You are on page 1of 4

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE - 161718

Ano Lectivo 2011/2012

Disciplina de Economia 10E

A realidade social una e indivisvel "As diversas cincias sociais distinguem-se entre si, no por se ocuparem de realidades diferentes, mas porque, atravs de cada uma delas, uma mesma realidade a realidade social - conhecida de uma forma diferente. Os "conhecimentos econmicos", os "conhecimentos demogrficos" e os "conhecimentos sociolgicos", por exemplo, so de facto diferentes; mas no o so porque haja uma "realidade econmica", uma "realidade demogrfica" e uma "realidade sociolgica" distintas umas das outras; so-no porque, acerca da realidade social, a Economia, a Demografia e a Sociologia construram e continuam a construir diferentes "cdigos de leitura", que, sendo constitudos por diferentes conceitos e relaes entre conceitos, implicam diferentes modos de a aperceber, descrever e interpretar, ou seja, de a conhecer."
A. Sedas Nunes, Questes Preliminares sobre as Cincias Sociais, Editorial Presena

FENMENO SOCIAL TOTAL E UNIDADE DO SOCIAL ... Marcel Mauss, ao falar de fenmeno social total, queria marcar o seu desacordo e o seu profundo antagonismo em relao s ideias ento aceites de que cada cincia social deveria interessar-se e desenvolver-se nica e simplesmente num campo do real perfeitamente definido, debruando-se, portanto, sobre os factores que lhe diriam respeito a ela, cincia particular, e a mais nenhuma. Assim, a Sociologia deveria interessar-se exclusivamente pelos fenmenos sociolgicos, a Psicologia pelos fenmenos psicolgicos, a Demografia pelos fenmenos demogrficos, e assim por diante; esses respectivos fenmenos sociais no teriam absolutamente nada a ver uns com os outros, estando reagrupados em compartimentos estanques e exclusivos. O conceito de fenmeno social total introduz, por conseguinte, uma dimenso radicalmente diferente na reflexo das cincias sociais, pois define o real social como sendo pluridimensional, ou seja, susceptvel de ser abordado de "n" maneiras diferentes, mas nico, sem ser, no entanto, redutvel exclusivamente a uma s dimenso. Assim, precisamente a mesma realidade humana e social que vai interessar s diversas cincias sociais.
Margarida Marques, in Introduo Sociologia, coordenao de A. Mesquitela Lima

AS CLASSES SOCIAIS - FENMENO SOCIAL TOTAL As classes sociais tm sido objecto de inmeras investigaes sociolgicas, como elementos estruturais e estruturantes basilares que, efectivamente, so de certo tipo de sociedades. Interessam, por conseguinte, Sociologia. Mas s Sociologia? Na verdade interessam - ou deveriam interessar - a todas as cincias sociais. A Economia, por duas razes. De um lado, a estrutura das actividades e das relaes econmicas representa, numa dada sociedade, a matriz bsica na qual as "situaes de classe" se definem e a partir da qual as classes sociais se podem propriamente constituir. Do outro, mecanismos econmicos to relevantes como a formao do capital, o esquema da sua utilizao, o ritmo de crescimento (e a

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE - 161718

Ano Lectivo 2011/2012

Disciplina de Economia 10E

composio) do produto nacional, a repartio dos rendimentos, o perfil da procura global resultam de todo um jogo de aces individuais e colectivas, onde cada um dos agentes (indivduos ou grupos) actua a partir de determinadas posies que, por sua vez, se inserem no (e dependem do) quadro geral das posies, relaes e prticas sociais das diferentes classes. Mas as classes sociais, quando se acham efectivamente constitudas, so foras sociais portadoras de interesses distintos e, quanto a algumas delas, de interesses antagnicos. Poder, pois, entender-se, explicar-se a estrutura e a vida poltica de qualquer sociedade onde foras dessa natureza actuem, se precisamente se abstrair da sua aco, dos seus interesses, dos seus projectos, do seu poder? evidente que no, e portanto, ao menos por este motivo (e h outros), as classes sociais tambm interessam Cincia Poltica. Interessam igualmente Demografia, uma vez que as determinantes sociais (natalidade, mortalidade, dimenso mdia das famlias, idade mdia em que os indivduos se casam, etc.) de que dependem a composio e a evoluo quantitativas das populaes acusam sensveis diferenas de classe para classe social. O que se diz da Demografia pode dizer-se da Geografia Humana, pois que as classes sociais no se distribuem uniformemente por todo o territrio ocupado por uma sociedade. A estrutura das classes no a mesma nas grandes metrpoles, nas pequenas cidades e nas zonas rurais - e varia sensivelmente com as caractersticas geoeconmicas destas ltimas, ao mesmo tempo que as influencia de modo muito significativo. Em suma: perfeitamente possvel elaborar uma geografia das classes sociais. (...) No que se refere, finalmente, Lingustica, de supor que no ser necessrio insistir em que precisamente ao nvel da linguagem que se podem aperceber algumas das mais visveis expresses das diferenas entre as classes sociais.
Adrito Sedas Nunes, Questes Preliminares sobre as Cincias Sociais, Lisboa, GIS, 1977

Algumas definies de Economia "A Economia o estudo da riqueza."


