You are on page 1of 7

A compreenso das aes econmicas na modernidade

A obra Histria Geral da Economia foi uma tentativa de Weber ajudar seus alunos a compreenderem os seus conceitos em Economia e Sociedade. O objetivo era mostrar a maneira que a sociologia por meio das cincias sociais analisa fenmenos socioeconmicos, introduzindo uma dimenso social numa anlise voltada para os interesses (Swedberg, Max Weber e a idia de sociologia econmica, p. 45). As cincias sociais em Weber, pode ser utilizada para analisar fenmenos socioeconmicos e com isso introduzir uma dimenso social numa anlise voltada para os interesses, [...] apresentados os conceitos bsicos da sociologia econmica (idem, p. 45). Weber apresentou quatro tipos principais de ao social: Afetiva e tradicional movida pelo hbito, pelas emoes e pelos interesses; Racional com relao a valores movida por interesses ideais; Racional com relao a fins (instrumentalmente racional) movida por interesses materiais (idem p. 47). Alguns dos conceitos que Weber apresenta tornaram-se muito influentes nas cincias sociais, como suas definies de Estado e de poder (idem p. 47). Em sua sociologia, Weber procura combinar uma anlise centrada nos interesses com outra que leve em conta o comportamento social. A seu ver, a teoria econmica analisa situaes em que o agente movido principalmente pelos interesses materiais e tem a utilidade como objetivo, mas no leva em conta o comportamento de outros atores (ao econmica) (idem p. 48). Weber em notas de suas aulas sobre teoria econmica geral (1890), afirma: entendemos por ao econmica um tipo especfico de aspirao externa e deliberada isto , um comportamento consciente e bem planejado com respeito natureza e aos seres humanos que compelido por essas necessidades, os quais requerem meios externos para sua satisfao, independentemente de serem de carter material ou ideal, e que serve ao propsito de prover para o futuro (idem p. 88). O conceito de utilidade central no conceito de ao econmica [...] e abrange objetos (mercadorias), assim como comportamento humano (servios) (idem p. 53). Quanto ao conceito sociolgico de ao econmica: - h uma tentativa pacfica de obter o poder de controlar e dispor; - essa ao dirigida para algo que oferece uma oportunidade de utilidade (seja para satisfazer as prprias necessidades, seja para obter lucros);

- a ao orientada pelo comportamento dos outros. (Idem p. 58). Weber deixa bem claro que a racionalidade na esfera da economia difere da racionalidade nas outras esferas da vida social; alm disso, a economia pode ser racionalizada por causa de interesses muito diferentes (idem p. 62). O preo tem de ser determinado pela negociao (luta pelo preo) em combinao com aes competitivas (luta entre concorrentes) (idem p. 64). O dinheiro formalmente o meio mais racional que existe de orientar a ao econmica (idem p. 64). As formas no econmicas de ao racional so as tecnologias mecanicamente racionais (idem p. 65). Segundo Weber, quando os membros de uma relao fechada conseguem se apropriar de oportunidades econmicas, adquirem um direito; e quando esses direitos podem ser herdados, existe propriedade (idem p. 66). A apropriao definida como o monoplio permanente e mais ou menos alienvel de oportunidades numa relao social fechada (idem p. 66). As organizaes so econmicas em princpio quando orientadas para satisfao de necessidades ou para a gerao de lucros. Tipos de organizao analisadas por Weber: - econmicas corporaes - economicamente orientadas Estado, Igreja - grupos economicamente orientados sindicatos e federaes de empregados - organizao que impe uma ordem formal Estado do laissez-faire (Idem p. 67) Abaixo apresentado esquema mostrando como Weber construiu seu conceito de organizao econmica com base na ao econmica social. As organizaes econmicas, como todas as outras, consistem em relaes sociais fechadas que so impostas por uma equipe administrativa (idem p. 68).

