You are on page 1of 6

A influncia positiva de atopia no prognstico de dentes avulsionados e reimplantados, apesar diferenas no pstrauma gesto

atopia a.to.pi.a sf (a4+topo3+ia1) Med 1 Situao do que est fora do lugar; deslocamento. 2 Ato ou efeito de seguir caminho errado. 3Forma clnica de hipersensibilidade humana, cuja manifestao est sujeita a predisposio hereditria.

Liliane Roskamp, MSc, DDS, V^ania P.D. Westphalen, MSc, DDS, PhD, Everdan Carneiro, MSc, DDS, PhD, Luiz F. Fariniuk, DDS, PhD, and Ulisses X. Silva Neto, MSc, DDS, PhD

abstrato
Introduo: O objetivo deste estudo foi avaliar qualquer potencial influncia do perfil do paciente imunolgica Th2 na ocorrncia de reabsoro radicular em avulsionados e reimplantados dentes; casos reimplante dentrio em que diferentes protocolos de gesto ps-trauma foram examinados. Materiais e Mtodos: Neste estudo, a presena do ou ausncia de reabsoro radicular foi avaliado em 88 avulsionados e reimplantados dentes. Na Associao Internacional de Traumatologia Dental (IADT) grupo, o reimplante tratamentos endodnticos tcnica e foram realizada de acordo com as diretrizes IADT. em o grupo de no-IADT, os dentes foram replantadas usando tcnicas e protocolos que desviou das diretrizes IADT de alguma forma. Follow-up dos dentes reimplantados includos mensal de exames clnicos e radiogrficos ao longo de um ano. Avaliao de atopia pacientes foi baseada em um exame mdico, pessoal e histria familiar alrgica, e um teste cutneo. resultados: De 47 dentes de pacientes atpicos, 39 (82,98%) no apresentam reabsoro radicular, enquanto que 8 (17,02%) o fizeram. Dos 41 dentes dos pacientes no atpicos, 24 (58,54%) no apresentou reabsoro, enquanto 17 (41,46%) o fizeram. Concluses: Estes resultados mostrar a importncia de um imunolgica predominantemente Th2 perfil, que foi representada por pacientes atpicos, em reimplante aps avulso dental apesar das diferenas de ps-trauma de gesto. (J Endod 2011; 37:463-465)

Palavras-chave
Avulso, citocinas, imunologia, reimplante, inflamao, reabsoro radicular, citocinas,

inflamao Situaes de urgncia causada por trauma envolvendo a boca e os dentes afetam aproximadamente 14% das crianas e adolescentes (1). Avulso do dente, com o dente a ser completamente deslocadas para fora do soquete, responsvel por entre 0,5% e 16% destas leses traumticas (2-4). Reimplante do dente avulsionado considerado o melhor esttica e funcional soluo. No entanto, a possibilidade de reabsoro radicular ocorre com o passar do tempo, que compromete a capacidade do dente a permanecer no seu alvolo (3). A presena de toda cementoblastos prcimento e vital na superfcie da raiz da dente replantado considerado um fator de proteo contra a reabsoro porque este mantm a sade das clulas presentes no ligamento periodontal (5-8). Estudos tm mostrado que, depois de um dente foi armazenado em um meio seco por mais de 15 minutos, as clulas precursoras existentes no ligamento periodontal se tornar incapaz de dividir e se diferenciar em fibroblastos. Depois de 30 minutos em um meio seco, eles tornam-se necrticas (913). Outra considerao para o sucesso do reimplante dentrio a penetrao de bactrias no alvolo; infeco bacteriana pode resultar em ativao do sistema imune, muitas vezes levando a reaes intensas que impedem a regenerao do tecido afetado dental (14). Um estudo anterior mostrou a importncia de um perfil imunolgico Th2 em atpica pacientes sobre o prognstico de um dente replantado em condies ideais a seguir todos os recomendaes da Associao Internacional de Traumatologia Dental (IADT) (15). Portanto, neste estudo, a influncia deste perfil de citocinas Th2, em vulsionados e os dentes reimplantados examinado independentemente do modo de gesto do avulsionados dente no momento do acidente. As variveis de tempo extra-alveolar e / ou forma que os dentes foram manipulados at reimplante e profissional de seguimento foram no levados em considerao neste estudo.

