You are on page 1of 41

Apontamentos de Histria 12 ano

As transformaes das primeiras dcadas do sculo XX Um novo equilbrio global A Primeira Guerra Mundial decorreu entre 1914 e 1918. Em 1919 comearam a celebrar-se os primeiros acordos da paz (participando apenas os pases vencedores). A Conferencia da Paz pretendia, assim, lanar as bases de uma nova Europa, atravs do estabelecimento de uma nova ordem internacional que garantisse a convivncia pacfica entre as naes, surgindo um novo mapa geopoltico da Europa. As principais transformaes ocorridas foram o desmembramento dos imprios, criao de novos pases e alterao de front transformao do imprio russo (domnio do czar) num estado sovitico (revoluo bolchevique, 1917), a vez dos restantes imprios (Alemo, Austro-hngaro e Otomano) se desmoronarem e darem origem a novos estados-nao: Finlndia, Estnia, Letnia e Litunia (que faziam parte da Rssia), Polnia, Checoslovquia, Hungria, Jugoslvia (da ustria); Os pases vencedores (tais como a Frana, a Itlia, a Blgica) viram as suas fronteiras ampliadas ao contrrio dos pases derrotados (como a ustria, Alemanha, Bulgria, Turquia), aos quais foram retirados vastos territrios. Com o desaparecimento dos imprios, a maior parte dos estados optam pela democracia liberal sob a forma de regimes republicanos ( excepo da Rssia sovitica) A Alemanha foi a grande perdedora: perdeu 1/10 da sua populao, ficou desmilitarizada (exrcito e armamento reduzido), perdeu todas as colnias, foi-lhe retirada territrios, mas sentiu-se, sobretudo, alvo de uma grande humilhao, pois foi considerada a principal responsvel pela guerra e foi obrigada a pagar indemnizaes aos pases vencedores.

A Sociedade das Naes Em Abril de 1919 surgiu, sob projecto do presidente Wilson e com a esperana de que no houvesse outro conflito mundial, a Sociedade das Naes (SDN). A SDN tinha como objectivos principais manter a paz e fomentar a entreajuda a nvel internacional, atravs da cooperao econmica e financeira entre os estados membros, promoo do desarmamento e a resoluo dos conflitos pela via pacfica. Esta organizao, no entanto, estava condenada ao fracasso,

EUA no integraram a SDN, contribuindo para o descrdito da organizao. Como consequncia, a SDN mostrou-se incapaz de desempenhar o papel de organizadora da paz.

A difcil recuperao da Europa e a dependncia em relao aos EUA Durante a guerra, os EUA eram o principal fornecedor em bens e servios Europa. No final da guerra, perante uma Europa destroada (estava arruinada, tanto material como humanamente), a perda da hegemonia europeia agravou-se em favor da ascenso dos EUA. No perodo ps-guerra, a Europa enfrentou graves problemas como a inflao, desvalorizao da moeda, desemprego, enfim, um colapso econmico. Evidenciou igualmente grandes

dificuldades em reconverter a economia, o que agravou a sua dependncia em relao aos EUA, aumentando os nveis de endividamento. A desvalorizao da moeda e a inflao surgiram pois houve um recurso emisso massiva de notas de modo a fazer face s dividas, o que provocou uma desvalorizao que se reflectiu numa subida generalizada de preos (inflao), agravando mais as condies de vida das populaes. Os EUA iniciaram, ento, um perodo de franca prosperidade, so os designados Loucos Anos 20 por viver um clima de euforia, optimismo e confiana no futuro. Em consequncia, os pases europeus ficam mergulhados em dvidas ao estado americano que afirmou a sua supremacia. A eventual recuperao da Europa deveu-se ajuda dos EUA.

A Implantao do marxismo-leninismo na Rssia A Revoluo de Fevereiro de 1917 (Revoluo Burguesa) Os antecedentes para a Revoluo Russa de Fevereiro de 1917 f chefiado pelo czar Nicolau II sob a forma de uma autocracia, isto , detinha o poder absoluto, povo manifestou-se sob vrias formas (surgiram as primeiras assembleias de operrios, os sovietes), sendo a Revoluo de 1905 (Domingo Sangrento) uma delas, que originou uma certa abertura politica por parte do czar (convocou eleies para o Parlamento (Duma), criou partidos polticos e aboliu cert regime poltico agravou-se com a participao da Rssia na primeira guerra mundial (milhares maioritariamente por camponeses, a burguesia ansiava para modernizar o pas e por um governo parlamentar, o operariado era um grupo minoritrio. Sendo to desigualitria, no deixou de provocar anseios revolucionrios. Em Fevereiro de 1917, estavam reunidas as condies para acontecer uma revoluo, onde a Burguesia ascende ao poder (da a se designar Revoluo Burguesa), pondo fim ao czarismo e instaurando um regime republicano na Rssia. Os revolucionrios exigem a abdicao de Nicolau II e formam um Governo Provisrio, constitudo por Kerensky e Lvov (que governam sob uma republica de tipo liberal). Veremos que ser deposto pela revoluo socialista de Outubro de 1917, feita pelos comunistas.

A Revoluo de Outubro de 1917 (Revoluo Sovitica) No perodo entre Fevereiro e Outubro de 1917, a agitao social no diminuiu. J no havia czar, mas a Rssia continuava na guerra e os problemas econmicos mantinham-se. A nvel poltico, a Rssia vivia numa dualidade de poderes (os governos liberais, por um lado, e os sovietes, por outro, que eram contra o Governo Provisrio). Em consequncia, em Outubro de 1917, os bolcheviques, com o apoio dos sovietes, conduziram Revoluo Sovitica, onde o Governo Provisrio foi substitudo pelo Conselho dos Comissrios do Povo, presidido por Lenine. Trotsky e Estaline tambm foram figuras importantes na revoluo. A Rssia transformou-se numa Republica no parlamentar e deu-se incio a uma guerra civil (Exercito Vermelho comunistas, Exercito Branco liberais). Esta revoluo foi responsvel pela retirada da Rssia da guerra, e a nvel ideolgico foi responsvel pela implementao dos princpios marxistas, atravs de Lenine. As suas ideias e a sua aco originaram o marxismoleninismo. Os representantes do proletariado conquistavam o poder politico. Marxismoque conquistava o poder (ditadura do proletariado), e igualava o poder do Estado ao Partido Comunista (Partido nico).

A democracia dos sovietes

A Revoluo de Outubro foi vitoriosa graas ao apoio da populao mais pobre da Rssia camponeses, operrios, etc. organizada em assembleias denominadas sovietes. No dia seguinte revoluo, Lenine fez aprovar decretos revolucionrios, no II Congresso dos Sovietes

entregando-a aos sovietes) Instaurando a paz e propriedade comunitria, os bolcheviques conseguiam, atravs dos decretos revolucionrios, responder aos anseios dos sovietes que tanto haviam contribudo para o sucesso da revoluo. Esta legislao revolucionria servia, assim, de instrumento para a criao de uma democracia dos sovietes, um sistema poltico que atendia s necessidades do proletariado.

O comunismo de guerra e a ditadura do proletariado De acordo com a teoria marxista, a ditadura do proletariado a etapa de transio entre a sociedade capitalista e a edificao do comunismo (sociedade sem classes). No decurso dessa etapa, o proletariado (classe dominante), deveria abater os opressores, retirando todo o capital burguesia, centralizando os meios de produo nas mos do Estado. Assim se chegaria a um ponto onde j no havia desigualdade social, e o Estado (sendo um instrumento de domnio), deixaria de fazer sentido e cessaria de existir, e a tornar-se-ia possvel falar de liberdade. A ditadura do proletariado uma etapa imprescindvel para a construo de uma sociedade comunista, marcada pela supresso do Estado e pela eliminao da desigualdade que se caracteriza pela extino do Estado e pelo desaparecimento das classes sociais. O conjunto de medidas que conduziram instaurao da ditadura do proletariado denomina-se de comunismo de guerra (assim chamado devido ao facto de ter sido instaurada durante a guerra civil, 1918-1921). O comunismo de guerra sucedeu democracia dos sovietes, -se um regime de partido nico, o Partido ucionalizou-se com o estabelecimento da censura e a criao da Tcheca, policia politica.

O centralismo democrtico Em 1922 foi criada a URSS (Unio das Republicas Socialistas Soviticas). A organizao do Estado comunista da Rssia Sovitica denominou-se de centralismo democrtico, sistema que sovietes eram eleitos pela populao por sufrgio universal, e a partir deles elegiam-se os o do Partido Comunista seguia a mesma estrutura, as bases se que era o nico capaz de representar o proletariado, ou seja, proibiamo Estado era controlado pelo Partido Comunista.

A NEP (Nova Politica Econmica) A NEP consistiu numa viragem da economia, no sentido de superar a terrvel crise econmica herdada da guerra civil. Considerando que o comunismo teria de ser construdo com base no progresso econmico, Lenine passou a defender medidas do tipo capitalista (recuo estratgico, para o socialismo no se edificar sobre runas) para estimular a produo:

trabalho obrigatrio. A NEP (1921-1927), resultou numa melhoria assinalvel dos nveis de produo.

