You are on page 1of 4

Distino entre direito real e direito pessoal 1) Considere as proposies seguintes: No direito real h o direito de sequela, direito de perseguir

a coisa at encontr-la, para retir-la das mos de terceiro, quem quer que seja que injustamente a possua. PORQUE O direito real, assim como o direito pessoal, oponvel erga omnes, em face de qualquer pessoa, inclusive do Estado, obrigado a respeitar as prerrogativas individuais. Pode-se afirmar que:
A) As duas proposies so corretas e a segunda justifica a primeira. B) As duas proposies so corretas e a segunda no justifica a primeira. C) Somente a primeira proposio correta. D) Somente a segunda proposio correta. E) As duas proposies so incorretas. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: C)

2) Quanto s diferenas entre direito real e direito obrigacional, analise as proposies que seguem: I. O direito obrigacional, pessoal, tem sempre sujeito passivo determinado ou determinvel. II. O sujeito passivo no vnculo obrigacional composto por toda a sociedade, que tem a obrigao de no fazer, no interferir no vnculo entre o titular do direito e a coisa. III. O direito pessoal oponvel em face de qualquer pessoa e at em face do Estado. IV. O direito real inclui obrigatoriamente sujeito passivo e prestao de dar, fazer ou no fazer. certo afirmar, quanto s proposies acima, que:
A) I, II e III so falsas. B) II, III e IV so falsas. C) I e IV so falsas. D) II e III so falsas. E) Todas so falsas. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: B)

3) No Direito Romano, eram fontes de obrigaes: Contrato, quase contrato, delito e

quase delito. Assinale, quanto s fontes de obrigaes, a alternativa correta:


A) O delito como fonte de obrigao no Direito Romano era o ilcito culposo, em que h

imprudncia, impercia ou negligncia, e no dolo. B) O chamado quase delito, como fonte de obrigao, no Direito Romano, era o que hoje se compreende como caso fortuito ou fora maior. C) O quase contrato, fonte de obrigao no Direito Romano, era a manifestao unilateral de vontade, como a gesto de negcios. D) O delito, fonte de obrigao no Direito Romano, no pode ser considerado fonte de obrigao no direito moderno. E) O contrato no pode mais ser considerado uma fonte de obrigao, nos moldes do direito contemporneo.
Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: C) 4) Indiretamente, como fundamento, a fonte da obrigao sempre a lei. A lei que

determina ser a vontade fonte de obrigao (art. 389, CC); a lei fonte indireta da responsabilidade civil (obrigao de reparar) por ato ilcito (art. 186 e 927, CC). Por vezes, a lei ainda fonte direta da obrigao. Assinale dentre as alternativas abaixo a que no trata de obrigao cuja fonte direta a prpria lei.
A) obrigao de prestar alimentos; de ceder passagem forada ao vizinho proprietrio

de prdio encravado ou de pagar por metade da vala divisria entre as propriedades imveis (direito de vizinhana). B) Obrigao de reparar o prejuzo causado mesmo sem ato ilcito, pela responsabilidade civil objetiva (teoria do risco). C) Obrigao de responder pela multa contratual diante do inadimplemento. D) Obrigao de recolher a taxa condominial e os impostos relacionados ao imvel. E) Obrigao de honrar os compromissos decorrentes do poder familiar.
Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: C) 5) Considere, quanto s fontes de obrigao, as proposies seguintes:

A vontade fonte de obrigao desde que manifestada de modo bilateral, por negcio jurdico bilateral (contrato; casamento). PORQUE A declarao unilateral da vontade, como no caso da promessa de recompensa, do pagamento indevido e da gesto de negcios, fonte de obrigao apenas se associada ao ato ilcito culposo ou doloso. O ato ilcito enseja obrigao desde que preenchidos os pressupostos da responsabilidade civil ao ou omisso, dano (moral e/ou material), nexo de causalidade e culpa. Pode-se afirmar que:

A) As duas proposies so corretas e a segunda justifica a primeira. B) As duas proposies so corretas e a segunda no justifica a primeira. C) Apenas a primeira proposio correta. D) Apenas a segunda proposio correta. E) As duas proposies so incorretas.

Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: E)

You might also like