You are on page 1of 10

Balnerio Cambori, 04 de Outubro de 2011

Universidade do Vale do Itaja-UNIVALI Curso de Direito Perodo: 1 Noturno Diciplina: Introduo ao Direito Professor: Dr. Walter Amaro Baldi Alunos: Gilmar Delavy, Bruna Gardini, Joe Mark, Odair Ferreira e

Fontes do Direito

01- O que se entende por fontes de direito? As fontes do direito so modos de formao e revelao das normas jurdicas, so o ponto de partida para a busca da norma. Na fonte est contida a norma jurdica. o elemento dualista que contm a norma.A expresso "fontes do direito" no se refere a todo o direito, to-somente ao direito objetivo (excluindo contratos, por exemplo). Segundo Ascenso a verdadeira fonte do direito sempre s a ordem social.A fonte ao mesmo tempo processo e fato: processo de criao de normas e fato deste processo (a norma em si).
DINIZ, M. H. Curso de direito civil brasileiro. 15. ed. So Paulo: Saraiva, 1999

02- O que se entende por fontes materiais do direito? O direito no um produto arbitrrio da vontade do legislador, mais uma criao que se lastreia no querer social. a sociedade, como centro de relaes de vida, como sede de acontecimentos que envolvem o homem, que fornece ao legislador os elementos necessrios formao dos estatutos jurdicos. Como causa produtora do Direito, as fontes materiais so constitudas pelos fatos sociais, pelos problemas que emergem na sociedade e que so condicionados pelos chamados fatores do Direito, como a moral, a economia, a geografia entre outros.

Autor Paulo Nader introduo ao estudo do direito forense 2009 pag. 142. 73.3

Representam os elementos centrais da elaborao jurdica, a prpria matriaprima a partir da qual se produzem as normas. Correspondem ao fato social e ao valor, que so conjugados para a construo de uma lei. O fato social equivale a todo acontecimento de extrema importncia para a vida coletiva, a ponto de comprometer as relaes sociais se no for disciplinado pelo direito, quando menos importante, o fato permanece apenas social e eventualmente tratado por outras esferas reguladoras da conduta humana (moral, religio, moda, etc.). O valor representa o modo como a sociedade interpreta e reage ao fato, condenando-o, tolerando-o ou exigindo-o; logo, o valor define o tratamento que a lei deve dar ao fato social, segundo parmetros ticos da sociedade.
ROSSO, G. Sulla servit di aquae haustus, em BIDR, 40, 1932, p. 406; COLOGNESI, L. C. Ricerche sulla struttura delle servit dacqua in diritto Romano, Roma

03-O que se entende por fontes formais do direito? O direito positivo apresenta-se aos seus destinatrios por diversas formas de expresso, notadamente pela lei e costume. Fontes formais so os meios de expresso do Direito, as formas pelas quais as normas jurdicas se exteriorizam, tornam-se conhecidas. Para que um processo jurdico constitua fonte formal necessrio que tenha o poder de criar o Direito.
Autor Paulo Nader introduo ao estudo do direito forense 2009 pag. 142. 73.4

Para Sussekind, fontes formais so as que geram direitos e obrigaes nas relaes que incidem. As fontes formais so geralmente inspiradas ou motivadas pelas fontes materiais. As fontes formais do direito devem ser hierarquizadas. As normas devem estar em sintonia com o sistema de maior hierarquia at a norma maior de um pas que a Constituio. Francisco de Salles Almeida Mafra Filho
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=982

04 -O que so fontes imediatas ou primrias e fontes mediatas ou secundrias? -Primrias: s que de per si tm fora suficiente para gerar a regra jurdica".Fazem parte das fontes primrias, a lei, a doutrina e o costume. -Secundrias: "s que no tm a fora das primeiras, mas esclarecem os espritos dos aplicadores da lei e servem de precioso substrato para a compreenso e aplicao global do Direito".

Nas fontes secundarias encontramos, a doutrina, a jurisprudncia, a analogia, os princpios gerais de Direito e a eqidade
VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2003. 7 v

05-Como se classificam as fontes formais estatais? As fontes formais podem ser estatais e no estatais. As estatais subdividem-se em legislativas (leis, decretos, regulamentos etc.) e jurisprudenciais (sentenas, precedentes judiciais, smulas etc.). Tal diviso foi feita tendo-se em vista o predomnio das atividades legiferante e jurisdicional. A isso podemos acrescer as convenes internacionais, pelas quais dois ou mais Estados estabelecem um tratado, da serem fontes formais estatais convencionais.

