You are on page 1of 4

DO FATO TPICO E SEUS ELEMENTOS 13) elemento do crime culposo: (34 Exame OAB/CESPE-UnB). a) a observncia de um dever objetivo de cuidado.

. b) o resultado lesivo no querido, mas assumido, pelo agente. c) a conduta humana voluntria, sempre comissiva. d) a previsibilidade.

14) Com base na legislao penal, no se impe o dever de agir: (36 Exame OAB/CESPE-UnB). a) ao condutor do veculo que, por motivo de segurana, deixa de prestar socorro vtima de acidente, mas solicita auxlio da autoridade pblica. b) ao pai que deixa de prover ao filho em idade escolar a instruo primria, porque deseja que este o ajude no trabalho. c) ao mdico que, em face de pedido do paciente, deixa de denunciar autoridade pblica doena cuja notificao seja obrigatria. d) ao servidor pblico que deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, para satisfazer sentimento pessoal de comiserao.

15) Constitui crime omissivo prprio (37 Exame OAB/CESPE-UnB). a) o abandono intelectual. b) a mediao para servir a lascvia de outrem. c) a falsidade de atestado mdico. d) o atentado ao pudor mediante fraude.

ILICITUDE 16) Sentindo-se acuado por um co de grande porte, e no tendo para onde fugir, o pedreiro Jos abateu o animal com nica marretada. Ocorre que o co pertencia a Mrio, era manso e, em busca de afagos, invadira o parque de obras no qual se encontrava Jos. Considerando essa situao hipottica, correto afirmar que a conduta de Jos: (32 Exame OAB/CESPE-UnB). a) no configurou infrao penal punvel, em razo de legtima defesa. b) no configurou infrao penal punvel, em razo de legtima defesa putativa. c) no configurou infrao penal punvel, em razo de estado de necessidade putativo. d) configurou crime de dano.

17) Com relao s causas excludentes de ilicitude (ou antijuridicidade), assinale a opo correta. (35 Exame OAB/CESPE-UnB):

a) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar-se de perigo atual ou iminente que no provocou por sua vontade ou era escusvel. b) Supondo o agente, equivocadamente, que est sendo agredido, e repelindo a suposta agresso, configura-se a legtima defesa putativa, considerada na lei como caso sui generis de erro de tipo, o denominado erro de tipo permissivo. c) Agem em estrito cumprimento do dever legal policiais que, ao terem de prender indiciado de m fama, atiram contra ele para domin-lo. d) O exerccio regular do direito compatvel com o homicdio praticado pelo militar que, em guerra externa ou interna, mata o inimigo.

18) O agente que pratica fato tpico em estrito cumprimento do dever legal: (33 Exame OAB/CESPEUnB) a) no comete crime, pois sua conduta no culpvel. b)no comete crime, pois sua conduta no ilcita. c) comete crime, mas ter sua pena atenuada. d) comete crime, mas estar isento de punibilidade.

CULPABILIDADE. TEORIA DO ERRO 19) Maria Valentina encontra na rua uma corrente de ouro. Por no saber quem a dona da corrente e por no ter como descobrir, Valentina resolve ficar com a jia, lembrando-se do ditado que diz: Achado no roubado. Este fato, porm, constitui o crime de apropriao de coisa achada, previsto no art. 169, pargrafo nico, inciso II do CP. Nesse caso ocorreu: a) erro de proibio. b) erro de tipo. c) descriminante putativa. d) crime impossvel.

20) A nica hiptese que configura causa de excluso da imputabilidade : (Delegado de Polcia/RJ 2001 - 1 Fase): a)embriaguez culposa e completa pelo lcool; b) paixo; c) doena mental completa ao tempo da ao que gera a total incapacidade de entender o carter ilcito do fato; d) ingesto voluntria de substncia entorpecente que retira a plena capacidade de se autodeterminar ao tempo da ao; e) perturbao da sade mental que afasta a inteira capacidade de entender o carter ilcito do fato.

21) consequncia do erro de proibio, se escusvel, a: (Ministrio Pblico/PB). a) excluso do dolo do agente. b) atipicidade do fato praticado pelo agente. c) punio do agente por crime culposo, se previsto em lei. d) diminuio da pena do agente de um sexto a tero. e) iseno de pena do agente.

CONCURSO DE PESSOAS 22)Em relao ao concurso de pessoas, INCORRETO afirmar que: (131 Exame OAB/SP). a) ele pode realizar-se por meio de co-autoria e participao. b) co-autor quem executa, juntamente com outras pessoas, a ao ou omisso que caracteriza a infrao penal. c) o partcipe realiza a conduta descrita pelo tipo penal. d) o partcipe pratica uma conduta que contribui para a realizao da infrao penal, embora no esteja descrita no tipo penal.

23)Fulgncio, com animus necandi, coloca na xcara de ch servida a Arnaldo certa dose de veneno. Batista, igualmente interessado na morte de Arnaldo, desconhecendo a ao de Fulgncio, tambm coloca uma dose de veneno na mesma xcara. Arnaldo vem a falecer pelo efeito combinado das duas doses de veneno ingeridas, pois cada uma delas, isoladamente, seria insuficiente para produzir a morte, segundo a concluso da percia. Fulgncio e Batista agiram individualmente, cada um desconhecendo o plano do outro. Pergunta-se:( Juiz de Direito MG). a) b) c) d) Fulgncio e Batista respondem por tentativa de homicdio doloso qualificado. Fulgncio e Batista respondem, cada um, por homicdio culposo. Fulgncio e Batista respondem por leso corporal seguida de morte. Fulgncio e Batista respondem, como co-autores, por homicdio doloso, qualificado, consumado.

24) Abelardo, tomado pelo sentimento de comiserao e misericrdia, com o intuito de abreviar o sofrimento de Leopoldo, amigo desde a infncia e condenado pela doena, contrata Lencio, mediante o pagamento da quantia de R$1.000,00, para este pr fim ao sofrimento e vida do enfermo. Diante da situao narrada, com base nas teorias adotadas sobre concurso de pessoas, correto afirmar que Abelardo e Lencio respondero: a) ambos por homicdio privilegiado, pelo motivo de relevante valor moral (art. 121, 1, CP). b) ambos por homicdio qualificado (art. 121, 2, I, CP).

c) Abelardo responder por homicdio privilegiado (art. 121, 1, CP), bem como por homicdio qualificado (art. 121, 2, I, CP) por fora da comunicabilidade das circunstncias, haja vista ter contratado, mediante pagamento Lencio e, este, por homicdio qualificado (art. 121, 2, I, CP). d) Abelardo responder por homicdio privilegiado (art. 121, 1, CP) e Lencio por homicdio qualificado (art. 121, 2, I, CP), pois as circunstncias so incomunicveis.

You might also like