You are on page 1of 8

Sair

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

PROCEDIMENTO DE ULTRA-SOM PARA INSPEO DE WELDOLETS

Rubem Manoel de Braga Antnio Fernando Burkert Bueno Afonso Regully Universidade Federal do Rio Grande do Sul Lus Carlos Greggianin Companhia Petroqumica do Sul

Trabalho apresentado na 6a COTEQ Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos, Salvador/BA, 19 a 21 de agosto de 2002.

As informaes e opinies contidas neste trabalho so de exclusiva responsabilidade do (s) autor(es) .

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

PROCEDIMENTO DE ULTRA-SOM PARA INSPEO DE WELDOLETS SINPSE Os weldolets so utilizados em linhas de vapor de super alta presso. Em aplicaes de elementos finitos, foi prevista a localizao da trinca mais crtica e provvel de ocorrer nesse componente. No presente trabalho foi desenvolvido um procedimento de ensaio por ultra-som para detectar esse tipo de trinca, sendo inicialmente construdo um modelo fsico para teste e posteriormente utilizado em campo.

INTRODUO No trabalho de avaliao de um sistema de vapor de superalta presso (linha de VS) chegou-se concluso de que havia a possibilidade de existirem trincas longitudinais no cotovelo interno de alguns pontos da linha com weldolets. Observando-se o formato provvel das trincas (figura 1), conclui-se que a nica possibilidade de deteco das mesmas era por ensaio de ultra-som. Observa-se que as possveis trincas so internas e ocorrem apenas no tubo com maior dimetro, localizando-se num plano definido pelos eixos da tubulao principal e do weldolet. Derivao Weldolet Tubulao principal

Figura 1: Desenho esquemtico do componente. As trincas internas previstas esto indicadas por setas.

2 PROCEDIMENTO DE ENSAIO: 2.1 Trajetria do feixe snico: O ensaio foi idealizado com a finalidade de determinar se existiam ou no as trincas mostradas na figura 1, pois um estudo preliminar indicou que no teramos como posicionar o transdutor para dimension-las devido ao grande volume de material depositado por soldagem e ao prprio desenho do componente, composto por trs peas soldadas entre si.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Na figura 2 pode-se observar a trajetria pretendida para o feixe snico. A idia bsica foi posicionar o transdutor de tal maneira que o eixo central do feixe snico atingisse o vrtice definido pelos planos formados pela trinca, pelo furo de adaptao para soldar o weldolet e pelo furo do tubo supostamente trincado. Essa foi a posio que se imaginou para o transdutor que possibilitaria a melhor reflexo para o sinal, pois nas demais o sinal se perderia ou a trinca seria atingida com o feixe snico paralelo ao seu plano e dificilmente daria um sinal aceitvel. Para maximizar o eco, imaginou-se emitir o feixe snico um plano passando pelo vrtice da trinca e fazendo um ngulo de 45o com o eixo do tubo. O componente foi desenhado em 3D e foi simulado o feixe snico de transdutores com diferentes ngulos para ver qual o que possibilitava atingir o vrtice sem atingir a parede interna do tubo, conforme mostrado na figura 2.

Figura 2: Detalhe do feixe snico e da trinca. Ao atingir o vrtice da trinca, o eco que retorna ao transdutor maximizado. Na simulao concluiu-se que, para todos os weldolets estudados, o ngulo de 60o satisfazia essa condio. O de 45o, apesar de sua excelente reflexo, no podia ser posicionado porque ficaria sob a solda e o de 70o no poderia ser utilizado porque o feixe snico atingiria a parede interna do tubo. A figura 3 mostra a disposio dos transdutores de 60o para que o eixo central do feixe snico consiga atingir o vrtice da trinca. O ngulo indicado para posicionar os transdutores em relao ao eixo do tubo 45.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

45o

Figura 3: Vista superior do componente. Observa-se a posio dos transdutores a 45o do eixo, apontando para a regio da trinca. A Tabela 1, apresentada a seguir, indica os percursos snicos calculados do feixe obtido na simulao dos ensaios com o transdutor de 60o. Estes valores orientariam a inspeo caso fosse detectada algum tipo de descontinuidade no ensaio. Tabela 1 Percursos Snicos Calculados na Simulao Componente com Weldolet () 24x20 16x8 16x6 10x4 8x3 Distncia do weldolet d (mm) 39,0 31,0 39,6 30,7 22,3 Percurso snico calculado para 60o (mm) 153,5 108,9 108,9 83,5 68,0

Simulao da trinca: Foi utilizada para simular a trinca uma amostra disponvel da linha de VS de 20 de dimetro, Sch. 160, na qual se abriu um furo do mesmo dimetro do furo do weldolet de 16 e se simulou uma trinca com 10mm de profundidade e espessura de 0,8mm. Posteriormente foram usinados mais dois entalhes simulando trincas, sendo um com 5mm e outro com 15mm, ambos numa regio cortada por oxicorte e sem dar acabamento. A finalidade dessas trincas foi treinar os inspetores de ultra-som que iriam examinar os weldolets na Parada.

2.2

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

A figura 4 mostra como ficou o corpo de prova para simulao das trincas nos weldolets. Observa-se o arco usinado correspondente ao furo do weldolet, um arco de raio maior delimitando a regio limite onde poderia passar o transdutor e as linhas a 45o em relao ao eixo do tubo que orientariam o posicionamento do transdutor. Todas as trincas que eventualmente ocorram em campo sero semelhantes trinca de 10mm simulada.