A regresso do demoliberalismo Os anos que se seguiram Primeira Guerra Mundial trouxeram Europa profundas dificuldades econmicas e financeiras. Esta situao leva a um descontentamento generalizado que se traduz em greves e o esprito revolucionrio estende-se por todo a Europa, isto , o desespero das populaes perante a crise leva procura de novas solues politicas e esquerda intensificavam a sua aco, denunciando os males do capitalismo. Na Alemanha, proclamou-se uma repblica socialista. Mesmo na Frana, na Gr-Bretanha e na Itlia, a onda revolucionria de esquerda se fez sentir, inspirada pela III Internacional de Moscovo fundada em 1919 (que defendia a unio do operariado a nvel internacional, impondo o socialismo no mundo). Estes acontecimentos denunciavam as democracias liberais e a sua incapacidade em resolver os problemas econmicos e sociais. No entanto, em pases como a Alemanha e a Itlia, o medo ao bolchevismo levou a que se apoiasse solues politicas de extrema-direita, levando adeso de regimes autoritrios e fascistas (Jamais poderia agradar o controlo operrio da produo burguesia). A emergncia dos autoritarismos, confirmava a regresso do demoliberalismo.

Mutaes nos comportamentos e na cultura As transformaes da vida urbana No incio do sculo XX, havia cerca de 180 grandes ncleos urbanos (Londres, Paris, Moscovo, etc.). Esta crescente concentrao populacional provocou significativas alteraes na vida e nos valores tradicionais, ou seja, um novo modo de viver e de conviver no meio da multido. Adquire-se novas formas de sociabilidade, tendo o crescimento urbano originado a criao de novos comportamentos que se massificaram (isto , generalizao dos mesmos hbitos e gostos). A racionalizao e a reduo do tempo de trabalho, assim como a melhoria do nvel de vida permitiram dispor de dinheiro e tempo para o divertimento e prazer, fazendo com que a convivncia entre os sexos se tornasse mais ousada e livre (que rompia completamente com as antigas regras sociais). Adere-se prtica do desporto e ao uso do automvel.

A crise dos valores tradicionais Os tempos de optimismo, de confiana na paz, na liberdade, no progresso e bem-estar que caracterizaram a viragem do sculo, ruram subitamente com o eclodir da Primeira Guerra. A morte de milhes de soldados, a misria e a destruio visveis gerou um sentimento de desalento e descrena no futuro, que afectou toda a sociedade. Por outro lado, a massificao urbana, a laicizao social que terminara com a influncia da Igreja, e as novas concepes cientficas e culturais so igualmente responsveis pela ruptura no padro de valores e comportamentos sociais tradicionais. Deu-se uma profunda crise de conscincia, que atinge toda a conduta social, falando-se assim duma anomia social (ausncia de regras sociais). Esta crise de valores acentuou ainda mais as mudanas que j estavam em curso.

A emancipao da mulher A crescente presena da mulher em todos os sectores de actividade, mais notada a partir da Primeira Guerra, proporcionava uma relativa independncia econmica e esteve na origem de uma consciencializao de que o seu papel no processo econmico no tinha correspondncia a um estatuto social e politico dignos. No inicio do sculo XX, organizaram-se numerosas associaes de sufragistas que lutaram pelo direito de participao na vida politica, etc. Contudo, s no final dos anos 20 foi reconhecido mulher o direito ao voto e de exerccio de funes politicas. Emancipadas e libertas de todos os preconceitos, as mulheres passam a adoptar novos comportamentos sociais: frequentar festas e clubes nocturnos, praticar desporto, fumar e beber livremente, etc. A valorizao do corpo e da aparncia conduziu ao aparecimento de uma nova mulher que usava o cabelo curto ( garonette) e com as saias mais curtas e ousadas.

A descrena no pensamento positivista e as novas concepes cientficas O Positivismo impusera a ideia de que a cincia tinha a resposta para todos os problemas da Humanidade. Mas, no incio do sculo XX, verifica-se uma reaco anti-racionalista e anti-

positivista, devido s teorias de alguns cientistas face cincia (propunham o relativismo cientifico, segundo o qual a cincia no atinge o conheciment intuicionismo, de Bergson, que defende que o conhecimento no era atravs da evidencia espao, o tempo e o movimento no so absolutos, mas relativos entre si (por exemplo, a existncia de unidades mnimas de matria que no se rege por leis rgidas (o que permitiu explicar o comportamento dos tomos); explicava que as neuroses (qualquer desordem mental) so resultado de traumas, feridas, isto , impulsos, sentimentos, desejos, instintos naturais aprisionados no inconsciente. Criou um mtodo teraputico (psicanlise) que consistia em libertar o paciente dos seus recalcamentos (traumas), procurando traz-los conscincia atravs da interpretao de sonhos. Todas estas novas teorias pem em causa as verdades absolutas que sustentavam o positivismo, influenciando os comportamentos no quotidiano, pois nada mais visto como absoluto mas como questionvel e discutvel.

As vanguardas: rupturas com os cnones das artes e da literatura Nas primeiras dcadas do sculo XX houve uma revoluo imensa nas artes, criando-se uma esttica inteiramente nova, que rompia com as tradies para mostrar uma nova viso da realidade. Esse movimento cultural ficou conhecido como o Modernismo (que revolucionou as artes plsticas, a arquitectura, a literatura e a musica). As principais vanguardas artsticas foram:

Corrente artistica

realidade, ento utilizava a cor com total liberdade.

Exemplo

FAUVISMO

EXPRESSIONISMO

da a sentimentos de angustia e critica social onde se evidencia um acentuado pessimismo, isto , desenvolviam uma temtica pesada, como o desespero, morte, sexo, me -se em abstraccionismo lrico (inspirado no inconsciente) e no geomtrico (focamoralismo e o passado, baseando-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos -se pela oposio

abstracto com o psicolgico; procura abstrairse da racionalidade.

CUBISMO

ABSTRACCIONISMO

FUTURISMO

DADASMO

SURREALISMO

O agudizar das tenses politicas e sociais a partir dos anos 30 A GRANDE DEPRESSO E O SEU IMPACTO SOCIAL Nos anos 30, viveu-se uma trgica crise capitalista, iniciada nos EUA mas alargada ao resto do mundo, a que se deu o nome de Grande Depresso. Esta crise desencadeou-se a partir do crash bolsista de Nova Iorque (1929), que teve origem nos seguintes facto generalizado, dando-se a quebra progressiva das compras aos EUA pelo aumento da produo europeia, o que originou uma acumulao de stocks, ou seja, superproduo). O crash da bolsa provocou a runa de imensos investidores, o que significou a runa dos bancos (falncia). Muitas empresas acabaram por falir, o que provocou elevados ndices de desemprego. Houve uma diminuio do consumo, os preos dos produtos agrcolas registaram uma quebra acentuada e destruram-se produes. A nvel social, teve efeitos desastrosos. A grande depresso no atingiu apenas os EUA. Os pases que estavam dependentes de emprstimos e crdito dos EUA (ustria, Alemanha), e os que exportavam matrias-primas (Austrlia, Brasil, ndia) tambm sofreram, o que originou uma crise a nvel mundial (excepo feita, URSS, que no seguia o modelo econmico capitalista). Em suma, os anos 30 foram tempos de profunda misria e angustia: diminuio de investimento, produo, consumo, as falncias, e o desemprego, alm da queda dos preos (deflao). A gravidade da crise exigiu, como veremos mais frente, medidas de interveno do Estado na economia, instalando a descrena no capitalismo liberal.

AS OPES TOTALITRIAS

(legislativo, executivo e judicial) nas mos de um chefe incontestado e de um s partido e que subordina os direitos individuais aos interesses do Estado, que se considera dono absoluto da verdade. Temos como regimes totalitrios o caso da Rssia Sovitica, da Itlia Fascista e da Alemanha Nazi. Nas dcadas de 20 e 30 do sc. XX, a vida poltica da Europa foi caracterizada por uma emergncia de totalitarismos (tanto de esquerda como de direita). Vrios factores ressentimento resultante da humilhao provocada pela derrota na guerra ou por uma vitria sem recompen fragilidade das democracias liberais

-FASCISMO E NAZISMO A ideologia fascista foi liderada pela Itlia (fascismo) e Alemanha (nazismo), que tinha como tarismo (primazia do Estado sobre o individuo) e o antiparlamentarismo (ao contrrio do sistema pluripartidrio, presente nas democracias, impunhacentralizando-se na figura de um lder inquestionvel que personifica a Nao. Adere-se ideia do governos dos melhores (elites), que tinham que prestar adorao ao seu chefe

por isso, deve ser aniquilada pela represso policial, logo, a violncia est na essncia dos regimes, valorizade uma politica econmica de interveno do Estado para se atingir um ideal de auto-se sacrificar tudo ideais do regime. Assim, os regimes nazi-fascistas opunham-se ao liberalismo e democracia pois defendiam que o individuo e os seus interesses deveriam subjugar-se ao interesse supremo do Estado e no o contrrio. Os fascismos atribuam fraqueza da democracia a incapacidade em dar resposta grave crise econmica. Defendia, por isso, a edificao de um Estado forte e a instaurao do partido nico. O Estalinismo (Rssia Sovitica, URSS) apresenta diferenas dos outros regimes totalitrios na medida em que, um regime socialista e de extrema-esquerda (Os fascismos so de extrema-direita e opem-se ao socialismo). No entanto, os princpios bsicos so os mesmos. O Fascismo opunha-se aos princpios socialistas, ou seja, rejeitava a luta de classes, porque dividia a Nao e enfraquecia o Estado. Contrapunha-lhe um outro sistema baseado no entendimento entre as classes sujeito ao interesse do Estado, concepo que conduziu ao corporativismo.

