You are on page 1of 3

COXO NUNCA MAIS (Atos 3:1-10) (Atos 3:1) - E PEDRO e Joo subiam juntos ao templo hora da orao, a nona.

. (Atos 3:2) - E era trazido um homem que desde o ventre de sua me era coxo, o qual todos os dias punham porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. (Atos 3:3) - O qual, vendo a Pedro e a Joo que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. (Atos 3:4) - E Pedro, com Joo, fitando os olhos nele, disse: Olha para ns. (Atos 3:5) - E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. (Atos 3:6) - E disse Pedro: No tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. (Atos 3:7) - E, tomando-o pela mo direita, o levantou, e logo os seus ps e artelhos se firmaram. (Atos 3:8) - E, saltando ele, ps-se em p, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. (Atos 3:9) - E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; (Atos 3:10) - E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera. Introduo: COXO: Aleijado, algum com dificuldades srias para andar, manco, s vezes nem consegue andar. O que isso provoca na vida de uma pessoa : Angstia, tristeza, priso espiritual, teimosia, dureza de corao, etc. O que Pedro e Joo tinham em comum com o coxo que ambos subiam ao templo. A diferena que Pedro e Joo subiam para orar e adorar a Deus, o coxo para pedir esmolas. Vamos analisar o significado dessa passagem, aprender o que significa ser um coxo na vida espiritual. 1. COXO UMA PESSOA QUE PRECISA SER CARREGADA PELOS OUTROS SEMPRE. (Verso 2a) E era trazido um homem que desde o ventre de sua me era coxo, o qual todos os dias punham porta do templo...

O coxo no consegue andar sozinho. No cresceu espiritualmente. No ora com fervor e confiana.

Enquanto todo mundo ora ele fica olhando para os lados, como se estivesse procurando um disco voador.

No adora a Deus na hora do louvor, muitas vezes fica alheio a tudo. Vive sendo carregado pelos outros. Se no tiver algum pra traz-lo, no aparece na presena de Deus. Est atrofiado, paralisado, cado.

2. COXO ALGUEM QUE VAI PARA A CASA DE DEUS ESPERANDO O NATURAL E NO O SOBRENATURAL DE DEUS (vs. 2b) ...todos os dias punham porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.

Ele s espera o bvio, o natural, no consegue enxergar o sobrenatural de Deus, as maravilhas que Deus tem para os que O buscam. Contenta-se com alguma esmola. Qualquer coisa pra ele serve. Ele daquelas pessoas que dizem se melhorar estraga.

3. COXO UMA PESSOA COM VISO MATERIAL E NO COM VISO DAS EXCELNCIAS DE DEUS
(vs. 3) pediu que lhe dessem uma esmola

Foi para o templo mendigar, atrs de poucas coisas. Foi atrs de bens materiais. Deus oferece tanto, mas o coxo vem atrs de qualquer coisinha.

Seja um prncipe de Deus e no um coxo! 4. OS PRNCIPES DE DEUS SOBEM AO TEMPLO, NO PARA PEDIR ESMOLAS, MAS PARA ADORAR AQUELE QUE TEM TODO PODER NO CU E NA TERRA. (vs. 1) Alguns se contentam com esmolas, outros querem o poder e a glria de Deus. Se voc acha que qualquer coisa te serve, eu espero cada vez mais da parte de Deus. Se voc recebe to pouco, saiba que Deus tem muito mais pra voc, tome posse! A Presena de Deus muito melhor do que toda fortuna deste mundo.

No se contente com coisas materiais . Corra atrs da sua beno, mas no fuja da Cruz. (Mateus 6:33) - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas. No fique atrs de esmolas, nosso Deus dono do ouro e da prata. (Ageu 2:8) - Minha a prata, e meu o ouro, disse o SENHOR dos Exrcitos.

5. OS PRNCIPES DE DEUS PODEM NO TER NENHUM RECURSO DESTE MUNDO SOBRANDO, MAS
CARREGAM DENTRO DE SI O NOME DAQUELE QUE PODE REALIZAR QUALQUER COISA NO UNIVERSO. (vs. 5-7)

Aquele homem s conhecia o poder das moedas, nada mais. Era o que ele mais desejava; algumas moedas. Mas Pedro e Joo tinham algo que era mais valioso do que prata e ouro.

O Nome de Jesus. O Nome Precioso de Jesus te levanta desta paralisia. H muitos anos que aquele homem recebia esmolas, as quais nunca serviram para curar a sua enfermidade. Iria continuar a mendigar e por mais esmolas que lhe oferecessem nunca veria resolvido o seu problema Sempre iria continuar a ser um invlido; dependendo dos outros e necessitando de sobreviver custa da bondade das pessoas.

6. OS PRNCIPES DE DEUS SO LIVRES PARA ADORAR E SERVIR A PESSOA MAIS IMPORTANTE DO


UNIVERSO (vs. 8) Tinham visto um aleijado correndo por l, berrando que Jesus o havia curado. Aquele homem aceitou a cura e o tratar de Deus na sua vida. No mais da sua maneira, do seu jeito, mas da maneira de Deus. Ps-se em p: a verdadeira posio de um prncipe de Deus. Pronto para servir a Deus. comeou a andar: No ficou parado, se movimentou, deu passos de f. Entrou no templo: No mais para pedir esmolas. Andando, saltando: Pulando de alegria, a angstia tinha ido embora, era um novo homem. glorificando a Deus: Dando glrias a Deus, no estava calado, mas gritava e clamava.

O observe o que aconteceu s outras pessoas:

Ficaram perplexos e admirados: Muitos no vo entender um novo convertido no fogo de Deus.

7. RECONHEA A SUA FRAQUEZA, MAS NO SE ESCONDA ATRS DELA.

Aquele coxo se escondia atrs da sua paralisia para viver mendigando. O Senhor diz: O meu povo separado por mim, escolhido por mim, povo de minha exclusiva propriedade, sacerdote real, e nao santa. O meu povo est assentado comigo nos lugares celestiais. Ao redor do meu povo Eu serei como uma muralha de fogo. E atravs deste povo vou manifestar ao mundo o meu poder e a minha graa.

O meu povo cabea e no cauda, luz e no trevas.

8. AS FRAQUEZAS NO SO PARA MULETAS, MAS PARA A MANIFESTAO DA GLRIA DO TODO PODEROSO NA SUA VIDA. Deus no livrou Daniel da cova, mas o livrou dos lees famintos. Deus no livrou Sadraque, Mesaque e Abedenego da fornalha, mas os livrou das chamas. Deus no livrou Davi do confronto com Golias, mas o livrou das garras de Golias. Deus no livrou Seu Filho Jesus Cristo daquela terrvel cruz, mas Deus O ressuscitou dos mortos e o exaltou soberanamente, e lhe deu o Nome que est acima de todo nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho que h nos cus, na terra e debaixo da terra e toda lngua confesse que Jesus Cristo o Senhor para a glria de Deus Pai. (Filipenses 2:9) - Por isso, tambm Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que sobre todo o nome; (Filipenses 2:10) - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra, (Filipenses 2:11) - E toda a lngua confesse que Jesus Cristo o SENHOR, para glria de Deus Pai.

You might also like