45o

Figura 4: Corpo de prova utilizado para simular uma trinca com 10mm de profundidade na regio onde se supe possam existir trincas. Observa-se a posio do transdutor a 45o do eixo do tubo.

ENSAIOS DE ULTRA-SOM: Os ensaios foram feitos baseados nos resultados da simulao, utilizando-se os transdutores a seguir indicados: - S6WB5WM, de 5MHz, transdutor normal montado em sapata de 60o, fabricado pela Karl Deutsch; - K4-60, de 4MHz, transdutor angular de 60o fabricado pela Eddytronic. Inicialmente foi determinada a abertura do feixe snico nos dois transdutores e ento foram feitos os ensaios com os dois transdutores, conforme indicado a seguir:

3.1

Abertura do feixe snico: A medio da abertura do feixe snico foi feita pelo mtodo dos 6dB e os resultados constam nos grficos 1 e 2, respectivamente para o transdutor S6WB5WM da Karl Deutsch e K4-60 da Eddytronic. A Tabela 2, apresentada a seguir, permite comparar as aberturas do feixe snico dos dois transdutores utilizados:

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Tabela 2: Abertura do Feixe Snico dos Transdutores Percurso snico (mm) Transdutor S6WB5WM com sapata de 60o Karl Deutsch Abertura do Ganho para feixe snico H=80% (mm) 6,4 44 16,0 55 18,3 60 26,3 68 37,7 74 38,2 76 39,0 77 45,5 79 Transdutor K4-60o Eddytronic Abertura do Ganho para feixe snico H=80% (mm) 6,8 50 11,4 57 17,3 62 21,5 65 30,4 70 34,5 74 35,5 75 36,7 77

20 40 60 80 100 120 140 160

Abertura do feixe snico (mm)

50 40 30 20 10 0 0 50 100 150 200 Percurso snico (mm) S6WB5WM K4-60

Grfico 1: Grfico comparativo das aberturas do feixe snico dos transdutores S6WB5WM (Karl Deutsch) e K4-60 (Eddytronic).

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

3.2

Ensaios do corpo de prova com a trinca simulada: O corpo de prova no qual foi simulada uma trinca, mostrado na figura 4, foi ensaiado com os dois transdutores. O posicionamento dos transdutores no corpo de prova da simulao foi na rea indicada pela figura 4, isto , logo aps a marca indicativa da posio ocupada pelo weldolet e na interseco de um plano a 45o com o tubo. Nos ensaios realizados em laboratrio verificou-se que possvel detectar a trinca com sinal a 80% de altura na tela. Os valores dos ganhos e percursos snicos obtidos constam na Tabela 3: - Transdutor S6WB5WM: Ganho: 78dB Percurso snico: 147,0mm - Transdutor K4-60: Ganho: 76dB Percurso snico: 146,5mm

Trabalhos de campo: Durante a parada geral de manuteno os weldolets julgados mais crticos foram inspecionados de acordo com o procedimento descrito, tendo sido constatada a trinca prevista em um weldolet. O tempo de operao da linha era de 170000h quando foi realizada a inspeo.

3.3

CONCLUSES: a) O ensaio de ultra-som pode ser utilizado para detectar as trincas dos weldolets previstas para ocorrerem nos trabalhos por elementos finitos, desde que sejam observadas as seguintes condies: a1) Utilizar transdutor angular de 60o, preferencialmente com freqncia de 4MHz ou superior; a2)Posicionar o transdutor na linha definida pela interseco de um plano a 45o do eixo do tubo e passando pelo vrtice da trinca; a3)Utilizar ganho de varredura superior a 75dB caso sejam utilizados os transdutores K4-60 da Eddytronic, S6WB5WM da Karl Deutsch ou similares; b) O dimensionamento dessas trincas no pode ser feito. Caso sejam detectadas, pode-se determinar o comprimento aproximado no sentido do eixo do tubo, mas no no sentido da espessura da parede; c) Sempre fazer o ensaio posicionando o transdutor por um lado e aps pelo outro para confirmar eventuais trincas detectadas; d) Pesquisar sinais prximos ao da trinca para certificar-se de que o sinal tido como originado pela trinca no seja sinal de reflexes em irregularidades de oxicorte.

BIBLIOGRAFIA - Camerini, C.S. Probabilidade de deteco de defeito utilizando curvas de correo de atenuao da atenuao em funo da distncia II Seminrio Nacional de Ensaios No Destrutivos, SP - 1981.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Krautkrmer, Ultrasonic Testing of Materials - Third Ediction - 1983. Norma N-1594 - Petrobrs - Ensaio No-Destrutivo - Ultra-Som. Norma N-1768 - Petrobrs - Inspeo de Soldas - Ultra-Som.

AGRADECIMENTOS - Companhia Petroqumica do Sul - COPESUL pela oportunidade de realizar esse trabalho; - Ao CNPQ e UFRGS pelo incentivo pesquisa aplicada na Universidade; - Ao Eng. Gabriel Tarnowski, mestrando da UFRGS, pela cooperao nos trabalhos de simulao do feixe snico; - Ao tcnico em ultra-som Jsus de Almeida, da Ultra Teste, pelas sugestes prticas e trabalhos de campo.

You might also like