Fascismo (1922liberdades individuais, defende a supremacia do Estado, e profundamente totalitrio, autoritrio e ditatorial, ou seja, anti-democrtico e anti-socialista. O termo fascismo tambm pode ser aplicado a todos os regimes autoritrios de direita que se seguiram ao fascismo italiano (como o nazismo). Nazismo (1933criado por Adolf Hitler. Tem os mesmos princpios que o fascismo, acrescenta-se, porm, o racismo e anti-semitismo que foi praticado de forma violentssima. Proclamou a superioridade da raa alem, negando completamente outras etnias (da as perseguies aos judeus).

Elites e o enquadramento das massas nos regimes fascistas

As elites, como j foi visto, eram compostas por membros considerados superiores, que tinham de ser respeitadas pelas massas (populaes). A ideologia fascista difundiu-se atravs da propaganda, de modo a levar as populaes a aceitar os valores fascistas. Surgiram diversas organizaes com a finalidade de incutir os ideais fascistas nas populaes (ou seja, enquadrar organizaes onde lhes eram incumbidos os valores fascistas, como o culto do chefe e do Nazi (Alemanha) permitia aos cidados o desempenho de cargos pblicos, e o acesso a um estatuto superior)

A VIOLNCIA NOS FASCISMOS A ideologia fascista defendia a violncia, pois achava que era nessa situao que o homem desenvolvia as suas qualidades. Assim, foi utilizada pelos fascistas para chegar ao poder, assim como para se manterem no poder. A violncia fascista consolidou-se atravs do aterrorizavam qualquer forma de Alemanha, eram locais onde as vitimas do regime fascista eram sujeitas a trabalhos forados, a tortura e ao assassnio em cmaras de gs)

- Violncia racista nazi O desrespeito pelos direitos humanos atingiu os cumes do horror com a violncia do seu racismo. Hitler colocou a raa ariana (alemes e austracos) como superior s restantes. Esta sua tese foi desenvolvida na sua obra Mein Kampf, e obteve grande receptividade por parte dos nazis, o que levou ao maior desrespeito pelos direitos humanos. Obcecado pelo aperfeioamento da raa ariana, promoveu uma seleco de arianos (altos, louros, olhos azuis). Para tal, deveriam ser eliminados os imperfeitos, para alm dos judeus (deficientes, velhos, doentes incurveis, homossexuais), para se melhorar a raa (eugenismo). Os judeus

tornaram-se o alvo preferido da perseguio nazi (pois eram considerados culpados pela derrota alem na guerra e pelos problemas econmicos sofridos) e sofreram na pele uma das maiores humilhaes e torturas na Histria. (antijudeus). Passaram a no poder exercer nenhuma profisso, nem frequentar lugares pblicos, foram obrigados a viver em guetos (bairros separados), e a usar uma estrela amarela para serem rapidamente identificados. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, os nazis causaram a morte de cerca de 6 milhes de judeus atravs da sua politica de genocdio (extermnio em massa) dos judeus. Pela dimenso das crueldades cometidas nos campos de concentrao, este genocdio ficou conhecido como Holocausto.

Estalinismo O Estalinismo uma outra vertente do totalitarismo, que ficou conhecida aps a morte de Lenine (1924). O novo lder, Estaline, imps a submisso violenta dos indivduos ao Estado e ao chefe e empenhou-se na construo de uma sociedade socialista igualitria. Durante este (Pondo fim NEP, Estaline ordenou que se expropriassem as propriedades criadas durante a NEP, para dar origem a quintas colectivas (kolkhozes), o que originou forte oposio por parte dos kulaks (proprietrios agrcolas), levando Estaline a persegui-los e deportlos. Estaline defendia a colectivizao dos meios de produo, pois no seu entender, era o que metas de produo para a economia, atravs dos planos quinquenais (5 em 5 anos). Cada plano definia os objectivos a atingir e os meios necessrios para o efeito. Como consequncia, temos o desenvolvimento de alguns sectores de industria pesada e dos transportes. Esta politica econmica permitiu ao pas recuperar do atraso econmico e atingir acentuados nveis de crescimento da produo agrcola e industrial, factores que permitiram URSS afirma-se como das grandes potencias mundiais. Em termos polticos, Estaline imps um regime totalitarista extremamente repressivo, pois at sua morte, Estaline perseguiu os seus

indesejveis eram condenados a campos de trabalh personalidade de Estaline, atravs da propaganda poltica

A resistncia das democracias liberais O intervencionismo do Estado A dimenso que a crise de 1929 alcanou, fez aparecer opinies/teses de economistas como John Keynes, que defendem que a nica soluo uma maior interveno do Estado, pondo em causa o sistema capitalista. Os EUA optam pela teoria de Keynes, que defendia que ao Estado deveria caber um papel activo de organizador da economia e regulador do mercado, atravs do New Deal (designao dada politica implementada nos EUA, a partir de 1933, que atravs de reformas econmicas e sociais, combateu a depresso dos anos 30), posto em prtica por Franklin Roosevelt (presidente dos EUA na altura). As medidas implementadas pela New Deal (33-34) foram:

Financeiras

Sociais

ibuio de dinheiro aos mais pobres, instituio de reformas por velhice/invalidez, fundo de desemprego, garantia de um salrio mnimo e de liberdade sindical, reduo para 40 horas de trabalho semanal.

Obras Pblicas s, escolas, hospitais (combate ao desemprego)

Agricultura

Indstria

A New Deal permitiu uma recuperao econmica, superando a crise que afectou o mundo capitalista. O liberalismo econmico passou a aceitar o intervencionismo estatal como estratgia de sobrevivncia.

PORTUGAL NO PRIMEIRO PS GUERRA A 1 Repblica Portuguesa vigorou de 1910 a 1926 e foi um perodo conturbado pelos graves problemas sociais, econmicos e polticos que, no entanto, tambm se faziam sentir por toda a Europa, mergulhada em difceis condies de vida aps o primeiro conflito mundial (19141918). Assim, o contexto polticoeconmico-social que Portugal atravessava, no favoreceu em nada a 1 Repblica, que sendo vista inicialmente como a salvao, rapidamente deixou de o entrada de Portugal na Guerra, a situao econmica agravou-se bastante, em que se assistia a uma indstria atrasada e insuficiente, ao predomnio da agricultura, ao aumento do custo de vida, balana oramental deficitria, falta de bens essenciais que levou subida dos preos, desvalorizao da moeda e a co poltica: A guerra tambm trouxe consigo a instabilidade poltica. As divergncias internas eram frequentes, o prprio Partido Republicano subdividiu-se em vrios partidos e os governos continuavam a suceder-se. A instabilidade governativa era inegvel, visto que em 16 anos de regime, houve 45 governos. A constante tentativa de derrubar o regime no ajudava. ou seja, o regime republicano perdeu muito apoio, principalmente das classes mdias e do operariado. Houve uma grande agitao social, verificando-se vagas grevistas e movimentos anti-republicanos. A Repblica perdeu, ainda, grande parte do suporte popular devido s suas medidas anticlericais (separao total entre o Estado e a Igreja), o que teve efeitos catastrficos sobre a opinio pblica, maioritariamente catlica. Com um ambiente destes, tornou-se fcil o derrube da 1 Repblica atravs de um golpe de estado militar, que se deu a 28 de Maio de 1926. Este golpe ps fim Repblica Portuguesa e deu-se incio a um regime de Ditadura Militar que se manteve at 1933, altura em que instaurado o Estado Novo de Salazar, e d-se inicio a uma nova vida poltica em Portugal.

