You are on page 1of 5

Hobbes - Resumo BPPO

Cap XVIII - Da condio natural da humanidade relativamente sua felicidade e misria

- A natureza fez os homens de forma igual e nem suas diferenas fsicas ou espirituais, como fracos e fortes, suficientemente considervel para que qualquer um possa, com base nas diferenas, reclamar qualquer benefcio a que outro no possa tambm aspirar tal como ele. - Desta igualdade quanto capacidade de cada um, chegamos ao embate de que quando dois homens desejam a mesma coisa, ao mesmo tempo que impossvel ela ser gozada por ambos, eles se tornam inimigos. - Discrdia = Homem o lobo do homem. - Trs causas principais de discrdia: . COMPETIO (os homens atacam uns aos outros tendo em vista lucro) . DESCONFIANA (visam a segurana) . GLRIA (visam sua reputao) Todas essas causas usam como meio a VIOLNCIA. - Durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum capaz de os manter a todos em respeito, eles se encontram naquela condio a que se chama de guerra; e uma guerra de todos os homens contra todos os homens ( ESTADO DE NATUREZA). A guerra no consiste apenas na batalha, ou no ato de lutar, mas naquele lapso de tempo durante o quela a vontade de travar batalha suficientemente conhecida. Todo o tempo restante em que no h guerra, de paz. - Desta guerra de todos os homens contra todos os homens tambm isto, consequncia: que nada pode ser injusto. As noes de bem e de mal, de justia e injustia, no podem a ter lugar. Onde no h poder comum no h lei, e onde no h lei no h injustia. A justia e a injustia no fazem parte das faculdades do corpo ou do esprito. - Outra consequncia da mesma condio que no h propriedade, nem domnio, nem distino entre o meu e o teu; s pertence a cada homem aquilo que ele capaz de conseguir, e apenas enquanto for capaz de

conserva-lo. pois esta miservel condio em que o homem realmente se encontra, por obra da simples natureza. - As paixes que fazem o homem tender para a paz so: medo da morte, o desejo de uma vida confortvel e a esperana de consegui-la atravs do trabalho.

Cap XIV - Da primeira e Segunda leis naturais, e dos contratos. Direito de Natureza - a liberdade que cada homem possui de usar seu prprio poder, da maneira que quiser, para preservao de sua prpria vida. Liberdade - ausncia de impedimentos externos, impedimentos que tirem o poder de cada um fazer o que quiser . Lei de Natureza - preceito ou regra geral, estabelecido pela razo, mediante o qual se probe a um homem fazer tudo o que possa destruir sua vidaou priva-lo dos meios necessrios para preserva-lo. O direito consiste na liberdade de fazer ou de omitir, ao passo que a lei determina ou obriga a uma dessas coisas. De modo que a lei e o direito se distinguem tanto como a obrigao e a liberdade, as quais so incompatveis quando se referem a mesma matria.

Obrigao diferente de Liberdade .


(lei de natureza) (direito de natureza)

- Guerra de todos contra todos onde cada um governado por sua prpria razo. - Todo homem deve esforar-se pela paz, na medida em que tenha esperana de consegui-la, e caso no consiga pode procurar e usar todas as ajudas e vantagens da guerra. - Regra Geral da Razo: . PROCURAR PELA PAZ ( primeira lei de natureza)
. MANUTENO DA VIDA (DEFESA) (direito de natureza)

- Segunda Lei de Natureza = Renunciar a seu direito de todas as coisas para a paz e defesa de si mesmo, como forma de um ato voluntrio. FORMAAO DO CONTRATO. - Renunciar ao direito a alguma coisa o mesmo que privar-se da liberdade de negar ao outro o benefcio de seu prprio direito a mesma coisa. Contrato = transferncia mtua de direitos. - Quando num contrato uma das partes entrega o que foi determinado e permite que o outro cumpra sua parte num momento posterior confiando nele at l o contrato chama-se PACTO OU CONVENO. - Quando ambas partes contratam agora para cumprir mais tarde, chama-se OBSERVNCIA DA PROMESSA OU F. - A falta de cumprimento chama-se VIOLAO DA F. - '' contrato, uma promessa equivalente a um pacto, e portanto OBRIGATRIA. - Aquele que transfere qualquer direito transfere tambm os meios de gozalo. Ex : daquele que transfere uma terra se entende que transfere tambm a vegetao e tudo que nela cresce. E daqueles que do a um homem o direito de governar soberanemente se entende que lhe do tambm o direito de recolher impostos para pagar a seus soldados, e de designar magistrados para a administrao da justia. - Prometer o que se sabe ser impossvel no um pacto. - Os homens ficam liberados de seus pactos de duas maneiras: ou cumprindo ou sendo perdoados. - Aquele que rompe com o Estado, automaticamente est fora do leviat.