aes econmicas de indivduos

relaes econmicas

aes econmicas s/ orientao mtua

relaes econmicas fechadas

relaes econmicas abertas

organizaes economicamente orientadas no

relaes econmicas fechadas

coercitivas de uma equipe administrativa

Organiz.econmicas-ativas(igreja,por-ex.) organiz. Econmicas- organ. que impe (a firma, por exemplo) organiz. Reguladoras- (sindicato) uma ordem formal (Estado laissez-faire)

Weber diz que a nica organizao econmica realmente revolucionria a firma ou empresa capitalista. A firma est comprometida com um tipo contnuo de ao econmica racional orientada pela gerao de lucros por meio da explorao de novas oportunidades (idem p. 69). Tipos de pessoas que trabalham para uma empresa, segundo Weber: os membros da equipe administrativa, organizam-se racionalmente sob a forma de uma burocracia; e so motivados basicamente por grandes salrios, ambio e um sentimento de vocao. Os operrios por outro lado, obedecem por hbito (disciplina); suas tarefas no trabalho so organizadas, no sob a forma de uma disciplina; e so motivados pelo fato de que se no trabalharem, eles e suas famlias morrero de fome (idem p. 69). James Coleman, por exemplo, afirma que os operrios tm seus prprios interesses racionais, extamente como os administradores (idem p. 69). Swedberg crtica Weber, citando sua tendncia de diminuir a nfase do papel do indivduo na organizao e de exagerar o crescimento da burocracia no futuro [...] (idem p. 98, nota 100). Quanto ao mercado, Swedberg afirma baseado na pesquisa de Weber, que sua essncia um tipo de ao econmica a troca que simultaneamente orientada em duas direes diferentes: na direo do parceiro de troca (luta pelo preo) e na direo dos concorrentes (luta entre os concorrentes) (idem p. 70, fig. 2.3). [...] em relao viso econmica do mercado, qual seja, a noo de luta e, consequentemente, de poder, que introduz uma dimenso poltica no corao do fenmeno econmico (Ccile Raud, A construo social do mercado , p. 129).

Weber afirmou que o fato de ser to difcil influenciar o mercado de um ponto de vista moral faz da impessoalidade uma caracterstica da sociedade moderna (Swedberg, Max Weber e a idia , p. 72). O dinheiro no um simples fiador de utilidades no especificadas que podem ser alteradas a vontade; , antes mais uma arma na luta do homem contra o homem (idem p. 72). Segundo Swedberg, Weber pesquisou e escreveu pouco sobre estgios de macro econmia como a economia domstica, citadina e nacional (idem p. 100, nota 123). A distino entre Marx e Weber so os fatores da noo da conta de capital (ou clculos ex ante e ex post), a nfase na racionalidade (os clculos podem ser mais ou menos racionais) e a idia de que certas formas de capitalismo existiram muito antes da industrializao e do comrcio moderno (idem p. 75). O termo nietzchiano super-homem econmico est prximo da categoria weberiana de capitalismo aventureiro. Os super-homens econmicos existiram em todas as pocas e segundo Weber, se consideram acima do bem e do mal (idem p. 103, nota 138). A economia de mercado s existe e se mantm no quadro de uma sociedade que incentiva a busca racional do lucro e onde reina uma certa tica do trabalho (Ccile Raud, A construo social , p. 133). A atividade econmica no contexto de uma racionalidade weberiana, essa racionalidade avalia os resultados da atividade econmica em termos da repartio dos bens entre os diversos grupos sociais em termos de hierarquia social, ou ainda em termos de outros critrios de valor (idem p. 133). Segundo Weber, os dois princpios mais importantes da economia humana so a economia domstica e a gerao de lucros e servem de base para tipos muito diferentes de sistemas econmicos num nvel macro, [...] a economia tradicional orientada por rendas, a busca de rendas pelas camadas governantes o foco do sistema econmico; na economia moderna de gerao de lucros, a busca de lucros o foco (Swedberg, Max Weber e a idia , p. 82, fig. 2.6).