Materiais e Mtodos
Selecionamos 88 casos de avulso dos dentes causada por trauma em que a histria do pacientes, seus traumas, tratamentos endodnticos, e radiografias de controle podeser obtido 1 ano aps reimplante de dente. Alguns dos dentes tinham sido manipulados e transportados em acordo com as recomendaes do IADT (2007). Eles foram replantadasimediatamente ou dentro de 60 minutos aps a avulso ou colocado em um storagemediumadequado (por exemplo, um copo de leite ou de uma mdia de armazenamento especial para dentes avulsionados (16))e, portanto, colocada no IADT grupo. Alm disso, replantations em que os dentes foram tratados de amannerque no estejam em conformidade com as recomendaes para reimplante dentalindicado pelo IADT foram estudados, estes casos foram colocados no grupo no-IADT. Consentimento informado de todos os seres humanos que participaram doexperimental investigao relatado ou descrito neste artigo foi obtida aps a natureza do os desconfortos procedimento e possveis riscos e tinha sido totalmente explicado.este estudo foi aprovado pelo Comit de tica da Pontif''? ICIA Universidade Cat? olica fazer Paran? A''(CEP 1406). Para o estudo clnico e radiogrfico, inicial e 1 ano de follow-up radiografias foram comparados com os controles por 3 observadores especialista na rea de endodontia (mestres e doutores). Radiografias foram analisadas quanto presena ou ausncia de imagens sugestivas de alteraes radiogrficas.

Para avaliar a atopia, os pacientes receberam um questionrio sobre possveis sinais ou sintomas de atopia pessoal e familiar, e uma pele teste de puntura foi administrada. O teste cutneo um teste de pele confirmativo principalmente para alrgeno-especfica anticorpos imunoglobulina E e usados para diagnosticar doenas alrgicas em humanos (17). o seguinte extratos de alrgenos foram selecionados para o teste: Dermatophagoidespteronyssinus, Dermatophagoides farinae, Blomia tropicalis, Lollium perenne, fungos III, um controle positivo (histamina) e um controle negativo (soluo salina). Estes alrgenos foram escolhidos para avaliao porque eles so os alrgenos mais comuns na regio de estudo (18, 19). Para avaliar se houve associao entre IADT e no IADT grupos e atopia e reabsoro radicular, qui-quadrado e Fisher teste exato foram usados em um nvel de probabilidade de P <0,05.

resultados
Os resultados da presena ou ausncia de reabsoro radicular em dentes avulsionados e reimplantados de pacientes atpicos e no atpicos so mostrados na Tabela 1. Os resultados mostram que 82,98% dos pacientes atpicos no apresentam reabsoro radicular; estes resultados so estatisticamente significativosusando tanto o qui-quadrado e teste exato de Fisher (P <0,05). Em pacientes atpicos, 84,62% dos dentes reimplantados seguintes diretrizes IADT no sofreu reabsoro radicular. Anlise de atopia e reabsoro radicular dentro da IADT e noIADT grupos encontradas diferenas estatisticamente significativas tanto por os testes do qui-quadrado e exato de Fisher (P <0,05) (Tabela 2).

discusso
A alta taxa de manipulaes incorretas dos dentes avulsionados neste estudo (35,23%) mostra a necessidade de campanhas para informar o pblico sobre como proceder quando confrontado com avulso do dente e da importncia do reimplante imediato, conforme descrito em 2010 IADT de diretrizes. Dos 88 casos de avulso dentria e reimplante investigados, 47 pacientes (53,41%) tambm apresentaram atopia. Esta super-representao de indivduos atpicos em comparao com a populao em geral (20) pode ser devido tendncia dos pacientes atpicos com rinite alrgica ao respirar pela boca; resultados respirao bucal em perda de lbio proteo, o que expe os dentes anteriores ao trauma. Alm disso, 64,91% dos pacientes que procuraram o servio de emergncia mais rapidamente foram atpica, talvez por causa de sua atopia, eles foram mais confortvel com a procura de atendimento mdico. Em relao presena ou ausncia de reabsoro em relao os grupos, a importncia de orientaes a seguir IADT foi verificada; do nmero total de dentes que no apresentaram reabsoro, 73,02% rigorosamente seguidas as diretrizes IADT. Esta diferena foi significativa. Alm disso, dentro do grupo IADT, 80,70% dos dentes no apresentam reabsoro radicular, confirmando os resultados de estudos anteriores (21, 22).

