You are on page 1of 8

1

1.1 INTRODUO

O Sistema Eltrico

A indstria de energia eltrica tem as seguintes atividades clssicas: produo, transmisso, distribuio e comercializao, sendo que esta ltima engloba a medio e faturamento dos consumidores. Em muitos casos, como o de fornecimento de energia eltrica para as residncias, a atividade de comercializao realizada juntamente com a de distribuio. Entre a produo da energia eltrica at o seu consumo final existe um longo caminho pelo qual a energia eltrica transportada, o qual composto pelas redes de transmisso e de distribuio. Entre as redes de transmisso e de distribuio existe, em muitas situaes, uma outra rede com a funo de repartir a energia. Esta rede intermediria chamada de rede de subtransmisso. Ao conjunto das instalaes e equipamentos que se prestam para a gerao (converso de uma dada forma de energia em energia eltrica) e transmisso de grandes blocos de energia d-se o nome de sistema eltrico de potncia.

1.2 PRODUO DE ENERGIA ELTRICA


A energia eltrica pode ser obtida de diversas formas. Normalmente as fontes de energia eltrica ditas convencionais so as usinas hidreltricas de grande porte (com potncia acima de 30 MW) e as usinas termeltricas movidas a carvo mineral, leo combustvel, gs natural ou nucleares, consumindo neste ltimo caso o urnio enriquecido. Como fontes alternativas de energia eltrica existe uma gama de possibilidades, incluindo energia solar fotovoltaica, usinas elicas, usinas utilizando-se da queima da biomassa (madeira e cana de acar, por exemplo), pequenas centrais hidreltricas, e outras fontes menos usuais como as que utilizam a fora das mars. A maior parte da energia eltrica gerada no Brasil proveniente de usinas hidroeltricas. O Brasil apresenta um grande potencial hidrulico para a gerao de energia eltrica. Uma parte deste potencial se encontra aproveitada. H atualmente mais de 110 usinas hidreltricas

1. O SISTEMA ELTRICO

em funcionamento. Por outro lado, h muitos locais nos quais essa modalidade de energia primria ainda pode ser explorada, principalmente na Amaznia. Nas grandes usinas geradoras o nvel de tenso na sada dos geradores est normalmente na faixa de 6 a 25 kV. No caso das hidroeltricas e termeltricas os geradores so do tipo sncrono operando na freqncia nominal de 60 Hz, que a freqncia dos sistemas eltricos brasileiros. Observase que as mquinas da maior usina do Brasil, a Usina de Itaip-Binacional, do lado paraguaio funcionam em 50 Hz, mas so interligadas por um sistema de corrente contnua com a regio Sudeste do Brasil. Conversores retificadores so utilizados para produzir a corrente contnua em Foz do Iguau - PR, enquanto que em Ibina -SP h inversores para produzir a corrente alternada. A tenso de sada dos geradores ampliada a nveis mais altos por meio dos transformadores elevadores das usinas. Isto feito para viabilizar as transmisses a mdia e longa distncias, diminuindo-se desta forma, a corrente eltrica e, portanto possibilitando o uso de cabos condutores de bitolas razoveis, com adequados nveis de perdas joule e de queda de tenso ao longo das linhas de transmisso. O planejamento de novas usinas necessrias para o suprimento do mercado de energia de uma regio realizado buscando-se minimizar o custo final da energia entregue aos consumidores. O custo da energia entregue compreende os custos de implantao da usina, de operao e de manuteno (O&M) e os custos do sistema de transmisso. Estes ltimos incluem os investimentos, custos de O&M e o custo das perdas de potncia. Com relao s fontes convencionais observa-se que as usinas trmicas apresentam, em geral como caracterstica bsica, um menor custo de construo, maior custo de operao e de manuteno, possibilidades de serem alocadas mais prximas do mercado consumidor e a possibilidade de operao a plena carga garantida (supondo-se no haver qualquer tipo de restrio obteno do combustvel e excluindo os perodos de manuteno programada ou forada). Em vista dos custos praticamente proibitivos do leo combustvel em pases importadores de petrleo, as alternativas de gerao trmica tm como principais opes as usinas nucleares, as trmicas a carvo e mais recentemente no Brasil as trmicas a gs natural. No caso de gerao nuclear, as usinas normalmente so situadas o mais prximo possvel dos locais de consumo com o objetivo de minimizar os custos da transmisso. Tais localizaes dependem tambm dos aspectos de segurana e conservao ambiental.

