You are on page 1of 16

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO CAMPUS CENTRO HISTRICO

CURSO DE INFORMTICA BSICA

Profa. Msc: Alidia Clcia Silva Sodr

SO LUS MA MARO/2010

1. INTRODUO INFORMTICA 1.1. COMPUTADOR uma mquina eletrnica, automtica, que l os dados, processa os dados e fornece um resultado (informao). O termo computador utilizado hoje em dia para nos referirmos a um conjunto de componentes que, juntos, formam a mquina que conhecemos: Hardware e Software. a combinao desses componentes que faz o computador funcionar, tomando forma e fazendo as coisas acontecerem, como se tivesse vida.

HARDWARE: a parte fsica da mquina. Ex.: memria, teclado, monitor, mouse, placa-me, etc. SOFTWARE: o conjunto de procedimentos bsicos que faz com que o computador seja til executando alguma funo. a parte lgica. Ex.: Editor de texto, Planilha eletrnica, sistemas operacionais, etc.

1.2. HARDWARE Como foi dito, hardware a parte fsica do equipamento, seus circuitos, dispositivos e unidades perifricas. So as partes eletrnicas do computador. O hardware formado pelas unidades de entrada e sada, o processamento e a memria. Unidades de Entrada: so dispositivos capazes de enviar

informaes para o computador. Ex.: teclado, mouse, scanner, microfone, etc. Unidades de Sada: so dispositivos que fornecem resultados

de uma determinada tarefa. Ex.: Monitor, caixa de som, impressora, etc. Processamento A unidade central de processamento (CPU)

considerada o crebro do computador. Ela responsvel por todo o processamento realizado no computador, ou seja, a execuo de todas as atividades que a mquina realiza. (HD). Memria (Armazenamento): dispositivos onde so

armazenadas as informaes. Ex: disquete, CD-ROM, disco rgido

1.2.1. Alguns Componentes do Hardware Monitor O monitor um dispositivo que serve para exibir os programas em execuo e as outras informaes contidas dentro do PC.

Placa-me Todo computador possui uma placa principal, chamada Placa-me. nela que so ligados todos os demais perifricos.

Microprocessador ou CPU uma Unidade Central de Processamento. A CPU a parte mais importante de um computador, e pode-se dizer que depois dela, o que imprescindvel num computador a memria. Disco rgido ou HD. Memria auxiliar localizado dentro do gabinete do computador. Quando se trabalha com o HD gravando arquivos, o disco gira centenas de vezes por minuto, onde uma cabea de gravao inseri dados binrios na estrutura do disco.

Memria Principal A memria principal aquela que acessada diretamente pelo microprocessador, e formada por diversos tipos de chips. Os chips de memria podem ser divididos em: 1. RAM: so chips de memria que podem ser lidos e gravados pela CPU a qualquer instante. A CPU usa

a RAM para executar programas vindos do disco rgido e para ler dados que esto sendo processados. Uma caracterstica da RAM que se trata de uma memria voltil, ou seja, quando o PC desligado, todos os dados contidos nela so apagados. Por essa razo necessrio que os programas e dados fiquem gravados no disco rgido, que uma memria permanente. 2. ROM: so chips de memria que podem ser lidos pela CPU a qualquer instante, mas no podem ser gravados dados nela. Sua gravao feita somente apenas pelo fabricante do PC ou pelo fabricante da memria. Outra caracterstica importante da ROM que se trata de uma memria permanente, seu contedo nunca ser perdido, mesmo que o PC seja desligado. Drive de disquete Grava e l dados em disquetes. O disco flexvel utilizado nos PCs, especialmente como forma de armazenamento de dados removveis.

Drive de CD-ROM Grava e l dados dos discos de CD-ROM. A evoluo dos softwares tem provocado o aparecimento de programas cada vez mais extensos, que j no possvel armazenar numa pequena quantidade de espao do disquete.

Teclado um dispositivo para insero de dados, documentos. Um teclado pode ter de 102 a 114 teclas. Mouse O mouse tem a funo de movimentar uma seta exibida no vdeo para execuo de tarefas. Impressora com ele que se digitam os

atravs dela que os dados so fixados no papel. Existem vrios tipos de impressora, tanto de baixa como de alta velocidade. Algumas possuem definio maior que as outras, umas imprimem em preto e outras em colorido. Os tipos mais comuns de impressoras so: 1. MATRCIAIS: O processo de gravao feita atravs de agulhas. Possuem desempenho e uma definio razovel e bastante utilizada por ter um custo acessvel e por ser econmica.