Indivduos no atpicos geralmente exibem predominantemente Th1 perfil imunolgico e esto predispostos a produzir inflamatria Tipo de citocinas em resposta a estmulos. Dentro do estudo, estes indivduos no apresentaram diferenas estatisticamente significativas quer na grupos ou entre si no que diz respeito ao percentual de dentes reabsoro. No entanto, um resultado significativo foi encontrado sobre o importncia de um perfil Th2 em pacientes IADT grupo, pois 89,19%. _____________________________________________________________________ TABELA 1. Relao entre atopia e reabsoro radicular

Reabsoro (%)
atopia / Presente / ausente / total % Atpica /8 (17,02) /39 (82,98) / 47 (100.00) no atpicos/ 17 (41.46) / 24 (58.54) / 41 (100.00)

TABELA 2. Relao entre reabsoro radicular e Atopia em ambos os grupos IADT e no-IADT atopia / Reabsoro/ IADT grupo (%) / No IADT grupo (%)/ total Present Present 4 (50.00) 4 (50.00) 8 (100.00) Absent 33 (84.62) 6 (15.38) 39 (100.00) Total 37 (78.72) 10 (21.28) 47 (100.00) Absent Present 7 (41.18) 10 (58.82) 17 (100.00) Absent 13 (54.17) 11 (45.83) 24 (100.00) Total 20 (48.78) 21 (51.22) 41 (100.00)
_______________________________________________________________________________________________

destes pacientes que foram atpica no se desenvolveu aps a reabsoro radicular 1 ano de controle clnico e radiogrfico. Esta tendncia tambm foi previamente confirmado na literatura (15, 22). A maior taxa de sucesso de pacientes atpicos no grupo IADT tambm reflete a eficincia do IADT protocolo, que projetado para diminuir a intensidade da resposta inflamatria, tanto quanto possvel. Estipulaes IADT e o perfil imunolgico Th2 ajudar a diminuir a produo do citocinas pr-inflamatrias interleucina (IL) 1 e de necrose tumoral um fator, inibir celular e necrose do tecido, e neutralizar os prejudicando a ao de bactrias no local da leso. Sabe-se que citocinas inflamatrias ativam a expresso de o ativador do receptor do fator nuclear kB (RANK) e seu ligante (RANKL), que promove a ativao do progenitor e residente clulas responsveis pela reabsoro de tecido duro (23-31). Alm disso, em indivduos atpicos, o predomnio do CTLA-4 e citocinas como IL-4, IL-5, IL-6 e IL-10 diminui a expresso de RANK, assim aumentando a expresso de osteoprotegerina e diminuindo a relao

RANKL / osteoprotegerina, que responsvel pela proteo contra reabsoro de tecido duro no microambiente do ligamento periodontal do dente replantado (32, 33). Estes resultados mostram a importncia de um perfil imunolgico predominantemente Th2, representado por atpica pacientes, em reimplante dental sucesso aps avulso, apesar se as orientaes foram seguidas IADT aps o trauma.

Agradecimentos
Os autores negam qualquer conflitos de interesse relacionados com este estudo.