Perguntas que auxiliam na compreenso do texto:


Como a determinao do preo em Weber? Qual a principal orientao das organizaes econmicas para Weber?

Para Weber, qual a nica organizao realmente revolucionria?

Bibliografia
Weber, Max. Economia e Sociedade. Braslia: UnB, 1991. Vol. I, parte I, Cap. 2: As categorias sociolgicas fundamentais da economia. Weber, Max. Economia e Sociedade. Braslia: UnB, 1991, Vol. I, parte II, Cap. 6: O mercado (inacabado p. 419-422). Raud-Mattedi, Ccile. A construo social do mercado em Durkheim e Weber. Uma anlise do papel das instituies na sociologia econmica clssica. Revista Brasileira de Cincias Sociais, 57, p. 127-142, 2005. Swedberg, Richard. Max Weber e a idia de sociologia econmica. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 200-5, p. 45-105 (cap. 2: conceitos bsicos da sociologia econmica de Weber).

ltima Modificao: 19 jun, 2010.

Tudo sobre:Sociologia, Textos Introdutrios, Trabalhos Acadmicos Ensaios e Artigos. Veja todos os textos do autor Adhemar Tavares Vieira Filho (3 posts)
Tags:Aulas, Burocracia, Capitalismo, cincias sociais, DURKHEIM, Histria Geral, humano, igreja, Marx, Max Weber, modernidade, Moral, professor, racionalidade, Relao, Richard, Sociedade, Sociologia, super-homem, trabalho, ufsc

Leia Mais!
Leia Mais!

MAX WEBER E A TICA PROTESTANTE E O ESPRITO DO CAPITALISMO Julien Freund (4) A FORMAO DO INDIVDUO NA MODERNIDADE: (0) A ESPECIFICIDADE DO SOCIAL: O PONTO DE VISTA PROPRIAMENTE SOCIOLGICO Introduo Sociologia (0) Ebook de Introduo Sociologia CONCLUSO (0) A psicologia evolutiva (1) Introduo Sociologia OS POSTULADOS DA SOCIOLOGIA (0) As Regras do Mtodo Sociolgico na composio de Algumas Formas Primitivas de Classificao de Durkheim (0) Relaes Sociais e Alternativas de Renda na Economia Popular (0) REFORMA RELIGIOSA: UMA RUPTURA NO SEIO DO CRISTIANISMO (14)

Deixe um comentrio

Name (required)

Mail (will not be published) (required)

Website

Submit Comment

3668

Buscas Relacionadas:
Max Weber e a modernidadeconceitos bsicos para a compreensao da vida social

situao weber na economia e sociedade contempornea AES TERMO ECONOMICO max weber e conceito de mercado Fenmeno econmico de Max Webertudo sobresociologia frelao socio-economicona sociedades dentro da filosofia habitos do da grecia antiga na modernidade aes economicas <>texto de sociologia com perguntas max weber fenomenos socioeconomicos historia geral: conceitos e objetivos

WEBER Max Economia e Sociedade Braslia: Ed UnB 1994 Volume 1 Cap 3

textos de sociologia com perguntas

conclusao de conceitos bsicos para compreenso da vida social Aulas e conceitos teoria economica equipe economica na sociologia norbert elias influnciado weber durkeim Homem econmico (Marx) sociologia- conceitos basicos para compreenso da vida social max weber ao social max weber economia e sociedade como compreender o que e conceito de utilidade textos econmicos o fenomeno da modernidade segundo max weber o estudo das aes economicas do homem Compreender as grandes questes da Historia Economica conceitos basicos para compreenso da vida social a compreenso da economia as grandes questoes da historia economica factores que motivam a economia domestica sociologia e modernidade para entender a sociedade contempornea capitulo 2 definio de ao social (WEBER 19

You might also like