2. JATO sistema atravs tinta no

DE TINTA: O seu de gravao feito de borrifao de

papel.

Possui

excelente qualidade de impresso, custo acessvel e baixo rudo emitido durante a impresso. 3. LASER: processo de gravao feito atravs de laser, que proporciona uma melhor

qualidade de impresso.

Gabinete O gabinete uma caixa metlica, em que ficam armazenados todos os componentes do PC (placas, HD, processador, memria, etc.). Para ajudar a dissipar o calor gerado pela fonte eltrica, o computador tem um ventilador acoplado que joga calor para fora pela parte de trs do gabinete.

1.3. SOFTWARES So programas. Os softwares tornam o computador til, opervel. a combinao entre hardware e software que faz o computador funcionar. Os computadores podem ser divididos em categorias.

1.3.1.Sistemas Operacionais Tipo especial de software, responsvel por gerenciar as informaes que fazem com que a mquina se comporte de determinada maneira. Fazendo uma

analogia, podemos dizer que o sistema operacional, o chefe dos demais softwares, ou ainda, o gerente do computador, pois sua tarefa controlar a mquina para os outros programas rodarem. O sistema operacional gerencia seus discos e arquivos, controla como o monitor, exibe a imagem, enfim, organiza tudo. 1.3.2.Softwares Aplicativos So programas que cumprem finalidades especficas para determinado grupos de pessoa ou interesses individuais. Uma empresa, por exemplo, pode criar um software para controlar o nmero de empregados, seus endereos, etc. Porem, o prprio mercado se encarregou de criar alguns softwares aplicativos que so necessrios a uma grande parte dos usurios de computador, como o caso dos editores (processadores) de texto, planilhas eletrnicas, entre outros. a. Editores de texto: Produzem documentos, cartas, malas-diretas, livros, etc. Ex: Word, etc. b. Planilhas eletrnicas: so programas capazes de construir planilhas de clculos, envolvendo frmulas que voc cria ou outras que vm embutidas no programa. Os softwares da categoria das planilhas eletrnicas criam ainda grficos com vrios recursos, dentre outras aplicaes. Exemplos: Excel, Ltus 1-2-3, Quattro Pro. c. Navegadores: Tambm chamados de browsers, so utilizados para navegar na internet. , portanto, o programa responsvel por mostrar as pginas da Internet. Exemplos: Internet Explorer, Navigator. d. Linguagens de programao: So programas com a funo especial de criar outros programas. Quando queremos criar algum programa, utilizamos as linguagens de programao, e digitamos ou usamos seus recursos de criao. Existem diversas linguagens de programao com funes distintas e criadas para vrios tipos de situao. Exemplos: PASCAL, C,VISUAL BASIC, DEPLHI, JAVA, ETC. 1.4. Tipos de Computador Os computadores so conhecidos como Computadores Pessoais(PC) e se distinguem pela sua finalidade e porte: Microcomputador, Notebook, Mainframes, PalmTops.

Microcomputador: um computador relativamente pequeno, que pode ser colocado sobre a mesa. O computador pessoal o responsvel pelo sucesso da informtica entre as pessoas e empresas atualmente. Notebook ou Laptop: so computadores portteis que podem ser carregados com mais facilidade do que os microcomputadores devido ao seu peso e tamanho. Mainframes: so mquinas de grande porte usado em grandes empresas, servio de previso, em grandes redes bancria, nos controles de vos dos aeroportos, etc. PalmTops: Como prprio nome j diz cabe na palma da mo. Eles podem realizar as mesmas tarefas de um microcomputador, mas com uma capacidade de processamento menor. 1.5. Unidades de Medida de Informao So utilizadas para medir a quantidade de informao armazenada no computador.

Unidades de Medidas Unidades Bit Byte Kilobytes Megabyte Gigabyte Terabyte Smbolos b B Kb Mb Gb Tb Valor 0 ou 1 8 bits 1024 bytes 1024 kilobytes 1024 megabytes 1024 Terabyte

2. WINDOWS XP O Sistema Operacional o programa responsvel pelo gerenciamento das funes do processador, o armazenamento de informaes e o controle dos dispositivos, ou seja, o Sistema Operacional quem gerencia o computador. A figura abaixo mostra o relacionamento entre o sistema operacional e o computador.