PORTUGAL E O ESTADO NOVO Tal como aconteceu noutros pases, cujos regimes foram influenciados pela ideologia fascista, tambm em Portugal se verificou a progressiva adopo do modelo italiano atravs da edificao do Estado Novo. Designa-se, assim, por Estado Novo, o regime totalitrio de tipo fascista que vigorou em Portugal de 1933 a 1974, caracterizado por ter um Estado forte, com supremacia sobre os interesses individuais, anti-liberal, anti-democrtico e anti-parlamentar, autoritrio e nacionalista. Em 1928, foi nomeado para o governo, a fim de exercer funes de ministro das Finanas, Antnio de Oliveira Salazar que, devido sua aco, conseguiu um saldo positivo para o oramento de Estado, tendo sido nomeado chefe do governo em 1932 devido a esse milagre econmico, passando a controlar todos os sectores (da a que o regime seja normalmente denominado por Salazarismo). Este projecto poltico de Salazar (1933) caracterizou-DEMOCRTICO Defendia um Estado forte (ditatorial, autoritrio, anti-parlamentar e anti-democrtico), que recusava as liberdades individuais e a soberania popular: Tudo no Estado, nada Fora do Estado. Salazar foi um forte opositor da democracia liberal e do pluripartidarismo. No entanto, tambm negava os ideais marxistas e a luta de classes. Na sua ptica, o interesse de todos devia sobrepor-se s

convenincias individuais. Assim, os direitos individuais dos cidados no eram respeitados. Os opositores polticos eram perseguidos e encerrados em prises polticas, o que demonstra o carcter repressivo do regime salazarista. Os meios repressivos utilizados pelo regime eram a censura e as polcias polticas. Prestavase o culto ao chefe, isto , destacava-se a figura de Salazar, considerado Salvador da Ptria, que a propaganda poltica alimentava. Havia um partido nico, a Unio Nacional.

empenhou-se na recuperao dos valores que considerava fundamentais, como Deus, Ptria, Famlia, Paz Social, Moralidade, Autoridade, que no podiam ser postos em causa. A base da nao era a famlia, o homem era o trabalhador e o papel da mulher foi reduzido. Empenhouse tambm na defesa de tudo o que fosse tradicional e genuinamente portugus, revestindo de importncia a ruralidade e rebaixando a sociedade industrializada. Deu proteco especial Igreja, baseado no lema "Deus, Ptria, Famlia". O carcter nacionalista destacou-se, pois louvou e comemorou os heris e o passado glorioso da Ptria, valorizou as produes culturais portuguesas e incutiu os valores nacionalistas atravs das milcias de enquadramento das massas. Alm disso, o regime salazarista utilizava as colnias em proveito dos interesses da nao, seguindo os parmetros definidos pelo Acto Colonial de 1930. CARCTER -se empenhado na unidade da nao e no fortalecimento da Nao. Defendia, assim, que os indivduos apenas tinham existncia para o Estado se integrados em organismos ou corporaes pelas funes que desempenham e os seus interesses harmonizamINTERVENCIONISTA A estabilidade financeira tornou-se numa prioridade. O Estado Novo apostou num modelo econmico fortemente intervencionista e autrquico, que se fez sentir assim, pretendia-se tornar Portugal mais independente da ajuda estrangeira, criando-se incentivos especializao em produtos como a batata, vinho, etc. Um grande objectivo de Salazar, era tornar a economia portuguesa isolada de possveis crises econmicas externas. A constitui uma prioridade ao Estado Novo. O condicionamento industrial consistia na limitao, pelo Estado, do n de empresas existentes e do equipamento utilizado, pois a iniciativa privada dependia, em larga medida, da autorizao do Estado. Funcionava assim, como um travo livre-concorrncia. Mais do que o desenvolvimento industrial, procurava-se evitar a sobre principal objectivo o combate ao desemprego e a modernizao das infra-estruturas do pas. A interveno activa do Estado fez-se sentir atravs da edificao de pontes, expanso das redes telegrfica e telefnica, obras de alargamento nos portos, construo de barragens, expanso da electrificao, construo de edifcios pblicos (hospitais, escolas, tribunais), etc. A poltica de construo de obras pblicas foi aproveitada (politicamente) para incutir no povo portugus a ideia de que Salazar era imprescindvel modernizao material do Pas.

O projecto cultural do Regime No contexto de um regime de tipo totalitrio, a cultura portuguesa encontrava-se subordinada ao Estado e servia de instrumento de propaganda poltica. O Estado Novo compreendeu a necessidade de uma produo cultural submetida ao regime, por isso, pela via da persuaso, o Estado Novo concebeu um projecto que vai instrumentalizar os artistas para a propaganda do seu ideal. A este projecto cultural chamou-se de Poltica de Esprito. Foi o meio encontrado para mediatizar o regime, em que era proporcionado uma atmosfera saudvel imposio dos valores nacionalistas e patriticos. Tudo servia para divulgar as tradies nacionais e engrandecer a civilizao portuguesa (restauro de monumentos, festas populares, peas de

teatro, cinema, etc.) Salazar defendia que as artes e as letras deveriam inculcar no povo, o amor da ptria, o culto dos heris, as virtudes familiares, a confiana no progresso, ou seja, o iderio do Estado Novo.

NASCIMENTO E AFIRMAO DE UM NOVO QUADRO GEOPOLTICO A RECONSTRUO DO PSGUERRA - A definio das reas de influncia Ainda decorria a 2 Guerra Mundial, e j os Aliados EUA, URSS, Inglaterra -, confiantes na vitria, procuravam estratgias para estabelecer uma nova ordem internacional, e definir os termos da paz que se avizinhava, atravs da realizao de

Desmembramento da Alemanha e confi-la aos Aliados, consequentemente destruindo o regime nazi (estabelecimento da democracia na Europa) e imposio Alemanha o pagamento das reparaes da Guerra; Definio das fronteiras da Polnia.

), com o objectivo de confirmar as resolues em

julgados no Tribunal de Nuremberga; Especificao das indemnizaes Alemanha, isto , o tipo e o montante.

No final do conflito, estava definido um novo mapa poltico europeu, marcada pela emergncia de duas grandes potncias, vencedoras da Guerra, perante uma Europa destruda e desorganizada, emergindo, ento, um novo desenho geopoltico que se sustenta na formao de definio de duas grandes reas de influncia: a rea sovitica (URSS) e a rea americana (EUA). A diviso da Europa reforou a desconfiana e conduziu ao endurecimento de posies entre os dois blocos geopolticos, que marcaria o perodo da Guerra Fria. A ruptura entre os EUA e a URSS deveu-se extenso da influncia sovitica na Europa de Leste, ou seja, a extenso do comunismo provocou a crtica das democracias da Europa Ocidental e dos EUA. Churchill utilizou a clebre expresso cortina de ferro para se referir ao isolamento da Europa de Leste, que estavam fechados ao dilogo com as democracias ocidentais. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS A ONU foi criada em 1945, segundo o projecto de Roosevelt. Na Carta das Naes Unidas esto contidos os objectivos que presidiram sua relaes de amizade entre as naes (baseada no principio de igualdade entre os povos), realizar a cooperao internacional (para promover e estimular o respeito pelos direitos humanos) e harmonizar os esforos das naes para concretizar estes objectivos (servir como mediador) - AS NOVAS REGRAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL Havia conscincia de que estava eminente uma grave crise econmica, pois os pases europeus encontravam-se arruinados e desorganizados. Assim, em 1944, na Conferncia de Bretton Woods, um grupo de

economistas reuniu-se a fim de estabelecer uma nova ordem econmica e financeira internacional e relanar o comrcio com base em moedas estveis. As principais directrizes Internacional (assistncia financeira aos pases em dificuldades), do Sistema Monetrio Internacional (que assentou no dlar como moedachave), do Banco Internacional para a Reconstruo e Desenvolvimento (apoiava projectos de reconstruo das economias).

Apesar de todos os esforos para desenvolver a economia mundial, a Europa continuava frgil. Com receio que a crise europeia se estendesse aos EUA, os americanos decidiram tomar medidas imediatas. Surge, assim, o Plano Marshall (1947), que consistiu na ajuda prestada pelos EUA Europa aps a Segunda Guerra Mundial. Este programa de auxlio foi acolhido com entusiasmo pela generalidade dos pases, e foi verdadeiramente essencial recuperao europeia, pois os pases beneficirios receberam 14000 milhes de dlares. Para operacionalizar esta ajuda, foi criada a OECE (Organizao Europeia de Cooperao Econmica). Em 1949, d-se a resposta da URSS ao Plano Marshall, com a criao do Plano Molotov e COMECON, que estabeleceu as estruturas de cooperao econmica da Europa de Leste. A diviso do mundo em dois blocos antagnicos consolidou-se e os tempos da Guerra Fria estavam cada vez mais prximos

O TEMPO DA GUERRA FRIA A CONSOLIDAO DE UM MUNDO BIPOLAR Guerra Fria a expresso que se atribui ao clima de tenso poltico-ideolgico que no final da Segunda Guerra Mundial se instalou entre as duas superpotncias (EUA e URSS), e que se estende at ao final da dcada de 80. No entanto, nunca houve um conflito directo, caracterizando-se apenas pela corrida aos armamentos, ameaas e movimentos de espionagem, conflitos locais, etc. Era uma guerra de nervos, sustentada pelo antagonismo de duas concepes diferentes de organizao poltica (EUA Liberalismo/Capitalismo; URSS Socialismo/Comunismo). Assim, no tempo da Guerra Fria, assistiu-se consolidao de um mundo bipolar. De um lado, um bloco liderado pelos EUA, politicamente adepto da democracia liberal, pluripartidria e economicamente defensor do modelo capitalista (assente na livre iniciativa e na livre concorrncia). Do outro lado, o bloco liderado pela URSS, defensora do regime socialista, cujo modelo econmico assentava nos princpios da colectivizao e planificao estatal da economia.