06-Como se classificam as fontes formais no estatais? As no estatais, por sua vez, abrangem o direito consuetudinrio (costume jurdico), o direito cientfico (doutrina) e as convenes em geral ou negcios jurdicos. 07-O que se entende por legislao e como pode ser classificada? A legislao o processo pelo qual um ou vrios rgos estatais formulam e promulgam normas jurdicas de observncia geral. A legislao, ou melhor,a atividade legiferante, tida portanto, como a fonte primacial do direito, a fonte jurdica por excelncia. Acepes do vocbulo lei, que podem ser: -Amplssima: em que o termo lei empregado como sinnimo de norma jurdica, incluindo quaisquer normas escritas ou costumeiras. -Ampla: sendo o vocbulo lei entendido como oriundo do verbo legere (ler) e, portanto, concebe-se que lei , etimologicamente, aquilo que se l. Em sentido amplo, designa todas as normas jurdicas escritas, sejam as leis propriamente ditas, decorrente do Poder Legislativo, sejam os decretos, os regulamentos, ou outras normas baixadas pelo Poder Executivo. -Estrita ou tcnica: em que a palavra lei indica to somente a norma jurdica elaborada pelo Poder Legislativo, por meio de processo adequado.
Maria Helena Diniz- Compndio de Introduo cincia do direito 1948 pag.284-285

08- O que se entende por costume jurdico e como se classificam?

O costume brota da prpria sociedade, da repetio de usos de determinada parcela do corpo social. Quando o uso se torna obrigatrio, converte-se em costume". O costume jurdico surge no e do prprio seio da coletividade. Ele fruto da prtica social individualizada, caso a caso; nasce obrigatrio porque as partes envolvidas assim o entendem e se auto-obrigam; provem da convico interna de cada partcipe de sua objetivao em fatos sociais particulares, que obriga a todos os que neles se envolverem. Formado com essa convico de obrigatoriedade, pode-se t-lo como legitimo e atualizado
VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2003. 7 v

10- Quais os grupos de costumes jurdicos so aceitos em nosso ordenamento jurdico brasileiro? Em relao s leis, trs so espcies de costume: secundum legem, praeter legem e contra legem. O costume secundum legem est previsto na lei, que reconhece sua eficcia obrigatria. No nosso direito tal o caso do art. 588, 2 do Cdigo Civil. O costume praeter legem quando se reveste de carter supletivo, suprindo a lei nos casos omissos, preenchendo lacunas. o tipo que est contido no art. 4 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil.Esse costume invocado, quando no se puder empregar a argumentao analgica , nas hipteses de silncio da lei sobre determinado assunto, procurando preencher esse hiato legal pela observncia de prticas consuetudinrias. O costume contra legem aquele que se forma em sentido contrrio ao da lei. Seria o caso da consuetudo obragatoria, implicitamente revogatria das disposies legais, ou da desuetudo, que produz a no-aplicao da lei, em virtude de desuso, uma vez que a norma legal passa a ser letra morta.
Maria Helena Diniz- Compndio de Introduo cincia do direito 1948 pag 305-306

11- O que se entende por jurisprudncia e smula vinculante? No tocante jurisprudncia propriamente dita, isto , aos julgados uniformes dos Tribunais, incontestvel que de fato eles atuam como norma aplicvel aos demais casos, enquanto no houver nova lei ou modificao na jurisprudncia. O modo de interpretar e aplicar a norma jurdica sempre lhe afeta a extenso e o alcance, reconhece Vicente Ro, de tal sorte que, embora subsidiariamente, a jurisprudncia no deixa de participar no fenmeno de produo do direito normativo.