Adam Smith, Investigaes sobre a natureza e as causas da riqueza das naes

"A Economia Poltica torna conhecida a natureza da riqueza; desse conhecimento da sua natureza deduz os meios da sua formao, revela a ordem da sua distribuio e examina os fenmenos envolvidos na sua destruio, praticada atravs do consumo."
Jean Baptiste Say, Trait d'conomie Politique

"(...) O estudo da humanidade nos assuntos vulgares da vida. Examina esta parte da actividade industrial e social que essencialmente consagrada a atingir e a utilizar as condies materiais do bem-estar."
Alfred Marshall, Principies of Economia

"A Economia o estudo de como os homens e a sociedade acabam por escolher, com ou sem utilizao de moeda, a aplicao de recursos produtivos escassos, que

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE - 161718

Ano Lectivo 2011/2012

Disciplina de Economia 10E

podem ter usos alternativos, para produzir variados bens e distribuir estes bens para consumo actual e futuro, entre as vrias pessoas e grupos sociais."
Samuelson, Economic

"Mas quando o tempo e os meios de atingir fins so limitados e susceptveis de serem distinguidos por ordem de importncia, ento o comportamento necessariamente assumir a forma de escolha. Todo o acto que envolva tempo e meios escassos para o alcance de uma finalidade e que implique a renncia do seu uso na prossecuo de outras finalidades ter um aspecto econmico. Se desejo po e descanso e com o tempo de que disponho no posso obter tudo o que quereria relativamente a qualquer deles, ento parte das minhas necessidades de po e descanso ficar insatisfeita. Se, na vida, que limitada, gostar de ser simultaneamente filsofo e matemtico, mas a minha capacidade de aquisio de conhecimentos for tal que no posso conseguir as duas coisas plenamente, ento parte do meu desejo de competncia filosfica ou matemtica ou de ambas ter de ser renunciada."
Lionel Robbins, An essay on the nature and significance of economia

O CONSUMO IRRACIONAL DE GUA A maior parte das sociedades com recursos limitados de gua, ricos e pobres, cedem tentao de gastar de forma insustentvel as suas reservas de lenis de gua. Mais de quatro milhes de hectares de terras de cultivo nos Estados Unidos so irrigados com gua que bombeada a um ritmo mais rpido que a reposio dos aquferos. Em Banguecoque e na cidade do Mxico h prdios que se esto a afundar porque as guas subterrneas que correm debaixo deles esto a esgotarse. Os nveis de gua nos poos de Pequim esto a descer a uma mdia de um metro ao ano; em Manila, a uma mdia de quatro a dez metros por ano; no estado indiano deTamil Nadu, mdia de vinte e cinco a trinta metros por ano. A gua do mar infiltra-se nos aquferos de gua doce que se vo esgotando em cidades costeiras como Dacar, Jacarta, Lima e Manila.
Meadows, D. et al., Alm dos Limites, 1993

COMPORTAMENTOS MUITO/POUCO ECOLGICOS Se a populao mundial tivesse a produtividade dos suos, os hbitos de consumo dos chineses, os instintos igualitrios dos suecos e a disciplina social dos japoneses, o planeta poderia sustentar muitas vezes a sua populao actual, sem que ningum tivesse que se privar de nada. Pelo contrrio, se a populao mundial tivesse a produtividade do Chade, os hbitos de consumo dos EUA, os instintos de desigualdade da ndia e a disciplina social da Argentina, o planeta quase no poderia sustentar a sua populao actual.
Lester Thurow

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE - 161718

Ano Lectivo 2011/2012

Disciplina de Economia 10E

CUSTO DE OPORTUNIDADE A vida implica que se tomem inmeras decises. Ao escolher-se uma coisa tem de se abdicar de outras. Quando se vai ao cinema, no se pode ler um livro. Quando se frequenta um curso do Ensino Superior, est-se a perder a oportunidade de arranjar um emprego a tempo inteiro. Quando um pas incorpora os seus elementos num exrcito, est a perder o tempo que eles poderiam utilizar a ler poesia ou a escrever programas de computador. Cada vez que uma pessoa ou um pas toma uma deciso, esto-se a verificar custos por se abdicar de outras alternativas possveis. Quando se forado a escolher entre diferentes bens escassos, est-se inevitavelmente a sofrer custos de oportunidade. O custo de oportunidade de uma deciso o valor da melhor alternativa disponvel.
Samuelson, P. A. e Nordhaus, W. D., Economia, Lisboa, McGraw Hill, 1991

A ECONOMIA E A REALIDADE (...) A Economia uma cincia que, como todas as cincias, analisa a realidade, toda a realidade. Nenhuma parte do ser lhe est vedada, nem nenhuma parte lhe exclusivamente dedicada. A Economia estuda todos os fenmenos que existem, tal como as outras cincias. Mas, como qualquer outra cincia, a Economia estuda essa realidade de uma forma especfica. Por isso, o que a caracteriza no o tema a que se dedica, nem os resultados que conseguiu, mas sim o mtodo de abordagem, a forma particular que utiliza de encarar a realidade. Feita esta preciso epistemolgica essencial, podemos analisar qual esse mtodo econmico de abordar a realidade. A Economia estuda o mundo do ponto de vista das escolhas e decises. Ao olhar para a realidade, procura identificar as situaes em que se defrontam vrias alternativas e necessrio optar por uma. Adiante veremos qual a forma particular como a Economia concretiza este mtodo, mas agora essencial notar apenas o elemento central da metodologia econmica: a escolha. claro que as decises que mais interessa analisar so todas aquelas em que os seres humanos so chamados a optar. A Economia pode e tem sido aplicada a outro tipo de decises, mas no h dvida de que para o estudo do comportamento humano que ela est mais predestinada. Por isso, a Economia considerada normalmente uma "cincia humana". O mtodo cientfico da Economia, a forma especial como esta disciplina olha a realidade, orienta-a, pois, para as decises humanas. Por isso, essencial ter conscincia de que as decises humanas, todas as decises humanas so o objectivo por excelncia da Economia. Pode dizer-se que, se existe alguma parte da realidade que, abusivamente, possvel identificar como "econmica", essa parte a deciso humana...
Csar das Neves, O que a Economia, Difuso Cultural

You might also like