You are on page 1of 6

ESCOLA SECUNDRIA Santa Maria da Feira

Biologia e Geologia 10 ano

Grupo I

Documento 1 Variao da temperatura interna prxima da superfcie da Terra, de Vnus, de Marte e da Lua ao longo do tempo.

Documento 2 Aspecto da superfcie lunar ao longo do tempo.

1. O grfico representado no Documento 1 relaciona a temperatura interna prxima da superfcie da Terra, de Vnus, de Marte e da Lua com a idade destes corpos. Analisa-o e responde s questes. 1. 2. Explica a diferena que se verifica, comparando as curvas do grfico relativas Terra e a Vnus com as curvas relativas a Marte e Lua. Justifica, com base nos dados, a seguinte afirmao: O Sol no responsvel pela temperatura interna dos planetas.

2. Analisa o Documento 2, que representa uma tentativa de reconstituio da histria geolgica da Lua. 2.1. 2.2. 2.3. De acordo com os dados, diz o que se pode concluir relativamente idade das rochas dos mares lunares. Diz em que medida a imagem A sugere a existncia de crateras lunares de geraes diferentes. Explica por que motivo a superfcie lunar apresenta mais crateras do que a superfcie terrestre.

2.4.

Transcreve, para a folha de teste, a opo que completa correctamente a frase: A semelhana de idades entre a Lua e a Terra sugere que... a) ... a Lua um satlite da Terra. b) ... a Lua se formou a partir da Terra. c) ... a Terra se formou a partir da Lua. d) ... as suas origens esto relacionadas. Grupo II

Documento 1 Modelo da mobilidade das placas tectnicas.

1. Transcreve para a folha de teste a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte: As estruturas 1, 2 e 3 do Documento 1 correspondem, respectivamente, a... a) Rifte, fossa ocenica e dorsal ocenica. b) Dorsal ocenica, rifte e fossa ocenica. c) Vulco, fossa ocenica e dorsal ocenica. d) Dorsal ocenica, rifte e plancie abissal 2. Estabelece a correspondncia, justificando, entre as letras A, B, C, D e E do Documento 1 e uma zona de: 2.1. formao de litosfera. 2.2. destruio de litosfera. 3. Classifica o tipo de vulcanismo existente no local A e no local E do Documento 1. Justifica. 4. Transcreve para a folha de teste as afirmaes correctas: Em relao crusta ocenica, a crusta continental : a) b) c) d) e) f) g) Mais antiga. Mais densa. Da mesma idade. Mais deformada. Mais recente. Menos densa. Mais extensa.

5. Transcreve para a folha de teste a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte:
2

As rochas dos escudos... a) b) c) d) ... so rochas vulcnicas recentes resultantes do derrame de lavas. ... so rochas magmticas e metamrficas antigas expostas por elevao e eroso. ... so rochas sedimentares, submersas, na proximidade dos continentes. ... so rochas magmticas de formao recente e no deformadas.

6. O quadro seguinte mostra a concentrao de CO2 estimada antes de 1850 e medida pela estao de Mauna Loa, no Hawai, em 1958, quando comearam as medies, e actualmente. At 1850 Concentrao de CO2 (ppm) 6.1. 6.2. 274 1958 316 2000 370

Refere duas causas possveis para o aumento da concentrao de CO2 a partir de 1850. Transcreve para a folha de teste as alternativas que completam correctamente a afirmao seguinte: So consequncias provveis do aumento da concentrao de CO2 atmosfrico... a) b) c) d) e) f) ... o aumento da produtividade vegetal. ... a diminuio da temperatura. ... abaixamento do nvel mdio das guas do mar. ... aquecimento global. ... a inundao das zonas costeiras. ... a diminuio da biodiversidade.

7. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes relativas a recursos energticos. A - Na actualidade, os combustveis fsseis constituem a principal fonte de energia nos pases industrializados. B - Os minerais que contm na sua composio elementos radioactivos so considerados recursos energticos renovveis. C - Em alguns locais do planeta, encontram-se reservas inesgotveis de combustveis fsseis. D - Os recursos geotrmicos podem ser explorados em vrias regies, sendo potenciadores do desenvolvimento local. E - A utilizao da radioactividade na produo de energia elctrica gera resduos perigosos para a sade e para o ambiente. F - A utilizao de combustveis fsseis responsvel pela emisso de gases que contribuem para o efeito de estufa. G - Alguns recursos energticos, como os geotrmicos, podem tornar-se mais competitivos face subida do preo do petrleo.

