You are on page 1of 32

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

SISTEMAS ADESIVOS - ATUALIDADES E PERSPECTIVAS

Andr Figueiredo Reis


Professor Adjunto, rea de Dentstica, Centro de Ps-Graduao Pesquisa e Extenso, Universidade Guarulhos

Patrcia Nbrega Rodrigues Pereira


Professora Assistente, Universidade Catlica de Braslia e University of North Carolina at Chapel Hill

Marcelo Giannini
Professor Associado, Departmento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, UNICAMP

Este captulo parte integrante do eBook lanado durante o 25 Congresso Internacional de Odontologia de So Paulo 25 CIOSP (janeiro de 2007) e distribudo gratuitamente pelo site www.ciosp.com.br, pertencente Associao Paulista de Cirurgies Dentistas APCD.

86

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

1. INTRODUO
A adeso de materiais resinosos aos tecidos dentais est presente em grande parte dos procedimentos restauradores realizados na prtica clnica odontolgica. As observaes de diversos pesquisadores associadas ao conhecimento acumulado nos ltimos 50 anos proporcionaram o desenvolvimento da Odontologia Adesiva (Buonocore, 1955). A evoluo das tcnicas e materiais polimricos permitem o restabelecimento da esttica e funo aos tecidos dentais debilitados por crie, fratura, alteraes de cor, malformaes ou mal-posicionamento. Os procedimentos adesivos so utilizados em diversas reas da Odontologia, podendo ser usados em restauraes diretas e indiretas, na aplicao de selantes, na fixao de braquetes ortodnticos, na cimentao de pinos intra-radiculares, na esplintagem de dentes periodontalmente comprometidos, e tm sido recentemente indicados para a obturao de canais radiculares. Por definio, a funo primordial dos sistemas adesivos manter unidos dois materiais de natureza igual ou distinta, aderindo superfcie de contato de cada um. Como citado anteriormente, os agentes de unio esto indicados em diferentes aplicaes. Desta forma, em todo procedimento restaurador adesivo existem sempre no mnimo dois materiais aderentes (biolgicos ou sintticos) a ser unidos por intermdio de um adesivo (Fig. 1). As caractersticas estruturais e ultramorfolgicas de cada parte envolvida na adeso tm um papel importante no desempenho das interfaces. Portanto, de fundamental importncia que o cirurgio-dentista tenha conhecimento no apenas dos sistemas de unio disponveis no mercado e do seu mecanismo de ao, mas tambm dos substratos e materiais envolvidos na adeso e o mecanismo de unio a cada um destes, para que se consiga o mximo desempenho do procedimento restaurador adesivo realizado.

Cermica, Metal, Resina Indireta, Pinos Pr-fabricados Resina Composta ou Cimento Resinoso Sistema adesivo Esmalte ou Dentina
Figura 1 - Esquema representativo das diferentes interfaces que podem ser formadas pelos diferentes substratos e materiais envolvidos nos procedimentos restauradores adesivos.

87

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

O esmalte e a dentina so os substratos biolgicos envolvidos nos procedimentos adesivos, e dentre os materiais sintticos envolvidos nos procedimentos restauradores encontram-se a resina composta, os cimentos resinosos, os materiais ionomricos, as porcelanas e os metais. Cada um destes substratos apresentam caractersticas peculiares e diferentes modos de interao com os sistemas adesivos. Os substratos

biolgicos so mais complexos e certamente a dentina apresenta-se como o maior desafio para os procedimentos adesivos, devido ao seu alto contedo orgnico e umidade em relao ao esmalte. Existem no mercado diferentes estratgias de unio aos tecidos dentais duros. Neste captulo sero abordados os aspectos relacionados aos tecidos dentais e aos materiais restauradores, e as estratgias de unio a estes substratos.

2. COMPOSIO DOS SUBSTRATOS DENTAIS ASPECTOS RELACIONADOS UNIO


Para uma melhor compreenso dos procedimentos de unio aos substratos dentais de fundamental importncia que o cirurgio-dentista tenha conhecimento das caractersticas dos tecidos dentais envolvidos nos procedimentos adesivos. Devido ao seu alto contedo mineral, os procedimentos adesivos no esmalte so considerados mais previsveis. O esmalte composto por aproximadamente 88% de mineral, 2% de matriz orgnica e 10% de gua (em volume). Por outro lado, a adeso dentina considerada um procedimento mais complexo. A maior parte do dente composta pela dentina, um substrato formado por aproximadamente 50% de material inorgnico e 30% de matria orgnica, que apresenta tbulos preenchidos por prolongamentos odontoblsticos e fluido dentinrio, que respondem por 20% do volume total, proporcionando-lhe uma caracterstica mida (Marshall et al., 1997). A parte orgnica composta por colgeno, que responde por 95% do total, e os outros 5% so as protenas no-colagenosas, que apesar de estarem presente em pequena quantidade, so de fundamental importncia na manuteno da estrutura e reexpanso da rede de fibrilas de colgeno expostas pelo condicionamento cido (Pereira et al., 2006). A parte inorgnica consiste de cristais de hidroxiapatita (Gage et al., 1989). Os tbulos so uma das caractersticas mais marcantes da dentina, e a permeabilidade deste tecido uma conseqncia direta de sua presena (Gage et al., 1989). A luz dos tbulos circundada por uma dentina altamente mineralizada, denominada dentina peritubular contendo uma grande quantidade de cristais de hidroxiapatita e pouca matriz orgnica (Marshall et al., 1997). Os tbulos so separados pela dentina intertubular composta por uma matriz de colgeno reforada por cristais de hidroxiapatita. A microestrutura da dentina e suas propriedades so os principais determinantes de boa parte das operaes em Odontologia Restauradora. Por ser um complexo biolgico hidratado, a dentina sofre mudanas fisiolgicas, pelo envelhecimento e devido doena crie, produzindo diferentes formas de dentina devido a alteraes nos componentes fundamentais da estrutura, 88

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

determinadas por mudanas no seu arranjo, inter-relaes ou qumica (Marshall et al., 1997). Estas formas de dentina so, de certa forma, as mais importantes com relao aos procedimentos restauradores adesivos. Os tbulos dentinrios representam o caminho percorrido pelos odontoblastos da cmara pulpar at a juno amelodentinria ou cemento. Os tbulos apresentam formato cnico e convergem para a polpa, desta forma sua distribuio e densidade variam dependendo da localizao e de alteraes no tecido dentinrio (Giannini et al., 2001). A densidade tubular na dentina profunda

de aproximadamente 45.000 2 tbulos/mm enquanto na dentina superficial esta densidade diminui para aproximadamente 20.000 tbulos/mm2; o dimetro dos tbulos varia de 2,5 m em dentina profunda a 0,9 m prximo juno amelo-dentinria (Garberoglio & Brnnstrm, 1976). Estes valores so inversamente proporcionais resistncia de unio, j que o mecanismo de adeso depende, em sua maior parte, da reteno micromecnica produzida pela infiltrao e polimerizao dos monmeros resinosos na regio de dentina desmineralizada (Giannini et al., 2001).

3. MECANISMOS DE UNIO AOS SUBSTRATOS DENTAIS


A unio aos substratos dentais ocorre principalmente atravs da interao micromecnica do agente de unio com o esmalte condicionado e com as fibrilas colgenas expostas na dentina. Para que se consiga uma unio ao substrato dentinrio com resinas adesivas, preciso aplicar um cido para que a camada superficial da dentina tenha a fase mineral totalmente ou parcialmente removida. Em seguida, esta regio que era antes ocupada por mineral substituda pela soluo do adesivo. O agente de unio precisa infiltrar nesta rede de fibrilas colgenas e polimerizar in situ, formando o que se denomina camada hbrida (Fig. 2) (Nakabayashi et al., 1982). A qualidade da adeso est diretamente relacionada eficincia da penetrao dos monmeros nos espaos interfibrilares, ao completo envolvimento pela soluo adesiva das fibrilas colgenas expostas pelo condicionamento cido (Figs. 3 e 4), e ao grau de converso do adesivo. Para a obteno da unio ao esmalte aplica-se um cido para se promover um aumento na rea e na energia livre de superfcie atravs da desmineralizao (Fig. 5). A unio depende tambm da reteno micromecnica entre a resina adesiva e as porosidades promovidas pelo condicionamento cido ao redor e no centro dos prismas de esmalte (Fig. 6).

