,3bifosfoglicerato sintetizado o _________________________, presente nos eritrcitos e um importante ______________________________ da ligao do oxignio hemoglobina. J que gastamos vrias substncias, agora vamos paga-las: 7 reao da via glicoltica: Formao de ATP a partir do 1,3bifosfoglicerato. A enzima _____________________________ catalisa a transferncia do fosfato do 1,3bifosfoglicerato para o ADP gerando o primeiro ________________________da via junto com o ___________________________. Como so duas molculas de 1,3-bifosfoglicerato, so produzidos 2 ATPs. 8. Converso do 3fosfoglicerato a 2fosfoglicerato (2PG). O 3fosfoglicerato convertido reversivelmente a ____________________ pela ao da ____________________________ que requer a presena de 2,3bifosfoglicerato para a sua ao. 9. Desidratao do 2fosfoglicerato a fosfoenolpiruvato (PEP). A enzima ___________________ catalisa a remoo reversvel de uma molcula de ______________ do 2fosfoglicerato para formar o segundo intermedirio de alta energia, o _______________________ tambm conhecido como PEP. 10. Formao do piruvato. A transferncia do grupo ________________________ do fosfoenolpiruvato para o _______________formando piruvato e ATP catalisada pela enzima piruvatocinase (PK). Sob condies fisiolgicas, a reao altamente exergnica, fornecendo energia livre suficiente para a formao de ATP. Essa a segunda reao da gliclise que fosforila o ATP ao nvel do substrato. Nesse estgio so gerados _____________ ATP por molcula de glicose. A piruvatocinase uma enzima alostrica ativada por nveis elevados de _______________ e inibida pelo ______________ e alanina. A piruvatocinase tambm modulada por uma protenacinase dependente de AMPc. Em teores diminudos de glicemia, o glucagon eleva os nveis intracelulares de AMPc promovendo a fosforilao e inibio da piruvatocinase. Desse modo, a

gliclise interrompida e o piruvato desviado para a sntese da glicose pela gliconeognese que, por sua vez, tambm estimulada pelo glucagon. A piruvatocinase reativada por defosforilao realizada por uma fosfoprotenafosfatase. REGULAO DA GLICOLISE: A regulao da gliclise complexa pela sua importncia na gerao de energia na forma de ATP e pela produo de vrios intermedirios glicolticos destinados a biossntese. Na maioria das clulas, a velocidade da gliclise determinada, principalmente, pela _______________________ das enzimas ______________, ___________________ e _____________________. As reaes catalisadas por essas enzimas so ___________________ e podem ser ligadas ou desligadas por efetores alostricos. Por exemplo, a _____________________ inibida pelo excesso de glicose6-fosfato. Vrios compostos de alta energia atuam como efetores alostricos. Por exemplo, elevadas concentraes de _____________________ (um indicador de baixa produo de energia) ativa a ______________ e a _________________________. Por outro lado, teores elevados de ____________ (um indicador que as necessidades energticas das clulas foram atingidas)__________________ as duas enzimas. O citrato e a acetilCoA, que se acumulam quando existe __________________ em quantidade suficiente, inibem a __________________ e a ___________________, respectivamente. A frutose2,6bifosfato, produzida por induo de hormnio da PFK2, um indicador de altos nveis de glicose disponvel e alostericamente ativa a PFK 1. O acmulo de frutose1,6bifosfato ativa apiruvatocinase, promove um mecanismo de controle (a frutose1,6bifosfato um ativador alostrico).

Bons estudos! Ramon Tardin

You might also like