A Smula tem relevantes efeitos processuais no acolhimento de determinados recursos, especificados no Regimento Interno no Supremo Tribunal Federal. Sua finalidade no s proporcionar maios estabilidade jurisprudncia, mas tambm facilitar o trabalho do advogado e do tribunal, simplificando o julgamento das questes mais freqentes.
Introduo cincia do direito / Andr Franco Montoro26 ed. Ver. e atual. pela equipe tcnica da Editora Revista dos Tribunais pag. 414

12- O que se entende por doutrina e qual sua funo? Doutrina o estudo de carter cientfico que os juristas realizam a respeito do direito, seja com o propsito puramente especulativo de conhecimento e sistematizao, seja com a finalidade pratica de interpretar as normas jurdicas para sua exata aplicao. costume enumerar-se a doutrina entres as fontes formais do direito, mas trata-se de um erro, porque a doutrina, rigorosamente falando, uma fonte material e no formal do direito.Essa questo no pode, entretanto, ser resolvida em termos absolutos e universais. Houve pocas e sistemas jurdicos em que a doutrina exerceu incontestvel funo de fonte formal do direito.
Introduo cincia do direito/Andr Franco Montouro 26 ed. Ver. e atual. Pela equipe tcnica da Editora Revista dos Tribunais Pag 415

13- De que forma a doutrina influencia no surgimento de leis? a doutrina que constri noes gerais, conceitos, classificaes, teorias, sistemas. Com isso, exerce funo relevante na elaborao, reforma e aplicao do direito, devido sua grande influncia na legislao e na jurisprudncia, que se inspiram no estudo dos juristas, que, com sua grande formao cientfico-jurdica, dedica-se a aprofundar os problemas jurdicos, oferecendo em suas obras o resultado de suas reflexes e estudos. Por carecerem de quaisquer interesses polticos ou econmicos ao defender seus pontos de vista, apiam-se apenas em sua probidade cientfica, da o seu prestgio. Deveras, na obra dos juristas que se encontram a origem de vrias disposies legais e a inspirao de julgados que visam aperfeioar o direito. Foi o que se deu com as teorias da impreviso, do abuso do direito, do direito social, do direito da concubina e dos filhos adotivos e adulterinos, da responsabilidade civil em geral e, em especial, por dano moral.
Diniz, Maria Helena Compendio de introduo a cincia do direito/ So Paulo Saraiva 2009 pag328

14- O que so princpios gerais do direito? So enunciaes normativas de valor genrico, que condicionam e orientam a compreenso do ordenamento jurdico em sua aplicao e integrao ou mesmo para a elaborao de novas normas. Os princpios gerais do direito so os alicerces do ordenamento jurdico, informando o sistema independentemente de estarem positivados em norma legal. So exemplos:

Falar e no provar o mesmo que no falar; Ningum pode causar dano, e quem causar ter que indenizar; Ningum pode se beneficiar da prpria torpeza; Ningum deve ser punido por seus pensamentos; Ningum obrigado a citar os dispositivos legais nos quais ampara sua pretenso, pois se presume que o juiz os conhea; Ningum est obrigado ao impossvel; No h crime sem lei anterior que o descreva.

REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito. 27 ed. So Paulo: Saraiva, 2003, ISBN 85020-4126-6

15- O que se entende por analogia? Assim sendo, a analogia , ao mesmo tempo, meio para mostrar a "falha" e para complet-la. So independentes porque pode haver constatao de lacunas cujo sentido ultrapasse os limites de preenchimento possvel tcnicas que s o legislador pode completar, mas em certos ordenamentos jurdicos, como no nosso, h permisso constitucional para o preenchimento, num dado caso concreto, daquelas omisses legislativas, que requerem regulamentao ulterior, pelo Judicirio, ante o mandado de injuno) e porque o preenchimento da lacuna, salvo disposio expressa, no impede a sua constatao em novos casos e circunstncias (o preenchimento no elide a lacuna como tal, que continua a subsistir e a ser passvel de constatao at que um dispositivo A analogia to-somente um processo revelador de normas implcitas.
Diniz, Maria Helena Compendio de introduo a cincia do direito/ So Paulo Saraiva 2009 pag 461 e 462