89

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

RC AD

CH D
Figura 2 - Fotomicrografia eletrnica de transmisso ilustrando a formao da camada hbrida (CH). (RC) resina composta, (AD) adesivo, (D) dentina.

TD

Figura 3 - Fotomicrografia eletrnica de transmisso de uma seco transversal da dentina aps a aplicao do cido fosfrico a 37% por 15 segundos. A regio entre as setas representa uma zona desmineneralizada de aproximadamente 4 m. Aps a aplicao do cido fosfrico, esta zona precisa ser infiltrada pelo sistema

90

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

adesivo para que seja forma a camada hbrida. (D) dentina, (TD) tbulo dentinrio.

TD

Figura 4 - Fotomicrografia eletrnica de varredura ilustrando a superfcie dentinria aps a aplicao do cido fosfrico a 37% por 15 segundos. Note a rede de fibrilas colgenas disponveis para promover a formao da camada hbrida. (TD) tbulo dentinrio.

Figura 5 - Fotomicrografia eletrnica de varredura ilustrativa da superfcie do esmalte aps o

91

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

condicionamento com cido fosfrico 37%. A aplicao do cido promove um aumento na rea e na energia livre de superfcie.

RC

A D

E
Figura 6 - Fotomicrografia eletrnica de varredura demonstrativa da interface de unio resina-esmalte. Note a formao dos tags de resina ao redor dos prismas de esmalte. (RC) resina composta, (AD) adesivo, (E) esmalte.

3.1. Tcnicas para unio aos substratos dentais Existem atualmente em uso trs diferentes maneiras para se promover a unio aos substratos dentais. A primeira delas necessita de um condicionamento cido prvio. Normalmente utiliza-se o cido fosfrico, de 30 a 40%, para se condicionar o esmalte e a dentina previamente aplicao do adesivo. A segunda tcnica baseia-se na aplicao de monmeros cidos, sem a necessidade de utilizao de um agente condicionante, lavagem e controle da umidade na superfcie do dente previamente a aplicao da resina adesiva. Desta forma, espera-se que a desmineralizao e a infiltrao dos monmeros ocorram simultaneamente. Existe ainda uma terceira forma de se obter unio aos tecidos dentais, que atravs da utilizao de ionmeros de vidro modificados por resina. Alm de formarem uma unio micromecnica com o substrato, tambm unem-se quimicamente hidroxiapatita presente no substrato (De Munck et al., 2005). A tcnica que utiliza o condicionamento cido prvio foi por algum tempo chamada de tcnica do condicionamento total. No entanto, a aplicao deste conceito no adequada, pois a tcnica 92

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

do condicionamento total foi inicialmente descrita por Fusayama et al. (1979) como sendo a tcnica para condicionamento simultmeo do esmalte e da dentina, quando o condicionamento da dentina ainda no era recomendado. Seguindo este princpio, os adesivos que utilizam monmeros auto-condicionantes tambm realizam o condicionamento total. Ao se aplicar o cido fosfrico na tcnica do condicionamento cido prvio, a dentina e o esmalte so desmineralizados a uma profundidade de 3 a 6 m. A unio ao esmalte um procedimento mais previsvel, no entanto a unio dentina uma tarefa mais complexa, sendo ainda bastante questionada quanto durabilidade (Reis et al., 2004; Giannini et al., 2003). Aps a desmineralizao da dentina, recomenda-se a utilizao da tcnica mida de unio para se evitar o

colabamento da rede de fibrilas colgenas, o que poderia dificultar a infiltrao dos monmeros resinosos (Kanca et al., 1992). No entanto, a tcnica mida tem sido considerada uma tcnica crtica, pois uma infiltrao deficiente pode ocorrer se a dentina estiver demasiadamente seca, ou o overwet phenomenon pode ocorrer na presena de umidade excessiva. A Figura 7 ilustra o aspecto da dentina aps a desmineralizao com o cido fosfrico por 15 segundos, sendo que a Figura 7A ilustra o aspecto da dentina mida, onde pode-se observar os espaos interfibrilares para a infiltrao dos monmeros resinosos, e na Figura 7B observa-se a dentina desidratada, onde houve o colapso das fibrilas colgenas, o que dificulta a infiltrao dos monmeros e formao da camada hbrida.

Figura 7 - Fotomicrografias eletrnicas de varredura da superfcie dentinria aps a desmineralizao com o cido fosfrico por 15 segundos. A Figura 7A ilustra o aspecto da dentina mida, onde pode-se observar os espaos interfibrilares para a infiltrao dos monmeros resinosos. Na Figura 7B observa-se a dentina desidratada, onde houve o colapso das fibrilas colgenas, o que dificulta a infiltrao dos monmeros e formao da camada hbrida.

O desenvolvimento dos sistemas autocondicionantes surgiu com o intuito de reduzir as dificuldades da tcnica mida de adeso e simplificar os procedimentos clnicos de aplicao dos adesivos. Nesta

tcnica, primers auto-condicionantes compostos de monmeros cidos so aplicados sobre a dentina coberta pela smear layer sem a necessidade de remoo do material com gua 93

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

subsequentemente. Aps este passo simultneo de condicionamento e infiltrao, uma camada de resina adesiva hidrfoba ento aplicada sobre a dentina tratada. Acredita-se que os sistemas adesivos auto-condicionantes desmineralizam a dentina e infiltram seus monmeros simultaneamente, evitando o colapso das fibrilas de colgeno pela secagem com ar e tambm, a ocorrncia de fibrilas desprotegidas pela resina aplicada (Tay & Pashley, 2001; Carvalho et al., 2005). Recentemente, uma tcnica auto-condicionante de adeso que 3.2. Classificao dos sistemas adesivos Existem na literatura diversas classificaes para os sistemas adesivos. Eles podem ser classificados por geraes (1, 2, 3 etc); de acordo com o tipo de solvente (a base de gua, lcool ou acetona); presena ou ausncia de partculas de carga inorgnica; tipo de ativao (fsica, qumica ou dual); modo de ao (condicionameto cido prvio ou auto-condicionamento); nmero de passos de aplicao (um, dois ou trs passos); ou nmero de frascos (frasco nico, dois frascos). Os adesivos autocondicionantes podem ainda ser classificados de acordo com o pH dos monmeros cidos e agressividade das solues em fracos (pH ~ 2) ou fortes (pH < 1). A classificao dos adesivos por geraes foi utilizada por muitos anos, e acompanha a evoluo dos sistemas adesivos. No entanto, ela no descreve o que os adesivos realmente representam e j est em desuso (Bayne et al., 2005). Devido a rpida evoluo dos materiais e tcnicas, fica difcil atualizar este sistema de classificao. De acordo com a classificao por geraes j temos disponveis no mercado a 7 gerao de adesivos, que representada pelos

consiste em um passo nico de aplicao foi introduzida. Os adesivos de passo nico renem as etapas de condicionamento, infiltrao e adeso em um nico procedimento. Apesar destes sistemas de unio serem comercializados como simplificados, devido ao menor nmero de passos de aplicao, eles so na realidade misturas complexas de monmeros resinosos hidrfilos e hidrfobos, solventes, gua e outros aditivos (Tay & Pashley, 2001; Reis et al., 2006).

adesivos auto-condicionantes de passo nico que so condicionados em um nico frasco. Como exemplo de marcas comerciais deste grupo de adesivos temos o i-Bond (Heraeus-Kulzer), o OptiBond All-In-One (Kerr Denatl) e o Clearfil S3 Bond (Kuraray Medical). Atualmente em uso no mercado encontramos adesivos de 4, 5, 6 e 7 geraes. No momento existe uma classificao preferencial, que se baseia na estratgia de ao (condicionamento cido prvio etch and rinse; ou auto-condicionamento self-etching) e no nmero de passos utilizados durante o procedimento adesivo (Fig. 8). Dependendo de como os trs passos fundamentais de condicionamento, aplicao do primer e aplicao da resina adesiva so realizados ou combinados, os adesivos esto disponveis em sistemas de trs passos, dois passos, ou de passo nico. O substrato pode ser tratado atravs da utilizao do cido fosfrico ou de monmeros cidos, que condicionam e se infiltram simultaneamente. Como pode ser observado na Figura 8, a combinao das etapas de aplicao dos adesivos resultou na diminuio do 94

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

nmero de passos, e consequentemente na simplificao dos procedimentos adesivos. Esta simplificao dos procedimentos ganhou rapidamente a aceitao dos clnicos. No entanto,

importante ressaltar que esta simplificao no resulta necessariamente em uma melhor unio aos tecidos dentais.