References
1. Hargis HW. Trauma to permanent anterior teeth and alveolar process. Dent Clin North Am 1973;17:50521. 2. Abu-Dawoud M, Al-Enezi B, Andersson L. Knowledge of emergency management of avulsed teeth among young physicians and dentists. Dent Traumatol 2007;23: 34855. 3. Andreasen JO, Andreasen FN. Avulsions. In: Andreasen JO, Andreasen FN, eds. Textbook and Color Atlas of traumatic Injuries to the Teeth (in Portuguese). Porto Alegre: Artmed; 2001:383425. 4. Cohenca N, Forrest JL, Rotstein I. Knowledge of oral health professionals of treatment of avulsed teeth. Dent Traumatol 2006;22:296301. 5. Kanzaki H, Chiba M, Shimizu Y, et al. Dual regulation of osteoclast differentiation by periodontal ligament cells through RANKL stimulation and OPG inhibition. J Dent Res 2001;80:88791. 6. Grzesik WJ, Narayanan AS. Cementum and periodontal wound healing and regeneration. Crit Rev Oral Biol Med 2002;13:47484. 7. Saidenberg Kermanach N, Bessis N, et al. Osteoprotegerin and inflammation. Eur Cytokine Netw 2002;13:14453. 8. Fuss Z, Tsesis I, Lin S. Root resorptionDiagnosis, classification and treatment choices based on stimulation factors. Dent Traumatol 2003;19:17582. 9. Kenny DJ, Barrett EJ. Pre-replantation storage of avulsed teeth: fact and fiction. J Calif Dent Assoc 2001;29:27581. 10. Lekic P, Kenny D, Moe HK, et al. Relationship of clonogenic capacity to plating efficiency and vital dye staining of human periodontal ligament cells: implications for tooth replantation. J Peridontal Res 1996;31:294300. 11. Lekic PC, Kenny DJ, Barrett EJ. The influence of storage conditions on the clonogenic capacity of periodontal ligament cells: implications for tooth replantation. Int Endod J 1998;31:13740. 12. Layug ML, Barrett EJ, Kenny DJ. Interim storage of avulsed permanent teeth. J Can Dent Assoc 1998;64:35769. 13. Lin DG, Kenny DJ, Barrett EJ, et al. Storage conditions of avulsed teeth affect the phenotype of cultured human periodontal ligament cells. J Periodontal Res 2000;35:4250. 14. Kenny DJ, Barrett EJ. Pre-replantation storage of avulsed teeth: fact and fiction. J Calif Dent Assoc 2001;29:27581. 15. Roskamp L, Westphalen VPD, Lima JHC, et al. The influence of atopy in the prognosis of the replantation of avulsed teeth. J Periodont 2009;80:11214. 16. International Association of Dental Traumatology. Guidelines for the management of traumatic dental injuries 2007. Available at: http://www.iadt-dentaltrauma.org/web/ index.php?option=com_content&task=view&id=42&Itemid=68. Accessed November 15, 2007. 17. Hamilton RG, Adkinson NF Jr. Clinical laboratory assessment of IgE-dependent hypersensitivity. J Allerg Clin Immunol 2003;111:s687701. 18. Contact Dermatitis Brazilian Studying Group, Brazilian Society of Dermatology. Department of Allergy. Multicentric study for the development of a standard Brazilian patch test series (in Portuguese). An Bras Dermatol 2000;75:14756. 19. Instituto Curitiba De Sa_ude. Guia m_edico 2003. Avaible at: http://www.ics.curitiba. org.br. Accessed December 18, 2004. 20. Platts-Mills TAE. The role of indoor allergens in chronic allergic disease. J Allergy Clin Immunol 2007;119:297302. 21. Andreasen JO. Replantation of 400 avulsed permanent incisors. 4. Factors related to periodontal ligament healing. Endod Dent Traumatol 1995;11:7689. 22. RoskampL,WestphalenVPD, CarneiroE, et al. Relationship between extra alveolar time and atopy in the prognosis of the replantation of avulsed teeth. J Trauma 2010;69:E7981. 23. Roskamp L, Vaz RS, Lima JHC. Immunological factors involved on hard tissue resorption in the periodontal disease (in Portuguese). Rev Bras Alerg Imunopatol 2006;29:2505. 24. Roskamp L, Vaz RS, Lima JHC. Immunological and molecular factors involved in bone resorption in the periodontal disease: a review. Revis~ao sobre os fatores imunol_ogicos e moleculares envolvidos na reabsorc~ao de tecido _osseo na doenca periodontal (in Portuguese). Rev Periodont 2006;16:626. 25. Phan TA, Xu J, Zheng MH. Interaction between osteoblast and osteoclast: impact in

bone disease. Histol Histopathol 2004;19:132544. 26. Yasuda H, Shima N, Nakagawa N, et al. Osteoclast differentiation factor is a ligand for osteoprotegerin / osteoclastogenesis-inhibitory factor and is identical to TRANCE/ RANKL. Proc Natl Acad Sci 1998;95:3597602. 27. Fukushima H, Kajiya H, Takada K, et al. Expression and role of RANKL in periodontal ligament cells during physiological root-resorption in human deciduous teeth. Eur J Oral Sci 2003;111:34652. 28. Theoleyre S, Wittrant Y, Couillaud S, et al. Cellular activity and signaling induced by osteoprotegerin in osteoclasts: involvement of receptor activator of nuclear factor-kappaB ligand and MAPK. Biochim Biophys Acta 2004; 1644:17. 29. Nociti FH Jr, Foster BL, Barros SP, et al. Cementoblast gene expression is regulated by Porphyromomas gingivalis lipopolysacharide partially via toll-like receptor-4 /MD-2. J Dent Res 2004;83:6027. 30. Ogasawara T. In situ expression of RANKL, RANK, osteoprotegerin and cytokines in osteoclasts of rat periodontal tissue. J Periodontal Res 2004;39:429. 31. Suda K, Udagawa N, Sato N, et al. Suppression of osteoprotegerin expression by prostaglandin E2 is crucially involved in lipopolysaccharide-induced osteoclast formation. J Immunol 2004;172:250410. 32. Santos VR, Lima JA, Mendonca AC, et al. Effectiveness of full-mouth and partialmouth scaling and root planing in treating chronic periodontitis in subjects with type 2 diabetes. J Periodont 2009;80:123745. 33. Santos VR, Lima JA, Gonc alves TED, et al. Receptor activator of nuclear factorKappa B ligand/osteoprotegerin ratio in sites of chronic periodontitis of subjects with poorly and well-controlled type 2 diabetes. J Periodont 2010; 81:145565.

You might also like