Figura 1 Computador

Sistema Operacional e o

O Windows XP o sistema operacional desenvolvido pela empresa Microsoft. Ao ligar o computador o sistema carregado e a tela de apresentao do sistema mostrada conforme figura 2.

Figura 2 Tela Principal do Windows XP

Interface grfica para usurios (Graphical User Interface GUI) Usam cones, menus e janelas para acessar programas, discos e executar comandos do sistema.

cone: Pequena figura que possibilita o acesso direto dos programas com um simples clique no mouse.

Menu: Componente grfico que tem como funo facilitar o acesso aos programas e as funes do mesmo.

O Boto Iniciar Este boto o ponto de partida para a execuo de praticamente todas as funes do Windows. Com este boto e possvel ter acesso a outros menus.

Figura 3 - Exemplo do uso do boto Iniciar

Barra de Tarefas A barra de ferramentas fica na parte inferior do sistema operacional, seu objetivo que o usurio tenha o controle dos aplicativos abertos.

Figura 4 Barra de Tarefas

3. ACESSRIOS

No menu Acessrios esto os principais programas que acompanham o Windows. Vamos analisar os principais programas deste pacote:

Bloco de Notas Menu Iniciar/Programas/Acessrios/Bloco de Notas Editor de texto simples, servindo praticamente para editar textos do tipo TXT. Calculadora Menu Iniciar/Programas/Acessrios/ Calculadora O programa Calculadora funciona como uma calculadora normal. Existem dois tipos (padro e cientifica) podendo ser alterada no menu Exibir.

Figura 5 - Calculadora

Paint Menu Iniciar/Programas/Acessrios/ Paint O Paint serve para criar e editar imagens grficas. possvel tambm acrescentar textos, mudar a cor de imagens, usar o mouse como um lpis, etc.

Figura 6 Paint Wordpad Menu Iniciar/Programas/Acessrios/Wordpad Programa simples que edita e processa textos, por isso considerado um processador de textos e no simplesmente um editor de textos, Este processador de textos muito simples contendo apenas as funes bsicas de um programa deste tipo.

Figura 7 - WordPad 4. Windows Explorer um gerenciador de arquivos que oferece recursos poderosos no gerenciamento de informaes de qualquer um dos discos locais assim como em rede..Este aplicativo tem tambm alguns recursos bsicos para manipulao de arquivos, como: renomear, copiar, colar, etc.

Barra de Ferramentas

Figura 8 Barra de Ferramentas Botes

Permitem voltar e avanar respectivamente de um local especificado.

Se voc usar este boto, voc subira para um nvel acima da pasta atual.

Permite pesquisar arquivos no prprio computador ou na rede.

Clicando neste boto voc define o modo de exibio dos cones.

Barra de Endereos Nela aparece o endereo da pasta na qual est localizado. .

Figura 9 Barra de Endereos

Operaes Bsicas do Windows Explorer Criando uma nova pasta: Primeiramente selecione o local onde voc quer que fique sua pasta, depois v ao menu Arquivo/Novo/Pasta, de um nome para sua pasta, pressione Enter, sua pasta foi criada.

Figura 10 Windows Explorer Copiando um arquivo: v pasta onde est o arquivo voc deseja copiar, selecioneo com um clique, depois clique no menu Editar Copiar . .

Depois v para a pasta de destino do arquivo e clique no menu Editar Colar

Movendo um arquivo: v pasta onde est o arquivo que voc deseja mover, selecione-o com um clique, depois clique no menu Editar Recortar. Depois v para a pasta de destino do arquivo e clique no menu Editar Colar .

Renomear arquivos: v pasta onde est o arquivo que voc deseja renomear, selecione-o, depois clique no menu arquivo Renomear. Digite um novo nome para o arquivo, pressione Enter.

Excluindo arquivos: Selecione o arquivo que deseje excluir, v ate o menu Arquivo Excluir , aparecer uma mensagem perguntando se voc deseja realmente excluir o arquivo. Caso positivo clique em Sim, seno clique em No. Clicando Sim seu arquivo ser excludo.