Figura 8 - Representao esquemtica da classificao dos sistemas adesivos baseada na estratgia de ao (condicionamento cido prvio etch and rinse; ou auto-condicionamento self-etching) e no nmero de passos utilizados durante o procedimento adesivo. Dependendo de como os trs passos fundamentais de condicionamento, aplicao do primer e aplicao da resina adesiva so realizados ou combinados, os adesivos esto disponveis em sistemas de trs passos, dois passos, ou de passo nico.

4. COMPOSIO DOS SISTEMAS ADESIVOS


Cada sistema adesivo apresenta uma composio prpria, com caractersticas peculiares que influenciam diretamente na efetividade da unio. importante 4.1. Monmeros A composio monomrica dos adesivos um dos fatores determinantes no desempenho da unio. Para que se obtenha unio a um substrato mido como a dentina, a utilizao de monmeros hidrfilos indispensvel. Um dos monmeros hidrfilos mais utilizados o HEMA (2-hidroxietil 95 conhecer quais componentes bsicos de um sistema adesivo e suas caractersticas para saber selecionar e indic-los nas diferentes situaes clnicas.

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

metacrilato). Este monmero hidrfilo est presente principalmente na composio dos primers de adesivos de trs passos e dois passos que utilizam o condicionamento cido prvio, sendo tambm encontrado em sistemas autocondicionantes. Este monmero apresenta um radical hidrfilo, que tem afinidade pelo substrato mido, e um radical hidrfobo que ir promover a polimerizao com outros monmeros. Este monmero monofuncional de baixo peso molecular de fundamental importncia para permitir a infiltrao do adesivo no substrato dentinrio. No entanto, este monmero, por si s no capaz de promover a formao de uma rede polimrica com propriedades mecnicas adequadas para a unio aos tecidos dentais. Assim, monmeros hidrfobos bifuncionais so necessrios para promover a unio dos materiais resinosos. Os monmeros hidrfobos mais comumente utilizados so o Bis-GMA (bisfenol-A diglicidil eter dimetacrilato) e o UDMA (uretano dimetacrilato). Estes monmeros hidrfobos esto presentes em maior concentrao na composio do adesivo ou bond (terceiro passo dos 4.2. Solventes Todos os sistemas adesivos apresentam algum tipo de solvente em sua composio. Os solventes mais comumente utilizados so a gua, o etanol e a acetona. Sua principal funo facilitar o molhamento da superfcie dental pelos monmeros resinosos. Nos sistemas que empregam o condicionamento cido prvio, aps o condicionamento com cido fosfrico os solventes, por serem hidrfilos, penetram na dentina mida, agindo como carreadores de monmeros. Em seguida, se unem com as partculas de gua,

sistemas que utilzam o condicionamento cido prvio e segundo passo dos sistemas auto-condicionantes). Mas tambm so encontrados em menores propores nos outros frascos. Nos sistemas de dois passos que empregam o condicionamento cido prvio e nos sistemas auto-condicionantes de passo nico esto misturados com os outros componentes na mesma soluo. Nos sistemas auto-condicionantes encontramos os monmeros cidos. A capacidade auto-condicionante destes sistemas decorre da incorporao de monmeros que contm radicais derivados do cido carboxlico, fosfrico ou seus sters, ou da incorporao de cidos orgnicos ou minerais como aditivos. (Tay & Pashley, 2001). Estes monmeros desmineralizam a dentina e o esmalte e infiltram no tecido simultaneamente. Dentre os monmeros auto-condicionantes disponveis nos produtos comerciais podemos citar como exemplo o MDP (10-cido fosfrico metacriloiloxidecametileno), MAC10 (10cido metacriloiloxidecametileno malnico) e o 4-MET (4-cido trimeltico metacriloiloxietil).

elevando sua presso de vapor. Ao aplicar um leve jato de ar (recomendado por todos os fabricantes), os solventes evaporam, removendo a gua que estava presente no substrato e deixando no substrato os monmeros que sero polimerizados para formar a camada hbrida (Reis et al., 2003). O passo de aplicao de um leve jato de ar aps a aplicao do adesivo no pode ser negligenciado, pois a no evaporao do solvente e da gua do substrato pode prejudicar a polimerizao, comprometendo a performance do 96

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

adesivo. Outro fato importante, e que deve ser levado em considerao pelos clnicos a importncia dos solventes para a promoo da adeso, como descrito no pargrafo acima. Os solventes, especialmente a acetona, so altamente volteis em temperatura ambiente. Desta forma, importante que o adesivo seja dispensado apenas no momento de sua utilizao, pois a sua volatilizao previamente a aplicao pode comprometer a infiltrao dos monmeros na zona desmineralizada (Reis et al., 2003). importante ressaltar, que os adesivos base de acetona normalmente apresentam uma alta concentrao de solvente e baixa concentrao monomrica em sua composio. Assim importante aplicar vrias camadas de adesivo at que se perceba que toda a superfcie dental est brilhante aps a aplicao do jato de ar. A grande vantagem de se utilizar primers misturados em gua (disponvel nos sistemas de 3 passos), a possibilidade de se reexpandir a rede de firbrilas 4.3. Modo de ativao Os sistemas adesivos so em sua maioria fotoativados. Os sistemas ativados por luz apresentam nas suas composies o sistema de aminas aromticas e fotoiniciadores, como a canforoquinona, para que a reao de polimerizao ocorra atravs da ativao por luz. No entanto, existem situaes clnicas nas quais impossvel utilizar a luz com intensidade suficiente para se iniciar a polimerizao do adesivo, como na cimentao de pinos pr-fabricados e de algumas restauraes indiretas. Nestes casos, optamos por sistemas adesivos que apresentam ativao qumica ou dual.

colgenas, caso ela tenha sido colapsada pela secagem com ar aps a lavagem do cido fosfrico (Fig.7). Este um dos fatores que contribui para os bons resultados observados para os sistemas de 3 passos (De Munck et al., 2005). Nos sistemas auto-condicionantes, o solvente utilizado normalmente a gua e alguns sistemas apresentam tambm o etanol em pequena quantidade. A presena de gua essencial para permitir a ionizao dos monmeros cidos e a desmineralizao do esmalte e dentina subjacente (Tay & Pashley 2001). Uma maior concentrao de gua no primer ou no adesivo auto-condicionante resulta em uma maior agressividade (capacidade de desmineralizao) (Hiraishi et al., 2005). Mais uma vez importante ressaltar a importncia da aplicao de um jato de ar para a evaporao desta gua, que apesar de importante durante a aplicao do adesivo, pode ser prejudicial unio e reduzir a vida clnica da restaurao.