ELETROTCNICA GERAL

As usinas trmicas a carvo (ou a gs) podem ser situadas remotamente junto mina de carvo (ou local das reservas de gs), necessitando de maiores redes de transmisso da energia gerada at os centros consumidores, ou situadas nas proximidades da carga, local aonde seria transportado o combustvel (carvo ou gs). Dependendo do montante da potncia envolvida, esta ltima alternativa tende a ser menos atraente, devido principalmente aos problemas de poluio ambiental. As usinas hidreltricas por sua vez apresentam alto custo inicial, baixo custo de operao e de manuteno, produo de energia condicionada hidrologia e necessitam longos sistemas de transmisso por se localizarem cada vez mais distantes dos centros consumidores a medida que os potenciais prximos se esgotam, como o caso brasileiro. No Brasil, por serem abundantes os recursos hidrulicos disponveis, o abastecimento do mercado de energia eltrica tem sido efetuado preponderantemente atravs de usinas hidreltricas. Aps utilizao dos aproveitamentos hidreltricos prximos aos grandes centros consumidores, o suprimento do mercado brasileiro poder ser suplementado ento por intermdio de usinas trmicas e dos grandes aproveitamentos hidreltricos localizados na Amaznia, (bacias dos rios Xingu, Tapajs e Madeira). Devido aos longos prazos de maturao de projetos de gerao e transmisso dessa envergadura, o Brasil vem desenvolvendo, desde algum tempo, estudos para verificao da viabilidade tcnica e dos custos associados transmisso da energia da Amaznia para as regies Nordeste e Sudeste, Centro-Oeste do pas, na qual esto envolvidas distncias superiores a 2000 km.

1.3 TRANSPORTE DE ENERGIA ELTRICA


Junto s usinas, subestaes elevadoras transformam a energia para um nvel de tenso adequado, o qual funo da potncia a transportar e s distncias envolvidas. O transporte de energia realizado por diferentes segmentos da rede eltrica que so definidos com base na funo que exercem: Transmisso: redes que interligam a gerao aos centros de carga. Interconexo: interligao entre sistemas independentes.

1. O SISTEMA ELTRICO

Subtransmisso: rede para casos onde a distribuio no se conecta a transmisso, havendo estgio intermedirio de repartio da energia entre vrias regies. Distribuio: rede que interliga a transmisso (ou subtransmisso) aos pontos de consumo sendo subdividida em distribuio primria (nvel de mdia tenso - MT) ou distribuio secundria (nvel de uso residencial).

As tenses usuais de transmisso adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV at 765 kV incluindo neste intervalo as tenses de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV. Os sistemas ditos de subtransmisso contam com nveis mais baixos de tenso, tais como 34,5 kV, 69 kV ou 88 kV e 138 kV e alimentam subestaes de distribuio, cujos alimentadores primrios de sada operam usualmente em nveis de 13,8 kV. Junto aos pequenos consumidores existe uma outra reduo do nvel de tenso para valores entre 110 V e 440 V, na qual operam os alimentadores secundrios. As redes com tenses nominais iguais ou superiores a 230 kV so denominadas de Redes em EHV - Extra Alta Tenso e no Brasil formam a chamada rede Bsica de transmisso. As redes com tenses nominais iguais e entre 69 kV e 138 kV so denominadas Redes em AT Alta Tenso. As redes com tenso nominal entre 1 kV e 69 kV so denominadas Redes em MT Mdia Tenso (ou em Tenso Primria) e os sistemas com tenses abaixo de 1 kV formam as Redes em Baixa Tenso (ou em Tenso Secundria). No Brasil existe um sistema que opera em corrente contnua, o Sistema de Itaipu, com nvel de tenso de 600 kVDC. Para se escolher transmisso entre sistemas de corrente alternada ou corrente contnua so feitos estudos tcnicos e econmicos. Sistemas de corrente contnua comeam a se mostrar viveis para distncias acima de 600 ~ 800 km.