O mundo capitalista as militares que simbolizaram o antagonismo militar, ou seja, os EUA e a URSS procuraram estender a sua influncia ao maior nmero possvel de pases. Criou-se a Organizao do Tratado do Atlntico Norte (OTAN), liderado pelos EUA (sendo o objectivo principal a segurana colectiva, isto , ter a capacidade de resposta perante a um ataque armado) e, em resposta, foi constitudo o Pacto de Varsvia, liderado pela URSS, para a defesa militar do seu decorrer de 25/30 anos aps a guerra, os pases europeus recuperaram e viveram uma excepcional recuperao econmica (a produo industrial cresceu, houve uma revoluo nos transportes, cresceu o numero de empresas, a agricultura modernizou-se, o sector tercirio expandiu-se, etc.). Este desenvolvimento econmico fez nascer a sociedade de consumo, isto , as populaes so incitadas a comprar um nmero crescente de bens que ultrapassam a satisfao das necessidades bsicas (lar materialmente confortvel, bem equipado com electrodomsticos, rdio, TV, telefone, automveis, etc.), tudo isto possvel devido ao pleno emprego e bons

salrios (resultados da recuperao econmica). A forma que se arranjou para estimular o firmao do Estado-Providncia A Grande Depresso j tinha demonstrado a importncia de um Estado econmica e socialmente interventivo. O Estado torna-se, por esta via, o principal agente econmico do pas, o que lhe permite exercer a sua funo reguladora da economia. O pas pioneiro do Welfware State, isto , o Estado do bem-estar (Estado Providncia), foi o Reino Unido, onde cada cidado tem asseguradas as suas necessidades bsicas. Ao Estado caber a tarefa de corrigir as desigualdades, da o seu intervencionismo. As medidas principais do EP foram a nacionalizao da economia e o garantir de reformas que abrangesse situaes como maternidade, velhice, doenas. Este conjunto de medidas visa um duplo objectivo: por um lado reduz a misria e o mal-estar social; por outro, assegura uma certa estabilidade economia. O Estado-Providncia foi um factor da prosperidade econmica.

O mundo comunista

regimes comunistas, inspirados no modelo sovitico, por todo o mundo, ou seja, estendeu a sua influncia Europa, sia e frica. Os pases europeus que aderiram ao modelo sovitico foram a Bulgria, Albnia, Romnia e Polnia. Estes novos pases socialistas receberam a designao de democracias populares (designao atribuda aos regimes em que o Partido Comunista, afirmando representar os interesses dos trabalhadores, se impem como Partido nico, controlando as instituies do Estado). Como resposta OTAN, a URSS cria o Pacto de Varsvia, com objectivos idnticos: a assistncia mtua entre os pases membros. Os pases asiticos que sofreram influncia sovitica foram a Monglia, China e Coreia. O ponto fulcral da expanso comunista na Amrica Latina foi Cuba, onde um punhado de revolucionrios sob Opes e realizaes da economia de direco central No final da 2 guerra, a economia sovitica estava arrasada. Para afirmar o seu papel de superpotncia, obtido com a vitria, havia que recuperar e rapidamente. Para tal, foi recuperada a planificao econmica, onde foi dado prioridade indstria pesada. Assim, a URSS e os pases de modelo sovitico registaram um crescimento industrial to significativo que ascenderam segunda posio da indstria mundial. No entanto, o nvel de vida das populaes no acompanhou esta evoluo econmica (faltavam bens de consumo, os horrios de trabalho so excessivos, os salrios so baixos, as populaes amontoam-se em bairros perifricos, etc.) No entanto, as economias de

econmica, o jogar pelo seguro, reduzia certos factores importantes, como o risco no investimento, o que revelou ser um entrave ao progresso. Destes bloqueios econmicos resultou a estagnao da economia sovitica. Apesar de inmeras tentativas de a ultrapassar, estes bloqueios acabaro por conduzir falncia dos regimes comunistas europeus, no fim dos anos 80. A extino da Unio Sovitica deu-se a 1991.

PORTUGAL DO AUTORITARISMO DEMOCRACIA Imobilismo poltico e crescimento econmico do ps-guerra a 1974 Politicamente, aps a Segunda Guerra Mundial, Portugal manteve a mesma feio autoritria, ignorando a onda democrtica que inundava a Europa. No que se refere economia, viveu-se um perodo conturbado na medida em que o atraso do pas era evidente, no acompanhando o crescimento econmico do resto da Europa, marcado pela estagnao do mundo rural e pela emigrao. Por outro lado, tambm ocorreu um considervel surto industrial e urbano, e as colnias tornaram-se alvo das preocupaes. A economia manteve estruturas que impossibilitaram o crescimento econmico.

Apesar da agricultura ser o sector dominante, era pouco desenvolvida, caracterizada por baixos ndices de produtividade, que fazia de Portugal dos pases mais atrasados da Europa. O principal problema consistia na dimenso das estruturas fundirias, no Norte predominava o minifndio, que no possibilitava mecanizao; no Sul estendiam-se propriedades imensas (latifndios), que se encontravam subaproveitadas. O dfice agrcola foi aumentando, e ao longo dos anos 60 e 70 e assistiu-se a um elevado xodo rural e emigrao, pois as populaes procuravam melhores condies de vida, condenando a agricultura a um quase desaparecimento. Face a esta situao, a partir de 1953, foram elaborados Planos de Fomento para o desenvolvimento industrial. O I Plano (1953-1958) e o II Plano (1959-1964) davam continuidade ao modelo de autarcia e substituio de importaes, mas no contavam com o apoio dos proprietrios. s a partir de meados dos anos 60, com o Plano Intercalar de Fomento (1965-1967) e o III Plano (19681973), que o Estado Novo delineia uma nova poltica econmica: - Defende-se a produo industrial orientada para a exportao; - D-se prioridade industrializao em relao agricultura; - Estimula-se a concentrao industrial; - Admite-se a necessidade de rever a lei do condicionamento industrial (que colocava entraves livre concorrncia. O grande ciclo salazarista aproximava-se do fim). No decurso do II Plano, o nosso pas viria a integrar-se na economia europeia e mundial, integrando a EFTA, a BIRD e a GATT. A adeso a estas organizaes marca a inverso na poltica da autarcia do Estado Novo. Esta poltica confirmou a consolidao de grandes grupos econmicos e financeiros em Portugal e o acelerar do processo industrial.

Enquanto que nas dcadas de 30 e 40 a emigrao foi bastante reduzida, a dcada de 60 tornou-se no perodo de emigrao mais intenso da nossa histria, pelos seguintes motivos: - a poltica industrial provocou o esquecimento do mundo rural, logo, sair da aldeia era uma forma de fugir misria; - os pases europeus que necessitavam de mo-de-obra, pagavam com salrios superiores; - a partir de 61, a emigrao foi, para muitos jovens, a nica maneira de no participar na guerra entre Portugal e as colnias africanas. Por essa razo, a maior parte da emigrao fez-se clandestinamente. O Estado procurou salvaguardar os interesses

dos nossos emigrantes, celebrando acordos com os principais pases de acolhimento. O Pas passou, por esta via, a receber um montante muito considervel de divisas: as remessas dos emigrantes. Tal facto, que muito contribuiu para o equilbrio da nossa balana de pagamentos e para o aumento do consumo interno, induziu o Governo a despenalizar a emigrao clandestina e a suprimir alguns entraves.

O surto industrial traduziu-se no crescimento do sector tercirio e na progressiva urbanizao do pas. D-se o crescimento das cidades e a concentrao populacional. Em Lisboa e Porto, as maiores cidades portuguesas, propagam-se subrbios. No entanto, esta expanso urbana no foi acompanhada da construo das infra-estruturas necessrias, aumentando as construes clandestinas, proliferam os bairros de lata, degradam-se as condies de vida (incremento da criminalidade, da prostituio). Mesmo assim, o crescimento urbano teve tambm efeitos positivos, contribuindo para a expanso do sector dos servios e para um maior acesso ao ensino e aos meios de comunicao.

Aps a guerra mundial, o fomento econmico das colnias tambm passou a constituir uma preocupao ao governo. Angola e Moambique receberam uma ateno privilegiada. Os investimentos do Estado nas colnias, a partir de 1953, foram includos nos Planos de Fomento. O objectivo desta preocupao reforada, era mostrar comunidade internacional que a presena portuguesa era essencial ao desenvolvimento desses territrios, atravs de medidas como a criao de infra-estruturas, incentivos ao investimento nacional, estrangeiro e privado, criao do EPP (Espao Econmico Portugus, com vista abolio de entraves comerciais entre Portugal e as suas colnias), reforo da colonizao branca e desenvolvimento dos sectores agrcola, extractivo e industrial.