Os sistemas adesivos duais ou de dupla presa foram desenvolvidos para os procedimentos de cimentao de restauraes indiretas e pinos prfabricados. A principal vantagem desta classe de adesivos permitir melhor unio da pea prottica ao preparo cavitrio minimizando os problemas de adaptao nas margens e na regio interna do preparo. Os adesivos duais so aplicados nas estruturas dentais, no fotoativados e interagem com o cimento resinoso aplicado. Todo o conjunto fotopolimerizado de uma s vez e a luz idealmente deveria ter a capacidade de atravessar a pea prottica e atingir o cimento resinoso e o adesivo com 97

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

intensidade suficiente para promover alto grau de converso dos materiais. Nos casos onde a luz no consegue ser aplicada em intensidades adequadas, o mecanismo qumico de polimerizao deve assegurar a converso monomrica (Menezes et al., 2006). Outra indicao clnica desses adesivos na cimentao de ncleos ou pinos pr-fabricados nos canais radiculares, cuja fonte luminosa do aparelho fotopolimerizador no consegue atingir as regies mais profunda do canal (Foxton et al., 2003). A maioria dos sistemas de cura dual apresenta alm do sistema de aminas aromticas e fotoiniciadores encontrados nos adesivos fotoativados, o perxido de benzola e aminas tercirias, que geram radicais livres para que a reao de polimerizao ocorra mesmo na ausncia

da fonte de luz. Outros sistemas adesivos de dupla ativao contm sulfinatos aromticos de sdio, componentes diferentes da reao perxido-amina (Arrais et al., 2006). As solues do sal de sulfinato de sdio so utilizadas em adesivos de frasco nico como o Prime&Bond NT Dual Cure (Dentsply/Caulk) e Optibond Solo Plus Dual Cure (Kerr Dental). O sistema perxido-amina tem sido utilizado nos adesivos convencionais, os quais apresentam o primer e o adesivo em frascos separados. So exemplos os sistemas Scotchbond Multipurpose Plus (3M Espe), All Bond 2 (Bisco) e Optibond FL Dual Cure (Kerr Dental). O sistema Scotchbond Multipurpose Plus apresenta tambm um frasco Ativador para o primer que contem o sal sulfinato.

4.4. Partculas de carga

Alm dos componentes orgnicos nos sistemas adesivos, componentes inorgnicos tambm podem ser adicionados com a inteno de se melhorar as propriedades mecnicas das interfaces. Alguns fabricantes especulam que as partculas podem infiltrar na camada hbrida, o que poderia melhorar as propriedades mecnicas desta. Porm anlises em Microscopia Eletrnica de Transmisso demonstram que esta infiltrao muito difcil de ocorrer (Fig. 9). As partculas normalmente aglomeram-se no topo da camada hbrida e na embocadura dos tbulos dentinrios. A adio de partculas de carga contribui principalmente na diminuio da hidrofilia das interfaces. O tamanho, distribuio e tratamento das partculas varia entre os sistemas, mas existe uma tendncia para

a utilizao de partculas nanomtricas de slica (entre 5 a 20 nm para alguns adesivos) na tentativa de se infiltrar as partculas na camada hbrida. As partculas de carga podem estar no resina hidrfoba bond, como nos adesivos auto-condicionantes de dois passos Clearfil SE Bond (Kuraray Medical), Clearfil Protect Bond (Kuraray Medical) e Unifil Bond (GC Inc.) ou pode ser encontrada tambm nos adesivos de dois passos que utilizam o condicionamento cido prvio Adper Single Bond Plus (3M Espe), Prime&Bond NT (Dentsply/Caulk) e Optibond SOLO Plus (Kerr Dental). Adesivos auto-condicionantes de passo nico como o Clearfil S3 Bond (Kuraray Medical) tambm apresentam partculas de carga em sua composio. 98

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

AD

D CH

Figura 9 - Fotomicrografia eletrnica de transmisso ilustrando a interface de unio resina-dentina produzida por um sistema adesivo de dois passos que utiliza o condicionamento cido prvio e apresenta nanopartculas de carga em sua composio (Prime&Bond NT). Note o acmulo das partculas de carga no topo da camada hbrida e na embocadura do tbulo dentinrio (crculo pontilhado). (AD) adesivo, (CH) camada hbrida, (D) dentina.

4.5. Liberao de Flor A propriedade de liberao de fluoretos por materiais ionomricos e seus benefcios no aumento da resistncia desmineralizao e inibio de cries recorrentes so bem conhecidos. Propriedade esta que desejvel a todos os materiais restauradores. Baseado neste princpio, diversos fabricantes buscaram desenvolver tecnologias para que seus materiais tambm possam apresentar liberao de Flor. Dentre os sistemas adesivos disponveis no mercado que apresentam incorporao de algum composto de Flor podemos citar o OptiBond SOLO FL (Kerr Dental), One-up Bond F (Tokuyama), Prime&Bond NT (Dentsply/Caulk), Reactmer Bond (Shofu Inc.) e Clearfil Protect Bond (Kuraray Medical). Diferentes formas de incorporao de Flor so utilizadas por cada fabricante, o que pode influenciar no modo e quantidade de Flor liberado. O Flor pode ser incorporado em partculas de vidro de Fluoraluminiosilicato (One-up Bond F, Reactmer Bond), cristais de Fluoreto de Sdio (Clearfil Protect Bond), hidrofluoreto de cetilamina (Prime&Bond NT), entre outros. Em um estudo recente, Hara et al. (2005) detectaram a liberao de Fluor em diferentes sistemas adesivos. No entanto, foi demonstrado que mesmo liberando Flor, alguns adesivos no 99

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

foram capazes de impedir a formao de cries recorrentes. O sistema adesivo Clearfil Protect Bond que apresenta incorporao de um monmero antibacteriano no primer e de partculas de Fluoreto de Sdio na soluo do adesivo mostrou resultados

promissores em relao estabildade da unio ao longo do tempo tanto in vitro quanto in vivo (Donmez et al., 2005). Especula-se que a liberao de Flor tambm pode ser importante para inibir a ao de enzimas (MMPs) nas interfaces (Donmez et al., 2005).

5. CARACTERSTICAS ULTRAMORFOLGICAS DAS INTERFACES


Como citado anteriormente, existem diferentes modos de se promover a unio aos tecidos dentais. importante que o clnico tenha em mente como cada sistema de unio interage com o esmalte ou a dentina, para saber qual a melhor estratgia de unio em cada situao. Por utilizarem um cido mais agressivo (pH~0.2) os sitemas que empregam o cido fosfrico 37% formam uma camada hbrida de aproximadamente 5 m (Fig. 2), cerca de dez vezes mais espessa que a camada hbrida formada por sistemas auto-condicionantes que apresentam um pH em torno de 2. Estes monmeros cidos mais moderados formam uma camada hbrida de aproximadamente 0,5 m (Fig. 10), o que no resulta necessariamente em uma resistncia de unio inferior. No entanto, alguns estudos tm demonstrado que este condicionamento mais brando poderia comprometer a unio ao esmalte quando ele no foi desgastado durante o preparo cavitrio, pois a superfcie exposta ao meio oral apresenta-se mais resistente desmineralizao, e consequentemente mais resistente ao dos monmeros auto-condicionantes mais brandos.

AD

CH

SP

D
2 m

100

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

Figura 10 - Fotomicrografia eletrnica de transmisso ilustrando a interface de unio resina-dentina produzida por um sistema adesivo auto-condicionante de passo nico (Clearfil S3 Bond). A camada hbrida (CH) formada de aproximadamente 0,5 m de espessura. Note a presena do smear plug (SP). (AD) adesivo, (D) dentina.

