You are on page 1of 2

Proposta Executiva do Projeto

Projeto: sem fio. Projeto de substituio de rede cabeada por rede Cdigo: 0129

Anlise de Viabilidade Tcnica


Situao atual: A empresa vem sofrendo um aumento significativo de computadores ligados sua rede. Esse aumento causou um inchao na sua estrutura cabeada que, durante sua implantao, no levou em conta a possibilidade destas alteraes. Atualmente a empresa distribui sua rede atravs de um concentrador que absorve toda a comunicao de prdios vizinhos e de seu prprio prdio, causando um emaranhado de cabos que dificulta o gerenciamento e a manuteno de toda a rede, alm de prejudicar muito a esttica da sala onde se encontra este concentrador. Situao proposta: A proposta implantar uma rede sem fio atravs de roteadores e access points, configurando nvel e permisses de acesso, utilitrios de segurana e autenticao a cada usurio, eliminando a necessidade de cabos na rede sem deix-la vulnervel.

Vantagens: Desvantagens: Flexibilidade: dentro da rea de Qualidade de servio: apesar de cobertura, uma determinada em alguns casos, a diferena ser estao pode se comunicar sem imperceptvel, a qualidade do nenhuma restrio. Alm disso, servio provido ainda menor que a permite que a rede alcance das redes cabeadas. Tendo como lugares onde os fios no principais razes para isso a poderiam chegar. pequena banda passante devido s Facilidade: a instalao de limitaes da radiotransmisso e a novos equipamentos pode ser alta taxa de erro devido rpida, evitando a passagem de interferncia. cabos atravs de paredes, Custo: o preo dos equipamentos canaletas e forros, portanto uso de Redes sem Fio mais alto que os mais eficiente do espao fsico. equivalentes em redes cabeadas. Reduo do custo Segurana: os canais sem fio so agregado: mesmo mais mais suscetveis a interceptores no dispendiosa que uma rede desejados. O uso de ondas de rdio cabeada, esto agregadas na transmisso de dados tambm vantagens como: melhor pode interferir em outros utilizao dos investimentos em equipamentos de alta tecnologia, tecnologias existentes como alm disso, equipamentos eltricos laptops, rede de dados e voz, so capazes de interferir na aplicativos, agilidade nas transmisso acarretando em perdas respostas aos clientes. de dados e alta taxa de erros na Diversas topologias: podem transmisso. ser configuradas em uma variedade de topologias para atender a aplicaes especficas. As configuraes so facilmente

alteradas, facilidade de expanso, manuteno reduzida. Objetivos: Implementar uma rede sem Estratgias: A idia inicialmente fio eficaz e com um rgido sistema de localizar redes 802.11b, 'a' e 'g', detectar segurana. fontes de interferncia e determinar as possveis falhas na rea que desejamos cobrir. Feito isso, o processo de substituio de rede se dar gradativamente. Prognstico realizando a proposta: Prognstico no realizando a proposta: Descrever o que acontecer caso a proposta no seja aceita e no haja mudana. Recursos: Relacionar os recursos Envolvidos: Relacionar os envolvidos, de requeridos, de forma que se possa forma que se antecipem as devidas avaliar os inter-relacionamentos mais comunicaes requeridas. crticos.

Premissas: Destacar as regras do jogo, ou seja, as condies necessrias para que o projeto possa ser implantado.

Restries/obstculos: Avaliar preliminarmente os riscos envolvidos e possveis impactos organizacionais do projeto.

Aspectos Qualitativos: Se houverem, relacionar aqui os retornos intangveis que sejam relevantes, em termos de qualidade, custo, tempo e riscos.

Anlise de Viabilidade Financeira


Cronograma: Informar e anexar o cronograma do projeto, se houver. Investimentos para Implementao: Informar valor orado para execuo do projeto Oramento: Indicar aqui o oramento total do projeto. Despesas de Operao: Informar as despesas operacionais/Manuteno [R$/ms]

Comentrios: Consideraes adicionais podem ser registradas e anexadas aqui.

Data:

Elaborado por: Aprovado por: Indique quem Indique quem decide e preencheu. aprova. 71357648.doc

You might also like