You are on page 1of 3

DIEHL, Astor Antnio. A cultura historiogrfica nos anos 80: mudana estrutural na matriz historiogrfica brasileira, IV.

Porto Alegre, Evagraf, 1993, 202p.

Luiz Ricardo Michoelsen Centurio Professor de Antropologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Em recente publicao, o historiador Astor Antonio Diehl aborda as formas como tm sido conduzidas as discusses a respeito da cultura brasileira no que se refere constatao do surgimento de uma profunda crise de orientao ligada dbacle marxista e weberiana, no horizonte da modernizao e da razo positiva. Conforme Diehl, a partir de poca recente reria ocorrido um "vcuo" tanto nas orientaes de reconstruo do, passado como nas de percepo do futuro. No haveria, conforme o autor citado, condies terico-metodolgicas de enfoque das possibilidades reais da modernidade, e isto se constitui num dos temas centrais de seu trabalho. No mbito das expectativas sociais e culturais no haveria como sustentar e validar as snteses gerais de experincias reconstrudas do passado. Este fato seria acompanhado pelo direcionamento do olhar historiogrfico para as pessoas concretas e seu subjetivo horizonte de experincias. Teramos ento ao nvel de ao dos historiadores, a substituio das orientaes holsticas para uma fragmentao configurada no terreno da Micro-histria, da Antropologia e da Ps-modernidade. A crise das teorias historicistas, conforme o autor, teria gerado um retomo histria cultural, restringindo-se o espao tradicional de uma histria utilitria que pudesse justificar atos polticos e ideolgicos enquanto situaes estruturais. No contexto especfico do movimento dos Annales, abordado na obra em questo, faz o autor referncia busca de contatos, pela Histria, com outras cincias sociais e humanas, particularmente e Etnografia e a Antropologia. Esta tendncia teria conduzido a uma "antropologizao" da Histria, dando-se isto tanto pela alternativa dos estudos do cotidiano como tambm pela poderosa

influncia de Michel Foucault, embora esta "antropologizao" j estivesse ocorrendo anteriormente pelo contato com o estruturalismo de Lvi-Strauss, mesmo que de forma ambgua. Considera tambm o autor que na "Nova Histria" incrustada no grupo dos Annales, deu-se simultneamente com a recusa a apelar a sistemas tericos de sustentao, uma inclinao a negar a cientificidade da Histria, sendo remetida esta ao campo da narrativa associada a tcnicas de quantificao valorizadas por si mesmas. Tal fato ocorreria incorporado a um processo de fragmentao da Histria atravs da criao de micro-sistemas, e isto se refletiria na produo histrica brasileira. No panorama da historiografia nacional, o estudo das mentalidades teria garantido seu lugar desde os anos 1980, embora j anteriormente alguns trabalhos como Viso do Paraso, de Sergio Buarque de Holanda,j tangenciassem esta problemtica. Posteriormente, surgem nomes como Carlos Guilherme Mota, Anita Novinsky, Laura de Mello e Souza e outros. Por detrs destes autores teramos, como fonte de inspirao historiogrfica, Walter Benjamin e Michel Foucalt. Quanto aproximao da Histria com a Antropologia, tornar-se-ia importante considerar a concepo antropolgica de relativismo que despreza, na tica do novo historiador, qualquer idia de monocausalismo ou sentido nico. Isto ocorreria em detrimento das Histrias Polticas, Econmicas e Sociais, ou seja, as grandes snteses. Mas se a nova cultura historiogrfica dos anos 80 no Brasil promove uma mudana na matriz do conhecimento histrico, esta mudana no pode ser desvinculada da formao especfica desta rea de estudos em nosso pas, e da surge a necessidade de fazer-se um balano das diversas tendncias. Nesta questo, dever-se-ia incluir a considerao da conceptualidade das categorias de Modernizao e Modernidade, atualmente questionadas intensamente. Apesar disto, temos a comprovao no Brasil, at a dcada de 70, de uma perspectiva otimista tanto na orientao respeito ao passado como nas perspectivas em relao ao futuro. Isto ocorre previamente emergncia de crises e revisionismos que se do pela dcada de 80 quando ocorre uma queda do otimismo e uma convulso no pensamento historicista brasileiro.

As tradies marxistas e weberiana teriam dado um atestado de fracasso frente aos problemas gerados pela modernizao. A produo histrica teria se tomado indisciplinada frente ao conhecimento sobre o passado. As noes de progresso e tempo linear so detectadas por sua inoperncia, no cerne da crise da razo histrica moderna. Desta forma, estamos diante de uma poca de impasses, de desintegrao dos valores orientadores da concepo do pensamento histrico. A utilizao daquilo que constitui o ps moderno no contribui, por seu lado, para gerar expectativas otimistas, uma vez que pouco ou nada traz de novo. Diante deste quadro, o que se v uma tentativa, por parte de certos historiadores nacionais de resgatar uma mitolgica do passado, tentando a recuperao das fontes de brasilidade. Resignao e fraqueza so os Termos empregados pelo autor para caracterizar a atual situao. A prpria aproximao da Histria Antropologia, com a utilizao de conceitos especficos a esta disciplina, tais como "descrio densa" e outros, so vistos por Diehl sob uma tica pessimista, uma vez que esta aproximao revelaria uma incapacidade da cultura histrica de enquadrar-se e disciplinar-se metodologicamente por si mesma.

You might also like