Por outro lado, esta menor desmineralizao por parte dos sistemas auto-condicionantes mais brandos apresenta algumas vantagens quanto unio dentina. Por apresentar uma menor desmineralizao do substrato, a dentina apenas parcialmente desmineralizada. Assim, comum observar a presena de smear plugs (parte da smear layer que permanece na embocadura dos tbulos dentinrios), o que contribui na reduo da sensibilidade ps-operatria e tambm diminui a permeabilidade dentinria (Fig. 10). Cada adesivo auto-condicionante (tanto os de dois passos quanto os de passo nico) apresenta em sua composio um monmero funcional especfico, que exerce um papel fundamental na sua performance (Yoshida et al., 2004). A frmula molecular especfica do monmero funcional e a taxa de

dissoluo do sal de clcio formado influenciam a eficincia e a estabilidade da unio. O potencial de interagir quimicamente com a hidroxiapatita presente na interface pode ser um auxlio importante na obteno de uma unio duradoura. Esta interao ocorre somente com adesivos auto-condicionantes mais brandos, que desmineralizam a superfcie dentinria parcialmente. Foi relatado que o 10-MDP, monmero funcional dos adesivos auto-condicionantes de dois passos Clearfil SE Bond, Clearfil Protect Bond e do adesivo auto-condicionante de passo nico Clearfil Tri-S Bond (Kuraray), pode interagir quimicamente com a hidroxiapatita formando um sal bastante estvel. Por outro lado, o potencial de unio qumica do 4-MET, foi descrito como substancialmente menor (Yoshida et al., 2004).

6. MECANISMOS DE UNIO AOS MATERIAIS RESTAURADORES


Os sistemas adesivos foram inicialmente desenvolvidos para promover a unio das resinas compostas ao esmalte e dentina. Aps a adequada aplicao e polimerizao do sistema de unio, existe ainda uma camada fina (entre 10 e 20 m) na superfcie, de monmeros nopolimerizados devido inibio da polimerizao pelo oxignio. Esta camada apresenta grupos vinlicos reativos que vo reagir com a resina composta permitindo a copolimerizao, e consequentemente a unio a este material (Nakabayashi & Pashley, 2000). Deve-se tomar cuidado para no haver nenhuma contaminaao da superfcie aderida previamente aplicao do compsito. Um mecanismo similar ao descrito para a resina composta acontece para os cimentos resinosos (que tambm so resinas compostas, porm com menor quantidade de carga e maior quantidade de monmeros diluentes pra se obter uma menor viscosidade). Porm, recentemente foi descoberta a ocorrncia de incompatibilidade entre cimentos resinos e resinas compostas para ncleo de preenchimento com sistemas adesivos auto-condicionantes de passo nico e adesivos de frasco nico que apresentam baixo pH (Tay et al., 2003a). 101

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

O mecanismo de unio s cermicas odontolgicas pode variar dependendo da composio do material (Soares et al., 2005). O tratamento mais comum para o condicionamento das porcelanas a utilizao do cido hidrofluordrico a 9,5%. A aplicao do cido hidrofluordrico promove microretenes na superfcie da porcelana (Fig. 11 A-B); em seguida, aplica-se um agente silano que ir promover uma unio qumica da porcelana ao material resinoso de cimentao. Este tratamento indicado para cermicas feldspricas convencionais (2 minutos) (Noritake, Duceram), reforadas por leucita (60 segundos) (IPS Empress, Cergogold), ou

reforadas por disilicato de Ltio (20 segundos) (IPS Empress II). Por outro lado, as cermicas reforadas por alumina ou zircnia (In Ceram Alumina, In Ceram Zirconium, Procera AllCeram) no so condicionadas pelo cido hidrofluordrico, devido ao seu baixo contedo de slica. Para o preparo da superfcie interna destas cermicas tem sido recomendado o jateamento com partculas de Al2O3 de 50 m ou cobertura com slica (Rocatec, 3M Espe). Alm disso, recomenda-se a utilizao de cimentos resinosos que apresentam em sua composio o monmero 10-MDP (ex.: Panavia F, Kuraray Medical) ou o monmero 4-META (SuperBond C&B, Sun Medical).

Figura 11 - As fotomicrografias eletrnicas de varredura demonstram o aspecto da superfcia de uma cermica reforada por disilicato de Ltio (IPS Empress II) antes (A) e aps (B) o condicionamento com cido hidrofluordrico a 9,5% por 20 segundos.

102

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

7. APLICAO CLNICA Os casos apresentados ilustram a aplicao dos procedimentos adesivos em duas situaes distintas. 7.1. Restaurao direta em resina composta No primeiro caso (Figs 12-27), foi realizada uma restaurao direta em uma cavidade profunda de um dente vital. Neste caso, importante levar em considerao que a aplicao de uma proteo pulpar indireta com um cimento a base de Hidrxido de Clcio na regio mais profunda da cavidade pode reduzir a permeabilidade dentinria nesta regio, evitando o contato de monmeros sintticos com a polpa, o que poderia acontecer aps a aplicao do cido fosfrico. Este procedimento ajuda a reduzir a possibilidade de sensibilidade ps-operatria. importante ressaltar que a proteo pulpar deve ser realizada antes da aplicao do cido fosfrico. No caso de uma cavidade extensa, recomenda-se iniciar a plicao do cido fosfrico pela margem de esmalte, e em seguida, extender para a superfcie dentinria, desta forma evita-se o sobrecondicionamento da dentina. A lavagem do cido deve ser realizada pelo mesmo tempo de aplicao, 15 segundos. A manuteno da umidade aps a remoo do excesso de gua , sem dvida, um dos passos mais crticos da tcnica. O excesso de umidade deve ser removido por capilaridade com papel absorvente ou com uma bolinha de algodo. A desidratao da dentina bem como o excesso de gua podem prejudicar a unio. A aplicao do adesivo deve ser seguida de um leve jato de ar para evaporao dos solventes, juntamente com a umidade remanescente.

Figura 12 - Aspecto inicial de uma restaurao de amlgama que apresentava-se com leso de crie recorrente.

Figura 13 - Isolamento absoluto

103

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

Figura 14 - Incio da remoo da restaurao com uma ponta diamantada.

Figura 15 - Remoo do tecido cariado com uma broca carbide.

Figura 16 - Aspecto da cavidade aps a remoo da dentina infectada por crie.

Figura 17 - Aplicao de um cimento de Hidrxido de Clcio como protetor pulpar indireto.

Figura 18 - Aspecto da superfcie dentinria aps a aplicao do cimento de Hidrxido de Clcio.

Figura 19 - Incio da aplicao do cido fosfrico pela margem de esmalte.

104

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

Figura 20 - Extenso da aplicao do cido fosfrico para a superfcie dentinria por 15 segundos.

Figura 21 - Aps a lavagem do cido o excesso de gua foi removido com uma cnula de suco. Devese tomar cuidado para no desidratar a dentina. O excesso de umidade deve ser removido por capilaridade com uma bolinha de algodo ao um pedao de papel absorvente.

Figura 22 - Aplicao do adesivo.

Figura 23 - Aps a aplicao de um leve jato de ar para evaporao dos solventes, a superfcie da cavidade deve estar brilhante.

Figura 24 - A insero da resina composta deve ser realizada em incrementos de no mximo 2 mm de altura.

Figura 25 - Realizao da escultura.

105

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

Figura 26 - Aspecto inicial da restaurao de amlgama deficiente.

Figura 27 - Aspecto final da restaurao concluda.

A aplicao da resina composta incrementalmente tambm importante para diminuir as tenses geradas pela contrao de polimerizao da resina composta, o que contribui para preservar a unio promovida pelo sistema adesivo. 7.2. Restaurao indireta As Figuras 28 a 39 ilustram os passos de cimentao de um pino pr-fabricado de fibra de vidro, construo de um ncleo de preenchimento com resina composta e cimentao de duas coroas de cermica (IPS Empress 2). Previamente cimentao dos pinos pr-fabricados, os condutos radiculares foram condicionados com cido fosfrico a 37% durante 15 segundos. Em seguida, foram lavados

A tcnica incremental tambm garante melhores propriedades mecnicas resina composta, pois incrementos maiores que 2 mm no so adequadamente ativados pela fonte de luz.

abundatementes e o excesso da umidade foi removido com pontas de papel absorvente. Devido dificuldade de fotoativao nesta regio, foi utilizado um sistema adesivo com ativao dual. Aps a cimentao dos pinos, os dentes foram reconstrudos com resina composta, para que fossem realizados os preparos, provisrios e os procedimentos de moldagem.