5. DOCUMENTOS RECENTES - Menu Iniciar/Documentos Recentes Este menu facilita o acesso aos arquivos que foram utilizados h pouco tempo, Os ltimos arquivos utilizados estaro disponveis neste menu, no sendo necessrio carregar o programa e depois abrir o arquivo, j que isto ser feito automaticamente. 6. PAINEL DE CONTROLE - Menu Iniciar/Painel de Controle No painel de Controle voc pode configurar tanto o hardware como o software do seu computador. A seguir alguns dos recursos mais utilizados.: Configuraes regionais e de data e hora

Permite modificar formatos de data, nmeros, moedas, etc. Permite tambm modificar a hora e as configuraes do teclado. Aparncias e temas Permite alterar itens como: tema, plano de fundo, protetor de telas entre outras funes. Sons

Atravs deste programa podemos colocar sons a diversos tipos de eventos. Mouse Este programa permite configurar o mouse, desde a velocidade do duplo clique, alm de poder inverter os seus botes. Impressoras Atravs deste programa podemos adicionar uma impressora, gerenciar a impresso de um documento, e tambm definir a forma de impresso. Quando o programa carregar apareceram as impressoras no sistema, para definirmos qualquer uma delas como padro s clicar com o boto direito do mouse e escolher a opo tornar padro.

Adicionar ou remover programas

Programa utilizado para adicionar ou remover programas, aconselhvel utilizar este programa, pois ele tem um assistente que facilita tanto a instalao como a remoo de programas. Contas de Usurios

Neste programa voc pode criar contas de usurio, alterar contas e definir os limites de cada conta.

7. LOCALIZAR Menu Iniciar/Localizar Permite localizar arquivos em qualquer unidade de disco. Pode-se tambm procurar computadores em uma rede. Passos para pesquisar um arquivo: No menu Localizar, clique em arquivos ou pastas, digite o nome do arquivo que voc esta procurando, pressione o boto Pesquisar, agora os resultados da busca sero apresentados na tela ao lado.

Figura 11 Janela Localizar

8. EXECUTAR - Menu Iniciar/Executar Permite a execuo de qualquer programa ou comando de forma rpida e prtica. Basta digitar na rea Abrir: o nome do arquivo executvel do programa. Por exemplo, a calculadora tem o arquivo executvel calc.exe.

Figura 12- Janela Executar

9. LIXEIRA

Quando apagamos um arquivo, ele no completamente excludo, ele na verdade transferido para o programa lixeira, neste programa podemos ainda restaurar este arquivo.

Limpar lixeira Clique com o boto direito do mouse em cima do cone da lixeira, depois escolha limpar lixeira.

Restaurar arquivo Abra a lixeira, selecione o objeto, depois v ao menu Arquivo e clique em Restaurar. 10. DESLIGAR COMPUTADOR Para desligar o computador, v o menu Iniciar clique em desligar depois pressione o boto desligar.

Figura 13 Desligar computador

11. ATIVIDADES DE FIXAO 1. WINDOWS : a) um programa aplicativo que contm outros programas b) um sistema operacional responsvel por comandar somente o hardware. c) um sistema operacional responsvel por gerenciar um computador. 2. Relacione os itens de acordo com suas atividades a) cones ( ) local para executar um programa digitando o nome b) barra de tarefas ( ) ativa outro submenu mostrando os programas instalados c) menu iniciar ( ) oferece acesso mais rpido a todos os itens do Windows d) comando executar ( ) figura que representam recursos do computador e) menu todos os programas ( ) mostra quais os programas ativos no momento 3. Que aes devem ser executadas para ocultar a barra de tarefas? 4. Complete as frases abaixo: a) o Menu Acessrios inclui muitas ferramentas teis, tais como: _________________________________________________ b) Painel de Controle ____________________________________________________ c) O item ________________________________ do painel de controle responsvel por instalar e desinstalar software do computador. d) O item ______________________________ do painel de controle responsvel por mostrar informaes do computador, como: processador,memria RAM, o sistema operacional, etc. e) Windows Explorer ___________________________________________________ 5. Que aes devem ser executadas para alterar o boto do mouse de destro para canhoto? 6. Que aes devem ser executadas para colocar o plano de fundo chamado WindowsXP? 7. Que aes devem ser executadas para instalar a impressora HP Deskjet 550C? 8. Que aes devem ser executadas para criar uma pasta (Curso) na unidade de disco C:? 9. Que aes devem ser executadas para criar um arquivo (aula.doc) dentro da pasta Curso na unidade C:? 10. Que aes devem ser executadas para mover o arquivo (aula.doc) da pasta Curso para a unidade C:?

You might also like