Cap XVII - Das causas, gerao e definio de um

- Ao abrir mo de todos os seus direitos vemos que viver nos Estados, o cuidado com sua prpria conservao e com uma vida mais satisfeita. - '' Cedo e transfiro meu direito de governar-me a mim mesmo a este homem, ou a esta assemblia de homens, com a condio de transferires a

ele teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as suas aes.'' - Feito isso , a multido unida numa s pessoa se chama ESTADO. - Graas a autoridade que dada por cada indivduo no Estado, conferido o uso de tamanho poder e fora que o terror assim inspirado o torna capaz de conformar as vontades de todos eles, no sentido da paz em seu prprio pas, e ela ajuda mtua contra os inimigos estrangeiros. - Aquele que portador do poder, se diz soberano. Todos os restantes so sditos. - O poder soberano pode ser adquirido de duas maneiras : -> Atravs da sara natural. Pode ser chamado de Estado por Aquisio. -> Ou quando os homens concordam entre si em submeterem-se a um homem ou a uma assemblia de homens, voluntariamente com a esperana de serem protegidos por ele contra todos os outros. Este ltimo pode ser chamado um Estado Poltico ou um Estado por Instituio.
ps: Hobbes refere-se partir de ento ao Estado por Instituio.

Cap XVIII - Dos Direitos soberanos por instituio - Diz-se que um Estado foi instituido quando uma multido de homens concordam e compactuam, que a qualquer homem ou assemblia de homens q quem seja atribudo o direito de representar a pessoa de todos eles ( de ser seu representante), todos sem excesso, tanto os que votaram a favor dele, como os que votaram contra ele, devero autorizar todos os atos e decises desse homem ou assemblia de homens tal como se fossem seus prprios atos e decises a fim de viverem em paz uns com os outros e serem protegidos dos restantes homens. - Na medida que compactuam no se encontram obrigados por um pacto anterior a qualquer coisa que contradiga o atual. - Cada homem conferiu a soberania quele que portador de sua pessoa, portanto se o depuserem estaro tirando-lhe o que seu, o que constitui injustia. Aquele que for morto ao tentar depor o soberano ser o autor de seu prprio castigo, dado que por instituio autor de tudo quanto seu soberano fizer. - No pode haver quebra do pacto da parte do soberano.

- Ao se escolher o soberano pela maioria dos homens, aqueles que discordarem devem passar a consentir juntamente com os restantes, ou ento sero justamente destrudos. - Dado que o sdito por instituio autor de todos os atos do soberano , conclui-se que nada do que este faa possa ser considerado injria com qualquer de seus sditos e nenhum deles pode o acusar d injustia, ja que acusar ao soberano igualmente vlido como acusar a si mesmo. - Aquele que detm o poder soberano no pode ser morto, nem de qualquer outra maneira castigado. Dado que cada sdito autor dos atos de seu soberano, cada um estaria cantigando pelos atos cometidos a si mesmo. - Compete ao detentor do poder soberano ser o juz, ou constituir todos os juzes de opinies e doutrinas, como uma coisa necessaria a pazm evitando assim uma discrdia e a guerra civil. - O contrato social um contrato artificial. No est presente na natureza e o homem compactua com o contrato por medo de perder a vida. - Hobbes diz que os homens s passam para a sociedade por medo da morte, medo de punio. - No existe propriedade no estado de natureza j que no se pode chamar de meu aquilo que no s me pertence mas tambm todos.

You might also like