No caso de transmisso em corrente alternada, o sistema eltrico de potncia constitudo basicamente pelos geradores, estaes de elevao de tenso, linhas de transmisso, estaes seccionadoras e estaes transformadoras abaixadoras. Na transmisso em corrente contnua a estrutura essencialmente a mesma, diferindo apenas pela presena das estaes conversoras junto subestao elevadora (para retificao da corrente) e junto subestao abaixadora (para inverso da corrente) e ainda pela ausncia de subestaes intermedirias abaixadoras ou de seccionamento,

ELETROTCNICA GERAL

As linhas de transmisso em corrente contnua apresentam custo inferior ao de linhas em corrente alternada enquanto que as estaes conversoras ainda apresentam custo relativamente alto portanto a transmisso em corrente contnua somente se mostra vantajosa em aplicaes especficas como na interligao de sistemas com freqncias diferentes ou para transmisso de energia a grandes distncias. A necessidade de sistemas de transmisso em tenso superior de gerao e de distribuio se deve a impossibilidade de transmitir diretamente, mesmo em distncias relativamente pequenas , a potncia eltrica gerada nas usinas, pois as correntes seriam elevadas e as quedas de tenso e as perdas de potncia na transmisso inviabilizariam tcnica e economicamente as transmisses. Esse problema tanto mais grave quanto maior for a distncia de transmisso e quanto maior for a potncia a ser transmitida. Com a elevao da tenso, a potncia gerada nas usinas (que funo do produto da tenso pela corrente) pode ser transmitida com correntes inferiores s de gerao, o que viabiliza a transmisso. Um fator importante na minimizao dos custos de transmisso e de distribuio est ligado escolha da seo dos cabos condutores das linhas, ou seja, de sua resistncia hmica. Como o custo das linhas (e do sistema de transmisso) aumenta de forma linear com a seo condutora e as perdas hmicas (e portanto o seu custo) variam com o inverso da seo dos condutores, existe um ponto de mnimo custo, que corresponde a seo condutora tima. Os consumidores, individualmente, requerem potncias inferiores s transmitidas. Portanto, so previstas estaes abaixadoras nas quais as tenses de transmisso so transformadas para nveis compatveis com as cargas que vo alimentar regionalmente. Observa-se que as pequenas potncias de distribuio transportadas por circuitos areos ou subterrneos nas ruas ou avenidas so adequadas s baixas tenses, tambm por questes de segurana. Em resumo, sob o ponto de vista funcional e tambm operacional, a estrutura de um sistema eltrico pode ser dividida em vrias subestruturas baseadas sobretudo nos seus diversos nveis de tenso: gerao/ transmisso/ sub-transmisso/ distribuio (primria e secundria).

1.4 INTERLIGAO DOS SISTEMAS ELTRICOS


A medida em que aumenta a demanda de energia, mais fontes necessitam ser exploradas e novas redes de transmisso necessitam ser construdas para conectar essas novas estaes geradoras aos novos pontos de distribuio e tambm s estaes j existentes, surgindo assim a interligao de sistemas. Se por um lado essas interligaes implicam numa maior complexidade de operao do sistema como um todo, por outro, so economicamente vantajosas, alm de aumentarem a confiabilidade do suprimento s cargas. Se um centro

1. O SISTEMA ELTRICO

consumidor alimentado radialmente, falhas na transmisso ou na gerao podem prejudicar ou mesmo comprometer totalmente a sua alimentao, ao passo que se tal centro consumidor fizer parte de um sistema interligado, existiro caminhos alternativos para o seu suprimento. As interligaes de sistemas eltricos tambm podem propiciar um melhor aproveitamento das disponibilidades energticas de regies com caractersticas distintas. Um exemplo a interligao dos sistemas Sudeste/Centro Oeste e Sul do Brasil: so sistemas caracterizados por sensveis diferenas de hidraulicidade de seus rios, isto , os perodos chuvosos no so coincidentes nas diversas bacias hidrogrficas. Dessa forma, atravs da interligao pode-se fazer uma adequada troca de energia, sendo o supervit de uma exportado para a outra e viceversa. Relativamente aos sistemas isolados, uma outra vantagem dos sistemas interligados a necessidade de um nmero menor de unidades geradoras de reserva para o atendimento da carga.

1.5 ALGUNS ASPECTOS SOBRE A OPERAO DE SISTEMAS ELTRICOS


Desde os grandes motores industriais at os equipamentos eletrodomsticos, todos so projetados e construdos para trabalhar dentro de certas faixas de tenso e freqncia, fora das quais podem apresentar funcionamento no satisfatrio ou at mesmo se danificarem. Essas exigncias bsicas impem, operao dos sistemas eltricos um adequado controle da tenso e da freqncia na rede, a qual est sujeita s mais variadas solicitaes de carga. Essas solicitaes, mudam ano a ano, ms a ms e, o que mais importante, variam muito durante um nico dia (por exemplo, nos horrios de pico 17:00 s 21:00 horas - a demanda de energia requerida no sistema bem maior do que durante a madrugada. Note que no possvel armazenar energia eltrica comercialmente, e assim deve ser produzida, a cada instante, na justa medida da demanda requerida. Alm dessas variaes de carga previstas, existem outras de natureza aleatria, como por exemplo, a conexo ou desconexo de cargas por manuteno ou defeito nas instalaes da planta industrial/comercial que ocasionam alteraes, em geral, pequenas na freqncia e na tenso da rede. Variaes ou oscilaes sensivelmente maiores ocorrem quando ocorrer defeitos na rede que provocam o desligamento de linhas, geradores, grandes blocos de carga ou de interligaes entre sistemas. Estas variaes, os equipamentos de controle procuram minimizar.