A radicalizao das oposies e o sobressalto poltico de 1958 Em 1945, a grande maioria dos pases europeus festejavam a vitria da democracia sobre os fascismos. Parecia, assim, que estavam reunidas todas as condies para Salazar tambm optar pela democratizao do pas. Salazar encenou, ento, uma viragem poltica, aparentando dissolveu a Assembleia Nacional e convocou eleies antecipadas, que Salazar anunciou to livres como na livre Inglaterra. Em 1945, os portugueses foram convidados a apresentar listas de candidatura s eleies legislativas (para eleger os deputados da Assembleia Nacional). A oposio democrtica (conjunto dos opositores ao regime no segundo ps-guerra) concentrou-se em torno do MUD (Movimento de Unidade Democrtica), criado no mesmo ano. O impacto deste movimento, que d incio chamada oposio democrtica, ultrapassou todas as previses. Oposi polticas heterodoxas (monrquicos, republicanos, socialistas e comunistas) que, de forma legal ou semi-legal, se opunham ao Estado Novo, adquirindo visibilidade, face aos constrangimentos impostos s liberdades pelo regime, em pocas eleitorais. Para garantir a legitimidade no acto eleitoral, o MUD formula algumas exigncias, que considera fundamentais, como o adiamento das eleies por 6 meses (a fim de se institurem partidos polticos), a reformulao dos cadernos eleitorais e a liberdade de opinio, reunio e de informao. As esperanas fracassaram. Nenhuma das reivindicaes do Movimento foi satisfeita e este desistiu por considerar que o acto eleitoral no passaria de uma farsa. A apreenso das listas pela PIDE permitiu perseguir a oposio democrtica. Em 1949, aquando das eleies presidenciais, a oposio democrtica apoiou o candidato Norton de Matos, que concorria contra o candidato do regime, scar Carmona. Era a primeira vez que um candidato da oposio concorria Presidncia da Repblica e a campanha voltou a entusiasmar o Pas mas, no entanto, face a uma severa represso, Norton de Matos apresentou tambm a sua desistncia pouco antes das eleies. 1958 Ano de novas eleies presidenciais. O Governo pensou ter controlado a situao at que, em 1958, a candidatura de Humberto Delgado a novas eleies presidenciais desencadeou um terramoto poltico. A sua coragem em criticar a ditadura, apelidou-o de general sem medo. O anncio do seu propsito de no desistir das eleies e a forma destemida como anunciou a sua inteno de demitir Salazar caso viesse a ser eleito, fizeram da sua campanha um acontecimento nico no que respeita mobilizao

popular. De tal forma que o governo procurou limitar-lhe os movimentos, acusando-o de provocar agitao social, desordem e intranquilidade pblica. O resultado revelou mais uma vitria esmagadora do candidato do regime (Amrico Toms), mas desta vez, a credibilidade do Governo ficou profundamente abalada. Salazar comeou a tomar conscincia de que se estava a tornar difcil continuar a enganar a opinio pblica. A campanha de Humberto Delgado desfez qualquer iluso sobre a pretensa abertura do regime salazarista. Humberto Delgado foi assassinado pela PIDE em 1965.

A questo colonial Tornou-se difcil para o Governo Portugus manter a sua poltica colonial. Depois da segunda guerra mundial, e com a aprovao da Carta das Naes Unidas, o Estado Novo viu-se obrigado a rever a sua poltica colonial e a procurar solues para o futuro do nosso imprio. Em termos ideolgicos, a mstica do imprio substituda pela ideia da singularidade da colonizao portuguesa. Os portugueses tinham mostrado uma grande capacidade de adaptao vida nas colnias onde no havia racismo e as raas se misturavam e as culturas se espalhavam. Esta teoria era conhecida como luso-tropicalismo. No campo jurdico, a partir de 1951, desaparece o conceito de colnia, que substitudo pelo de provncia ultramarina e desaparece o conceito de Imprio Portugus, substitudo por Ultramar Portugus. A presena portuguesa em frica no sofreu praticamente contestao at ao incio da guerra colonial. Excepo feita ao Partido Comunista Portugus que no seu congresso de 1957 (ilegal), reconheceu o direito independncia dos povos colonizados. Entretanto, em 1961, no seguimento da ecloso das primeiras revoltas em Angola, comeam a notarse algumas divergncias nas posies a tomar sobre a questo do Ultramar. Confrontam-se, ento, 2 teses divergentes: a integracionista e a federalista. A 1 defendia a poltica at a seguida, lutando por um Ultramar plenamente integrado no Estado portugus; a 2 considerava no ser possvel, face presso internacional e aos custos de uma guerra em frica, persistir na mesma via. Defendia a progressiva autonomia das colnias e a constituio de uma federao de Estados que garantisse os interesses portugueses. Os defensores da tese federalista chegaram a propor ao Presidente a destituio de Salazar. Destitudos acabaram por ser eles, saindo reforada a tese de Salazar, que ordenou que o Exrcito Portugus avanasse para a Angola, dando incio a uma guerra que se prolongou at queda do regime, em 1974.

A luta armada O negar da possibilidade de autonomia das colnias africanas, fez extremar as posies dos movimentos de libertao que, nos anos 50 e 60, se foram formando na frica portuguesa. Em Angola, em 1955, surge a UPA (Unio das Populaes de Angola) que, 7 anos mais tarde, se transforma na FNLA (Frente de Libertao de Angola); o MPLA (Movimento Popular de Libertao de Angola) forma-se em 1956; e a UNITA (Unio para a Independncia Total de Angola) surge em 1966. A guerra inicia-se em Angola a 1961. Em Moambique, a luta dirigida pela FRELIMO (Frente de Libertao de Moambique) fundada em 1962. A guerra estende-se a Moambique em 1964. Na Guin, distingue-se o PAIGC (Partido para a Independncia da Guin e Cabo Verde) em 1956 e a guerra alastrou-se Guin em 1963. Portugal viu-se envolvido em duras frentes de batalha que, custa de elevadssimos custos materiais e humanos, chegou a surpreender a comunidade internacional.

O isolamento internacional A carta das naes unidas estabeleceu que todas as naes tinham o direito sua autodeterminao. Contudo, Portugal recusou-se a aceitar esta ideia dizendo que as provncias

ultramarinas faziam parte de Portugal. Tal postura conduziu, inevitavelmente, ao desprestgio do nosso pas, que foi excludo de vrios organismos das Naes Unidas e alvo de sanes econmicas por parte de diversas naes africanas. A recusa de todas as ofertas e planos (como a ajuda americana por exemplo), remeteu Portugal para um isolamento, evidenciado na expresso de Salazar, orgulhosamente ss.

A Primavera Marcelista Em 1968, Salazar foi substitudo Marcello Caetano, no cargo de presidente do Conselho de Ministros, que fez reformas mais liberais para a democratizao do regime. Nos primeiros meses o novo governo at deu sinais de abertura, perodo este conhecido por Primavera Marcelista (alargou o sufrgio feminino por ex.). Contudo, o oscilar entre indcios de renovao e seguir as linhas do salazarismo, resultou no fracasso da tentativa reformista. A PIDE mudou o seu nome para DGS e diminuiu, ao incio, a virulncia das suas perseguies. No entanto, face ao movimento estudantil e operrio, prendeu, sem hesitaes, os opositores ao regime; A Censura passou a chamar-se Exame Prvio; se este, inicialmente, tolerou algumas criticas ao regime, cedo se verificou que actuava nos mesmos moldes da Censura; A oposio no tinha liberdade de concorrer s eleies e a poltica Marcelista era criticada como sendo incapaz de evoluir para um sistema mais democrtico. Tudo isto levou revoluo de 25 de Abril de 1974.

Da revoluo estabilizao da democracia O Movimento das Foras Armadas e a ecloso da Revoluo O problema da guerra colonial continuava por resolver. Perante a recusa de uma soluo poltica pelo Governo Marcelista, os militares entenderam que se tornava urgente pr fim ditadura e abrir o caminho para a democratizao do pas. A Revoluo de 25 de Abril de 1974 partiu da iniciativa de um grupo de oficiais do exrcito portugus O Movimento dos Capites (1973), liderado por Costa Gomes e Spnola, que tinha em vista o derrube do regime ditatorial e a criao de condies favorveis resoluo poltica da questo colonial. Estes acontecimentos deram fora queles que, dentro do Movimento (agora passava-se a designar por MFA Movimento das Foras Armadas), acreditavam na urgncia de um golpe militar que, restaurando as liberdades cvicas, permitisse a to desejada soluo para o problema colonial. Depois de uma tentativa precipitada, em Maro, o MFA preparou minuciosamente a operao militar que, na madrugada do dia 25 de Abril de 1974 ps fim ao Estado Novo.