Grupo III

Documento 1 Perfil geolgico (A) e estudo gravimtrico (B) para uma dada regio.

Documento 2 Variao da temperatura interna da Terra com a profundidade.

1. Analisa o Documento 1, que apresenta o perfil geolgico (A) e o levantamento gravimtrico para a mesma regio (B). 1.1. 1.2. 1.3. Interpreta os valores extremos mximo e mnimo lidos pelo gravmetro (grfico I). Explica por que razo se pode considerar positiva a anomalia gravimtrica revelada pelo grfico II. Transcreve, para a folha de teste, a alternativa que completa correctamente a afirmao. Essa anomalia gravimtrica sugere a existncia, em profundidade, de materiais... a) b) c) d) 1.4. ... radioactivos. ... no estado lquido. ... pouco magnetizados. ... relativamente densos.

Relaciona os dados com a aplicao dos mtodos gravimtricos prospeco de minrios metlicos.

2. Relativamente ao grfico do Documento 2, indica: 2.1. 2.2. 2.3. A variao de temperatura no manto. A variao de temperatura no ncleo externo. O estado fsico dos materiais do manto, do ncleo externo e do ncleo interno. Justifica.

3. O aumento da temperatura no interior da Terra por quilmetro de profundidade no constante. Justifica esta afirmao com dados do Documento 2. 4. Define grau geotrmico. 5. Explica de que forma o campo magntico terrestre fica registado nas rochas magmticas. Grupo IV
Documento 1 O vale das 10 mil chamins teve origem numa erupo perto do vulco Katmai, no Alasca, em 1912. Trs enormes exploses ouvidas distncia de 950 km assinalaram a projeco de cinzas quentes que cobriram o vale com uma espessura de mais de 200 m. O calor destas cinzas mantevese durante vrios anos. A gua subterrnea circulante foi aquecida e escapou para a superfcie em inmeras fumarolas: as 10 mil chamins. Alm das projeces das cinzas na zona do vulco, houve tambm queda de cinzas que afectou uma rea muito maior: a povoao mais prxima, a 160 km de distncia, ficou numa escurido total durante dois dias (era impossvel ver uma lanterna distncia de um brao). O magma relativo a esta erupo e acumulado inicialmente debaixo do vulco Katmai ascendeu atravs deste vulco. O esvaziamento da cmara magmtica provocou a fractura e queda do Katmai, originando uma estrutura com cerca de 6 km de largura e com 800 m de profundidade.

Documento 2 Representao esquemtica das principais etapas de formao das caldeiras vulcnicas.

Documento 3 Mapa do arquiplago do Hawai (I) e corte esquemtico dessa zona (II).
5

1. Classifica cada uma das afirmaes como verdadeira (V) ou falsa (F). A - Os mantos de lava so caractersticos de erupes de tipo explosivo. B - Os cones vulcnicos em escudo, baixos e largos, ocorrem em vulces com erupes de natureza efusiva. C - As lavas bsicas so mais quentes do que as lavas cidas. D - Quanto maior for a quantidade de slica no magma, maior a probabilidade de se formarem rios de lava. E - As agulhas vulcnicas formamse apenas nos cones secundrios. F - As mofetas so fumarolas ricas em dixido de carbono. G - A maior parte dos vulces est localizada prximo dos limites de placas litosfricas. H - A energia geotrmica um recurso no renovvel. 1. Justifica a tua opo relativamente afirmao H da questo anterior.

2. Relaciona o tipo de erupo vulcnica ocorrida no vulco Katmai com a viscosidade do magma que lhe deu origem. 3. Uma das caractersticas da paisagem vulcnica a existncia de caldeiras, muitas vezes preenchidas por gua das chuvas. 3.1. 3.2. Faz a legenda dos nmeros da figura do Documento 2. Ordena correctamente os esquemas A, B, C e D, da figura do Documento 2.

4. O diagrama I do Documento 3 representa um mapa do arquiplago do Hawai. Em II est representado um corte na mesma zona, mostrando uma fonte de magma estacionria. 4.1. 4.2. Das ilhas do arquiplago, indica a que tem maior probabilidade de ter erupes vulcnicas. Para noroeste do Hawai, as ilhas so sucessivamente mais antigas. Explica este facto.

You might also like