ELETROTCNICA GERAL

A freqncia controlada automaticamente nos prprios geradores atravs dos reguladores de velocidade, equipamentos que injetam mais ou menos gua (ou vapor ou gs) nas turbinas que acionam os geradores, dependendo do aumento ou diminuio da demanda. O controle da tenso pode ser feito remotamente nas usinas, atravs dos reguladores automticos de tenso, mas tambm pode ser efetuado a nvel de transmisso, de subtransmisso e/ou de distribuio. De um modo geral, o controle remoto no suficiente e o controle junto carga bem mais efetivo. O controle feito automaticamente por meio de transformadores com controle de tap, por compensadores sncronos ou compensadores de reativos estticos e, manualmente, por meio de conexo ou desconexo de bancos de capacitores e/ou reatores em derivao. Alm desses aspectos ligados ao controle de tenso e da carga/freqncia, na operao das redes interligadas existe o problema de como distribuir as cargas entre as diversas usinas do sistema, nas diversas situaes de demanda (mxima, mdia ou mnima). alocao dessa gerao d-se o nome de despacho de gerao, de cujo estabelecimento depende muito a operao racional e eficaz do sistema como um todo. A operao econmica dos sistemas nos quais grande o nmero de usinas trmicas (como nos EUA e em alguns pases da Europa), cujo combustvel tem custo elevado, extremamente dependente da alocao dos despachos de gerao. interessante ressaltar tambm que existem sistemas automticos de superviso e controle ou de despacho automtico. O controle feito por algoritmos de simulao/deciso em computador com dados monitorados continuamente sobre o carregamento das linhas de transmisso, as geraes das diversas usinas e, o estado da rede de transmisso.

1.6 DISTRIBUIO DE ENERGIA ELTRICA


As linhas de transmisso e de subtransmisso convergem para as estaes de distribuio, onde a tenso abaixada, usualmente para o nvel de 13,8 kV. Destas subestaes originam-se alguns alimentadores que se interligam aos transformadores de distribuio da concessionria ou a consumidores em tenso primria. Os alimentadores primrios areos operam normalmente de maneira radial e com formao arborescente atendendo aos pontos de carga, conforme ilustrao a seguir.

1. O SISTEMA ELTRICO

Existem ainda outros nveis de tenses primrias normalizadas , atendendo localidades especficas, tais como 23 kV (existente em So Roque); 3,8 kV em alguns pontos da cidade de So Paulo; 6,6 kV em Santos e So Vicente. Nas localidades onde o nvel de tenso de 3,8 kV ou 6,6 kV a tenso prevista no futuro ser de 13,8 kV. No interior do Estado de So Paulo h o nvel 11,9 kV (por exemplo, em Campinas) e em alguns casos a tenso de 34,5 kV usada na distribuio primria. A energia, sob tenso primria, entregue a um grande nmero de consumidores tais como indstrias, centros comerciais, grandes hospitais etc. Os alimentadores primrios suprem um grande nmero de transformadores de distribuio que abaixam o nvel para a tenso secundria para uso domstico e de pequenos consumidores comerciais e industriais. Quanto ao nvel de tenso de distribuio secundria observam-se os seguintes valores nominais mais freqentes em So Paulo: - 127/220 V; ou 220/380 V para as redes que utilizam transformadores com secundrio em estrela aterrado. (Valores entre fase e neutro/ valores entre fases) - 115/230 V; para as redes que utilizam transformadores com secundrio em delta aberto ou delta fechado (delta com neutro), utilizado pela Eletropaulo (valor entre fase e neutro e entre fases). - 220 V; para secundrio em estrela isolado, utilizado pela Eletropaulo no suprimento de alguns municpios tais como Santos e Cubato, entre outros. Na zona subterrnea de distribuio da Eletropaulo os nveis padronizados so de 120/208 V. (valores de fase e neutro/valores entre fases).

You might also like