Operao Fim-Regime A operao militar teve incio com a transmisso, pela rdio, das canes-senha, que permitia s unidades militares sarem dos quartis para cumprirem as misses que lhes estavam destinadas. A resistncia terminou cerca das 18h, quando Marcello Caetano se rendeu pacificamente ao general Spnola. Entretanto, j o golpe militar era aclamado nas ruas pela populao portuguesa, cansada da guerra e da ditadura, transformando os acontecimentos de Lisboa numa exploso social por todo o pas, uma autntica revoluo nacional que, pelo seu carcter pacfico, ficou conhecido como a Revoluo dos Cravos. A PIDE foi a ltima a render-se na manh seguinte.

A caminho da democracia O desmantelamento das estruturas do Estado Novo O acto revolucionrio permitiu que se desse incio ao processo de desmantelamento do Estado Novo. No prprio dia da revoluo, Portugal viu-se sob a autoridade de uma Junta de Salvao presidente da Repblica e o presidente do Conselho foram destitudos, bem como todos os governadores civis e outros quadros administrativos; A PIDE-DGS, a Legio Portuguesa e as Organizaes da Juventude foram extintas, bem como a Censura (Exame Prvio) e a Aco Nacional Popular; Os presos polticos foram perdoados e libertados e as personalidades no exlio puderam regressar a Portugal; Iniciou-se o processo da independncia das colnias e organizao de eleies para formar a assembleia constituinte que iria aprovar a nova constituio da Repblica. A Junta de Salvao Nacional nomeou para Presidente da Repblica o Antnio de Spnola, que escolheu Adelino para chefiar o governo provisrio.

Tenses polticas ideolgicas na sociedade e no interior do MFA O perodo Spnola

Os tempos no foram fceis para as novas instituies democrticas. Passados os primeiros momentos de entusiasmo, seguiram-se dois anos politicamente muito conturbados, originando graves confrontaes sociais e polticas. Rapidamente comearam as reivindicaes, as greves e as manifestaes influenciadas pelos partidos da esquerda. O governo provisrio mostrou-se incapaz de governar o pas e demitiu-se, o que fez com que o upo apoiante do general Spnola (procurava controlar o movimento popular que podia originar outra ditadura, desta vez de extremaapoiantes (defendia a orientao do regime para um socialismo revolucionrio. O desfecho destas tenses culminou com a demisso do prprio general Spnola, aps o falhano da convocao de uma manifestao nacional em seu apoio, e a nomeao de outro militar, o general Costa Gomes, como Presidente da Repblica.

A radicalizao do processo revolucionrio No perodo entre a demisso de Spnola (Setembro 1974) e a aprovao da nova Constituio da Repblica (1976), Portugal viveu uma situao poltica revolucionria repleta de antagonismos sociais. Durante estes dois anos, o poder esteve entregue ao MFA, a Vasco Gonalves, que assumiu uma posio de extrema-esquerda e uma forte ligao ao Partido Comunista. A data-chave 11 de Maro de 1975: tentando contrariar a orientao esquerdista da revoluo, Antnio de Spnola tentou um golpe militar (fracassado). Em resposta, a MFA cria o Conselho da Revoluo, ligado ao PCP, que passa a funcionar como rgo executivo do MFA e tornou-se o verdadeiro centro do poder (concentra os poderes da Junta de Salvao Nacional e do Conselho de Estado), e prope-se orientar o Processo Revolucionrio em Curso PREC que conduziria o Pas rumo ao socialismo.

As eleies de 1975 e a inverso do processo revolucionrio Das eleies de 1975, sai vitorioso o Partido Socialista, que passa a reclamar maior interveno na actividade governativa. Vivem-se os tempos do Vero Quente de 1975, em que esteve iminente o confronto entre os partidos conservadores e os partidos de esquerda. em pleno Vero Quente que um grupo de 9 oficiais do prprio Conselho da Revoluo, encabeados pelo major Melo Antunes, crtica abertamente os sectores mais radicais do MFA: contestava o clima de anarquia instalado, a desagregao econmica e social e a decomposio das estruturas do Estado. Em consequncia, Vasco Gonalves foi demitido. Era o fim da fase extremista do processo revolucionrio. A revoluo regressava aos princpios democrticos e pluralistas de 25 de Abril, que sero confirmados com a Constituio de 1976.

Politica Econmica anti-monopolista e interveno do Estado a nvel econmicofinanceiro Os tempos da PREC tinham em vista a conquista do poder e o reforo da transio ao socialismo. Assim, nessa altura, tomaram-se um conjunto de medidas que assinalaram a viragem ideolgica no sentido do marxismo-leni os sectores da economia), as nacionalizaes (o Estado apropriou-se dos bancos, dos seguros, das empresas, etc., passando a ter mais controlo da economia), a reforma agrria (procedeuse colectivizao dos latifndios do Sul e expropriao e nacionalizao pelo Estado e a constituio de Unidades Colectivas de Produo (UCP). Graas ao partido comunista foi aprovada a legislao para a reforma agrria com proteco dos trabalhadores e dos grupos econmicos mais desfavorecidos atravs das novas leis laborais, salrio mnimo nacional, aumento de penses e reformas.)

A opo constitucional de 1976 Depois de um ano de trabalho, a Assembleia Constituinte terminou a Constituio, aprovada em 25 de Abril de 1976. A constituio consagrou um regime democrtico e pluralista,

garantindo as liberdades individuais e a participao dos cidados na vida poltica atravs da votao em eleies para os diferentes rgos. Alm disso, confirmou a transio para o socialismo como opo da sociedade portuguesa. Mantm, igualmente, como rgo de soberania, o Conselho da Revoluo considerado o garante do processo revolucionrio. Este rgo continuar a funcionar em estreita ligao com o presidente da Repblica, que o encabea. A nova constituio entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, exactamente dois anos aps a Revolta dos Cravos. A Constituio de 1976 foi, sem dvida, o documento fundador da democracia portuguesa.

O reconhecimento dos movimentos nacionalistas e o processo da descolonizao O processo descolonizador A nvel interno, a independncia pura e simples das colnias colhia o apoio da maioria dos partidos que se legalizaram depois do 25 de Abril e tambm nesse sentido se orientavam os apelos das manifestaes que enchiam as ruas do pas. nesta conjuntura que o Conselho de Estado reconhece s colnias o direito independncia. Intensificam-se, ento, as negociaes com os movimentos aos quais Portugal reconhece legitimidade para representarem o povo dos respectivos territrios. No entanto, Portugal encontrava-se num a posio muito frgil, quer para impor condies quer para fazer respeitar os acordos. Desta forma, no foi possvel assegurar, como previsto, os interesses dos Portugueses residentes no Ultramar. Fruto de uma descolonizao tardia e apressada e vtimas dos interesses de potncias estrangeiras, os territrios africanos no tiveram um destino feliz.

O fim do mundo sovitico A Era Gorbatchev uma nova poltica No incio dos anos 80, a Unio Sovitica encontrava-se numa situao preocupante. Foi na conjuntura de crise que surge Mikhail Gorbatchev, eleito secretrio-geral do PCUS em 1985. Sem querer por em causa a ideologia e o sistema poltico vigente, Gorbatchev entendeu, no (assiste-se a uma descentralizao da economia, atravs da adaptao da economia planificada a uma economia de mercado, onde passa a ser reconhecida a livre iniciativa e a expresso, aboliu-se a censura e acabou-se com as perseguies polticas, visando a participao mais activa dos cidados na vida poltica) Para alm da reconverso econmica e a abertura democrtica, Gorbatchev tambm pretendia uma aproximao ao mundo ocidental, nomeadamente no sentido do desarmamento, para se chegar a um clima internacional estvel.

O colapso do mundo sovitico Entretanto, as reformas liberais empreendidas por Gorbatchev tiveram grande impacto nos pases de Leste europeu. No ano de 1989, uma vaga democratizadora varre o Leste, assistindose a uma subverso completa do sistema comunista : Na Polnia, Checoslovquia, Bulgria, Romnia, etc, os partidos comunistas perdem o seu lugar de partido nico e realizam-se as primeiras eleies livres do ps-guerra. Assim, a cortina de ferro que separava a Europa, comea a dissipar-se: as fronteiras com o Ocidente so abertas e, nesse mesmo ano, cai o Muro de Berlim, reunificando a Alemanha (antes dividida em duas pelo muro). Ainda Checoslovquia divide-se em duas repblicas A Repblica Checa e a Eslo novos estados independentes, atravs da extino da Jugoslvia, como a Eslovnia, BsniaHerzegovina, Crocia Nesta altura, a dinmica poltica desencadeada pela perestroika tornarase j incontrolvel, conduzindo, tambm, ao fim da prpria URSS. Gorbatchev nunca pretendia o fim do comunismo ou do socialismo, tenta parar o processo pela fora, fazendo com que o apoio da populao se concentre em Boris Ieltsin, que eleito presidente da Repblica da Rssia, em Junho de 91 (que toma a medida extrema de proibir as actividades do partido comunista). No Outono de 91, a maioria das repblicas da Unio declara a sua independncia. Em 21 de Dezembro, nasce oficialmente a CEI Comunidade de Estados Independentes, qual aderem 12 das 15 repblicas que integravam a Unio Sovitica. Estava consumado, assim, o fim do bloco sovitico e da URSS.