16- O que se entende por Equidades? Alpio Silveira entende que a eqidade, considerada em toda a extenso possvel do termo, liga-se a trs acepes, intimamente correlacionadas: a) na latssima, ela seria o princpio universal da ordem normativa, a razo prtica extensvel a toda conduta humana (religiosa, moral, social, jurdica), configurando-se como uma suprema regra de justia a que os homens devem obedecer; b) na lata, a eqidade confundir-se-ia com a idia de justia absoluta ou ideal, com os princpios de direito, com a idia do direito, com o direito natural em todas as suas significaes; c) na estrita, seria ela esse mesmo ideal de justia enquanto aplicado, ou seja, na interpretao, integrao, individualizao judiciria, adaptao etc. Sendo, nessa acepo emprica, a justia no caso concreto. A eqidade passvel de classificao. Agostinho Alvim dividiu-a em legal e judicial. A eqidade legal seria a contida no texto da norma, que prev vrias possibilidades de solues", p. ex., o art. 10, 1 e 2, da Lei n. 6.515, de 26 de dezembro de 1977: "Art. 10. Na separao judicial fundada no caput do art. 52, os filhos menores ficaro com o cnjuge que a ela no houver dado causa referirem eqidade, consideramo-la como algo distinto dos princpios gerais e como meio de preenchimento de "vazios" na ordem jurdica, como logo mais se poder ver.
Diniz, Maria Helena Compendio de introduo a cincia do direito/ So Paulo Saraiva 2009 pag 478 e 479

17- O que so convenes coletivas de trabalho? Convenes coletivas de trabalho estabelecidas pelos sindicatos de categorias econmicas (empregadores) e profissionais (empregados), por estarem munidos de poder conferido e reconhecido pelo Estado. O direito do trabalho rege, portanto, as relaes individuais e coletivas de trabalho e a condio social do assalariado.
Diniz, Maria Helena Compendio de introduo a cincia do direito/ So Paulo Saraiva 2009 pag 352

18- O que so convenes internacionais? Classicamente denomina-se "estatuto pessoal" a situao jurdica que rege o estrangeiro pela lei de seu pas de origem. Trata-se da hiptese em que a norma de um Estado acompanha o cidado para regular seus direitos em outro pas. Esse estatuto pessoal baseia-se na lei da nacionalidade ou na do domiclio. No Brasil, em virtude do disposto no art. 7 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, funda-se na lei do domicilio (STF, Smula 381). Regem-se por esse princpio as questes

relativas ao comeo e fim da personalidade, ao nome, capacidade das pessoas, ao direito de famlia e sucesses (LICC, arts. 7 e 10), competncia da autoridade judiciria (LICC, art. 12).
Compendio de introduo a ciencia do direito Maria Helena Diniz, Curso, cit., v. 1, p. 65 e 66; Caio Mrio da Silva Pereira, Instilnie.s, cit., v. 1, p. 170-2

19- Em que consiste o Sistema Romano Germnico e o sistema Commomlaw? indispensvel desde logo acrescentar que no h razes de ordem lgica para se proclamar o primado desta e daquela forma de produo de normas ou modelos jurdicos. A prevalncia desta ou daquela outra fonte depende exclusivamente de circunstncias sociais e histricas, pois no h uniformidade entre os diversos pases e nas diferentes pocas quanto s formas de elaborao do direito. Cabe, nesse sentido, distinguir dois tipos de ordenamento jurdico, o da tradio romanstica ( naes latinas e germnicas) e o da tradio anglo-americana( commom Law). A primeira caracteriza-se pelo primado do processo legislativo, com atribuio de valor secundrio s demais fontes do direito. A tradio latina ou continental ( civil law) acentuou-se especialmente aps a Revoluo Francesa, quando a lei passou a ser considerada a nica expresso autntica da Nao, da vontade geral, tal como verificamos na obra de Jean-Jacques Rousseau, Du Contrat Social. Seria absurdo pretender saber qual dos dois sistemas o mais perfeito, visto como no h direito ideal seno em funo da ndole e da experincia histrica de cada povo.
Reale Miguel 1910 - Lies prliminares de direito/Miguel Reale 27 ed. Ajustada ao novo cod. Civil so Paulo 2002 pag 141 e 142

20- Em que consiste o poder negocial e o poder normativo dos grupos sociais? A importncia do poder negocial como fora geradora de normas jurdicas particulares e individualizadas que s vinculam os participantes da relao jurdica.Esclarece-nos ainda, Miguel Reale que esse poder caracteriza-se como fonte negocial, pela convergncia dos seguintes elementos: a) manifestao de vontade de pessoas legitimadas a faz-lo; b) forma de querer que no contrarie a exigida em lei e objeto lcito e possvel; e c) paridade entre os partcipes ou pelo menos uma devida proporo entre eles. Os grupos sociais so fontes de normas, pois tem o poder de criar suas prprias ordenaes jurdicas que garantem a consecuo dos fins que pretendem atingir.
Diniz, Maria Helena Compendio So Paulo Saraiva 2009 pag 320-321 e322

You might also like