106

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

Figura 28 - Aspecto pr-operatrio dos dentes 11 e 21.

Figura 29 - Os condutos foram preparados para a cimentao resinosa de dois pinos pr-fabricados de fibra de vidro.

Figura 30 - Aspecto imediatamente aps a cimentao dos pinos.

Figura 31 - Aspecto dos preparos realizados.

Figura 32 - Condicionamento cido por 15 segundos.

Figura 33 - Aplicao do sistema adesivo.

Figura 34 - Condicionamento das peas de porcelana (IPS Empress II) com cido hidrofluordrico por 20 segundos.

Figura 35 - Aspecto interno das peas aps o condicionamento.

107

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

Figura 36 - Aplicao do agente de silanizao.

Figura 37 - Aspecto aps a cimentao.

Figura 38 - Aspecto do sorriso da paciente previamente ao tramento.

Figura 39 - Aspecto ps-operatrio.

As Figuras 32 e 33 ilustram os procedimentos de condicionamento e aplicao do adesivo. Nas Figuras 34 a 36 pode-se observar o preparo das peas previamente cimentao: condicionamento da porcelana com cido

hidrofluordrico durante 20 segundos, e aplicao do agente de silanizao. A Figura 37 ilustra o aspecto logo aps a cimentao das peas. O aspecto antes e aps o tratamento pode ser observado nas Figuras 38 e 39.

8. DURABILIDADE DOS PROCEDIMENTOS ADESIVOS


Apesar dos avanos alcanados pelos adesivos, trabalhos apontam para uma possvel degradao da unio da resina composta aos tecidos dentais ao longo do tempo na presena de gua (Giannini et al., 2003). A reduo da resistncia de unio de sistemas adesivos dentina atribuda degradao das fibrilas colgenas e/ou da resina adesiva. As taxas de soro de gua e solubilidade apresentadas pelos sistemas adesivos aps a sua polimerizao so importantes na determinao da longevidade e qualidade marginal da restaurao. Sabese que a umidade presente no meio oral ou de armazenagem tem um papel importante no processo de degradao qumica dos polmeros, apresentando um 108

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

efeito deletrio para a interface resinadentina (Gpferich, 1996). Trabalhos recentes demonstram que os sistemas adesivos auto-condicionantes de passo nico so os mais susceptveis degradao hidroltica ao longo do tempo (Reis et al., 2004). Observando os resultados obtidos com os adesivos autocondicionantes de passo nico, pode-se notar que ao se aumentar a acidez da soluo do adesivo, o contedo dos monmeros cidos e de gua so aumentados, o que resulta em maior hidrofilia, conduzindo maior taxa de soro de gua, e consequentemente, menor estabilidade hidroltica (Tay et al., 2003b). Uma caracterstica importante dos adesivos auto-condicionantes de dois passos que pode contribuir para a melhor performance destes sistemas quando comparados aos sistemas de passo nico, a camada de resina hidrfoba que aplicada sobre o primer, e pode reduzir a soro de gua (Reis et al., 2004). Foi demonstrado que os adesivos de dois passos que utilizam o condicionamento cido prvio esto mais susceptveis degradao que os sistemas de trs passos (De Munck et al., 2003). A aplicao do adesivo em trs passos (cido, primer e adesivo) favorece a copolimerizao do primer, e a menor 8.1. Nanoinfiltrao O termo nanoinfiltrao foi introduzido para se descrever a ocorrncia de espaos nanomtricos dentro da camada hbrida, mesmo na ausncia de uma fenda na interface de unio (Sano et al., 1995). Esta tcnica utiliza um traador de baixo peso molecular como o nitrato de prata (AgNO3) para evidenciar tais porosidades na interface. Posteriormente, esta rea de unio observada em microscocopia eletrnica. A deposio de gros de prata

hidrofilia da resina polimerizada pode resultar em uma melhor hibridizao e menor susceptibilidade degradao hidroltica. De Munck et al. (2005), aps realizarem uma extensa reviso da literatura a respeito da durabilidade da unio produzida por diferentes tcnicas de desmineralizao e infiltrao no substrato dental, concluram que a tcnica mais eficiente para se produzir uma unio duradoura aos tecido dentais ainda a tcnica de trs passos que utiliza o condicionamento cido prvio. Assim, qualquer simplificao nos procedimentos adesivos resultaria em uma reduo na eficincia da unio. Segundo os autores, a nica tcnica que se aproxima deste padro a tcnica auto-condicionante de dois passos. As interfaces de unio resina-dentina se degradam em trs estgios. Primeiro, a gua absorvida pelo polmero, desencadeando a degradao qumica (Gfperich, 1996). Segundo, produtos de degradao, monmeros no reagidos e oligmeros so removidos da camada hbrida e da camada de adesivo. Terceiro, as fibrilas de colgeno expostas podem ser degradadas por metaloproteinases (MMPs) presentes na dentina ou saliva (Pashley et al., 2004).

na camada hbrida dos sistemas que utilizam o condicionamento cido prvio atribuda existncia de regies onde as fibrilas colgenas no foram totalmente envolvidas pela resina adesiva, ou onde a resina no foi adequadamente polimerizada (Fig. 40). A degradao da unio tem sido atribuda penetrao de fluidos nestas porosidades. Recentemente, uma nova forma de manifestao da nanoinfiltrao nas 109

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

interfaces foi relatada (Tay et al., 2002). A deposio de gros de prata foi observada no s na camada hbrida, mas tambm na camada de adesivo (Fig. 41). Devido ao aspecto de manifestao da nanoinfiltrao nestes adesivos se assemelharem ao aspecto observado na degradao da resina epxica utilizada

para o isolamento de cabos de transmisso de energia eltrica, o termo water-trees (ou rvores de gua) foi atribudo. As diferenas na hidrofilia e no contedo de gua dos adesivos podem influenciar diretamente os padres de nanoinfiltrao observados.

Figura 40 - Fotomicrografia eletrnica de transmisso ilustrativa da manifestao da nanoinfiltrao em uma interface resina-dentina produzida por um sistema adesivo de 2 passos que uliza o condicionamento cido prvio. (CH) camada hbrida, (RC) resina composta, (AD) adesivo, (D) dentina.

110

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

AD

5 m

RC

D
CH

Figura 41 - Fotomicrografia eletrnica de transmisso ilustrativa da manifestao da nanoinfiltrao em uma interface resina-dentina produzida por um sistema adesivo auto-condicionante de passo nico. As pontas de setas apontam a formao das water-trees. (CH) camada hbrida, (RC) resina composta, (AD) adesivo, (D) dentina.

9. FALHAS COMUNS QUE PODEM PREJUDICAR A UNIO


Existem algumas falhas que ocorrem com certa freqncia durante as atividades clnicas que se evitadas ou contornadas, podem certamente contribuir para uma maior longevidade dos procedimentos restauradores. A Tabela 1 ilustra estas falhas. Uma falha bastante comum sem dvida, a contaminao do campo operatrio por saliva ou sangue durante o procedimento restaurador. O ideal que o isolamento absoluto seja utilizado sempre que possvel, mas em alguns casos o isolamento relativo pode tambm ser indicado. No entanto, a manuteno de um campo seco e livre de contaminantes de fundamental importncia. Outro problema que pode acontecer durante a aplicao dos sistemas que utilizam o condicionamento prvio com cido fosfrico a desidratao da dentina. Nestes casos, a tcnica mida de unio estaria comprometida, pois o colabamento das fibrilas colgenas pode comprometer a infiltrao dos monmeros resinosos e formao da camada hbrida. Este problema pode ser contornado pela aplicao dos primers hidrfilos nos sistemas de 3 passos. Por serem compostos principalmente de gua e HEMA, eles possuem a capacidade de reexpandir a rede de fibrilas colgenas, facilitando a infiltrao dos monmeros e formao da camada hbrida. Para os sistemas de dois passos, pode-se utilizar alguns produtos disponveis no mercado 111