Os problemas da transio para a economia de mercado A transio para a economia de mercado mostrou-se difcil e teve um impacto muito negativo na vida das de consumo, a par da liberalizao dos preos, estimulou uma inflao galopante (subida de

preos), que no era acompanhada por uma subida de salrios, lanando a populao na misria. Os pases de Leste viveram tambm, de forma dolorosa, a transio para a economia de mercado. Privados dos importantes subsdios que recebiam da Unio Sovitica, sofreram uma brusca regresso econmica. De acordo com o Banco Mundial a pobreza espalhou-se e cresceu a um ritmo mais acelerado do que em qualquer lugar do mundo. A percentagem de pobres elevou-se de 2 para 21% da populao total. O caos econmico instalou-se e agravaram-se as desigualdades sociais.

Os plos de desenvolvimento econmico Profundamente desigualitrio, o mundo actual concentra a sua fora em 3 plos de intenso desenvolvimento: os Estados Unidos, a Unio Europeia e a regio da sia-Pacfico.

A hegemonia dos EUA Com o colapso do bloco sovitico, os EUA passaram a reunir todas as condies para se afirmarem como a grande superpotncia mundial. A hegemonia que os EUA detm sobre o resto do mundo alicera-se numa incontestada capacidade militar, numa prspera situao econmica e no dinamismo cientfico e tecnolgico que evidencia. O poder americano afirmou-se apoiado pelo gigantismo econmico e pelo investimento macio no complexo industrial militar. Os EUA tm sido considerados os "polcias do mundo", devido ao papel preponderante e activo que tm desempenhado, afirmando a sua supremacia militar. A sua hegemonia assenta, igualmente, na prosperidade da sua economia. Os EUA afirmam-se como os maiores exportadores, devido ao dinamismo das suas empresas de bancos, turismo, cinema, msica. O sector primrio no foi, porm, abandonado. Em resultado da elevada produtividade, os EUA mantmse como os maiores exportadores de produtos agrcolas. A sua indstria tambm revela grande dinamismo, tendo como consequncia a liderana dos EUA em sectores de produo de automveis, txteis sintticos, produtos farmacuticos, etc. Durante a presidncia de Bill Clinton, tornou-se prioridade o desenvolvimento do sector comercial, procurando-se estimular as relaes econmicas com a regio do Sudoeste Asitico (criando a APEC Cooperao Econmica sia-Pacfico), e estipulou a livre circulao de capitais e mercadorias entre os EUA, Canad e Mxico (atravs da NAFTA Acordo de Comrcio Livre da Amrica do Norte) Finalmente, a hegemonia dos EUA resulta tambm da sua capacidade de inovar, reflexo do progresso cientfico-tecnolgico que evidencia. So os que mais investem na investigao cientfica, desenvolveram os tecnoplos (parques tecnolgicos, empresas ligadas tecnologia). O sector tercirio ocupa um enorme peso na economia americana (cerca de 75 %).

A Unio Europeia Desde a sua criao, em 1957, que a Unio Europeia (naquela altura, CEE) tem vindo a consolidar-se quer pela integrao de novos estados-membros, quer pelo aprofundamento do seu projecto econmico e poltico. Assim, integraram Inglaterra, Irlanda e Dinamarca (1973) Grcia (1981), Portugal e Espanha (1986) ustria, Sucia, Finlndia (1995) Europa dos 15. Recentemente entraram os Pases Blticos: Chipre, Repblica Checa, Eslovnia, Eslovquia, Hungria, Polnia, Letnia, Litunia, Malta (Europa dos 25). O principal objectivo da CEE era a unio aduaneira, concretizada em 68. No incio dos anos 80 vigorava a Europa dos 9, porm, o projecto europeu encontrava-se estagnado. Decidido a relanar o projecto europeu, Jacques Delors, concentrouprevia o estabelecimento de um mercado nico, onde, para alm de mercadorias, circulassem

-se o Tratado da Unio Europeia (Tratado de Maastricht) que estabelece uma Unio europeia (UE), fundada em trs pilares: o comunitrio, de cariz econmico e, de longe, o mais desenvolvido; o da politica externa e da segurana comum (PESC), e o da cooperao nos domnios da justia e dos assuntos internos. Foi instituda a cidadania europeia e definiu-se o objectivo da adopo da moeda nica. A 1 de Janeiro de 1999, onze pases inauguram oficialmente o euro, que completou a integrao das economias europeias. O euro entra em vigor em 2002.

Dificuldades da unio poltica Tm sido muitos os obstculos criao de uma Europa poltica: os pases que no se identificam na totalidade com o projecto europeu, ou os que resistem s medidas que implicam a perda da soberania nacional, a integrao de mais pases (conjugar interesses de pases diferentes), que no tem favorecido o caminho de uma Europa mais unida, a incapacidade da EU de resolver questes como o desemprego, etc.

O Espao econmico da sia-Pacfico O milagre japons dos anos 50 e 60 deu incio a um processo de desenvolvimento econmico que iria, nas dcadas seguintes, contagiar outros pases asiticos. Com efeito, o sucesso do Japo serviu de incentivo e de modelo ao desenvolvimento dos quatro drages: Hong Kong; Singapura; Coreia do Sul; Taiwan. Os quatro drages compensaram a escassez de recursos naturais com o esforo de uma mo-deobra barata e abundante, com o apoio do Estado (que investiu altamente no ensino, tendo em vista a qualificao profissional da populao, apostou em polticas proteccionistas com vista a atrair os capitais estrangeiros e na exportao de bens de consumo). Em resultado, estes pases conseguiram produzir, a preos imbatveis, produtos de consumo corrente que invadiram os mercados ocidentais, promovendo sectores como o da indstria automvel, construo naval, etc. Quando a crise afectou a economia mundial na dcada de 70, o Japo e os quatro drages iniciaram um processo de cooperao econmica com os membros da ASEAN (Associao das Naes do Sudoeste Asitico), que agrupava a Tailndia, Indonsia, Filipinas e Malsia. O desenvolvimento destes pases resultou das necessidades de matrias-primas, recursos energticos e bens alimentares, de que eram importantes produtores, por parte do Japo e dos quatro drages que, em troca, exportavam bens manufacturados e tecnologia. Este intercmbio deu origem a uma nova etapa de crescimento, mais integrado, do plo econmico da sia Pacfico. O crescimento teve, no entanto, custos ecolgicos e sociais muito altos: a sia tornou-se a regio mais poluda do Mundo e a sua mo-de-obra permaneceu, maioritariamente, pobre e explorada.

A questo de Timor Timor foi dos poucos casos na sia onde se instaurou uma democracia atravs de um processo de autodeterminao. Em 1974, a Revoluo dos Cravos agitou tambm Timor Leste, que se preparou para encarar o futuro sem Portugal. Na ilha, onde no tinham ainda surgido movimentos de libertao, nasceram trs partidos polticos (A UDT (Unio Democrtica Timorense), que defendia a unio com Portugal num quadro de autonomia; A APODETI (Associao Popular Democrtica Timorense), favorvel integrao do territrio da Indonsia; E a FRETILIN (Frente Revolucionria de Timor Leste Independente), com um programa independentista, ligado aos ideais de esquerda.) Esta ltima, em 1975, declara, unilateralmente, a independncia do territrio, mas em Novembro, o governo indonsio ordena a sua invaso por tropas suas. Timor resiste, e a sua resistncia continuou activa nos anos 80, encabeada por Xanana Gusmo (lder da FRETLIN). Em 1991, a conscincia da comunidade internacional foi despertada, atravs do visionamento de imagens de um massacre a civis timorenses. No fim da dcada, a Indonsia aceita finalmente que o povo timorense decida o seu destino atravs de um referendo, que fica marcado para Agosto de 1999. O referendo, supervisionado por uma misso das Naes Unidas, a UNAMET, deu uma inequvoca vitria independncia, mas desencadeou uma escalada de terror por parte das milcias pro-indonsias. Uma onda de indignao e de solidariedade percorreu ento o Mundo e conduziu ao envio de uma fora de paz multinacional, patrocinada pelas Naes Unidas. A 20 de Maio de 2002 nasce oficialmente a Repblica Democrtica de Timor Leste.

Modernizao e abertura da China economia de mercado O arranque da China para o processo de modernizao e abertura economia de mercado teve incio nos fins da dcada de 70, altura em que Deng assumiu o poder. O Lder chins iniciou um processo de grandes reformas econmicas, lanando as bases do desenvolvimento agrcola, industrial e tcnico da China. Seguindo uma poltica pragmtica, Deng dividiu a China em 2 reas geogrficas distintas: O interior, essencialmente rural, permanecia resguardado da influncia externa; e o litoral abrir-se-ia ao capital estrangeiro, integrando-se plenamente no foram descolectivizadas e entregues aos camponeses, estes que podiam, ento, comercializar os seus produtos num comrcio livre. Assim, a produo agrcola chinesa cresceu 50% em apenas 5 anos. O sector industrial foi altamente modificado em favor da exportao.

You might also like