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

como o Gluma (Heraeus Kulzer), no entanto, a reumidificao com gua suficiente para promover a reexpanso das fibrilas colgenas. Assim como a falta de umidade pode prejudicar a unio, o overwet phenomenon ou excesso de umidade tambm pode ser prejudicial interface (Hashimoto et al., 2006). O excesso de umidade pode promover a diluio da soluo de adesivo, prejudicando a polimerizao e diminuindo a qualidade da interface. Deve-se tomar cuidado especialmente nos ngulos da cavidade pois a gua tende a acumular-se nestas regies. O controle da contrao de polimerizao das resinas compostas um fator importante na manuteno da adeso. Se a tenso de contrao de polimerizao exceder a resistncia de unio do adesivo a unio pode se romper. Um importante conceito introduzido por Feilzer et al. (1987) diz respeito configurao cavitria. Os autores estudaram as tenses de contrao geradas durante a polimerizao da resina composta em funo da formato da cavidade. Foi descrito o fator de configurao cavitria ou Fator-C, que a razo entre as

superfcies aderidas e no-aderidas de uma restaurao de resina composta. Em outras palavras, quanto maior o Fator-C, maiores as tenses transmitidas interface. Desta forma, recomenda-se o uso de tcnicas incrementais para insero da resina composta na cavidade (Reis et al., 2003). Em cavidades profundas, devido alta permeabilidade pulpar, recomenda-se a aplicao de um forramento cavitrio para proteo pulpar indireta, como o Hidrxido de Clcio ou ionmero de vidro (Costa et al., 2003). A falta desta proteo pode promover reaes inflamatrias na polpa o que pode causar sensibilidade ps-operatria. A aplicao do forramento deve ser restrita regio de dentina mais profunda, pois a aplicao nas demais regies do preparo desnecessria e o excesso de aplicao pode prejudicar a unio da resina composta cavidade. Apesar do capeamento pulpar direto com sistemas adesivos ser indicado por alguns autores, at a presente data evidncias cientficas nos levam a contra-indicar este tipo de procedimento (Teixeira et al., 2006).

112

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

10. PERSPECTIVAS PARA O FUTURO


Com o avano das pesquisas no campo dos materiais restauradores adesivos, as limitaes destes procedimentos tm sido conhecidas ao mesmo tempo que novas tecnologias vm sendo desenvolvidas para tornar os procedimentos mais simples, mais previsveis e principalmente, mais duradouros. A aplicao dos sistemas adesivos vem sendo simplificada de uma forma acelerada nos ltimos anos. H poucos anos atrs os sistemas mais utilizados estavam disponveis em 3 passos de aplicao, posteriormente surgiram os de dois passos, os de passo nico, e mais recentemente, surgiram no mercado os materiais auto-adeivos que no necessitam da aplicao de nenhum sistema adesivo para se aderirem estrutura dental. Estes materiais so utilizados na cimentao de restauraes indiretas e pinos pr-fabricados. Como exemplo encontramos o RelyX Unicem (3M ESPE). Novos materiais deste tipo provavelmente estaro no mercado em breve. A adeso s estruturas dentais se deu incio com a unio ao esmalte. Em seguida, com a evoluo dos procedimentos adesivos, a unio dentina tornou-se um procedimento bastante utilizado. Hoje, o novo desafio a adeso dentina intra-radicular. Os ncleos metlicos fundidos esto gradativamente sendo substitudos por pinos pr-fabricados de fibra de vidro, que podem ser unidos estrutura dental por intermdio dos cimentos resinosos. Recentemente, os materiais resinos passaram a ser indicados inclusive para a obturao radicular nos tratamentos endodnticos (Teixeira et al., 2004). O grande desafio da Odontologia Adesiva promover uma unio estvel ao longo do tempo. No entanto, a degradao dos materiais resinosos um evento previsvel. Para reduzir a velocidade de degradao, os fabricantes tentam produzir materiais menos hidrfilos e com melhores propriedades mecnicas aps a sua polimerizao. Ao mesmo tempo, tenta-se reduzir a contrao volumtrica das resinas compostas durante a sua polimerizao, para que menos tenses sejam transmitidas s interfaces resinadentina/resina-esmalte. Muito tem se falado a respeito da degradao dos materiais resinosos adesivos, e da possivel degradao das fibrilas colgenas expostas na interface por MMPs. Hebling et al. (2006) demonstraram recentemente, que a utilizao de clorexidina como inibidor de MMPs, aplicada aps o condicionamento com cido fosfrico, resultou na paralizao da degradao das camadas hbridas em dentes decduos. Carrilho et al. (2006) demonstraram um efeito positivo na preservao da camada hbrida in vivo em dentes permanentes. Recentemente, Bedran-Russo et al. (2006) sugeriram um tratamento capaz de reforar a estrutura orgnica da dentina, aumentando o nmero de ligaes cruzadas entre as fibrilas de colgeno, o que poderia deix-las mais resistentes contra a degradao, alm de melhorar as suas propriedades mecnicas. Com o intuito de se obter uma unio mais resistente, alguns cientistas buscaram 113

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

inspirao na nautereza, para tentar desvendar e mimetizar o mecanismo pelo qual alguns crustceos conseguem se aderir a outros materiais na condio mais adversa possvel: de baixo dgua. Anlogos sintticos contendo o polipeptdeo DOPA=L-3,4dihidroxifenilalanina, que mimetizam as protenas adesivas naturais destes animais marinhos foram formulados recentemente. Adesivos baseados nesta idia j esto em aplicao em algumas reas da medicina, e no futuro espera-se

que sejam aplicados tambm na Odontologia (Tay et al., 2002). Um entendimento fsico-qumico dos processos de degradao e eroso dos polmeros, assim como da degradao do colgeno do tipo I a chave para a melhor compreenso dos problemas relacionados longevidade das restauraes adesivas, e provavelmente, para a sua soluo. O esforo combinado da biologia molecular e qumica de polmeros certamente contribuir bastante na promoo de um selamento resistente e durvel dos tecidos dentais.

AGRADECIMENTOS
Os autores agradecem: ao Prof. Dr. Gilberto Borges Soares e Prof. Dr. Ana Maria Spohr por terem gentilmente cedido as imagens apresentadas na Figura 7; ao Prof. Adriano Sapata e ao CD aluno do curso de mestrado em Dentstica da Universidade Guarulhos Marcos Kirihata pela realizao do caso apresentado nas Figuras 12 a 27; CD Aline Ramett Pucini e ao CD Paulo Moreira Vermelho participantes do curso de atualizao em Dentstica da ACDC pela realizao do caso apresentado nas Figuras 28 a 39; e ao Prof. Dr. Elliot W. Kitajima (NAP/MEPA, ESALQ/USP) pelo suporte tcnico para realizao das fotomicrografias eletrnicas de varredura.

REFERNCIAS
1 2 3 4 5 6 7 8 Arrais CA, Giannini M, Rueggeberg FA. Monomer conversion of dual-cured adhesive systems: effect of curing conditions. J Dent Res, 2006;85(Special Issue A), abstract 294. Bayne SC. Dental biomaterials: where are we and where are we going? J Dent Educ. 2005;69(5):57185. Bedran-Russo AK, Pereira PN, Duarte WR, Drummond JL, Yamauchi M. Application of crosslinkers to dentin collagen enhances the ultimate tensile strength. J Biomed Mater Res B Appl Biomater. 2006 Jun 9; [Epub ahead of print] Buonocore MG. A simple method of increasing the adhesion of acrylic filling materials to enamel surfaces. J Dent Res. 1955;34(6):849-53. Carrilho MRO, Geraldeli S, Tay FR, De Goes MF, Carvalho RM, Tjaderhane L, Reis AF, Pashley DH. Chlorhexidine Preserves In Vivo Hybrid Layers. Transactions Academy of Dental Materials. 2006; Abstract 152. Carvalho RM, Chersoni S, Frankenberger R, Pashley DH, Prati C, Tay FR. A challenge to the conventional wisdom that simultaneous etching and resin infiltration always occurs in self-etch adhesives. Biomaterials. 2005;26(9):1035-42. Costa CA, Giro EM, do Nascimento AB, Teixeira HM, Hebling J. Short-term evaluation of the pulpodentin complex response to a resin-modified glass-ionomer cement and a bonding agent applied in deep cavities. Dent Mater. 2003 Dec;19(8):739-46. De Munck J, Van Landuyt K, Peumans M, Poitevin A, Lambrechts P, Braem M, Van Meerbeek B. A critical review of the durability of adhesion to tooth tissue: methods and results. J Dent Res. 2005;84(2):118-32.

114

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

De Munck J, Van Landuyt K, Peumans M, Poitevin A, Lambrechts P, Braem M, Van Meerbeek B. A critical review of the durability of adhesion to tooth tissue: methods and results. J Dent Res. 2005;84(2):118-32. De Munck J, Van Meerbeek B, Yoshida Y, Inoue S, Vargas M, Suzuki K, Lambrechts P, Vanherle G. Fouryear water degradation of total-etch adhesives bonded to dentin. J Dent Res. 2003;82(2):136-40. Donmez N, Belli S, Pashley DH, Tay FR. Ultrastructural correlates of in vivo/in vitro bond degradation in self-etch adhesives. J Dent Res. 2005;84(4):355-9. Feilzer AJ, De Gee AJ, Davidson CL. Setting stress in composite resin in relation to configuration of the restoration. J Dent Res. 1987 Nov;66(11):1636-9. Foxton RM, Nakajima M, Tagami J, Miura H. Bonding of photo and dual-cure adhesives to root canal dentin. Oper Dent 2003;28:543-51. Fusayama T, Nakamura M, Kurosaki N, Iwaku M. Non-pressure adhesion of a new adhesive restorative resin. J Dent Res. 1979;58(4):1364-70. Gage JP, Francis MJO, Triffit JT. Collagen and Dental Matrices. 1 ed. Butterworth & Co. Ltd, 1989. Garberoglio R, Brannstrom M. Scanning electron microscopic investigation of human dentinal tubules. Arch Oral Biol. 1976;21(6):355-62. Giannini M, Carvalho RM, Martins LR, Dias CT, Pashley DH. The influence of tubule density and area of solid dentin on bond strength of two adhesive systems to dentin. J Adhes Dent. 2001;3(4):315-24. Giannini M, Seixas CA, Reis AF, Pimenta LA. Six-month storage-time evaluation of one-bottle adhesive systems to dentin. J Esthet Restor Dent. 2003;15(1):43-8 Gpferich A. Mechanisms of polymer degradation and erosion. Biomaterials. 1996 Jan;17(2):103-14. Hara AT, Queiroz CS, Freitas PM, Giannini M, Serra MC, Cury JA. Fluoride release and secondary caries inhibition by adhesive systems on root dentine. Eur J Oral Sci. 2005;113(3):245-50. Hashimoto M, Tay FR, Svizero NR, de Gee AJ, Feilzer AJ, Sano H, Kaga M, Pashley DH. The effects of common errors on sealing ability of total-etch adhesives. Dent Mater. 2006 Jun;22(6):560-8. Epub 2005 Nov 14. Hebling J, Pashley DH, Tjaderhane L, Tay FR. Chlorhexidine arrests subclinical degradation of dentin hybrid layers in vivo. J Dent Res. 2005;84(8):741-6. Hiraishi N, Nishiyama N, Ikemura K, Yau JY, King NM, Tagami J, Pashley DH, Tay FR. Water concentration in self-etching primers affects their aggressiveness and bonding efficacy to dentin. J Dent Res. 2005 Jul;84(7):653-8. Kanca J 3rd. Resin bonding to wet substrate. 1. Bonding to dentin. Quintessence Int. 1992;23(1):3941. Marshall GW Jr, Marshall SJ, Kinney JH, Balooch M. The dentin substrate: structure and properties related to bonding. J Dent. 1997;25(6):441-58. Menezes MJ, Arrais CA, Giannini M. Influence of light-activated and auto- and dual-polymerizing adhesive systems on bond strength of indirect composite resin to dentin. J Prosthet Dent, 2006;96(2):115-121. Nakabayashi N, Kojima K, Masuhara E. The promotion of adhesion by the infiltration of monomers into tooth substrates. J Biomed Mater Res. 1982;16(3):265-73. Nakabayashi N, Pashley DH. Hybridization of dental hard tissues. Quintessence, Chicago, 1998. Pashley DH, Tay FR, Yiu C, Hashimoto M, Breschi L, Carvalho RM, Ito S. Collagen degradation by hostderived enzymes during aging. J Dent Res 2004; 83:216-21. Pereira PN, Bedran-de-Castro AK, Duarte WR, Yamauchi M. Removal of noncollagenous components affects dentin bonding. J Biomed Mater Res B Appl Biomater. 2006 May 5; [Epub ahead of print] Reia AF, Giannini M, Ambrosano GM, Chan DC. The effects of filling techniques and a low-viscosity composite liner on bond strength to class II cavities. J Dent. 2003b;31(1):59-66 Reis AF, Arrais CA, Novaes PD, Carvalho RM, De Goes MF, Giannini M. Ultramorphological analysis of resin-dentin interfaces produced with water-based single-step and two-step adhesives: nanoleakage expression. J Biomed Mater Res B Appl Biomater. 2004;71(1):90-8. Reis AF, Bedran-Russo AKB, Giannini M, Pereira PNR. Interfacial ultramorphology of single-step adhesives: nanoleakage as a function of time. J Oral Rehabil. 2006;33(in press). Reis AF, Oliveira MT, Giannini M, De Goes MF, Rueggeberg FA. The effect of organic solvents on onebottle adhesives' bond strength to enamel and dentin. Oper Dent. 2003a;28(6):700-6. Sano H, Takatsu T, Ciucchi B, Horner JA, Matthews WG, Pashley DH. Nanoleakage: leakage within the

115

SISTEMAS ADESIVOS ATUALIDADES E PERSPECTIVAS Reis, AF; Pereira, PNR; Giannini, M

36 37 38 39 40 41 42 43

hybrid layer. Oper Dent 1995a; 20:18-25. Soares CJ, Soares PV, Pereira JC, Fonseca RB. Surface treatment protocols in the cementation process of ceramic and laboratory-processed composite restorations: a literature review. J Esthet Restor Dent. 2005;17(4):224-35. Tay FR, Pashley DH, Yiu CK, Sanares AM, Wei SH. Factors contributing to the incompatibility between simplified-step adhesives and chemically-cured or dual-cured composites. Part I. Single-step selfetching adhesive. J Adhes Dent. 2003a;5(1):27-40. Tay FR, Pashley DH, Yoshiyama M. Two modes of nanoleakage expression in single-step adhesives. J Dent Res 2002a; 81:471-6. Tay FR, Pashley DH. Aggressiveness of contemporary self-etching systems. I: Depth of penetration beyond dentin smear layers. Dent Mater. 2001;17(4):296-308. Tay FR, Pashley DH. Dental adhesives of the future. J Adhes Dent. 2002;4(2):91-103. Tay FR, Pashley DH. Have dentin adhesives become too hydrophilic. J Can Dent Assoc 2003b; 69:72431. Teixeira FB, Teixeira EC, Thompson J, Leinfelder KF, Trope M. Dentinal bonding reaches the root canal system. J Esthet Restor Dent. 2004;16(6):348-54. Teixeira HM, Do Nascimento AB, Hebling J, De Souza Costa CA. In vivo evaluation of the biocompatibility of three current bonding agents. J Oral Rehabil. 2006;33(7):542-50. Yoshida Y, Nagakane K, Fukuda R, Nakayama Y, Okazaki M, Shintani H, Inoue S, Tagawa Y, Suzuki K, De Munck J, Van Meerbeek B. Comparative study on adhesive performance of functional monomers. J Dent Res. 2004;83(6):454-8.

116

You might also like